Tempo de leitura: < 1 minuto

Do A Tarde

Acusados do assassinato de 11 pessoas, em represália à morte do soldado PM Marcelo Márcio Lima Silva, ocorrida em janeiro deste ano, dez policiais militares devem ser presos nesta quarta-feira, 5, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. As prisões foram autorizadas pelo juiz Reno Viana Soares, titular da Vara do Juri da comarca, a pedido do Ministério Público. Também devem ser cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dos policiais.

A Justiça decretou a prisão temporária do tenente PM Arlande Ribeiro de Almeida e dos soldados Anderson Maciel Silva, Ronildo Vieira da Silva, Emerson Caires Novaes, Adailson Machado de Castro, Marcelo Carvalho Santos, Evandro Andrade Costa, Cristiano Meira Santos, Dilsolon Meira Santos, Handerson Menezes Santos. Os policiais são lotados no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Vitória da Conquista) e na Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg/PM).

Depois de cerca de três meses de investigação dos promotores de justiça, que formaram uma força-tarefa criada pelo MP, os policiais militares acusados dos crimes deverão ser presos. Os assassinatos atribuídos aos PMs ocorreram entre os dias 28 e 29 de janeiro, em sequência à morte do soldado Marcelo Márcio. O policial foi assassinado no bairro do Alto de Conquista, na periferia da cidade, por onde passava na garupa da motocicleta de um colega policial militar. Os dois estavam à paisana e alegaram que estavam indo para a casa de um colega de farda, quando foram atacados por um bando de traficantes.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil em Ibirapitanga, no sul da Bahia, liberou os dois policiais militares usados como reféns e também atearam fogo nos carros utilizados na ação criminosa. De acordo com o repórter Costa Filho, os policiais foram liberados na região de Ubatã, no sul-baiano. Confira mais informações no post abaixo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma quadrilha com aproximadamente 10 homens assaltou, há pouco, a agência do Banco do Brasil de Ibirapitanga, no sul da Bahia, localizada na prefeitura. Os homens renderam seguranças e levaram dois policiais militares como reféns.

As primeiras informações são de que o bando usou, pelo menos, três carros na ação e tomou como rumo a cidade de Ubatã, também no sul-baiano, usando as BRs 101 e 030, informa o repórter Costa Filho, da rádio Jornal.

O assalto à agência ocorreu por volta das 10h. Os policiais foram tomados como reféns minutos antes da ação, numa barbearia. Os carros identificados como sendo da quadrilha, segundo testemunhas, são um Corola (ou Honda Civic), uma picape Fiat Strada e um Fiat Siena bege.

Equipes das políciais rodoviárias Federal e Estadual foram acionadas, além da Polícia Civil e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), antiga Caerc.

Atualizado às 19h

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo de manifestantes da cidade de Aurelino Leal, no sul baiano, congestiona o trânsito na manhã desta quarta-feira (5) na Avenida Paralela, em Salvador. Eles pedem justiça no caso do assassinato do prefeito local, Gilberto Ramos Andrade, que teria sido motivado por questões políticas. O crime ocorreu em 5 de maio de 2007, na BR-101. O principal suspeito de mandar matar o gestor, o pastor Giovanni Lopes Gagliano, ex-vice prefeito da cidade na gestão de José Augusto Neto, também acusado de participar do crime, ainda aguarda o júri popular. Amigos, familiares e moradores da localidade interditaram um trecho nas imediações do Imbuí, onde chegaram a queimar pneus, e o fluxo de veículos está parado no sentido Aeroporto. Informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Ex-vice-prefeitos descerram a placa de inauguração da galeria (foto Gabvp/Secom)

Para uns, o posto de vice não serve para coisa alguma, exceto aquelas substituições episódicas do titular do mandato. O vice é aquele costumeiramente esquecido e  muitas vezes tripudiado, como acontece no esporte com os eternos vice-campeões, que são tão (ou mais) malhados quantos os “lanterninhas”.

Pois a Bahia (tinha que ser aqui), começa a por um fim na vida triste dos vices. A reação surge em Salvador, onde o vice-prefeito Edvaldo Brito inaugurou nesta terça-feira (04) a galeria de fotos de ex-vices. Estão lá as imagens daqueles que dividiram a chapa, mas não necessariamente o poder, com Antônio Imbassahy, Lídice da Mata, Mário Kertész, Fernando José, Manoel Castro e muitos outros. Gente de quem a maioria dos soteropolitanos nem se lembra mais.

Brito justifica a homenagem, destacando que a instituição do vice coincidiu com a redemocratização do país. O eminente tributarista e segundo de João Henrique declarou que “trazer essa galeria é para os que virão depois experimentarem a história da democracia na Bahia” e que “essa história não se resume às fotos, mas ao que eles fizeram mostrando o heroísmo baiano”.

E nesta galeria pode-se afirmar que foi revelado mais uma vez o insuperável pioneirismo baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 O Senado aprovou nesta terça-feira (04), emendas que ampliam o alcance do PAC do Cacau para 1.300 produtores que ainda estão fora do programa. Os dispositivos, incluídos na PEC 472/2009 por acordo entre os senadores César Borges (PR/BA) e Romero Jucá (PMDB/RR), relator da matéria, determinam alteração na tabela de descontos, com a finalidade de compatibilizar a capacidade de pagamento com a produção. Permite ainda a compra de débitos do Pesa com recursos o Banco do Nordeste.

Para sair do papel, no entanto, as emendas ainda precisam enfrentar a caneta do Governo Federal. Existe o risco de veto, uma vez que o Ministério da Fazenda já havia rejeitado anteriormente as mesmas propostas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os magistrados decidiram reagir a uma ofensiva dos advogados itabunenses. Depois que a OAB-Itabuna foi para cima, cobrou respeito a prerrogativas dos advogados e o fim de algumas exigências consideradas descabidas por parte de alguns “homens (e mulheres) de preto”, os 11 juízes da comarca decidiram contra-atacar, acionando a entidade de defesa.

Na próxima quinta-feira, 6, a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) instalará no município a sua coordenadoria regional. A presidenta da Amab, Nartir Weber, virá a Itabuna para o ato que ocorrerá às 17h30min, no Salão do Júri do Fórum Ruy Barbosa.

O juiz titular da 3ª Vara Cível, Érico Bastos, será o coordenador regional da instituição. Essa é a estratégia mais visível após a divulgação de uma carta em que os magistrados reagiram às ações e denúncias do presidente da subseção da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento (relembre aqui).

Outro desdobramento da peleja de advogados e juízes foi a construção de um novo fórum para a comarca local (leia post mais abaixo).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal em Ilhéus conseguiu desarticular uma quadrilha que planejava sequestrar o gerente do Banco do Brasil em Camamu, no sul da Bahia, e assaltar a agência. Três dos integrantes do grupo foram presos após tentar roubar um veículo, na madrugada de segunda-feira, 3. Um deles é de Ipiaú (G.F.S., 31) e os outros dois, de São Paulo (D.V.A., 23, e R.P.M., 20).

Os bandidos foram interceptados na rodovia Ilhéus-Uruçuca (BA-262), segundo a PF. A ação contou com o auxílio da Companhia Especial da PM (Cipe). Os outros dois integrantes da quadrilha foram presos pelos federais em Vitória da Conqusita.

Na operação, foram apreendidos cartuchos de munição, quatro pistolas calibre 380, capuzes e perucas. A quadrilha, hospedada num hotel de Ilhéus, já vinha sendo investigada. Ao serem presos, os integrantes confessaram o plano.

Uma arma de uso restrito das Forças Armadas também foi encontrada no quarto do hotel onde assaltantes estavam hospedados. Os integrantes da quadrilha em Vitória da Conquista foram presos nesta terça, 4. Em toda a operação, a polícia não disparou um tiro sequer. Com informações da assessoria da PF.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os funcionários de uma das principais empresas do polo de informática de Ilhéus reclamam da excessiva carga de trabalho. Afirmam que a jornada começa por volta das 7h e se encerra às 18h. Mais que isso, dizem, é de péssima qualidade a refeição oferecida ao meio-dia. De sobremesa, vai um “pirulito pop”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ele ganhou vários adjetivos em 2009. De polêmico a prefeito de fato, era um vale tudo de oposição e governo para estimular ou desqualificar o trabalho da autoridade. Foi assim no auge da epidemia de dengue que matou nove pessoas e atingiu mais de 15 mil pessoas, no cancelamento do São João, na exigência para limpeza de canais de macrodrenagem…

O silêncio veio em seguida. Faz mais de seis meses que ele quase não concede entrevistas. Muitos o querem de volta aos microfones, telinhas e páginas de jornais e sites. Nesta quarta-feira o homem romperá o silêncio.

“Ele” é o promotor público Clodoaldo Anunciação. Concederá entrevista ao programa Bom Dia, Bahia (rádio Nacional, às 7h) e vai meter o dedo na ferida. No alvo do promotor público estarão os (péssimos) serviços prestados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e Coelba.

O que dirá o incendiário promotor?

Clodoaldo Anunciação rompe o silêncio?
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os professores da rede municipal de ensino, em Itabuna, ameaçam cruzar os braços. A categoria está insatisfeita com a proposta inicial de 8% de reajuste salarial para os níveis II e III.

Os professores haviam aprovado, em assembléia, reajuste de 15% para todos os níveis. A Secretaria Municipal de Educação não apresentou nenhuma contraproposta. A rede tem cerca de 1.400 professores concursados.

Na assembleia ao final da tarde de hoje, os educadores aprovaram indicativo de greve. A categoria também decidiu realizar paralisação de advertência na próxima quinta-feira, 6, dia em que não haverá aula nas escolas municipais.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Argôlo e Azevedo foram recebidos no gabinete do governador (foto Roberto Viana)

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), encontrou-se na tarde desta terça-feira (04), em Salvador, com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Ciceroneado pelo deputado estadual Luiz Argôlo, Azevedo foi pedir agilidade do governo na realização de obras como a duplicação da BR-415, no trecho entre os bairros Nova Itabuna e Ferradas.

A realização de intervenções em áreas da periferia, a exemplo do bairro Nova Califórnia, também foi solicitada pelo prefeito itabunense, que recebeu de Wagner a promessa de “empenho máximo” para transformar os pedidos em ações concretas.

Só não se sabe se seria nesse (dá tempo?) ou num próximo mandato…

Tempo de leitura: < 1 minuto
Marão acena com apoio a Wagner, e pode salvar a mãe-deputada.

O vice-prefeito Mário Alexandre (PSDB) deu sinais hoje de que abandonará o barco do ex-governador Paulo Souto (DEM). Ele reuniu a trupe tucana da Terra de Gabriela para avaliar cenários. Como resultado, pode acenar com apoio à reeleição do governador Jaques Wagner (PT).

A movimentação, aliás, ajuda a salvar o pescoço da mãezona, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC), que estava prestes a perder todos os 40 cargos de sua indicação no governo estadual. Foi depois desse aceno de apoio tucano que Wagner aceitou rediscutir a relação (política, maldosos!) com Ângela Sousa (PSC).

O governador receberá a parlamentar numa audiência prevista para esta quarta-feira (5), como antecipa o sempre bem informado Jornal Bahia Online. Quanto ao namoro de Wagner e ‘Marão’, uma fonte palaciana diz que as probabilidades do tucano apoiar o petista aumentaram – e muito – nos últimos dias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Há forte “ruído” no relacionamento entre a subseção itabunense da OAB e o judiciário local. Sem pedir reservas, o advogado Andirlei Nascimento, presidente da Ordem, afirma que Itabuna tem a justiça mais infame da Bahia. E o Estado, como se sabe, possui o judiciário com a pior avaliação no País.

Nesta terça-feira(04), em entrevista na rádio Nacional (programa Bom Dia Bahia), o juiz da 4ª Vara Cível, Waldir Viana, tentou, mas não conseguiu evitar a polêmica com o advogado.

Confrontado com a avaliação desconcertante sobre a atuação dos juízes da comarca, Viana pediu que o presidente da OAB apresentasse as estatísticas e recomendou cuidado para não se falar”sem conhecimento de causa”.

O clima não é dos melhores, tanto que começa a existir divisão até mesmo onde se deveria exclusivamente somar.  A OAB manteve entendimentos com o DNIT, envolvendo a doação de uma área para a construção do novo fórum de Itabuna. E havia marcado para esta quinta-feira (06) visita à presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Brito, com o objetivo de discutir o assunto e obter o aval para tocar o projeto.

Com a visível intenção de evitar que os advogados continuassem “sozinhos na foto”, um grupo de magistrados partiu rumo a Salvador na semana passada e antecipou o encontro com a presidente do TJB. Telma Brito recebeu o pessoal da toga, teceu loas à proposta, determinou a realização de novas etapas para que ela seja concretizada e a OAB não apareceu na foto nem como papagaio de pirata.

Fogo nas vaidades! Para a comunidade, o melhor seria que as duas instituições aparassem suas arestas e harmonizassem suas estratégias para dar a Itabuna um judiciário célere e que não continue oferecendo a pior das injustiças, que é a justiça tardia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente PT baiano está sob recomendação de manter-se o mais discreto possível com relação às articulações pela reeleição de Jaques Wagner. Fonte palaciana informa que as últimas intervenções de Jonas Paulo não foram bem sucedidas. Pior: existe uma avaliação que derrapagens do presidente petista causaram problemas sérios para o governador, como se deu com as indefinições em torno do fechamento com o PR, o que acabou contribuindo para que o senador César Borges se aliasse ao peemedebista Geddel Vieira Lima.

Jonas Paulo também é tido como um dos responsáveis pelo projeto de lançar Waldir Pires candidato ao Senado, gerando até a possibilidade de prévias e, portanto, de uma indesejada divisão explícita do partido, justamente num momento em que o PT precisaria estar mais unido do que nunca.

Ao presidente, já foi endereçado o velho adágio de que “a palavra é de prata e o silêncio é de ouro”. Resta saber se ele vai se conformar com a mordaça.