A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna anunciaram a adesão à campanha Semana do Brasil, que vai de 2 a 12 de setembro em todo o país. As entidades lançaram a campanha em coletiva nesta terça (10) com a promessa de descontos e promoções durante a campanha.
A campanha já conta com a adesão do Shopping Jequitibá Plaza, representado pela gerente de Marketing, Kaliane Rocha, da Associação de Bares e Restaurantes, representada por Rogério Sbardelotto.
O presidente da ACI, Mauro Ribeiro destaca que a participação das empresas é fundamental para engajar o comércio local. Segundo ele, a adesão é fácil. “É só acessar o site oficial da campanha – semanadobrasil.com -, se cadastrar e baixar o material de divulgação para lojas físicas e virtuais, sem custos para o empreendedor”.
A secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Renda foi representada por Othon Dantas, que destacou o apoio da prefeitura de Itabuna na promoção da Semana do Brasil. “É um evento nacional, muito importante que estamos tendo o privilégio de participar, fomentando o comércio e a economia da nossa cidade”.
O cientista político Yuri Kasahara, professor da Universidade Metropolitana de Oslo (Noruega), sustenta a tese de que, na prática, o Brasil vive sob um sistema de governo semipresidencialista. Segundo Yuri, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tornou-se o verdadeiro gestor da coalizão parlamentar que sustenta o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Para exemplificar o que afirma, o professor cita o protagonismo do chamado “Centrão” no núcleo do Palácio do Planalto, num contexto de enfraquecimento político de Bolsonaro, com os ministros Ciro Nogueira (PP-PI) e Flávia Arruda (PL-DF) na Casa Civil e na Secretaria de Governo, respectivamente.
“O Brasil saiu do presidencialismo de coalizão para uma espécie de semipresidencialismo de facto – um regime cuja marca principal é a preponderância do Legislativo sobre o Executivo para a resolução de crises e que tem o presidente da Câmara como artífice da governabilidade”, escreve Yuri Kasahara, em artigo para o site da revista piauí.
SEMIPRESIDENCIALISMO COM PODER INÉDITO PARA O PRESIDENTE
O professor também chama a atenção para a proposta de emenda constitucional que tenta instituir, formalmente, o sistema de governo semipresidencialista, com o cargo de primeiro-ministro indicado pelo presidente da República e aprovado pela Câmara. A PEC do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) tem a simpatia de Arthur Lira.
Menos otimista do que o presidente da Câmara, Yuri Kasahara revela estranhamento diante de uma inovação sugerida pela PEC. Trata-se do poder de dissolução da Câmara dos Deputados, dado ao presidente da República, em caso de impasses sucessivos para a aprovação do primeiro-ministro.
“Paradoxalmente, a adoção dessa proposta teria um potencial involuntário de fortalecer ainda mais o presidente em sua barganha com o Legislativo e não enfraquecê-lo. Podemos imaginar o quão feliz Bolsonaro estaria se tivesse essa possibilidade à sua disposição”, diz o cientista político. Clique aqui para ler o artigo.
Ilhéus acordou com a notícia de que a Prefeitura é alvo de mais uma investigação policial por suspeita de desvio de recursos para o combate da Covid-19. Deflagrada nesta quarta-feira (11), pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Nefanda foi antecedida pela Operação Anóxia, feita no dia 22 de dezembro de 2020 pelas mesmas instituições. Na primeira, os investigadores apontaram superfaturamento de R$ 110 mil no contrato da HSC Serviços Empresariais, contratada pelo município para gerir o Centro Covid.
A segunda operação investiga o contrato da empresa responsável por administrar o abrigo onde pacientes com Covid-19 foram hospedados, em Mamoan, no litoral norte de Ilhéus. Dessa vez, segundo a CGU e a PF, a suspeita de superfaturamento é de R$ 571.656,04, em pagamentos no período de julho a setembro de 2020. Essa quantia corresponde a 47,8% do valor total pago à contratada (R$ 1.195.756,00).
EMPRESA INICIOU SERVIÇO ANTES DA CONTRATAÇÃO, DIZ CGU
O nome da empresa beneficiária do contrato 163/2020S, da administração do Abrigo de Campanha, é Thaline S Souza Eireli. De acordo com a CGU, que divulgou nota sobre a operação, apesar do contrato ter sido homologado em setembro de 2020, a empresa iniciou a prestação do serviço antes, no final do mês de junho.
Ainda segundo o órgão de controle externo, mesmo sem a cobertura contratual, a Secretaria de Saúde de Ilhéus pagou quase meio milhão de reais à contratada, o que teria sido comprovado por meio da análise de documentos e da visita de membros da CGU ao município.
PREFEITURA EMITE NOTA SOBRE A OPERAÇÃO NEFANDA
Às 12h45min desta quarta-feira, por meio de nota publicada no site da Prefeitura, o governo Mário Alexandre negou as suspeitas levantadas pela CGU e a Polícia Federal. Conforme o texto, a assessoria jurídica e os órgãos de controle interno do município acompanharam as buscas da Operação Nefanda.
A nota diz que a Prefeitura vai comprovar, com documentos, que os serviços – contratados para o funcionamento do Abrigo de Campanha – foram prestados de forma regular.
O governo acrescenta que a prestação de contas do uso dos recursos foi feita, sem atraso, à Controladoria Geral da União.
“A Prefeitura Municipal de Ilhéus preza pelos princípios da publicidade e transparência dos atos públicos e, sobremaneira, pelo princípio da legalidade, a corroborar com a atuação dos órgãos de controle externo, inclusive apurando a responsabilidade de servidores, se for necessário”, conclui a nota.
Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão, em Ilhéus e Itabuna, no âmbito da Operação Nefanda, que investiga contrato milionário da Prefeitura de Ilhéus.
Segundo a PF, a licitação investigada resultou na contratação de uma empresa, por R$ 1,2 milhão, para gerir o abrigo onde pacientes com Covid-19 foram isolados. Ainda conforme a Polícia Federal, a contratada não tinha capacidade técnica e operacional para prestar o serviço.
O negócio entrou no radar da Polícia Federal por envolver recursos da União, enviados ao município para o enfrentamento da emergência sanitária causada pela Covid-19.
Nefanda, nome dado à operação, é sinônimo de coisa execrável ou abominável.
INDÍCIOS DE FRAUDE E POSSÍVEIS CRIMES
As investigações começaram em novembro de 2020. A Polícia Federal desconfia que a Prefeitura pode ter fraudado a cotação de preço do processo licitatório. Os investigadores afirmam que o objeto da licitação não foi detalhado da forma devida. Também indicam possível direcionamento do certame.
As supostas ilegalidades, segundo a PF, podem ser enquadradas nos crimes de fraude a licitação, estelionato, peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.
Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A Polícia Federal não divulgou os nomes dos investigados.
Na manhã desta quarta-feira, o PIMENTA telefonou para o Centro Administrativo da Conquista e o secretário de Saúde Geraldo Magela, mas as chamadas não foram atendidas.
Funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna farão um ato, nesta quinta (12), contra o atraso de salários. O protesto será na frente do Hospital Calixto Midlej Filho, no Pontalzinho, às 13h, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana.
Aos funcionários, a provedoria da Santa Casa explicou que a Secretaria de Saúde de Itabuna atrasou o pagamento mensal, que deveria ocorrer nos primeiros dias deste mês, embora o Fundo Nacional de Saúde já tivesse feito o repasse ao Município. Devido a esse atraso, alegou a provedoria, a instituição não pôde pagar os trabalhadores.
SECRETARIA SE POSICIONA
Numa nota ao PIMENTA, a Secretaria de Saúde de Itabuna reconheceu o atraso no repasse. “O contrato de prestação de serviços da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está sendo negociado, inclusive com a inclusão de novos serviços” desde o início da nova gestão, pontua a nota.
O Vaticano aceitou o pedido de renúncia do bispo da Diocese de Ilhéus, dom Mauro Montagnoli, e definiu o seu sucessor na condução do rebanho católico. No pedido de renúncia e aposentadoria, dom Mauro alegou “motivo de idade”. Dom Giovanni Crippa foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira (11), o 9º bispo da diocese ilheense.
Dom Giovanni Crippa I.C.M. (Instituto Missionário Consolat) vem da Diocese de Estância (Sergipe). Segundo comunicado da diocese, ainda será definida a data e a programação de posse da nova autoridade religiosa em Ilhéus.
O anúncio da mudança na diocese foi feito pelo bispo dom Mauro, que deixa o comando da Diocese de Ilhéus após 26 anos. Muito querido pela comunidade católica regional, dom Mauro completou 75 anos e teve seu pedido de aposentadoria aceito pelo Vaticano.
“Agradecemos sua valiosa contribuição para a missão da Igreja na Bahia e, especialmente, para a Igreja no Brasil e da América Latina colaborando especialmente na caminhada do Laicato, da Juventude e das Comunidades Eclesiais de Base”, escreveu o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é arcebispo de Belo Horizonte.
O novo bispo de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, é italiano e membro do Instituto Missionário Consolata. Atuou como sacerdote em Feira de Santana e foi bispo-auxiliar na Arquidiocese de São Salvador (Bahia). Com a renúncia, dom Mauro foi nomeado bispo emérito da diocese sul-baiana.
MENSAGEM À DIOCESE
O novo bispo endereçou carta ao rebanho católico da diocese de Ilhéus. Nela, dom Giovanni aponta como deverá ser o seu trabalho missionário no sul da Bahia.
– Desejo orientar meu trabalho conforme escreve o Santo Padre Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um só coração e uma só alma (cf. At 4, 32). Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram e, sobretudo, porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas” (EG 31) – escreveu.
O presidente da Amurc, Marcone Amaral, debateu com secretários municipais, nesta terça-feira (10), com o prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde, e secretários de Agricultura de Barro Preto, Itajuípe, Coaraci, Almadina e Itapitanga o desenvolvimento econômico regional. O encontro dá prosseguimento a reunião da semana passada, em Coaraci, que discutiu fortalecer a cadeia produtiva da bacia leiteira dos municípios. Uma das estratégias é a reestruturação do laticínio Almada, localizado no município de Coaraci.
O Programa de Aquisição do Leite na Bahia destinou R$ 1,5 milhões para compra do leite a partir do laticínio. Os prefeitos e secretários criaram o Conselho Gestor Deliberativo e Consultivo, composto por representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios, representantes do setor produtivo, da Bahiater e Adab, no sentido de planejar a sustentabilidade econômica do equipamento.
“O importante é desenvolver um diagnóstico ampliado das necessidades do equipamento melhor otimizado, com o envolvimento dos municípios juntamente com os produtores. Desenvolver um plano de trabalho que tenha uma participação efetiva do Governo do Estado, objetivando investimentos estruturantes para que desenvolva uma política de bacia leiteira com a otimização do equipamento já existente”, disse Marcone Amaral.
Ainda segundo o presidente, o “encontro foi uma oportunidade ímpar”, pois trata o desenvolvimento econômico de um setor muito importante da economia, provocando uma diversificação na produção do setor agropecuário, com o crescimento substanciado da bacia leiteira da região. A iniciativa cria também uma oportunidade de envolvimento dos pequenos produtores, via programas específicos do Governo Federal, visando melhor atendimento a esse segmento.
CDS-LS
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) foi provocado a apoiar com suas políticas estruturantes através do programa Mais Ater, do Governo do Estado, que visa assistir melhor a secretaria de agricultura, dando apoio do ponto de vista logístico e de capacitação dos seus técnicos, possibilitando assim o melhor atendimento a área produtiva do setor.
Foi também discutida a possibilidade de desenvolver um plano de trabalho que permita trabalhar com os pequenos produtores, dando assistência técnica e o envolvimento de outras instituições, a exemplo do Sebrae. Foram abordadas melhorias de estradas vicinais através da parceria do Consórcio, juntamente com os municípios, bem como também oferta de equipamentos estruturantes como trator, arado, roçadeira e grade, que permitirá um melhor desenvolvimento das propriedades rurais.
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça feira (10), a PEC do Voto Impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19). Foram 229 votos favoráveis e 218 contrários. Como não foram obtidos os 308 votos favoráveis necessários, o texto será arquivado.
Após a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agradeceu aos deputados pelo comportamento democrático. “A democracia do Plenário desta Casa deu uma resposta a este assunto e, na Câmara, espero que este assunto esteja definitivamente enterrado”, afirmou.
A proposta determina a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.
Na semana passada, a comissão especial derrotou o texto do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR), e também rejeitou o texto original, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF).
A decisão de levar a PEC ao Plenário foi tomada pelo presidente da Câmara com o objetivo de encerrar a disputa política em torno do tema.
A Bahia deve alcançar 10,5 milhões de toneladas na safra de grãos em 2021. O resultado representa um crescimento de 4,8% em relação a safra 2020, que foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção de algodão (caroço e pluma), em 2021, ficou projetada em torno de 1,27 milhão de tonelada, que corresponde a uma retração de 14,0% na comparação anual. Em relação ao levantamento anterior, houve um ligeiro aumento (2,5%) na previsão de produção da fibra. A estimativa de área plantada (268 mil ha.) representou recuo de 14,9% em relação a 2020.
SOJA E CACAU
A soja teve estimativa mantida em 6,8 milhões de toneladas – a maior da série histórica do levantamento –, o que corresponde a uma alta de 12,6% em relação a 2020. A área plantada com a oleaginosa somou 1,7 milhão ha, que supera em 4,9% a de 2020, e o rendimento médio esperado da lavoura ficou em 4,0 toneladas/ha.
O governador Rui Costa autorizou, nesta terça-feira (10), as obras de ampliação do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, no sudoeste baiano. O investimento é da ordem de R$ 46 milhões. Além desse investimento, a previsão é de que sejam destinados mais R$ 15 milhões para a aquisição de equipamentos, totalizando mais de R$ 61 milhões do Governo da Bahia.
O projeto prevê a construção de uma estrutura em forma de castelo, na qual funcionará a nova unidade pediátrica. O novo hospital contará com sete pavimentos onde serão instalados 10 leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão é de que este módulo do hospital seja entregue no prazo de seis meses.
MAIS LEITOS
Também faz parte do projeto a construção de outras quatro edificações, que contemplam o abrigo de resíduos, a central de GLP, a subestação de energia e a capela ecumênica. Será realizada, ainda, a readequação de serviços, ampliando a complexidade dos procedimentos médicos realizados na unidade.
Ao final da obra, o complexo hospitalar contará com 277 leitos, sendo 48 UTIs para atendimento adulto e pediátrico. Atualmente, a unidade é referência para 27 municípios, abrangendo mais de 600 mil habitantes.
Executada pela Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), do Governo da Bahia, a obra de requalificação da Manoel Chaves, que é uma das principais avenidas de Itabuna, está mudando o visual em um trecho do bairro São Caetano, mas vem recebendo críticas de quem tem limitações para locomoção.
Os engenheiros da obra se esqueceram de incluir rampas de acesso, em pelo menos, quatro trechos da via, inviabilizando a travessia de cadeirantes. Orçado em R$ 3,6 milhões, o projeto de requalificação da avenida foi elaborado pela Prefeitura de Itabuna no ano passado e aprovado pelo Estado, que está fazendo os investimentos. Muita gente tem questionado também a qualidade do asfalto.
O presidente da Associação Grapiúna do Paraplégico (AGP), Bruno Santana, disse ao PIMENTA que cobrou ao prefeito Augusto Castro, que prometeu resolver o problema durante a execução da segunda etapa da obra de requalificação. “Estive com Augusto Castro para reclamar dessa falha grave. Ele disse que, quando tomou posse, o projeto já estava pronto. Foi elaborado pelo governo anterior e que não tinha mais como modificá-lo. O prefeito se comprometeu corrigir as falhas”, conta.
Bruno informou ainda que a associação foi convidada a acompanhar o andamento da segunda etapa da obra de requalificação da Manoel Chaves. “Vamos fazer esse acompanhamento de perto para tentar evitar que essas falhas se repitam. O cadeirante depende de vias com acessibilidade para que possa se locomover”, frisou. Fundada em dezembro de 2000, a AGP possui 280 associados.
De acordo com o governo do estado, a obra de requalificação incluem a instalação de piso intertravado, compartilhado em parte concreto asfáltico, ciclovia, passeio, iluminação, substituição de meio-fio e colocação de iluminação de LED. Conforme projeto, as melhorias da via pública vai da Avenida Roberto Santos, no bairro Pedro Jerônimo, até o trevo da BR-101.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) voltou a solicitar que a Procuradoria Geral da República (PGR) se posicione a favor da interdição psiquiátrica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O novo pedido foi protocolado nesta terça-feira (10), quatro meses após o primeiro, feito em março.
O texto afirma que, na condução da pandemia de Covid-19, Jair Bolsonaro atentou contra a vida do povo brasileiro. Também cita o episódio recente em que Bolsonaro xingou a mãe do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Ressoa inconteste que o Senhor Jair Messias Bolsonaro não está – ou nunca esteve – na plenitude das suas faculdades mentais, no que se mostra incapaz de medir as consequências de suas ações, notadamente quando age de forma renitente em colocar a vida da população brasileira em risco”, diz o documento (acesse na íntegra aqui)..
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidenciável Ciro Gomes assinam a representação. A participação do presidente da República no desfile militar de hoje também é mencionada como indício da suposta insanidade mental de Bolsonaro.
A Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba) celebrou, na manhã desta terça-feira (10), o Dia Nacional do Campo Limpo. A Arisba, criada em 2003, reúne cerca de 20 empresas que comercializam insumos agropecuários. A entidade atua na captação de embalagens de agrotóxicos, como plásticos e papelão, que são encaminhados para empresas especializadas em reciclagem.
Anualmente, a Arisba premia trabalhos de educação ambiental de estudantes, nas categorias redação e desenho. com estudantes nas categorias Redação e Desenho. Neste ano 2021, em função da pandemia, o evento foi substituído pela doação de 300 cestas básicas para famílias carentes de Itabuna, por meio do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação (MESB). As doações foram feitas pela CVR Costa do Cacau, Mars Cacau, Olam e Nestlé.
Relator inicial da PEC do voto impresso na Câmara, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR) admite que a proposta será rejeitada pelo plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (10).
“Não acredito numa vitória do voto impresso, infelizmente. O debate saiu do aspecto técnico e, graças à campanha de desinformação promovida pelo próprio TSE, a aprovação da matéria fica prejudicada”, afirmou à coluna do jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles.
O médico clínico e sanitarista Alfredo Boa Sorte ministrou palestras sobre segurança transfusional a enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. O médico falou dos procedimentos para garantir boas práticas no processo hemoterápico.
Após a palestra, houve treinamento presencial direcionado aos médicos residentes do HRCC. O palestrante colocou no centro da orientação a “Indicação de Hemocomponentes”, visando garantir o uso racional e criterioso do sangue, a segurança e o tratamento adequado dos pacientes, incluindo os parâmetros científicos e a legislação vigente.
A população, ressalta Boa Sorte, precisa ser constantemente sensibilizada para a doação de sangue. “Reafirmamos que, devido à pandemia da Covid-19 e à consequente redução do número de doadores de sangue, faz-se necessário, conscientização e participação nas campanhas de doação, bem como fortalecer a nossa parceria com os bancos de sangue das nossas referências”, destacou.
Locais de doação sangue Itabuna-Ilhéus
ILHÉUS
Banco de Sangue de Ilhéus (Hospital São José), Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis. Telefone: (73) 3234-5774.
ITABUNA
Banco de Sangue de Itabuna (Hospital Calixto Midlej Filho), Rua Antônio Muniz, 200, Pontalzinho. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.
























