
O deputado estadual do PDT e presidente da Assembleia Legislativa é apoiado pelo grupo político do segundo colocado nas eleições de 2008, Guima, que também trabalha pela eleição do candidato a federal Jonival Lucas, do PTB.
Um grupo ilheense prepara a criação do Clube de Fotografia Louro Foto. Uma assembleia será realizada no próximo dia 18, às 14 horas, na sede Fundação Cultural de Ilhéus, na rua Jorge Amado. O objetivo, explicam Anabel e Carlos Mascarenhas, é “apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimento aos seus membros e à comunidade em geral”.
Para atingir esses objetivos, explicam, a intenção é promover atividades culturais e educativas, a exemplo de cursos, seminários, palestras, passeios fotográficos e exposições”. A comissão organizadora do clube é composta, ainda, por Tacila Mendes. A assembleia do próximo dia 18 vai deliberar sobre a criação do clube, discussão e aprovação do estatuto e eleição da diretoria e conselho fiscal.
Bela iniciativa e uma bela homenagem a uma das principais figuras da fotografia no sul do estado, Louro Foto.

Hoje à noite, os dois candidatos, debaixo das asas de Solla, estiveram em Itabuna em campanha, tendo também como cabo eleitoral o oftalmologista Ruy Cunha, do Hospital de Olhos Ruy Cunha. Os nomes de Solla foram anunciados em jantar na badalada churrascaria Los Pampas.
O nível de insatisfação dos diretórios locais de PT e PCdoB é tamanho que um dirigente, em conversa com o Pimenta, lamentou o que considera deslealdade de Solla e levanta suspeitas quanto às relações contratuais da Sesab e o hospital de olhos.
– Ruy Cunha tem contrato com a Sesab. Aí, talvez se explique essa campanha do médico em favor de Alfredo e Amauri. Mas antes de Solla vir fazer campanha em Itabuna, ele tem de resolver primeiro o problema da saúde daqui, afinal a gestão da média e alta complexidade no município é de responsabilidade da Sesab. A saúde daqui não vai bem.
A artilharia é pesada, mas é só o começo. Na visão de dois dirigentes partidários, as principais candidaturas atingidas pela invasão de Solla são as de Wenceslau Júnior, comunista que disputa vaga à Assembleia Legislativa, e o deputado federal Geraldo Simões, que concorre à reeleição.
O tempo promete fechar. A julgar pelo que o Pimenta ouviu no início da noite, Jaques Wagner que prepare os ouvidos na sua visita ao sul da Bahia, na próxima sexta, 3.
Do Portal IG
Na primeira medição do tracking encomendado pelo portal IG e pela Band ao Instituto Vox Populi, a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, aparece na liderança, com 51% das intenções de voto. O cenário, que daria à petista a vitória no primeiro turno, mostra o adversário tucano José Serra com 25%. A candidata do PV, Marina Silva, aparece em seguida, com 9%. Outros candidatos obtiveram, juntos, 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto os indecisos ficaram em 11%.
O tracking, modalidade de pesquisa tradicionalmente utilizada pelas campanhas eleitorais para identificar tendências na definição do voto, será divulgado diariamente pelo IG. Apesar de o sistema ser utilizado há mais de uma década pelos partidos políticos e campanhas eleitorais, os dados tradicionalmente não entravam no rol de divulgação dos veículos de comunicação.
O tracking Vox/Band/IG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. Essa renovação permite identificar rapidamente as tendências de evolução das intenções de voto. A margem de erro do tracking é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
No tracking espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 19%. Marina, nesse caso, tem 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é citado por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam ou não responderam 11%.
As obras de reforma da Praça Manoel Agostinho de Santana, em Itajuípe, vêm sendo alvo de denúncias na Câmara de Vereadores, por conta dos indícios de superfaturamento. Além disso, não haveria projeto e sequer acompanhamento de um profissional da área de engenharia.
Mas o que está incomodando os moradores do bairro Santa Rita de Cássia, onde fica a praça, é uma “obra de arte” que o prefeito Marcos Dantas mandou instalar no local. Trata-se simplesmente de uma perereca agarrada a um estranhíssimo cogumelo.
O formato do cogumelo, que lembra o órgão sexual masculino, tornou-se motivo de constrangimento para os moradores, que passaram a ser alvo de chacotas. Já existe um movimento para que a “obra de arte” seja retirada e o prefeito arque com os custos do inusitado enfeite.
Nota reproduzida anteontem aqui no Pimenta dava conta do afastamento entre o prefeito de Salvador, João Henrique, e o candidato a governador da Bahia, Geddel Vieira Lima, ambos do PMDB.
Hoje, o Bahia Notícias informa que JH está de fato batendo em retirada e, em suas idas a Brasília, consome parte do tempo caçando algum partido ao qual possa filiar-se. A preferência é por legendas menores.

A participação baiana fechou em 16 usinas eólicas contratadas, totalizando uma capacidade de 587,4 MW. O estado perde apenas para o Rio Grande do Norte, responsável por 1.064,6 MW de capacidade leiolada.
Para o governo baiano, os resultados nessa área contribuem para uma divulgação positiva junto ao empresariado, possibilitando a atração de empreendimentos. O potencial energético do estado foi apresentado no Brazil Windpower 2010, maior evento sobre energia eólica na América Latina, que aconteceu ontem no Rio de Janeiro.
O Datafolha foi às ruas e apurou que 39% dos corintianos que residem em São Paulo têm o PT como partido de sua preferência.
Não por acaso, o torcedor mais ilustre do time paulista chama-se Luiz Inácio Lula da Silva, o companheiro Lula.
O Corinthians, aliás, está em festa. Completa 100 anos de história.
Uma conferida nos dados das pesquisas Datafolha dos finais de julho (de 20 a 23) e agosto (dias 23 e 24) na Bahia revelam dados interessantes:
– O governador Jaques Wagner (PT) ganhou cinco pontos percentuais nas intenções de voto entre aqueles que recebem até dois salários mínimos (saltou de 41% para 46%) no período, enquanto o democrata Paulo Souto oscilou um (24% para 23%). Geddel Vieira Lima caiu de 13% para 11% nesta faixa do eleitorado.
– Na faixa de dois a cinco salários mínimos, Wagner cresceu seis pontos (46% para 52%), Souto perdeu dois (24% para 22%) e Geddel caiu quatro (17% para 13%).
– Entre os eleitores que recebem acima de cinco salários, se dá uma evolução de Souto (15% para 22%), queda de Wagner (60% para 47%) e ganho de três pontos para Geddel (8% para 11%).
Olhando assim, pode-se concluir que os eleitores mais “gelatinosos” encontram-se no topo da pirâmide, ao contrário do que se podia imaginar e do que tentava fazer crer a oposição. Teoricamente, os eleitores de menor renda seriam mais suscetíveis aos efeitos da propaganda governamental.
A propaganda institucional acabou – começou a eleitoral – e o que aconteceu, com base nesses números, foi uma evolução das intenções de voto de Wagner na faixa do eleitorado de menor renda. É justamente essa a que possui um número bem maior de votantes. Na outra ponta é que ocorreu o “fenômeno”. Para azar dos adversários do Galego.
O deputado estadual Capitão Fábio (PRP) andava mudinho em relação ao seu candidato a governador no pleito de 2010. Não está mais. Agora, escancarou de vez:
– As pessoas reconhecem que Jaques Wagner vem promovendo grandes transformações na Bahia e sabem que o segundo mandato será ainda melhor.
Sem medo de ser feliz, o deputado promete participar das carreatas de Wagner em Ilhéus e Itabuna, na próxima sexta-feira (3). A carreata em Ilhéus está prevista para as 10 horas. E às 15 horas em Itabuna.
Em tempo: o partido de Capitão Fábio, o PRP, pertence ao arco de alianças da candidatura ao governo do peemedebista Geddel Vieira Lima. Resta saber qual será a reação de Geddel, traído na sucessão municipal em 2008.

Mas nada será fácil como parece. As companhias telefônicas têm prazo de 120 dias para adaptar-se à mudança, prazo que muitos vão usar para recorrer à Justiça e continuar enfiando a faquinha amolada no consumidor.
O projeto que acaba com a assinatura é de autoria do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o mesmo que exige que a OI reduza os preços cobrados pelo serviço Velox, equiparando-os aos praticados em capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Enquanto não rola por aqui o fim da assinatura nem a redução do custo do Velox, os baianos pagam por serviços considerados ruins e situados entre campeões de queixas em órgãos de defesa do consumidor. Vida que segue.
Começa nesta quarta-feira, 1º, o prazo de inscrição no vestibular 2011 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de Ilhéus.
A instituição oferecerá 1.600 vagas no próximo ano e quatro novas opções de cursos de graduação (engenharias civil, química, elétrica e mecânica).
O período de inscrição vai até as 20 horas do dia 30 de setembro, cuja taxa custará R$ 85,00. No total, a universidade oferecerá 33 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada a cotistas (oriundos de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas).
A Uesc divulgou a lista dos estudantes que pediram isenção da taxa (confira aqui a relação dos beneficiados).
Conforme edital, as provas do vestibular 2011 da instituição serão aplicadas nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. A universidade ainda não adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de seleção de estudantes.
A inscrição será feita apenas pelo internet, no site www.uesc.br. Conheça informações necessárias sobre os cursos, concorrência, estrutura da Uesc e programa das provas e manual do candidato clicando aqui.
E o tricolor, hein? Que aço que nada. O time decepcionou e perdeu por 1×0 para o Santo André, jogo disputado no estádio Bruno Daniel (SP). Apesar do placar adverso não tirou o time do grupo dos quatro que ascendem à elite do futebol nacional. Vá lá que o time tenha caído da segunda para a quarta posição. Vitor Hugo, do time do ABC paulista, fez o gol da partida, no segundo tempo.
Coritiba (33 pontos) e Ponte Preta (32) venceram os seus jogos nesta noite e ultrapassaram o tricolor baiano. A Ponte meteu 2×0 no Brasiliense e o Coritiba bateu o Icasa por 3×0. O tricolor baiano volta a campo na próxima sexta, 3, para enfrentar o Bragantino, às 21 horas, no estádio de Pituaçu, em Salvador.
Além do acidente que matou uma criança de nove anos (confira aqui), duas outras pessoas morreram nas últimas 24 horas nas rodovias sul-baianas. O estudante de engenharia civil da FTC/Itabuna e funcionário da Vectra Engenharia, Luiz Henrique Palmeira Durr, 25, morreu numa colisão frontal de um Gol com um ônibus da Viação Itapemirim que fazia a linha Fortaleza-Rio de Janeiro, no quilômetro 376 da BR-101, trecho Gandu-Itamarati.
Luiz Henrique dirigia o Volkswagem Gol, placas MSY 3115, licença de São Mateus-ES. O carona saiu ileso do acidente, conforme a Polícia Rodoviária Federal. A colisão ocorreu no momento de uma ultrapassagem mal-sucedida. O motorista do ônibus, Deusimar Mendes, nada sofreu.
Ontem, no trecho Floresta Azul-Firmino Alves da BA-263, o Fiat Uno, placas JRW 0314, dirigido por Erick Vinícius Ramos dos Santos, bateu numa mureta de proteção de uma ponte e provocou a morte de um bebê de três meses que viajava no fundo do veículo.
No momento da colisão, o bebê e a mãe, Paula Suelen Silva, foram arremessados para fora pelo vidro traseiro do Fiat Uno. O estado de Paula era considerado grave. O bebê morreu a caminho de uma unidade de saúde de Floresta Azul. Informações do repórter Costa Filho, da rádio Jornal.



























