Do site Por Escrito

A situação referida seria o fato de a primeira-dama de Salvador e candidata à reeleição estar fazendo ostensiva dobradinha com o deputado ACM Neto, mas o que está deixando Geddel realmente incomodado é a disposição do prefeito de apoiar Neto para seu sucessor em 2012.
Sem muito vínculo com a lealdade, João despreza o político que o tirou do caminho do ostracismo para lhe dar mais quatro anos de poder e acredita que os quase 60% dos votos que obteve aliado ao carlismo no segundo turno de 2008 garantirão a eleição do próximo prefeito.
Leia essa e outras
Os membros da CEI do “Loiolagate” acabam de ser anunciados, tal como havia sido antecipado pelo site Cia da Notícia e reproduzido aqui no Pimenta (confira).
Segundo o Cia, os nomes foram definidos no fim de semana, com a influência decisiva do secretário Carlos Burgos, da Fazenda.
Acossado pela estabilidade ou queda no percentual das intenções de voto, a depender da pesquisa, o ex-governador Paulo Souto bateu firme no sucessor no horário eleitoral gratuito que foi ao ar às 13 horas na televisão.
Numa sequência, o narrador do programa do democrata batia firme no governo Jaques Wagner. E colou a crítica às imagens da implosão do estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova) para dizer que o Galego só “sabe destruir”.
Uma pesquisa do IBGE calculou que um casal brasileiro de meia idade gastava em 2008 o equivalente a R$ 1.495,20/ano para sustentar o vício do cigarro.
Imagine aí o que não se poderia fazer com uma graninha dessas que, naquele ano, equivalia a quase quatro salários mínimos (cada salário valia R$ 415,00 no período da pesquisa).
É a tal da chaminé que só faz bem à indústria.
O site Cia da Notícia, do jornalista Walmir Rosário, antecipou há pouco os prováveis nomes dos integrantes da Comissão Especial de Inquérito do “Loiolagate”. Segundo o site, a CEI deverá ser presidida pelo vereador Milton Gramacho, líder do governo.
O relator seria Claudevane Leite e o secretário, Gerson Nascimento. Ainda entrariam os vereadores Solon Pinheiro e Ricardo Bacelar, como suplentes.
Os nomes teriam sido definidos no final de semana, com intensa participação do secretário municipal da Fazenda, Carlos Burgos.
Há pouco, a CEI foi aprovada por unanimidade. O presidente Clóvis Loiola interrompeu a sessão e convocou uma nova, para logo mais, na qual serão escolhidos os membros da Comissão (vamos conferir se o Cia da Notícia acertou).
A sessão da Câmara de Vereadores de Itabuna que vai decidir sobre a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) começa a esquentar. Com a palavra, o vereador Roberto de Souza abriu sua caixa de adjetivos e despejou em Loiola: “fraco”, “irresponsável”, “boneco” e “manipulado” foram algumas das palavras usadas pelo primeiro-secretário para definir o presidente.
Ainda segundo Roberto, Loiola é “réu confesso” das irregularidades que ele mesmo denunciou. “Mas não tenho raiva de Loiola, estou irritado com quem está na raiz de toda essa trama”, declarou.
A um metro de Roberto, na mesma mesa, Loiola apenas repetia: “conclua, vereador”.
O ex-vereador Sargento Raimundo, escolhido para assumir a diretoria administrativa da Câmara de Itabuna, ficou famoso em meados da década de 90 ao usar dinheiro público para comprar e distribuir centenas de tubos de creme vaginal. Uma ilegalidade. Raimundo presidiu a Câmara nos anos de 1995 e 1996. Suas contas sempre foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Uma reunião ao final desta manhã, no gabinete do prefeito Capitão Azevedo (DEM), derrubou Eduardo Menezes da diretoria adminstrativa da Câmara de Vereadores de Itabuna. Eduardo ficou menos de uma semana no cargo.
A queda foi acordada pelos vereadores Rui Machado, Milton Cerqueira, Milton Gramacho, Ricardo Bacelar, Rose Castro, Gerson Nascimento e Raimundo Pólvora. Quem assume em lugar de Eduardo é o ex-vereador Sargento Raimundo, articulador político do prefeito Azevedo.
Eduardo caiu porque era assessor da presidência da Câmara e “sabia dos passos dos ex-administradores Kléber Ferreira e Alisson Cerqueira”. Não participaram da reunião Didi do INSS, Solon Pinheiro, Wenceslau Júnior e Claudevane Leite.
Eduardo teria assumido que a Câmara gastava cerca de R$ 8 mil em combustível, apesar de contar com apenas um veículo, porque ele vendia gasolina do legislativo. A história, segundo contam nos corredores da Casa, foi inventada para livrar a cara da presidência.
O ilheense Thiago Hoisel, radicado em São Paulo, foi o vencedor, na categoria cartum, do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP), no sábado (28). A festa reuniu feras de todas as partes do mundo e lotou o Parque do Engenho Central. Os trabalhos ficarão expostos até o mês de outubro. Hoisel levou o prêmio com o trabalho acima.
O historiador e dono do instituto de pesquisas Inpei, Ary Carlos, afirmou ontem que nunca teve o prazer de fazer pesquisas para o Ibope. Era um desmentido ao que disse o deputado José Carlos Aleluia (DEM) ao jornal A Tarde. Aleluia dizia que Ary era terceirizado do Ibope e adiantou o resultado da pesquisa, três dias antes a seus assessores, num hangar da Aerostar, em Salvador.
Apesar do desmentido do homem do Inpei, Aleluia agiu como menino birrento e disparou emails para as redações de jornais, sites e emissoras de rádio e televisão com uma foto de Ary ao lado de Jaques Wagner. A foto é antiga, mas o candidato a senador insistia na ligação de ambos.
Ary chateou-se com o “jogo” de Aleluia, de quem foi colega numa companhia de eletricidade. Em contato com o Pimenta, ontem, o dono do Inpei deu a sua versão sobre o caso (veja aqui).
O Balcão de Justiça e Cidadania facilita o acesso de pessoas de baixa renda à Justiça, mas em Ilhéus o serviço do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tem registrado baixa procura desde quando foi inaugurado. Para reverter este quadro, o tribunal promoverá atividades de esclarecimento a lideranças comunitárias, religiosas, comerciantes, associações de bairro, professores e alunos de cursos de Direito.
Serão duas palestras proferidas pela bacharel em Direito Mônica Carvalho, do TJ-BA, nesta segunda-feira, 30. A primeira será voltada a professores e alunos, às 14 horas, no auditório da Faculdade de Ilhéus, no quilômetro 2,5 da rodovia Ilhéus-Canavieiras. A segunda, às 16 horas, será aberta e tendo como alvo pessoas de baixa renda, lideranças comunitárias, políticas religiosas etc.
O Balcão de Justiça e Cidadania completa um ano e cinco meses de funcionamento em agosto. Na palestra, Mônica Carvalho explicará como funciona o Balcão e o seu trabalho, principalmente para a promoção da conciliação de conflitos entre as partes.
O serviço gratuito de orientação jurídica do Tribunal de Justiça pode fechar acordos de fixação de alimentos, divórcio, reconhecimento espontâneo de paternidade e de dissolução de união estável. O principal ganho visto por Mônica Carvalho é a “a redução do número de processos que dão entrada na Justiça e evitando-se a perda de tempo pelas partes na solução dos conflitos”.

Um estrangeiro de passagem pelo Brasil ou um ET que escolhesse esse paraíso tropical para um contato com a Terra, e que eventualmente assistisse ao horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão (convenhamos, há coisas mais interessantes a fazer, mas isso é apenas uma hipótese), haveria de pensar com seus botões ou suas anteninhas, obviamente em seu idioma:
– Ou nesse país tem um monte de gente muito parecida com o presidente ou então a democracia aqui é tão sui generis que Lula é candidato a deputado estadual, deputado federal, governador e senador, por vários estados diferentes. E de lambuja, ainda por cima, é candidato a re-reeleição…
Como diria Chico Buarque, “meu caro amigo, eu bem queria te dizer, aqui na Terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock´n roll”.
E tem muito, muito, muito, muito Lula na campanha eleitoral.
Nunca na história desse país se viu um presidente que nem candidato é aparecer tanto no horário eleitoral gratuito.
E nunca na história desse país se viu tanto candidato se dizendo amigo do Lula ou querendo tirar uma lasquinha na popularidade do Lula.
Para presidente, tem a candidata que tem mesmo o apoio do Lula, a que não tem, mas, na condição de ex-ministra, deixa subtendido que ele tem simpatia por ela, e o candidato que é de oposição, mas cita o Lula no seu jingle e ainda aparece comparando sua história com a do presidente, numa tentativa de associação que é um primor de sutileza.
Nos estados, então, é candidato a governador que veio no pau de arara (o caminhão, não o instrumento de tortura) com Lula quando ele saiu, ainda menino, do sertão pernambucano para São Paulo, candidato a senador que jogou bola com Lula na sua adolescência na Baixada Santista, candidato a deputado federal que dividiu a marmita com ele nas metalúrgicas do ABC Paulista e até candidato a deputado estadual que namorou a mesma namorada do Lula (em períodos diferentes, que chifre no amigo não pega bem!).
Se o estrangeiro ou o ET pousasse na Bahia, então, pegaria o próximo avião ou a próxima nave e se mandaria para seu país ou o seu planeta sem entender nada.
Afora candidatos a deputado estadual e federal que só faltam aboletar-se no colo de Lula (no sentido figurado, excelências), há o candidato a senador que sempre fez oposição ao presidente e aderiu há pouco, quando o barco em que navegou durante décadas começou a fazer água. Na tela, surge como amigo-irmão de Lula.
E há o candidato a governador que, mesmo sendo da base aliada que dá sustentação ao governo e que tem o candidato à vice na chapa da candidata de Lula à presidência; é o que mais bate no candidato que, indiscutivelmente é o preferido de Lula na Bahia. Bate com gosto e zelo, sem dó nem piedade, como o outro candidato, que é de oposição mesmo e esconde seu candidato a presidente (o Zé, lembram-se dele?) nem ousa fazer.
Produz-se, então, a cena inacreditável do sujeito que, com a imagem de Lula ao fundo e se dizendo parceiro do Lula, detona o candidato que o Lula apóia pra valer na Bahia.
Nessa barafunda toda, não demora muito e Lula vai dizer:
– Companheiro ET, me dê uma carona nessa nave, por que é Lula demais até para o Lulinha aqui…
Morreu neste domingo, aos 91 anos, a pedagoga Dorina Nowill. Ela estava internada havia 15 dias por conta de uma infecção e teve uma parada cardíaca fulminante.
Cega desde os 17 anos por conta de uma infecção ocular, Dorina criou uma fundação com seu nome que tinha como objetivo produzir e distribuir livros em braille para que deficientes visuais como ela pudessem estudar. Casada havia 60 anos com Edward Hilbert Alexander Nowill, Dorina deixa cinco filhos, 12 netos e três bisnetos. Informações da Folha.
O motorista do Fiat Pálio, placas JOA-6250, seguia no sentido Itabuna-Ilhéus quando perdeu o controle do veículo logo após o viaduto em frente à churrascaria Los Pampas. O carro invade a pista contrária, choca-se contra uma cerca e capota por duas vezes em um pasto. Motorista e carona saíram ilesos, apesar do choque. O acidente ocorreu por volta das 22h30min, no quilômetro 25 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415).



























