O Ministério da Educação (MEC) ampliou para 23 de fevereiro o prazo para a adesão das instituições públicas de educação superior ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na oferta de vagas para o primeiro processo seletivo de 2021.
Até então, as inscrições, que tiveram início em 8 de fevereiro, tinham como prazo final o dia 12. A assinatura do termo de adesão de cada instituição deve ser feita por meio do sistema de gestão do Sisu, no site do programa.
“Essa alteração do edital de adesão ao Sisu, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU), no próximo dia útil, apenas unificará os cronogramas, antes estanques, dos dois procedimentos previstos em edital, que são a adesão e a retificação, se for o caso, das informações constantes nos documentos de adesão. O prazo final desse último procedimento não foi alterado. Ele terminará também no dia 23 de fevereiro”, informou o MEC.
O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.
É de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas no âmbito do Sisu.
Informações da Agência Brasil.
O desaparecimento da jovem Caroline Fernandes Miron completou um ano ontem (15). O caso foi lembrado na Câmara Municipal de Ilhéus durante sessão desta terça (15). Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, professora Enilda Mendonça criticou a demora para a conclusão da investigação.
“Não há resposta para a pergunta ´Onde está Carol?´. Não é mais possível que tenhamos que conviver com o sumiço e com a morte de mulheres pelo simples fato de ser mulher e o homem não saber receber um ´não´”, lamentou a vereadora.
Presidente da Comissão das Mulheres, o vereador Kaíque Souza, defendeu uma visita às autoridades da 7ª. Corpin, no sentido de conhecer detalhes do andamento da investigação.
O vereador Cláudio Magalhães, membro da Comissão dos Direitos Humanos, também cobrou respostas às autoridades da segurança pública da Bahia.
CASO CARACOL
Ativista política e social, Caroline Miron está desaparecida desde o Carnaval de 2020. Ela foi vista pela última vez durante os festejos, no tradicional bloco “Muringuetes”, no bairro do Pontal. O namorado, identificado como Rafael, também está desaparecido. Ele é considerado peça-chave para a elucidação do caso. Carol tem duas filhas.
O conselheiro Plínio Carneiro Filho foi reeleito presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) para o biênio 2021-2023. A eleição ocorreu na sessão desta terça-feira (16). Também foram reeleitos para compor a mesa diretora o conselheiro Raimundo Moreira, vice-presidente, e o conselheiro Fernando Vita, corregedor.
O presidente, ao agradecer a manifestação de confiança de seus pares, observou que ela “é fruto, certamente, do esforço conjunto realizado, com o objetivo de modernizar e dar maior eficiência a esta Corte de Contas”.
Plínio Carneiro agradeceu a colaboração dos conselheiros substitutos, dos membros do Ministério Público junto ao Tribunal e também aos servidores “que, com dedicação, não têm medido esforços no cumprimento de seus encargos”.
O presidente reafirmou seu empenho, assim como de todos que fazem o TCM, em continuar, com ânimo renovado, na luta pelo fortalecimento da Corte de Contas, que “completará 50 anos nos próximos dias, e que, a cada dia, ganha ainda mais reconhecimento da sociedade pelo trabalho que realiza em defesa da correta aplicação dos recursos públicos confiados às administrações dos municípios da Bahia”.
Creuza Alves Gomes, internada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, precisa urgentemente de doação de sangue para tratamento clínico.
A doação pode ser feita no Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, em nome da paciente.
Informações com Fábio Santos (filho) pelo telefone/Whatsapp (73) 99122-0909.
A presidência da Câmara de Vereadores de Itabuna emitiu nota de pesar em que lamenta a morte de Nadir de Souza Oliveira, mãe do publicitário Sílvio Roberto, da Visão Propaganda, e da advogada e consultora Cleide Oliveira. Dona Nadir estava com 89 anos e faleceu nesta segunda (15), vítima da Covid-19.
Nadir deixa três filhos e sete netos e uma legião de amigos no bairro Conceição, em Itabuna, onde residia. O presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), cita em nota que a reverência a dona Nadir é compartilhada pelo conjunto de vereadores e demais servidores do Legislativo. A advogada Cleide Oliveira, filha de Nadir, fala da herança deixada pela mãe:
-Ela nos deixou a mais bela herança, a fé em Deus e o amor por Maria Santíssima.
O vereador e médico Aldemir Almeida (PP), de 65 anos, testou positivo para a Covid-19 e está internado no Hospital Aliança, em Salvador.
O secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, confirmou a informação nesta terça-feira (16), durante entrevista ao programa Na Boca do Povo, da Rádio Bahiana.
De acordo com Magela, Aldemir já havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e tem quadro de saúde estável.
O governador Rui Costa (PT) disse hoje (16), em entrevista à Rede Bahia, que o aumento acelerado de novos casos de Covid-19 exige medidas de contenção contra o novo coronavírus, como a suspensão de atividades não essenciais, a exemplo de bares e restaurantes que funcionam em espaços confinados. O petista também não descarta a adoção de toque de recolher no estado. Ele vai discutir as alternativas com os prefeitos dos municípios baianos.
“Está comprovado que, em lugares confinados, a taxa de transmissão [do vírus] é muito maior. Então, por exemplo, cinema, teatro, ambientes fechados, a taxa de contaminação é maior. Nós temos que fazer escolhas. Ou nós fechamos fábricas, comércio, ou, por exemplo, fechamos bares e restaurantes que tenham ambientes confinados. Nós temos que escolher juntos, governos e sociedade, o que é melhor: chegar no colapso e ter que fechar tudo ou a gente escolhe aquelas atividades não essenciais? Eu entendo que no momento está morrendo muita gente. Não tem leitos suficientes para todo mundo, ter um bar funcionando não é essencial. Realizar festas, mesmo que seja com cem pessoas, não é essencial. Aquilo que não for essencial, eu acho que está no momento da gente voltar a fechar”, avaliou Rui Costa.
Muitas cidades baianas, como Ilhéus e Itabuna, estão há semanas com o sistema de saúde pressionado pelo avanço da pandemia. Faltam leitos de terapia intensiva para o tratamento dos casos graves de Covid-19.
A série documental Doutor Castor, da Globoplay, conta a história do advogado Castor de Andrade e Silva, um dos chefões do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Ao longo de décadas, ele se equilibrou entre a vida subterrânea de gângster e a de personagem do futebol e do Carnaval.
Castor foi mecenas e dirigente do Bangu. Com muito dinheiro, deu à equipe do subúrbio carioca condições de bater de frente contra grandes clubes nacionais. O time foi vice-campeão da Taça Ouro de 1985, competição equivalente ao Campeonato Brasileiro.
O bicheiro fundou a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Entre 1980 e 1997, foi o presidente de honra da Mocidade Independente de Padre Miguel. Nesse período, a escola de samba conquistou quatro dos seus seis títulos do Carnaval do Rio de Janeiro.
Além da mística de cartola do futebol e patrono da Mocidade, Castor também ficou conhecido pela violência. Pairava sobre ele e os comparsas do Bicho a suspeita de ligação com 53 homicídios ocorridos no estado do Rio de Janeiro. Foi condenado por associação criminosa em 1993, com outros treze grandes bicheiros fluminenses. Morreu em 1997, aos 71 anos, vítima de ataque cardíaco enquanto jogava baralho na casa de amigos, desrespeitando a prisão domiciliar.
Confira o trailer da série.
O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). O resultado foi confirmado nesta terça-feira (16), tanto pelo exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do vírus, quanto por antígeno.
“Permanecerei em isolamento, em casa, cumprindo agenda virtual de trabalho. Estou bem, com sintomas leves, com medicamentos sintomáticos. Essa doença é muito séria!”, afirma Vilas-Boas, que é médico.
Fiscais da Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) concluíram, nesta manhã de terça (16), a vistoria dos 50 ônibus que vão operar em regime emergencial em Itabuna a partir de amanhã (17). Na semana passada, a fiscalização iniciou os trabalhos com os rodoviários contratados pela Atlântico, quando explicaram como funcionará o sistema de transporte em regime emergencial. Uma das novidades será a possibilidade de integração (confira mais abaixo).
Os veículos começam a rodar nas primeiras horas de quarta com a tarifa antiga (R$ 3,70). Equipe da Settran verificou itens como funcionamento do elevador de acesso para pessoas com deficiência, cinto de segurança, campainha e abertura e fechamento das portas foram alguns dos itens observados.
INTEGRAÇÃO
Cinco pontos, no centro da cidade, foram definidos para o Sistema de Integração. O usuário poderá fazer o transbordo (pegar outro ônibus) em até uma hora a partir do momento que paga a passagem. Os pontos de transbordo serão na Praça da Laura Conceição (Catedral); Beira-Rio (ponto ainda será definido); Praça Otávio Mangabeira (Camacan); Centro Comercial e Avenida Amélia Amado.
Já vistoriados, ônibus ficarão expostos nas proximidades do Centro Administrativo Firmino Alves, sede da Prefeitura, na Avenida Princesa Isabel, e na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Hoje à tarde, o prefeito Augusto Castro e equipes da Settran participarão de uma “caravana” com parte da frota de ônibus circulando pela cidade.
O município voltará a ter transporte coletivo depois de 11 meses. Os veículos não rodavam desde 21 de março do ano passado. Os 50 ônibus representam 55% da frota regular que atende o sistema no município (92 veículos).
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), por meio do presidente Lourival Trindade, decidiu suspender também a decisão liminar que autorizava o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares a partir de março. A Corte já havia derrubado decisão que determinava a retomada do ensino presencial nas escolas públicas do estado.
O desembargador Lourival Trindade publicou as duas decisões nesta segunda-feira (15), suspendendo as liminares da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador.
O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse hoje (16) que o Governo do Estado quer a volta das aulas presenciais, assim como as instituições privadas de ensino, mas, devido ao crescimento acelerado de casos da Covid-19 e à lotação dos hospitais, isso não é possível no momento atual.
Depois da confirmação de quatro casos de contágio pelo novo coronavírus, funcionários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) foram submetidos a testes rápidos de detecção do vírus, na sede da empresa. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, fez a testagem dos funcionários da empresa de água e saneamento.
Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Emasa, Henrique Sousa, depois dos casos confirmados no quadro de pessoal, há monitoramento para que a empresa possa tomar providências de isolamento do funcionário e sanitização dos ambientes. Para atender o quadro de funcionários do prédio sede da Emasa, foram solicitados 40 testes rápidos.
A biomédica Natália Pereira, uma das integrantes da equipe da Vigilância Epidemiológica, assegura que o resultado do teste rápido é de mais de 90% de acerto, de acordo com o laboratório farmacêutico responsável. “A taxa de acerto do protocolo é alta, respeitando a sensibilidade e especificidade do paciente, a exemplo de oito dias com sintomas ou contato com alguma pessoa contaminada”, ressalta.
A também biomédica Luara Athaly e integrante da equipe explica que as imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos ou células de defesa e agem na forma de resposta a antígenos presentes no organismo. “O IgG são células de defesa mais antigas, não requerem isolamento. Enquanto que na presença das células IgM, se faz necessário o isolamento e os cuidados com o infectado”, diz.
Um cronograma para que a equipe de testagem da Vigilância Epidemiológica visite as outras unidades da Emasa, para testar os demais colaboradores, será estabelecido logo após o feriado de carnaval. Fica valendo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de as pessoas evitarem aglomerações, sair às ruas desnecessariamente, usar máscara, manter a higiene das mãos e usar álcool gel a 70%.
Oitenta e duas cidades da Bahia têm estoques zerados de doses da vacina contra a Covid-19, segundo o painel de vacinação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Outras 134 cidades, incluindo Salvador, já usaram pelo menos 90% do armazenamento, noticia o Metro1.
Até o momento, a Bahia já usou 85,5% das quase 440 mil doses distribuídas pelo governo do estado, e ainda não há data definida para a chegada do novo lote. Em contato com o jornal Correio, o Instituto Butantan informou que a partir do dia 23 de fevereiro começará a entregar 600 mil doses por dia ao Ministério da Saúde.
O Ministério, em seguida, fará a distribuição para os estados, os estados enviarão para as 31 Diretorias Regionais de Saúde da Bahia e cada município buscará suas doses. Assim, a previsão é que as novas vacinas só cheguem ao interior da Bahia em 25 de fevereiro.
>> Confira a relação de municípios com estoque zerado no Leia Mais, abaixo.Leia Mais
O Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) decidiu vender o litro de gasolina por R$ 3,50 como forma de protestar contra a política de preços da Petrobras e a privatização de refinarias de petróleo da estatal.
Nesta terça-feira (16), a ação ocorreu no Posto Apache, no Dique do Tororó, em Salvador. Os 150 primeiros motoristas que chegaram no local puderam comprar até 20 litros do combustível pelo “preço justo”, conforme definição da categoria. A medida também beneficiou 50 motociclistas.
Amanhã (17) será a vez de Alagoinhas, com venda de gasolina pelo mesmo preço, às 7 horas, no Posto Laguna, localizado na Avenida Dantas Bião.
“Ao adotar o Preço de Paridade de Importação (PPI), a Petrobrás atrela os preços dos combustíveis no Brasil ao valor do barril de petróleo no mercado internacional, ou seja, a estatal produz em real, mas vende em dólar para o povo brasileiro”, critica o coordenador do Sindipetro, Jairo Batista.
O diretor de comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, alerta para as consequências da privatização da Refinaria Landulpho Alves, anunciada pela Petrobras. “Os consumidores serão ainda mais atingidos, pois os preços dos combustíveis devem ficar mais altos. E ainda será criado um monopólio regional privado e sem competitividade, como apontou estudo da PUC Rio ao analisar os efeitos da privatização de seis das oito refinarias colocadas à venda pela Petrobras”.
Neste ano, a Petrobras já aumentou o preço da gasolina três vezes. Veja mais aqui.
O boletim epidemiológico sobre a Covid-19, divulgado na noite de ontem (15) pela Prefeitura de Ilhéus, informa que todos os cinquenta leitos das unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais do município estão ocupados.
Até o momento, 299 moradores de Ilhéus morreram em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Outras 10.852 pessoas se recuperaram da doença.
Devido à quantidade limitada de doses da vacina contra a Covid-19, problema que afeta todo o país, a vacinação segue restrita a indígenas, profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos. Até sábado (13), data do último balanço publicado pela Prefeitura, 8.128 pessoas tinham sido vacinadas em Ilhéus.
























