ALBA APROVA REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES DOS TRIBUNAIS E DO MP

SAÍDA DE SOANE ABRE ESPAÇO PARA DOIS VEREADORES NO GOVERNO MARÃO

ENGENHEIRO DA CVR EXPLICA TECNOLOGIA PARA IMPLANTAR E GERENCIAR ATERROS SANITÁRIOS

MOTORISTA DE TRANSPORTE ALTERNATIVO É EXECUTADO A TIROS NO SUL DA BAHIA

NOVO MINISTRO SOLICITA ESTUDO PARA PRIVATIZAR A PETROBRAS

MEGA-SENA ACUMULA E PODE PAGAR R$ 35 MILHÕES NO SÁBADO

SINEBAHIA EM ILHÉUS TEM MAIS DE 30 VAGAS DE EMPREGO PARA ESTA QUINTA-FEIRA (12)

ITABUNA TEM QUASE MIL CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE E CHIKUNGUNYA

JUAZEIRENSE SOFRE DERROTA PARA O PALMEIRAS E É ELIMINADA DA COPA DO BRASIL

Toque de recolher: Shopping funcionará em novo horário por uma semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá, de Itabuna, divulgou, nesta manhã de quarta (17), que fechará uma hora mais cedo devido às restrições decretadas pelo governo estadual hoje. Agora, as lojas abrirão às 10h e fecharão às 21h enquanto durar o toque de recolher.

O empreendimento ressaltou que “vem reforçando os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde para a prevenção da Covid 19” para garantir a segurança de lojistas, clientes e colaboradores. Dentre as medidas, o shopping cita, em nota, a instalação de termômetros digitais para temperatura corporal em que a própria pessoa faz a medição, acompanhada por um profissional do empreendimento.

Desde o ano passado, o Shopping disponibilizou dispensers com álcool gel 70% por todo o mall e pias para lavagem das mãos nas entradas e praça de alimentação. Cliente, lojistas e colaboradores também são obrigados a usar máscaras, respeitando o determinado pelo Poder público.

Há sinalização para o distanciamento social, higienização permanente dos espaços, capacitação de colaboradores e orientações sobre prevenção em banners nos corredores, e mídias sociais. “Os protocolos adotados pelo Jequitibá são referendados pela Associação Brasileira de Shopping Centers, validadas por especialistas do Hospital Sírio Libanês”, reforça.

MARKETPLACE

No início deste mês, o Shopping Jequitibá lançou o Marketplace, uma plataforma com lojas do empreendimento em que o cliente, a qualquer hora do dia ou da semana, pode comprar produtos ou serviços sem a necessidade de se deslocar até o estabelecimento. A compra é feita pela internet, no site www.jequitibaonline.com.br ou por meio do aplicativo do Shopping Jequitibá.

Toque de recolher valerá para 343 municípios, inclusive Itabuna || Foto Oyama Brugni
Tempo de leitura: 4 minutos

O governo baiano publicou, na edição desta quarta (17) do Diário Oficial do Estado, a relação dos 343 municípios que ficarão sob toque de recolher a partir da próxima sexta (19). Conforme anunciado pelo governador Rui Costa ontem (16), apenas as regiões de Alagoinhas, Jacobina e oeste ficarão de fora da medida.

A restrição à circulação de pessoas valerá das 22h até as 5h da madrugada, por sete dias. A medida, segundo o governo, é para tentar frear a velocidade da transmissão do novo coronavírus e novas cepas da doença no Estado.

Várias regiões enfrentam 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a exemplo do sul do Estado. Ontem, Rui não descartou o lockdown (bloqueio total) se o toque de recolher não surtir efeito.

>> Confira em Leia Mais, por ordem alfabética, a relação completa dos municípios afetados.Leia Mais

Fernando Gomes toma a primeira dose de vacina contra a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes (PTC) tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (17). “Hoje foi dia de vacinação”, postou ele em uma de suas redes sociais. O ex-prefeito e ex-deputado tem 81 anos e foi infectado pelo coronavírus em dezembro passado (relembre).

Prefeito de Itabuna por cinco mandatos, Fernando também governou o município no primeiro ano da pandemia da covid-19. Tentou a reeleição, mas acabou em terceiro lugar na disputa vencida por Augusto Castro (PSD).

Fernando foi dos primeiros gestores baianos a determinar o fechamento do comércio e a adotar medidas restritivas para as atividades econômicas, mas uma de suas falas ganhou o mundo ao justificar que, após meses, autorizaria a reabertura do comércio. “Morra quem morrer”, disse ele numa entrevista coletiva virtual (relembre aqui).

Toque de recolher começa em quase toda a Bahia nesta sexta (19)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem (16), o governador Rui Costa sugeriu aos prefeitos o fechamento de atividades econômicas não essenciais. A proposta foi apresentada antes de ser decretado o toque de recolher em quase toda a Bahia. Prefeitos se queixaram que o mandatário baiano estava jogando a batata – quente – sem sequer conversar com quem fica no ponta, mais próximo das queixas do povão – e dos empresários.

Um dos prefeitos sul-baianos disse entender o momento de quase colapso nas redes pública e privada de saúde na Bahia, mas que Rui precisa dialogar mais antes de dar sugestões ou apresentar medidas em rede de televisão, a exemplo do que ocorreu ontem. Fica o bônus para o Palácio de Ondina (mídia), sobra o ônus (fazer valer o toque) para os prefeitos.

A sugestão de fechamento das atividades não essenciais, ontem, durante entrevista à Rede Bahia, causou um rebuliço entre prefeitos sul-baianos. Daí a Amurc ter marcado para hoje (17) uma reunião virtual para tratar do avanço da Covid-19 e elaborar um se ligue para o governador baiano. Há os mais exaltados e há a turma do “deixem disso” que deverá atuar para amainar o conteúdo do recado a Rui.

Até mesmo o toque de recolher, que deve entrar em vigor às 22h desta sexta (19), gera divergência. Os prefeitos dos pequenos municípios questionam como será a fiscalização do cumprimento da ordem se a Polícia Militar, na maioria das cidades, tem não mais que seis ou dez policiais, quando muito. E ainda há locais onde poder municipal pouco se comunica com o comando da polícia, o que exigiria ordem expressa do governador e do comando-geral da PM para fazer valer o decreto.

Aguardemos os desdobramentos.

Tempo de leitura: 2 minutos

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre deste ano, têm até o dia 24 de fevereiro para comparecer às instituições de ensino para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. O prazo começou no dia 8 de fevereiro.

A lista com o nome dos selecionados, bem como o cronograma do programa, pode ser acessada por meio do site do Prouni.

Para aqueles que não foram selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar essa intenção pelo site nos dias 1º e 2 de março. A divulgação do resultado da lista de espera sai em 5 de março e as matrículas deverão ser realizadas entre 8 e 12 de março.

Neste ano, o programa oferece bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. São mais de 162 mil bolsas ofertadas, sendo 52.839 para cursos na modalidade de educação à distância.Leia Mais

Água mineral falsa era comercializada na zona sul de Ilhéus || Imagens PC-Bahia/Agravo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil detonou esquema de adulteração de garrafões de água mineral em Ilhéus, ao cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma mulher de 46 anos, na Barreira, zona sul do município, nesta terça (16). M.A.D.S.S. atuava como revendedora de água mineral e disse à polícia que a água “batizada” era fornecida por um homem conhecido apenas como Antônio do Cururupe.

Na fase de investigação, os policiais chegaram a comprar o produto falsificado para confronto com o produto original da indústria. Testes feitos em laboratório do produto que estava sendo comercializado pela mulher demonstravam a presença de clostridium, que pode levar a um quadro de infecção intestinal, e coliformes, informa o site Agravo.

A polícia também obteve prova testemunhal de que a investigada já vinha ofertando a outros comerciantes água falsificada – rótulos e lacres em desacordo – por preço bem inferior ao praticado pela empresa, a Águas do Porto, a comerciantes. Segundo a polícia, ela disse que o fornecedor da água mineral falsa seria “Antônio do Cururupe”.

Os agentes apreenderam 62 vasilhames de 20 litros com rótulo da Águas do Porto com indícios de falsificação da logomarca – nome exibido em formato quadrado ao invés de formato oval; lacre da tampa não personalizado e sem impressão da data envasamento e lote e o selo da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) sem holograma. A mulher responderá pelos crimes contra a economia e de falsificação de produtos.

STF concede prisão domiciliar a Daniel Silveira || Foto Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi preso em flagrante pela Polícia Federal na noite desta terça (16) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Silveira seguiu com policiais a caminho da Superintendência da Polícia Federal. Ele, que já é alvo do inquérito que apura o financiamento de atos antidemocráticos, publicou um vídeo com ofensas, ameaças e pedido de fechamento do Supremo, segundo a decisão do ministro.

“O autor das condutas é reiterante na prática criminosa, pois está sendo investigado em inquérito policial nesta CORTE, a pedido da PGR, por ter se associado com o intuito de modificar o regime vigente e o Estado de Direito, através de estruturas e financiamentos destinados à mobilização e incitação da população à subversão da ordem política e social, bem como criando animosidades entre as Forças Armadas e as instituições”, diz a decisão.

“As condutas criminosas do parlamentar configuram flagrante delito, pois na verifica-se, de maneira clara e evidente, a perpetuação dos delitos acima mencionados, uma vez que o referido vídeo permanece acessível a todos os usuários da rede mundial de computadores, sendo que até o momento, apenas em um canal que fora disponibilizado, o vídeo já conta com mais de 55 mil acessos.” Com informações da CNN.

Governador não descarta fechamento do comércio novamente
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Rui Costa afirmou, na noite desta terça-feira (16), que a população baiana precisa colaborar mais para que não sejam necessárias medidas mais duras para conter a velocidade de transmissão da Covid-19 e suas novas variantes. As medidas seriam adotadas para evitar o colapso da rede de saúde na Bahia. Ele disse que não será omisso para salvar vidas e, caso não exista outra alternativa, pode decretar o lockdown.

De acordo com Rui Costa, o toque de recolhe que começa na sexta-feira (19), em quase todo o estado, é um alerta para que as pessoas parem com as aglomerações. A restrição de circulação de pessoas entre as 22h e 5h é menor, mas é nesse período da noite que ocorrem as festas, com bebedeiras e não utilização de máscara. É nesse período também que não é respeitado o distanciamento social.

O governador destacou ainda que, no primeiro momento, o toque de recolher começará às 22h, mas pode iniciar mais cedo, caso não mude o cenário de velocidade de transmissão, aumento de casos ativos e superlotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em algumas regiões da Bahia a taxa de ocupação desses leitos chega a 100%.

LOCKDOWN E SPUTNIK V

Ele observou que, caso se mantenha a tendência de colapso no sistema de saúde por causa dos casos graves do novo coronavírus, terá de determinar o bloqueio total (lockdown). ” Não vou esperar que ocorra cenas vistas em alguns estados e em outros países. Se ocorrer, não será por omissão minha, porque adotarei medidas para salvar vidas”, reforçou durante transmissão nas redes sociais do #Papo Correria, que foi acompanhado pelo PIMENTA na noite de hoje.

Rui Costa também respondeu a perguntas de internautas sobre o problema da falta de vacinas e porque a Bahia não oficializa a compra e inicia a imunização no estado com vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V. Ele esclareceu que, hoje,  quem coordena o programa de imunização é o Ministério da Saúde, mas espera que o presidente Jair Bolsonaro sancione logo uma medida provisória aprovada recentemente pelo Senado.

A MP determina que Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analise, no prazo de até cinco dias, as vacinas que já tenham autorização para uso emergencial em determinados países, critério não é levado em conta atualmente. Caso a Anvisa não cumpra esse prazo, a imunização ficaria autorizada. Assim, estados e municípios poderiam comprar suas doses e promoveriam as suas campanhas.

Polícia Civil de Itabuna investiga o caso
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma idosa foi encontrada morta em Itabuna, sul da Bahia, no início da tarde de segunda-feira (15). Ela foi identificada como Maria Domingas Souza, de 61 anos, e estava desaparecida.

De acordo com a Polícia Militar, a idosa foi achada desacordada, na rua Capixaba, no bairro Parque Boa Vista, com queimaduras no corpo. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada para prestar atendimento à vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil informou que a idosa tinha deficiência auditiva e era dependente de álcool. Ela havia desaparecido no sábado (13). Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. A delegacia de Homicídios de Itabuna vai investigar o caso. Do G1.

Porto Seguro encerra inscrições em processo seletivo nesta segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, publicou, nesta terça-feira (16), três editais de processo seletivo com oferta de 1.406 vagas para preenchimento imediato e cadastro de reserva. As inscrições começam na quinta-feira (18) e prosseguem até o dia 22 deste mês. De acordo com levantamento do PIMENTA, o salário chega a R$ 10 mil.

Em um dos editais, as vagas são para profissionais como Agente de Trânsito, Arquiteto, Assistente Social, Assistente Administrativo, Calceteiro, Encanador, Engenheiro Civil, Guarda Municipal, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Psicólogo, Topógrafo e Técnico em Agrimensura.  Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 3.086,32, a depender do cargo.

No segundo edital, as vagas são para Auxiliar de Classe, Eletricista, Interprete de Libras Escolar/Português, Mecânico, além de professores de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia Inglês, Ciências da Educação Básica e Técnico em Informática. Os salários variam de R$ 1.333,00 a 1.947,97.

No terceiro edital, na área de saúde, as oportunidades são para Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Esf, Assistente Social, Agente de combate a endemias, Bioquímico, Cozinheiro, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro de Urgência e Emergência, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Médico (especialista), Médico Psiquiatra, Médico Regulador, Médico de Urgência e Emergência, Médico Veterinário, Médico Esf, Nutricionista, Odontólogo Buco Maxilo Facial e Odontólogo, dentre outros cargos. Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 10 mil. Acesse aqui os editais.

Vacina para os profissionais da educação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa afirmou há pouco, durante a transmissão do “#Papo Correria”, que vai propor ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que todos os profissionais da educação (os que estão na ativa), com idade acima de 50 anos, entrem na lista de prioridade para vacinação contra o novo coronavírus. A reunião dos governadores com o ministro será na tarde desta quarta-feira (17).

Ao responder uma pergunta de uma participante do programa nas redes sociais, Rui afirmou que não está preocupado somente com os professores, mas também com profissionais como merendeiras e vigilantes. “Pelo menos na rede estadual, não temos tantos professores com mais de 50 anos, mas temos muitos profissionais de apoio. São pessoas que também correm risco de contaminação e, às vezes, no grupo de risco”.

O governador disse que a retomada das aulas depende muito da curva descendente do número de casos ativos, ocupação de leitos e óbitos. Ele afirmou ainda que espera que isso ocorra o mais rápido possível e explicou que não adotou a modalidade de aulas virtuais porque iria beneficiar poucos alunos.

Rui Costa relatou que deixou de fora as regiões oeste, de Jacobina e Irecê porque hoje elas estão com a taxa de ocupação de leitos baixa. Acrescentou ainda que, se a curva de contaminação de novo coronavírus, na maioria das regiões, continuar nesse ritmo, em três semanas haverá um colapso na rede de saúde da Bahia.

Agricultura familiar ganha mercado com novos produtos
Tempo de leitura: 2 minutos

De olho em expandir mercado, cooperativas da agricultura familiar da Bahia vêm aumentando o leque de produtos a partir de parcerias com outras organizações produtivas. Este é o caso da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), em Ilhéus, no sul do estado, conhecida pela fabricação de chocolates veganos, com a marca Natucoa, que acaba de lançar um café gourmet.

O café gourmet Natucoa é uma parceria com a Moreno Torradores, marca que integra os cafés da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), no município de Piatã, na Chapada Diamantina.

O grão do Café Natucoa confere um sabor único, resultado de uma maturação mais lenta, feita na elevada altitude e no clima ameno de Piatã, que proporciona mais doçura ao café. A torra média traz notas de chocolate e caramelo. Os grãos são colhidos manualmente, torrados de forma artesanal, proveniente das mãos da agricultura familiar.

A presidente da Coopessba, Carine Assunção, afirma que cacau e chocolate têm tudo a ver juntos. “Trabalhamos com uma linha de chocolates veganos, mais intensos. É um público que, em sua maioria, consome um café de mais qualidade. Além disso, saborear um bom chocolate acompanhado de um café especial, com certeza proporciona um prazer único”, destaca.

CHOCOLATES VEGANOS
De olho em expandir mercado, cooperativas da agricultura familiar da Bahia vêm aumentando o leque de produtos a partir de parcerias com outras organizações produtivas. É o caso da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), em Ilhéus, no sul do estado, conhecida pela fabricação de chocolates veganos, com a marca Natucoa, que acaba de lançar um café gourmet.

Leia Mais

Vírus já matou 10.865 pessoas no estado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde a última sexta-feira (12),  o boletim epidemiológico estadual sobre a Covid-19 contabiliza mais de 60 mortes por dia. O mais recente, publicado nesta terça-feira (16), informa mais 67 mortes provocadas pelo novo coronavírus no estado. Até o momento, o vírus matou 10.865 pessoas na Bahia.

Na fila da esperança, a da vacinação contra a Covid-19, 378.843 moradores da Bahia, entre profissionais de saúde, indígenas e idosos, foram vacinados até as 17 horas desta terça-feira (16).

Rui Costa anuncia toque de recolher na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Numa tentativa de reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus,  o governador Rui Costa anunciou, nesta terça-feira (16),  adoção de toque de recolher na Bahia a partir da próxima sexta-feira (19). Inicialmente, a medida valerá das 22h às 5h da manhã, durante sete dias, e deixa de fora apenas as regiões de Jacobina, Irecê e oeste, que  que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19.

De acordo com o governador, o toque de recolher visa evitar aglomerações  em bares, restaurantes, casas de eventos, paredões ou qualquer outro tipo de festa que reúna muitas pessoas.  Essas aglomerações foram registradas nos últimos dias em cidades como Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro, Salvador e Feira de Santana.

Rui afirmou que, com essas medidas, espera salvar vidas e contar com um número maior de leitos para pacientes. “Precisamos conter a taxa de crescimento de contaminação. Quero fazer um apelo especial a todos os prefeitos e prefeitas para que nos ajudem nessa mobilização. Precisamos de toda a sociedade mobilizada para que a gente consiga conter o avanço do coronavírus e suas novas variantes no estado da Bahia”.

Rui afirmou ainda que, para a volta às aulas, três critérios precisam ser obedecidos: a redução do número de casos ativos, a diminuição do número de óbitos e a queda das taxas de ocupação de leitos. “Definimos que esses critérios são os requisitos mínimos necessários para que possamos ter um retorno sem colocar em risco a vida de nossos professores, pais, alunos e todos os seus familiares”, concluiu.

A declaração do governador seguiu uma apresentação de técnicos da Sesab mostrando que a Bahia alcançou uma taxa de 74% de ocupação dos leitos de UTI dedicados para atender pacientes com casos mais graves de Covid-19.

“Os dados indicam um risco real de colapso do sistema de saúde e consequente aumento na mortalidade. Nesse momento, apenas medidas de distanciamento social mais severas minimizarão as altas taxas de transmissão do vírus”, explicou o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Atualizado às 19h31.

Sisu oferece 209 mil vagas em curso de graduação.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) ampliou para 23 de fevereiro o prazo para a adesão das instituições públicas de educação superior ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na oferta de vagas para o primeiro processo seletivo de 2021.

Até então, as inscrições, que tiveram início em 8 de fevereiro, tinham como prazo final o dia 12. A assinatura do termo de adesão de cada instituição deve ser feita por meio do sistema de gestão do Sisu, no site do programa.

“Essa alteração do edital de adesão ao Sisu, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), no próximo dia útil, apenas unificará os cronogramas, antes estanques, dos dois procedimentos previstos em edital, que são a adesão e a retificação, se for o caso, das informações constantes nos documentos de adesão. O prazo final desse último procedimento não foi alterado. Ele terminará também no dia 23 de fevereiro”, informou o MEC.

O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

É de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu.

Informações da Agência Brasil.