
O projeto do novo fórum de Itabuna está orçado em R$ 7 milhões e a verba que o Tribunal de Justiça tem em seu orçamento deste ano para investimentos em infra-estrutura é de apenas R$ 3,5 milhões. Diante da limitação de ordem financeira, a presidente do TJ, desembargadora Telma Brito, recomenda a busca de alternativas para viablizar a nova sede do judiciário itabunense.
A desembargadora recebeu nesta manhã uma comissão formada pelo presidente da subseção local da OAB, Andirlei Nascimento, o prefeito Capitão Azevedo, seis vereadores e o superintendente regional do DNIT, Saulo Pontes. O órgão federal já disponibilizou um terreno de 8 mil metros quadrados para o fórum, doação que deverá ser oficializada em breve.
Ainda com essa “mãozona” do DNIT, talvez seja necessário outros reforços. A possibilidade de uma parceria com órgão público ou privado foi cogitada durante a audiência. Outra possibilidade é de que o fórum seja construído em módulos, para que a obra se encaixe no orçamento do TJ.
O que animou os participantes da audiência foi a boa vontade da presidente em buscar uma solução e seu posicionamento de que o novo fórum de Itabuna é prioridade. O mesmo projeto já vem sendo discutido há cinco presidências do Tribunal e nunca foi tão grande a esperança de que finalmente vire realidade.
Os ocupantes do Uno, placa JRP-8503, envolvido no acidente com um caminhão-guincho, sem placas, na rodovia Ilhéus-Itabuna, no início da tarde de hoje, eram Fernando Cândido Lindote Garcia Júnior, de 34 anos, a esposa Priscila de Carvalho Lindote Garcia e o filho do casal, Igor Carvalho Lindote Garcia, que completaria dois meses no dia 19 de maio. Todos morreram na colisão do Fiat com um caminhão-guincho.
Segundo informações, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo e invadiu a mão contrária, atingindo o outro carro de frente. O condutor fugiu. Fernando estava morando em Ilhéus, mas é natural de Itabuna.
O que mais intrigou tanto policiais como quem esteve no local do acidente é que o caminhão-guincho circulava sem placa policial.
O acidente ocorreu por volta das 13h30min. A pista ficou interditada por aproximadamente uma hora e meia e gerou mais de sete quilômetros de engarrafamento nos dois sentidos da rodovia que liga Itabuna e Ilhéus.
Um casal e uma criança da mesma família morreram há pouco em um acidente ocorrido na rodovia Ilhéus-Itabuna. Um caminhão-guincho colidiu contra um Fiat Uno, placa JRP-8503, de Ilhéus. As três vítimas estavam no carro de passeio. Neste momento, equipes do Corpo de Bombeiros utilizam tesoura hidráulica para remover os corpos de dentro do carro. O motorista do caminhão fugiu. Mais informações em instantes.

A ONG Casa do Obeso, de Itabuna, tanto batalhou… e conseguiu. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) liberou a realização de cirurgias bariátricas pelo SUS em Itabuna. Os procedimentos serão feitos no Hospital Calixto Midlej Filho (Santa Casa).
A liberação saiu nesta semana, após representantes da ONG terem participado de uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, acompanhados do deputado federal Geraldo Simões (PT). A organização não-governamental conta com 597 associados.
De início, a Sesab liberou quatro cirurgias por mês, para portadores de obesidade mórbida e pessoas obesas com diabetes e hipertensão arterial.
Tony Emerson, da Casa do Obeso, destacou a luta da organização e o apoio do deputado Geraldo Simões à causa, que entendeu a necessidade da cirurgia para assegurar “qualidade de vida para quem sofre com a obesidade”.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna dependerá do pactuação das cirurgias por parte da Secretaria Municipal de Saúde, que assumirá os custos do pré e pós-operatório. Os dirigentes da Casa do Obeso também esperam que o estado inicie mutirão de cirurgia bariátrica no sul da Bahia.
Jogadores de futevôlei em Itabuna estão uma arara com a prefeitura. Reclamam que a areana para a prática desse esporte, a praça Félix Mendonça, na Aziz Maron, cederá lugar a um circo.
A associação de futevôlei cuida da manutenção e conservação da praça há oito anos. Agora, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) “deu o troco”.
Uma comitiva liderada pelo presidente da OAB/Itabuna, Andirlei Nascimento, e o prefeito José Nilton Azevedo encontra-se na sede do Tribunal de Justiça da Bahia, para audiência com a presidente daquela corte, desembargadora Telma Brito. Também estão presentes o superintendente regional do DNIT, Saulo Pontes, que ofereceu área para a construção do novo fórum de Itabuna, e um grupo de vereadores.
Os vereadores se integraram à comitiva já em Salvador, uma vez que preferiram não utilizar o ônibus fretado pela Prefeitura para a viagem. Enquanto os representantes do município e da OAB acordaram de madrugada e pegaram a BR-101 às 4 da manhã, os nobres edis optaram por viajar de avião. Representam o legislativo na audiência os vereadores Clóvis Loiola, Ricardo Bacelar, Roberto de Souza, Solon Pinheiro e Claudevane Leite.
Bem que os vereadores poderiam poupar o já depreciado duodécimo, evitando o gasto com passagens e diárias. No “buzu” de Azevedo, eles viajariam de graça.
Óia só o resultado dessa pesquisa de cientistas da Universidade de Valência, Espanha: os caras analisaram os dados e concluíram que “mulher bonita faz mal à saúde”.
Para fazer o “estrago”, basta ao homem ficar, pelo menos, cinco minutos frente-a-frente com uma bela mulher. Nessas situações, constatou o trabalho, o corpo masculino acelera a produção do hormônio cortisol, situação em que ocorre aumento do nível de açúcar no sangue e eleva-se a pressão arterial.
A produção do cortisol cresce quando a pessoa encontra-se em stress físico ou psicológico. E quanto mais hormônio desse tipo maior o risco de problemas cardíacos. A situação piora ainda mais, revela o estudo, se o sujeito acredita que a mulher é da lista daquelas que estão fora de suas possibilidades. O teste foi feito com 84 jovens espanhóis.

O ex-governador Paulo Souto ainda espera que o ex-prefeito Fernando Gomes repense o seu apoio à candidatura do peemedebista Geddel Vieira Lima ao governo baiano. Ontem, o democrata esteve em Itabuna para a inauguração do diretório do PTN.
Ao blog O Trombone, o presidente do DEM baiano relembrou que, como governador baiano, sempre atendeu os pedidos do ex-prefeito. Agora, cobra a fatura:
– Eu tenho plena convicção de que Itabuna sabe exatamente o trabalho que eu fiz aqui, inclusive quando ele era prefeito, nas duas vezes. Acho até que, se ele pensar um pouco, vai entender de que lado deve ficar nessas eleições.
Souto evitou falar em tema espinhoso: uma possível expulsão do ex-prefeito, filiado ao DEM.
Quando retornar de Salvador, o prefeito Capitão Azevedo (DEM) terá um grande pepino para descascar.
O presente, aliás, foi deixado em seu gabinete, hoje pela manhã, por obra e graça de um eleitor do esquecido bairro Sinval Palmeira, periferia de Itabuna.
Confira no blog Política Etc.
Cento e vinte presos do Conjunto Penal de Itabuna receberam indulto e vão passar o Dia das Mães em casa, segundo a juíza da Vara do Júri e Execuções Penais, Cláudia Panetta. O “Saidão do Dia das Mães”, como denominou a magistrada, acontece hoje e os detentos terão que retornar à “casa” na próxima terça-feira, 11. Contaram para a liberação o bom comportamento e o cumprimento de parte da pena para aqueles em regime semi-aberto.
Espera-se que o Conjunto Penal reforce os cuidados, pois, na Semana Santa, o presidiário Marcelo Tchéga conseguiu sair em lugar de um outro detento que teria direito ao indulto. Quem não retornar até a quarta, 12, será considerado foragido da Justiça.
Há algo de errado no núcleo político do governador Jaques Wagner e é clara a necessidade de que o “motorista” dê um freio de arrumação para rearrumar as coisas. O imbróglio da vez é a decisão do petista Marcos Lima de retornar a Brasília, recusando convite de Jaques Wagner para auxiliá-lo em sua campanha.
Lima é considerado um negociador de grande habilidade, com trânsito livre em partidos políticos de A a Z. Sua desistência de ajudar na campanha é atribuída a uma falta de sintonia com o ex-secretário de Relações Institucionais do governo, Rui Costa.
O Vitória se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil, mas cerca de 90 pessoas que assistiam ao jogo entre o rubronegro baiano e o Vasco da Gama, na última quart-feira (05), acabaram ficando no prejuízo. Elas estavam numa churrascaria do bairro da Pituba, em Salvador, distraídas com a partida de futebol, quando uma quadrilha de assaltantes entrou no estabelecimento.
Os bandidos levaram dinheiro, bolsas, celulares e relógios. Segundo informações da Tribuna da Bahia, houve tumulto, mulheres passaram mal e crianças presenciaram tudo. Um cliente tentou reagir e foi ameaçado, mas ninguém ficou ferido.
A maior bronca foi que os assaltantes não consideraram sequer a paixão do brasileiro pelo futebol e ainda roubaram o televisor de LCD em que as vítimas assistiam ao jogo decisivo.

Um homem ainda não identificado levou terror ao bairro Manoel Leão, em Itabuna, na noite desta quinta-feira (06). Armado com um revólver calibre 38, ele disparou tiros contra um ônibus da Expresso Rio Cachoeira, cujo motorista conseguiu acelerar e fugir. Em seguida, o elemento tentou abordar um casal que passava de moto, porém o piloto foi mais rápido e escapou, enquanto o outro o perseguia e disparava três tiros. Não acertou nenhum.
Finalmente, o atirador interceptou outro motociclista e determinou que ele o levasse até um local conhecido como “Volta da Cobra”, famoso ponto de desova de vítimas de homicídio. No meio do caminho, porém, estava a polícia. Que foi recebida a bala.
O atirador, que felizmente tinha péssima pontaria, acabou morto no confronto com os policiais. O motociclista assaltado saiu ileso.
As informações são do Radar Notícias
A Justiça Eleitoral cassou o prefeito Agilson Muniz (PCdoB), de Ubatã, nesta quinta-feira, 6. Ele é acusado de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições. A decisão também atinge o vice-prefeito, o ex-árbitro Expedito Rigaud (PSB). A decisão foi tomada em primeira instância. Apesar disso, o juiz eleitoral determinou a posse do segundo colocado, Edson Neves (DEM). O ato está marcado para a próxima segunda-feira, 10.
Os professores aceitaram os 8% de reajuste salarial oferecidos pela prefeitura de Itabuna e acabaram com a ameaça de greve na rede municipal. Cerca de 30 mil alunos ficaram sem aula nesta quinta-feira, 6. A categoria parou a fim de pressionar o governo, mas acabou aceitando a proposta de reajuste.
Na assembleia de hoje, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, foram submetidas à votação as propostas de 8% (do governo) e 12% de reajuste (da categoria). Venceu a do governo.
JEQUIÉ
Enquanto em Itabuna a greve foi descartada, os professores de Jequié entraram nesta quinta em seu décimo primeiro dia de paralisação. Os educadores do município do sudoeste querem reajuste de 15,96%.

























