O prefeito Augusto Castro (PSD) sancionou ontem (5) a Lei nº 2.531/2020, que autoriza o pagamento do tíquete- alimentação para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias.
Cerca de 600 servidores da Secretaria de Saúde serão beneficiados com R$ 300,00 mensais. O novo dispositivo altera a Lei de nº 2.458/2019, que vedava o pagamento do benefício aos agentes.
Os benefícios serão retroativos a 1º de janeiro. O benefício para os agentes comunitários de saúde e para os agentes de combate a endemias foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana (relembre aqui). Atualizado às 19h.
Empresários e músicos foram ontem (5) ao Centro Administrativo de Ilhéus, sede da Prefeitura, protestar contra o decreto estadual que impõe toque de recolher das oito da noite às 5 horas da manhã. Segundo Agnaldo Batista, que conversou com o PIMENTA nesta sexta-feira, o grupo reivindica a mudança do início do toque de recolher para as 23 horas, de modo que bares, lanchonetes e restaurantes possam realizar atendimento presencial até esse horário.
Por causa do negócio que toca há 16 anos no bairro do Pontal, o microempresário Agnaldo Batista é mais conhecido como Guigui da Tapioca. Ele informou ao site que emprega cinco pessoas, mas não consegue fechar as contas funcionando apenas com o delivery, que corresponde a 8% das suas vendas. “É muito pouco. Para quem tem estabelecimento constituído, com funcionário registrado, com aluguel, encargos, isso aí não representa nada na nossa movimentação”.
A manifestação dessa sexta-feira reuniu donos de bares, restaurantes, food-trucks e artistas, pessoas que tiveram suas atividades econômicas atingidas em cheio pelos impactos da pandemia de Covid-19. “A situação é difícil. A gente já vem sofrendo desde o ano passado. A gente tá vivendo tudo de novo e sem expectativa de melhora. Todo mundo que começa a funcionar a partir das 18 horas não está podendo trabalhar. A gente quer a flexibilização do toque de recolher, modificando para o intervalo entre 23h e 5 horas”, explica Agnaldo.
De acordo com o empresário, os estabelecimentos de Ilhéus seguiram todas as medidas do protocolo de retomada das atividades econômicas. “Diminuímos a quantidade de mesas e aumentamos a distância de uma pra outra. Entregamos álcool em gel aos clientes, higienizamos mesas, cadeiras, cardápios. Não tem nenhum comércio em Ilhéus que foi autuado por descumprir as regras”, afirma.
Ontem, no Centro Administrativo, os manifestantes conversaram com o secretário de Cultura e Turismo de Ilhéus, Fábio Junior. Conforme Agnaldo Batista, o secretário explicou que o comitê de enfrentamento da pandemia vai se reunir na segunda-feira (8) e, no dia seguinte (9), apresentará posicionamento aos setores econômicos representados no protesto.
Agnaldo enfatiza que a crítica ao horário e às regras do toque de recolher tem adesão estadual. Ele enviou ao PIMENTA nota pública da seccional baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
“O segmento de bares e restaurantes tem sido bastante sacrificado e amarga com a falta de condições para sobrevivência de cerca de 56 mil empreendedores, geradores do sustento de mais de 250 mil famílias na Bahia. Com os constantes fechamentos, o setor sofre hoje com 30% de estabelecimentos que encerraram suas atividades, totalizando um triste número de cerca de 18 mil empresas com suas portas fechadas e um desemprego de mais de 60 mil pessoas, desde o início de 2020”, informa trecho da nota.
O texto também destaca que “é de extrema necessidade a preservação de vidas, com ampla estratégia de vacinação, ofertas de leitos, contenção de aglomerações e fiscalização do uso de máscaras”.
Até o momento, o vírus matou 12.353 pessoas no estado. Até as 17 horas dessa sexta-feira (5), 87% dos leitos de UTI Covid para adultos da Bahia estavam ocupados.
Faleceu neste sábado (6) o tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, José Silvério de Almeida Neto, de 59 anos, que atuou em municípios do sul e sudoeste do estado. O ex-comandante da 62ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Camacan, estava internado no Hospital Português, em Salvador, desde o mês passado.
Internado, inicialmente, por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o major Silvério Neto teria sido diagnosticado também com o novo coronavírus e, seu quadro de saúde agravou-se nos últimos dias. O corpo do oficial será sepultado às 14h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, sem solenidade por causa dos protocolos sanitários.
No sudoeste do estado, Silvério foi subcomandante do 19º Batalhão da PM e atualmente era diretor do Colégio da Polícia Militar de Jequié. Pelo reconhecimento do trabalho realizado no município, recebeu, em 2017, o título de cidadão Jequieense. Ele deixa esposa e uma filha. Atualizado às 16h50min.
Um novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6), prorroga a proibição do funcionamento de academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas até 13 de março. A medida vale para toda a Bahia.
Segue proibida também até 1° de abril, em todo o estado, a prática de esportes coletivos amadores. São permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração.
As medidas visam conter o avanço da disseminação do novo coronavírus na Bahia.
Faleceu nesta sexta-feira (5) a professora aposentada Urania Carvalho, no Hospital de Ilhéus, onde estava internada por causa da Covid-19 desde o dia 12 de fevereiro. A informação é do blog Chico Andrade.
A Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) emitiu nota de pesar pelo falecimento da professora, que trabalhou no antigo CIERG (Centro Integrado de Ensino Rômulo Galvão), atual Colégio da Polícia Militar.
Segundo o jornalista Chico Andrade, além de professora, Urania foi empresária, ativista social e chegou a disputar vaga na Câmara de Vereadores de Ilhéus.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) retomou a campanha “Quarentena Solidária”. O objetivo é a arrecadação de alimentos não perecíveis e artigos de higiene pessoal para os cidadãos em vulnerabilidade social nesse período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
As doações podem ser entregues em todos os quartéis da capital e interior, durante as 24 horas do dia, por meio do sistema drive thru. “Temos trabalhado na linha de frente desde o início da pandemia. A situação está mais complicada. Por isso, retomamos a campanha que tem como finalidade diminuir o sofrimento e dar mais dignidade às pessoas mais vulneráveis”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
O comandante-geral acrescentou que todos os protocolos de segurança estão sendo tomados no momento da arrecadação e armazenamento do material doado. “Tudo sendo feito com bastante cuidado e segurança. É importante ainda que observem as datas de validade, não poderemos entregar materiais vencidos”, pontuou. Dúvidas podem ser tiradas nos números: (71) 3116-6749 e Whatsapp (71) 99686-8426.
A Prefeitura de Canavieiras publicou edital para processo seletivo que visa o preenchimento de 309 vagas, por prazo determinado. As oportunidades, nas secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, são para contratação imediata, além de formação de cadastro de reserva. As inscrições começam na próxima segunda-feira (8) e prosseguem até dia 10.
De acordo com levantamento do PIMENTA, na Secretaria de Assistência Social, as vagas são para motorista (3), recepcionista (3), vigilante (8), porteiro (3), cozinheira (2), cuidador (3), auxiliar de serviços gerais (3), orientador social (8), visitador social (12) e facilitador de oficina de dança (1). Há oportunidades ainda para facilitadores de esporte e lazer (1), capoeira (1), judô (1), música (1) e surf (2).
Há vagas também para assistente social (6), advogado (1), entrevistador digital (6), facilitador de oficina de cabeleireiro (3), nutricionista (1) facilitador de oficina de artesanato (1), pedagogo (4) e facilitador de Libras. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 2.200. Com exceção de nutricionista, que terá carga horária de 30h, os contratados terão de cumprir 40h semanais.
SAÚDE
Na Secretaria de Saúde, as vagas são para auxiliar de serviços gerais (32), copeira (5), cozinheira (3), motorista com CNH B (10), motorista com CNH D (3), vigilante (17), pedreiro (3), pintor (2), servente de obras (1), auxiliar de enfermagem (4), auxiliar administrativo (4), recepcionista (29), digitador (4), operador de micro (1), auxiliar de consultório dentário (6), técnico de enfermagem (35), operador de raio X (1) e auxiliar de farmácia (4).
Há vagas ainda para os cargos de médico de PSF (10), odontologista (8), enfermeiro gerente (14), enfermeiro plantonista (10), enfermeiro assistencialista (6), farmacêutico ou bioquímico (2), fisioterapeuta (7), médico psiquiatra (2), nutricionista (2), profissional de educação física (1), assistente social (2), médico obstetra (1), urologista (1), ginecologista (1), pediatra (1), psicólogo (1) e fonoaudiólogo. Os salários variam de R$ 1.100 a 13.500.
O processo seletivo consistirá de duas etapas classificatórias e eliminatórias, com análise de currículo e entrevista. As entrevistas serão realizadas no Colégio Municipal Paulo Freire, na Avenida Otávio Mangabeira, no centro, no período de 22 a 24 deste mês, sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h. Acesse aqui o edital do processo seletivo.
A Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC) confirmou, nesta sexta-feira (5), o cancelamento do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Velocidade que seria realizado em Curitiba, no Paraná. A competição estava prevista para o período de 8 a 11 de abril. O torneio serviria também de Seletiva Olímpica das Américas.
A confederação informou que o cancelamento é porque a região de Curitiba sofre com restrições sanitárias que impedem competições esportivas e não existirem garantias de que a situação possa melhorar em um futuro próximo.
A entidade alegou que o cancelamento foi a melhor decisão para preservar a saúde dos atletas, técnicos e pessoal de apoio e adiantou que a confederação esclarecerá o sistema para que as 14 vagas olímpicas das Américas sejam alocadas.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) lamentou o cancelamento do evento. “A CBCa estava trabalhando exaustivamente com as autoridades locais de Curitiba para seguir todas as regras sanitárias para que o evento tivesse total segurança na sua realização”.
De acordo com a CBCa, foi apresentado um protocolo completo, prevendo regras de distanciamento social, bolhas sanitárias para evitar contatos e outras medidas. Foi sugerido um adiamento do evento, mas a entidade pan-americana decidiu pelo cancelamento”, disse a entidade por meio de nota oficial.
A Federação Internacional de Canoagem garantiu que, até o momento, todos os demais qualificatórios olímpicos, incluindo o Pan-Americano de Canoagem Slalom, previsto para o Rio de Janeiro no final de abril, seguem confirmados.
O Brasil, que já tem duas vagas garantidas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, com os medalhistas da Rio-2016 Isaquias Queiroz e Erlon Souza, teria condições de disputar mais seis cotas. A confederação da modalidade aguarda uma posição sobre a distribuição das vagas restantes.
O Abrigo São Vicente de Paulo lançou a campanha Precisamos de Fralda Geriátrica G, para apoiar os 70 idosos abrigados na instituição. A doação pode ser em produto, com entrega na portaria do abrigo, localizado na rua Café Filho, 736, bairro da Conquista, em Ilhéus, ou por transferência via pix pelo CNPJ da entidade, nº 14.173.181.0001-62.
“Nesta segunda onda da pandemia, conseguimos dar passos importantes com a vacinação dos 70 idosos abrigados, que receberam tanto a primeira dose quanto a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. Nesse momento desafiador para todo o mundo, solicitamos o apoio da nossa comunidade ilheense para reforçar nosso estoque de fraldas geriátricas tamanho G. Toda ajuda de coração é bem-vinda e faz a diferença na vida de cada idoso”, destacou o coordenador do Abrigo São Vicente de Paulo, Flávio Soares.
Maiores informações: (73) 3634-1906
A Prefeitura de Ibicuí informou hoje (5) que o prefeito Marcos Galvão (PSD) vai recorrer da decisão do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), que rejeitou as contas de 2019 do mandatário, como informamos na última quarta-feira (3).
De acordo com a Prefeitura, a reprovação se deu “única e exclusivamente” por causa das despesas com pessoal, que ultrapassam o limite de 54% da receita corrente líquida do município.
“Ocorre que há um limite estabelecido de 54% da Receita Corrente Líquida de cada ano para as despesas com pessoal (servidores), porém vale ressaltar que, apesar de todos os esforços para a diminuição desses gastos com pessoal, chegamos a 54,73%, bem próximos de atingir os 54%, pois quando assumimos a gestão, já recebemos com índices altíssimos, acima de 60%”, informa a nota divulgada pelo governo.
A decisão da Corte, segundo o texto da Prefeitura, poderá ser revertida, pois “existem gastos que foram computados como despesas com pessoal que podem ser excluídos” dessa conta.
A nota diz ainda que o prefeito cumpriu todas as outras obrigações constitucionais, inclusive as de investimento em saúde e educação. Também alega que a falta de argumentação presencial, durante a sessão do TCM, prejudicou a defesa do mandatário.
O texto do governo não abordou a suspeita de irregularidades em processos licitatórios apontada pelo tribunal.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema-BA) está com inscrições abertas para processo seletivo. Os profissionais contratados vão atuar em Salvador, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
O certame oferece 36 vagas para diversas áreas de conhecimento, todas de nível superior, a exemplo de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia de Petróleo e Geografia. Veja a relação completa no edital.
Os contratados vão ter salário base de R$ 1.183,13, além de R$ 1.546,68 como gratificação por função temporária. A jornada será de 40 horas por semana.
As inscrições vão até a próxima segunda-feira (8), neste link. O processo seletivo vai acontecer por meio de avaliação curricular.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Andréa Ariadna Santos Correia, ajuizou ação cautelar preparatória de ação civil pública para que a Justiça determine que o Estado da Bahia faça a imediata testagem de toda a população em situação de privação de liberdade e dos servidores que atuam no Conjunto Penal Feminino, em Salvador.
“O aumento elevado e repentino do número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 dentro do Conjunto Penal Feminino, que tem seis internas confirmadas atualmente, sete aguardando o resultado do exame e nove em isolamento por terem tido contado com os casos confirmados, traz uma situação alarmante ao Estado, revelando risco de contaminação em massa das pessoas em situação de privação de liberdade”, ressaltou a promotora de Justiça.
Segundo Andréa Ariadna, no dia 20 de janeiro, uma inspeção identificou condições alarmantes de insalubridade e higiene do estabelecimento, a exemplo de tubulações e caixas de esgoto abertas; banheiros para uso dos visitantes em precário estado de conservação, com presença de vestígios de roedores; e pias para lavagem de roupas apresentando revestimentos danificados, sem ligação ao sistema de esgoto. “Depois dessa inspeção, expedimos recomendação à unidade versando sobre a adequação do Conjunto Penal Feminino em consonância com o que foi verificado pela Vigilância Sanitária”, afirmou a promotora de Justiça.
A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) registrou, nas últimas 48 horas, 8 mortes causadas pela Covid-19. Até o momento, o novo coronavírus tirou a vida de 324 moradores do município.
Dos 70 leitos de UTI Covid do SUS em Ilhéus, 69 estavam ocupados até a noite desta quinta-feira (4), quando o boletim epidemiológico mais recente da Sesau foi divulgado.
O total de pessoas comprovadamente contaminadas pelo vírus chegou a 13.153, com 107 casos novos nas últimas 24 horas. O município tem 225 casos ativos.
O Auxílio de Inclusão Digital (AID) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vai beneficiar mil estudantes no primeiro trimestre letivo de 2021, sendo 950 dos cursos de graduação e 50 de pós-graduação. As inscrições serão realizadas entre 16 de março e 16 de abril.
O auxílio é uma das ações voltadas para a Assistência Estudantil da Uesc, em caráter temporário, durante as aulas não presenciais, formato imposto pela pandemia de Covid-19. Com o recurso, o estudante vai poder contratar plano de internet para assistir as aulas. São cinco parcelas de R$ 75 cada.
De acordo com a Universidade, o pagamento do auxílio vai ser realizado conforme sua disponibilidade financeira, por meio de depósito na conta bancária cadastrada pelo estudante.
Os estudantes que receberam o auxílio no trimestre passado devem verificar se tiveram o benefício renovado para o próximo. Se não foi renovado, podem se inscrever novamente. Veja mais informações no edital.
O período letivo 2021.1 para os cursos de graduação e de pós-graduação da Uesc começará no dia 15 de março.
Uma mulher de 26 anos foi presa em flagrante, nesta quinta-feira (4), quando tentou entrar na Delegacia de Santa Maria da Vitória. Ela escondia maconha dentro de raízes de mandioca. O companheiro da mulher está preso na delegacia da Polícia Civil de Santa Maria da Vitória.
O material, já encaminhado à perícia, foi localizado durante a revista. A jovem foi autuada por tráfico de drogas e permanece à disposição do Poder Judiciário. A policia civil não divulgou a quantidade de droga apreendida.
























