Thiago Dias
Quem visita a Casa de Cultura Jorge Amado, em Ilhéus, vê artigos que pertenceram ao escritor. Lá estão uma máquina de escrever Olivetti, livros, móveis e camisas com estampas florais. Uma das camisas é da marca Kamehameha e foi fabricada no Havaí, segundo a etiqueta da peça. Quando a vi, lembrei do canoísta ubaitabense Isaquias Queiroz. Para receber sua medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, ele subiu ao pódio reproduzindo um gesto marcial do anime Dragon Ball, o Kamehameha.
Kamehameha, segundo a Wikipédia, também é o nome do rei que unificou os domínios das ilhas havaianas. Daí a referência na marca da camisa de Jorge. Já em Dragon Ball, Mestre Kame vive numa ilha do Oceano Pacífico, na companhia de uma tartaruga (kame, em japonês). É ele quem ensina o Kamehameha ao protagonista da história, o carismático Goku.
Dragon Ball condensa elementos de diversas narrativas míticas, como a do gênio da lâmpada mágica (representado pelo dragão Shenlong) e a transformação dos saiayjins (povo do planeta Vegeta, onde Goku nasceu) no gigante Oozaru, que remete ao mito do lobisomem, especialmente por causa da relação com a lua cheia. Essa mistura deve ter favorecido o sucesso planetário e longevo da história, cuja primeira publicação data de 1984. Outro elemento central, naturalmente, é o carisma do protagonista.
Isaquias tem a mesma simplicidade carismática de Goku, sem falar na força, mas as semelhanças param aqui. Não há magia nas mãos do canoísta, e os treinos dolorosos de Goku são fictícios.
Na final olímpica da canoagem rápida, a explosão muscular que garantiu a média acima de 64 remadas por minuto, impulsionando a canoa brasileira para a vitória, foi o resultado de uma longa preparação, com dois ciclos olímpicos no caminho. Em mais de uma ocasião, entrevistado em Tóquio, Isaquias falou do quanto é doído manter o ritmo veloz e forte da remada. Com o perdão da cacofonia, herói mesmo é o Goku de Ubaitaba, que recebe a visita do filho ilustre neste sábado (14).
Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.
O Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (CEEP), em Ilhéus, está com matrículas abertas para os cursos gratuitos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica para Jovens e Adultos (Proeja). As vagas são para o período noturno.
Com reconhecimento do Ministério da Educação, os cursos disponíveis são os de Análises Clínicas, Técnico em Guia de Turismo, Agroindústria, Logística e Eletromecânica.
As aulas vão começar nesta segunda-feira (16), mas as matrículas poderão ser feitas até 31 de agosto, na secretaria da escola, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), no bairro Malhado.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (73) 3634-1559 e 9 9852-1440 (WhatsApp).
O município de Firmino Alves, no sul da Bahia, vai ter eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito no dia 3 de outubro, conforme definição do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
As convenções partidárias vão acontecer de 26 a 30 de agosto. Candidaturas poderão ser registradas até 1º de setembro.
Eleito prefeito em 2020, José Aguinaldo dos Santos, Padre Aguinaldo (PDT), teve a candidatura indeferida e os votos anulados pela Justiça Eleitoral. Desde o início de 2021, a Prefeitura é comandada, de forma interina, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Sampaio (PDT).
Resultado de convênio entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto Biofábrica da Bahia, milhares de agricultores familiares já foram beneficiados com o repasse de mais de meio milhão de mudas de diversas culturas. Coube ao governador Rui Costa, em visita ao município de Itaju do Colônia na manhã de quinta-feira (12), a entrega que ultrapassou a marca das mais de 500 mil mil unidades produzidas com a qualidade da Biofábrica.
Até agora foram distribuídas 504 mil mudas, segundo a direção da Biofábrica. O deputado federal licenciado e secretário do Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, afirma que a parceria com a Biofábrica vem garantindo que o Governo do Estado ponha em prática sua política as políticas públicas de apoio à agricultura familiar e aos pequenos produtores.
– A Biofábrica segue dando grande contribuição ao desenvolvimento agrário baiano, através do fornecimento de mudas. Esse marco, de meio milhão de mudas fornecidas aos nossos parceiros agricultores familiares, é demonstração de que a parceria é vitoriosa em todos os sentidos – diz Josias.
O presidente da Biofábrica, Jackson Moreira, afirma que essa marca – mais de meio milhão de mudas – é uma conquista proporcionada pela parceria com a SDR e efetivada pela equipe do Instituto, desde as trabalhadoras e os trabalhadores de campo até os que integram o corpo diretivo.
“A Biofábrica tem atendido as demandas do governo com excelência, mas o que move a nossa equipe é também a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos trabalhadores rurais familiares, o que se reflete no desenvolvimento das regiões onde estão inseridos e no próprio estado”.
Até o momento foram atendidas 50 associações de agricultores familiares e pequenos produtores em diversas regiões do estado. As mudas distribuídas, se fossem plantadas em terra nua, alcançariam uma área de 500 hectares, mas a conta, segundo o presidente Jackson Moreira, deve ser feita de outra forma.
“São mudas usadas normalmente para fazer recuperação de áreas, adensamento de lavouras. Há, ainda, no caso das mudas de mandioca, a possibilidade de maniveiros, o que significa que o produtor cria uma área de onde serão retiradas novas mudas, continuamente, funcionando como um banco de mudas, que cresce exponencialmente. Assim, essas 500 mil mudas beneficiam mais de mil hectares”.
As mudas distribuídas pelo Governo do Estado são de espécies frutíferas, raízes e essências florestais, sendo a maior parte de cacau de alta produtividade, além goiaba, graviola, mandioca e árvores da Mata Atlântica.
O Governo Federal leiloou, nesta sexta-feira (13), os terminais portuários de Salvador, Fortaleza e Santana (AP). Com oferta de R$ 32 milhões, a empresa Intermarítima Portos e Logística venceu o leilão para administrar o terminal na capital baiana. A previsão é que os contratos sejam assinados no quarto trimestre deste ano.
O terminal de Salvador terá um contrato de concessão de 10 anos com investimento de R$ 17,73 milhões. Do total produzido pelo estado da Bahia com destino à exportação, 65% dos volumes são enviados via Complexo Portuário de Salvador e Aratu-Candeias. A Bahia tem um forte perfil industrial, principalmente em função do Polo Petroquímico de Camaçari.
FORTALEZA E SANTANA
A área em Mucuripe, em Fortaleza, terá a administração concedida por 25 anos. Neste terminal, os desembarques de trigo respondem por 70,4% das operações granéis sólidos, equivalendo a 963.752 toneladas (dados de 2013), importado principalmente dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. A empresa Tergran Terminas arrematou o terminal por R$ 1 milhão.
O terminal no Porto de Santana terá um contrato de concessão de 25 anos. Com uma movimentação de 4,3 milhões de toneladas/ano, principalmente de farelo de soja, que representa 11% do perfil “granel sólido vegetal” do porto, o terminal tem destacada importância na balança comercial brasileira. O terminal foi arrematado por R$ 5,8 milhões pela Caramuru Alimentos.
De acordo com Ministério da Infraestrutura, o leilão dos três terminais permitirá a modernização, o aumento da capacidade de operação e gerar empregos e renda. Em Santana, estima-se 628 empregos gerados entre diretos, indiretos e efeito-renda, enquanto Mucuripe deve gerar 720 novas vagas. Já na área do porto da capital baiana devem ser criados 444 postos. Os três terminais devem receber R$ 106 milhões em investimentos privados.
Nesta noite de sexta-feira (13), o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), divulgou os últimos nomes que vão integrar o secretariado depois de sancionada a reforma administrativa. A primeira-dama, Soane Galvão, comandará a Pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação, confirmando o que já era especulado há mais de três meses (relembre aqui), quando o prefeito disse ao PIMENTA que a esposa tinha perfil para “articular com todas as empresas que têm interesse em investir na cidade”.
Outros nomes confirmados foram Geraldo Magela, que deixou a Saúde e comandará a pasta da Cultura e o projeto Ilhéus 500 anos, Fábio Manzi (Turismo), João Aquino (Serviços Urbanos e Distritais), Átila Dócio (Infraestrutura e Defesa Civil), Diego Batista Messias (Maramata) e Valci Serpa (Transporte e Trânsito).
Durante a semana, Marão já havia definido os titulares de outras pastas. André Cezário comandará a Secretaria de Saúde. O vereador Kaique Souza (Podemos) licencia-se do mandato e assume a recém-criada Secretaria Especial da Juventude, Esporte e Lazer. Rubenilton Silva continuará no comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Eliane Oliveira foi mantida no comando da Educação.
OS PRIMEIROS NOMES
As primeiras nomeações no pós-reforma administrativa foram publicadas na edição de quarta (11) do Diário Oficial. O advogado Bento Lima responderá pela Casa Civil, enquanto Roberval Alves Santos permanece à frente da Controladoria-Geral.
Gabriel Bitencourt foi nomeado secretário de Gestão. Mozart Aragão deixa a área de Meio Ambiente para comandar a Secretaria da Fazenda e Orçamento. Jefferson Domingues foi mantido à frente da Procuradoria-Geral do Município. Ex-comandante da Cipe Cacaueira, o tenente-coronel Marcelo Barreto foi nomeado hoje secretário da Ordem Pública.
Os consumidores participantes da campanha Nota Premiada Bahia já podem conferir os bilhetes com os quais irão concorrer no sorteio de agosto, na próxima semana. Para consultar os bilhetes, basta acessar o site Nota Premiada Bahia, fazer login e escolher a opção “Minha Conta” => “Bilhetes”.
A busca deve ser filtrada pelo mês de julho, pois os bilhetes são gerados a partir das notas fiscais eletrônicas com a inclusão do CPF feitas no mês anterior. O resultado do sorteio será publicado no próximo dia 19. Acesse aqui a página da campanha promocional.
Será distribuído R$ 1 milhão em prêmios: um de R$ 100 mil e 90 de R$ 10 mil. Os bilhetes vencedores serão definidos com base no sorteio da Loteria Federal.
O técnico Tite divulgou, nesta sexta-feira (13), a lista com os 25 jogadores da Seleção Brasileira que vão disputar os jogos contra Chile, Argentina e Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Com 18 pontos, o Brasil lidera a tabela de classificação da competição.
A novidade na lista desta sexta-feira ficou por conta da convocação de Lucas Veríssimo, Claudinho e Raphinha, que terão suas primeiras oportunidades na equipe principal da Seleção Brasileira.
O grupo conta com seis atletas que foram campeões olímpicos em Tóquio: além do próprio Claudinho, os laterais Daniel Alves e Guilherme Arana, o meio-campista Bruno Guimarães e os atacantes Matheus Cunha e Richarlison. O Brasil entra em campo nos dias 2, 5 e 9 de setembro, e enfrentará Chile, Argentina e Peru, respectivamente.
CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS
GOLEIROS
Alisson – Liverpool FC (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Weverton – Palmeiras
LATERAIS
Alex Sandro – Juventus (ITA)
Daniel Alves – São Paulo
Danilo – Juventus (ITA)
Guilherme Arana – Atlético-MG
ZAGUEIROS
Éder Militão – Real Madrid (ESP)
Lucas Veríssimo – Benfica (POR)
Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)
Thiago Silva – Chelsea (ING)
MEIO-CAMPISTAS
Bruno Guimarães – Lyon (FRA)
Casemiro – Real Madrid (ESP)
Claudinho – FC Zenit (RUS)
Everton Ribeiro – Flamengo
Fabinho – Liverpool FC (ING)
Fred – Manchester United (ING)
Lucas Paquetá – Lyon (FRA)
ATACANTES
Gabigol – Flamengo
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
Matheus Cunha – Hertha Berlim (ALE)
Neymar Jr – Paris Saint-Germain (FRA)
Raphinha – Leeds United (ING)
Richarlison – Everton (ING)
Roberto Firmino – Liverpool FC (ING)
O apresentador Silvio Santos foi internado hoje (13) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após testar positivo para a Covid-19.
Numa rede social, a filha do proprietário do SBT, Patrícia Abravanel, escreveu que seu pai está bem, mas, por causa da idade – ele tem 90 anos -, os médicos decidiram interná-lo.
Nos meses de fevereiro e março deste ano, Silvio Santos recebeu as duas doses da vacina CoronaVac. Como se sabe, as vacinas não oferecem proteção total contra as doenças, mas, em caso de infecção, reduzem o risco de morte ou da evolução para quadros clínicos graves.
Pessoas acima de 22 anos de idade serão vacinadas contra a Covid-19, em Itabuna, neste sábado (14). O atendimento será feito no esquema drive-thru, das 10h às 14h, na área externa do Teatro Candinha Doria. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão distribuídas 500 senhas.
A Secretaria informa que, para receber o imunizante, é necessário apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS, além de comprovante de residência, no qual deve constar o nome da pessoa que pretende ser vacinada.
Walmir Rosário
No dia 20 de agosto é comemorado em todo o Brasil o Dia do Maçom. Em Itabuna, esta data foi incluída no calendário de eventos do Município, por meio da Lei Municipal 2.513, de 14 de agosto de 2020, de autoria do vereador licenciado Ricardo Xavier. Na próxima terça-feira (17), a partir das 14h, maçons itabunense participam de sessão especial da Câmara de Vereadores, com a presença de toda a sociedade civil.
De acordo com a Lei, a organização do evento ficará a cargo das seis lojas maçônicas sediadas em Itabuna: Areópago Itabunense, 28 de Julho, Acácia Grapiúna, Construtores do Templo, Areópago Grapiúna e Antônio da Silva Costa. Por tradição, faziam parte das comemorações da data a realização de uma festa de congraçamento e uma Sessão Magna conjunta, na qual eram homenageadas pessoas da comunidade.
MAÇONARIA CENTENÁRIA
Este ano, por causa da pandemia, a tradicional festa foi suspensa e as Lojas Maçônicas decidiram modificar o formato do evento, dirigindo as homenagens às instituições de cunho social. Serão homenageados: Colégio da Polícia Militar (Areópago Itabunense), Uesc (28 de Julho), Santa Casa de Misericórdia (Acácia Grapiúna), Fundação Dr. Balduíno Azevedo (Areópago Grapiúna), ONG Bicharada (Construtores do Templo), e Centro Espírita Casa de Guará, com sua instituição Recanto de Potira (Antônio Costa).
A Maçonaria itabunense é reconhecida como uma entidade de destaque nas ações que marcaram as lutas pelo desenvolvimento econômico e social empreendidas pela sociedade. Merece distinção a Loja Maçônica Areópago Itabunense, que em 1º de fevereiro do próximo ano comemora 100 anos fundação, com relevantes serviços prestados ao Município.
HISTÓRIA
O Dia do Maçom – conforme a história da Maçonaria Brasileira – comemora a data – 20 de agosto de 1922 – em que foi realizada uma sessão histórica conjunta entre as Lojas Maçônicas Comércio e Artes e a União e Tranquilidade, do Rio de Janeiro, quando ficou decidida a Independência do Brasil. Em um discurso emocionante e inspirador, o Irmão Gonçalves Ledo apresentou a proposta, aprovada por unanimidade.
Ainda, de acordo com documentos maçônicos, a sessão conjunta em que foi aprovada a Proclamação da Independência, contou com a participação dos irmãos maçônicos Dom Pedro I (Príncipe Regente do Brasil) e José Bonifácio (ministro e considerado o Pai da Independência). Em todo o mundo o Dia Internacional do Maçom é comemorado no dia 22 de fevereiro.
A Polícia Civil iniciou as investigações para identificar os criminosos que arrombaram uma casa e mataram uma jovem na madrugada desta sexta-feira (13), em Barro Preto, no sul da Bahia. A mulher, identificada como Laís Bonfim de Jesus, de apenas 21 anos, morreu ainda no local.
Segundo informações, ela estava acompanhada do namorado no momento em que os criminosos invadiram a casa. O namorado de Lais, que não teve o nome divulgado, foi atingido por tiros, mas conseguiu escapar. O sobrevivente foi levado para o Hospital de Base de Itabuna. Crime pode ter sido a mando de facção criminosa. O namorado da vítima seria o alvo principal.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) informou hoje (13) que moveu ação judicial para suspender o contrato da Prefeitura de Eunápolis com a empresa A G Serviços e Tecnologia Ltda.
Segundo o promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias, autor da ação, o processo licitatório teria sido direcionado para favorecer a empresa, que foi contratada por R$ 9.959.999,64 para prestar serviços de infraestrutura e alugar veículos e outros equipamentos ao município.
Dinalmari Mendonça vê indícios de direcionamento em exigências do certame, a exemplo da inscrição dos responsáveis das empresas licitantes no Conselho Regional de Administração (CRA) e de notas fiscais para comprovar a prestação de serviço anterior e atestar a capacidade tecnológica das concorrentes.
Na ação, o promotor também pede que a Justiça obrigue a Prefeitura a fazer novo processo licitatório.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) vai dar continuidade à vacinação contra a Covid-19, na manhã deste sábado (14), com atendimento do público acima de 22 anos de idade para aplicação da primeira dose do imunizante.
A imunização ocorrerá das 8h às 12h, em 13 unidades de saúde, localizadas em diversos bairros, a exemplo de Olivença, Hernani Sá, Malhado, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Conquista, Basílio, Banco da Vitória e Salobrinho.
Também na manhã deste sábado, a Clínica Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), na Avenida Canavieiras, vai ser o ponto de aplicação da 2ª dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.
Para receber a vacina, é necessário portar o RG, CPF e cartão do SUS. No caso da 2ª dose, a Sesau exige também a caderneta com a data prevista para a nova dose.
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) expandirá sua rede coletora de esgoto em 650 metros para abranger todo o prolongamento da Avenida Manoel Chaves, trecho que liga os bairros São Caetano e Pedro Jerônimo. O prefeito Augusto Castro (PSD) vai autorizar o serviço na próxima terça-feira (17).
“Esse trecho é um vetor de crescimento numa área que concentra bairros densamente povoados, a exemplo do Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro. Estamos trabalhando por uma Itabuna grande, com obras estruturantes que encham nossa gente de orgulho”, disse Augusto.
Segundo o diretor técnico Bruno Mendonça, uma equipe da Emasa já avalia todos os aspectos do local para a execução do trabalho. Após a conclusão da obra, todos os imóveis ao longo do trecho prolongado da avenida serão interligados à nova rede coletora de esgotamento sanitário. “Os dejetos terão o destino final correto, deixando de ser lançados de modo inadequado no meio ambiente”, destaca Bruno.

























