“BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS”

RURALISTA FAZ ACORDO DE RETRATAÇÃO POR ASSÉDIO ELEITORAL NA BAHIA

CVR FAZ DOIS ANOS E CONTRIBUI PARA COLETA SELETIVA E FIM DE LIXÕES NO SUL DA BAHIA

ESCRITÓRIO GAMIL FÖPPEL ADVOGADOS É DESTAQUE EM PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

EMPREGOS: VEJA 138 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS, PORTO SEGURO E TEIXEIRA DE FREITAS HOJE (26)

ACUSADO DE ESTUPRAR MENINA DE SETE ANOS EM ITABUNA É PRESO EM FLAGRANTE

VÍDEO: EM GUANAMBI, BOLSONARO PEDE VOTOS PARA ACM NETO

EMASA ANUNCIA NORMALIZAÇÃO DE ABASTECIMENTO NO BAIRRO DE FÁTIMA

BANDIDOS ROUBAM MOTO DE PROMOTOR DE VENDAS EM ILHÉUS

Live de lançamento de "Ba-Vi tem muita história" será às 20 horas desta terça-feira (10), na canal da editora Mondrongo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os organizadores do livro Ba-Vi tem muita história, Gustavo Felicíssimo e Rodrigo Melo, reuniram um time de primeira linha para retratar, em contos e crônicas, a história do clássico Bahia x Vitória, iniciada em 1932. A live de lançamento da coletânea será às 20 horas desta terça-feira (10), no canal da editora Mondrogo no Youtube.

Além dos próprios organizadores, outros 16 escritores assinam as narrativas; são eles: Aleilton Fonseca, André Uzêda, Ângela Vilma, Aquilino Paiva, Elieser Cesar, Fernando Caldas, Gil Vicente Tavares, Herculano Neto, João Filho, Luís Pimentel, Marcus Vinícius Rodrigues, Paulo Bono, Ricardo Cury, Ruy Vídero Caldas, Santiago Fontoura e Saulo Dourado.

Poeta, jornalista e torcedor do Vitória, Florisvaldo Matos destaca a harmonia da seleção das histórias que integram o livro. “Essa quase nonagenária rivalidade, que já se acerca dos 500 confrontos, entre triunfos de um e de outro, com vantagem para o tricolor, e empates, está fielmente retratada pelos dezoito harmoniosos escritos, prenhes de técnicas redacionais diversas, que ora nos faculta a vitoriosa [editora] Mondrongo”.

Polícia Federal deflagra a Operação Errante no norte da Bahia e em Pernambuco
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação, com pedido de tutela de urgência, para que a Justiça Federal determine à União e ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) que apliquem a reserva de 20% das vagas garantidas a candidatos negros em todas as fases do Concurso Público da Polícia Federal 2021 (Edital 1 – DGP/PF, de 15 de janeiro de 2021), e não apenas no momento da apuração do resultado final. O concurso é destinado ao provimento de vagas nos cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da Policial Federal (PF).

De acordo com o MPF, a União e o Cebraspe descumpriram a Lei de Cotas (Lei 12.990/2014), pois incluíram, no número limite de correções de provas discursivas para cotistas, os candidatos negros que obtiveram nota suficiente para estarem no número de correções de provas discursivas para vagas de ampla concorrência. Dessa forma, a aplicação do percentual de 20% estaria restrita aos candidatos aprovados, ou seja, que foram submetidos a todas as etapas do concurso, o que contraria o entendimento dos tribunais.

À Justiça, o MPF pede que a União e o Cebraspe sejam obrigados a retificar o Edital 10 – DGP/PF, de 10 de junho de 2021, a fim de que os candidatos autodeclarados negros aprovados nas provas objetivas, que tiverem direito à correção de suas provas discursivas com base nas suas classificações na ampla concorrência, não sejam contabilizados no quantitativo de correções das provas discursivas reservado pela legislação.

Protocolada no último dia 19, a petição solicita que a União e o Cebraspe sejam condenados a adotar medidas visando dar cumprimento efetivo à Lei de Cotas sempre que realizem e organizem concursos públicos, e que paguem multa diária não inferior a R$ 10 mil pela obrigação descumprida, a ser revertida ao Fundo de Direitos Difusos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede o reajuste nos preços para as famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, subiu 0,96% em julho, o maior resultado para o mês desde 2002, quando a alta foi de 1,19%. Os dados foram divulgados hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, o indicador acumula alta de 4,76% e, em 12 meses, 8,99%, ficando acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores (8,35%). É a maior taxa desde maio de 2016, quando o IPCA ficou em 9,32% em 12 meses. Em julho do ano passado, a taxa mensal foi de 0,36% e, em junho de 2021, de 0,53%.

Segundo o IBGE, oito dos nove grupos pesquisados apresentaram alta no mês, com o maior impacto vindo do aumento de 3,10% na habitação, grupo pressionado pela alta de 7,88% na energia elétrica.

Por região, o reajuste tarifário da energia elétrica foi de 11,38% em São Paulo, 8,97% em Curitiba e 9,08% em uma das concessionárias de Porto Alegre. Em 12 meses, a energia elétrica acumula reajuste de 20,09%.

Segundo o analista da pesquisa, André Almeida, esse custo muitas vezes é repassado pelo comércio ao consumidor final, com o peso grande da energia elétrica.

Confira a programação cultural de Ilhéus no dia em que Jorge Amado completaria 109 anos || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Se estivesse vivo, o escritor Jorge Amado completaria 109 anos de idade nesta terça-feira (10). Para celebrar a data, a Prefeitura de Ilhéus organizou uma programação especial, com intervenções artísticas.

A pintora Jane Hilda Badaró reeditou a exposição “Bahia de Jorge e outros amados mundos”, aberta ao público desde às 9 horas da manhã de hoje, no Teatro Municipal. Depois, às 10 horas, os Djs Bruno Vita e Fábio Tihara, do coletivo Afropanguas, se apresentaram em frente à Casa de Cultura Jorge Amado.

Logo mais, a partir das 16h30min, os músicos Itassucy, Edity, Herval Lemos, Délio Santiago, Edu Neto e Laís Marques vão dar um show no palco da comemoração, montado em frente ao Teatro Municipal.

Grupo de capoeira se apresenta em frente à Casa de Jorge Amado || Foto Eufrasio Pereira Junior

Grupos de capoeira, a contadora de histórias Mirian Oliveira e os grupos Batuka Gegê e Maktub também vão marcar presença na celebração da memória do escritor.

RUY PÓVOAS E GERALDO LAVIGNE FALAM SOBRE A OBRA DE JORGE AMADO

À noite, a partir das 18 horas, a Academia de Letras de Ilhéus vai promover a live “A obra de Jorge Amado”, com mediação do escritor e professor Ruy Póvoas e do poeta Geraldo Lavigne. A transmissão será pelo Instagram (@academiadeletrasdeilheus).

Medida beneficia empresas de pequeno porte
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia reduziu em 50% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para provedores de internet de pequeno porte, com sede no estado. “É um passo importante para que a Bahia tenha acesso pleno às tecnologias relacionadas à internet em todo o seu território”, avaliou a secretária secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Adélia Pinheiro.

A medida atende a um pleito do setor, explica o secretário da Fazenda Manoel Vitório. Ele ressalta que, ao estimular empresas que atuam em todo o estado, a redução do ICMS  vai proporcionar novas oportunidades de negócios e, em consequência, de geração de emprego e renda para os baianos.

Os pequenos provedores levam o serviço de internet para os rincões do estado, principalmente na zona rural, bairros populares e regiões não atendidas pelas grandes operadoras.

O presidente da Associação de Provedores de Internet da Bahia (ProBahia), Othon Santana, destacou a importância do diálogo entre o setor e o governo estadual, inclusive para que os gestores públicos tenham mais informações sobre a realidade desse mercado. Ele acredita que é possível instituir alíquotas ainda menores, desde que se aumente o número de contribuintes conveniados.

Isaquias é recebido com festa em São Paulo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o canoísta Isaquias Queiroz, de 27 anos, desembarcou na noite de segunda-feira (9), em São Paulo, e foi recebido com festa por um grupo de torcedores. Nascido em Ubaitaba, no sul da Bahia, o atleta conquistou o lugar mais alto no pódio ao vencer a prova dos C1 1.000m da canoagem em velocidade.

Medalhista de ouro será recebido com festa também no sul da Bahia

Isaquias Queiroz também foi homenageado pelo Flamengo, time do atleta. Nas redes sociais do clube, foram publicados vídeos de Gabriel Barbosa e Bruno Henrique parabenizando o baiano pela conquista inédita nas Olimpíadas, que foram encerradas no domingo (8), com o total 21 medalhas para o time Brasil. Foram sete ouros, seis pratas e oito bronzes.

Com o ouro conquistado em Tóquio, Isaquias Queiroz entrou na galeria dos maiores atletas olímpicos da história do Brasil. Foi a quarta medalha olímpica do baiano, feito que o coloca atrás apenas dos velejadores Torben Grael e Robert Scheidt, com cinco conquistas cada um, na lista dos maiores medalhistas do país na história olímpica. Isaquias agora integra o seleto grupo que já conta com Serginho, do vôlei, e Gustavo Borges, da natação, com quatro pódios.

Se vivo estivesse, Jorge Amado completaria hoje 109 anos || Foto Editora Todavia
Tempo de leitura: 3 minutos
Jorge Amado merece muito mais. Merece uma casa melhor em Ilhéus para guardar sua memória e ser um centro de referência permanente. Merece ações em Itabuna. Merece uma Ilhéus zelosa com a memória de seu escritor maior.

Efson Lima

Jorge Amado,  nosso autor sul-baiano mais destacado da literatura nacional, completa 109 anos neste 10 de agosto de 2021. Imortalizado na Academia de Letras de Ilhéus, Academia de Letras da Bahia e Academia Brasileira de Letras, ele permanece vivo na literatura mundial. Certamente, ele continuará povoando nossas cabeças, nosso imaginário e seduzindo milhares de pessoas para a literatura, assim como eu fui atraído pela obras Capitães da Areia Gabriela, Cravo e Canela, entre outros clássicos.

Em Ilhéus, Jorge Amado se somou a Abel Pereira,  Nelson Schaun, Wilde Oliveira Lima e Plínio de Almeida, os quatro últimos foram membros da Comissão de Iniciativa, para fundar a Academia de Letras de Ilhéus, em 1959.  Na Academia de Letras de Ilhéus, o escritor pertenceu à cadeira de n° 13, cujo patrono, Castro Alves, o influenciou na produção literária.  A cadeira de n°13  também acolheu a sua companheira, Zélia Gattai e, agora, tem como titular o escritor Pawlo Cidade.

Para a Academia Brasileira de Letras, Jorge Amado foi eleito, em 6 de abril de 1961, para a cadeira n° 23, que tem por patrono José de Alencar e  primeiro ocupante Machado de Assis. Jorge Amado foi um crítico das academias, mas na fase adulta fez revisão de seus posicionamentos, como assinalou em seu discurso de posse na ABL:  “Chego à vossa ilustre companhia com a tranquila satisfação de ter sido intransigente adversário dessa instituição, naquela fase da vida, um que devemos ser, necessária e obrigatoriamente, contra o assentado e o definitivo, quando a nossa ânsia de construir encontra sua melhor aplicação na tentativa de liquidar, sem dó nem piedade, o que as gerações anteriores conceberam e construíram.”

O tempo é senhor de nossas razões. E como é.

No início deste texto, eu disse “nosso autor”, força de expressão para ressaltar a origem. O escritor pertence mesmo é ao mundo. É símbolo de nossa terra, nascido em Ferradas, em Itabuna, não só se imortalizou, mas imortalizou-nos na literatura universal. As suas obras de cunho regionalista conseguiram ter sentido no Chile, na França, em Portugal, na Itália, na antiga URSS. Conseguiu orgulhar a nação grapiúna e colocar a literatura brasileira em um patamar privilegiado. Acabou não sendo agraciado com o Prêmio Nobel, mas seu nome sempre foi forte candidato. Por sua petulância, acabou sendo preterido.

Geralmente, as pratas de suas casas não são vistas. São normalizadas. Agora, entre as duas cidades, sem dúvida, Ilhéus é quem melhor poderia ganhar com a imagem desse célebre escritor.

A passagem do tempo não apaga as memórias amadianas. As suas obras continuam atuais. Foram crônicas daquele momento e proféticas para o presente. Certamente, continuarão evidenciando o futuro.  Jorge Amado será sempre lembrado pela atual geração e pelas gerações futuras. Talvez, Ilhéus e Itabuna ainda não tenham percebido a importância desse escritor. Geralmente, as pratas de suas casas não são vistas. São normalizadas. Agora, entre as duas cidades, sem dúvida, Ilhéus é quem melhor poderia ganhar com a imagem desse célebre escritor. Infelizmente, a cidade pouco aproveita a difusão turística feita pelas obras amadianas. Gente boa na cidade não falta para colaborar e implantar projetos. Mas são pratas da casa, não servem. Até quando vamos manter esse raciocínio?

O escritor Jorge Amado, que recebeu diversas críticas, marginalizado pela crítica do Sul, continua vivo em nossas memórias e provocando críticas de diversos movimentos. Também continuará sendo lembrado em sua data de nascimento e em eventos acadêmicos, mas só essas ações não bastam. Jorge Amado merece muito mais. Merece uma casa melhor em Ilhéus para guardar sua memória e ser um centro de referência permanente. Merece ações em Itabuna. Merece uma Ilhéus zelosa com a memória de seu escritor maior. Merece um tratamento melhor pelas instituições universitárias e pelas escolas. É possível uma cultura amadiana. AMADO sejamos cada um de nós!

Efson Lima é advogado, professor universitário e mestre e doutor em Direito pela Ufba.

ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, é presidente nacional do Democratas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O DEM orientou seus deputados federais a votar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso, afirmou o presidente nacional da legenda, ACM Neto, numa entrevista à Folha de São Paulo. A proposta será votada nesta terça (10) pela Câmara dos Deputados e precisa de 308 “sims” para que seja aprovada e comece a valer nas eleições estaduais e federais de 2022.

– É óbvio que deputados podem pensar de maneira distinta e haverá divisões internas, mas a orientação do DEM é contra o voto impresso, entendendo que neste momento a matéria traz muito mais insegurança ao sistema eleitoral, e eu diria que até risco à democracia, do que qualquer outra coisa – disse Neto.

O DEM possui, hoje, 27 deputados federais. Ainda à Folha, Neto comentou o desfile de blindados das Forças Armadas em Brasília no dia da votação da PEC. O voto impresso é defendido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “É um desfile completamente sem sentido, mas que não tem nenhuma força intimidatória sobre o Congresso Nacional ou as lideranças políticas do país”.

Idoso é espancado em farmácia em Ibicaraí
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um idoso de 65 anos, que não teve o nome divulgado, foi agredido com tapas e socos por um atendente de farmácia após entrar no estabelecimento para comprar um remédio, em Ibicaraí, no sul da Bahia. A agressão foi flagrada por câmeras de segurança da farmácia.

A agressão aconteceu na noite de sexta-feira (6). As imagens mostram que o idoso cai após ser agredido e é arrastado para fora da farmácia, onde foi novamente agredido. As câmeras ainda mostram que o idoso voltou para a parte interna do estabelecimento e recebeu murros na cabeça.

A família dele registrou boletim de ocorrência na delegacia e a polícia vai apurar o caso. Em nota, o dono da farmácia repudiou a situação e informou que demitiu o funcionário após tomar conhecimento do fato. Informações do G1.

Detran faz leilões de veículos na capital e no interior
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza, durante a próxima semana, leilões de 1.337 lotes, com lances a partir de R$ 100. O primeiro leilão ocorre no dia 16 deste mês, pelo site www.kcleiloes.com.br, com oferta de veículos servíveis e sucatas aproveitáveis custodiados nos pátios de Salvador e Vitória da Conquista.

Um dos destaques na capital baiana é um Kia Cerato EX2 2010 com bancos de couro e lance inicial de R$ 4 mil. No dia seguinte, será a vez do leilão dos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari e Irecê que oferecem veículos e lotes de sucatas com ofertas exclusivas para empresas de autopeças pelo www.patiorochaleiloes.com.br.

De acordo com a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, em meio à crise econômica, os eventos representam uma boa oportunidade para o cidadão arrematar veículos em boas condições, com preços acessíveis. “Também os lotes de sucatas têm estimulado a reciclagem, movimentando o segmento”, pontua Sanches.

O TERCEIRO LEILÃO DA SEMANA

Outra vantagem dos leilões é que o comprador não assume dívidas pendentes do veículo, se responsabilizando apenas pelo pagamento do IPVA do exercício atual. Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Conceição do Coité encerram a série de leilões, no dia 18 de agosto, a partir das 9h. Os lances acontecem no site www.nordesteleiloes.com.br.

Entre os destaques, estão um Uno Way 1.0 / 4 portas, ano de fabricação 2011, com lance inicial de R$ 1.800, e uma moto CBX 250, com lance inicial de R$ 450. Os leilões acontecem na modalidade online e nos sites indicados, além de oferecer os lances, o interessado pode pesquisar maiores informações sobre os veículos, com fotos e endereços para visitação. Para conferir o edital completo, basta acessar o portal www.detran.ba.gov.br.

Polícia prende em Jequié suspeito de estuprar vizinha
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, em Jequié, no sudoeste da Bahia, cumpriram, nesta segunda-feira (9), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 31 anos. Ele é acusado de estuprar a vizinha, em janeiro de 2019, no bairro Km 3, naquele município.

Os investigadores da unidade chegaram à autoria do crime e indiciou o suspeito. A Justiça, então, deferiu o pedido de prisão. Ele já respondia pelo crime de violência doméstica contra uma antiga companheira. O suspeito será transferido para o Conjunto Penal de Jequié.

Programa oferece opções de parcelamento de dívidas a consumidores
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) anunciou hoje (9) a prorrogação do Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis) até a próxima sexta-feira (13). Segundo a empresa itabunense, no último mês, 656 clientes aderiram ao programa, que facilita o parcelamento de dívidas.

“Em termos financeiros foi gerada uma boa receita. Além disso, com o Refis, conseguimos o retorno de consumidores que estavam impossibilitados de receber uma água de qualidade e certificada”, comemora a gerente de Relacionamento da Emasa, Marta Reis.

O Refis permite que o cliente parcele seu débito em até 120 meses. Interessados em renegociar suas dívidas devem procurar o Escritório de Atendimento da Emasa, na rua Adolfo Maron.

Bahia atinge mais de 15 mil casos de covid-19 em 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 386 casos de Covid-19 e 843 recuperados. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (09) também registra 28 óbitos.

Dos 1.202.820 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.173.696 já são considerados recuperados, 3.141 estão ativos e 25.983 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.457.299 casos descartados e 229.264 em investigação.

VACINÔMETRO

A Bahia aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 6.781.955 pessoas, das quais 2.834.221 receberam também a segunda aplicação. Outros 251.915 moradores do estado foram imunizados com a vacina de dose única da Janssen.

Nova legislação começa a valer nesta segunda-feira (9)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou com vetos a Lei 14.193, que institui a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), ao estimular que clubes de futebol sejam transformados em empresas de sociedade anônima.

A transformação permite, inclusive, que os times emitam títulos no mercado, com a regulação dos clubes pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As chamadas debêntures-fut, um dos tipos de títulos que poderão ser emitidos, terão prazo mínimo de dois anos de vencimento e remuneração mínima igual à da poupança. Os títulos emitidos não poderão ser recomprados pela SAF.

A nova lei proíbe o controle cruzado de mais de um clube por uma mesma empresa. Para tanto, não permite, ao acionista controlador, ter participação direta ou indireta em outra SAF; nem a integrantes dos conselhos administrativo e fiscal que integrem outras sociedades de futebol, federações ou confederação de futebol, atleta profissional, treinador ou árbitro.

Um dos objetivos da nova legislação é criar melhores condições para que os clubes renegociem e parcelem dívidas.

Marão autoriza obras de reforma do Renascer || Foto Clodoaldo Ribeiro/PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), assinou ordem de serviço da primeira etapa das obras de reforma do Abrigo Renascer. A unidade integra a rede de proteção à infância e juventude do município.

A coordenadora do Renascer, Adriana Montenegro, diz que a proposta é tragar com dignidade as crianças em situação de violência e privação. “Para mim e para toda a equipe é um momento ímpar”, agradeceu Adriana Montenegro, coordenadora do Renascer.

A instituição acolhe crianças de 0 a 12 anos retiradas do convívio familiar por medidas de proteção previamente determinadas pelo juizado da Vara da Infância e Juventude. Segundo o município, o abrigo atua em atendimento às regras e aos preceitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ainda no último sábado (7), o prefeito Marão conferiu o andamento dos serviços executados na Rua das Oliveiras, no bairro São Francisco, com pavimentação com paralelepípedo e, no Alto Teresópolis, no Centro, com serviços de limpeza, iluminação e pintura. O trabalho realizado nas localidades é parte do pacote de intervenções na infraestrutura viária de Ilhéus.