Itabuna registrou, nos últimos 12 dias, 456 casos de novo coronavírus. De acordo com boletim epidemiológico, o município do sul da Bahia contabilizava 14.440 infectados no dia 1º deste mês. Esse número vem crescendo e chegou a 14.896 pessoas infectadas pelo vírus neste sábado (12).
Itabuna confirmou, somente nesta semana, 299 novos casos de Covid-19. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que a média de infectados cresceu muito nos últimos dias. A média é de 43 exames positivos por dia. A previsão de infectologistas é de que essa média de contaminados fique ainda maior nos próximos dias.
O número de casos ativos da Covid-19 também subiu rapidamente nos últimos dias, saltando de 466 no primeiro dia do mês para 684 neste sábado. Itabuna tem 23 pacientes internados, sendo que 14 em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais pacientes estão em leitos clínicos (enfermaria). O município tem 352 óbitos causados pela doença e 13.860 pessoas estão curadas.
O Bahia está cada vez mais perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Jogando na noite deste sábado (12), em São Paulo, contra o Palmeiras, o tricolor baiano sofreu a quarta derrota consecutiva na competição e ocupa 14ª colocação. O verdão venceu com gols de Willian, Raphael Veiga e Rony. O Bahia já tinha sido derrotado pelo Bragantino (4 a 0, fora), São Paulo (3 a 1, na Fonte Nova), Ceará (2 a 1, na Fonte Nova).
Jogando fora de casa, o Bahia foi quem começou levando perigo no Allianz Parque. Logo na primeira finalização da partida, Gilberto exigiu boa defesa de Weverton, que salvou o Palmeiras. A equipe da casa respondeu na sequência e abriu o placar aos cinco minutos. Mayke cruzou da direita, Douglas desviou e viu Willian completar para dentro do gol.
Em seguida, o tricolor ainda levou perigo com Gilberto e Rodriguinho, que viram Weverton fazer boas intervenções. Depois, o Palmeiras passou a controlar mais as ações e marcou mais duas vezes antes do intervalo. Aos 33, Mayke sofreu pênalti convertido por Raphael Veiga. E, aos 42, Rony recebeu na área, girou e chutou na saída do goleiro Douglas para fazer 3 a 0.
Em desvantagem no placar, o Bahia voltou para o segundo tempo pressionando e dando muito trabalho ao time mandante. Aos 12 minutos, Rossi avançou pela direita e cruzou para Gilberto, que não alcançou. A bola passou e sobrou em Gabriel Menino, que quase marcou contra, mas viu Weverton salvar o verdão.
Minutos depois, o goleiro do Palmeiras foi acionado novamente, quando pegou a bomba de Nino Paraíba e, na sobra, defendeu o chute de Ronaldo. O verdão respondeu com um chute forte de Gustavo Scarpa, que foi para rede pelo lado de fora, e com a finalização colocada de Willian, defendida por Douglas. Querendo o gol, o Tricolor ainda tentou na marca dos 36, quando Gabriel Novaes soltou uma bomba na frente de Weverton, que fez grande defesa e manteve o placar inalterado.
O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira (16), quando viaja até a Argentina. A partida pela Copa Sul-Americana será às 19h30min, contra o Defensa y Justicia. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o tricolor foi derrotado por 3 a 2.
Nas últimas 24 horas, a Bahia confirmou 2.920 casos de covid-19, período em que 3.019 foram considerados recuperados e houve registro de 28 óbitos. Dos 443.465 casos confirmados desde o início da pandemia, 422.467 já são considerados recuperados, 12.409 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,50%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.730,93), Jucuruçu (7.549,86), Muniz Ferreira (7.329,56), Conceição do Coité (7.317,00) e Aiquara (7.287,45).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 837.660 casos descartados e 122.158 em investigação até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 34.150 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos neste sábado. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.589, representando uma letalidade de 1,94%. Dentre os óbitos, 56,44% ocorreram no sexo masculino e 43,56% no sexo feminino.
O Brasil deixa de arrecadar mais de R$ 417 bilhões por ano com impostos por causa de sonegações de empresas. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que o faturamento não declarado pelas empresas é de R$ 2,33 trilhões por ano.
As cifras foram calculadas com base nos autos de infrações emitidos pelos fiscos federal, estaduais e municipais. Segundo o levantamento, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi o imposto mais sonegado em 2018.
Já em 2019, a sonegação do imposto de renda superou o ICMS. O IBPT descobriu que 47% das empresas de pequeno porte sonegam imposto. Já a taxa entre as empresas médias é de 31% e entre as de grande porte é de 16%.
Ao mesmo tempo, os valores sonegados são maiores no setor industrial, seguido pelas empresas de serviços financeiros e pelas empresas de prestação de serviços. O comércio ocupa a quarta posição. Mas se for considerarmos apenas o ICMS, o setor do comércio é o que mais sonega, seguido das empresas industriais e das prestadoras de serviços.
A Polícia Federal publicou, na sexta-feira (11), no Diário Oficial da União, portaria que autoriza a realização de concurso público para o preenchimento de 1.500 vagas. Serão ofertadas vagas para delegado, escrivão, papiloscopista e agente.
Do total de vagas que serão disponibilizadas, 123 são para o cargo de delegado, 400 escrivão, 84 cargos de papiloscopista e 893 agente. Ainda não existe previsão para a data de realização das provas.
Os cargos de escrivão e agente da Polícia Federal exigem do candidato nível superior em qualquer área de formação. É preciso ter ainda 18 anos na data de matrícula no curso de formação e CNH na categoria B ou superior.
Para se candidatar ao cargo de perito criminal, os candidatos precisam ter formação em nível superior na função específica e possuir CNH categoria B ou superior. Devem ter ainda, no mínimo, 18 anos na data de matrícula do curso de formação.
Para candidata-se às vagas de delegado, é exigido bacharelado em direito, ter atividade jurídica ou policial de três anos (comprovados, possuir CNH na categoria “B” ou superior). O edital do concurso só deve ser publicado no próximo ano.
O índice de atividades turísticas na Bahia cresceu 24,4% em outubro, o maior aumento no país para o período. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, na sexta-feira (11).
Em todo o país, as medidas contra a COVID-19 (como o estímulo ao isolamento social) atingiram de forma mais intensa e imediata boa parte das atividades turísticas, principalmente ao transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.
No volume das atividades turísticas, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve queda de 31,9%. Em termos regionais, todas as 12 unidades da federação pesquisadas tiveram recuo nos serviços voltados ao turismo, nesta base de comparação, com destaque com destaque para São Paulo (-40,9%), Pernambuco (-38,2%), Distrito Federal (-36,3%), Rio Grande do Sul (-35,8%), e Ceará (-35,2%).
“A Bahia está empenhada na recuperação do turismo e, em especial, da malha aérea. Os resultados já são positivos, com as companhias voltando a operar voos regulares e charters, com destaque para voos internacionais, que estão sendo retomados à medida que os visitantes entendem a seriedade das medidas adotadas diante da pandemia e os esforços para que os nossos destinos proporcionem um turismo seguro também do ponto de vista sanitário”, explica o secretário de Turismo, Fausto Franco.
Em relação à receita nominal, a Bahia registrou a segunda maior variação positiva do país, com expansão de 24,4% em relação a setembro de 2020. Devido aos impactos da pandemia do coronavírus, o índice retraiu 34,0% na comparação com o mesmo mês do ano passado, sendo que todas as 12 unidades marcaram o mesmo ritmo de decrescimento.
Faleceu na manhã deste sábado (12), num hospital em Ilhéus, no sul da Bahia, o empresário José Moreira Laytynher, de 83 anos. No mês passado, ele foi diagnosticado com novo coronavírus e o seu quadro de saúde agravou-se nos últimos dias.
Atualmente, José Laytynher era segundo tesoureiro da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Os familiares esperavam uma estabilização do quadro de saúde para a transferência dele para o Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Infelizmente, a melhora que possibilitaria a transferência de hospital não ocorreu.
Além de mais de 20 anos de participação ativa na Santa Casa, José Moreira Laytynher foi presidente de entidades como Associação Comercial de Itabuna e Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade. Foi também sócio-proprietário da Tubaína Real em Itabuna e diretor da Rádio Jornal.
Uma só dúvida entre os amigos e confrades: quem será o consagrado herdeiro que passará a operar o honorável sistema VTNCC (não tem no dicionário), que se tornou uma tradição nos momentos de descarrego emocional do fidalgo Senna, e que não será dito na capital.

Durante anos me planejei para ter uma vida sossegada assim que iniciasse a desfrutar da tão sonhada aposentadoria. Não deu certo e não me perguntem o porquê, pois também não tenho a mínima ideia, embora acredite que tenha feito tudo da maneira mais acertada, sem pular uma só etapa do que recomendam os especialistas nesse tipo de transformação de um trabalhador em vagabundo – no bom sentido, é claro.
Foi uma transição pacífica, equilibrada, segura, sem qualquer tipo de arroubo para cair na gandaia pelos bares da vida ou vestir o tal do pijama listrado, sentar numa espreguiçadeira e contar estórias como fazia Pantaleão, personagem de Chico Anísio. Continuei a trabalhar nos mesmos moldes e intensidade de antes, arrefecendo aos poucos para não sentir nenhum impacto e desparafusar a cabeça.
Nos primeiros seis anos tudo saiu como planejado e, aos poucos, fui me desligando das amarras até ficar completamente livre, leve e solto. Para os entendidos, aviso que não caí de cabeça na gandaia, embora assumisse, cada vez mais, compromissos em agremiações etílicas como confrarias (do Alto Beco do Fuxico, em Itabuna; d’O Berimbau e o Clube do Rolas Cansadas, em Canavieiras.
Além dos compromissos juramentados, um convite para uma segunda-feira desregrada, uma terça-feira de sustança e uma sexta-feira para abrir o fim de semana foram se juntando às atividades sociais sem que me dessem conta da responsabilidade. Seguindo o conselho do jornalista aposentado, hoje vagabundo mor Tyrone Perrucho, o único dia consagrado ao descanso é o domingo, desde que não tenha um corte de cana em vista.
Longe de mim reclamar do acúmulo de atividades sociais – também conhecidas como etílicas –, desde que, comprovadamente, seja acompanhada de boa e farta gastronomia de sustança. Confesso que já não tenho o mesmo entusiasmo cotidiano de participar de inaugurações de freezers e geladeiras, aniversários de bares, da aposentadoria de Tyrone e até do ingresso de um confrade no grupo de Whatsapp.
São tantas as emoções – como diria o rei Roberto Carlos – que cansa nossa beleza. Em determinados dias os compromissos se encavalam, sobrepondo-se de tal maneira que não tem como participar de todos, o que pode parecer uma descortesia da minha parte. Este sábado é um exemplo da intensidade de convite que não conseguirei dar conta de atendê-los como merecem.
Eis que me chega a convocação do Alto Beco do Fuxico, em Itabuna, para participar do bota-fora do fidalgo itabunense José d’Almeida Senna, que após tantos anos de labor passa a gozar da prometida aposentadoria. Viajou o Brasil inteiro para comemorar a libertação trabalhista e se encantou com a capital soteropolitana, onde cuidará de filhos e netos, deixando órfãos confrades.
E vai na contramão da ciência, pois abandona o refúgio da mais fina-flor da boemia itabunense, o bar Confraria do Alto Beco do Fuxico, onde faria a transição trabalho aposentadoria, preparando-se para o pijama. Garanto que em Salvador, além de cuidar dos netos, poderá frequentar um boteco, quem sabe o grupo dos Rolas Murchas que se reúne às tardes no Shopping Barra.
Queria ter um tete a tete com Senna e explica-lhe que a vida na capital foi muito boa no passado, quando frequentava o agito dos anos 60 e 70 no Rio de Janeiro, na flor da mocidade em plena Copacabana. Em Salvador não fará como no Cervantes, onde à noite sentava-se na calçada para ouvir os mais recentes bochichos e sucessos nacionais.
Antes, tinha dado uma passadinha no Modern Sound, do amigo Pedro Passos, ali pertinho na Barata Ribeiro. De repente, volta a Itabuna e demonstra seus dotes de promoteur no PUB, no Grapiúna Tênis Clube e outras tantas casas badaladas até chegar à Confraria do Alto Beco do Fuxico. Fez amigos e história. Sem mais nem menos, deixa o empreendimento aos cuidados do assessor Mirinho e arriba pra Salvador.
Como não poderia deixar de ser, promove um bota-fora de responsa, com música ao vivo, comidas e bebida, com o beco interditado para os festejos e mimos prestados ao viajante. Uma só dúvida entre os amigos e confrades: quem será o consagrado herdeiro que passará a operar o honorável sistema VTNCC (não tem no dicionário), que se tornou uma tradição nos momentos de descarrego emocional do fidalgo Senna, e que não será dito na capital.
Com outros compromissos assumidos anteriormente, não me farei presente fisicamente e sim de espírito no bota-fora de Senna, mas estarei presente à apresentação do Secretário Plenipotenciário da Confraria d’O Berimbau, Gilberto Mineiro, que retorna a Canavieiras para uma inspeção. É que ele passa uns dias em Santa Cruz de Cabrália e aparece ao aconchego dos confrades.
Não sei quem é o autor da frase “tudo que abunda não vicia”, mas gostaria de conhecê-lo para debater a respeito.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
O senador Otto Alencar, presidente do PSD baiano, e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, estão entre os entrevistados da edição deste sábado (12) do Programa Bom Dia Bahia, apresentado por Ederivaldo Benedito (Bené) e Andirlei Nascimento. O programa vai ao ar das 8h às 10h30min.
O Bom Dia Bahia terá participação especial do jornalista Levi Vasconcelos, um dos maiores analistas da política baiana. Levi, Bené e Andirlei vão entrevistar o senador Otto Alencar. O partido presidido pelo senador foi o que mais ganhou prefeituras na Bahia. O Bom Dia Bahia pode ser ouvido clicando aqui.
Jequié confirmou mais dois óbitos causados pelo novo coronavírus. As vítimas são um homem, de 71 anos, morador do bairro Joaquim Romão; e uma mulher, de 81 anos, residente da zona rural do município do sudoeste da Bahia. O idoso tinha histórico de diabetes, doença cardiovascular crônica e doença pulmonar crônica e estava internado em Vitória da Conquista.
A mulher também era portadora de comorbidades. Ela tinha histórico de diabetes, doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica. a idosa estava internada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié. O município registra 172 mortes causadas pelo novo coronavírus.
Nas últimas 24 horas, Jequié registrou mais 26 novos casos de Covid-19. Com isso, o município contabiliza 7.122 infectados desde o início da pandemia do novo coronavírus. Os que estão em quarentena somam 841 pessoas. Jequié tem 6.498 recuperados da doença e 452 casos ativos da doença.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI/adulto é de 79,31% no HGPV e Hospital São Vicente. Destes, oito leitos estão ocupados por moradores de Jequié e 15 leitos estão com pessoas de outros municípios.
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) inicia, na próxima segunda-feira (14), a segunda chamada para o processo seletivo para ingresso em cursos de 2º ciclo. O processo seletivo é voltado para estudantes que tenham integralizado um Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou Licenciatura Interdisciplinar (LI) na instituição e que queiram dar continuidade aos estudos em cursos de 2º ciclo.
Para essa segunda chamada, são ofertadas 543 vagas. Cada curso possui uma formação exigida, sempre especificada no edital. É importante lembrar que, ao finalizar o 1º ciclo, o estudante recebe o diploma de conclusão de ensino superior, sendo o 2º ciclo sua segunda graduação.
Na primeira chamada, foram 760 vagas, em 25 cursos, distribuídos nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Entre os cursos estão os novos de Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão Pública e Social, Jornalismo, Mídia e Tecnologia, Mídias Digitais, Políticas Públicas e Produção Cultural.
O estudante ingressa através do Enem-SiSU ou Enem-Colégios Universitários em cursos de 1º ciclo (BI ou LI). Após integralizar um dos cursos, ele pode participar de um edital interno que possibilita o ingresso em cursos de 2º ciclo. Acesse o edital aqui.
Quem acertar as seis dezenas do concurso 2.327 da Mega-Sena pode embolsar R$ 40 milhões. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), neste sábado (12), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal www.loteriasonline.caixa.gov.br. Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança, receberá cerca de R$ 46 mil em rendimentos mensais.
De acordo com da Caixa Econômica Federal, se o vencedor optar por investir o prêmio total no ramo imobiliário, poderá adquirir 26 imóveis no valor de R$ 1,5 milhão cada.
A Rádio Difusora Sul da Bahia estreia, neste sábado (12), o programa Frequência Política, com apresentação de Binho Shalom e participação do analista político João Matheus, do site Políticos do Sul da Bahia, além do repórter Wadson Santos.
O programa irá ao ar todos os sábados, das 10h30min às 12h, e vai abordar a política municipal, regional e estadual. Neste sábado, os entrevistados serão o vice-prefeito eleito de Itabuna, Enderson Guinho (Cidadania), e o vereador eleito pelo PT, Manoel Porfírio. A Rádio Difusora 640 AM também pode ser ouvida pela internet, por meio do aplicativo da emissora (clique aqui para baixar).
Investir em uma equipe técnica capacitada para atuar na gestão municipal, com ações planejadas e redução das despesas orçamentárias, são necessidades urgentes a serem implementadas nas próximas gestões. Este foi o conselho de especialistas em gestão pública municipal que participaram do 2º Seminário Novos Gestores 2021-2024, encerrado nesta sexta (11). Devido à pandemia, neste ano o evento ocorreu em ambiente virtual, realização da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O presidente da Amurc, Aurelino Cunha parabenizou a realização do evento e conclamou aos prefeitos eleitos e reeleitos, que exerçam a função com a responsabilidade, com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde da população que está sofrendo com o Covid-19. “Desejo muito sucesso aos novos gestores que assumem em janeiro de 2021, com a missão de governar diante de tantos desafios. Mas com fé em Deus iremos vencer essa etapa”, destacou Lero.
Para o secretário-executivo da Amurc, Luciano Veiga, o evento foi marcado por uma participação ativa das instituições, que fortalecem o papel da entidade municipalista junto aos municípios da região, na medida em que apresentaram ao gestor público, alternativas para a melhoria da população.
PAINÉIS
Durante 5 (cinco) dias de evento, os especialistas orientaram os novos gestores sobre como lidar com esse novo momento da pandemia. Na perspectiva cultural, a analista técnica da CNM, Ana Clarissa, reforçou a conquista da Lei Aldir Blanc – 14.017/2020, mas chamou a atenção dos municípios sobre a necessidade de buscar a regulamentação de um repasse Funda a Fundo, visando garantir um repasse regular para a gestão cultural.
Sobre a Educação, o consultor Eduardo Stranz, da CNM, informou sobre a aprovação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deve começar a ser executado em 2021, após a aprovação de uma lei regulamentando o novo fundo. Ainda segundo ele, parte deste recurso deverá ser investido somente na educação infantil, sobretudo nas creches.
O Mestre em Ciências Política, Allah Góes falou sobre as dívidas históricas dos municípios e as receitas disponíveis. Ele alertou aos municípios, que deve ser feita uma avaliação antes de contratação de pessoal. Já o Doutor em Direito Tributário e Financeiro, Harrison Leite abordou algumas estratégias de como lidar com as receitas municipais, além de estar antenado com a regulamentação de receitas em avaliação no Congresso Nacional, como os recursos de fundo a fundo para a cultura.
O presidente da CNM, Glademir Aroldi, ressaltou que para 2021, o cenário exige muito cuidado, já que está prevista uma queda na arrecadação do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, ele lembrou que o auxílio emergencial aprovado pelo governo federal deve acabar no fim deste ano. “Isto ajudou muito a gestão local. A pressão na área social diminuiu um pouco e os recursos acabaram entrando nos municípios ajudando na economia de todos os municípios brasileiros”, disse.Leia Mais
A Bahia registrou 3.883 novos casos do novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Das 17h de ontem (10) até igual horário de hoje (11), 3.327 pacientes foram considerados recuperados da covid-19 no estado.
Ainda de acordo com a Sesab, a Bahia registrou 440.545 casos da doença desde o início da pandemia. Desses 440,5 mil casos, 419.448 já são considerados recuperados. Hoje, aumentou para 12.536 o total de pacientes em isolamento domiciliar ou internados, os chamados casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,57%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.724,40), Muniz Ferreira (7.275,67), Conceição do Coité (7.219,42), Aiquara (7.197,48) e Jucuruçu (7.177,30).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 834.849 casos descartados e 120.553 em investigação até as 17 horas desta sexta-feira (11). Na Bahia, 33.986 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.561, representando uma letalidade de 1,94%. Dentre os óbitos, 56,38% ocorreram no sexo masculino e 43,62% no sexo feminino.























