QUEM NÃO VOTOU NO 2º TURNO PODE JUSTIFICAR VOTO ATÉ 9 DE JANEIRO

ATAQUE A TIROS DEIXA UM MORTO E 12 FERIDOS EM ILHÉUS

ITABUNA TERÁ NOVE MISSAS EM MEMÓRIA DE FINADOS

INFLUÊNCIA DE PREFEITOS NÃO DEU VITÓRIA A JERÔNIMO EM ILHÉUS E ITABUNA

JERÔNIMO PROMETE INICIAR TRANSIÇÃO JÁ NESTA SEGUNDA E GOVERNO MELHOR DO QUE O DE RUI

BAHIA TEM 28 PESSOAS DETIDAS POR CRIMES ELEITORAIS

SINEBAHIA: CONFIRA 58 VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS E ITABUNA NESTA SEGUNDA-FEIRA (31)

JERÔNIMO RODRIGUES É ELEITO GOVERNADOR DA BAHIA

LULA É ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PELA TERCEIRA VEZ

Bahia registra mais 21 óbitos causados pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 320 casos de Covid-19 e 703 recuperados. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (16) também registra 23 mortes causadas pela doença.

Dos 1.209.749 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.179.775 já são considerados recuperados, 3.823 estão ativos e 26.151 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.471.448 casos descartados e 228.516 em investigação.

VACINÔMETRO

A Bahia aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 7.354.313 de pessoas (68% da população com 18 anos ou mais), das quais 3.113.910 receberam também a dose de reforço. Outros 252.882 moradores do estado foram imunizados com a vacina de dose única da Janssen.

Com apoio da Prefeitura e de empresas, catadores criaram a Associação Itabuna Recicla para Viver Melhor
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começou hoje (16) o 1º Seminário de Capacitação e Formação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna, na unidade local da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Promovido pela Prefeitura com a CVR Costa do Cacau, o curso reúne cerca de 160 catadores que sobreviviam da coleta de resíduos no antigo lixão,  desativado em maio deste ano. Com ajuda do município e de empresas, eles formaram a Associação Itabuna Recicla para Viver Melhor.

O seminário, que segue até sexta-feira (20), faz parte das ações de capacitação para que os associados consigam gerir o próprio negócio. O consultor municipal André Dantas afirma que as atividades desta semana iniciam a transição do grupo da informalidade, saindo das antigas condições degradantes de trabalho, para um processo de inclusão socioprodutiva.

O economista Rosivaldo Pinheiro, coordenador do Projeto Recicla Itabuna, da Secretaria Municipal de Planejamento, destaca que os agentes de reciclagem passarão a ter a visibilidade social e o reconhecimento que seu trabalho merece, já que são fundamentais para a destinação correta dos resíduos sólidos.

A CVR é responsável pela recepção dos resíduos coletados em Itabuna. Segundo o gerente comercial Maurício Sena, o seminário é um passo importante para que os catadores possam ser inseridos no mercado de trabalho, atuando na unidade de triagem da empresa.

A presidente dos Sindicato dos Comerciários de Ilhéus e Região, Crismélia Moreira Silva || Imagem da TV Câmara
Tempo de leitura: < 1 minuto

A presidente do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus e Região, Crismélia Moreira da Silva, fez um pronunciamento na Câmara de Vereadores de Ilhéus, na última quarta-feira (11), para solicitar o apoio da Casa a projetos defendidos pela categoria. Um deles é a construção da Creche da Mãe Comerciária, onde os empregados do comércio possam deixar seus filhos em segurança enquanto trabalham.

Crismélia disse que as mulheres são maioria entre os trabalhadores do comércio ilheense e enfrentam o desafio de se dividir entre os papeis de mãe, trabalhadora e, muitas vezes, chefe de família. Por isso, com a creche, elas teriam um importante equipamento de apoio social.

Depois do pronunciamento da sindicalista, que foi requerido pelo vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT), o presidente da Câmara de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), sugeriu que a demanda por vagas em creches municipais seja tema de audiência pública na Casa.

Agência do Sebrae na Paulino Vieira, em Itabuna || Foto Maurício Maron
Tempo de leitura: 2 minutos

Os microempreendedores individuais (MEI) que estão com impostos em atraso podem regularizar suas dívidas, até o dia 31, emitindo o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), por meio do Portal do Simples Nacional ou no APP MEI, disponível para celulares. Aqueles que tiverem dificuldade na hora da emissão do documento podem contar com a orientação e apoio do Sebrae.

O gerente adjunto do Sebrae Ilhéus, Michel Lima, considera fundamental que o microempreendedor inscrito no MEI busque auxílio para regularizar a dívida. “É importante que o Microempreendedor procure a Sala do Empreendedor do seu município, para receber orientação e apoio, inclusive para solicitar um pedido de parcelamento da dívida relativo às contribuições mensais do MEI, por exemplo”, informa.

As 10 Salas do Empreendedor na região estão aptas a dar suporte aos MEI nas cidades de Barro Preto, Camacan, Canavieiras, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itaju do Colônia, Santa Luzia e Uruçuca.

ALERTA

O empreendedor que perder o prazo pode, dentre outros, sofrer com cobrança judicial, uma vez que, a partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

Ele também deixará de ser segurado do INSS e, consequentemente perde os benefícios previdenciários; terá o CNPJ cancelado, e também será excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios; incluindo a dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos; entre outras.

Na Bahia, de acordo com dados do Sebrae são 652.159 MEIs ativos, sendo 13.374 em Itabuna e 10.535 no município de Ilhéus. Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI, com certificado digital ou código de acesso, na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

O MEI que precisar do auxílio do Sebrae na região, pode agendar atendimento através do número 0800 570 0800 e na cidades de Ilhéus e Itabuna, o MEI pode também fazer agendamento através dos números 73 3634-4068 ou 99974-2263 e 73 3613-9734 ou 99974-2262.

Presidente da Alba enfatiza papel do publicitário para o destaque da Bahia no marketing político
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), apresentou de moção de pesar pelo falecimento do publicitário Duda Mendonça, ocorrido nesta segunda-feira (16).

“Duda Mendonça abriu os caminhos da publicidade da Bahia para o Brasil e para o mundo, em companhia de nomes como Sérgio Amado, Geraldo Walter, Nizan Guanaes, Fernando Barros, Gal Barradas e João Santana. É uma perda imensa para a genialidade e o talento baianos, em um campo em que somos dos mais criativos e originais. Meus sentimentos aos amigos, a todos os publicitários baianos, em nome de ABAP, e à toda a família de Duda, na pessoa de sua esposa, Aline Mendonça, e de seus filhos, Eduarda, Lucas, Léo e Xande”, declarou Adolfo, ao formalizar o envio da moção à Mesa Diretora da Alba.

Duda morreu em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, depois de dois meses de uma árdua batalha contra um câncer no cérebro. Na moção, Adolfo ressalta que o publicitário era uma das personalidades que mais cultivava a chamada “baianidade”, exaltando a cultura baiana e a paixão pelo Esporte Clube Bahia.

Governador Rui Costa estará em Camacan, no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) disse que o Ministério da Saúde enviou à Bahia 900 mil doses a menos de vacinas contra a Covid-19 do que deveria, conforme a regra da distribuição proporcional das doses segundo o tamanho da população de cada estado. Ele comentou o caso na tarde desta segunda-feira (16), em entrevista a emissoras de rádio da região de Barreiras, no oeste do estado.

Para Rui, trata-se de uma grande injustiça com a Bahia. “Eu diria até de uma grande perseguição”, acusou.

Ele prometeu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso o Ministério da Saúde não reponha os lotes enviados a menor para a Bahia. “Se não for resolvido essa semana, nós ingressaremos no STF com uma ação, cobrando a imediata reposição e correção dessa perseguição, porque o povo baiano não merece ser tratado dessa forma e precisa receber a mesma quantidade de vacina, proporcional à sua população, que outros estados estão recebendo”, afirmou.

Com as 283.190 doses de vacinas que chegarão ao estado na tarde desta segunda-feira, a Bahia chegará ao total de 13.577.758 doses recebidas.

SEM DATA PARA VOLTA DOS TORCEDORES AOS ESTÁDIOS

Perguntado sobre a liberação da presença de torcedores nos estádios de futebol durante a pandemia de Covid-19, o governador disse que não há perspectiva de data para que isso aconteça.

Estudante convocado deve entregar documentação para garantir vaga
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) publicou, nesta segunda-feira (16), a terceira lista de convocados do Edital 001/2021 do programa Partiu Estágio. A chamada contempla 967 estudantes universitários (acesse a lista aqui). Com essa convocação, o programa alcança o total de 5.870 estudantes chamados para estagiar no Governo da Bahia.

Os universitários também receberão um comunicado da Secretaria da Administração, enviado para o e-mail informado no ato de suas inscrições no programa, contendo as orientações de como proceder. A correspondência eletrônica informará o órgão onde os convocados vão estagiar, assim como os respectivos endereços e telefones.

PRAZO DE ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

Os universitários devem entrar em contato com a unidade de Recursos Humanos dos órgãos onde vão atuar e obter as informações para a entrega da documentação exigida. O prazo para fornecer os documentos solicitados será entre o dia 25 deste mês e 22 de setembro. Os convocados que não manifestarem interesse, dentro deste prazo, correrão o risco de perder a vaga.

O estágio terá duração de um ano e vai alocar universitários em diversos municípios do estado. Dentre os 967 convocados, 486 são estudantes de licenciatura e 481 de bacharelado.

A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

O médico Rui Carvalho e o professor e escritor Jorge Araujo
Tempo de leitura: 3 minutos
A chapa foi formada sem maiores constrangimentos, mas não conseguiu encantar o eleitor ilheense, que preferiu votar em Valderico Reis e Newton Lima. E olha que Valderico Reis nunca foi um modelo de beleza a desfilar nas passarelas.

 

Walmir Rosário

O ano de 2004 foi histórico para a política de Ilhéus. Jabes Ribeiro termina o seu governo de forma melancólica, com inúmeras dívidas sem pagar e sua rejeição beirando os 90%. Com isso, o seu inimigo político número um, Valderico Reis, cresce nas pesquisas de opinião de voto em níveis assustadores. Inicialmente, a sensação era de que tudo mudaria na política ilheense.

Não raro se dizia e até hoje há quem afirme que Valderico Reis foi o candidato escolhido por Jabes Ribeiro para ser o seu sucessor, tamanha a confiança que tinha em dar a volta por cima, apostando na péssima administração que faria na Prefeitura de Ilhéus. O comentário era de que, para Jabes, seria a glória retornar ao Palácio Paranaguá nos braços do povo, literalmente.

Do outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT) pretendia “melar” os planos de Jabes Ribeiro, tirando o candidato Valderico Reis da campanha eleitoral, pela via judicial ou pela votação, elegendo o médico Rui Carvalho prefeito de Ilhéus. Alianças com os partidos de esquerda, principalmente com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que teimou em indicar o candidato a vice-prefeito e disso não abria mão.

E o camarada Gustavo César (Gustavão) foi o escolhido para fazer a parceria com Dr. Rui na chapa como candidato a vice-prefeito. A indicação foi considerada uma tormenta, e o candidato petista não queria de forma alguma aceitar o parceiro de chapa. Chega a turma do deixa disso e argumenta a capacidade de aglutinação de Gustavão entre os outros partidos e simpatizantes de esquerda, lembrando que tinha sido questão fechada.

Mas nenhum dos argumentos convenciam Dr. Rui Carvalho, que não aceitava o companheiro de chapa, embora não chegasse a declinar o motivo de tanta rejeição ao camarada Gustavão. Foi aí, então, que os coordenadores da campanha exigiram que Rui Carvalho desse “nome aos bois”, ou melhor, contasse os motivos da recusa, pois até aquele momento ninguém sabia o porquê.

– Já que vocês fazem questão de saber o motivo, pois voltem lá e peça aos comunistas outro candidato a vice na nossa chapa, para ganharmos a eleição sem qualquer tipo de dificuldade. Vejam bem, uma chapa dessas vai ser execrada pela sociedade, inclusive no marketing político. Imagine, nossa chapa vai ser chamada de “o belo e o fera” – disse, numa referência ao conto dos Irmãos Grimm.

Claro que o “belo” era o próprio Rui e o “fera” seu amigo, o comunista Gustavão.

Diante das perspectivas de uma grande vitória nas eleições, os coordenadores voltam ao comando dos “cururus” e, meios sem jeito, explicam a situação, contando a terminante recusa do Dr. Rui em aceitar o candidato a vice. De início, o motivo pareceu muito banal para uma tirar Gustavão da chapa, mas não restavam dúvidas que era preciso fazer mais um sacrifício para sairem vitoriosos na eleição.

Como o importante seria ganhar a eleição, os comunistas resolveram discutir o assunto, ouvindo a opinião dos camaradas. Pensa daqui, pensa dali e não conseguem encontrar um candidato com os atributos de estética (beleza) exigidos por Dr. Rui, até que se lembraram do “velho militante” comunista com domicílio eleitoral em Ilhéus e que poderia ter um forte apelo na sociedade. Mas guardaram o nome até a discussão.

Após mais de uma dezena de telefonemas e reuniões, finalmente os comunistas descobriram uma solução interna. É que eles lembraram do professor, escritor, jornalista e poeta Jorge Araujo (sem acento no u), como a saída para o impasse (era o nome escondido). Afinal, que defeitos o exigente candidato petista colocaria num intelectual acima de qualquer suspeita, e ainda por cima com obras literárias consagradas?

Mas como os traços físicos exteriores de Jorge Araujo não preenchiam os padrões imaginados pelos coordenadores de campanha como sendo os exigidos pelo Dr. Rui, fecharam questão e astuciaram toda a argumentação necessária. Lá chegando, ao dar o nome do candidato a candidato a vice, Dr. Rui franziu o cenho, e antes que sentenciasse a negativa, disseram:

– Olhe, Dr. Rui, nós sabemos que Jorge Araujo não é nenhum modelo de encanto físico, mas que possui uma beleza interior isso ninguém pode negar – emendaram.

A chapa foi formada sem maiores constrangimentos, mas não conseguiu encantar o eleitor ilheense, que preferiu votar em Valderico Reis e Newton Lima. E olha que Valderico Reis nunca foi um modelo de beleza a desfilar nas passarelas.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Publicitário Duda Mendonça morre aos 75 anos, em São Paulo || Foto Bernardo Hélio/AC
Tempo de leitura: 2 minutos

Da Redação

O baiano José Roberto Cavalcanti Mendonça, “Duda Mendonça”, um dos maiores nomes da propaganda brasileira e do marketing político mundial, faleceu na madrugada desta segunda-feira (16), vítima de câncer no cérebro, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele morre aos 77 anos, completados no último dia 10.

Com quase 50 anos de carreira, Duda criou a DM9, que carregava as iniciais de seu nome, em 1975, em Salvador. É dele campanhas memoráveis e frases como “Não basta ser pai, tem que participar”, lembrou hoje um de seus pupilos, o também gênio Nizan Guanaes.

Ainda na década de 80, quando o então deputado Fernando Gomes lançou proposta de divisão da Bahia e criação do Estado de Santa Cruz, com os municípios do sul e extremo-sul, Duda criou a campanha A Bahia não se divide, que emocionou pelo texto e por mensagens com participações especiais, dentre elas a de Maria Bethânia.

Ainda naquela década, tornou-se também famoso por lançar a campanha eleitoral de Mario Kertész à Prefeitura de Salvador. Campanha vitoriosa que começou a projetá-lo nacionalmente. Mais uma grande vitória, agora em São Paulo, na década de 90, quando vence, com Paulo Maluf, a disputa em São Paulo.

Ele liderou e conquistou vitórias estaduais até ser consagrado em 2002 ao conduzir a jornada vitoriosa do petista Luiz Inácio Lula da Silva, que chega à presidência da República após três tentativas fracassadas. Para isso, repaginou Lula – do terno a modificações bucais – e criou o Lulinha Paz e Amor. Não parou por aí. O sucesso no marketing político o levou a outras praças, fazendo de Fernando De La Rua presidente da Argentina, tendo antes trabalhado para Carlos Menem.

MENSALÃO E LIVRO

O sucesso nacional também teve seu preço. Já em 2005, o publicitário foi um dos nomes mais falados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o escândalo de corrupção conhecido como Mensalão. As experiências da vida de publicitário e gênio do marketing político levaram Duda a escrever o livro Casos & Coisas.

Itacaré amplia locais de vacinação contra a covid-19 e imuniza pessoas acima dos 18 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itacaré ampliou a vacinação contra a covid-19 na sede e na zona rural para pessoas acima dos 18 anos. Em Itacaré o local de vacinação mudou, passando da Escola Municipal Maria Benjamina para um espaço em frente ao colégio, no Sindicato Rural, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Já no distrito de Taboquinhas, a vacinação contra a Covid-19 acontece no posto Maria de Lourdes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Ainda nesta segunda, o município anunciou a ampliação dos locais de vacinação. Hoje (16), haverá vacinação no posto do bairro da Passagem; terça, no posto da Rua da Linha; e sexta-feira nos postos do Bairro Novo e Marambaia. Nos postos da zona rural, a vacinação será das 8h às 12h, na segunda-feira no posto do Lia Nascimento e na sexta-feira no posto de Água Fria.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, Itacaré já aplicou a primeira dose em 69,93% da população alvo.
O município continua sendo destaque na vacinação contra a Covid-19. Até a última sexta-feira já haviam sido aplicadas em Itacaré 17.007 doses da vacina, sendo 13.101 com a primeira dose e vacinadas 3.906 pessoas imunizadas com a segunda dose. Esses números representam 69,93% da população vacinada, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A polícia cumpriu mandado de prisão em cidade do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Delegacia Territorial (DT) em Itapé, com apoio de policiais militares, cumpriram o mandado de prisão de dois homens acusados de cometer extorsão mediante sequestro contra a filha de um empresário, no município do sul da Bahia, no dia 30 de julho.

Os acusados foram presos com dois revólveres calibre 38 e um veículo roubado. Por isso, também foram autuados em flagrante por receptação e porte ilegal de arma de fogo. Os suspeitos não tiveram os nomes divulgados.

A delegada Magda Sueli Lima, responsável pelas investigações, afirmou que o veículo Volkswagen Polo, cor branca, é o mesmo utilizado no crime. “A partir dos dados do veículo foi possível a identificação e o cumprimento do mandado de prisão dos suspeitos”, informou.

A vítima foi retirada de casa, na manhã do dia 30 de julho e abandonada junto com o carro da família, na zona rural do município de Itaju da Colônia, após terminar o combustível. Não houve subtração de valores e mulher foi socorrida e encaminhada para a família.

A dupla acusada de sequestro está presa e segue à disposição do Poder Judiciário. As armas e o veículo irão passar por perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Itabuna.

Bebidas vencidas seriam vendidas em festa clandestina no bairro Pontalzinho.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fiscais da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) e do Departamento de Vigilância Sanitária de Itabuna encerram uma festa que seria realizada, neste sábado (14), em um bar no bairro Pontalzinho. Os fiscais chegaram ao local da aglomeração de pessoas após denúncia anônima.

No estabelecimento onde foi embargada a citada festa, com a venda de ingressos, também foram encontradas bebidas alcoólicas e refrigerantes fora do prazo de validade, que foram apreendidas. A operação contou com o suporte da Ronda Ostensiva da Guarda Civil Municipal.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego ressalta que, mesmo com o fim do Toque de Recolher na cidade, o município prossegue com Operação Oxigênio, com a fiscalização de irregularidades, como a realização de festas clandestinas com aglomeração de pessoas.

A exemplo de outros municípios, Itabuna ainda apresenta números que exigem atenção das pessoas e cuidados contra a disseminação do novo coronavírus. Por isso, é fundamental que a população continue usando máscara facial protetora, lavando as mãos, usando o álcool em gel 70% e mantendo o distanciamento social.

Isaquias exibe a medalha de ouro conquistada em Tóquio durante desfile em Ubaitaba || Foto Aleilton Comunika
Tempo de leitura: 3 minutos

Daniel Thame

Neste sábado (14), Isaquias Queiroz, medalha de ouro na Canoagem C1 1000 nas Olimpíadas de Tóquio, foi recebido com festa em Ubaitaba, no sul da Bahia, sua cidade natal e onde deu as primeiras remadas, no Rio de Contas. O atleta desfilou pela cidade num caminhão do Corpo de Bombeiros e foi saudado pela população nas ruas.

Por causa da pandemia – e a pedido do próprio atleta, não houve aglomerações, mas centenas de carros e motos acompanharam o percurso, que incluiu uma parada na principal praça da cidade, onde Isaquias agradeceu a homenagem e disse que o carinho da sua gente é o maior prêmio que poderia receber.

Multidão acompanhou Isaquias em carreata por Ubaitaba neste sábado || Foto Aleilton Comunika

Das janelas das casas e do comércio, Isaquias recebeu inúmeras demonstrações de reconhecimento pela conquista. Depois de passar pelo Centro de Canoagem, à margem do Rio de Contas, o atleta se dirigiu a sua residência, onde o abraço na mãe dona Dilma foi marcado por choro, emoção e agradecimento.

Ao lado da família, Isaquias disse que a medalha de ouro representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um estímulo para a prática da canoagem entre os jovens. “Saí de Ubaitaba em busca de um sonho e lutei muito para me tornar um campeão, sem esquecer minhas origens. Fico feliz ao servir de exemplo para novas gerações de canoístas, de mostrar que quando você acredita no seu potencial, você consegue grandes conquistas”.

Isaquias com dona Dilma, a esposa dele e o filho Sebastian ao colo || Foto Daniel Thame

DE ISAQUIAS E HERLON A JACKY

Atleta que sabe do que o significado das conquistas na Rio 2016 e em Tóquio, neste ano, ele não esquece de quem está “nascendo” para o esporte na região que o revelou e também deu ao mundo nomes como Herlon de Sousa, de Ubatã, e Jacky Godmann, de Itacaré, seu companheiro de remadas em Tóquio, no C2 1000. “O legado da Medalha de Ouro é proporcionar a formação de uma nova geração que vai manter o sul da Bahia como referência na canoagem brasileira e mundial”.

O medalhista olímpico também destacou a construção de um centro de canoagem pelo Governo da Bahia, “Hoje Ubaitaba tem um grande Centro de Treinamento e agradeço muito ao Governador Rui Costa, porque os atletas podem ser formados aqui e temos muitos jovens com garra, talento, que querem vencer na vida através do esporte”.

Com o filho Sebastian nos braços, Isaquias mais uma vez acariciou a medalha de ouro e brincou com o menino. “Hoje o papai vai deixar você dormir com a medalha”, disse.

População foi às ruas saudar Isaquias durante carreata em Ubaitaba

A presidente da Associação Cacaueira de Canoagem, Luciana Costa, falou do impacto dos resultados obtidos por Isaquias e do Centro de Treinamento de Canoagem. “A conquista de Isaquias e a estrutura do local são um incentivo para o surgimento de novos campeões. Temos vários atletas disputando competições no Brasil e no exterior e o mais importante é que além do esporte, também valorizamos a educação e a cidadania dos nossos atletas”. Clique e confira matéria completa no Blog do Thame.

Ex-presidente Lula entre o governador Rui Costa (à esq.) e o senador Jaques Wagner || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia, neste domingo (15), uma caravana pelo Nordeste do país. A visita à região começa por Pernambuco, estado onde nasceu. Neste domingo, o ex-presidente terá encontro com o governador Paulo Câmara, e fica no estado até segunda (16), quando se reúne com representantes de movimentos sociais.

Após Pernambuco, Lula passará pelo Piauí, Maranhão e Ceará. De lá, parte para Natal (RN), onde se encontrará com a governadora petista Fátima Bezerra. O ex-presidente chega a Salvador no dia 25, quando se reúne com o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner, além de autoridades regionais. Já no dia 26, terá encontro com representantes de movimentos sociais.

Uruçuca abre espaço para participação dos cidadãos no PPA 2022-2025
Tempo de leitura: < 1 minuto

A população de Uruçuca poderá contribuir na elaboração do Plano Plurianual (PPA) do município sul-baiano para o período 2022-2025. As sugestões podem ser apresentadas, pela internet, até o próximo dia 25. As contribuições serão por meio eletrônico devido à pandemia da Covid-19.

O incentivo à participação popular na elaboração do PPA atende à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina o “incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos”.

O prefeito Moacyr Leite Júnior lembra que em todas as suas gestões a transparência é obrigatória. “Temos o dever de discutir com a população sobre as ações que deverão ser executadas”, disse o prefeito.

Para participar do Plano Plurianual 2022-2025 é só clicar no link http://tiny.cc/planourucuca.