Da Tribuna da Bahia (Raio Laser):
Numa iniciativa que deixou partidos como PSB e PCdoB atônitos, o governador Jaques Wagner chamou anteontem para si uma conversa com o PDT e praticamente desvinculou a agremiação das articulações que socialistas e comunistas promovem no sentido de opor resistência à indicação do deputado federal Walter Pinheiro para candidato a senador na chapa governista. Além de ter garantido à legenda a indicação do suplente na vaga de Pinheiro, Wagner mostrou porque escolheu Pinheiro para seu companheiro de chapa, ao lado de Lídice da Mata, do PSB, advertindo que não há risco para a disputa por parte de nenhum dos dois concorrentes à vaga. Os pedetistas saíram de lá convencidos de que o que o governador fala é lei, o que significa que a legenda deixará de representar preocupação para ele.
– Empresa alega prejuízo de R$ 200 mil
– Falta de energia deixa Itabuna sem água

O presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Alfredo Melo, entrou em contato com este blog e antecipou que a empresa acionará, judicialmente, a Coelba.
A constante falta de energia elétrica está deixando o itabunense sem água nas torneiras. O dirigente revelou descontentamento com a série de quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica nas estações de captação de Emasa. E não vê outra saída a não ser “imprensar” a Coelba.
Nesta quarta (5), por volta das 23h40min, ocorreu nova interrupção em Rio do Braço. Duas horas depois (à 01h40min), a energia ainda não havia voltado. Alfredo lembra que uma hora sem água significa outras dez horas para que seja novamente regularizado o abastecimento. É só o leitor multiplicar as duas horas sem energia para ver o efeito.
Por que o homem da Emasa está “pê” da vida? É que a interrupção de luz tem sido constante na estação de Rio do Braço. No último final de semana, observa, foram 12 horas sem água. Isso, porque a Coelba reduziu a energia enviada para a região onde a Emasa capta cerca de 80% da água consumida em Itabuna. As máquinas pararam.
Nem no verão enfrentamos situação tão difícil como agora.
A ofensiva judicial contra a Coelba ainda será submetida ao Conselho Administrativo da Emasa. A votação está prevista para a próxima sexta-feira, 7, às 7 horas. É mais provável que a empresa ingresse com a ação judicial. “Essas interrupção nos causaram prejuízos de R$ 200 mil só em abril”, revela Alfredo Melo ao Pimenta.
Engenheiro de formação, Alfredo acredita que as constantes interrupções de energia elétrica têm a ver com a falta de manutenção de todas as linhas de transmissão da Coelba, principalmente naquela região que abastece as estações da Emasa. “Nem no verão, na estiagem [ao final de 2009], enfrentamos situação tão difícil como agora”. E a situação difícil, observa, foi criada pela companhia de energia elétrica.
O dirigente não vê outra saída para reduzir a dependência do sistema de abastecimento de água em relação à Coelba que não seja a construção imediata da barragem no rio Colônia. A obra aumentaria para até 1.400 litros por segundo a capacidade de distribuição de água em Itabuna. Enquanto a obra não sai, o município se vê dependente dos (péssimos) serviços da companhia de eletricidade.
Os torcedores dos rubros-negros Flamengo e Vitória vão dormir comemorando, apesar dos dois times terem sido derrotados nesta noite de quarta-feira, 5.
O rubro-negro baiano passou às semifinais após vencer por 2×0 e, no São Januário, perder de 3×1 para o Vasco, no Rio de Janeiro. Foi classificado por não tomar gol em casa e fazer um fora, em pênalti cobrado pelo goleiro Viáfara. O time enfrentará o surpreendente Atlético-GO pela Copa do Brasil.
Já o carioca Flamengo avançou na Taça Libertadores ao vencer em casa por 1×0 e perder no Pacaembu, hoje, por 2×1, diante do Corinthians. E a história foi a mesma do rubro-negro de Salvador: venceu em casa sem tomar gol e fez um no campo adversário. O Fla vai enfrentar, nas quartas-de-final, o vencedor do confronto Universidad do Chile e Aliança Lima.
00h30min – Como bem nos lembrou Vladstone Menezes, do site RBN, a noite teve outros vencedores rubro-negros. Vamos a eles: o Atlético Goianiense venceu o Palmeiras em cobrança de penalidades e o Sport Recife bateu o Náutico e levou o título do Campeonato Pernambucano de 2010.

O Jequitibá Plaza Shopping completou 10 anos nesta quarta-feira, 5. Hoje, Manoel Chaves Neto, do Grupo Chaves, informou ao Pimenta na Muqueca que o projeto de expansão do principal centro de compras do sul da Bahia será concluído em novembro, quando serão inauguradas 24 novas lojas.
Neto não quis adiantar, mas sabe-se que dentre as novas empresas desta fase está a loja de departamentos C&A. O empreendimento ainda contabiliza uma circulação média superior a 500 mil pessoas por mês.

Jonas afirma que as diferenças começarão a ser resolvidas nesta quinta-feira (06), quando o PT promove reunião para discutir o assunto. Lideranças de outros partidos de esquerda também participam da conversa.
“”A posição precisa ser amadurecida e tomada no momento certo”, afirma o presidente petista. Ele acrescenta que “as manifestações internas de toda natureza são válidas e importantes, mas seguimos serenos e conscientes da responsabilidade que temos com a sucessão presidencial e do governo do Estado”.
Ao lado do secretário substituto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Alexandre Aragon, o governador Jaques Wagner entregou nesta quarta-feira (05) um novo helicóptero ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar.
Na solenidade, Wagner defendeu a atuação do governo na área da segurança pública, enfatizando que o trabalho no setor é contínuo. Ele citou ações como a contratação de mais profissionais, entrega de viaturas, armamentos e coletes à prova de bala.
Aragon elogiou o trabalho do governo na “reestuturação da segurança”, acrescentando que a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Justiça.

Esta será a 22ª edição do Festsol, que terá ainda as presenças das bandas Canários do Reino, Caninana do Forró, Sopapo de Menina e Balanço de Fole, dupla Ítalo e Renno, além do forrozeiro Luisinho de Iraçuba. Para o dia 26, está programado o Festsol Filé, festa de camisa que será animada pelo sanfoneiro Dorgival Dantas e pela banda Brasas do Forró.
Segundo os organizadores do arrastapé, o Festsol mescla artistas de peso com a valorização da cultura local. Além dos shows, há concursos de ruas enfeitadas, brincadeiras tradicionais e quadrilhas juninas. Com essa fórmula, a expectativa é de que Itororó continue sendo um dos melhores destinos no período de festejos juninos no interior da Bahia.
Daqui a pouco, às 20h, tem programa dos bons na Casa dos Artistas, em Ilhéus. Integrando o projeto Cordel & Cantoria, Paulo Morão e Carlos Silva se apresentam por lá. A entrada custa R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia.
O projeto levará ao palco da Casa, todas quartas-feiras de maio, duas atrações. Para a próxima semana, as atrações são Carlos Silva e Gustavo Felicíssimo. Cordel & Cantoria é uma realização da Casa dos Artistas e tem o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e Muito Mais Comunicação.
Não deixe de ir.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) sempre passou para a sociedade a impressão de que é uma instituição que interage pouco com o público externo e não cria espaços para que o pensamento científico produza um benefício maior na região onde ela está inserida. Isso é verdade ou mito?
Quem vai falar sobre o assunto é o próprio reitor da Uesc, Joaquim Bastos, que nesta sexta-feira (07), a partir do meio-dia, participa do Fórum de Lideranças Empresariais. A atividade é promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), no Tarik Fontes Plaza Hotel.
Está é a 13ª edição do fórum e Bastos vai abordar o tema “O papel da Uesc no desenvolvimento social, econômico e educacional do sul da Bahia”. O evento reúne empresários, profissionais liberais e a imprensa.

Aos que se encontram ansiosos para ver as fotos sensuais da ex-policial Anamara na Playboy de maio, muito cuidado! Estão sendo enviadas mensagens por email, contendo anexos que são apresentados como imagens da apimentada baiana de Casa Nova, que ficou famosa pelas curvas estonteantes e por falar abertamente sobre sexo, sem a menor cerimônia.
O email, no entanto, é perigoso e não passa de armadilha primária para contaminar os computadores dos incautos. Portanto, deixem de pressa e esperem a revista chegar às bancas para dar aquela geral na ex-policial.

O desconforto causado pelas obras na avenida Cinquentenário é natural, coisa que ocorre em qualquer intervenção dessa natureza. Comerciantes estão irritados com o quebra-quebra nos passeios e a sujeira nas lojas, pedestres não aguentam mais a falta de espaço para caminhar e os buracos pra todo lado e os motoristas já se encontram para perder as estribeiras com a lentidão do trânsito naquela via.
Pode-se dizer que essa anormalidade é muito “normal”, mas o que não dá para aceitar é um preposto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, identificado como Pascoal, que com seu jeito nada sutil anda distrbuindo “cortesia” entre lojistas.
Na manhã desta terça-feira, dada a inabilidade no trato, faltou pouco para o homem da Sedur sair na porrada com um empresário no meio da rua. Se não fosse a turma do deixa disso…
O empresário e deputado estadual Ronaldo Carletto (PP) especulava sobre o resultado das urnas na disputa por vagas na Assembleia Legislativa. Lá, na Casa dos baianos, deixou escapar que não apenas se reelege, como trabalhará duro para estar entre os mais bem votados.
Pelas projeções do parlamentar, somente o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), talvez tenha mais votos que ele. Isso é que é confiança. Carletto também afirmou que resistiu ao assédio do seu partido para que saia candidato a deputado federal. Analisou cenário e preferiu manter-se no trajeto Extrem-Sul-Salvador.
Já o outro candidato a campeão de votos, Marcelo Nilo, disse a correligionários, também ontem, que disputará a reeleição. Descartaria, assim, a vice de Wagner. O ex-tucano e agora ‘mangangão’ do PDT quer, novamente, presidir a Assembleia Legislativa. Seria o terceiro mandato consecutivo do ‘hômi’ na direção da Casa.
A interlocutores, deixou claro que há muito oba-oba eleitoral (numa leitura dos apoios a Geddel Vieira Lima) e que Jaques Wagner sairá vitorioso em outubro. Reeleito, pois.
O crescimento da violência ocorre também nas escolas da capital baiana. Segundo informações do Correio, 13 armas brancas e de fogo foram apreendidas em 2009 nos estabelecimentos de ensino da capital, enquanto este ano já houve quatro apreensões.
A quantidade de armas recolhidas não traduz a realidade, já que a maioria delas entra nas escolas sem que ninguém perceba ou possa impedir. É que o Estatuto da Criança e do Adolescente impede a revista dos alunos, bem como a instalação de detectores de metais nas unidades.
Drogas ilícitas também costumam circular com muita frequência nas escolas da capital baiana.
A polícia militar apreendeu, ontem, por volta do meio-dia e meia, no colégio Imeam, o menor K. F., residente no Monte Cristo. Ele portava 15 pedras de crack, as quais iria vender a alunos daquela escola municipal.
Segundo contou à polícia, a responsável pela droga seria uma menina, aluna do Imeam, identificada por G. P. de J., moradora do Fátima. Junto com K. F., foi conduzida a diretora Lídia Bonfim, que acompanhou o menor.
A pequena chefe, G. P., de acordo com o menor apreendido, teria lhe passado a droga camuflada no interior de uma embalagem plástica de tintol.
O Imeam é a mesma escola de onde sete menores foram levados ao Complexo Policial de Itabuna, após agressão verbal e ameaças a uma professora de matemática.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a ação eleitoral que tirou do poder o ex-prefeito Mardes Monteiro (PT) voltasse à estaca zero. O ministro Arnaldo Versiani decidiu pelo retorno da ação devido a suspeitas levantadas contra a votação que julgou irregulares as contas do ex-mandatário de Buerarema.
Hoje, o juiz eleitoral de ‘Macuco’, Antônio Hygino, intimou o presidente da Câmara de Vereadores, João Bosco Martins (PSB), a fornecer a documentação original que destronou Mardes.
A defesa do ex-prefeito alega que o documento é falso e não houve votação. A oposição sustenta o contrário. E informa que ela ocorreu em dezembro de 2007.
O petista concorreu à prefeitura em 2008, mas o registro da sua candidatura foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) somente no segundo semestre do ano passado, quando foi cassado pela corte baiana.























