NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE SAÚDE DE ILHÉUS

ALERTA: BAHIA REGISTRA AUMENTO SUPERIOR A 100% DE CASOS ATIVOS DE COVID-19

PSICÓLOGA CAROLINA LOUREIRO RECEBE PRÊMIO MULHER EMPREENDEDORA 2022

VIVA À VIDA

COBRANÇA DE MENSALIDADES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

DE NOVO! MEGA-SENA ACUMULA E DEVE PAGAR R$ 120 MILHÕES NA TERÇA

DIAGNOSTICADO COM CÂNCER, TOM ARAÚJO DESISTE DE REELEIÇÃO

PROGRAMA DE MONITORIA PRORROGA INSCRIÇÕES ATÉ DIA 1º DE JUNHO; BOLSA É DE R$ 100,00

PREFEITO DE IGUAÍ E ESPOSA SÃO SEQUESTRADOS; POLÍCIA LIBERTA VÍTIMAS EM CAMACAN

Indústria tem alta de 0,4% em janeiro || Foto José Paulo Lacerda
Tempo de leitura: < 1 minuto

A produção industrial brasileira começou 2021 com um resultado positivo. Cresceu 0,4% na passagem de dezembro para janeiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (5), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria também cresceu 0,8% na média móvel trimestral e 2% na comparação com janeiro do ano passado. No acumulado de 12 meses, no entanto, a produção teve queda de 4,3%.

De maio de 2020 a janeiro de 2021, a produção acumulou crescimento de 42,3% e eliminou a perda de 27,1% registrada em março e abril, início do isolamento social devido à pandemia de covid-19. O setor ainda está em um patamar 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Na passagem de dezembro para janeiro, 11 das 26 atividades pesquisadas tiveram alta, com destaque para os alimentos, que cresceram 3,1%. Outros segmentos que tiveram taxas de crescimento importantes foram indústrias extrativas (1,5%), produtos diversos (14,9%), celulose, papel e produtos de papel (4,4%), veículos automotores, reboques e carrocerias (1,0%) e móveis (3,6%).

ESTABILIDADE

Os artigos de vestuário e acessórios mantiveram-se estáveis, enquanto 14 atividades tiveram queda, sendo as maiores delas observadas na metalurgia (-13,9%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-10,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%), outros equipamentos de transporte (-16,0%), máquinas e equipamentos (-2,3%), produtos do fumo (-11,3%), manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-4,9%) e produtos têxteis (-2,5%).Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Apenas atividades e serviços considerados essenciais poderão funcionar em Ilhéus neste final de semana. A restrição começa a valer a partir das 18h desta sexta (5) e vai até as 5h de segunda-feira (8). A venda de bebidas alcóolicas, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) está proibida, seguindo o Decreto 20.260/2021, do governo baiano.

Segundo o prefeito Mário Alexandre, Marão, as medidas restritivas buscam diminuir o número de casos ativos e de internações pela Covid-19. Já a restrição à circulação de pessoas, o toque de recolher, vai das 20h às 5h, até o dia 1º de abril. O acesso às praias será permitido, mas as cabanas estão proibidos de abrir no final de semana.

– As medidas estão sendo tomadas para evitar o colapso no sistema de saúde. Por isso, peço encarecidamente a colaboração de todos nesse momento crítico que estamos enfrentando. Só saia se for necessário. Os cuidados devem ser mantidos, com higiene adequada das mãos, distanciamento social e uso de máscara. Precisamos do apoio de cada um para frear a contaminação e evitar que mais vidas sejam perdidas para essa terrível doença – reforça o prefeito.

O QUE PODERÁ ABRIR

Poderão funcionar farmácias, supermercados, açougues, hortifrutigranjeiros e similares; padarias, postos de combustíveis; distribuidoras de gás e lojas de materiais de construção e de vendas de alimentação e remédios para animais. Os centros de abastecimento de alimentos deverão funcionar em local aberto e respeitando o distanciamento entre as barracas. Ainda integram o rol de serviços permitidos, lotéricas e lojas de insumos ou equipamentos para saúde.

Os serviços de entrega de alimentação em domicílio poderão funcionar até a meia-noite. Delivery de farmácia e atividades profissionais de transporte privado de passageiros, além dos terminais rodoviário e aeroportuário, também podem funcionar.

Romero diz que vacina leva a queda em número de casos graves e internações
Tempo de leitura: 2 minutos

Médico infectologista da rede de saúde pública municipal em Itabuna e da Santa Casa de Misericórdia, Fernando Romero  explica o motivo de algumas pessoas, mesmo depois de imunizadas, contraírem o vírus. O especialista reforça que as vacinas são eficazes e os resultados em todo o mundo estão comprovando isso.

Segundo Fernando Romero, depois de 15 a 30 dias da tomada da segunda dose – o período da chamada “janela imunológica” depende do fabricante – os imunizantes começam a proteger em sua plenitude.

Quanto mais pessoas vacinadas, explica Fernando Romero, menor será o número de doentes. Ele cita Israel como exemplo de sucesso na batalha contra a Covid-19. Conforme dados oficiais, 50% da população daquele país já recebeu ao menos uma dose da vacina, e o país passou a registrar queda significativa no número de casos da doença.

O infectologista avalia ser necessário vencer a resistência de algumas pessoas quanto aos efeitos das vacinas. “Um dos objetivos dos imunizantes é prevenir os casos mais graves. Com isso, reduzir as internações, a necessidade de oxigenioterapia, sequelas da doença e óbitos causados nos pacientes mais graves”.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

Caso a pessoa vacinada seja infectada, ela transmite o vírus. Por isso que quem já recebeu as duas doses do imunizante deve continuar fazendo o uso de máscara. “E, se puder, deve manter o distanciamento social. São medidas importantes nessa guerra contra o novo coronavírus”, reforça.

O infectologista alerta que é preciso que as pessoas entendam que as vacinas autorizadas contra o novo coronavírus já estão ajudando a salvar milhares de vidas no mundo. Ele ressalta que os imunizantes têm de 50% a 95% de eficácia contra a doença, conforme ensaios clínicos realizados em diferentes países.

A vacina, ressalta, não é a única forma de evitar a disseminação do vírus, mas também medidas como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização. “São medidas que devemos manter, talvez, por alguns anos. As pessoas devem contribuir mais nesse processo de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus”, observa o especialista.

Nesta segunda onda de pandemia do novo coronavírus, observa o médico, aumentou muito a quantidade de pessoas infectadas e há maior número de jovens com o agravamento no quadro de saúde. Outro detalhe é que as pessoas estão ficando mais tempo internadas, segundo o médico. Por isso, torna-se urgente acelerar a vacinação de todo a população contra o coronavírus.

Poda de árvores para dar segurança na orla da praia da Coroinha
Tempo de leitura: < 1 minuto

Árvores de médio e grande porte da orla da praia da Coroinha, em Itacaré, já estão sendo podadas, garantindo mais segurança tanto para os turistas quanto os moradores da cidade. Numa ação articulada das secretarias da Administração, do Governo e do Meio Ambiente de Itacaré, a empresa contratada J.J. deslocou vários funcionários e equipamentos para assegurar o cumprimento do serviço, que teve a coordenação do técnico Fabio Rebouças, da pasta do Meio Ambiente.

O secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Marcos Luedy, informou que, recentemente, por ação das chuvas, várias árvores do local ficaram na iminência de incidentes, motivando diversas solicitações de uma poda preventiva. “O prefeito Antônio de Anízio prontamente atendeu à demanda acionando as secretarias para darem total apoio à atividade”, explicou.

A poda, segundo Luedy, será estendida para todos os bairros onde houver perigo de queda de árvores. A comunidade pode procurar a Prefeitura de Itacaré e orientar sobre os locais que precisam desses serviços. Todo o trabalho é acompanhado pela equipe da Prefeitura e tem o objetivo de garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que transitam nas vias públicas, evitar acidentes, prejuízos, além de minimizar os problemas na rede elétrica, o que resulta na interrupção do fornecimento de energia ou casos mais graves, como incêndios.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O papa Francisco chegou hoje (5) ao Iraque, na primeira viagem de um pontífice a um país muçulmano de maioria xiita.

Na visita de quatro dias, o papa se apresenta como “peregrino da paz”, numa tentativa de reconciliar o país afetado por anos de guerra e terrorismo.

A agenda inclui encontros com a comunidade católica, cristãos de outras Igrejas e confissões religiosas, líderes políticos e com o Ayatola Ali Sistani, a maior autoridade xiita do país.

Francisco vai passar por Bagdá, Najaf, Ur, a terra natal do patriarca Abraão, figura de referência para os judeus, cristãos e muçulmanos, Erbil, capital do Curdistão iraquiano, Mossul e Qaraqosh.

De acordo com dados da Ajuda para as Igrejas Necessitadas, nos três anos de guerra contra o Estado Islâmico, 34 igrejas foram totalmente destruídas e 132 foram incendiadas.

Mais de mil casas de cristãos também foram totalmente destruídas e 3 mil incendiadas, o que demonstra a perseguição à minoria cristã no país. Informações da RTP.

Os três ocupantes do Astra Sedan morreram no local do acidente|| Foto Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

O casal morto em um acidente na BR-330, em Jequié, no sudoeste da Bahia, no início da tarde desta quinta-feira (4), morava em São Paulo, e estava em Ibirataia, no sul do estado, visitando parentes.  Almir Silva de Sales, de 56 anos, Marinês Patrício Sales, 51 anos, viajavam em um veículo Astra Sedan, com placa de São Paulo.

Eles estavam acompanhados de Acles do Carmo Silva, de 53 anos,  servidor público do município de Ibirataia, que morreu no local do acidente. A colisão ocorreu na saída de Jequié para Jitaúna. Acles do Carmo teria ido a Jequié resolver um problema em um cartório.

Outros dois ocupantes de um veículo Focus, com placa de Jequié, ficaram feridos. Eles foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levados para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
https://pimenta.blog.br2021/03/04/colisao-entre-carros-de-passeio-deixa-tres-mortos-e-feridos-na-br-330-em-jequie/

Secretária Lívia Mendes confirmou as duas ocorrências com óbitos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) confirmou, nesta quinta (5), dois casos da variante P1 do novo coronavírus em Itabuna. Os dois casos são pacientes que não resistiram à doença. Uma das vítimas faleceu no dia 18 de janeiro e a outra no dia 19 do mesmo mês, segundo a secretária da Saúde de Itabuna, Lívia Mendes. A variante é a mesma registrada em Manaus (AM), cepa com maior poder de transmissão e de maior gravidade.

– Essa variante provocou a morte de duas pessoas aqui na cidade, nos dias 18 e 19 de janeiro.
Essa variante é altamente agressiva, contagiosa e pode desencadear formas mais graves da Covid-19 – explicou.

Diante do crescimento dos casos em Itabuna, a secretária Livia Mendes pediu mais cuidados à população para evitar a disseminação das cepas do novo coronavírus. “É fundamental evitar aglomerações, manter o distanciamento social, o uso de máscara, do álcool em gel. E, muito importante: higienizar as mãos lavando com água e sabão”.

UTI PEDIÁTRICA SEM VAGA

Lívia Mendes ainda afirmou que a UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes está com 100% dos leitos ocupados por pacientes com a Covid19, o que revela o agravamento da doença em Itabuna. “Além das crianças que estão internadas, existem três na fila de espera para a ocupação em um dos leitos” acrescentou.

Augusto anuncia restrições para atividades não essenciais
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro anunciou, há pouco, o que poderá funcionar no próximo sábado (6) e no domingo (7) no comércio de Itabuna. Apenas as atividades consideradas essenciais poderão abrir no final de semana, a exemplo de supermercados e farmácias, mas o delivery de outros serviços está autorizado. As restrições ocorrem por causa do avanço da pandemia da covid-19 no município e em toda o país.

As medidas foram definidas durante reunião com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19, integrado por representantes da sociedade civil, e no qual também opinam os secretários municipais de Saúde, Lívia Mendes; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; e de Transportes e Trânsito, Thales Silva.

Além dos supermercados, vão poder funcionar farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e casas de produtos agropecuários e materiais de construção (de preferência na modalidade e-commerce ou delivery) e feiras de hortifrútis.

As restrições sãs baseadas no Decreto Estadual 20.260, de 2 e março último, já que o prefeito vai assinar novo decreto do município nesta sexta-feira (5), regulamentando-o no território municipal.

O QUE NÃO PODE ABRIR

Já na lista de espaços que não podem funcionar, estão parques infantis, distribuidoras de bebidas, salões de beleza e barbearias, clínicas de estética e academias de ginástica, bares, restaurantes e pizzarias.

– O momento é muito delicado. Precisamos da colaboração de todos – alertou a secretária da Saúde, Lívia Mendes, observando que Itabuna já soma 23.588 casos confirmados, dos quais 666 estão ativos (pessoas infectadas e em isolamento ou internadas).

MULTA

O descumprimento das restrições, inclusive o não uso da máscara em vias públicas, vai acarretar multas para as pessoas e estabelecimentos comerciais. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo que se evite aglomerações, se mantenha o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel a 70%.

Sanitização é ampliada e beneficia bairros de Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O diretor-técnico da Emasa, Bruno Mendonça, afirmou em entrevista ao programa Cabrália no Ar (Record/TV Cabrália) que o trabalho de sanitização vias e praças públicas de Itabuna, executado pela Emasa em conjunto com a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, vai continuar.

Bruno falou da preocupação do prefeito Augusto Castro em “buscar todos os meios para reduzir os índices de contágio do novo coronavírus”. Em entrevista, ele disse que o prefeito pediu a colaboração de todos os setores da administração pública direta e indireta no combate a pandemia. A Emasa, em parceria com a Superintendência de Serviços Públicos, está atuando na desinfecção de ruas, praças e avenidas da cidade.

Diretor-técnico da Emasa, Bruno Mendonça disse que sanitização agora ocorre nos bairros

Segundo o diretor Técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento, a sanitização tem sido realizada nas vias pública de maior fluxo de pessoas e terá prosseguimento nos próximos dias. “Vamos definir um novo cronograma e dar continuidade nesse serviço de higienização”, afirmou Bruno Mendonça.

Na noite de ontem, foram sanitizadas por carros-pipa com água e cloro a 0,5% algumas ruas e a praça da Mangabinha; as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, no Góes Calmon e Conceição; Félix Mendonça e Hercília Teixeira de Almeida, no Conceição; e a praça do bairro Vila Zara.

Vereadora Wilmaci foi a relatora da matéria || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 600 servidores lotados na Secretaria da Saúde de Itabuna vão receber tíquete-alimentação de R$ 300. A proposta do Executivo foi aprovada por unanimidade, em duas votações, na Câmara de Vereadores. O projeto do Governo altera o artigo da Lei 2.458/19, que vedava o benefício aos agentes comunitários de saúde e aos de combate às endemias. Mesmo assim, eles vinham recebendo o tíquete com base em acordo coletivo de trabalho até dezembro passado. Desde janeiro deste ano, porém estão sem o benefício.

O projeto teve a tramitação acelerada nas comissões de Legislação e Finanças, após autorização dos presidentes Manoel Porfírio (PT) e Cosme Resolve (PMN), respectivamente. Relatora única da matéria, Wilmaci Oliveira (PCdoB) ressaltou que os agentes estavam sendo punidos com o impacto negativo no orçamento familiar. Em virtude da urgência, o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), realizou sessão extraordinária e agilizou a votação no Plenário. Com a sanção do prefeito, o pagamento do tíquete vai retroagir a janeiro.

A votação da matéria foi acompanhada, de uma sala reservada na Câmara, pela presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (SindiAcs/Ace), Zilar Portela, e outros servidores. Por causa da pandemia, o acesso ao Plenário está restrito a vereadores, servidores e imprensa. A Câmara de Itabuna vetou temporariamente a entrada do público externo para ajudar no combate à transmissão do coronavírus (causador da Covid-19). As sessões e reuniões são transmitidas pelas redes sociais da Câmara.

Contêiner vai ampliar capacidade do necrotério do hospital
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Moinhos de Vento, o maior da rede privada de Porto Alegre, instalou, nessa quarta-feira (3), um contêiner refrigerado para ampliar a capacidade do seu necrotério.

Trata-se de medida preventiva para evitar que falte espaço para os corpos das vítimas da Covid-19, devido ao aumento de mortes provocadas pela doença nos dois primeiros meses de 2021.

A enfermeira Anielle Ferrazza, que trabalha no hospital, relatou à revista Piauí o aumento de internações de pessoas com menos de 60 anos. “Não tínhamos pacientes com 40 e 50 anos com tanta frequência. O sentimento que temos é que aumentaram expressivamente as internações de pacientes mais jovens”, disse a profissional de saúde, referindo-se às semanas que se seguiram ao Carnaval.

O aumento dos casos graves pode estar diretamente relacionado ao predomínio da variante P.1 do novo coronavírus entre os pacientes atendidos no hospital gaúcho. Essa variante foi identificada pela primeira vez em Manaus, na região Norte. Atualizado às 18h05.

Representantes de farmacêuticas e do CDS Litoral Sul discutem aquisição de vacinas
Tempo de leitura: 2 minutos

Representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), do sul da Bahia, participaram, nesta semana, de uma série de reuniões promovidas pela Rede Nacional de Consórcios Públicos com os laboratórios produtores de vacinas contra o Covid-19. O objetivo é buscar alternativas para a aquisição dos medicamentos pelos municípios consorciados. A proposta foi avaliar como os municípios poderão comprar os medicamentos através dos consórcios para que possam imunizar o maior número de pessoas na região.

Representando o presidente do CDS-Litoral Sul, Antônio de Anízio, prefeito de Itacaré, participaram o secretário Executivo da entidade e da Amurc, Luciano Veiga, e o secretário municipal de Comunicação, Ed Camargo. Ambos fizeram questionamentos relacionados à eficácia das vacinas, aos preços, logística para a chegada e distribuição dos medicamentos, garantias e aos procedimentos legais para a aquisição das vacinas. Também solicitaram, de cada laboratório, proposta detalhada para que seja analisada pelos municípios consorciados.

Uma das videoconferências foi com os representantes do Laboratório Johnson e Johnson, que produz a vacina Janssen. O laboratório informou que tem preferência de negociação com o Governo Federal. E como a Rede Nacional de Consórcios participa do Plano Nacional de Imunização, os municípios serão contemplados dentro do PNI. Mas os consórcios públicos enviaram carta de intenção formalizada com o Laboratório Johnson e Johnson, caso abram contatos com os entes da federação além da União.

Ainda por orientação do presidente Antônio de Anízio, os representantes do CDS- Litoral Sul também participaram de uma reunião com o presidente da Câmara de Comércio Brasil/China, Charles Tang, para avaliar as propostas do laboratório da Sinofarm. A empresa manifestou o interesse em vender as vacinas para municípios e consórcios e estará apresentando a proposta para a Rede Nacional de Consórcios Públicos. Outra videoconferência foi realizada na manhã desta quinta-feira com os representantes da Globalpharm – Sputinik, que também tem interesse em negociar com municípios e consórcios e já estão apresentando as propostas.Leia Mais

Acidente de carro deixa três morto em Jequié
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma colisão entre dois carros de passeio, na BR-330, na saída de Jequié para Jitaúna, no sudoeste da Bahia, deixou, pelo menos, três pessoas mortas e outras duas gravemente feridas. O acidente foi no início da tarde desta quinta-feira (4).

Os mortos no local do acidente seriam os ocupantes de um veículo Astra Sedan, com placa de São Paulo. Eles foram identificados como Marinês Patrício Sales, Almir Silva Sales e Acles do Carmo Silva.

O acidente também deixou duas pessoas presas às ferragens. Elas estavam em um Focus, com placa de Jequié, e foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Os sobreviventes foram levados para o Hospital Geral Prado Valadares, Jequié. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

O forte impacto da colisão destruiu a frente dos dois veículos. Suspeita-se que, ao tentar evitar o acidente, os dois motoristas tenham ido para o mesmo lado do acostamento. Os corpos das vítimas foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) elogiou os dois meses de gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e disse que garantiu, por meio de emenda, R$ 2 milhões para a reabertura do Hospital São Lucas. O hospital será gerido pela Santa Casa de Misericórdia e a negociação da entidade com os sócios do hospital estão bem adiantadas.

O parlamentar se pôs a elogiar o prefeito Augusto Castro, a quem apoiou na corrida eleitoral de 2020, e disse que Itabuna começa a recuperar a confiança do setor privado no município.

Paulo Magalhães citou como exemplos desta recuperação da confiança a chegada do Grupo Atakarejo, com duas lojas no município, e Grupo Indiana, que já conta com 3 farmácias em Itabuna e poderá instalar em solo grapiúna um Centro de Distribuição para a Bahia.

O Grupo Atakarejo pretende instalar as lojas na avenida Princesa Isabel, em área pertencente ao grupo Kaufmann, e outro na saída para Ilhéus. Itabuna disputa com Eunápolis o Centro de Distribuição do Grupo Indiana.

“EMPRESÁRIOS CONFIAM EM AUGUSTO”

“Ao iniciar o seu terceiro mês de governo, o prefeito tem grandes acertos, que podem ser vistos e reconhecidos pela população itabunense. Os empresários confiam em Augusto Castro e estão fazendo a opção de investir em Itabuna”, disse ele em entrevista ao jornalista Ederivaldo Benedito, editor do Blog do Bené.

PF cumpre mandados em Porto Seguro, Salvador e Mato Grosso do Sul
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (4), a Operação Ikaro II, segunda fase da Operação Ikaro. O objetivo da ação é desarticular uma organização criminosa estabelecida na Bahia especializada no tráfico internacional de drogas.

Mais de 50 policiais federais iniciaram o cumprimento de cinco mandados de prisão (duas preventivas e três temporárias) e a 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador.

As ações ocorrem em Salvador, Lauro de Freitas e Porto Seguro, na Bahia; e em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraguai. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de valores depositados em contas bancárias em nome de 11 pessoas físicas e jurídicas investigadas.

TRAFICANTES USAVAM “MULAS”

De acordo com a Polícia Federal, o grupo usava o modal aéreo, cujo principal modus operandi era a cooptação de “mulas” para realização do transporte em voos comerciais para a Europa. A droga, geralmente, era escondida em bagagens.

Entre os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2020, foram realizadas sete prisões em flagrante nos Aeroportos Internacionais Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e Antônio Carlos Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro. Na maioria dos casos, tratava-se de casais tentando transportar cocaína para Lisboa, Portugal, de forma oculta em suas malas.

A semelhança do modo de atuação e das circunstâncias levaram à identificação do envolvimento de uma mesma organização criminosa em todos os casos. Os integrantes da quadrilha estão sendo alvo das medidas judiciais cumpridas na presente data. A operação conta com o apoio da Polícia Militar da Bahia, já que um dos investigados, com prisão preventiva decretada, era Policial Militar até janeiro deste ano.

As prisões de novos integrantes da organização criminosa decorrem da análise do material apreendido na primeira fase da operação, deflagrada em 10 de junho do ano passado, e da identificação da movimentação de valores realizado entre os investigados para concretizar a prática da atividade criminosa. Os investigados serão indiciados pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas.