CIDADE GANHA APLICATIVO DE TRANSPORTE QUE PAGA 95% DA TARIFA A MOTORISTA

SENADORES CONVOCAM MINISTRO DA SAÚDE PARA EXPLICAR NOTA SOBRE VACINAS

ILHÉUS: PM ACABA COM FESTA “PAREDÃO”, PRENDE SUSPEITO E APREENDE ARMA

BA-649: SEINFRA PREVÊ QUE NOVA LIGAÇÃO REDUZIRÁ TEMPO DE VIAGEM ENTRE ILHÉUS E ITABUNA

BUERAREMA TEM OFICINAS GRATUITAS DE MÚSICA E ILUMINAÇÃO CÊNICA

PM RESGATA 600 CARANGUEJOS CAPTURADOS EM PERÍODO DE DEFESO

RUI SE ARRISCA NO BOXE E HUMORISTA BRINCA: “DESSE JEITO AÍ, NEM VÁ NA PIPOCA”

MOTORISTAS MORREM APÓS COLISÃO FRONTAL DE DOIS ÔNIBUS NA BA-120

POLICIAIS SÃO RECEBIDOS A TIROS EM COMUNIDADE DE ILHÉUS, DIZ PM

Foto Neandra Pina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Marcos Gomes é preso pela morte de vaqueiro || Fotos Neandra Pina/Arquivo

O ex-candidato a deputado estadual Markson Monteiro de Oliveira, o Marcos Gomes, foi preso durante uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta terça-feira (20) em Itabuna. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) expediu a ordem de prisão de Marcos Gomes, informa o Bahia Notícias.

Marcos Gomes foi condenado pelo TJ-BA pela tortura, cárcere privado, morte e ocultação de cadáver do vaqueiro Alexsandro Honorato. O crime ocorreu na Fazenda Redenção, em Floresta Azul, sul da Bahia, em dezembro de 2006. Pelos crimes, o ex-candidato a deputado estadual acabou condenado a 13 anos de prisão.

Ele era considerado foragido da justiça, mas, apesar disso, participou de evento político do pai, Fernando Gomes, no último sábado (17) em Itabuna. A prisão de Marcos Gomes foi determinada pelo desembargador Júlio Travessa, relator de um recurso apresentado pela defesa de Gomes e de Ilmar Marinho, o Mazinho, funcionário da Prefeitura de Itabuna à época do crime. Mais informações em instantes.

Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Itabuna segue com mais uma flexibilização da 5ª fase do Plano de Retomada Parcial e Progressiva para o funcionamento das atividades comerciais na cidade de forma coordenada e segura. De acordo com o Decreto 13.853, de 15 de Outubro de 2020, os cinemas estão autorizados a funcionar, desde que sejam obedecidas uma série de exigências, entre elas, ter máximo de 100 pessoas por sala; distanciamento mínimo de duas poltronas por venda e intervalo mínimo de 20 minutos entre cada sessão para higienização da sala e venda de ingressos, preferencialmente pela internet.

Shopping Center poderá funcionar de domingo a sábado, das 10 às 22 horas. Para os clubes, entre as regras estão limitação da quantidade máxima de 100 pessoas por horário no clube; capacitar os colaboradores para que saibam orientar os clientes sobre as medidas de prevenção do estabelecimento; disponibilização de material de higiene adequado aos funcionários e clientes, tais como álcool em gel, sabão líquido e toalhas de papel. Vale ressaltar que as saunas ainda não estão liberadas.

Já os templos religiosos, que já estavam funcionando, agora podem receber pessoas com mais de 60 anos, desde que cumpram as medidas protetivas, sanitárias, de distanciamento social, além de máscara e álcool em gel. Sobre as casas de shows e eventos, podem ser realizadas reuniões de cunho religioso, cultural, cultos de agradecimentos, bem como solenidades acadêmicas, desde que obedeça ao limite de 50% da capacidade máxima de pessoas, tenha duração máxima de quatro horas, que portas e janelas sejam mantidas abertas, e que seja mantido o distanciamento entre assentos, deixando o espaço de um assento vazio para cada ocupado.

Também deverá ser aferida a temperatura de todos os presentes, disponibilização de álcool em gel, treinamento da equipe de colaboradores, além de outros cuidados previstos em decretos publicados anteriormente. As feiras livres podem funcionar, conforme diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

Atacante Gilberto marcou duas vezes e garantiu a vitória do Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma virada magistral do Bahia, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Depois de sair atrás no placar, o Tricolor da boa terra teve gás, correu atrás e superou o Atlético-MG por 3 a 1, com um gol de Daniel e dois de Gilberto. Savarino marcou pela equipe mineira. O duelo da noite desta segunda-feira (19) foi válido pela 17ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Bahia pula quatro posições na tabela, subindo para a 12ª colocação. Já o Alético Mineiro perdeu a chance de voltar à liderança, aparecendo agora em terceiro, com 31 pontos, atrás de Flamengo e Internacional. Os cariocas e gaúchos têm 34 pontos e se enfrentam na próxima rodada, em Porto Alegre, no domingo (25). O saldo de gols (15 contra 11) garante o Internacional na primeira colocação.

O Bahia tem a chance de seguir subindo na tabela de classificação do Brasileirão. Na próxima rodada, mais uma vez, o Tricolor jogará em Salvador. No próximo domingo, às 18h15min, enfrentará o Fortaleza.  Já o Atlético  jogará contra o Sport em Minas Gerais, no sábado (24), às 21h.

Filho de esposa mata padrasto a puladas|| Foto reprodução redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma briga envolvendo três pessoas, no bairro Vila Zara, em Itabuna, nesta segunda-feira (19), resultou em morte. De acordo com a polícia, um homem identificado como Reginaldo dos Santos Santana, de 48 anos, foi assassinado a pauladas.  A briga teria começado no interior da casa onde a vítima morava com esposa e um enteado. A desavença  acabou de forma trágica no meio da rua.

As primeiras informações são de que o filho da esposa de Reginaldo dos Santos não gostou da forma como a mãe estava sendo tratada. Ele teria entrado na briga do casal e enfrentado o marido da mãe com um pedaço de madeira. O acusado pelo crime não teve o nome divulgado.

O corpo de Reginaldo dos Santos Santana foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT).  Já o acusado do crime está sendo procurado pela polícia. O assassinato será investigado pela Delegacia de Homicídios de Itabuna.

Promotora de Justiça está entre os 100 maiores influenciadores negros no mundo
Tempo de leitura: 3 minutos

A promotora de Justiça baiana Lívia Maria Sant’Anna Vaz foi reconhecida como uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo. Ela, que já atuou na Promotoria Regional em Itabuna, foi a única brasileira com atuação no Sistema de Justiça a receber a homenagem do Mais Influente Afrodescendente (Mipad).

Por causa do trabalho de combate ao racismo e à intolerância religiosa desenvolvido junto ao Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Vaz foi reconhecida na categoria “Mentes Jurídicas”.

Os reconhecimentos do Mipad estão inseridos na agenda da Década Internacional das Nações Unidas para Afrodescendentes, que iniciou em 2015 e seguirá apresentando estas lideranças até 2024.

Eles são concedidos a grandes empreendedores de descendência africana que atuam em setores públicos e privados de todo o mundo e formam uma rede progressiva de atores relevantes para se unirem no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento da África e do seu povo.

Para Lívia Vaz, “compor a lista é sem dúvida o reconhecimento da importância do trabalho que vem sendo realizado junto ao MP da Bahia e, mais do que isso, significa um incentivo pra continuar nessa atuação de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, e promoção da igualdade racial”.

Leia Mais

Tempo de leitura: 4 minutos

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse hoje (19) que, dentre todas as vacinas que estão em desenvolvimento e que estão sendo testadas contra o novo coronavírus, a vacina chinesa, chamada de CoronaVac, é a que se mostrou mais segura. Isso significa que ela não vem apresentando efeitos colaterais graves.

“A vacina Butantan é a mais segura em termos de efeitos colaterais. É a vacina mais segura neste momento não só no Brasil, mas no mundo”, disse Dimas Covas.

Estudos feitos no Brasil com 9 mil voluntários da área da saúde, com idades entre 18 e 59 anos, vem comprovando os resultados de segurança que já haviam sido registrados em testes de fases 1 e 2 na China. No Brasil, apenas 35% desses 9 mil voluntários tiveram reações adversas leves após a aplicação da vacina, tais como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

As reações mais comuns entre os participantes do estudo, após a primeira dose, foram dor no local da aplicação (19%) e dor de cabeça (15%). Na segunda dose da vacina, as reações adversas mais comuns foram dor no local da aplicação (19%), dor de cabeça (10%) e fadiga (4%). Febre baixa foi registrada em apenas 0,1% dos participantes e não há nenhum relato de reação adversa grave à vacina até o momento. “Das demais vacinas, nenhuma foi inferior a 70%. Todas, com exceção da vacina do Butantan, tiveram efeitos colaterais de grau 3, os efeitos mais importantes quando se avalia uma vacina. A vacina do Butantan não teve efeito colateral de grau 3”, disse Dimas Covas.

Os estudos de fases 1 e 2 feitos na China com 50.027 voluntários chineses, entre eles, funcionários da própria Sinovac, já haviam demonstrado que apenas 5,36% das pessoas vacinadas apresentaram efeitos colaterais, todos sem gravidade: dor no local da aplicação (caso constatado em 3,08% dos voluntários), fadiga (1,53%) e febre leve (0,21%). Efeitos um pouco mais graves foram observados em 0,03% dos voluntários, tais como perda de apetite, dor de cabeça, fadiga e febre.

Os resultados de eficácia, que são investigados nessa fase 3 de estudos, ainda não foram finalizados. Para tentar antecipar os resultados desses testes, o governo de São Paulo solicitou para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e teve aprovada, a inclusão de mais 4 mil voluntários. A expectativa do governo é de que esses novos voluntários possam ser vacinados até dezembro deste ano. Nessa ampliação do número de voluntários muda também o perfil dos voluntários. Desta vez, idosos, portadores de comorbidades e gestantes também poderão ser vacinados.

EFICÁCIA

Segundo Dimas Covas, os resultados de eficácia ainda não foram finalizados porque eles dependem da ocorrência de um número mínimo de infecções por covid-19 [doença provocada pelo novo coronavírus] entre os voluntários. Para a CoronaVac, o número mínimo estipulado para uma primeira análise é de 61 infecções. Isso, segundo ele, só deverá ser atingido entre os meses de novembro ou dezembro.

De acordo com o diretor do Butantan,  Dimas Covas, não é possível hoje saber quantos dos voluntários dessa vacina já apresentaram infecção pela doença. Os dados, segundo ele, são sigilosos e analisados por um comitê internacional.

“O estudo é duplo cego [metade dos voluntários recebe a vacina e metade o placebo] e controlado por organismos internacionais, é esse comitê que avalia os dados que são remetidos diariamente. E é esse comitê que abrirá os estudos quando atingirmos 61 casos”, disse ele.

Devido os voluntários serem profissionais da área da saúde, com mais exposição ao vírus, Dimas Covas acredita que esses resultados de eficácia possam acontecer entre novembro e dezembro. “É possível que tenhamos esse número muito rapidamente. Mas na perspectiva de acontecer entre novembro e dezembro. Isso é possível, mas é evento que não controlamos”, esclareceu.

“Como a incidência no Brasil e no estado de São Paulo está caindo, é possível que isso tenha algum efeito na velocidade com que esses dados apareçam. A epidemia está em outra fase e isso pode ter impacto nessa velocidade. Por isso aumentamos o número de voluntários. E esse número de voluntários será aumentado, se necessário, para permitir que esses 61 casos iniciais apareçam o mais rapidamente possível”, disse Dimas Covas.

A VACINA

O governo paulista, por meio do Instituto Butantan, tem uma parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para a vacina CoronaVac. Por meio desse acordo, o governo vai receber 46 milhões de doses da vacina até dezembro deste ano. O acordo também prevê transferência de tecnologia para o Butantan.

A CoronaVac está na fase 3 de testes com voluntários brasileiros desde julho deste ano. Na fase 3 é avaliada a eficácia da vacina, ou seja, se ela protege contra o novo coronavírus. Caso os testes de fase 3 comprovem que ela é uma vacina eficaz, a CoronaVac precisa de ser aprovada pela Anvisa para iniciar a vacinação. O governo paulista previa o início da vacinação a partir de 15 de dezembro deste ano, mas com o atraso no estudo de eficácia, essa data deve ser adiada. Com informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Charliane durante atividade de campanha no São Caetano

Única mulher na disputa à Prefeitura de Itabuna, a emedebista Charliane Sousa teve agenda com várias atividades no final de semana e, ainda no São Caetano, neste domingo, voltou a defender a renovação no Poder Executivo.

– O povo não quer mais retrocesso, o povo quer o novo. A minha caminhada política como vereadora me traz muito orgulho para poder continuar o trabalho como prefeita – disse ela em visita ao São Caetano e acompanhada do cantor Sinho Ferraru.

No São Caetano, junto com o vice, Harrisson Nobre (MDB), Charliane visitou a feira livre, fez panfletagem e divulgou projetos de governo voltados para o setor.

Muitos feirantes enfatizaram a importância da mulher no poder e apoiaram a candidata. “Charliane é uma promessa para nossa cidade, ela é a melhor pessoa para governar Itabuna”, comentou Jorge Oliveira. O morador Alberico Paiva disse que conhece o trabalho de Charliane como vereador. “Eu conheço o histórico dela, quero uma mulher ficha limpa na Prefeitura para Itabuna mudar”, propagandeou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia confirmou 881 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 911 curados da doença (+0,3%) nas últimas 24 horas, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 336.232 casos confirmados desde o início da pandemia, 322.177 já são considerados curados e 6.713 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,78%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.823,93), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.357,66), Madre de Deus (6.329,11), Apuarema (5.920,87).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 682.417 casos descartados e 77.216 em investigação até as 17 horas desta segunda (19). Na Bahia, 27.874 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 26 óbitos que ocorreram no período de 22 de junho a 18 de outubro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.342, representando uma letalidade de 2,18%. Dentre os óbitos, 55,94% ocorreram no sexo masculino e 44,06% no sexo feminino.

Tempo de leitura: 2 minutos

O candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Casto, será o entrevistado do programa Alerta Total da Record TV Cabrália desta segunda-feira (19), às 12h. Ontem, o candidato a prefeito pelo PSD fez caminhada pelos bairros Urbis IV, Sinval Palmeira e Jorge Amado e residencial Itapoan.

Na Urbis IV, o candidato da Coligação Mudar Para Fazer conversou com os moradores e visitou atletas de futsal, que disputavam uma partida na quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O equipamento de cultura, esporte e lazer da comunidade e de bairros circunvizinhos promove atividades diversificadas e a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, Apesar de inaugurado pela Prefeitura, em 2014, carece de adequada manutenção.

No Sinval Palmeira, Augusto Castro pôde abraçar amigos que realçaram seu voto de confiança e reafirmaram o desejo de mudança e transformação da gestão pública municipal, cujo modelo atual está ultrapassado, pois afasta a participação das pessoas. “Vamos mudar essa realidade. Por meio do diálogo e da negociação política junto com as pessoas e comunidades vamos resolver os problemas da cidade”, expressou.

No Bairro Jorge Amado veio a consagração da preferência dos moradores pelo nome de Augusto Castro para prefeito de Itabuna, principalmente pelos jovens que desejam praticar esportes. Atualmente, o acesso a um campo de futebol privado está garantido, talvez, pelas eleições que se avizinha, mas nem sempre foi assim. “A gente confia no compromisso de Augusto Castro na construção de um campo de futebol, nosso maior desejo”, afirma Joebson Soares.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geraldo fez a primeira caminhada de sua campanha no Sarinha

O candidato a prefeito de Itabuna pelo PT, Geraldo Simões, promoveu caminhada, neste final de semana, no Sarinha Alcântara, acompanhado do vice, Jairo Araújo. Os candidatos a prefeito e vice agradeceram o carinho dos moradores, das famílias e da juventude.

“Nesse momento já constatamos como aumenta a decisão de voto em quem tem experiência e é mais preparado para ajudar Itabuna a dar a volta por cima. Quem pode resgatar a autoestima das pessoas”, disse Geraldo, observando que cobrou a todos seguir protocolos para evitar contaminação pela covid-19 durante a atividade

O atleta Sival Teixeira de Melo revelou já ter escolhido o seu candidato e as razões de sua decisão de voto. “Em seus dois mandatos Geraldo fez ótimo trabalho, e agora, com o apoio de Rui Costa, vai fazer muito mais. Estou com Geraldo pelo esporte e lazer de Itabuna”, disse.

Ainda durante o evento no final de semana, Geraldo aproveitou para reafirmar seu compromisso com a abertura de frentes de geração de trabalho e renda, cuidar de que mais precisa, reativar o comércio de bairro. “Vamos abrir linhas de crédito popular, apoiar a juventude e garantir uma grande retomada no desenvolvimento com mais saúde, educação e segurança”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Obras de restauração do Semianel estão 96% concluídas, segundo estado

As obras de restauração do Semianel Rodoviária de Itabuna estão 96% das obras concluídas, num total de 7,2 quilômetros. O semianel liga as BRs 101 e 415 e a recuperação da rodovia já contribui para desafogar parte do tráfego, especialmente de veículos pesados, na área central da cidade sul-baiana. As obras estão sendo executadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e o total investido pelo Governo da Bahia é de R$ 7 milhões, após reivindicação feita pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

O trecho, além de interligar duas das principais rodovias federais no Estado, também atende a moradores de bairros populosos de Itabuna, como Califórnia e Fátima, além da Nova Califórnia e grandes conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, como o Jardim América e Pedro Fontes I e II.

Segundo o secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, “o Governo do Estado realiza a recuperação de mais de mil quilômetros de rodovias em toda a Bahia mesmo neste momento de pandemia, mesmo com as dificuldades que ele tem tido de receitas orçamentárias”.

FIM DA BURAQUEIRA E TRAJETO MAIS RÁPIDO

Ângelo Leal: trajeto seguro e entregas mais rápidas || Foto Divulgação

O caminhoneiro Ângelo Leal Neto, que comercializa água mineral, ressalta que a obra ajudou bastante e diminuiu o tempo de percurso com o fim da buraqueira. “Antes tinha que trafegar pela cidade, demorava tempo demais. Agora, com esse asfalto novo, consigo realizar minhas entregas sem me preocupar com a demora de chegar até os clientes”.

“Essa nova pavimentação vai provocar um deslocamento mais rápido e melhorar o acesso entre a BR-101 e a Rodovia Jorge Amado, principalmente para caminhões e ônibus de turismo. E também ficou melhor para quem trafega pelo centro de Itabuna, que terá menos veículos pesados circulando”, afirma o motorista profissional Gabriel Guedes.

“A gente estava evitando o semi-anel por causa dos buracos, mas a pavimentação está ficando de excelente qualidade, com uma ótima sinalização. O percurso ficará bem melhor e mais ágil para quem transporta cargas e não precisa passar pela área central de Itabuna”, destaca o também caminhoneiro Tiago Santos do Nascimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Faculdade terá debate com candidatos a prefeito || Foto Cristine Arães

A Faculdade de Ilhéus promoverá debate com os candidatos a prefeito de Ilhéus, no próximo dia 28, das 18h30min às 22 horas. O encontro será no auditório da Instituição, com transmissão em tempo real, por meio do canal da Faculdade de Ilhéus no Youtube.

Por causa da pandemia da Covid-19 e para seguir as normas sanitárias de distanciamento social, somente os candidatos terão acesso ao Auditório Professora Adélia Melo, sendo que todas as medidas de prevenção à saúde de todos os envolvidos serão adotadas, a exemplo da utilização de microfones exclusivos.

O diretor da Faculdade, Almir Milanesi, afirma que a Instituição está envidando todos os esforços para promover o debate, de forma segura, com o propósito de não deixar de realizar o Momento Político, projeto executado todos os anos de eleições no País. “Por causa da pandemia, a campanha eleitoral de 2020 tem sido atípica. Até por isso, vamos manter a realização do evento por considerarmos o confronto de propostas importante para o conhecimento dos eleitores e de valorização da cidadania”, declarou Milanesi.Leia Mais

Polícia prende acusado de matar companheira em Gandu
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 60ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM prendeu em flagrante, no sábado (17), em Gandu, no sul da Bahia, um homem acusado de feminicida. A detenção ocorreu horas depois do crime. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Durante uma discussão, na manhã de sábado, o homem atingiu a companheira no pescoço com uma faca. A mulher chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas faleceu. Os nomes dela e do acusado não foram revelados.

De acordo com o titular da Delegacia Territorial de Gandu, delegado Thiago Campos, o homem se apresentou aos policiais da 60ª CIPM. “Já solicitamos a prisão preventiva. O autor permanecerá preso até decisão judicial”, revelou Campos.

Só 6% das bonecas vendidas no Brasil são negras
Tempo de leitura: 3 minutos

Bonecas negras representam apenas 6% dos modelos fabricados pelas principais marcas que comercializam esses brinquedos no Brasil, de acordo com o levantamento Cadê Nossa Boneca, feito pela organização Avante – Educação e Mobilização Social. O percentual é inferior aos 7% registrados no levantamento feito em 2018.

O levantamento foi feito em agosto deste ano, em sites de comércio virtual de 14 dos 22 fabricantes de brinquedos associados a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Segundo a pesquisa, oito sites estavam em manutenção. Dentre as empresas analisadas, apenas oito possuíam bonecas negras. Em todos eles, segundo o estudo, a proporção de modelos de bonecas negras em relação às bonecas brancas é inferior a 20%.

“Se sair na rua e olhar o comércio, você vai saber”, diz, a psicóloga, consultora associada da Avante e uma das idealizadoras da campanha Ana Marcílio. “Você conta as bonecas na vitrine, conta as lojas com vitrine com bonecas pretas e depois conta o número de bonecas em cada loja, você vai ver que é irrisório”, acrescenta.

O movimento Cadê Nossa Boneca nasceu do sonho de Ana Marcilio, Mylene Alves e Raquel Rocha, de verem vitrines mais diversas e brinquedos que de fato representassem a sociedade brasileira, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem 56,1% da população formada por pessoas negras. O levantamento foi feito em 2016, 2018 e agora, em 2020 e a porcentagem de modelos disponíveis no mercado pouco mudou. Em 2016 era 6,3, passando para 7% e, agora, para 6%.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 654 casos de Covid-19 e 829 curados. Dos 335.351 casos confirmados desde o início da pandemia, 321.266 já são considerados recuperados e 6.769 encontram-se ativos, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,80%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes são Ibirataia ((7.823,93), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.344,06), Madre de Deus (6.314,89), Apuarema (5.893,59).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 680.406 casos descartados e 77.139 em investigação. Os dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (18).

Na Bahia, 27.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

MORTES

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.316, representando uma letalidade de 2,18%. Dentre os óbitos, 55,90% ocorreram no sexo masculino e 44,10% no sexo feminino. O percentual de casos com comorbidade foi de 72,16%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,18%).