O Governo do Estado deu aval para que a Secretaria da Fazenda da Bahia inicie preparativos de concurso público. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12). O certame vai preencher 49 vagas do cargo de agente de tributos estaduais, com ingresso em 2022.
O governador Rui Costa (PT) já havia anunciado a iniciativa na última terça (10), durante o programa Papo Correria. Segundo o governo, a medida integra as diretrizes da administração baiana para aprimorar a gestão financeira.
Os fãs do café vão ter uma surpresa desagradável a partir de setembro. Quem não consegue ficar longe da bebida vai precisar desembolsar até 40% a mais no mês que vem. De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Celírio Inácio, será o maior aumento registrado há, pelo menos, 25 anos, no preço do café para o consumidor final.
A alta, segundo a Abic, é provocada pela quebra na safra do grão. Em 2020, houve uma boa colheita. Já a safra deste ano, foi comprometida logo no primeiro trimestre deste ano, consequência da seca prolongada no parque cafeeiro e de um ano de baixa na bienalidade do café, que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), está estimada em 49 milhões de sacas.
Além disso, para piorar a situação, há 27 anos o Brasil não registrava uma geada tão intensa no parque cafeeiro, o que neste momento gera muita incerteza em relação ao tamanho da safra. Essa situação afeta a oferta do grão no mercado, fazendo com que os preços se movimentem, informa o Canal Rural.
De acordo com a Abic, os preços da matéria-prima, calculados em reais, “estão subindo como nunca antes testemunhado”. A pandemia, o câmbio e o aumento nos custos dos insumos são outros fatores negativos para o setor.
“A safra de 2022 ainda depende da chuva na hora da florada das plantas, que deve ocorrer daqui a dois meses. Se houver a florada no café, o mercado tende a acalmar um pouco. Mas isso depende de chuva, e estamos em um período de seca”, diz Inácio.
A Polícia Civil encontrou 3 submetralhadoras, cinco carregadores e munições, nesta sexta-feira (13), numa casa na Rua Nova Esperança, no bairro Malhado, em Ilhéus.
Investigadores da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) foram ao imóvel para cumprir mandado de busca e apreensão da 2ª Vara Criminal de Ilhéus.
De acordo com a investigação em curso, o homem que guardava o armamento é suspeito de fazer parte de um grupo criminoso. A Polícia Civil tenta localizá-lo.
A Polícia Federal foi às ruas na manhã desta sexta-feira (13) e prendeu o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O mandado é de prisão preventiva (que não tem prazo estipulado para acabar).
A autorização da prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também determinou bloqueio de conteúdos postados por Jefferson em rede sociais e apreensão de armas e acesso a mídias de armazenamento.
A ordem foi dada dentro do chamado inquérito da milícia digital, que é uma continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos.
Jefferson postou numa rede social que a PF chegou a fazer buscas na casa de parentes pela manhã.
“A Polícia Federal foi à casa de minha ex-mulher, mãe de meus filhos, com ordem de prisão contra mim e busca e apreensão. Vamos ver de onde parte essa canalhice”, escreveu o ex-deputado.
O advogado de defesa de Roberto Jefferson, Dr Luiz Gustavo Pereira da Cunha, informou, por telefone, que só vai se manifestar depois que tiver acesso a íntegra da decisão do mandado de prisão e da busca e apreensão. Com informações do G1.
Começa a funcionar hoje (13) o open banking – sistema que permite aos clientes autorizarem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre instituições bancárias. Assim, o cliente vai permitir que uma instituição financeira acesse as informações de outra com a qual o usuário tem relação estabelecida.
O objetivo é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários, como empréstimos e cartões de crédito, que poderão ser oferecidos por outras instituições em condições semelhantes ou melhores às concedidas por bancos com os quais o consumidor já se relaciona. A intenção também é permitir que sejam disponibilizados produtos e serviços adaptados ao perfil do cliente.
Esse procedimento será vinculado a uma oferta de produto ou serviço específico, como financiamento, abertura de conta ou cartão de crédito. O tempo máximo do compartilhamento será de um ano. As operações são limitadas entre os bancos autorizados pelo usuário. As instituições serão responsáveis pela segurança desses dados.
O sistema foi elaborado para que seja possível aceitar o compartilhamento de forma intuitiva, para que ao demonstrar interesse na oferta de um banco, o usuário indique as informações que quer compartilhar e seja encaminhado à plataforma da instituição que irá fornecer os dados.
ETAPAS
O open banking vai ser estabelecido gradualmente e com consentimento dos usuários, que vão poder escolher quais dados, por quanto tempo e entre quais instituições compartilhar. A partir de hoje (13) poderão ser compartilhadas as informações de cadastro, que incluem os dados pessoais, o endereço e a renda.
A partir do dia 30 de agosto, será possível fazer pagamentos pelo Pix usando o open banking, o que vai permitir que essas transações sejam feitas pelos chamados iniciadores de pagamento, que podem ser aplicativos de compras ou até de mensagens.
A partir do dia 13 de setembro, poderão ser autorizadas as trocas de informações sobre contas e movimentação financeira. Depois do dia 27 de setembro, os usuários vão poder disponibilizar os dados sobre operações de crédito e cartões de crédito.
De acordo com a regulamentação estabelecida pelo Banco Central, é obrigatória a participação no open banking de todas as grandes e médias instituições financeiras do país.
Mais informações sobre o sistema, cronograma de implantação e instituições participantes estão disponíveis em uma página criada pelas instituições participantes.
No Brasil, somente 13% dos cargos eletivos (políticos) são de mulheres. Para alguns, a presença feminina ainda é vislumbrada como possível companhia, apenas. Aliada muda, ou cota politicamente correta. De fachada.

Começo esta coluna com um pedido simples: Abram alas para elas passarem! Rebeca Andrade, Rayssa Leal, Simone Biles, Rosamaria, Ana Marcela Cunha, Bia Ferreira e demais timaços! Elas, as mulheres que dominaram os nossos olhares nas Olimpíadas de Tóquio! E eu jamais faria uma lista apenas de brasileiras quando a norte-americana Simone Biles, apontada por especialistas como uma das atletas mais promissoras para a competição, teve uma atitude histórica: deixou de lado três finais para priorizar sua saúde mental.
Sua atitude me fez lembrar da professora e pesquisadora da Universidade de Houston, autora de quatro best-sellers do The New York Times, Brené Brown. Estudiosa do comportamento humano há mais de vinte anos, ela escreve sobre a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia. “Fique na sua integridade, independentemente da situação”, disse em conferência histórica no Dia Internacional da Mulher. E nós, mulheres, sabemos quão árduo tem sido caminhar até aqui.
Durante as Olimpíadas tivemos ainda outra grande lição feminina de resistência, e eu nem estou falando de modalidade esportiva. A comentarista Karen Jonz, integrante da equipe do SporTV e tetracampeã mundial de skate, quando entrevistada por Ivan Moré, ao escutar que era conhecida por ser casada com Lucas, vocalista da banda Fresno, se posicionou ao vivo: “Não sou conhecida por ser casada com o Lucas. Sou conhecida porque sou tetracampeã mundial e primeira mulher a vencer o X Games”.
Vencer sendo mulher ainda é luta diária! Manter-se feminina e usar a própria voz para ocupar lugares ainda é desgastante! No Brasil, somente 13% dos cargos eletivos (políticos) são de mulheres. Para alguns, a presença feminina ainda é vislumbrada como possível companhia, apenas. Aliada muda, ou cota politicamente correta. De fachada. É preciso que se fale sobre tudo isso abertamente. Estamos aqui para aprendermos, juntos!
Manu Berbert é publicitária.
Pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto participou de evento com jovens ligados ao DEM, em Salvador, e avaliou que as gestões petistas na Bahia nada fizeram pela educação em tempo integral no estado. Segundo ele, projetos começaram a sair do papel agora, “no apagar das luzes”, a exemplo de anúncios de construção e ampliação de algumas escolas. “Por que não fizeram em 15 anos e vão fazer no último?”, questionou.
Presidente nacional do DEM, o ex-prefeito de Salvador aproveitou o evento para tecer críticas aos indicadores da educação baiana.
– A gente montou um grupo de trabalho com técnicos do nosso estado e de fora, e a gente começou a estudar profundamente esses dois casos, de Pernambuco e do Ceará. O Ceará em especial na área de alfabetização. Pernambuco em relação ao ensino médio, sobretudo em relação à educação em tempo integral, que foi copiado por vários estados do país. Não há estado que possa querer ser desenvolvido e mudar esse jogo sem investir na educação – disse.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (S.Part.-RJ) não poderá ocupar o cargo de vice-líder da Oposição na Casa. Maia foi indicado ontem pelo líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explicou que, para fazer parte da vice-liderança, o parlamentar teria que pertencer a um partido com posição contrária ao governo, conforme noticia a Agência Câmara. Rodrigo Maia está sem partido desde maio deste ano.
O deputado foi indicado para exercer a vice-liderança ao lado de outros oito parlamentares. São eles Tadeu Alencar (PSB-PE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Jorge Solla (PT-BA), Leônidas Cristino (PDT-CE), Enio Verri (PT-PR), Paulo Teixeira (PT-SP) e Chico D’Angelo (PDT-RJ).
As obras de construção da nova ponte da comunidade quilombola do Fojo, na zona rural de Itacaré, entraram em fase de conclusão. Os serviços são executados pela Prefeitura de Itacaré, com recursos próprios, numa área que dá acesso ao campo de futebol e a pequenas propriedades rurais do local.
A ponte, solicitada pelo vereador Biro do Fojo, tem 12,5 metros de comprimento e quatro de largura, feira em concreto, que permite a circulação de veículos de grande porte para assegurar o transporte de mercadorias. A expectativa é que o novo acesso seja concluído já nos próximos dias.
O prefeito Tonho de Anízio assegurou que assim como as comunidades da região do Fojo e Tesouras, outras localidades da zona rural de Itacaré vão sendo beneficiadas com a construção de novas pontes. “Quem mora na zona rural sabe a importância desses serviços, facilitando o acesso, garantindo o escoamento da produção e mais oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento. Por isso, é que vamos continuar com esse compromisso de cuidar bem da nossa população”, disse Anízio.
O Ministério Público da Bahia cumpriu, nesta quinta-feira (12), três mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão durante uma operação para investigar um esquema criminoso envolvendo funcionários do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). São apurados crimes como estelionato, falsificação de documentos, inserção de dados falsos nos sistemas informáticos e corrupção ativa e passiva.
De acordo com MP-BA, o esquema consiste em se apropriar indevidamente de carros pertencentes a locadoras de veículos para depois comercializá-los. Até o momento, foi apurado que mais de 100 veículos, a maioria de luxo, foram levados das locadoras, num prejuízo estimado em mais de R$ 10 milhões.
Denominada de “Fake Rent”, a operação cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão. Expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, os mandados foram cumpridos nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D´ávila, Simões Filho e Eunápolis, e nos estados de Alagoas, Goiás e Sergipe.
LOCADORAS NO PREJUÍZO
As investigações apontam que o esquema funcionou durante, pelo menos, cinco anos no Detran baiano. Segundo MP-BA, os envolvidos cooptavam pessoas para alugarem veículos pertencentes a grandes locadoras nacionais e estrangeiras. Os lideres do esquema contavam com a ajuda de despachantes e corrompiam servidores do órgão estadual de trânsito para inserirem dados falsos nos sistemas informáticos do órgão.
Os veículos seriam transferidos para “laranjas”, pessoas falecidas ou terceiros que tiveram seus dados usados sem seu conhecimento. Além do MP-BA, a operação contou com a participação das polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministérios Públicos dos estados de Alagoas, Goiás e Sergipe.
A Bahia recebe, nesta sexta-feira (13), mais 314.678 doses de vacinas. O primeiro carregamento, com 192.998 doses de Coronavac, chega no aeroporto de Salvador, em um avião com pouso previsto para as 9h40min. A segunda remessa, com 121.680 doses da Pfizer/BioNTech, chegará em um voo marcado para as 16h40.
Com estas duas novas cargas, a Bahia chegará ao total de 12.893.518 doses de vacinas recebidas, sendo 4.416.298 da Coronavac, 6.151.580 da AstraZeneca/Oxford, 2.064.540 da Pfizer/BioNTech e 261.100 da Janssen.
Com 7.097.133 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.997.127 receberam também a segunda aplicação, e mais 252.287 foram imunizados com dose única, até as 17h desta quinta-feira, a Bahia já vacinou 66,3% da população com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única.
As vacinas que chegam nesta sexta-feira devem começar a ser enviados aos municípios neste sábado (14), em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador.
Os campi do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) de Uruçuca, Guanambi, Serrinha e Teixeira de Freitas estão com editais abertos para vagas remanescentes para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SISU 2021.1). São 85 vagas em sete cursos de graduação.
As inscrições são gratuitas e on-line. Para concorrer às vagas é preciso ter concluído o ensino médio e prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na seleção, o IF Baiano utilizará as notas do Enem das edições de 2011 até 2020.
No campus de Uruçuca, as vagas são nos cursos de Engenharia de Alimentos (9), Tecnologia em Agroecologia (12) e Tecnologia em Gestão de Turismo (23) e recebe inscrições até dia 20 de agosto pelo e-mail “prosel@urucuca.ifbaiano.edu.br”.
A publicação do resultado preliminar está prevista para 31 de agosto e a matrícula será entre os dias 8 e 22 de setembro. O cronograma completo está disponível no edital. Para acompanhar todas as etapas da seleção, basta visitar a página Concursos e Seleções, no site do IF Baiano.
MAIS VAGAS
Em Guanambi, as oportunidades são para os cursos de Tecnologia em Agroindústria (8 vagas), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (5 vagas) e Licenciatura em Química (11 vagas). As inscrições podem ser feitas por meio de envio da documentação para o e-mail “prosel@guanambi.ifbaiano.edu.br”, entre os dias 4 e 13 de agosto.
Em Serrinha, as as vagas são para o curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativa. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20, com o envio de requerimento para o endereço “prosel@serrinha.ifbaiano.edu.br ”. No campus de Teixeira de Freitas, são 13 vagas remanescentes no curso de Engenharia Agronômica. As inscrições acontecem de 16 a 25 de agosto, por meio de formulário on-line. Acesse aqui todas as informações sobre os editais.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) iniciou hoje (12), às 17 horas, a vacinação de pessoas com 24 anos ou mais contra a Covid-19. A imunização seguirá até as 21 horas, em dois pontos da cidade; um no Centro Histórico, no Teatro Municipal, e outro no Colégio Professora Horizontina Conceição, no bairro Hernani Sá.
O atendimento poderá ser interrompido antes do horário programado, caso o estoque de vacinas acabe, informa a Sesau.
Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
A Faculdade UniFTC Itabuna vai oferecer uma oficina de nutrição para 140 merendeiras e nutricionistas da rede municipal de ensino de Itabuna, em parceria com a Prefeitura. O treinamento gratuito ocorrerá na sede da Faculdade, a partir da próxima segunda-feira (16). Os participantes vão ser divididos em quatro turmas e cada uma delas terá quatro dias consecutivos de lições. As atividades seguirão até 3 de setembro.
O coordenador do curso de Nutrição da UniFTC, William Silva, explica que o objetivo da iniciativa é colaborar com os esforços do município para a retomada das aulas presenciais com segurança. Por isso, a oficina vai apresentar e reforçar informações sobre os cuidados necessários para a manipulação segura dos alimentos, com ênfase nos procedimentos específicos contra a disseminação da Covid-19.
O conteúdo da capacitação também abrange o uso correto dos equipamentos de proteção individual e utensílios, conforme o Protocolo de Enfrentamento à Covid-19 e as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Equipes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Senhor do Bonfim, cumpriram, na manhã desta quinta-feira (12), um mandado de busca e apreensão na casa de uma funcionária suspeita de desviar créditos do vale-alimentação estudantil.
Na ação foram apreendidos cartões e documentos que devem contribuir com o procedimento instaurado para apurar as fraudes. A investigada pode responder pelo crime de peculato, na modalidade furto, por utilizar-se da condição de servidora pública para cometer os delitos.
O coordenador da 19ª Coorpin, delegado Felipe Neri Neto, explicou que a mulher é suspeita de realizar transações com os vales. “Aproveitando o acesso que tinha a secretaria escolar, ela violava os envelopes nos quais estavam guardados os cartões do programa, os utilizava em compras em diversos supermercados e em seguida colocava os cartões de volta nos envelopes de forma grosseira, com intuito de ocultar o crime”, detalhou o coordenador.
Imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais, que captaram a mulher realizando compras, também contribuíram com as apurações. Com o material apreendido, o inquérito deve ser concluído e encaminhado à Justiça.
























