O tratamento dental de crianças teve uma queda durante a pandemia do novo coronavírus. Após o registro do primeiro caso, a redução foi de 66% nos procedimentos odontológicos infantis, alcançando 89% na fase mais aguda da pandemia da covid-19 no Brasil, em abril.
Essa queda nos atendimentos se deu pelo distanciamento social e pelas orientações de autoridades de saúde de reduzir as atividades como forma de evitar riscos de contágio, reduzindo esses procedimentos àqueles de urgência e emergência.
A análise foi feita por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e publicada como artigo no periódico científico International Journal of Paediatric Detistry neste mês. Os autores avaliaram dados de procedimentos odontológicos promovidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, como extrações e restaurações, no período de janeiro a maio. A queda dos tratamentos odontológicos em crianças foi mais intensa no Nordeste.
Uma pesquisa feita pela mesma universidade e publicada em junho identificou que os dentistas diminuíram bastante o atendimento, mais na rede pública do que na privada. O estudo também constatou que esses profissionais passaram a adotar medidas de prevenção e combate à pandemia, como o emprego de equipamentos de proteção individual.
Façamos as apostas e aguardemos a abertura das urnas no próximo dia 15, que dirá quem continuará em campo para as próximas disputas e quem, em definitivo, irá “pendurar as chuteiras”.
Claudio Rodrigues || aclaudiors@gmail.com
As eleições municipais de 2020, devido à função da pandemia do novo coronavírus, é realmente uma eleição diferente. Em Itabuna, a decisão do juiz eleitoral Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, proibindo algumas modalidades de eventos de campanha, deixou o processo ainda mais anormal. Mas essa eleição na terra de Jorge Amado é, também, um divisor de águas, pois poderá aposentar “velhas raposas” da política local, a exemplo do prefeito Fernando Gomes (PTC) e os ex-prefeitos Geraldo Simões (PT) e Capitão Azevedo (PP), além do quase neófito Antônio Mangabeira (PDT).
Independentemente do resultado, vencendo ou não, essa será a última campanha eleitoral de Fernando Gomes, uma vez que a idade e o fator de já estar disputando uma reeleição talvez não lhe permitam encarar outra campanha em 2024 – participar de outra disputa dependeria mais da não reeleição agora.
Os ex-prefeitos Simões e Azevedo apostam todas as fichas nesse pleito. Caso não obtenham êxito, darão adeus a uma nova disputa, uma vez que o projeto Geraldo chegará à sexta derrota consecutiva – perdeu em 2008 e 2012 com a esposa Juçara Feitosa, na tentativa de chegar ao paço municipal e o próprio Simões ficou pelo caminho nas disputas de 2010, 2014 e 2018 em campanhas para a Câmara Federal e para a Assembleia da Bahia e em 2016 ficou em sexta colocação no pleito municipal.
Já o Capitão Azevedo, que governou a cidade no período de 2009 a 2012, perdeu as disputas à reeleição em 2012 e a última em 2016, sem esquecer de uma tentativa para a Assembleia Legislativa. Caso não vença a eleição do próximo dia 15, quase certamente não veremos mais suas corridinhas e pulinhos, marcas pessoais de suas campanhas. O médico Antônio Mangabeira, que encara sua terceira eleição, tendo perdido em 2016 na disputa pela prefeitura e conquistado a primeira suplência a Câmara Federal em 2018, caso amargue uma nova derrota, dificilmente dará as caras em uma futura eleição.

Dentre os candidatos majoritários da disputa atual, Castro é o mais experiente, com 50 anos e dois mandatos de deputado estadual, mesmo não saindo vencedor, ainda terá gás para enfrentar novas disputas. Caso venha a ganhar a peleja de 2020, emergirá como nova liderança regional.
O companheiro de chapa de Augusto Castro nessa eleição, o jovem vereador Enderson Guinho, com sua forte penetração junto à juventude e dentro de alguns segmentos da Igreja Católica, tem muito campo a conquistar e se tornará um forte nome na política itabunense. A vereadora e única mulher na Câmara Municipal e na disputa de 2020, Charliane Souza, que tinha uma reeleição a Câmara dada como certa, mesmo perdendo a atual disputa, deixará sua marca e será nome certo na disputa por uma vaga à Assembleia Legislativa da Bahia, em 2022.
O médico e verdadeiro neófito Isaac Nery, já que disputa a sua primeira eleição, caso não consiga vencer a peleja de novembro, se tiver um discurso coerente e a depender do desempenho do futuro gestor, poderá colocar seu nome num processo eleitoral futuro. Como ainda há muita água e baronesas para passar por baixo das pontes que ligam os dois lados da cidade, façamos as apostas e aguardemos a abertura das urnas no próximo dia 15, que dirá quem continuará em campo para as próximas disputas e quem, em definitivo, irá “pendurar as chuteiras”.
Cláudio Rodrigues é consultor na área de comunicação e marketing.
Fernando Gomes, sentado, conversa durante visitas a bairros
A decisão da Justiça Eleitoral em Itabuna pela suspensão de comícios, passeatas e carretas foi analisada pelo prefeito Fernando Gomes (PTC) “positivamente”. O prefeito concorre à reeleição e já havia optado por suspender carreatas e caminhadas por causa do avanço da covid-19 no município. Agora, mantém as visitas aos bairros e grava programas eleitorais.
Fernando, neste final de semana, aproveitou para criticar a divulgação de pesquisas, nas redes sociais, sem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Na semana passada, ganharam as mídias digitais (redes sociais e Whatsapp) duas versões de uma mesma pesquisa, sem registro, que lhe eram desfavoráveis. “Eleição e mineração só depois da apuração. Sempre acreditei na força do voto e no trabalho que conduz à realização de grandes obras”, disse.
OBRAS
Prefeito no quinto mandato e tentando mais quatro anos à frente do Centro Administrativo Firmino Alves, Fernando decidiu por mostrar obras realizadas nos mais de 20 anos de poder e prometeu asfaltar todos os bairros de Itabuna. Os adversários, a exemplo de Mangabeira, vêm criticando a qualidade da pavimentação asfáltica, associando-a ao mais popular composto antiácido e analgésico, o Sonrisal, efervescente que dissolve no contato com a água.
Para assegurar a promessa de asfaltamento de 100% dos bairros, Fernando diz que o município está adquirindo usina de asfalto. Ele ainda enumera outras promessas, como a construção de nova ponte e segunda passarela sobre o Rio Cachoeira, além de fortalecer o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Conforme a assessoria do candidato, a estratégia de Fernando na reta final também prevê a divulgação de apoios da comunidade e de parlamentares, sem também descartar a inclusão de líderes religiosos. A recuperação da economia itabunense também é citada.
Bolsas com até 100% são oferecidas em vestibular online
Faltam apenas dois meses para que o ano de 2020 chegue ao fim e, geralmente, esse período costuma ser uma ótima oportunidade para quem tem planos de iniciar o curso superior dos sonhos já no primeiro semestre do ano seguinte. Para dar um incentivo nessa virada de chave, a Rede UniFTC disponibilizará a segunda edição do Vestibular Super Bolsa – uma iniciativa que consiste na oferta de 300 bolsas de estudos para os cursos de nível superior, disponíveis em todas as unidades do grupo educacional, exceto para o curso de Medicina.
Serão disponibilizadas bolsas para todo o período do curso, com descontos que podem chegar a 100%, de acordo com a pontuação e colocação dos candidatos no processo seletivo. Os regulamentos estão disponíveis nos sites vestibular.uniftc.edu.br e vestibular.unesulbahia.com.br.
Para concorrer a uma das bolsas, os interessados devem se inscrever gratuitamente para o vestibular até o dia 07 de novembro (sábado). A prova será aplicada, pela internet, no dia 08 de novembro (domingo), às 13h. As informações de acesso serão enviadas por e-mail aos inscritos e o resultado será divulgado até o dia 12 de novembro.
Itabuna registrou mais nove mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de óbitos passou de 313, no sábado (24), para 322 neste domingo (25). Somente neste mês de outubro foram confirmadas 54 mortes em decorrência da Covid-19.
A Secretaria de Saúde informou que as mortes registradas no boletim epidemiológico deste domingo não ocorreram, necessariamente, nas últimas 24 horas. Segundo a SMS, os óbitos divulgados hoje ocorreram nos dias anteriores e estavam sob investigação, conforme estabelecido em protocolo.
Itabuna registra 13.208 casos confirmados do novo coronavírus e tem 12.659 curados da doença. Há 227 casos ativos (pessoas infectadas), 20 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 27 em leitos clínicos (enfermarias) e dois em unidade semi-intensiva.
A candidata a vice-prefeita de Ilhéus pelo PSOL, Jack Meira, foi vacinada na quinta-feira (22) no Hospital São Rafael, através do instituto IDor e a Universidade de Oxford para o teste da vacina da Covid-19. A inscrição ocorreu em julho e os testes estão na terceira fase, com o retorno em 30 dias para a segunda dose.
Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e CNPq, Jack Meira decidiu ser voluntária, pois, afirma ela, acredita na seriedade dessa e das outras pesquisas. “Temos que dar a nossa contribuição para ajudar a população brasileira nesse momento difícil”, afirma Jack.
Cacá diz que Marão agiu de forma “desumana e cruel” contra servidores
O candidato a prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões (PP), se comprometeu a adotar providências para a reintegração dos servidores afastados pelo prefeito Mário Alexandre, o Marão, apesar de admitidos no período de 1983 a 1988. Cacá define a demissão dos servidores estáveis como “desumana e cruel”.
Com a companhia do seu vice, Everaldo Anunciação, Cacá conversou com uma comissão de servidores e ouviu relatos emocionados dos trabalhadores diante das dificuldades que suas famílias vivem, sem salário e muitos sendo alimentados com doações feitas pela sociedade e sindicatos.
Afastados desde janeiro de 2019, os servidores estáveis contratados na década de 80 ficaram sem salário, vale-alimentação ou qualquer outro benefício. Eles aguardam a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a reparação de seus direitos trabalhistas.
Para Cacá, o prefeito “agiu com profunda maldade” contra os servidores e traiu “os acordos mantidos com as diretorias dos sindicatos e os afastou da Prefeitura após 34 anos” de serviços prestados ao município. “Isso é um erro histórico. O respeito a esses servidores é uma questão de Justiça”, afirmou Cacá.
O candidato a vice-prefeito Everaldo Anunciação disse que também já foi vítima desse tipo de ação política quando era servidor da Ceplac, mas resistiu e foi reintegrado pela Justiça. Para ele, o prefeito de Ilhéus tem um problema ético no trato dessas questões, além de não ter compromisso popular com o social.
Se eleito prefeito, Cacá afirmou que imediatamente reunirá os procuradores do município com os representantes jurídicos dos servidores afastados para encontrar uma solução diante desse problema. Ele observou que a atitude do prefeito “pode gerar precatórios milionários contra a Prefeitura”.
Com a alta do dólar, as remessas de brasileiros que vivem no exterior para familiares no Brasil têm batido recordes. Em setembro, foram registradas US$ 293 milhões de receitas de transferências pessoais, segundo dados do Banco Central (BC).
Esse foi o maior volume para o mês de setembro, na série histórica, iniciada em 1995. Em setembro de 2019, as transferências somaram US$ 248,6 milhões. De janeiro a setembro deste ano, foram US$ 2,407 bilhões enviados para o Brasil, crescimento de 11,6% em relação a igual período de 2019.
Segundo o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha, o dólar mais caro faz com que o dinheiro convertido em reais no Brasil represente um volume maior de recursos. Ele diz que isso pode incentivar os brasileiros no exterior a mandarem mais dólares para o país.
“Como a pessoa no exterior que está mandando para seus parentes no Brasil sabe que aquela mesma quantidade de dólares que manda sempre vai representar uma quantidade maior, pode ter um incentivo para aumentar esse fluxo em dólares”, disse, ao apresentar o relatório das contas externas, na última sexta-feira (23).
Na manhã deste domingo (25), o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, escreveu mais um capítulo da história da Fórmula 1. Ele venceu o GP de Portugal, em Portimão, e chegou à 92ª vitória na carreira, se tornando o piloto com maior número de conquistas na categoria. A marca anterior era do alemão Michael Schumacher, com 91 provas vencidas.
A conquista histórica foi tranquila. Na verdade, apesar de largar na pole position, Hamilton só teve dificuldades nas primeiras voltas, até aquecer os pneus médios. Ele foi ultrapassado por Bottas e por Carlos Sainz Jr. O piloto espanhol da McLaren liderou a prova por algumas voltas. Mas, logo na sequência, a dupla da Mercedes fez prevalecer o melhor carro e passou à frente. Na volta 20, das 54 previstas, Hamilton já era o líder. A partir daí, seguiu sem problemas para confirmar a vitória emblemática.
Essa foi a oitava conquista do piloto britânico em 12 provas no ano. Agora, na temporada, Hamilton tem 256 pontos. São 77 de vantagem para o vice-líder, Valtteri Bottas, que tem 179. Sendo assim, o inglês pode se tornar heptacampeão mundial daqui a duas provas, na Turquia. Max Verstappen, da RBR, fechou o pódio, em terceiro.Leia Mais
Bahia registra mais de 330 mil curados da covid-19
A Bahia confirmou mais 691 infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, período em que também houve registro de mais 1.157 recuperados dos sintomas do vírus, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 344.705 casos confirmados desde o início da pandemia, 330.540 já são considerados recuperados e 6.690 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,41%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram, até aqui, Ibirataia (8.209,25), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.462,72), Madre de Deus (6.367,04) e Apuarema (6.030,01).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 702.270 casos descartados e 83.402 em investigação até as 17 horas deste domingo (25). Na Bahia, 28.395 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 22 óbitos que ocorreram no período de 17 de junho a 24 de outubro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.475, representando uma letalidade de 2,17%.
Dentre os óbitos, 56,04% ocorreram no sexo masculino e 43,96% no sexo feminino. O percentual de casos com comorbidade foi de 72,05%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,97%).
Neste domingo (25), a partir das 16h, a Igreja Batista Teosópolis de Itabuna promove o primeiro culto Drive-In Infantil. O culto será no estacionamento da Igreja, localizado na Avenida Felix Mendonça, bairro da Conceição.
A organização informa que todo o culto foi pensado para proporcionar um momento único no Mês das Crianças. O culto contará com a participação de Caju e Chiclete, apresentadores desta temporada do Projeto Conectados em Casa, do Ministério Infantil.
“Vemos essa oportunidade como muito importante para levar a palavra de Deus às crianças, de uma forma lúdica, marcando o mês no qual comemoramos o Dia das Crianças. Leve seu filho e convide outras crianças. Participe deste momento em família”, diz o coordenador do Ministério Infantil, Everson dos Santos Silveira, que, juntamente com Vitória Freire Silveira, Rafael Matos e Ingrid Emile Silva Brandão da Hora, formam a equipe do Ministério Infantil.
CULTO DRIVE-IN INFANTIL
Quando: 25 de Outubro (Domingo), às 16h
Onde: Estacionamento da Igreja Batista Teosópolis
Professor Max (à esq.) abrirá série de entrevistas feitas por Oziel Aragão
O Professor Max (PSOL) abrirá a série de entrevistas da Interativa FM com os candidatos a prefeito de Itabuna, a partir desta segunda-feira (26). Max será entrevistado pelo jornalista Oziel Aragão no Interativa nas Eleições 2020, das 12h10min às 13h.
O programa especial das eleições entrevistará todos os prefeituráveis. Única mulher na disputa, Charliane Sousa (MDB) encerrará a série, no dia 9, conforme sorteio. “A entrevista com cada um dos 11 candidatos é para que a sociedade itabunense tenha conhecimento de propostas. Serão perguntas-padrão para todos os candidatos”, explica o apresentador Oziel Aragão ao PIMENTA.
Os candidatos terão 3 minutos para responder a cada uma das perguntas e, ao final do programa, 5 minutos para conclusões. Cada programa tem duração de 50 minutos. “O objetivo é que os candidatos apresentem propostas. A gente não vai aceitar ofensas a outros candidatos, pontuação com outros candidatos, pois não haverá tempo para réplicas e direito de resposta”, alerta Oziel.
DEBATE
A emissora não promoverá debate com os candidatos a prefeito de Itabuna em 2020 devido à pandemia, razão que levou a direção da Interativa a somente promover as entrevistas com um candidato a cada dia.
Confira a ordem das entrevistas
Dia 26 – Professor Max (PSOL)
Dia 27 – Geraldo Simões (PT)
Dia 28 – Edmilton Carneiro (PSDB)
Dia 29 – Pedro Eliodório (UP)
Dia 30 – Dr. Isaac Nery (Avante)
Dia 2 – Fernando Gomes (PTC)
Dia 3 – Capitão Azevedo (PL)
Dia 4 – Alfredo Melo (PV)
Dia 5 – Augusto Castro (PSD)
Dia 6 – Dr. Mangabeira (PDT)
Dia 9 – Charliane Sousa (MDB)
O candidato a prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD) prometeu, neste sábado (24), durante atividade de campanha no Centro Comercial, que vai requalificar a central de abastecimento. Castro anunciou que as obras de melhoria em um dos principais centros de comércio do sul da Bahia começam já no próximo ano.
“Vamos humanizar o Centro Comercial, reformar os banheiros públicos e fazer muitas obras. Isto aqui é uma área comercial que emprega muita gente, gera receitas e riquezas. A cidade não tolera mais esse atraso”, disse ao conversar com feirantes na visita que fez ao local neste sábado.
O candidato Augusto Castro informou aos feirantes e consumidores que no seu governo as demais feiras livres da cidade também serão requalificadas e reordenadas para garantir conforto, segurança e higiene. Ele concordou com os comentários de que no atual estágio as feiras livres são um atentado à saúde pública. “Sei do sofrimento de cada uma das pessoas que aqui trabalham. É duro ver o abandono desta central de abastecimento”, comentou.
CENTRAL DE ABASTECIMENTO
Augusto Castro também falou de seu projeto de implantação de uma moderna central de abastecimento, na BR-415, próximo a Ferradas, que vai reorganizar a oferta de alimentos, além de funcionar como centro distribuidor de produtos hortigranjeiros, abrindo novos mercados para o pequeno agricultor e o agricultor familiar, atacadistas e varejistas dentro do pilar ambiência de negócios do Plano de Governo.
Castro afirmou aos feirantes que na sua gestão a Prefeitura de Itabuna vai oferecer cursos de boas práticas no manuseio de alimentos em parceria como Sebrae e Senac. Além disso, as atuais feiras e as feiras itinerantes que pretende criar terão barracas padronizadas e uniformes para os feirantes que serão acompanhados pelos departamentos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos oferecer serviços de qualidade. Assim todos sairemos ganhando”, assegurou.
O número de casos de novo coronavírus em Itabuna passou de 13.188, ontem, para 13.201 neste sábado (24). De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, não houve registro de morte pela doença nos últimos dias. Desde da última terça-feira (20) que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não confirma novos óbitos causados pela doença.
Do início da pandemia até agora, Itabuna registrou 313 mortes em decorrência do novo coronavírus. Desse total, 45 óbitos foram registrados neste mês, segundo boletins epidemiológicos. Essa quantidade representa uma média diária de 1,8 morte em decorrência da doença.
Hoje, Itabuna tem 20 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 33 em leitos clínicos e uma pessoa em unidade semi-intensiva. Já são 12.631 curados do novos coronavírus e 257 casos ativos (pessoas infectadas).
A partir das 19h30min deste sábado (24), a Juventude Interligados, da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, juntamente com o Ministério da Ação Social, promove a live solidária “O Amor Faz”. A live será por meio do Canal da IBT no Yoututube (youtube.com/ibteosopolis) e também no Facebook.
Comandada pelo pastor Geraldo Meireles, a live tem o objetivo de arrecadar alimentos para amenizar a situação de famílias em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o pastor Ezequiel Nunes da Hora (Pastor Zica), responsável pela juventude e adolescente da igreja, a pandemia que gerou mudanças violentas impactou todos os setores. “Sem dúvidas, as camadas mais pobres são a parcela que mais tem sofrido com os efeitos da crise global”, diz o pastor Zica.
Onalgísio Pinheiro dos Santos, conhecido como Gilson, que é ministro da Ação Social da igreja, diz que todo o valor arrecadado será revertido para compra de cestas básicas que serão distribuídas entre instituições e famílias carentes de Itabuna. “As pessoas podem contribuir doando ou participando desse movimento e compartilhando essa ideia”, pontua Gilson.
SERVIÇO
O que: Live solidária O Amor Faz, Nós Fazemos, Ele Fez, da Juventude Interligados
Quando: 24 de outubro, às 19h30min
Onde: youtube.com/ibteosopolis
Contato: 73-98849-9299 (Pastor Ezequiel Nunes)
























