Itabuna inova na prevenção ao diabetes na pandemia
A ONG Unidos pelo Diabetes, que promove o Mutirão do Diabetes de Itabuna, deu início a um novo modelo de prevenção da doença, já que, por causa da pandemia da Covid-19, o maior mutirão do país na prevenção e tratamento da doença não será realizado no formato convencional este ano.
Nesta edição especial, os exames foram feitos sempre com horário agendado, no ginásio de esportes do CAIC, no bairro Sarinha Alcântara, situado ao lado da Unidade Básica de Saúde (USB).
Pacientes com diabetes, da rede pública de saúde de Itabuna, previamente selecionados por agentes comunitários da cidade, foram recepcionados para realizar retinografia digital e exame do pé diabético. Os exames foram feitos por meio de sistema de teletriagem e com o auxílio de um aplicativo específico (SISPED).
O projeto “Unidos pelo diabetes em ação”, que conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Sociedade Brasileira do Diabetes, antecipa a celebração pelo Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) e tem o intuito de fornecer aos pacientes da cidade acesso rápido e gratuito a exames diagnósticos para rastreamento de possíveis complicações associadas à doença, principalmente a retinopatia diabética.
TELETRIAGEM E PREVENÇÃO

Pacientes que apresentaram alteração no resultado de seus exames participarão da segunda fase do projeto, prevista para novembro, no Hospital Beira Rio. Eles serão encaminhados para atendimento especializado e terão acesso a outros exames de alta complexidade, como eletrocardiograma, ecocardiograma, tratamento de retina com fotocoagulação a laser e exames bioquímicos, dentre outros. No total, cerca de 600 pessoas devem ser beneficiadas nas duas fases da ação, 100 delas na etapa de novembro, além de ações educacionais
DETECÇÃO PRECOCE
Segundo o médico Rafael Andrade, membro da Comissão de Prevenção à Cegueira do CBO, o diabetes é responsável por provocar alterações nos vasos sanguíneos (vasculopatia), com graves implicações associadas a órgãos como retina, coração, rins e membros inferiores. Entre as principais complicações, estão cegueira, ataque cardíaco, falência dos rins e surgimento de úlceras que podem levar à amputação de membros e extremidades.
“O exame para detecção da retinopatia diabética, que é uma complicação vascular da retina, tem importância central nesse contexto de rastreamento da vasculopatia. Isso porque os olhos são órgãos aparentes, sendo assim, é possível observar de modo claro as alterações da circulação sanguínea, no momento em que o médico realiza a dilatação da pupila”, destaca. “Por outro lado, os órgãos internos, como rins e coração, exigem exames de maior complexidade e, no geral, quando emitem sintomas de alerta a respeito desses problemas vasculares é porque já estão em estado avançado no organismo”, explica.
Reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, e o candidato Augusto Castro
Durante encontro com o reitor Alessandro Fernandes, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), nesta terça (20), o candidato a prefeito de Itabuna pelo PSD, Augusto Castro, defendeu o apoio das universidades e faculdades nas ações de desenvolvimento do município.
– A gente pode mudar a gestão pública de Itabuna, se contar com o qualificado apoio das universidades e faculdades pelo estudo permanente de mestres e doutores em todas as áreas do conhecimento, experiência e interlocução – disse Augusto.
Ele foi recebido pelo reitor Alessandro Fernandes e debateu temas referentes ao desenvolvimento regional e entregou o seu Plano de Governo. O candidato também falou dos projetos que pretende executar como prefeito de Itabuna, que precisa recuperar a liderança regional. “Precisamos mudar a gestão, trazer experiências exitosas na Administração Pública de que a Uesc é líder e vai nos ajudar a fazer mais pelas pessoas e pela cidade como um todo”, afirmou.
Para o candidato da Coligação Mudar Para Fazer, a instalação da Região Metropolitana Ilhéus – Itabuna, como previsto na Constituição do Estado da Bahia, pode representar a solução para atração de investimentos públicos e privados, para destinação de lixo e resíduos sólidos, por exemplo.
Além de fazer a entrega do Plano de Governo, Augusto Castro disse ao reitor que deseja ter na sua gestão, se eleito, o suporte da Uesc para encaminhar solução duradoura para eliminar a poluição do Rio Cachoeira. “Conhecemos alguns estudos dos professores e alunos, sabemos que é tema que diz respeito às nossas vidas e, mais do que isso, a vida de muita gente que depende do rio para sobreviver”, comentou.
O candidato acrescenta que a gestão pública moderna necessita ouvir as pessoas e, mais do que isso, contar com a expertise dos pesquisadores, técnicos e estudantes universitários, inclusive pela experiência na gestão pública acumulada ao longo dos anos. “Nesta campanha, a gente está ouvindo o eleitor e dizendo a ele como fazer. Esta também tem sido as conversas com o empresariado que tem se engajado no pensamento de que é preciso mudar para fazer muito mais”, sustentou.Leia Mais
Cinquenta enfermeiros do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de um treinamento teórico-prático de suporte avançado de vida em cardiologia, no último final de semana. A capacitação é considerada fundamental para profissionais de saúde que atuam na assistência direta ao paciente com quadro crítico.
O enfermeiro Miller Brandão, especialista em urgência e emergência, do Grupo de Atualizações em Saúde (GAS), que ministrou o curso, explica que a abordagem da capacitação é específica para o tratamento, a identificação precoce e a continuidade assistência de problemas cardiológicos. Assim, são tratados assuntos como o que é o acidente vascular cefálico; o infarto agudo do miocárdio; as arritmias cardíacas; e a parada cardiorrespiratória, no seu suporte avançado de vida.
Ainda conforme o especialista, a abordagem é direcionada às situações nas circunstâncias mais críticas desse paciente, aquele que entra na unidade de emergência ou que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ele (paciente) tende a ficar crítico e sofrer uma parada cardiorrespiratória por determinados problemas. Então, o treinamento é realizado para quando chegar o momento crítico, você não precisar parar e tudo para buscar na literatura. Isso vai estar solidificado, consolidado para sua prática crítica, a sua prática aguda, com o profissional cada vez mais qualificado”, disse.Leia Mais
Rafael, Marão e Ednei durante anúncio de apoio à reeleição
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), obteve o apoio dos executivos do Grupo Cana Brava, Ednei e Rafael Espírito Santo, na sucessão municipal de 2020. O apoio à reeleição foi selado nesta terça (20).
Proprietários do Cana Brava Resort, Opaba Hotel e do Batuba Beach, os empresários são pioneiros nos investimentos de expansão da rede hoteleira de Ilhéus, desde a década de 1990, quando inauguraram a primeira unidade na cidade.
Marão disse considerar “uma adesão valiosa” a dos empresários “para sua campanha de reeleição”, tendo em vista que o grupo Cana Brava pretende aumentar os seus investimentos no município de Ilhéus. “Isso vai contribuir para impulsionar a economia da nossa cidade, com a oferta de aproximadamente 400 novos empregos”, enfatizou o candidato.
O deputado federal (PT) e atual secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, participou, em Ilhéus, de atividades da campanha da coligação “O Futuro é Agora”, com o candidato a prefeito, Cacá, e Everaldo, a vice. Josias Gomes reforçou o apoio do governador Rui Costa à chapa formada pelo PP e PT para a Prefeitura, reproduzindo a atual aliança partidária formada no comando da Bahia.
O Governo do Estado, disse Josias, tem sido “muito generoso com Ilhéus e com a região cacaueira”, preparando a cidade para esse novo tempo econômico. “Evidente que o município continuará tendo no cacau o grande carro-chefe, mas os vetores de crescimento se ampliaram muito em Ilhéus. Por isso que essa parceria precisa continuar existindo com Cacá e Everaldo, pessoas da máxima importância para a cidade e para o governo estadual, porque assim garantimos mais sucesso nos empreendimentos que virão para cá e que trarão novo olhar para Ilhéus”, declarou Josias Gomes.
Para o deputado, a candidatura de Cacá para prefeito e Everaldo a vice significa o reencontro de Ilhéus com sua história, com sua cultura, com a riqueza que esse município tem. “É a chance que Ilhéus terá de ter um processo de desenvolvimento vigoroso e de bem-estar das pessoas. Porque cuidar de gente, cuidar das pessoas da cidade, melhor do que essa dupla não existe. Por isso, vamos votar 11, votar Cacá”, acrescentou.
Pelo menos 95% dos infectados pelo novo coronavírus em Itabuna estão curados, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na noite desta terça-feira (20). De acordo com a SMS, do total de 13.0 44 pessoas infectadas pelo vírus, 12.424 já estão recuperadas.
O boletem epidemiológico mostra também que a quantidade de casos ativos (pessoas infectadas) segue estável. Eram 319 casos na segunda-feira e passou para 309 nesta terça. Essa estabilidade ocorre desde o último sábado (17), quando 313 moradores de Itabuna estavam infectados.
O município do sul da Bahia tem 17 pessoas internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que são destinados a pacientes em estado mais grave. Há 29 pacientes em leitos de enfermaria (onde ficam pessoas com o estado de saúde menos grave) e cinco em leitos de unidade semi-intensiva. O total de óbitos provocados pelo novo coronavírus subiu para 311 em Itabuna.
O Governo do Estado nomeia, no próximo sábado (24), 183 novos profissionais na área de segurança pública na Bahia. De acordo com decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), passam a integrar os quadros da Polícia Civil 12 delegados, 161 investigadores e dez escrivães aprovados em concurso público para o órgão.
Esta é a primeira nomeação para a Polícia Civil da Bahia referente ao último concurso público do órgão, em agosto do ano passado. O certame foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp), contratada pela Secretaria da Administração (Saeb).
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido de progressão de regime pedido pela defesa do ex-ministro e ex-deputado federal Geddel Vieira Lima, condenado a 14 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado, e ao pagamento de 106 dias-multa, pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O colegiado entendeu que o não pagamento da multa, que, em março de 2020, somava cerca de R$ 1,6 milhão, impede a progressão ao regime semiaberto. A decisão, por maioria de votos, foi tomada em julgamento de agravo na Ação Penal (AP) 1030. A condenação é referente ao processo que apurou a origem dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro e caixas em um apartamento em Salvador, em 2017.
A defesa do ex-deputado recorreu de despacho do relator da ação penal, ministro Edson Fachin, que, em março, o intimou a efetuar o recolhimento da multa, que somava, na época, R$ 1.625.977,52, para que obtivesse a progressão do regime penal.
A defesa de Geddel Vieira alegou que não existe norma legal que condicione o pagamento da multa à progressão de regime. Sustentou, ainda, que, antes que haja o trânsito em julgado da decisão condenatória, essa exigência violaria o princípio da presunção de inocência e configuraria antecipação do cumprimento da pena.
NÃO PREENCHE OS REQUISITOS
O relator, ministro Edson Fachin, observou que, mesmo que a condenação ainda não tenha transitado em julgado, a prisão preventiva de Geddel foi mantida após o julgamento do mérito da AP 1030. O ministro observou que, para se obter a progressão de regime, é necessário preencher os requisitos, dentre eles o recolhimento do valor da multa, salvo se o preso comprovar que não tem como realizar o pagamento, mesmo parceladamente, da sanção pecuniária.
Quanto ao argumento de falta de norma legal para fundamentar a exigência do recolhimento da multa, o ministro Fachin destacou os artigos 112 e 118, parágrafo 1º da Lei 7.210/1984 (Lei de Execuções Penais), que definem a progressão e a regressão de regime prisional, além do artigo 36, parágrafo 2º do Código Penal – normativos que determinam a regressão do regime se o preso não pagar a multa aplicada.
De acordo com o relator, quando intimado a fazer o recolhimento da multa, em março, Geddel não providenciou o recolhimento da quantia atualizada nem apresentou justificativas sobre eventual impossibilidade de fazê-lo, o que impede o deferimento da progressão. Esse entendimento foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Celso de Mello. Ficou vencido o ministro Ricardo Lewandowski.
Nas últimas 24 horas, a Bahia confirmou 1.762 novos casos de covid-19 e 1.605 pacientes curados da doença, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Dos 337.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 323.782 já são considerados curados e 6.849 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,73%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (7.850,05), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.382,05), Madre de Deus (6.329,11), Apuarema (5.920,87).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 685.808 casos descartados e 78.004 em investigação até as 17 horas desta terça (20). Na Bahia, 27.997 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
ÓBITOS
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos, que ocorreram no período de 10 de julho a 19 de outubro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.363, representando uma letalidade de 2,18%. Dentre os óbitos, 56,01% ocorreram no sexo masculino e 43,99% no sexo feminino.
Fernando diz que é ele quem manda e critica antecessores
O prefeito de Itabuna Fernando Gomes disse que não mudará seu estilo de governar, caso seja reeleito em 15 de novembro. Fernando falou de campanha e projetos e disse que não irá “aceitar interferências de quem quer que seja”. Preferiu adotar agenda positiva em uma terça-feira de noticiário tenso para a família (confira mais abaixo).
Ele não deixou de atacar os ex-prefeitos Vane do Renascer (PROS) e Capitão Azevedo:
– [Estilo de governar] bem diferente dos ex-gestores que dividiam o governo com as respectivas mulheres ou eram manipulados pelos assessores – atacou.
No seu projeto de governo Fernando Gomes espera poder pavimentar todos os bairros da cidade. Para isso, está adquirindo uma nova usina asfáltica e não descarta parcerias com o governo do estado e a União para ampliar os investimentos em infraestrutura urbana.
Outra prioridade, diz, é a interligação da BR-101 com a BR-415, passando pelo Hospital de Base, que também deve receber mais investimentos em equipamento, consolidando-se, afirma, como referência de atendimento na região e no interior da Bahia. Hoje a unidade funciona também no atendimento a pacientes com covid-19 e teve um ganho operacional com a incorporação de 30 leitos de terapia intensiva.
O novo programa de governo contempla ainda a construção de uma ponte estaiada, com quatro pistas, espaço para pedestres e ciclovia, na praça Otávio Mangabeira, melhorando a ligação entre o centro e a zona sul da cidade e ao mesmo tempo ampliando o acesso para a região do Shopping Center Jequitib. O projeto de mobilidade prevê ainda uma nova passarela sobre o Rio Cachoeira, interligando a Mangabinha ao Banco Raso.
EMASA
Fernando Gomes também fala de investimentos na Emasa para ampliar e melhorar a captação de água e o tratamento de esgoto. O projeto já foi iniciado na zona Oeste da cidade, que abrange Ferradas e Urbis IV, além da Califórnia, com os novos condomínios residenciais. O prefeito não diz se descarta a privatização da Emasa.
A paciente Wilma corta o cabelo da amiga, a solidária Araci
O final de semana que passou foi diferente para pacientes que estavam no Centro de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Dona Araci Alves Ferreira, de 61 anos, escolheu a sexta (16) para protagonizar um ato de apoio às mulheres que estão em tratamento quimioterápico e, como consequência, sofrem com a perda do cabelo.
Evangélica, dona Araci Alves chegou logo cedo à unidade, com sua Bíblia e acompanhada por um cabeleireiro. Mas não foi o profissional quem cortou a primeira mecha de cabelo de dona Araci. Ela escolheu Wilma Amaral dos Anjos, a amiga da família, para iniciar a tarefa.
Em tratamento contra um segundo tumor, Wilma Amaral é cunhada da filha da autora do lindo gesto de solidariedade. Essa é a segunda batalha de dona Wilma Amaral, que passou por sessões de quimioterapia e radioterapia para tratar um câncer de mama em 2017. Naquela época, dona Araci Alves decidiu dirigir-se a um salão de beleza e raspar a cabeça em apoio a amiga, mas não fez nenhum registro fotográfico. “Mas agora resolvi fazer diferente e filmar tudo”.
A FORÇA NO GESTO
Muito emocionada, dona Araci Alves esperou pacientemente que a amiga Wilma Amaral e outras três pacientes cortassem as mechas de cabelo. Em seguida, o cabeleireiro Robson Santos de Santana entrou em ação para raspar a cabeça da autora da ação de solidariedade e amor ao próximo, que mereceu muitos aplausos de quem estava na unidade.
Dona Araci, moradora do bairro de Fátima, em Itabuna, disse não ter o dom da cura, mas pode incentivar e apoiar. “Posso trazer uma palavra de apoio. Façam o tratamento corretamente, confie no Senhor, pois a última palavra quem dá é Deus. Essa é a mensagem que quero passar para todas as mulheres no mundo. Que elas se sintam abraçadas e apoiadas com essa humilde ação”, afirmou.
Dona Wilma Amaral reconheceu e agradeceu o ato de solidariedade da amiga. “Essa aqui é minha parceira. Em 2017 iniciei o tratamento de um câncer de mama, fiquei curada em 2018. Naquela oportunidade, ela raspou a cabeça junto comigo. Agora estou em tratamento do tumor no fígado e, Deus vai me curar, pois eu tenho fé”, disse.
ATITUDE ELOGIADA
A ação de dona Araci Alves foi elogiada pelas pacientes do Centro de Radioterapia. Para dona Elaine Cristina Soares, a iniciativa de apoiar o tratamento da amiga é louvável e digno de aplausos. “É uma alerta para as mulheres que estão passando por isso (tratamento) não se preocupem tanto com a estética, mas com a saúde”.
A ação contou com apoio também de dona Cleunice Barbosa de Jesus, que está em tratamento desde 2016. “Peço a todas que estão nesta luta que não desistam. É um caminho difícil, mas com confiança em Deus, tudo dará certo”. Quem também elogiou a atitude foi Maria Zelia Santos de Jesus. Muito bonito esse gesto dela”. A atitude ocorre exatamente neste mês do “Outubro Rosa”, campanha que visa a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o médico radioncologista José Bandeira Neto, da Santa Casa,a queda de cabelo não ocorre nas sessões de radioterapia. A perda acontece durante a quimioterapia, tratamento a que boa parte dos pacientes com câncer é submetido.

O líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Rosemberg Pinto (PT), comemorou a conclusão de quase 100% das obras de requalificação do Semianel Rodoviário de Itabuna, trecho que liga as BRs 415 e 101. Até ontem (19), 96% das obras já estavam concluídas, segundo medição feita pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), pasta responsável pela obra.
A intervenção em 7,2 quilômetros da rodovia, que recebeu R$ 7 milhões em investimentos do Governo da Bahia, contribuirá para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o tráfego de veículos pesados no centro da cidade grapiúna.
“O governo Rui Costa, com mais esta obra, entrará para a história de Itabuna e de todo o Litoral Sul como o governdaor que mais investiu em infraestrutura. A obra do Semianel é considerada vital para melhorar a qualidade de vida da população itabunense e região. Estou muito orgulhoso de fazer parte deste legado e, em nome da população de Itabuna e região, agradeço ao governador por atender mais esta demanda”, celebrou Rosemberg, principal liderança política e principal interlocutor da região junto ao governo do Estado.
Sete dos candidatos aparecem em vídeo anunciando apoio a Marão
Sete dos candidatos a vereador de Ilhéus pelo PCdoB abandonaram a tese do partido e decidiram fechar apoio à reeleição do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).
O partido faz parte da coligação do candidato do Progressistas à Prefeitura de Ilhéus, Cacá Colchões, mas os candidatos decidiram pular de barco.
Jacks Rodrigues, Gilmar Marques, Jorge Xavier, Marcos Lessa, Nelson Pinheiro, Edson Santos e Leidinha gravaram até vídeo para anunciar apoio a Marão. Destes, apenas 3 tinham autorização do partido.
Ainda não houve pronunciamento da direção do PCdoB ilheense quanto a possíveis punições aos candidatos, atraídos para a base de Marão com a promessa de apoio na corrida eleitoral.
Antes das convenções e durante parte da pandemia, a direção municipal do PCdoB decidiu dar trégua a Marão e estudou a possibilidade de apoiar a reeleição do prefeito.
Ordens da cúpula estadual fizeram o diretório fechar com Cacá Colchões, do Progressistas, em articulação que também contou com a participação do secretário-geral do PP baiano, o ex-prefeito Jabes Ribeiro.
Um dos fundadores do Psol e ex-candidato a prefeito de Itabuna, Zem Costa anunciou apoio a Rosivaldo Pinheiro (PP) na disputa por vaga na Câmara de Vereadores de Itabuna. Zem escolheu o dia do aniversário de 205 anos de Ferradas, onde tem raízes, para fazer o anúncio.
“Rosivaldo é um cara bastante experiente, competente e tenho certeza que, quando alcançar a cadeira na Câmara, vai desenvolver diversos projetos, inclusive aqui para nossa comunidade”, enfatizou. Zem registrou o apoio a Rosivaldo em vídeo, que circula na internet. Funcionário público, Zem foi candidato a prefeito de Itabuna em 2012 e é um dos fundadores do PSOL no Brasil.
O candidato a vereador Rosivaldo Pinheiro enumerou qualidades de Zem e agradeceu a manifestação que circula em vídeo (veja aqui). “Receber o apoio de Zem nos 205 anos de Ferradas é de uma simbologia muito grande, porque aqui eu estudei na infância, no colégio Brasília Baraúna, joguei futebol no campo amador e tomei banho no Rio Cachoeira”, disse Rosivaldo.
Rosivaldo disse já ter atuado pela construção de um colégio estadual de Ensino Médio em Ferradas, em 2015, quando diretor de Planejamento do Município. A escola está assegurada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, durante entrevista a programa apresentado por Rosivaldo na Rádio Nacional, no início deste semestre.
Marcos Gomes é preso pela morte de vaqueiro || Fotos Neandra Pina/Arquivo
O ex-candidato a deputado estadual Markson Monteiro de Oliveira, o Marcos Gomes, foi preso durante uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta terça-feira (20) em Itabuna. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) expediu a ordem de prisão de Marcos Gomes, informa o Bahia Notícias.
Marcos Gomes foi condenado pelo TJ-BA pela tortura, cárcere privado, morte e ocultação de cadáver do vaqueiro Alexsandro Honorato. O crime ocorreu na Fazenda Redenção, em Floresta Azul, sul da Bahia, em dezembro de 2006. Pelos crimes, o ex-candidato a deputado estadual acabou condenado a 13 anos de prisão.
Ele era considerado foragido da justiça, mas, apesar disso, participou de evento político do pai, Fernando Gomes, no último sábado (17) em Itabuna. A prisão de Marcos Gomes foi determinada pelo desembargador Júlio Travessa, relator de um recurso apresentado pela defesa de Gomes e de Ilmar Marinho, o Mazinho, funcionário da Prefeitura de Itabuna à época do crime. Mais informações em instantes.
























