GERÊNCIA TÉCNICA DA EMASA CONTESTA DADOS DIVULGADOS POR ONG

UESC ABRE INSCRIÇÕES PARA O AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL

NOME DE TANDICK É COTADO PARA CANDIDATURA À ALBA; VEREADOR NÃO CONFIRMA

COLO-COLO INFORMA À FBF QUE NÃO DISPUTARÁ SÉRIE B DO BAIANÃO

POR ENGANO, ENFERMEIRA DÁ CACHAÇA A PACIENTE EM HOSPITAL DA BAHIA

BARCELONA DEPENDE APENAS DE SI PARA AVANÇAR NO BAIANÃO

LEO PRATES DEFENDE NOME DE FÉLIX PARA CHAPA DE ACM NETO

“ROUBADINHA” PERIGOSA NO TRÂNSITO DE ILHÉUS

ITABUNA: MOTORISTA PERDE A DIREÇÃO E CARRO QUASE CAI NO RIO CACHOEIRA

A soja e milho correspondem a 89% da produção de grãos
Tempo de leitura: 2 minutos

O Brasil deve colher 265,9 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/2021. Serão 9 milhões de toneladas (3,5%) a mais em relação a temporada de 2019/2020. A projeção foi divulgada, nesta quinta-feira (10), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para a soja, é estimado crescimento de 3,3% na área e a produção pode chegar a 134,5 milhões de toneladas, colocando o país como o maior produtor mundial da oleaginosa. Para a safra total de milho, a produção estimada é de 102,6 milhões de toneladas.

A produção total de feijão no país, somando-se as três safras, continua estimada em 3,1 milhões de toneladas. Dessa produção, 1,9 milhão de toneladas é de feijão-comum cores, 516,8 mil toneladas de feijão-comum preto e 686,7 mil toneladas de feijão-caupi ou macaçar.

Quanto ao arroz, o crescimento é de 3,2% na área e a produção está estimada em 10,9 milhões de toneladas, sendo que 10 milhões de toneladas sairão de áreas irrigadas e 900 mil toneladas, de áreas de sequeiro. O preço do produto está estável e a colheita deve ter início em janeiro de 2021.

Para o algodão, a Conab estima redução de 8,1% na área a ser cultivada e a produção de pluma é prevista em 2,7 milhões de toneladas. O trigo está em fase final de colheita (safra 2020), com o volume de produção estimado em 6,2 milhões de toneladas.

Leia Mais

Crime foi na noite de ontem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um casal foi morto na noite de quarta-feira (9), numa rua do bairro Fontana I, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Júlio César Aparecido Silva e Lisandra Mara Moreira de Oliveira, 22 anos, estavam em um carro quando foram atingidos por vários tiros.

No veículo, Renault Duster, com placa de Porto Seguro, também estavam duas crianças, uma de um ano e a outra de seis anos. A criança mais nova foi amparada por moradores. A mais velha correu para dentro de um lava-jato. “Ela dizia: mataram minha mãe”, relatou uma pessoa que estava no local.

O casal e as crianças foram atingidos logo depois de saírem de uma lanchonete e posto de lavagem na Avenida Ubaldino Júnior. Eles  foram interceptados por bandidos a bordo de um automóvel branco. Moradores relatam que foram ouvidos mais de 30 tiros.

O corpo do homem foi encontrado no meio da rua. A mulher caiu ao lado da porta do passageiro. Pelos vestígios, o homem ainda saiu do carro, tentando escapar dos assassinos. As crianças não foram atingidas e já estão sob os cuidados do Conselho Tutelar da cidade.

Júlio César e Lisandra se mudaram de São São Paulo em outubro último. Em Porto Seguro, o homem trabalhava como  motorista por aplicativo. Mas a polícia investiga se ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas. Do Radar 64.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde (MS) confirmou hoje (10) o primeiro caso de reinfecção por covid-19. Segundo a pasta, o diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal. Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

Em nota, o MS disse que recebeu, no último dia 9, um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ, referência nacional para a covid-19 no Brasil, com os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de, até então, um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus.

Após análise das duas amostras enviadas ao laboratório houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real.

“As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas”, disse o MS por meio de nota.

O ministério disse ainda que o resultado reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel.

Eleito vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis testou positivo para covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), testou positivo para o novo coronavírus. Há pouco, via Twitter, Bruno, que é atualmente vice-prefeito da capital baiana, confirmou o resultado do teste. Ele está em isolamento domiciliar.

– Mesmo tomando os cuidados necessários, testei positivo para Covid-19 e já estou em casa seguindo as orientações médicas. O meu caso não é isolado. O coronavírus não acabou e, nas últimas semanas, vem crescendo de forma expressiva em Salvador. Se cuide e cuide de quem você ama – escreveu na rede social.

O prefeito eleito deverá ser submetido a um novo teste na próxima quinta (17), para quando está marcada a diplomação dos eleitos em 2020 em Salvador. A solenidade deverá ocorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

Santa Casa conquista prêmio de melhor empresa do 3º setor para estágio no país
Tempo de leitura: < 1 minuto

Leitos serão reabertos no Calixto Midlej Filho

O acordo fechado entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e a Santa Casa de Misericórdia ontem (9) permitirá a abertura de mais 12 leitos para vítimas do novo coronavírus em Itabuna. Os leitos voltados para pacientes adultos serão reativados no Hospital Calixto Midlej Filho.

Conforme apurado pelo PIMENTA, serão seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros seis clínicos (enfermaria). Com esta ampliação, o município passará a contar com 29 leitos de UTI – três pediátricos – e 24 leitos clínicos. Ontem, Santa Casa e Sesab anunciaram o acordo, porém sem informar o quantitativo de leitos.

MAIS DE 600 CASOS ATIVOS

Ontem, Itabuna ultrapassou os 600 casos ativos (pacientes infectados em isolamento ou internados). É mais que o dobro do registrado há duas semanas. O município registrava 286 casos ativos em 26 de novembro, 11 dias depois do primeiro turno das eleições. Nos últimos dias, a ocupação dos leitos de UTI Covid-19 em Itabuna tem ficado na média de 55%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta (9), reconhecer que vigilantes, quer trabalhem armados ou não, têm direito à aposentadoria especial. A questão foi decidida durante o julgamento de três processos que tratavam do reconhecimento da contagem diferenciada do tempo de serviço para solicitar o benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar do entendimento, a União pode recorrer da decisão.

A discussão envolve o reconhecimento da periculosidade no exercício das atividades dos vigilantes. Até abril de 1995, era permitido o reconhecimento da periculosidade por meio de qualquer comprovação dos riscos da profissão. Porém, a partir da edição da Lei 9.032/1995 e do Decreto 2.172/1997, o enquadramento passou a ser conforme a comprovação de exposição a agentes nocivos. Dessa forma, os vigilantes não tiveram mais direito à aposentadoria especial e diversas ações foram protocoladas em todo o país em busca do reconhecimento da nocividade do trabalho.

Por unanimidade, o colegiado do STJ reconheceu o direito dos vigilantes à aposentadoria especial e definiu a seguinte tese, que poderá ser seguida em casos semelhantes:

“É admissível o reconhecimento da especialidade da atividade de vigilante, com ou sem arma de fogo, em data posterior a Lei 9.032/1995 e ao Decreto 2.172/1997, desde que haja comprovação da efetiva nocividade da atividade por qualquer meio de prova até 5 de março de 1997 (data do decreto) e, após essa data, mediante apresentação de laudo técnico ou elemento material equivalente para comprovar a permanente, não ocasional, nem intermitente, exposição a agente nocivo que coloque em risco a integridade física do segurado”.

Augusto Castro deve anunciar secretariado até o dia 22
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito eleito Augusto Castro anunciará, até dia 22, o seu secretariado. Na lista, pode figurar nome de peso para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna.

Misto de técnico e político, a possível escolha para a Pasta já conversou com o prefeito eleito e ficou seduzida pela proposta de Augusto, que pretende turbinar e dar nova dinâmica à Sedur, à semelhança de gestões como a de Ubaldo Dantas, conforme apurado pelo PIMENTA.

Augusto tem dito que formará o melhor secretariado da história de Itabuna. O nome para a Sedur é parte do cumprimento dessa promessa. Sul-baiano, o candidato foi testado e aprovado em missões de grande relevância tanto na captação como execução de projetos na área de urbanismo.

Josias Gomes testa positivo para covid-19 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes (PT), teve resultado positivo em exame do novo coronavírus (Covid-19). O secretário apresenta sintomas leves da doença e está bem, segundo a assessoria informou ao Bahia Notícias. Josias encontra-se em isolamento domiciliar e cumpre rotinas da Pasta remotamente, de casa.

Ainda no início da pandemia, em março, o secretário também chegou a ser submetido à testagem após manter contato com o ex-deputado e hoje prefeito eleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e com o ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida. Augusto foi dos primeiros positivados para Covid-19 em Itabuna e Adroaldo, tempos depois, também foi infectado. Nesta semana, em novo exame, deu positivo para Josias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, na noite desta quarta-feira (9), que mais 66 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus em Itabuna, nas últimas 24 horas. O número de casos de Covid-19 passou de 14.688, ontem, para 14.754 hoje.

Itabuna registra 604 casos ativos de novo coronavírus (pessoas doentes) e 22 pacientes internados. Destes, 13 estão em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nove pacientes estão em leitos clínicos (enfermaria).   O município tem 352 óbitos por Covid-19 e 13.798 curados.

Banco Central mantém taxa Selic em 2%
Tempo de leitura: 2 minutos

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve, nesta quarta-feira (9), a taxa Selic em 2% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. O Comitê reiterou que o efeito dos preços dos alimentos é temporário, mas ressaltou que a inflação deverá continuar elevada nos próximos meses.

O Copom estimou que a inflação oficial fechará 2020 em 4,3%, caindo para 3,4% em 2021 e 2022. Esse cenário pressupõe dólar partindo de R$ 5,25 e evoluindo segundo o poder de compra internacional, além de juros básicos de 2% ao ano ao fim de 2020, 3% ao ano no decorrer de 2021 e 4,5% ao ano em 2022.

Com a decisão desta quarta-feira (9), a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. Em julho de 2015, a taxa chegou a 14,25% ao ano. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. Em julho de 2019, a Selic voltou a ser reduzida até alcançar 2% ao ano em agosto deste ano.

Leia Mais

Membros da provedoria da Santa Casa se reúnem com o secretário de Saúde da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna anunciou, no início da noite desta quarta-feira (9), um acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para reativação de leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) infectados pelo novo coronavírus.

Segundo a instituição, serão contratados leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos (enfermaria) no Hospital Calixto Midlej Filho. Além de abertura dos leitos, o secretário de Saúde vai disponibilizar quatro respiradores para o atendimento desses pacientes.

Os leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 no Calixto Midlej Filho foram desativados no final de outubro, quando venceu o contrato da Santa Casa com a Sesab. Na época, o número de casos graves de pacientes com Covid-19 tinha caído drasticamente.

Da reunião ocorrida na tarde de hoje, em Salvador, com secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participaram o provedor em exercício da SCMI, o médico Antônio Augusto Monteiro, o 1º tesoureiro Peter Deviris e o consultor André Fernando Wermann.

A Santa Casa de Itabuna é pioneira no sul da Bahia no tratamento de pacientes com suspeita e positivados para o novo coronavírus e contabiliza 2.910 atendimentos nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Na segunda unidade hospitalar estão instalados três leitos pediátricos para pacientes com a Covid-19.

Senado aprova projeto que impede exclusão de personalidades de lista
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (9), por 69 votos a 3, dois projetos de decreto legislativo que suspendem os efeitos da portaria da Fundação Cultural Palmares, que exclui 27 personalidades negras do rol de homenageados pela instituição.  A matéria agora será encaminhada à Câmara dos Deputados.

Os projeto foram apresentados pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Humberto Costa (PT-PE), respectivamente, e relatados pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES). A Fundação Cultural Palmares foi fundada em 1988 e criou uma lista de personalidades para homenageadas

Os parlamentares apontam vícios legais e a motivação ideológica que permearam a edição da portaria, que seria apenas instrumento para excluir da lista de personalidades negras homenageadas aquelas que não se alinhem com o posicionamento político ideológico do governo Bolsonaro.

Foram excluídos da lista nomes de pessoas como Marina Silva, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Benedita da Silva, Zezé Motta, Leci Brandão, Sandra de Sá e Elza Soares, entre outras personalidades negras.

Ao justificar a exclusão dos nomes, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, disse que a Portaria 189/2020 atende à decisão que instituiu o critério de permitir apenas homenagens póstumas.

Lista de excluídos pela Fundação Palmares
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta quarta-feira (9), que adquiriu 19,8 milhões de seringas e agulhas como parte do planejamento para a vacinar a população contra o coronavírus (Covid-19). O investimento foi de R$ 5,5 milhões.

O contrato foi assinado hoje pelo secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O secretário informou que a entrega das seringas e agulhas será imediata. “Atualmente temos 6 milhões de seringas e agulhas em estoque que são utilizadas nas vacinas de rotina e já iniciamos um novo processo para aquisição de insumos que atenderá tanto as imunizações programadas no calendário vacinal, quanto ao coronavírus”, detalha Vilas-Boas.

Na avaliação do titular da pasta estadual da Saúde, o objetivo primordial da vacinação contra a Covid-19 é reduzir a morbidade grave e mortalidade associada ao vírus SARS-CoV-2, buscando proteger as populações de maiores riscos, identificadas de acordo com o cenário epidemiológico da doença na Bahia. Busca-se também reduzir a intensidade da circulação viral e, consequentemente, a transmissão da infecção na comunidade, potencializando uma possível imunidade de rebanho.

Na terça-feira (8), o governador Rui Costa reuniu-se com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que garantiu a aquisição das vacinas contra o coronavírus, tão logo sejam aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia confirmou 3.752 casos de Covid-19 e 3.218 recuperados (+0,8%) nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 431.786 casos confirmados desde o início da pandemia, 412.055 já são considerados recuperados. Novamente, superou a casa dos 11 mil o número de pacientes em isolamento ou internados por causa da covid-19. Conforme a Sesab, são 11.229 casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia (9.698,28), Itabuna (7.079,44), Aiquara (7.040,04), Almadina (6.936,31) e Madre de Deus (6.921,73).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 825.668 casos descartados e 118.255 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira (9). Na Bahia, 33.578 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS 

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos nas últimas 24 horas. Metade dos óbitos ocorreu em dezembro e o restante no período de 13 de junho a 30 de novembro. Desde o início da pandemia, a Bahia confirmou 8.502 óbitos pela covid-19.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sesi Bahia promoverá, a partir da próxima segunda (14), a Semana do ENEM, uma revisão completa de conteúdos voltados ao Exame Nacional do Ensino Médio. Serão cinco dias de aulas preparatórias, com transmissão pelo YouTube da Escola SESI Bahia (www.youtube.com/escolasesibahia). Além dos estudantes do 3º ano das escolas da Rede Sesi Bahia de Educação, o evento também é aberto para alunos da rede pública e de outras escolas privadas.

A programação também inclui palestras com psicopedagogas das escolas do SESI. “A ideia é apoiar os estudantes na revisão dos conteúdos e nos aspectos socioemocionais. Nossa intenção é fazer com que eles se preparem emocionalmente para esse momento, diminuindo a ansiedade”, explica Luísa Andrade, coordenadora do projeto. As aulas preparatórias também terão intervalos de 30 minutos, com apresentações culturais.

PROGRAMAÇÃO

14.12 (das 7h às 12h30min) – Tema: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

15.12 (das 7h às 12h30min) – Tema: Matemática e suas Tecnologias

16.12 (das 7h às 12h30min) – Tema: Ciências Humanas e suas Tecnologias

17.12 (das 7h às 12h30min) – Tema: Linguagens, códigos e suas tecnologias

18.12 (das 7h às 12h) – Tema: Redação