O juiz Alex Venicius Campos Miranda revogou a prisão preventiva de Markson Monteiro de Oliveira, mais conhecido como Marcos Gomes, decretada por homicídio qualificado na cidade de Itabuna. Marcos é filho do prefeito Fernando Gomes. Ele havia sido preso no último dia 20 e já foi condenado por tortura, morte e cárcere privado do vaqueiro Alexsandro Honorato em 2 de dezembro de 2006, em Floresta Azul (reveja aqui).
A prisão preventiva havia sido expedida em fevereiro de 2017. Por decisão do juiz Alex Venícius Miranda, Gomes cumprirá prisão domiciliar.
Segundo o pedido da defesa, em fevereiro deste ano, o desembargador Júlio Travessa, da 1ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o encaminhamento das peças necessárias da decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a decisão que revogou a prisão, o ministro determinava a soltura do réu por não haver trânsito em julgado da condenação por homicídio, com a exceção caso existisse alguma prisão cautelar pendente de ser cumprida. O juiz diz que recebeu do desembargador a determinação de soltura sem “qualquer documento que apontasse a existência qualquer outra prisão”. Por isso, o magistrado determinou a soltura no dia 7 de julho de 2020, se por acaso o réu não estivesse preso. “E não estava. Tanto que o cartório procedeu à emissão do competente alvará”, diz no despacho.
O magistrado diz que foi surpreendido com a decisão do desembargador na última terça-feira (20), com a alegação de que o réu foi preso em uma “operação” realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
“Ocorre que, conforme relata a defesa, não há qualquer decretação de preventiva por parte do eminente desembargador. O que ocorre é o que só neste momento, por ordem do referido desembargador, incluiu-se no sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão, um decreto de prisão preventiva de 08/02/2017. Ou seja, a decisão que decretou a preventiva no ano de 2017 não determinou a inclusão do mandado no BNMP, sendo feita apenas na data de 20/10/2020, data do cumprimento da prisão do requerente”, afirma o juiz Alex Venicius.
O magistrado ainda salienta que, em nenhum momento, o MP-BA fez menção ao fato que ele havia determinado a soltura do réu por conta da decisão do ministro Celso de Mello. “Nem no parecer do Ministério Público, nem na decisão do desembargador Júlio Travessa há menção a este fato. Mas, repito: desde 7 de julho de 2020, o requerente encontra solto, sem qualquer notícia de prática de delito ou qualquer outro fato que represente ameaça à ordem pública.Leia Mais
O Departamento de Polícia do Interior (Depin), por meio de investigação da 19ª Coorpin (Senhor do Bonfim) e apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), a operação Gunsmith. Ordens judiciais estão sendo cumpridas em cincos cidades da Bahia.
Integrantes de duas organizações criminosas, envolvidos com tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e corrupção de menores são alvos da ação da Polícia Civil. Mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Barreiras.
Sinal vermelho ligado na guerra contra o novo coronavírus em Itabuna. O principal município do sul da Bahia confirmou quase 200 casos de covid-19 e quatro óbitos da doença em apenas 24 horas.
O número de infectados saltou de 13.208 no domingo (25) para 13.405 nesta segunda (26), segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É a maior quantidade de casos para o período de apenas 24 horas desde o período de julho e agosto, fase mais incisiva da doença.
Houve também aumento no número de pessoas que faleceram por complicações causadas pelo novo coronavírus, de 322 no domingo para 326 nesta segunda. A SMS, porém não informou quando ocorreram as mortes.
A informação que traz alento é que o número de pacientes recuperados da doença (já sem sintomas) aumentou em proporção semelhante à de novos casos. Eram 12.659 no dia anterior. Ontem à noite, passou a 12.859. Já o número de casos ativos, pessoas em recuperação e que ainda podem estar transmitindo a doença, caiu de 227 para 220.
OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI
O número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pessoas com a covid-19 saiu de 20 para 21 no período, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna. A ocupação de leitos clínicos, para casos menos graves, caiu de 27 para 25. Já o de semi-intensiva, foi de 2 para 3 leitos ocupados em igual período.
O Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) abriu, nesta segunda-feira (26), inscrições para bolsas de estudo destinadas a estudantes do 1º ano do Ensino Médio para o ano letivo de 2021. O principal critério para concorrer a uma das bolsas é renda familiar de até dois salários mínimos.
Os candidatos deverão se submeter a uma prova online que será realizada no dia 6 de dezembro. No total são oferecidas 475 bolsas em escolas de ensino médio da Rede Sesi de Educação em Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus/Itabuna, Vitória da Conquista e Juazeiro.
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser feitas até o dia 15 de novembro ou até que sejam atingidas 2.700 (duas mil e setecentas) inscrições para Salvador e um total de 2.300 (duas mil e trezentas) inscrições para o interior do estado.
O edital com todas as informações está disponível nos sites www.escolasesiba.com.br e do Instituto Universal de Desenvolvimento Social (www.iuds.org.br), empresa contratada para realizar a seleção.
Com mais de 50 anos de atuação na Bahia, a Rede Sesi de Educação tem um projeto educacional diferenciado, focado na inovação e no protagonismo juvenil. As metodologias de ensino são voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida social e para o mundo do trabalho.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase 36 quilos maconha e skunk (conhecida como supermaconha), em um ônibus de transporte interestadual de passageiros que fazia linha Rio de Janeiro X Ilhéus. O flagrante ocorreu no KM 594 da BR 101, em Camacan.
Os policiais flagraram duas malas contendo 37 tabletes de maconha e 1 invólucro com Skunk, totalizando 35,6kg de drogas nas malas no compartimento de bagagens do ônibus.
Os policiais identificaram uma mulher, que seria a proprietária das bagagens. Questionada, ela informou que recebeu a droga na Capital fluminense e iria transportá-la até Itabuna, onde realizaria a entrega. A acusada não relevou quem receberia a “carga” no município do sul da Bahia.
A mulher foi presa e conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Camacan, onde foi indiciada por tráfico. As drogas apreendidas também foram levadas para a delegacia.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou por homicídio o ex-prefeito de Itagimirim, no extremo-sul da Bahia, Rogério Andrade de Oliveira, o irmão dele, Sandro Andrade de Oliveira, e Jaimilton Neves Lopes. Eles são acusados do assassinato do então prefeito Rielson Santos Lima.
Rogério, à época do crime, era vice-prefeito de Rielson, tendo assumido o cargo com a sua morte, exercendo mais de dois anos de mandato. Rogério e Jaimílton já estão presos preventivamente e Sandro está foragido. “As investigações da polícia continuam, pois há indícios de participação de pessoas ainda não identificadas no crime”, afirma o promotor de justiça Helber Luiz Batista.
O MP-BA relata que no dia 29 de julho de 2014, por volta das 18h40min, num bar no centro de Itagimirim, Jaimílton Neves, a mando de Rogério Andrade de Oliveira e Sandro Andrade de Oliveira, chegou de moto no estabelecimento comercial e efetuou disparos de arma de fogo que resultaram na morte do então prefeito Rielson Santos Lima, que chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
DIVERSOS EMPRÉSTIMOS
As investigações revelaram que a vítima e o denunciado Rogério, quando formaram uma chapa para concorrerem aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Itagimirim, nas eleições de 2012, contraíram diversos empréstimos. Os valores teriam sido emprestados por amigos íntimos de Rogério, que ficou responsável pela dívida, tendo Rielson como seu avalista. Veja mais detalhes em leia mais.
Foi reiniciada nesta segunda-feira (26) e prossegue até sexta-feira (30) a devolução do valor da taxa de inscrição para os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado do Censo 2020 que ainda não solicitaram a quantia. É preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil para receber o valor correspondente.
A devolução será feita por ordem bancária associada ao nome e ao CPF do candidato – ou seja, somente o próprio candidato poderá sacar o valor, mediante apresentação de documento oficial de identidade ou CPF.
No início de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a devolução das taxas e vem fazendo a convocação dos beneficiários por meio de várias plataformas de comunicação. Cerca de 40 mil pessoas não resgataram a taxa na primeira etapa de restituição.
O valor pode ser sacado em qualquer agência do Banco do Brasil, exceto nas agências Estilo do Banco do Brasil. Caso haja inconsistência no CPF junto à Receita Federal, o saque pode não ser efetuado, assim como no caso de cancelamento por óbito.
Um acidente envolvendo uma caminhonete e uma carreta, nesta segunda-feira (26), no Km-297, na BR-101, em Valença, no baixo sul da Bahia, matou pelo menos quatro pessoas. De acordo com testemunhas, a carreta atravessou a pista, atingiu o veículo menor e caiu em uma ribanceira.
A carreta ficou completamente destruída. A caminhonete também ficou bastante danificada. A pista estava molhada, o que pode ter contribuído para o motorista perder o controle do veículo. As primeiras informações são de que o motorista da carreta e três ocupantes da caminhonete morrem.

Os nomes dos mortos no acidente nem os locais de origem deles não foram informados. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Valença. A pista só foi liberada no final da tarde.
Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.244 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.109 recuperados (+0,3%) na Bahia. Dos 345.949 casos confirmados desde o início da pandemia, 331.649 já são considerados recuperados e 6.803 encontram-se ativos, informa a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Os casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,41%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (8.209,25), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.475,85,) Madre de Deus (6.390,75) e Apuarema (6.070,94).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 704.641 casos descartados e 81.248 em investigação até as 17 horas desta segunda-feira (26). Na Bahia, 28.500 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos no período de 15 de julho a 25 de outubro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.497, representando uma letalidade de 2,17%.
Capitão Azevedo (PL) acusou um dos seus adversários na disputa pela Prefeitura de Itabuna de espalhar pesquisas falsas e sem registro na Justiça Eleitoral. A acusação foi feita durante participação dele no Balanço Geral, da TV Cabrália.
Azevedo foi instado a comentar sobre notícias falsas (fake news) na campanha eleitoral. Aproveitou, então para acusar, mas não citou o nome do adversário da suposta pesquisa falsa:
– Fake news é crime e a sua disseminação prejudica a população. Tem candidato em Itabuna espalhando fake news de pesquisas falsas e sem registro. Isso mostra bem o caráter desse candidato – afirmou ele.
Sempre comedido ao falar dos adversários, Azevedo subiu o tom nesta segunda, na TV. É sinalização de que os ânimos ficarão ainda mais acirrados nesta reta final de campanha. As eleições estão marcadas para 15 de novembro.
Tendo como público-alvo microempresas e empresas de pequeno porte, dos setores de comércio e serviços, os ALI atenderão os empresários, com acompanhamento 100% subsidiado, para que a inovação (nova solução, inovação em produtos e serviços, inovação em modelo de negócios, inovação de processos) seja percebida como meio de geração de resultados concretos para as empresas participantes. Eles podem ser vistos na forma de aumento de receita, redução de custos e crescimento da produtividade.
Tays Reis, ex-vocalista da Banda A Vingadora, disse n´A Fazenda, reality da TV Record, que seu cachê era de R$ 800,00 no período, apesar da banda ter estourado no país e receber R$ 100 mil por apresentação. A Vingadora se tornou famosa no Brasil com e havia estourado no país com a música Paredão Metralhadora.
“Eu nunca ganhei um real com a Metralhadora no YouTube”, contou ela. “Nada?”, se espantou Stéfani Bays. “Nada”, confirmou a cantora. A música foi o hit do Carnaval em 2016. Só o vídeo no YouTube tem mais de 315 milhões de visualizações.
esse vídeo precisa ir para todos os insta de fofoca, faz acontecer POR FAVOR
— bruna ? (@brutuitx) October 26, 2020
A baiana disse ainda que A Vingadora foi sua primeira banda. “A gente tirou o projeto do chão. A maioria das músicas são autorais”, fixou. Por fim, afirmou que o empresário a fazia mentir em entrevistas sobre o valor recebido. “Só que eu era uma guria. Depois subiu para mil e ficou para sempre”, lamentou.
Por fim, relatou que a multa para deixar a a equipe antes do final do contrato era de R$ 12 milhões. Tays deixou a banda no início de 2019 após cinco anos. A Vingadora, empresariada por Aldo Rebouças, é comandada por Emanuella Souza, que assina artisticamente como Manu Morelli. O empresário ainda não se pronunciou. Redação com Bahia Notícias.
O Cinemark do Shopping Jequitibá em Itabuna será reaberto ao público na próxima quinta-feira (29), com a exibição do filme Tenet. Na trama, um agente da CIA conhecido como O Protagonista é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global para impedir o início de uma Terceira Guerra Mundial.
Devido à pandemia da Covid 19, assim como todo o shopping, o Cinemark adotou protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as medidas adotadas em toda a área do cinema estão o uso obrigatório de máscaras, o respeito à demarcação para manter o distanciamento entre as pessoas e a disponibilização de totens de álcool em gel para a higienização das mãos e limpeza permanente de equipamentos, além da medição de temperatura no acesso às salas.
O consumo de alimentos será permitido apenas dentro das salas de projeção, em que o número de pessoas será limitado. Os auditórios serão desinfectados a cada término/intervalo das sessões, haverá distanciamento entre as poltronas, será permitido sentar ao lado do acompanhante e a saída será feita por fileiras, iniciadas pela primeira fileira próxima à tela.
SISTEMA DE AR-CONDICIONADO
Segundo o Shopping, o Cinemark passa a contar com um sistema de ar-condicionado que renova o ar de dentro do cinema. O aparelho de ar-condicionado é limpo e seu filtro trocado com maior frequência, atendendo aos padrões de qualidade dos protocolos nacionais.
A compra de ingressos e combos pode ser feita pelo celular, terminais de atendimento e pelo App do Shopping Jequitibá. O Cinemark já liberou as vendas antecipadas de ingressos para os filmes BTS Break e Silence The Movie.
O tratamento dental de crianças teve uma queda durante a pandemia do novo coronavírus. Após o registro do primeiro caso, a redução foi de 66% nos procedimentos odontológicos infantis, alcançando 89% na fase mais aguda da pandemia da covid-19 no Brasil, em abril.
Essa queda nos atendimentos se deu pelo distanciamento social e pelas orientações de autoridades de saúde de reduzir as atividades como forma de evitar riscos de contágio, reduzindo esses procedimentos àqueles de urgência e emergência.
A análise foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e publicada como artigo no periódico científico International Journal of Paediatric Detistry neste mês. Os autores avaliaram dados de procedimentos odontológicos promovidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, como extrações e restaurações, no período de janeiro a maio. A queda dos tratamentos odontológicos em crianças foi mais intensa no Nordeste.
Uma pesquisa feita pela mesma universidade e publicada em junho identificou que os dentistas diminuíram bastante o atendimento, mais na rede pública do que na privada. O estudo também constatou que esses profissionais passaram a adotar medidas de prevenção e combate à pandemia, como o emprego de equipamentos de proteção individual.
Façamos as apostas e aguardemos a abertura das urnas no próximo dia 15, que dirá quem continuará em campo para as próximas disputas e quem, em definitivo, irá “pendurar as chuteiras”.
Claudio Rodrigues || aclaudiors@gmail.com
As eleições municipais de 2020, devido à função da pandemia do novo coronavírus, é realmente uma eleição diferente. Em Itabuna, a decisão do juiz eleitoral Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, proibindo algumas modalidades de eventos de campanha, deixou o processo ainda mais anormal. Mas essa eleição na terra de Jorge Amado é, também, um divisor de águas, pois poderá aposentar “velhas raposas” da política local, a exemplo do prefeito Fernando Gomes (PTC) e os ex-prefeitos Geraldo Simões (PT) e Capitão Azevedo (PP), além do quase neófito Antônio Mangabeira (PDT).
Independentemente do resultado, vencendo ou não, essa será a última campanha eleitoral de Fernando Gomes, uma vez que a idade e o fator de já estar disputando uma reeleição talvez não lhe permitam encarar outra campanha em 2024 – participar de outra disputa dependeria mais da não reeleição agora.
Os ex-prefeitos Simões e Azevedo apostam todas as fichas nesse pleito. Caso não obtenham êxito, darão adeus a uma nova disputa, uma vez que o projeto Geraldo chegará à sexta derrota consecutiva – perdeu em 2008 e 2012 com a esposa Juçara Feitosa, na tentativa de chegar ao paço municipal e o próprio Simões ficou pelo caminho nas disputas de 2010, 2014 e 2018 em campanhas para a Câmara Federal e para a Assembleia da Bahia e em 2016 ficou em sexta colocação no pleito municipal.
Já o Capitão Azevedo, que governou a cidade no período de 2009 a 2012, perdeu as disputas à reeleição em 2012 e a última em 2016, sem esquecer de uma tentativa para a Assembleia Legislativa. Caso não vença a eleição do próximo dia 15, quase certamente não veremos mais suas corridinhas e pulinhos, marcas pessoais de suas campanhas. O médico Antônio Mangabeira, que encara sua terceira eleição, tendo perdido em 2016 na disputa pela prefeitura e conquistado a primeira suplência a Câmara Federal em 2018, caso amargue uma nova derrota, dificilmente dará as caras em uma futura eleição.

Dentre os candidatos majoritários da disputa atual, Castro é o mais experiente, com 50 anos e dois mandatos de deputado estadual, mesmo não saindo vencedor, ainda terá gás para enfrentar novas disputas. Caso venha a ganhar a peleja de 2020, emergirá como nova liderança regional.
O companheiro de chapa de Augusto Castro nessa eleição, o jovem vereador Enderson Guinho, com sua forte penetração junto à juventude e dentro de alguns segmentos da Igreja Católica, tem muito campo a conquistar e se tornará um forte nome na política itabunense. A vereadora e única mulher na Câmara Municipal e na disputa de 2020, Charliane Souza, que tinha uma reeleição a Câmara dada como certa, mesmo perdendo a atual disputa, deixará sua marca e será nome certo na disputa por uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia, em 2022.
O médico e verdadeiro neófito Isaac Nery, já que disputa a sua primeira eleição, caso não consiga vencer a peleja de novembro, se tiver um discurso coerente e a depender do desempenho do futuro gestor, poderá colocar seu nome num processo eleitoral futuro. Como ainda há muita água e baronesas para passar por baixo das pontes que ligam os dois lados da cidade, façamos as apostas e aguardemos a abertura das urnas no próximo dia 15, que dirá quem continuará em campo para as próximas disputas e quem, em definitivo, irá “pendurar as chuteiras”.
Cláudio Rodrigues é consultor na área de comunicação e marketing.

























