AGORA É A VEZ DA MULHER

ITABUNA: AOS 60 ANOS, MORRE BIBI DO PANDEIRO, DAS BANDAS LORDÃO E NOVOS BAIANOS

DELEGADA É ASSASSINADA E CORPO ENCONTRADO EM CARRO NO INTERIOR DA BAHIA

INCÊNDIO DESTRÓI CASA EM ITABUNA PELA SEGUNDA VEZ EM QUATRO MESES

BELL MARQUES E PSIRICO CONFIRMADOS NA MICARETA DE TABOQUINHAS, EM ITACARÉ

COLO-COLO É CAMPEÃO INVICTO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL

CENIPA ESTÁ COM CAIXAS-PRETAS DA AERONAVE QUE CAIU NO INTERIOR DE SÃO PAULO

COLO-COLO E PORTO DECIDEM TÍTULO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL

AVIÃO COM 62 PESSOAS CAI NO INTERIOR DE SÃO PAULO; VÍDEO MOSTRA QUEDA

Gabrielly e Ricardo se afogaram na Praia do Cururupe || Foto FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

Familiares identificaram os dois jovens encontrados mortos no litoral sul de Ilhéus, neste domingo (24). Gabrielly Silva e Ricardo Santos eram namorados e estavam na cidade a passeio. Populares encontraram o corpo da jovem na Praia do Cururupe, por volta das 12h. Já o corpo de Ricardo apareceu a cerca de um quilômetro ao sul, próximo do clube do Baneb, no meio da tarde.

Gabrielly Aparecida Brito Silva tinha 20 anos e era de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Ricardo Fernandes Santos, de 24 anos, era da mesma região, mas da cidade de Tremedal.

Segundo uma das versões sobre a tragédia, Gabrielly se afogou quando nadava à direita da enseada do Rio Cururupe, sentido Olivença, na manhã de domingo. Fernando tentou ajudá-la e acabou se afogando também. No momento do acidente, o casal estava em uma área afastada do posto de salva-vidas, conforme relatos.

Carro saiu da pista e colidiu levou destruição a posto de gasolina || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Câmeras de sistema de videomonitoramento flagraram um acidente grave envolvendo um carro de passeio, um jovem e posto de combustível, na Rodovia Ilhéus-Uruçuca (BA-262), na noite deste domingo (24).

Era 21h48min quando o motorista de um Hyundai HB20 perdeu o controle da direção do veículo ao passar por um quebra-molas sem sinalização. O carro saiu da pista, invadiu o canteiro e somente parou quando colidiu contra um dos totens de posto de combustível numa das margens da rodovia.

O jovem sofreu ferimentos leves e um grande susto. Partes dianteira e traseira do HB20 ficaram bastante danificadas na colisão. A ilha do posto de gasolina onde fica o caixa para pagamento nas bombas foi destruída com o forte impacto.

Quebra-molas começou a ser sinalizado somente nesta manhã, após acidente

QUEBRA-MOLAS SEM SINALIZAÇÃO

Segundo informações, o motorista seguia para Ipiaú, onde reside a família. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada logo após o acidente. Após o acidente, equipe de manutenção da rodovia estava sinalizando o quebra-molas na manhã desta segunda-feira (25). A rodovia passa por obras de recuperação.
Confira como foi o acidente

Tempo de leitura: 5 minutos

A semana começa com oferta de 216 oportunidades de emprego em municípios do sul e do sudoeste do Estado, segundo o serviço público de intermediação de vagas SineBahia.

Impulsionado pelas contratações da indústria de calçados, Jequié tem oferta de 106 postos de trabalho nesta segunda-feira (25), seguida por Itabuna (73), Ilhéus (22) e Itacaré (15).

Os interessados devem procurar a agência do SineBahia no município onde há a oferta de vaga para se cadastrar. Deve levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificados de cursos de qualificação, caso possua.

O atendimento no SineBahia é garantido para quem chega à unidade até as 15h30min de hoje. Mas há ressalva: quanto mais cedo chegar ao SineBahia, maiores são as chances de participar da seleção de cada empresa.

O cadastramento para as vagas em Itacaré é feito no SineBahia de Ilhéus, que está situado na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Em Itabuna, o SineBahia atende no piso superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Missão colombiana conheceu projetos do sul da Bahia em missão no último final de semana
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia Cacau, primeira indústria de chocolates finos da agricultura familiar do país, tornou-se referência internacional. Após receber missões dos maiores produtores de cacau do mundo e de emergentes, a fábrica em Ibicaraí já é considerada modelo de organização comunitária de inclusão socioprodutiva e de acesso a mercados.

Na última sexta-feira (22), o governo da Colômbia conheceu o trabalho desenvolvido pelo empreendimento no sul da Bahia. Luis Higueira, presidente da Agência de Desenvolvimento Rural da Colômbia, destacou a experiência da Bahia Cacau e de outras cooperativas do interior baiano e falou de como ela pode impactar produtores do país vizinho:

– A partir da experiência muito boa de vocês [da Bahia Cacau] podemos ultrapassar algumas etapas em nosso planejamento de governo. Estamos profundamente agradecidos em interlocutar com as organizações sociais e cooperativas e ver como é possível, através de apoio estatal, de apoio privado e de iniciava política, contribuir para uma vida digna das campesinas e campesinos.

Josivaldo Dias apresenta história e evolução da Bahia Cacau a representantes colombianos

Fernando Cabral, coordenador do Bahia Produtiva da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), principal investidora da Bahia Cacau, diz que a Colômbia quer replicar a experiência do Bahia Produtiva, do governo baiano, na Colômbia. O projeto da CAR é hoje, assim como a Bahia Cacau, referência no mundo. O Bahia Produtiva é modelo em ação integrada do Estado com as organizações socioprodutivas.

TROCA DE EXPERIÊNCIA

A troca de experiência fortalece o cooperativismo e os negócios comunitários. “O agricultor não está só, ele tá agregado a um grupo que tem interesse comum”, acredita na importância da parceria e da partilha através de intercâmbio, OsanáCrisóstomo do Nascimento, diretor-presidente da Bahia Cacau.

A comitiva cumpriu agenda também em mais três cooperativas na Bahia, a Coopatan, de Presidente Tancredo Neves; a Coobpagi, de Ituberá; e a Adebasul, de Gandu. A agenda foi coordenada por Wilson Dias, assessor especial do Banco Mundial.

STF define na quarta-feira (27) sobre tese do marco temporal || Foto Antônio Cruz/Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode definir na quarta-feira (27) a tese final do julgamento que derrubou o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Entre os pontos que serão discutidos está a possibilidade de indenização a particulares que adquiriram terras de boa-fé e se o pagamento seria condicionado à saída dos agricultores das áreas indígenas.

Nesse caso, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas.

SUGESTÃO DE DIAS TOFFOLI

Também pode ser debatida a sugestão do ministro da Corte Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Pela proposta, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção da lavoura e de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializados pelas comunidades.

A possibilidade de exploração econômica dos territórios é criticada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Para a entidade, a medida ameaça a sobrevivência dos povos.

“A história recente nos mostra que a existência de empreendimentos para extração de recursos hídricos, orgânicos e minerais, na prática, gera a destruição de territórios indígenas, a contaminação das populações por agentes biológicos e químicos, como o mercúrio, e o esgarçamento do tecido social destas comunidades, além de enfraquecer ou inviabilizar sua soberania alimentar e submeter mulheres e crianças à violência física e sexual”, disse a entidade.
Rosa Weber

A sessão de quarta-feira (27) será a última da presidente da Corte, Rosa Weber, no Supremo. A ministra deixará o tribunal no dia seguinte ao completar 75 anos de idade e se aposentar compulsoriamente. A posse de Luís Roberto Barroso no comando da Corte será na quinta-feira (28). Informações d’Agência Brasil.

O motorista William Roberto de Almeida morreu no local || Foto em destaque é de Carlos Alberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma batida entre dois carros na BR-101, no trecho Itabuna-Buerarema, neste domingo (24), deixou um motorista morto e outro com ferimentos leves. O acidente envolveu um Fiat Siena, placa JSR-7778, e uma caminhonete Toyota SW4, placa RPX-2C00, que seguia no sentido Itabuna.

O motorista do transporte por aplicativo William Roberto de Almeida, de 35 anos, ficou preso às ferragens e morreu antes da chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele estava sozinho no veículo.

Após colisão, o Siena capotou

Morador do bairro Santa Inês, em Itabuna, William Roberto, segundo testemunhas, dirigia o Siena e estaria fazendo uma ultrapassagem quando perdeu o controle do carro, que colidiu de frente com o outro veículo, que era conduzido pelo médico Carlos Libório, que retornava para Itabuna. O médico sofreu ferimentos leves.

Após a colisão, o Siena rodou na pista e capotou. Nas redes sociais, circulam vídeos com um homem afirmando que o motorista por aplicativo William Roberto estava fazendo uma manobra proibida na pista, mas somente a perícia indicará o que realmente aconteceu. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna e deve ser sepultado nesta segunda-feira (25).

IFBA oferece 260 vagas para o campus de Ilhéus || Imagem ZéDrone
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou, para até a próxima sexta-feira (21), o prazo de inscrições no processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2024 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio.

No total, são ofertadas mais de 5.800 vagas distribuídas nos campi em 22 municípios baianos. Do total, 3.389 vagas são para cursos integrados e 2.420 para os subsequentes. Para o campus de Ilhéus, são 260 vagas nas duas modalidades. Os cursos disponíveis são: Integrado em Edificações, Informática e Segurança do Trabalho e Subsequente em Edificações e Segurança do Trabalho.

O processo para ingresso nos cursos integrados é para estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série /1º ao 9º ano). A seleção será feita por meio de prova no dia 29 de outubro. A prova terá questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

INSCRIÇÕES PELA INTERNET

As inscrições podem ser feitas via internet. Será cobrada a taxa de inscrição somente para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 50,00. No entanto, estudantes que atendem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção parcial da taxa, que ficará em R$ 5,00. O prazo para pedidos de isenção parcial da taxa de inscrição foi prorrogado até o próxima quarta-feira (27).

O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma de oferta Subsequente, é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano). A seleção dos candidatos será por meio de sorteio eletrônico.

Os sorteios de cada um dos 16 campi que estão ofertando vagas para os cursos subsequentes serão realizados entre os próximos dias 10 e 14 de outubro, nos dias e horários a serem divulgados no site ingresso.ifba.edu.br, após a confirmação das inscrições. O resultado definitivo dos sorteios está previsto para 9 de novembro. Acesse aqui todas as informações obre o processo seletivo.

Mulher pula de 3º andar para escapar de agressões em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher pulou da sacada do 3º andar de um prédio residencial, na rua dos Tangáras, no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, para escapar de agressões, no sábado (23). Com várias fraturas pelo corpo, Jéssica Sousa da Silveira foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está internada no Hospital Regional Costa do Cacau. De acordo com testemunhas, a mulher, provavelmente, não ficou mais grave ou morreu na queda porque caiu sobre um carro que estava estacionado.

Conforme boletim policial, Jéssica Sousa se desesperou ao perceber que o namorado de uma amiga, um policial militar, teve uma crise de ciúmes e estava completamente descontrolado. A confusão começou logo depois que o casal e a vítima saíram de uma casa de show no Pontal, em Ilhéus, na madrugada de sábado. O PM passou a ameaçar a namorada, fazendo disparos com uma pistola, sendo que um dos disparos teria atingido o aparelho celular da jovem, segundo boletim policial.

O acusado das agressões seria o policial Rafael Novaes de Andrade, que foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil de Ilhéus. Ele teria sido preso em flagrante e passaria por audiência de custódia ainda neste domingo (24). A defesa do PM não foi localizada pelo PIMENTA para comentar as acusações. As explicações de Rafael Novaes serão publicadas assim que enviadas.

Essa não foi a única ocorrência envolvendo policial militar fora de serviço, em Ilhéus, neste final de semana. Uma mulher, de 28 anos, registrou boletim contra um PM identificado como Laércio Maia. Ela relatou que foi agredida fisicamente depois de uma confusão numa festa particular em que policial participava. A mulher apresentou fotos com hematomas no rosto. O espaço está aberto para os esclarecimentos do acusado. Com informações do site FBN.

André e Bremer são convocados para jogos da Eliminatórias em outubro || Fotos Vitor Silva /CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

O técnico Fernando Diniz convocou, neste sábado (23), os jogadores para a disputa das duas próximas rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Na lista estão dois atletas do sul da Bahia. Um deles é o zagueiro Bremer, que nasceu no pequeno município de Itapitanga, que fica a pouco mais de 70 quilômetros de Itabuna.

No futebol italiano desde 2018, e um dos destaques da Juventus nas últimas temporadas, o zagueiro Gleison Bremer Silva Nascimento, de 26 anos, fez parte do grupo que disputou a Copa do Mundo do Catar 2022. Mas essa é a primeira vez que é convocado para jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026.

Fernando Diniz convocou a seleção neste sábado (23) || Foto Vitor Silva / CBF

 

Outro jogador do sul da Bahia na lista para as duas próximas partidas das Eliminatórias é André, um dos destaques do Fluminense. Ele esteve no grupo que venceu os dois primeiros jogos da competição classificatória. A Seleção Brasileira estreou goleando a Bolívia por 5 a 1 e batendo o Peru por 1 a 0.

André Trindade da Costa Neto, de 22 anos, é natural do distrito de Algodão, no município de Ibirataia. Destaque do Fluminense nas últimas temporadas, o jogador despertou interesse de vários times da Europa, mas o Tricolor Carioca decidiu que só negocia o atleta depois da Taça Libertadores. O Flu enfrenta o Internacional na semifinal. A primeira partida será quarta-feira (27).

ELIMINATÓRIAS

André e Bremer estão na lista para as partidas da Seleção Brasileira nos dias 12 e 17 de outubro. Primeiro enfrenta a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), às 21h30min, pela terceira rodada das Eliminatórias. Já o outro confronto será contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu (URU), no dia 17, às 21h.

Além de Bremer, Gerson, do Flamengo, é novidade na lista. “Foi uma das convocações mais fáceis. Ele [Gérson] é um dos jogadores que eu mais vi atuar fora os do Fluminense. Jogamos muitas vezes contra o Flamengo este ano, tive que estudar bastante o time e o jogador. Ele tem atuado bem constantemente, é um jogador bem acima da média e tem muito a ver com aquilo que eu penso sobre futebol”, justificou Diniz.

No ataque, o técnico voltou a convocar Vinicius Junior, cortado da primeira lista por lesão. Raphinha, que o substituiu à época, também retorna. Gabriel Jesus reaparece depois de substituir Antony. Richarlison, do Tottenham, contestado pela fase pouco goleadora, foi convocado novamente. Veja em leia mais a lista completa dos convocados.

Leia Mais

Desembargador da Bahia ocupará vaga no Conselho Nacional de Justiça || Foto Divulgacão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, foi indicado, pelos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para a vaga de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O próximo passo é a sabatina no Congresso Nacional. Rotondano é o primeiro magistrado do Tribunal de Justiça da Bahia a ser indicado para Conselheiro, desde a criação do CNJ. “Estou muito feliz, gratificado, honrado e inspirado para poder contribuir com o engrandecimento do Poder Judiciário”, destacou o magistrado.

Além de ações correicionais nas unidades do Judiciário baiano, ele tem desenvolvido trabalhos na área de ressocialização de apenados e de regularização fundiária. Desde quando assumiu a Corregedoria do TJ-BA, em fevereiro de 2022, o desembargador entregou, por meio do Núcleo de Regularização Fundiária, mais de 8 mil títulos de propriedade, em Salvador e cidades do interior do estado.

QUEM É

Nascido na cidade de Santa Inês, no Alto Vale do Jiquiriçá, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano a carreira em 1984, ao ingressar no Ministério Público da Bahia, sendo promotor de Justiça por 27 anos. Tem especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), além de especialização em Direito de Família.

Ele foi empossado como desembargador do TJ-BA no dia 20 de abril de 2012. Inicialmente, integrou a 2ª Câmara Cível, depois passou para a 5ª Câmara Cível, da qual foi presidente por dois anos. Exerceu a presidência da Seção Cível de Direito Público. Foi membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entre 21 de março de 2016 a 20 de março de 2020, onde exerceu os cargos de presidente, vice-president e corregedor eleitoral. Em fevereiro de 2022, tomou posse como Corregedor-Geral do TJ-BA, para biênio 2022-2024.

Polícia prende 15 e seis suspeitos morrem em Salvador
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma megaoperação policial, no bairro Águas Claras, em Salvador, nesta sexta-feira (22), cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e resultou na morte de seis e prisão de outros 15 suspeitos de envolvimento com organizações criminosas. Além disso, foram apreendidos dinheiro, armas e drogas.

Durante a Operação Saigon, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), 15 homens e mulheres tiveram os mandados de prisão cumpridos e seis resistiram, foram socorrido para o hospital, mas não sobreviveram, conforme a Polícia Civil. Dentre eles, Eduardo dos Santos Cerqueira, mais conhecido como ‘Firmino’, é uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro. Ele é apontado por ser o mandante de diversos homicídios.

Operação policial mobilizou várias equipes contra o crime

Outro investigado que resistiu a prisão é Gilmar Santos de Lima, mais conhecido como “Capenga”, ele acumula uma extensa ficha criminal, com entradas por tráfico de drogas e homicídio. Capenga era o gerente do tráfico nas Casinhas, segundo a polícia. Durante a Operação Saigon, a mãe de Capenga foi presa com drogas, a quantia de R$ 8 mil e a esposa estava com uma arma.

Todos os custodiados foram encaminhados para a sede do DHPP onde ficarão à disposição do Poder Judiciário. Um dos mandados de prisão foi cumprido no Sistema Prisional contra um homicida. Todo material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

MEGAOPERAÇÃO

A Operação Saigon também contou com o apoio da Superintendência Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).

Contou com a participação ainda de policiais do Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), diversas unidades da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Estudantes da Faculdade Unex promovem ação social em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estudantes do 2°semestre do Curso de Administração da Faculdade de Excelência (UNEX Itabuna) estão se mobilizando para amenizar a situação do baixo estoque no Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna. No período de 25 a 30 (de segunda a sábado), os universitários estarão mobilizados para ajudar a salvar vidas e contribuir com o tratamento de pessoas internadas nos hospitais da cidade.

A ação de solidariedade é uma das atividades pedagógica da disciplina de Projeto de Extensão, ministrado pelo professor Thales Sena. Para os estudantes, a iniciativa também é uma forma educativa de contribuir com um mundo mais coletivo e solidário com o outro.

O professor Thales Sena destaca a importância da iniciativa que visa contribuir para melhorar o estoque de sangue e com o serviço de saúde. “A doação de sangue é um ato nobre que ajuda a salvar vidas. A experiência não apenas fortalecerá a formação acadêmica de nossos alunos, mas também deixará uma marca positiva na comunidade regional”, avalia o professor.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Aos sábados o atendimento é das 7h às 12h. Mais informações pelo telefone (73) 3214-9126. A unidade funciona no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho.

Evento será na Praça Pedro Gomes, a partir das 16h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (23), das 16h às 21h, a Praça Pedro Gomes, em Serra Grande, recebe a Feira de Iniciativas Comunitárias, com a participação de coletivos que atuam com causas socioambientais no Litoral Sul da Bahia. O evento contará com estandes de projetos, apresentações artísticas e culturais, além de rodas de conversa sobre formas de apoio e engajamento para o desenvolvimento local.

Promovida pela Tabôa Fortalecimento Comunitário, a Feira integra a programação do Mês da Filantropia que Transforma, movimento criado pela Rede Comuá. A mobilização nacional tem como objetivo debater, visibilizar e fomentar práticas de filantropia comunitária e de justiça socioambiental.

“A Feira responde a uma demanda trazida pelas próprias iniciativas comunitárias, que reforçaram a importância de ampliar a visibilidade do trabalho feito por coletivos, organizações e projetos comunitários, promovendo maior engajamento social”, explica Robson Bitencourt, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno, da Tabôa.

A escuta social foi feita pela instituição, resultando no levantamento de informações sobre 19 iniciativas comunitárias que atuam em Serra Grande, com dados sobre causas de atuação, necessidades e demandas para seu fortalecimento institucional. O documento pode ser acessado no site taboa.org.br.

Rayluciene foi morta durante o quarto mês da gestação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça marcou para a próxima terça-feira (26), às 9h, o julgamento do assassinato da professora Rayluciene Pereira de Castro Nery, de 36 anos. Ela foi morta na própria casa, com um tiro na boca, no dia 25 de janeiro de 2009, no Alto Maron, em Itabuna.

Segundo denúncia do Ministério Público da Bahia, o autor do crime foi o marido da vítima, Everaldo Marques de Souza, que será levado a júri popular. Na época, Rayluciene estava grávida de quatro meses e era diretora da Escola Municipal de Inema, distrito de Ilhéus.

Everaldo contou à Polícia que tinha saído para ir a uma padaria rapidamente e fechou o cadeado do portão da casa onde morava com a vítima. Ele disse que, na volta, já encontrou a mulher morta, dentro do imóvel. Porém, o laudo técnico da perícia concluiu que não havia nenhum sinal de arrombamento ou invasão na residência.

O assassinato da professora ganhou repercussão nacional. Na época, a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) fez manifestações públicas exigindo justiça. O processo se arrasta há mais de 14 anos.

Rota Transportes abre 30 vagas para motorista em Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto
Jaciara Santos, coordenadora de RH e Qualidade

Empresa do Grupo Brasileiro, a Rota Transportes contratará 30 motoristas de ônibus para atuação nas regiões de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista. A seleção será feita neste sábado (23), às 8h, na sede da empresa, na Avenida Amélia Amado, Bairro Santo Antônio, em Itabuna.

Coordenadora de Recursos Humanos de Qualidade do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos explica os critérios da seleção de motoristas. O candidato deve possuir carteira de motorista Categoria D, curso de transporte de passageiros e experiência comprovada.

Das vagas, 20 são temporárias e 10 efetivas, estas para Ilhéus. Contratados de forma temporária que se destacam são efetivados, observa Jaciara em entrevista ao PIMENTA.

Os interessados devem comparecer à garagem da Rota Transportes, às 8h deste sábado, para teste prático. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3214-6871.