COM 221,7 MIL VAGAS, SISU 2022 ABRE INSCRIÇÕES NO DIA 15

ENILDA MENDONÇA PROPÕE NOME DE DR. RUY CARVALHO PARA RUA DE ILHÉUS

IF BAIANO OFERTA 860 VAGAS PELO SISU; SÃO 110 OPORTUNIDADES EM URUÇUCA

ITABUNA: CURSO FORMA INSTALADOR DE ENERGIA SOLAR, MERCADO QUE CRESCE ATÉ 400% AO ANO

ESTUDANTES MAIORES DE 18 ANOS TERÃO QUE APRESENTAR CARTEIRA DE VACINAÇÃO

BARCELONA DE ILHÉUS VENCE E SOBE PARA 3º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO

EX-LÍDER DO TRÁFICO DE DROGAS EM ITABUNA É EXECUTADO EM ARRAIAL D´AJUDA

PARA MARCONE, REUNIÃO DA AMURC MARCA A UNIÃO E FORÇA DOS PREFEITOS

COVID-19: ITABUNA TEM VACINAÇÃO INFANTIL NO SHOPPING E NOVO PONTO DE TESTAGEM

Soja e milho têm imposto zerado
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois dos principais grãos da agricultura nacional – soja e milho – terão a alíquota do imposto de importação zerada numa tentativa de manter o equilíbrio na oferta desses produtos no mercado doméstico. A decisão foi tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A suspensão temporária do imposto de importação para soja (grão, farelo e óleo de soja) valerá até 15 de janeiro de 2021. Já em relação ao milho, as importações brasileiras sem pagamento de imposto irão até 31 de março de 2021. O estabelecimento dessas datas visa não comprometer a comercialização da próxima safra, que tem a colheita prevista para início do próximo ano.

O aumento pela demanda mundial de alimentos, ocasionado pela ocorrência da pandemia da Covid-19, gerou reflexos semelhantes, mas com motivações diferenciadas, nos mercados relativos a essas duas commodities. No caso do milho, houve um aumento no consumo interno para abastecer a produção de proteína animal, que registrou crescimento nas exportações. Movimento que já vem sendo registrado nas últimas duas décadas, a uma taxa de 14,3% ao ano.

No caso da soja e derivados, como farelo e óleo, também houve aumento nas vendas externas que ganharam impulso com a valorização do dólar.

SAFRA RECORDE DE SOJA

Neste ano, o Brasil está colhendo safra recorde de soja, estimada em 124,8 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No entanto, a desvalorização do real provocou elevação no preço do produto, gerando atratividade para as exportações, aliado ao aumento de demanda externa, notadamente pela China.

Leia Mais

Vitória da Conquista lidera grupo A 4 da série D
Tempo de leitura: < 1 minuto

No único jogo do Grupo A-4 da série D do Campeonato Brasileiro, no sábado (17), o líder Vitória da Conquista levou a melhor ao visitar o Jaciobá, no Coaracy Fonseca, em Arapiraca, em Alagoas. Com gols de Léo, Lucas Franco e Rafamar, a equipe baiana venceu por 3 a 2 e chegou aos 13 pontos. Cláudio e Robson marcaram para o time alagoano, que ocupa o oitavo lugar da chave, com três.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 20h30min, em Vitória da Conquista. A partida será pela 8ª rodada da série D do Campeonato Brasileiro. Caso conquiste mais uma vitória, o time do sudoeste da Bahia poderá abrir seis pontos de vantagem para o Coruripe (AL), segundo colocado.

Pelo Grupo A-6, no Carneirão, em Alagoinhas, o Atlético marcou com Saulo e empatou em 1 a 1 com o Tupynambas-MG. Com o resultado, o time baiano segue na terceira colocação, agora com 11 pontos. Já a equipe mineira, que marcou com Fabinho Alves, ocupa a quinta posição, com a mesma pontuação do adversário, mas com menos vitórias.

No Bezerrão, em Brasília, o Gama venceu o Bahia de Feira por 3 a 0 e segue na liderança, agora com 19 pontos. Esquerdinha, Wallace e David Souza marcaram os gols da partida. O time baiano, que tem 10 pontos, segue no quarto lugar.

Criança é assassinada em Iguaí. Bandidos procuravam pai do menino|| Foto IRepórter
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um garoto de 7 anos foi morto a tiros dentro de casa em Iguaí, no sudoeste da Bahia, após 2 homens invadirem o imóvel em busca do pai dele, que foi baleado e sobreviveu. O crime ocorreu na sexta-feira (16), informou a Polícia Civil.

Os nomes das vítimas não foram divulgados. Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos já foi identificado, mas a polícia ainda não tem detalhes sobre a motivação do crime.

A Polícia Militar, que esteve no local do crime, detalhou que por volta das 19h30min de sexta-feira, militares da 8ª Companhia Independente de Polícia (CIPM/Itapetinga) foram acionados para averiguar disparos de arma de fogo, na rua Luís Azevedo Cerqueira, bairro Marinho Freitas, no município.

No local, os policiais não encontraram as vítimas, mas foram informados que duas pessoas tinham sido atingidas por disparos de arma de fogo. Disseram, ainda, que os feridos foram socorridos, por populares para Hospital Manoel Martins de Souza, na cidade, e que uma das vítimas não havia resistido aos ferimentos.

Os militares realizaram rondas e buscas nas imediações, mas não encontraram os suspeitos. O caso é investigado na delegacia de Iguaí. Ninguém foi preso. Do G1 BA.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bahia tem mais de 320 mil curados da covid-19

A Bahia confirmou mais 1.799 casos de covid-19 e 1.497 curados nas últimas 24 horas, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Ainda segundo a Pasta, o estado já registrou 334.697 casos da doença desde o início da pandemia, dos quais 320.437 já são considerados curados e 6.972 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,89%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (7.797,81), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.324,83), Madre de Deus (6.305,41), Apuarema (5.729,88).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 679.115 casos descartados e 78.545 em investigação até as 17 horas deste sábado (17). Na Bahia, 27.770 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram no período de 10 de julho a 16 de outubro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.288, representando uma letalidade de 2,18%. Dentre os óbitos, 55,94% ocorreram no sexo masculino e 44,06% no sexo feminino.

Itabuna registra 136 casos de Covid-19 em 24 horas.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna registrou, pelo segundo dia consecutivo, aumento no número de mortes em decorrência do novo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais 14 mortes nos boletins de ontem e deste sábado (17). Eram 291 óbitos na quinta-feira (15). Na sexta-feira passou para 299.

Neste sábado, a quantidade de mortes em decorrência do novo coronavírus em Itabuna saltou para 305. De acordo com dados da SMS, nesta semana foram confirmados 24 óbitos. No domingo (11), o município acumulava 281 mortes de pessoas infectadas pelo perigoso vírus.

Itabuna ultrapassou a marca dos 13 mil infectados pelo novo coronavírus. Do início da pandemia até hoje foram registrados exatos 13.009 casos da doença. Eram 12.894 no início da semana.

O número de casos ativos (pessoas infectadas pela Covid-19) parou de cair nos últimos dias e voltou a subir. Passou de 285, ontem, para 313 hoje.

O município tem 16 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 26 em enfermaria e outros cinco em leitos de unidade semi-intensiva. São 12.391 curados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Justiça suspende caminhadas e passeatas em Camacan
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça Eleitoral concedeu liminar, neste sábado (17), suspendendo todas as atividades de campanha que gerem aglomerações nos municípios de Camacan, Santa Luzia, Mascote e Pau Brasil. O juiz Felipe Remonato atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que teme o aumento no número de infectados pelo novo coronavírus.

No despacho, o magistrado determina que os demandados se abstenham de promover os atos de propaganda eleitoral presenciais na região da 133ª Zona Eleitoral, inclusive passeatas, carreatas, caminhadas e comícios. A multa para caso de descumprimento é de R$ 100 mil.

De acordo com a decisão judicial, a medida é para atender o que recomenda Nota Técnica número 81, de 29 de setembro de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. A nota foi atualizada no dia 9 deste mês, com recomendações de medidas sanitárias a serem adotadas nas eleições deste ano na Bahia. Camacan registra 1.400 casos e mais de 30 óbitos em decorrência da Covid-19.

Samuel (à direita) é acusado de desferi 11 socos em Franciele Azevedo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mulher que virou notícia em rede nacional, ao aparecer num vídeo sendo espancada por um homem, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus, contou, pela primeira, como era o relacionamento dela com o agressor. A jovem se identificou como Franciele Azevedo, de 26 anos.

Franciele Azevedo confirmou, em sua página no Facebook, que vivia um relacionamento abusivo com Carlos Samuel Freitas Costa Filho, “Carlinhos Freitas”, de 33 anos. Ela relatou que sofreu várias agressões do acusado, que teve a prisão preventiva decretada pela justiça, na quinta-feira (15), e é considerado foragido.

A mulher afirma que demorou a se posicionar porque achava que o agressor iria mudar o comportamento… “Pois, o mesmo depois de todas as vezes que me agredia, me pedia desculpas e falava que não se lembrava o que tinha feito e nem o porquê tinha feito e, no final, a culpa era sempre minha”, relatou. Transcrito exatamente como foi publicado.

Franciele Azevedo diz ainda que não é fácil para ela falar sobre as agressões. “Onde várias pessoas me julgam, como se eu merecesse e sempre me culpando pelas as agressões, minha única culpa foi pensar que um dia ele mudaria, mas não mudou. Onde sofri pressões psicológicas, sigo hoje cheio de problemas e dores que essas agressões me causaram”, postou.

Motoristas com CNH vencida não podem ser punidos|| Foto Itailuan dos Anjos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) informa que o condutor com carteira de habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro pode continuar dirigindo, por tempo indeterminado, sem o risco de multa e remoção do veículo. A flexibilização na regra da validade da carteira cumpre a deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu medidas para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Mesmo com a autorização para o motorista usar a CNH vencida, a renovação do documento tem sido o serviço mais procurado no Detran-BA, por meio de agendamento no SAC Digital, representando cerca de 40% das solicitações.

“Não era prevista essa demanda para a renovação da habilitação, justamente porque ela deixou de ser obrigatória. Entendemos que muitos motoristas possam ficar com receio de rodar com a CNH fora da validade, mas não existe motivo para se preocupar.

A resolução do Contran é a garantia que eles não precisam trocar a carteira, a não ser nos casos de quem pretende incluir atividade remunerada ou está com CNH que venceu antes de 19 de fevereiro”, ressalta o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Desemprego atinge 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro|| Foto Bruno Cecim
Tempo de leitura: 2 minutos

O número de desempregados chegou a 14 milhões na quarta semana de setembro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD COVID-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a taxa de desocupação ficou em 14,4%, também sem variação significativa frente à terceira semana de setembro (13,7%).

Esta é a última divulgação da PNAD COVID19 semanal. A coleta de dados por telefone continuará, para subsidiar as edições mensais da pesquisa, que devem continuar até o final do ano, trazendo dados por unidade da federação e desagregações segundo características sociodemográficas e de trabalho.

“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

OCUPAÇÃO 

Já a população ocupada ficou em 83 milhões, estatisticamente estável na comparação com a terceira semana de setembro. “Vínhamos observando, nas últimas quatro semanas, variações positivas, embora não significativas da população ocupada. Na quarta semana de setembro a variação foi negativa, mas sem qualquer efeito na taxa de desocupação”, acrescenta.

Leia Mais

Atacante Fessin acertou um belo chute e empatou a partida no final|| Foto Heber Gomes/AGIF
Tempo de leitura: 2 minutos

O Bahia perdeu muitos gols e não saiu de empate em 1 a 1 em duelo contra o Goiás, na noite desta sexta-feira (16), no campo do adversário. A partida foi válida pela 16ª rodada do Brasileirão. O time da casa abriu o placar com Vinícius, no início do segundo tempo. Mas, aos 49 minutos, o atacante Fessin deixou tudo igual.

Com o resultado, o Bahia deixa a zona de rebaixamento, aparecendo agora na 16ª colocação, com 16 pontos. Já o Goiás é o 20º, somando 10 pontos. Na próxima rodada, o Bahia jogará contra o líder Atlético Mineiro, que tem 31 pontos. A partida será na segunda-feira (19), em Salvador.

No primeiro com pouca criatividade, o Goiás finalizou duas vezes ao gol, contra nenhuma do Bahia. O time da casa teve também mais posse de bola, somando quase 52%.

E a rede, enfim, balançou no segundo tempo. Logo aos três minutos, Keko deu belo passe para Shaylon na esquerda, que cruzou rasteiro, na medida, para Vinícius aparecer na pequena área e completar para o fundo do gol.

Atrás no marcador, o Tricolor Baiano saiu em busca do empate, que quase veio com Elias, aos 12nin e aos 17min, mas nas duas o volante mandou por cima do gol. A situação do Bahia ficou ainda mais complicada no minuto 34, depois que Élber recebeu o cartão vermelho.

Os minutos finais foram de pressão total da equipe visitante. Na marca dos 47, Juninho Capixaba cobrou falta e só não fez porque Tadeu se esticou todo e defendeu bola que ia na gaveta.

Valente, o Bahia conseguiu o empate: aos 49, quando Fessin arriscou de fora da área, de canhota, e acertou o canto direito de Tadeu. Os jogadores e a comissão técnica do Tricolor entendem que foram prejudicados em Goiás. Eles reclamam de um pênalti em Fessin, não marcado pelo árbitro, que foi acionado pelo VAR.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus voltou a crescer em Itabuna. O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na noite desta sexta-feira (16),  confirma que subiu de 291 para 299 o número de óbitos de pessoas infectadas pela Covid-19. Isso significa oito mortes nas últimas horas.

O município do sul da Bahia está a 29 casos de atingir a marca de 13 mil infectados pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 30 casos da doença. Com isso, o número de pessoas infectadas passou de 12.941, ontem, para 12.971 nesta sexta.

Houve aumento também na quantidade de pacientes internados em leitos de enfermaria. Subiu de 22 para 26 nessa categoria de internamento. Já o número de pessoas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caiu de 21 para 19. Isso ocorreu por causa dos óbitos das últimas horas. Há cinco pacientes internados em leitos semi-intensivo.

Houve um pequeno aumento na quantidade de casos ativos. Na quinta-feira, eram 273 infectados. Hoje, são 285 casos ativos da doença. Mas há também boas notícias e esperança para o morador de Itabuna. O número de pessoas curadas do novo coronavírus subiu para 12.387, segundo o boletim epidemiológico.

Carlos Freitas Filho é considerado foragido, segundo a polícia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O homem que aparece em imagens desferindo diversos socos no rosto de uma mulher, no bairro Nelson Costa, em Ilhéus, é considerado foragido da justiça. Carlos Samuel Costa Freitas Filho, o “Carlinhos Freitas”, de 33 anos,  teve a prisão decretada pela justiça ontem, minutos depois de se apresentar à polícia, prestar depoimento e ser liberado por não ter mandado de prisão nem existência de flagrante.

 A prisão de “Carlinhos Freitas” foi pedida na quinta-feira (15) pelo Ministério Público da Bahia. O MP-BA informou que a solicitação da detenção se fundamentou “na necessidade de resguardar a ordem pública, considerando-se a gravidade da conduta concreta (exacerbada violência empregada) e a condição reincidente do autor do fato”.

“Carlinhos Freitas” já foi denunciado em 2015 pelo MP-BA por crimes de violência doméstica, ameaça e cárcere privado cometidos contra outra mulher. Ele foi condenado pela Justiça em primeira instância. A defesa do acusado já pediu a revogação da prisão.

http://157.230.186.12/2020/10/15/ilheus-mp-ba-pede-a-prisao-de-homem-flagrado-dando-11-socos-em-mulher/

UFRB oferece 190 vagas em vestibular para cursos no campo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu as inscrições para o processo seletivo regular das residências na área da saúde e dos cursos de pós-graduação stricto sensu para ingresso no semestre 2021.1.

Serão ofertadas 200 vagas que seguirão os protocolos sanitários e as orientações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19. O processo seletivo será, pela primeira vez, totalmente virtual, exigindo mudança nos procedimentos internos. No âmbito das residências as vagas serão distribuídas para os programas de Nutrição e Enfermagem.

No caso dos stricto sensu as vagas estão distribuídas nos cursos de Arqueologia e Patrimônio Cultural; Ciências Sociais; Ciência Animal; Comunicação e Defesa Agropecuária; Educação do Campo; Educação Científica, Inclusão e Diversidade; Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social; Política Social e Territórios; Recursos Genéticos Vegetais; Saúde da População Negra e Indígena; Solos e Qualidade de Ecossistemas; Microbiologia; e Ciências Agrárias.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) para os cursos de mestrado e R$ 75,00 (setenta e cinco reais) para os cursos de doutorado. Os critérios de seleção envolvem análise da documentação exigida, provas escrita, oral e de línguas estrangeiras e defesa de um projeto de pesquisa.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e nos sites dos respectivos programas. Confira os editais já abertos e realize a inscrição no Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Presídio de Itabuna volta a aceitar visitas
Tempo de leitura: 2 minutos

As 26 unidades prisionais da Bahia iniciam, na terça-feira (20), a retomada das visitas sociais. O Conjunto Penal de Itabuna (CPI) anunciou que já está tomando as providências para garantir a segurança sanitária para visitantes, internos e funcionários.

A retomada prevê um intervalo de 15 dias para visitação de cada grupo, como forma de garantir uma janela epidemiológica segura para observação dos grupos visitados. Algumas mudanças foram implementadas, visando assegurar essa proteção, a começar pelo número de visitantes. Será apenas um visitante por interno, adulto, com idade entre 18 e 59 anos. As visitas também não poderão adentrar com nenhum objeto.

Conjunto penal anuncia reforço nas medidas sanitárias

Nesse momento de retomada, o horário previsto de permanência nas áreas de convivência é das 8 às 12, mas quem for visitar deve chegar uma hora antes da entrada, para que sejam cumpridos todos os protocolos sanitários e de verificação de sinais de saúde.

BARREIRAS SANITÁRIAS

“Teremos, na área externa, uma primeira barreira sanitária, dotada de todos os insumos e com enfermeiros e monitores paramentados com equipamentos de proteção individual. Os profissionais de saúde farão a aferição de temperatura e de saturação do oxigênio no sangue, dois indicadores de complicações ligadas à Covid-19”, informa o diretor do CPI, major PM Adriano Valério Jácome da Silva.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia terá o seu primeiro Centro Vocacional Tecnológico Cacau (CVT Cacau) na próxima quarta-feira (21). O centro funcionará no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Rodovia Ilhéus-Itabuna, em Ilhéus.  O centro busca ampliar as possibilidades de produção da cadeia produtiva do cacau na região.

O CVT Cacau conta com apoio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, que já atua com assistência socioprodutiva a empreendimentos econômicos solidários em 26 municípios do território Sul Baiano.

A inauguração presencial terá a participação limitada a 100 pessoas e distanciamento social. Os interessados devem confirmar a presença em http://encurtador.com.br/auCV2. Todos os protocolos de saúde serão seguidos a fim de evitar a proliferação da Covid-19.

CENTROS VOCACIONAIS

Ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, os CVTs são unidades de ensino e de profissionalização voltados para a difusão do acesso aos conhecimentos científico e tecnológico, conhecimentos práticos na área de serviços técnicos, além da transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processo produtivo. O CVT Cacau conta com a parceria da Uesc.