COM AVAL DE MARINA SILVA, REDE FORMALIZA APOIO A JERÔNIMO

MP E MPT EMITEM NOTA CONTRA ASSÉDIO ELEITORAL NA BAHIA

BAHIA: ESTADO PUBLICA RESULTADO DE PROVA DO CONCURSO PARA DELEGADO

“TEMPOS ESTRANHOS”

SESI OFERTA 295 BOLSAS DE ESTUDO; 20 SÃO PARA ESTUDANTES DE ILHÉUS E ITABUNA

ITAPETINGA: POLÍCIA PRENDE EM FLAGRANTE SUSPEITO DE FEMINICÍDIO

SINEBAHIA DIVULGA 39 VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIO EM ITABUNA NESTA TERÇA-FEIRA (25)

PUBLICADO EDITAL DE LICITAÇÃO DA NOVA ORLA DA BEIRA-RIO; AUGUSTO COMEMORA

METEOROLOGIA PREVÊ MAIS CHUVAS PARA O SUL DA BAHIA NAS PRÓXIMAS HORAS

Franquia da loja Aramis inaugurada no Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, atraiu novo investimento. Trata-se da loja Aramis, de vestuário masculino. Terceira franquia da marca no Brasil, a loja tem um novo padrão arquitetônico, criado pelo Super Limão, grupo de arquitetura que projetou o escritório do Google.

A princípio, segundo Patrícia Pamponet, proprietária da loja, Itabuna não estava na rota de expansão da Aramis, mas a empresária decidiu apostar no potencial de atração de clientes do shopping. “Estamos felizes por ter uma marca de renome, um projeto super arrojado e uma loja diferenciada para o consumidor”, disse a empresária.

O diretor do Jequitibá, Manoel Chaves Neto, informa que o shopping está com 99,7% do seu espaço locado, com várias lojas em reforma e novas marcas. Ele antecipa que novos serviços e empreendimentos serão inaugurados neste segundo semestre de 2021.

Gurita defende cancelamento urgente dos contratos da Prefeitura com as empresas Viametro e São Miguel || Foto Ascom/Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

A insatisfação com os serviços prestados pelas empresas Viametro e São Miguel, concessionárias do transporte municipal de Ilhéus, chegou à liderança do governo Mário Alexandre na Câmara de Vereadores. O vereador Alzimário Belmonte, Gurita (PSD), líder da bancada governista no parlamento, defende que os contratos das empresas com o município sejam anulados.

“As empresas de ônibus não estão cumprindo o que está estabelecido no contrato com a Prefeitura”, disse o vereador, na última semana, argumentando em defesa do cancelamento urgente dos vínculos contratuais.

Ao longo de 2021, a Câmara de Vereadores fez quatro audiências públicas para tratar discutir os problemas do transporte. A série de encontros contou com a participação de especialistas em mobilidade urbana, empresários, representantes das empresas, sindicatos e associações, além membros do parlamento. Contudo, nos quatro debates, a ausência mais notável foi a do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).

Policiais foram recebidos com pedradas ao chegar no evento clandestino
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após uma denúncia, na madrugada de domingo (8), agentes da Operação Oxigênio acabaram com uma festa na região dos condomínios Gabriela e Jubiabá, em Itabuna. Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas estavam aglomeradas no evento clandestino. Os policiais foram recebidos com pedradas ao chegar no local.

A abordagem resultou na apreensão de maconha, mas ninguém foi preso.

Criada para combater atos de desrespeito às regras de combate ao novo coronavírus, a Operação Oxigênio reúne guardas civis municipais e fiscais da Vigilância Sanitária de Itabuna, além de policiais militares.

Vacinação ocorre nos colégios municipais Maria Benjamina e Padre Edgard
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna começou a vacinar todos os moradores com, pelo menos, 18 anos de idade contra a Covid-19.

Na sede do município, a vacinação ocorre no Colégio Municipal Maria Benjamina, com atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no distrito de Taboquinhas, a imunização acontece no Colégio Padre Edgard Torres, das 8h às 14h.

A Prefeitura também alerta a população sobre a importância da segunda dose para vacina para garantir a imunização contra a doença. A segunda dose também pode ser obtida nos horários e endereços informados acima.

No ato de vacinação é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

PGE entra no STF por mais vacina para a Bahia || Foto Sesab/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia recebe mais 318.080 doses de vacinas contra Covid-19 nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10). A primeira remessa, com 102.800 doses de Coronavac, chegou ao aeroporto de Salvador hoje, às 9h25min. A segunda remessa, com 215.280 imunizantes da Pfizer BioNTech, deve chegar amanhã em um voo programado para aterrissar às 9h35min. As ssvacinas serão destinadas para primeira e segunda aplicações.

As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios nesta terça-feira. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.

Contando com as remessas de hoje e amanhã, a Bahia chegará ao total de 12.438.040 doses de vacinas recebidas, sendo 4.223.300 da Coronavac; 6.086.830 AstraZeneca/Oxford; 1.866.810 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

Aulas para o ensino fundamental são retomadas nas escolas estaduais || Foto Alberto Coutinho/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A retomada das aulas em modalidade semipresencial acontece nesta segunda-feira (09) para os alunos Segundo informações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) as 388 escolas com ensino fundamental somam 125.481 estudantes, que devem comparecer aos colégios estaduais da Bahia.

As aulas serão retomadas utilizando o mesmo revezamento já em curso para os alunos do ensino médio. As turmas serão divididas pela metade e irão de forma escalonada. Uma parte dos alunos irá na segunda, quarta e sexta; e a outra metade irá na terça, quinta e sábado. Nos dias em que não estão em sala, os estudantes participam das aulas e atividades remotas. A divisão da turma se dará pela ordem alfabética. Ainda segundo informações da SEC, as escolas foram adaptadas para seguir os protocolos, no que foi preciso investir R$ 305 milhões.

Apesar das determinações de retorno, a adesão de alunos e professores não foi alta. Os professores alegam a necessidade de ter todos os profissionais da educação vacinados com as duas doses antes do retorno. Com uma semana de volta às aulas, um caso de Covid-19 foi confirmado em uma escola. Infectologista avaliou a confirmação do diagnostico como “um caso isolado”. Do Metro1.

Semana também vai ter aplicação da 2ª dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac
Tempo de leitura: 3 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19 desta semana em Itabuna. Desta segunda-feira (9) até a próxima sexta-feira (13), prossegue a vacinação contra Influenza (gripe), pela manhã, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família das 8h às 11h. Serão vacinadas pessoas com idade a partir de 6 meses. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante nominal de residência.

No período vespertino, prossegue a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, das 13h às 16h. Nesta segunda-feira (9), serão vacinadas pessoas com idade a partir de 27 anos completos. Na terça-feira (10), pessoas com idade a partir de 26 anos completos.

Na quarta-feira (11), será vacinado o grupo de pessoas com idade a partir de 25 anos. Na quinta-feira (12), serão contemplados com a imunização contra o coronavírus, pessoas com idade a partir de 24 anos. Já na sexta-feira (13), pessoas com idade a partir de 23 anos.

A documentação necessária é a Carteira de Identidade (RG), CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Quem mora de aluguel precisa apresentar fotocópia do contrato.

GESTANTES E PUÉRPERAS

Também nas UBS e USF até a sexta-feira, das 13h às 16 h, serão vacinadas contra Covid-19 gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer ou Coronavac.

A documentação necessária é RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópia do ultrassom ou do cartão de pré-natal (assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro). Para as puérperas, também é preciso levar a fotocópia da certidão de nascimento da criança.

DRIVE THRU

Nesta semana, haverá um dia destinado ao drive thru para aquelas pessoas que não conseguem se vacinar no turno diurno. Será no sábado (14), quando será aplicada a primeira dose da vacina contra covid-19 nas pessoas com idade a partir de 22 anos completos.

A vacinação será no Teatro Candinha Doria, das 10h às 14h ou até acabar as fichas. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas 500 senhas, por ordem de chegada. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante nominal de residência. Para aqueles que moram de aluguel, é preciso que apresentar a fotocópia do contrato.

2ª DOSE CORONAVAC e ASTRAZENECA

Nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 13h às 16 h, haverá aplicação das segundas doses das vacinas Oxford e Coronavac para aquelas pessoas que receberam a primeira dose das respectivas vacinas.

Para a Oxford, o grupo contemplado nesta semana para a segunda aplicação é aquele que recebeu a primeira dose entre os dias 3 e 11 de maio. Já para a segunda dose da Coronavac, o público é aquele que recebeu a primeira aplicação da vacina entre os dias 12 e 16 de julho.

Na quarta-feira (11), receberão a segunda dose da vacina Oxford contra Covid-19 os trabalhadores da educação da rede municipal, com idade a partir de 45 anos. A ação será na UniFTC, das 9h às 14h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Na quinta-feira (12), receberão a segunda dose da vacina Oxford, trabalhadores da educação das redes estadual e privada e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com idade a partir de 45 anos. A ação será na UniFTC das 10h às 14h. A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Já na sexta-feira (13), pacientes do Cerpat e trabalhadores da saúde de clínicas e consultórios receberão a segunda dose da vacina Oxford contra o Covid-19. A ação será na Rede de Frio das 9 às 14 h. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro da primeira dose.

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em maio podem sacar, a partir de hoje (9), a quarta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 22 de julho.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O saque originalmente estava previsto para ocorrer em 25 de agosto, mas foi antecipado em cerca de duas semanas por decisão da Caixa. Segundo o banco, a adaptação dos sistemas tecnológicos e dos beneficiários ao sistema de pagamento do auxílio emergencial permitiu o adiantamento do calendário.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Barcelona de Ilhéus é campeão da Segundona do Estadual de Futebol || Reprodução TVE
Tempo de leitura: 2 minutos

O Barcelona de Ilhéus bateu o Botafogo de Senhor do Bonfim, por 3 a 0, neste domingo (8), e estará na elite do futebol baiano em 2022 ao ganhar a Série B do Campeonato Estadual deste ano. Os gols no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, foram marcados por Du Gaia e Piauí, que balançou a rede duas vezes.

O Barcelona precisava vencer por, no mínimo, dois gols de diferença para não levar a disputa para a cobrança de penalidades. Teve mais que isso. Começou com uma “mãozona” da arbitragem logo no início do primeiro tempo.

Aos 3 minutos, jogada iniciada por Müller acabou com bola batendo no travessão e depois ultrapassando toda a linha do gol, mas o árbitro não validou o gol do Botafogo. Melhor para o time da casa.

Três minutos depois, aos 6, Du Gaia abriu o placar em cobrança de escanteio. Foi o sétimo gol do artilheiro na Série B.

O Barcelona ampliou antes do primeiro minuto do segundo tempo. E, novamente, em outro lance de cabeça. Piauí, ainda no primeiro pau, deu “peixinho” para aproveitar cruzamento feito por Du Paraíba.

O 2 a 0 já bastaria para garantir o título para o Barcelona, derrotado por 2 a 1 na partida de ida, no último domingo. Teve mais. O gol que selou a conquista do título da Série B veio aos 26 minutos. Adnael é lançado pela esquerda, avança, bate o marcador dentro da grande área e toca para Piauí, que toca para definir o placar no Mário Pessoa.

CAÇULINHA CAMPEÃO

Com apenas três anos de criado pelo empresário Welinton Nascimento, o Barcelona torna-se o mais novo campeão estadual baiano da Série B. A campanha na fase de classificação teve três vitórias e duas derrotas. Na semifinal, bateu o tradicional Colo-Colo, também de Ilhéus e campeão baiano de 2006.

Confira os gols do título do “Barça” de Ilhéus:

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na quarta-feira (19)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Para variar, mais um concurso da Mega-Sena não teve nenhuma aposta que acertasse as 6 dezenas sorteadas na noite de sábado (24), no espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. A estimativa é de que o próximo sorteio pague R$ 65 milhões. As dezenas sorteadas ontem foram: 06 – 14 – 20 – 39 – 46 – 48.

Setenta e nove apostas acertaram a quina e cada uma receberá prêmio de R$ 60.862,18. Já a quadra teve 6.058 apostas ganhadoras. Cada acertador receberá prêmio de R$ 1.133,82. O próximo sorteio será na quarta-feira (11). A aposta simples custa R$ 4,5.

Baiana fica com a prata nas Olímpiadas de Tóquio|| Foto Jonne Roriz/COB
Tempo de leitura: < 1 minuto

Campeã sul-americana, campeã pan-americana, campeã mundial e agora vice-campeã olímpica. A baiana Beatriz Ferreira (60kg) encerrou, neste domingo (8), um ciclo praticamente perfeito. Ela foi derrotada por Kellie Anne Harrington (Irlanda). Com o resultado, Beatriz conseguiu a quinta medalha de prata para o Brasil nos Jogos de Tóquio, no Japão.

A pugilista baiana ainda assegurou ao boxe nacional a melhor campanha olímpica de todos os tempos, com um ouro, uma prata e um bronze. Antes dela, Abner Teixeira havia conquistado o terceiro lugar na categoria até 91kg e Hebert Conceição havia se sagrado campeão entre os boxeadores até 75kg.

Apesar de toda a tensão que cerca uma final olímpica, Bia conseguiu encaixar seus golpes desde o início da luta e mostrar sua superioridade aos árbitros diante da irlandesa, campeã mundial em 2018 e vice em 2016. A derrota veio nos dois rounds seguintes, vencidos por Kellie Anne, que levou o ouro.

Nome da Lei Mestre Sabará é homenagem ao músico Adalmiro Leôncio da Silva || Foto Lucas Matos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) vai receber, a partir desta segunda-feira (9), as inscrições para o Edital de Chamamento do programa de auxílio financeiro a agentes culturais. O pedido de inscrição poderá ser feito no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição, das 8 às 18 h.

O auxílio é voltado a profissionais autônomos do setor, que atuam há pelo menos 3 anos na cidade, com renda familiar mensal de até meio-salário mínimo por pessoa. O programa também exige que o solicitante tenha registro atualizado no Cadastro de Cultura e Turismo de Itabuna (Cadculti).

A iniciativa recebeu o nome de Lei Mestre Sabará em homenagem ao percussionista Adalmiro Leôncio da Silva, baluarte da música e da cultura popular de Itabuna.

Isaquias ( entre o chinês Hao Liu e Serghei Tarnovschi, da Moldávia) Foto reprodução Sport TV
Tempo de leitura: < 1 minuto

Além de um lugar seleto na história olímpica brasileira, Isaquias Queiroz vai capitalizar ainda mais com a medalha de ouro conquistada neste sábado na prova do C1 1000m na canoagem velocidade, no Canal Sea Forest, às margens da baía de Tóquio. O baiano de 27 anos vai receber um bônus robusto pela façanha e uma licença estendida para se recuperar. Ou melhor, para se preparar para os Jogos de Paris, em 2024.

O canoísta vai levar R$ 80 mil apenas da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Também vai ganhar R$ 250 mil do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Até mesmo o técnico da seleção nacional, Lauro de Souza Júnior, o Pinda, será agraciado: levará R$ 40 mil da confederação.

Em 2016, depois de subir ao pódio três vezes (duas pratas e um bronze) na Rio 2016, Isaquias faturou R$ 132 mil.

O canoísta e Pinda haviam concordado que, caso a medalha de ouro viesse, ele teria direito a férias bem prolongadas. Mais precisamente, até janeiro de 2021.

– Eu fiz um acordo com ele que ganhando aqui eu só queria vê-lo em janeiro treinando. Ele vai ficar com a família, com o povo dele na Bahia. Logicamente que em um momento vamos retomar o tema e iniciar o treinamento em janeiro – afirmou Pinda.

Isaquias quer aproveitar as férias para se casar com Laina, com quem tem um filho (Sebastian), viajar para o México e rever os familiares na Bahia. Ele só não tem tanta certeza de que o treinador vai ser bondoso desse jeito.

– Olha que eu vou cobrar, hein? Porque acho que eles vão é me ligar antes e mandar eu voltar – disse. As informações são do GE.

Partida está marcada para as 15 horas deste domingo (8); título vale acesso à elite do futebol da Bahia em 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

Barcelona e Botafogo de Senhor do Bonfim vão disputar a segunda partida da final da Série B do Campeonato Baiano de Futebol, às 15h deste domingo (8), no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

O Botafogo venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e conquistou a vantagem de jogar pelo empate no segundo confronto. Já ao time ilheense, resta ganhar por dois gols de diferença para levar a taça. Em caso de vitória simples do Barça, o duelo será decidido na cobrança alternada de penalidades.

O título da Série B vale acesso à elite do futebol estadual em 2022. O jogo será transmitido pela TVE Bahia.

Músico e ex-ministro da Cultura confirma intenção de ocupar cadeira da ABL
Tempo de leitura: < 1 minuto

O músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil vai se candidatar a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ontem (5), a instituição iniciou a Sessão da Saudade, que terá quatro eventos para marcar a despedida dos membros que faleceram em 2020 e 2021.

Além da vaga do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, morto em 15 de março do ano passado, declarada aberta nesta quinta (5), serão declaradas abertas as candidaturas para as vagas do jornalista Murilo Melo Filho, morto em 27 de maio de 2020, do professor Alfredo Bosi, morto em 7 de abril de 2021, e a do advogado e ex-vice-presidente do Brasil Marco Maciel, que faleceu no último dia 12 de junho.

Gil ainda não anunciou para qual das quatro vagas se candidatará.