As vendas no comércio varejista baiano cresceram 11,3% em outubro de 2020, em relação a igual mês do ano anterior. Na análise sazonal, o comércio varejista no estado registrou taxa positiva de 3,5%, sendo a mais alta das unidades federativas. Divulgados na quinta-feira (10), os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do ano, devido aos impactos da pandemia do coronavírus, a taxa foi negativa em 4,4%, mas em ritmo reduzido quando observado a taxa no mês imediatamente anterior para igual comparação (-6,2%).
O resultado registrado para o comércio varejista baiano em outubro evidencia que o setor, apesar da redução do valor do auxílio emergencial em setembro e de uma expectativa para o encerramento, mantém ritmo de crescimento das vendas no estado.
Por atividade, em outubro de 2020, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de outubro de 2019, revelam que seis dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo: móveis e eletrodomésticos (54,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (15,6%), artigos farmacêuticos.
Além de médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (12,9%), combustíveis e lubrificantes (9,2%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,5%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).
De acordo com os dados do IBGE, nos meses de setembro e outubro de 2020, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram quedas de 5,22% e 2,07%, respectivamente. Outro aspecto observado foi o aumento de veículos circulando nas ruas, dado a influência da retomada gradual das atividades econômicas.
O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou crescimento de 3,2% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 6,0%, ainda sob os efeitos da pandemia do coronavírus.
Um casal foi encontrado morto num condomínio de luxo na Avenida Luís Viana Filho, em Salvador, no final da manhã desta sexta-feira (11). A suspeita é de que houve um homicídio, seguido de suicídio no local.
Segundo informações iniciais de amigos das vítimas, tratam-se de Pompilio Almeida Bastos, prefeito do município de Conceição da Feira, e Elba Silva Rejane, esposa dele.
Ele era avicultor e tinha propriedades em Salvador e Feira de Santana. Os dois estavam casados há cerca de 15 anos e tinham uma filha. Elba tinha um filho do casamento anterior e Pompilio tinha mais duas filhas também de um casamento anterior.
O caso aconteceu no Condomínio Le Parc Residential Resort. Uma equipe da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar e do Departamento de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP) estão no local apurando a ocorrência. Um veículo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também encontra-se no interior do condomínio, assim como um veículo com plotagem da prefeitura de Conceição da Feira.
Pompilio não concorreu à reeleição para a prefeitura e deixaria o cargo em 31 de dezembro. O candidato eleito neste para assumir a prefeitura de Conceição da Feira, foi João de Furão (PSB). Do G1.
Mesmo em tempos de pandemia e com todas as alterações que isso implicou no convívio social, a magia do Natal está presente no Shopping Jequitibá em Itabuna. Em 2020, o shopping lançou a campanha “Natal da esperança na Vila dos Ursos”, com uma decoração especial na praça central, piso superior e lounge da C&A.
O bom velhinho, Papai Noel, que durante 20 anos faz parte da programação do Shopping , esse ano , por causa da pandemia, ficará em casa , mas o Urso Jota está presente no piso superior recebendo cartinhas de amor e desejo natalino e servindo de elo de ligação com o Bom Velhinho. As crianças, obedecendo as normas de distanciamento, podem entregar cartas e tirar fotos com o urso.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
Segundo a direção do centro de compras, lazer e serviços, toda a estrutura da decoração natalina do shopping está dentro de rígidos protocolos, com sinalização de cenários, circulação de clientes acompanhada por um colaborador do empreendimento, com o acesso de uma família por vez e desinfecção permanente dos ambientes e limite de tempo para fotos.
Também por conta da pandemia, a tradicional programação especial de Natal teve que que ser suspensa, mas todas as lojas prepararam decorações natalinas, oferecendo um mix completo de artigos para presentes e promoções para os clientes.
Desde que foi reaberto, o Shopping Jequitibá mantém um intenso trabalho de adequação dos espaços e desinfecção dos ambientes para receber clientes, colaboradores e fornecedores. Foi adotado um rigoroso protocolo de higienização, que reforçou as ações preventivas à Covid-19, contemplando cuidados pessoais, higienização e acessibilidade. As medidas estão de acordo ao protocolo desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, referendado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), e validado por especialistas do Hospital Sírio Libanês.
A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, por meio da Juventude Interligados, promove no sábado (12), a partir das 14h, chá de tortas beneficente. O valor arrecadado será revertido para cirurgia delicada do jovem Mateus Pinto. A ação conta também com o apoio do Ministério da Ação Social da Igreja. O evento será realizado no estacionamento da sua sede, localizado na Avenida Félix Mendonça, 75, Conceição.
De acordo com Ezequiel Nunes, pastor para jovens da igreja, a cirurgia será realizada em São Paulo e está orçada em R$ 250 mil. “Mateus está na fase de consultas, buscando a melhor técnica para minimizar os efeitos da cirurgia. Agora, precisa do apoio e solidariedade das pessoas para que arrecademos o dinheiro necessário para a cirurgia”, ressalta Ezequiel.
Geraldo Meireles, pastor-presidente da igreja, diz que toda comunidade batista grapiunense está engajada na ação. “Oferecer a torta é um gesto apenas simbólico. O que importa é o ato de solidariedade em benefício da vida”, pontua ele. “Poderíamos oferecer uma torta de papel, mas as pessoas vão receber uma torta de verdade”, conta.
As pessoas podem contribuir também ligando para a secretaria da Igreja, telefone (73)3212-3012, ou por transferência bancária para o Ministério da Ação Social da Igreja. Mateus Pinto disponibilizou contas pessoais para contribuições.
A transferência ou depósito pode ser feita no Banco do Brasil, agência 04456, Conta Poupança 15.938-7, em nome de Mateus César Oliveira Pinto CPF 058.288.375-08. Há também a opção da conta Nubank, agência 0001, Conta 94062114-6, Banco 260 ou, ainda, Caixa Econômica Federal, agência 1558, Conta Poupança 831831047-9, Produto 1288, também em nome de Mateus César Oliveira Pinto. Para mais informações, pode ligar para o Pastor Ezequiel Nunes, no telefone (73) 98849-9299.
A Justiça Federal determinou que a União conclua, no prazo de 60 dias, o procedimento de autorização do curso de Direito ofertado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no campus de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. A informação foi divulgada pela Defensoria Pública da União (DPU).
Segundo informações da DPU, a decisão foi proferida, na quarta (9), pelo juiz federal Pablo Baldivieso, da Subseção Judiciária Federal de Eunápolis. Entretanto, o órgão só obteve conhecimento da decisão nesta quinta-feira (10).
Na decisão, de acordo com a DPU, o juiz também determinou que a União dê autorização provisória para que os estudantes possam realizar atividades que exijam existência formal do curso, como contratos de estágio e participação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O juiz Pablo Baldivieso acolheu ainda o pedido da DPU para que, a partir da autorização provisória, a UFSB possa protocolar pedido de reconhecimento do curso.
Ainda de acordo com a DPU, os pedidos de prazo para a conclusão desse reconhecimento e a expedição de diplomas aos concluintes, também presentes na ação assinada pelo defensor regional de Direitos Humanos (DRDH) da DPU na Bahia, Vladimir Correia, e pelo DRDH substituto Gabriel César, foram indeferidos.
A Defensoria Pública da União informou que os estudantes que ingressaram no curso de direito procuraram a DPU ao longo do ano, porque vêm enfrentando prejuízos em razão das pendências, uma vez o curso não existe no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior.
Na decisão judicial, Baldivieso destacou que seria desproporcional e sem razoabilidade que alunos matriculados fossem prejudicados, uma vez que estavam de boa fé, confiando na legitimidade dos atos da instituição de ensino.
O magistrado defendeu que o pedido de autorização deve ser deferido, pois, segundo ele, a instituição de ensino demonstrou, nos autos, que detém os requisitos necessários do procedimento autorizativo. Além disso, registrou que “entre os ganhos e perdas para a administração a melhor decisão aponta para inclusão de pessoas na educação e não o afastamento das mesmas”.
ENTENDA O CASO
Em novembro de 2017, a universidade lançou edital de processo seletivo para o curso de direito, sem autorização do Ministério da Educação. Conforme a DPU, a grade curricular da UFSB adota o regime de ciclos de formação, por meio do qual o estudante tem, primeiramente, acesso à universidade para uma formação geral e só depois avança para habilitações profissionais ou carreiras acadêmicas específicas.
Ao concluir um curso de primeiro ciclo, que lhe confere um diploma de bacharelado ou licenciatura na área cursada, o estudante pode optar, de acordo com o seu percurso e o cumprimento das exigências para ingresso, por realizar um curso de segundo ciclo, cuja seleção é regida por um edital de migração.
Diante da conclusão das primeiras turmas de Bacharelado e Licenciatura, a UFSB lançou um edital em novembro de 2017, abrindo o processo seletivo para cursos de 2º Ciclo, anunciando vagas para alguns cursos, incluindo o de Direito. Apesar de não cumprir o requisito formal de constituição do curso, as atividades foram iniciadas no mês de fevereiro de 2018. Apenas em abril daquele ano, a UFSB formulou o pedido de autorização. As informações são do G1-BA.
Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu ganho de causa ao recurso interposto por um advogado dativo do interior do estado e fixou os honorários advocatícios em R$ 8.000,00 a serem pagos pela União Federal. A ação se deu após intervenção da Comissão de Advocacia Dativa da OAB da Bahia.
O processo, que resultou numa decisão inédita tramitou na zona eleitoral de São Felipe e teve o advogado Júlio Gomes, designado por uma juíza como defensor dativo em uma causa. Na origem, a magistrada responsável negou a fixação dos honorários. A Corte Eleitoral julgou na manhã desta quinta-feira (10) o recurso, que contou com sustentação oral do conselheiro federal e presidente da Comissão de Advocacia Dativa da Seccional, Ubirajara Ávila,
“Essa decisão serve como elemento encorajador para que toda advocacia baiana busque a justa remuneração da advocacia dativa, prestigiando ainda o postulado constitucional previsto no art. 133 que estabelece ser o advogado indispensável à administração da justiça, mormente ao exercer o importante múnus da defesa dativa”, disse Ubirajara Ávila.
O advogado Júlio Gomes, beneficiado no processo, se disse realizado e respeitado enquanto profissional e pessoa. “Estou bastante feliz e com o sentimento de dever cumprido, posto que, houve compromisso da minha parte pelo múnus recebido e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo TRE-BA. Agradeço a todos os colegas envolvidos, em especial, a Comissão de Advogados Dativos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia. Agradeço também ao doutor Ubirajara Ávila pelo empenho e sustentação oral brilhante na sessão plenária ocorrida na manhã de hoje”.
O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, comemorou a conquista e destacou o trabalho árduo das centenas de colegas que cotidianamente exercem a defesa dativa de cidadãos necessitados em todo o estado da Bahia.
A relatoria do processo coube ao juiz eleitoral Henrique Trindade. Seu voto e a decisão do Colegiado evidenciaram o trabalho dos advogados dativos e a importância da intervenção da OAB para remunerar esses profissionais.
O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, frisou que a decisão é um marco na forma de se fazer justiça com a advocacia dativa que tanto colabora para a efetiva prestação jurisdicional.
O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (11), portaria do Ministério da Saúde, com a lista dos nomes de médicos cubanos, com os respectivos registros únicos, reincorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.
Além da Bahia, também serão beneficiados pela reincorporação Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Confira a Portaria nº 71, de 10 de dezembro de 2020, com a lista dos nomes dos médicos incorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, homologou o Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estende até 31 de dezembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país. A validação da decisão do CNE foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU), em despacho assinado pelo próprio ministro.
De acordo com o parecer, aprovado pelo colegiado em outubro, os sistemas públicos municipais e estaduais de ensino, bem como as instituições privadas, possuem autonomia para normatizar a reorganização dos calendários e o replanejamento curricular ao longo do próximo ano, desde que observados alguns critérios, como assegurar formas de aprendizagem pelos estudantes e o registro detalhado das atividades não presenciais.
Outra regra definida no parecer é a que flexibiliza formas de avaliação dos estudantes durante a vigência do estado de calamidade pública. “Em face da situação emergencial, cabe aos sistemas de ensino, secretarias de educação e instituições escolares promover a redefinição de critérios de avaliação para promoção dos estudantes, no que tange a mudanças nos currículos e em carga horária, conforme normas e protocolos locais, sem comprometimento do alcance das metas constitucionais e legais quanto ao aproveitamento para a maioria dos estudantes, aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, e à carga horária, na forma flexível permitida por lei e pelas peculiaridades locais”.
Atividades presenciais
A volta às aulas presenciais, segundo a decisão CNE, também homologada pelo MEC, deve ser gradual, por grupos de estudantes, etapas ou níveis educacionais, “em conformidade com protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias locais, pelos sistemas de ensino, secretarias de educação e instituições escolares”.
Esse processo de retorno ao presencial também deve envolver, segundo as diretrizes aprovadas, a participação das comunidades escolares e a observância de regras de gestão, de higiene e de distanciamento físico de estudantes, de funcionários e profissionais da educação, com escalonamento de horários de entrada e saída para evitar aglomerações, além outras medidas de segurança recomendadas.
Apesar de estender o prazo para atividades remotas em todas instituições de ensino até dezembro do ano que vem, o MEC determinou, em portaria editada na terça-feira (8), que o retorno às atividades presenciais nas instituições federais de ensino superior deve começar antes, a partir do dia 1º de março. A data anterior previa esse retorno já no dia 4 de janeiro, mas a pasta decidiu prorrogar esse prazo após reclamação das universidades e dos institutos federais.
O Casarão Cola Na Manu, que está em fase de construção, na Avenida J.S. Pinheiro, em Itabuna, tem aguçado a curiosidade por ser apresentado, na mídia e redes sociais, como a nova casa de ritmos da cidade. “Aquela região já foi cenário de muitas boates que, vez ou outra, promoviam shows de pequeno e médio porte também. O Casarão é um pouco diferente, e irá promover temporadas de ritmos”, explicou Manu Berbert.
A casa fechou uma parceria com as Lojas Buriti para a composição de cores e texturas na sua estrutura física. “Estamos inovando na mistura de cores e de materiais, inspirados na nossa raiz baiana e do Axé. Para isso, estamos contando com o atendimento diferenciado, logística de excelência e as inúmeras opções da Buriti”, comentou Manu.
O projeto, assinado pelo arquiteto Matheus Esquivel, tem camarotes e mezanino. A Buriti assina um dos camarotes do Casarão, que será apresentado à imprensa, assim como as demais novidades do empreendimento, antes da data da inauguração.
Números de casos ativos da Covid-19 é recorde em 2 meses || Foto José Nazal
Itabuna atingiu, nesta noite de quinta (10), total de 630 pacientes em recuperação da covid-19 internados ou em isolamento domiciliar, segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O total de casos ativos registrado hoje só é menor que o registrado em 6 de outubro, com total de 706 ativos.
Ainda segundo a SMS, o município possui 14.800 pessoas que estão ou já foram infectadas pela covid-19. Do total, 13.818 já estão recuperados da doença e 352 não resistiram ao vírus. Há mais de quatro meses, a Vigilância Epidemiológica não divulga o total de pacientes aguardando resultado de exame nem o de pessoas que esperam a coleta.
Hoje, há 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis e 13 com pacientes. Dos 18 leitos clínicos (enfermaria), 10 possuem pacientes. Conforme anunciou o PIMENTA em primeira mão nesta quinta, um total de 12 leitos serão abertos em Itabuna, seis deles de UTI.
A reabertura dos leitos, no Hospital Calixto Midlej Filho, resulta de acordo entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e Santa Casa de Misericórdia. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aguarda autorização para reabertura de novos leitos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
O governo da Bahia lançou nesta quinta-feira (10) o Protocolo do Feminicídio, documento com quase 200 páginas que traz orientações, diretrizes e linhas de atuação para melhorar todo o processo judicial e de investigação desse tipo de crime. O ato de assinatura do documento, realizado no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no CAB, nesta quinta-feira (10), teve a participação do vice-governador João Leão, e de dois secretários diretamente envolvidos com a elaboração do documento: Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, e Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública.
O Protocolo do Feminicídio padroniza os diversos procedimentos entre os vários órgãos responsáveis pela investigação e aplicação da justiça nos casos de mortes violentas de mulheres motivadas por razões de gênero. O documento tem como base o modelo latino-americano para investigação do feminicídio elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUHDH) em colaboração com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres).
O vice-governador da Bahia, João Leão, ressaltou que documento deverá contribuir não só para a punição efetiva dos casos de feminicídio, como também para a prevenção. “Que no futuro as mulheres da Bahia e do Brasil não precisem passar pelos problemas que tantas já passaram e passam”, pontuou.
O protocolo foi elaborado ao longo de um ano por um grupo de trabalho interinstitucional (GTI), coordenado pela SPM-BA. “Esse protocolo não é um papel qualquer. É um documento fundamental por unificar o que cada órgão deve fazer na prevenção e punição do feminicídio, além de orientar profissionais da polícia e justiça a direcionar melhor o seu olhar durante as investigações, a partir de uma perspectiva de gênero”, disse a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, que fez questão de listar todas as pessoas participantes do GTI.
O lançamento do protocolo no Dia Internacional dos Direitos Humanos não foi por acaso. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra as mulheres é a violação mais tolerada aos direitos humanos, em todo o mundo, e o feminicídio é a face mais cruel dessa violência. “A gente sente o quanto nós como sociedade temos muito que evoluir. O feminicídio é um problema social global que precisa ser enfrentado de maneira firma”, disse o secretário da SSP, Maurício Barbosa destacando a participação de todas as esferas da segurança pública na elaboração do documento.Leia Mais
A Bahia registrou o mais alto número de casos positivos de covid-19 dos últimos quatro meses. Nesta quinta (10), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou 4.876 casos da doença e 4.066 recuperados (que não mais apresentam sintomas da doença).
Hoje, saltou para 436.662 o total de casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia. Destes, 416.121 já são considerados recuperados e 12.010 estão em isolamento domiciliar ou internados.
Os mais de 436,6 mil casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,69%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, até aqui, são Ibirataia (9.711,34), Aiquara (7.107,51), Itabuna (7.105,24), Conceição do Coité (7.043,78) e Madre de Deus.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 830.481 casos descartados e 119.206 em investigação até as 17 horas desta quinta-feira (10). Na Bahia, 33.791 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos. O número total de óbitos causados pela Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.531, representando uma letalidade de 1,95%. Dentre os óbitos, 56,36% ocorreram no sexo masculino e 43,64% no sexo feminino.
Os potenciais econômicos de Itabuna foram destacados pelo prefeito eleito, Augusto Castro, durante evento virtual promovido por uma empresa de consultoria e o jornal A Tarde nesta quinta (10). “Itabuna tem potencial econômico muito forte. É uma cidade polo no sul da Bahia do comércio e de serviços”, disse, apontando como destaques as áreas de saúde e de educação com faculdades particulares e as universidades Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Estadual de Santa Cruz (Uesc).
– Tenho certeza que Itabuna vai crescer, pois vamos buscar os investimentos necessários à retomada do desenvolvimento e do crescimento econômico e social do município. Nossa eleição trouxe a mudança que a cidade quis – resumiu.
Augusto recordou ainda a ação política dos dois mandatos de deputado estadual com a obtenção de recursos na área federal para qualificação de hospitais e para programas da Secretaria Municipal de Saúde. “Como prefeito, podem ter certeza que vou fazer muito mais por Itabuna. Pensar numa cidade mais humana, fortalecer a educação infantil, fundamental I e II e buscar indústrias para que a população tenha oportunidades e trabalho”, afirmou.
O último sorteio do ano da Campanha Nota Premiada Bahia será na quinta-feira (17). Serão distribuídos ao todo R$ 1 milhão em prêmios, sendo um de R$ 100 mil e 90 de R$ 10 mil. Quem fez compras e inseriu o CPF na nota em novembro, mês de referência para este sorteio, já pode conferir seus bilhetes no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.
Para participar da Nota Premiada Bahia, é necessário cadastrar-se e preencher um formulário simples, no qual também é preciso escolher até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.
As entidades a serem apoiadas participam do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. A partir do cadastro, que é feito uma única vez, a cada compra com a inclusão do CPF na nota, o participante estará concorrendo aos sorteios e ajudando as instituições por ele escolhidas.
Com mais de 577 mil participantes inscritos, a campanha já premiou 1.041 pessoas, das quais 659 de Salvador, 381 do interior do estado e uma de fora da Bahia.
Júlio, Jorge Ávila e o prefeito Tonho de Anízio
O prefeito Tonho de Anízio definiu Jorge Ávila como o substituto de Júlio Oliveira na Secretaria de Turismo de Itacaré, a partir de janeiro de 2021. Júlio Oliveira deixa Itacaré para assumir a Secretaria de Turismo de Cairu, no baixo-sul baiano, famosa pelas ilhas de Tinharé e Boipeba e Morro de São Paulo.
Jorge Ávila chega com a experiência de ter pilotado a superintendência da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O anúncio da mudança foi feito por Tonho de Anízio, nesta quinta (10), durante evento com a presença de Ávila e Júlio, que já foi titular do Turismo de Cairu.

























