EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ATINGEM US$ 8,8 BILHÕES EM JANEIRO

ITABUNA: CRIANÇA DE DOIS ANOS MORRE EM INCÊNDIO NO BAIRRO DE FÁTIMA

PESQUISA INÉDITA MENSURA ESTOQUE DE CARBONO NA FLORA DA CABRUCA

POLICIAIS PRENDEM GRUPO QUE ROUBOU MAIS DE 30 CELULARES EM LOJA DE ILHÉUS

MARÃO SANCIONA DOAÇÃO DE TERRENO AO AEROCLUBE DE ILHÉUS

CEM ANOS DEPOIS, AINDA ESTAMOS EM UMA SEMANA DE ARTE MODERNA

SUSPEITO DE MATAR ESPOSA GRÁVIDA É PRESO NO INTERIOR DA BAHIA

ILHÉUS: PM AGE RÁPIDO E RECUPERA CARRO TOMADO DE TAXISTA EM ASSALTO

MULHERES DE ITACARÉ SE ARTICULAM PARA ATOS CONTRA BOLSONARO

Foto Sinposba
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta (29), subiu para 7.535 o número total de pessoas em isolamento ou internadas para tratamento da covid-19 na Bahia. É o mais alto número de casos ativos da doença desde a última sexta (27), conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Hoje, o estado confirmou mais 1.566 casos (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.411 recuperados (+0,4%) da doença.

Ainda de acordo com a Sesab, dos 351.277 casos confirmados desde o início da pandemia, 336.171 já são considerados recuperados. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 25 óbitos, ocorridos no período de 2 de junho a 28 de outubro. A covid-19 provocou total de 7.571 mortes até hoje, conforme o órgão estadual.

Os 351,2 mil casos confirmados de covid-19 ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,19%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes continuam sendo Ibirataia ((8.483,54), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.521,34)) Madre de Deus (6.452,38), Apuarema (6.125,51).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 717.337 casos descartados e 85.127 em investigação até as 17 horas desta quinta-feira (29). Na Bahia, 28.859 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Casa da Amizade, formada por mulheres rotarianas, lançou o Caruru da Amizade. O caruru será no dia 12 de dezembro, das 11h30min às 13h, no Estacionamento da Praça Rio Cachoeira, área da Câmara de Vereadores, em formato de drive thru.

De acordo com a presidente da Casa da Amizade, Cheila Tatiana Santos, que apresentou as peças publicitárias da campanha durante o lançamento do projeto, a meta é vender mil unidades de quentinha de caruru.

Toda a renda da ação será revertida em cestas básicas doadas a famílias carentes do município, beneficiando comunidades que ainda serão selecionadas, mas que com certeza precisam desse gesto de amor. A venda de bilhetes que serão trocados cada um por uma quentinha de caruru durante o evento já teve início e cada um custa R$ 20,00.

O Caruru da Amizade será no mesmo período em que, tradicionalmente, é realizada a Quinta da Alegria, promovida pelo Rotary Club há 15 anos, sempre na primeira quinta-feira de dezembro, no Parque de Diversões, e tem apoio do PIMENTA. A renda da Quinta da Alegria é revertida para entidades da cidade que atendem crianças por meio da compra de materiais e donativos.

Segundo o presidente do Rotary Club Itabuna, Marcus Vinícius Rodrigues, a pandemia do coronavírus impossibilitou a realização da 16ª edição do projeto ainda em 2020, adiando o evento que possivelmente acontecerá no início de 2021. A organização aguarda liberação do funcionamento de alguns setores como os parques de diversões para agendar a data.

Faculdade Unime oferece atendimento psicológico gratuito online || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, para ajudar a lidar com as emoções neste período de pandemia, a Unime está com atendimentos psicológicos gratuitos online. Os atendimentos são realizados por meio de videochamadas de segunda a sexta-feira em horários previamente agendados.

Para marcar atendimento, os interessados devem entrar em contato pelo perfil @psiunime.itabuna no Instagram, informando na caixa de mensagens seu nome e telefone para agendamento, ou preencher o formulário disponível neste link.

Os serviços, que incluem psicoterapia breve e psicodiagnóstico para posterior encaminhamento à rede de saúde, são prestados por estudantes do 8º ao 10º semestre do curso de Psicologia da faculdade. Ao todo, 80 alunos da Unime Itabuna estão envolvidos nesses atendimentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países mais ansiosos do mundo. 9,3% da população no país, o equivalente a 19,4 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade. Em relação à depressão, os índices também assustam: 5,8% dos brasileiros apresentam a doença.

Nesse cenário, a pandemia torna a população ainda mais suscetível, de acordo com a doutora em Psicologia Social e coordenadora do curso de Psicologia da Unime Itabuna, Gleicimara Queiroz Klotz. Para ela, iniciativas como essa da faculdade são essenciais para ajudar aqueles que precisam de suporte psicológico.

“Em um momento de fragilidade como o atual, temos tido mais ocorrências de adoecimento mental, e muitos locais que prestavam serviços desse tipo estão fechados. Assim, o plantão psicológico da Unime acaba atendendo uma população que ficou vulnerável em meio à pandemia”, observa a professora.

Indígenas de Itaju do Colônia são atendidos pelo Bahia Produtiva || Fotos Marcos Souza
Tempo de leitura: 2 minutos

Um convênio assinado entre Governo do Estado e Associação Indígena Hã Hã Hãe Aldeia Bahetá vai garantir melhores condições de segurança alimentar e nutricional, preservação ambiental, maior oferta de produtos e elevação da renda para 22 famílias indígenas em Itaju do Colônia, no sul da Bahia. Os recursos, no valor de R$ 302 mil, são do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Banco Mundial.

O projeto de Inclusão Socioprodutiva Agroecológica, já em execução, prevê a construção de galpão para armazenamento de sementes, cisterna para água de chuva, viveiro para produção de mudas, implantação das áreas produtivas e aquisição de insumos, máquinas e equipamentos, além de mutirões de capacitação.

Indígenas e diretores da Bahiater e CAR durante reunião nesta quarta

Wagner Txawã, presidente da Associação, destaca que o projeto é amplo. “A modernização do processo produtivo não apenas garante a nossa subsistência, bem como a conservação ambiental e a geração de emprego renda, com comercialização da produção em cidades do sul da Bahia”, afirma.

Para a indígena e agricultora familiar Paula Cristina Rocha Olímpio, o apoio do Bahia Produtiva vai permitir a ampliação da participação em feiras do produtor e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhorando as condições de vida da comunidade. “A agricultura é o pão que a terra nos concede e a terra para nós tem um significado especial, que não é de posse, mas de integração”, ressalta.

Indígenas pataxó são atendidos por programa estadual

Com cerca de 40 hectares, a Aldeia Bahetá (que homenageia o líder indígena do mesmo nome, um dos símbolos da luta pela demarcação do território pataxó hã hã hãe) mantém criação de gado leiteiro e de corte e produz hortaliças para consumo dos próprios indígenas e para comercialização.

VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS

Segundo o chefe do escritório da CAR no Território Litoral Sul, Gil Nunesmaia Junior, os investimentos têm foco no combate à pobreza na área rural, com melhorias na estrutura de instalações, capacitação técnica, construção de novos equipamentos para qualificar e ampliar a produção, fortalecendo a agricultura familiar, com respostas positivas por parte das comunidades beneficiadas.

Coordenador regional da Bahiater, Marcos Vinicius Japu Souza diz que o órgão está trabalhando também na emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf, que garante o acesso ao crédito. “São ações articuladas, que permitem a inserção em políticas públicas do Governo do Estado, que valorizam as comunidades tradicionais”, diz Marcos Japu.

No Litoral Sul, estão sendo aplicados pelo Bahia Produtiva recursos de R$3,8 milhões para comunidades indígenas dos municípios de Camacan, Ilhéus, Itaju do Colônia, Pau Brasil e Una, beneficiando 219 famílias. Já em comunidades quilombolas, o investimento é de R$1,7 milhão em organizações produtivas dos municípios de Maraú e Itacaré, beneficiando 141 famílias.

Tenente-coronel Cachorrão comandava milícia, segundo investigação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde as primeiras horas da manhã de hoje (29), a Operação Alcateia cumpre mandados de prisão e de buscas e apreensão em Salvador, Feira de Santana e Paulo Afonso, na Bahia, e em Petrolina, em Pernambuco. A operação cumpriu mandados contra milícia que atuava na região de Paulo Afonso e envolvia um tenente-coronel da PM e outros policiais militares, além de um criminoso civil. A milícia era comandada pelo tenente-coronel Cláudio Humberto “Cachorrão”, segundo as investigações.

A ação integrada realizada pela Força Tarefa de Combate a Grupo de Extermínio e Extorsões da Secretaria da Segurança Pública e o Ministério Público cumpriu cinco mandados de prisão contra quatro policiais militares e um homem não policial. Também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Crime, Júri e Execuções Penais da Comarca de Paulo Afonso.

Os investigados são acusados de participação em grupo criminoso envolvido em homicídios, tráficos de drogas e lavagem de dinheiro. A medida judicial também determinou o afastamento cautelar das funções públicas e proibição de uso dos serviços militares por 180 dias a um oficial, um dos alvos de mandado de busca e apreensão. Veículos, armas e celulares foram apreendidos na operação.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandidos promovem segundo ataque a ônibus em Eunápolis

Criminosos atearam fogo em um ônibus da Viação Eunapolitana, no Paquetá, em Eunápolis, por volta das 10 horas desta quinta-feira (29). É o segundo veículo do transporte público destruído pela ação de bandidos nesta semana.

A polícia ainda não sabe informar se os dois ataques têm relação. Na segunda (26), um ônibus foi destruído por criminosos no bairro Juca Rosa. O ataque, conforme investigações, seria represália à morte de dois traficantes.

Na ação desta quinta, segundo testemunhas relataram ao Radar64, o ataque foi comandado por dois criminosos, que pararam o veículo e mandaram motorista e passageiros descerem. Na sequência, espalharam gasolina pelo ônibus e atearam fogo. Ninguém ficou ferido.

Jeferson Andrade continuará afastado por mais 45 dias || Foto JNews
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça prorrogou em mais 45 dias o afastamento do prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade Batista. Proferida no último dia 26, a decisão atendeu parcialmente a pedido do Ministério Público estadual, que pediu a manutenção do afastamento por mais 180 dias, mesmo prazo determinado pela Justiça em abril.

Na decisão, o juiz Rui Britto afirmou que a necessidade de manter o afastamento para que não haja interferência na produção da prova processual.

Segundo o magistrado, ficou mostrado que o prefeito agiu para não receber os ofícios de intimação, diversas vezes expedidos pela Justiça, com o objetivo de deixar transcorrer o prazo do afastamento, gerando atraso na conclusão do processo.

Conforme a decisão, “não atender ao pedido do MP causaria grave lesão a comunidade de Madre de Deus, considerando que o escrutínio eleitoral ocorrerá na primeira quinzena de novembro”.

Tempo de leitura: 3 minutos

Rede Cinemark reabre cinemas em 8 cidades, dentre elas Itabuna

A Rede Cinemark está reabrindo 9 complexos em 8 cidades ao longo desta semana, dentre eles o cinema shopping Jequitibá em Itabuna, que será reaberto ao público nesta quinta-feira (29), com a exibição do filme Tenet. A rede informa que, com o objetivo de tornar a jornada do espectador nos complexos mais segura e garantir um ambiente saudável para os colaboradores, a Cinemark fechou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Um grupo de infectologistas visitou salas da rede para acompanhar todo o percurso que será feito por clientes e funcionários, orientando e desenhando em conjunto os protocolos. “Nós nos preparamos, durante todo esse tempo, para reencontrar o nosso público com toda a segurança necessária. Nossos protocolos foram pensados e desenhados em detalhes, buscando a segurança e o bem-estar dos nossos clientes e colaboradores. Estamos satisfeitos em poder receber todos com o nível de qualidade da Cinemark”, afirma Marcelo Bertini, Presidente da Cinemark Brasil.

Acompanhando o movimento #JuntosPeloCinema e as determinações das prefeituras locais dos municípios onde opera, a Cinemark está reabrindo seus complexos de forma progressiva. Na programação, além das estreias, o público poderá assistir ao Festival de Volta Para o Cinema.

Entre os procedimentos adotados pela Cinemark estão a medição de temperatura de todos os clientes antes da entrada para as salas quando não houver checagem prévia na entrada do shopping, a vedação física das poltronas interditadas (garantindo a ocupação máxima permitida) e filas de espera virtuais para compras de bomboniére.

Os processos de higienização também foram totalmente reformulados: há totens de álcool em gel 70% nas dependências, limpeza rigorosa e com curto espaço de tempo nos banheiros, além do uso de EPIs pelas equipes de limpeza. Nas salas, as principais áreas de contato de todas as poltronas serão higienizadas manualmente nos intervalos entre cada sessão.

DISTANCIAMENTO E COMPRA POR APLICATIVOS

A tecnologia é aliada da Cinemark no processo de reabertura, garantindo o distanciamento social em toda a jornada do cliente ao evitar filas e aglomerações. Os ingressos poderão ser comprados pelo aplicativo da rede ou escaneando o QR Code diretamente nas comunicações do cinema, além do App do Shopping Jequitibá. Aqueles que comprarem entradas e combos pelo celular, diretamente no cinema, não terão custo extra. Os ATMs, localizados próximos às bilheterias, também realizarão a venda de ingressos. Apenas um caixa estará aberto, exclusivo para pagamentos em dinheiro.

As pipocas e produtos da Cinemark poderão ser adquiridos também pelo aplicativo e nos ATMs. Quando o cliente desejar que o pedido seja preparado, basta acessar o QR Code presente nos materiais de comunicação, que irá direcioná-lo para o número de Whatsapp da rede, por onde poderá enviar o número pedido. O espectador também pode optar por se dirigir aos caixas indicados para a liberação das solicitações. Para retirar os pedidos na bombonière, basta aguardar até ser chamado no painel eletrônico – outro recurso para evitar filas e aglomerações. Os alimentos só poderão ser consumidos dentro das salas.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (29) mandados de busca e apreensão em Salvador, Valença e Lauro de Freitas no âmbito de uma operação que investiga desvios de recursos públicos federais da saúde no município de Tomar de Geru, em Sergipe, informa o Bahia Notícias.

Batizada de Restauração, a operação tenta colher provas de irregularidades na contratação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), feita com recursos dos Fundos Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, nos anos de 2015 e 2016. A fraude teria desviado R$ 3,4 milhões dos cofres públicos, segundo a PF.

A ação desta quinta é um desmembramento da Operação Acesso Negado, que desvendou irregularidades na contratação de Oscips por municípios sergipanos. Segundo a PF, o modus operandi da organização investigada atualmente é semelhante ao verificado na operação anterior.

Pessoas ligadas à própria Oscip fazem o edital usado pelo município para contratar a entidade. Depois, a organização vence o certame e firma parceria com Fundos Municipais, incluindo os Fundos Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação. A seguir, a Oscip passa a fazer contratações diretas, sem licitação, de pessoas físicas e jurídicas que integram o grupo econômico/criminoso, sem efetiva prestação do serviço contratado. Com isso, o dinheiro público obtido com os negócios fraudulentos é desviado para a organização criminosa.

São cumpridos nesta manhã 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara da Justiça Federal de Sergipe, sendo 2 em Aracaju (SE), 2 em Valença (BA), 1 em Lauro de Freitas (BA) e 8 em Salvador (BA).

Uneb abre inscrições em mestrado e doutorado
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) iniciou inscrições para seleção de aluno regular dos cursos de mestrado e doutorado, nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Natureza. São ofertadas 307 vagas: 139 para Salvador e 168 para os campi do interior do estado.

Na capital baiana, o Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) inscreve até o dia 6 de novembro para o curso de mestrado. Estão sendo ofertadas 30 vagas e as inscrições devem ser realizadas, no site.

O Programa de Pós-Graduação de Educação e Contemporaneidade do Campus I abriu seleção para 24 vagas do curso de doutorado e 35 vagas para o curso de mestrado. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de novembro, no site.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais  seleciona 25 estudantes para o curso de mestrado. Os interessados podem realizar inscrição no site até o dia 20 de novembro. Com previsão para selecionar 10 estudantes para o curso de mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada vai abrir inscrições, entre os dias 11 de novembro e 11 de dezembro, no site do Sistema de Seleção Discente de Pós-graduação  da Uneb. Veja em leia mais as outras vagas.

Leia Mais

Homem é acusado de estuprar quatro crianças de uma mesma família
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil concluiu, nesta quarta-feira (28), o inquérito que investiga um homem acusado de estuprar quatro meninas de uma mesma família, em Canavieiras. As crianças têm entre nove e 14 anos. O indiciado pelo crime tem 59 anos, é vizinho das vítimas e está preso desde o dia 1º deste mês.

O delegado da Polícia Civil em Canavieiras, Renato Fernandes Ribeiro, pediu que a prisão do homem seja convertida de temporária para preventiva. O acusado está detido no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, desde o dia 2 deste mês. Caso pedido não seja aceito pela justiça, o suspeito poderá ser solto na sexta-feira (30), quando se encerra o prazo da temporária.

Para a polícia, a mãe das meninas também é culpada pelo crime. A mulher, de 41 anos, é acusada de omissão no estupro das próprias filhas. A polícia não informou se pediu a prisão da mulher. De acordo com as investigações, o estupro das crianças ocorria há mais de dois anos e foram denunciados pelo Conselho Tutelar de Canavieiras. As meninas prestaram depoimento e detalharam como o crime ocorriam.

A polícia investiga se o homem estuprou outras crianças no município, pois apreendeu roupas de meninas na casa dele. No local, os policiais também apreenderam notebook, celular e pen drive do acusado.

Jequié registra 151 óbitos por Covid-19.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jequié, no sudoeste da Bahia, registrou mais sete casos de novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o número de infectados pelo vírus passou de 6.256, na terça-feira, para 6.263 nesta quarta-feira (28), conforme boletim epidemiológico divulgado há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Já foram registrados 151 óbitos em decorrência da Covid-19bem Jequié. Do total de infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, 5.903 estão curados. Há 209 casos ativos (pessoas infectados), 431 em quarentena e 108 pessoas esperando o resultado de exames.

Hoje, 58,62% das vagas dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Prado (HGPV) do Hospital São Vicente estão ocupados. São 17 pessoas hospitalizadas. Desse total, nove pacientes são de Jequié e oito moradores de outros municípios.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas últimas 24 horas, a Bahia confirmou 1.990 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.714 recuperados (+0,5%). Dos 349.711 casos confirmados desde o início da pandemia, 334.760 já são considerados recuperados e 7.405 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,26%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (8.424,76), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.504,46) Madre de Deus (6.452,38), Apuarema (6.098,23).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 713.055 casos descartados e 84.321 em investigação até as 17 horas desta quarta-feira (28). Na Bahia, 28.760 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 27 óbitos que ocorreram no período de 2 de julho a 27 de outubro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.546, representando uma letalidade de 2,16%. Dentre os óbitos, 56,00% ocorreram no sexo masculino e 44,00% no sexo feminino.

Tempo de leitura: 2 minutos

A partir de dezembro, a Bahia estará conectada com todas as regiões do Brasil com as novas rotas da Gol Linhas Aéreas para Palmas, São Luís, Teresina, Porto Alegre e Curitiba. Os voos vão sair de Salvador direto para todas as capitais do Nordeste e do Sudeste, para duas capitais do Sul, duas do Centro-Oeste e uma do Norte. O destaque fica com a rota inédita SSA-Palmas, na região Norte, com quatro viagens semanais.

Até o momento, a cidade é a única do Nordeste a ter voos diários para duas capitais da Região Sul. As viagens sem escala para Porto Alegre e Curitiba serão diárias, oferecendo mais conforto para os turistas que vêm visitar o extenso litoral da Bahia. Facilitando a conexão com outras cidades brasileiras, a companhia aérea também disponibilizou mais um voo diário para Guarulhos, com saída às 04h.

Também ficará mais fácil para os baianos passar as férias no Nordeste, já que Salvador terá voo direto com todas as outras capitais da região durante o verão 2020/2021. A Gol já colocou à venda as passagens para São Luís (3 partidas semanais) e Teresina (4 partidas semanais). Esses dois destinos são uma novidade em relação ao verão passado. Outras cidades já atendidas regularmente pela companhia aérea na região ganharão reforço. A VoePass irá operar mais voos para Maceió (mais duas partidas diárias) e para Porto Seguro (mais um voo diário). As passagens podem ser adquiridas no site www.voegol.com.br

CRESCIMENTO

As novas rotas são mais um investimento da GOL Linhas Aéreas em Salvador, provando que encontra no aeroporto da capital a estrutura adequada para ampliar sua base. Com o acréscimo desses voos, a empresa iniciará 2021 atendendo a 25 destinos a partir de Salvador contra os 13 atendidos em janeiro de 2020. Quando se fala em oferta de assentos, a GOL terá 23% a mais de passagens à venda em dezembro de 2020 do que dezembro de 2019.

“Temos observado que a Bahia tem se destacado no Brasil na retomada das viagens aéreas. Atribuímos isso não só à sua variedade de opções de destinos de lazer, mas também à sua economia robusta, à sua localização central no país e à infraestrutura adequada”, avaliou Marc Gordien, diretor-comercial do Salvador Bahia Airport.

Além da GOL, a Abaeté Aviação também já anunciou novidades para dezembro. Também a partir do dia 18, a companhia passará a voar diariamente para Morro de São Paulo, um dos destinos mais disputados durante o verão. As passagens já estão à venda no site www.voeabaete.com.br

Para o secretário de Turismo, Fausto Franco, a conectividade aérea é fundamental para alavancar o turismo, e este reforço dos voos da Gol vai contribuir muito nesta retomada das atividades, sobretudo iniciando no verão, momento em que o Estado é muito procurado por turistas de todas as regiões do país. O secretário ainda acrescentou que, além de Salvador, a companhia anunciou 600 voos para Porto Seguro, entre os meses de dezembro e janeiro, também para atender à demanda da alta estação

Trecho de 118 quilômetros da BA-001 no baixo-sul e sul da Bahia será recuperado || Foto Ulgo Oliveira
Tempo de leitura: 2 minutos

A BA-001 é a principal via de acesso para quem segue em direção as regiões da Costa do Cacau e da Costa do Dendê. Os 118 quilômetros da rodovia entre Valença e Itacaré, passando por Camamu, vão ser recuperados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), por meio do Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas (Premar). O aviso de licitação da obra saiu no Diário Oficial do Estado desta quarta (28).

A Costa do Cacau e a Costa do Dendê são regiões que atraem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Juntas chegam a receber cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

A recuperação da BA-001 vai contribuir para o desenvolvimento do turismo em ambas as regiões. Os municípios de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Itacaré serão beneficiados com a obra. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços está prevista para 30 de novembro, por meio de videoconferência.

“Mais de 1 mil km de rodovias estão passando por obras na Bahia. Estamos restaurando importantes trechos como a BA-160, entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, e a BA-142, do entroncamento da BR-242 até o distrito de Sussuarana. Além disso, o processo de licitação para a recuperação da BA-131, de Senhor do Bonfim até o entroncamento da BR-324, passando por Saúde e Caém, está em andamento”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.Leia Mais