A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso dos produtos das marcas Visipro, Sulinex e Ocularis. De acordo com a agência, os itens eram divulgados irregularmente em sites, com indicação para tratamento de problemas de visão como catarata, glaucoma e degeneração macular.
A resolução, publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União, determina ainda a apreensão dos produtos. “As medidas foram adotadas após o recebimento de denúncias e questionamentos relacionados ao assunto. A agência identificou que os suplementos alimentares eram de fabricantes desconhecidos, ou seja, não se sabe a origem dos produtos”, informou a Anvisa.
Em nota, a agência reforçou que, para alimentos em geral, incluindo suplementos alimentares, não é permitida a realização de propagandas que aleguem tratamento, prevenção ou cura de qualquer tipo de doença ou problema de saúde, inclusive relacionados à visão.
PROPAGANDA ENGANOSA
No comunicado, a Anvisa alerta quanto às propagandas de produtos “com promessas milagrosas”, veiculadas na internet e em outros meios de comunicação, que prometem prevenir, tratar e curar doenças e agravos à saúde, além de melhorar problemas estéticos.
Sancionada há exatos 17 anos, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) será tema de audiências públicas nas câmaras de vereadores de Itabuna e Ilhéus, nesta semana. O debate no Legislativo itabunense será nesta quarta-feira (9), às 17h30min. Em Ilhéus, a discussão está marcada para o dia seguinte (10), a partir das 9h. O principal objetivo é avaliar a efetividade da legislação no Território Litoral Sul.
Os encontros também vão marcar o lançamento do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento das diferentes formas de violência contra as mulheres. Para a representante da Rede Feminista de Itabuna, Ivone Miranda, esse é um debate que se impõe com urgência.
“Contamos com a presença de todos para enriquecer esse diálogo essencial e fortalecer nossa luta contra a violência direcionada às mulheres. Somente através da união de esforços poderemos criar um ambiente seguro, onde as mulheres possam exercer seus direitos plenamente e desenvolver todo o seu potencial, em todos os âmbitos da vida”, acrescentou a ativista social.
Em Itabuna, a iniciativa tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Movimento Negro Unificado, da Amurc e da vereadora Wilma Oliveira (PCdoB). Já em Ilhéus, o debate foi proposto pela vereadora Enilda Mendonça (PT), que irá presidir a audiência.
Um homem caiu de uma altura de oito metros, neste domingo (6), em Ilhéus, após o desabamento de parte da laje do sobrado onde ele estava. Na queda, Alexsandro Amaral de Andrade, de 43 anos, sofreu traumatismo craniano e fraturas.
O acidente ocorreu numa área de encosta do Alto da Gamboa, na Conquista. Alexandro recebeu ajuda de vizinhos, que também acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Ele foi levado para o Hospital Regional Costa do Cacau, onde passou por cirurgia. Seu quadro de saúde é estável.
Após o acidente, a Defesa Civil de Ilhéus fez inspeção no local. Segundo o órgão, mesmo antes do desabamento, o imóvel já havia sido condenado, ou seja, não poderia abrigar ninguém.
O corpo de uma mulher foi encontrado dentro do tanque de água da casa onde ela morava, na noite deste domingo (6), em Canavieiras. Marcas no pescoço indicam que Viviane Souza Santos, de 22 anos, foi morta por estrangulamento.
A casa fica na Rua H, no Jardim Burudanga. O sumiço da jovem intrigou a vizinhança. A Polícia foi acionada e encontrou o corpo de Viviane. O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT) recolheu o cadáver para perícia.
O ex-companheiro da vítima, que não teve o nome divulgado, é o principal suspeito do crime. Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, ele a ameaçava. Após prestar depoimento, o homem foi liberado. Viviane deixa um filho de 3 anos, fruto de outro relacionamento.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
A morte de Viviane Souza Santos é investigada como feminicídio. Caso essa hipótese se confirme, a jovem entrará para uma triste estatística da violência no Brasil. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as agressões que resultaram na morte de mulheres estão em alta no País. Foram 1.437 casos desse tipo em 2022, 6,1% a mais do que no ano anterior.
O Censo Demográfico 2022 mostrou que 1.693.535 pessoas se declaram indígenas no Brasil, correspondendo a 0,83% da população residente do país, distribuídas por 4.832 municípios. Os dados do Censo 2022 Indígenas: Primeiros resultados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Censo de 2010, o IBGE contou 896.917 pessoas indígenas, o que correspondia a 0,47% da população residente no país, revelando que a população indígena variou 88,82% em 12 anos. O Censo 2022 encontrou um maior número de terras indígenas oficialmente delimitadas passando de 501 em 2010 para 573 no ano passado.
Segundo o instituto, entre os motivos para esse aumento figuram o aperfeiçoamento do mapeamento de localidades indígenas em todo o país, inclusive nas cidades e em áreas remotas; a inserção de procedimentos operacionais padronizados de abordagem às lideranças indígenas; utilização de guias institucionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); preparação das equipes regionais e locais da Funai e Sesai para o apoio à operação censitária; incorporação da figura do guia comunitário indígena; treinamento diferenciado das equipes censitárias, além do monitoramento em tempo real da cobertura da coleta censitária e as adaptações metodológicas para facilitar a compreensão do questionário.
“Em cada aldeia contamos com o apoio de pelo menos uma liderança indígena. Nossos agradecimentos a todas as lideranças que assumiram o Censo como uma política de Estado mas também como um direito dos povos indígenas de serem recenseados da melhor forma possível”, disse Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE.
A Região Norte destaca-se como aquela que concentra 44,48% da população indígena do país, com 753.357. A Região Nordeste reúne 31,22% da população indígena, com 528.800. As duas regiões somam 75,71% da população indígena do Brasil.
Duas unidades da federação concentram 42,51% da população indígena residente no país: o Amazonas, com 490.854, correspondendo a 28,98% da população indígena, e a Bahia, com 229.103 13,53% do total. Mato Grosso do Sul apresenta o terceiro maior quantitativo, com 116.346, seguido de Pernambuco, com 106.634, e Roraima, com 97.320. Estes cinco estados contabilizam 61,43% da população indígena.
Em 2022, Manaus era o município brasileiro com maior número de pessoas indígenas, com 71,7 mil. A seguir, vinham São Gabriel da Cachoeira (AM), com 48,3 mil habitantes indígenas, e Tabatinga (AM), com 34,5 mil. Já as maiores proporções de população indígena estavam em Uiramutã (RR), onde 96,60% dos habitantes eram indígenas, Santa Isabel do Rio Negro (AM) (96,17%) e São Gabriel da Cachoeira (93,17%).
TERRAS INDÍGENAS
A população residente em terras indígenas somava 689,2 mil pessoas, sendo 622,1 mil indígenas (90,26%) e 67,1 mil não indígenas (9,74%). Quase metade dessa população (49,12%) está no Norte, onde as terras indígenas tinham 338,5 mil habitantes, sendo 316,5 mil (93,49%) indígenas.
A execução das obras de implantação de 2,5 quilômetros de de rede adutora de 300 milímetros para abastecer bairros da zona oeste será autorizada na próxima quarta-feira (9), às 10h, no Bairro Jorge Amado, informa o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho. A obra integra o Projeto Mais Água para a Cidade e prevê quase R$ 30 milhões em investimentos com recursos do município e do estado.
O prefeito Augusto Castro (PSD) assinará a ordem de serviço na Rua Gabriela, no bairro Jorge Amado. De acordo com a Emasa, a obra garantirá água, diariamente, às localidades de Nova Itabuna, Jorge Amado, Morumbi, Ferradas e Nova Ferradas.
A zona oeste também concentra um grande número de condomínios residenciais do Minha Casa, Minha Vida, a exemplo do Jubiabá, Gabriela, Top Park, Itapoã e São José.

Além da nova adutora, afirma Raymundo Mendes Filho, a Estação de Captação e Tratamento de Água (ECTA) em Nova Ferradas será modernizada para atender essa nova demanda que vai melhorar o sistema.
– A estação de Nova Ferradas receberá novos equipamentos eletroeletrônicos, reforma dos filtros e modificação no sistema de distribuição com a reforma e utilização de um reservatório com capacidade de armazenar 600 metros cúbicos de água tratada. Somente nessa etapa do Mais Água para zona oeste, serão investidos R$ 3,5 milhões – afirma o presidente.
De engenharia a vendas, indústria, consultor, fiscal contábil e educador, quatro unidades do SineBahia nas regiões sul, sudoeste e extremo-sul trazem 150 vagas de emprego e de estágio nesta segunda-feira (7). São 72 oportunidades em Itabuna, 30 em Jequié, 26 em Porto Seguro e 22 em Ilhéus.
Os interessados devem se dirigir ao SineBahia até as 15h30min nestes municípios. Para cadastramento, necessário apresentar carteiras de Identidade e Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.
A unidade de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro.
Quem reside em Porto Seguro, deve se dirigir ao Shopping Central Park. A unidade de Jequié está situada na Avenida Octávio Mangabeira, Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.
Jequié, no sudoeste da Bahia, está em festa neste domingo (6). Uma multidão invadiu o centro da cidade para comemorar o terceiro título da Série B do Campeonato Baiano do Jipão, que hoje bateu o Jacobina por 1 a 0, com gol do atacante Igor Badio, de cabeça, logo no início da partida, no Estádio Waldomiro Borges.
O jogo foi movimentado, com chances de gol para as duas equipes, mas o placar não saiu do 1 a 0. Além de futebol, também houve confusão, com nove minutos de paralisação no segundo tempo. A partida foi interrompida aos 32 minutos, após troca empurrões e, um soco, do zagueiro Max Marabá no atleta do Jacobina. O defensor acabou expulso e deixou o Jequié com 10 jogadores no restante do jogo.
O nervosismo e a pressa para finalizar ao gol atrapalharam o Jacobina que, assim como Jequié, está garantido na Série A do Campeonato Baiano de 2024. Com a conquista de hoje, Jipão tonou-se tricampeão da Série B do Baiano de 2023. Havia vencido em 1992 e 2017. O Jequié foi rebaixado pela última vez em 2020.
Agentes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, prenderam um homem, de 44 anos, acusado de estuprar o próprio sobrinho, de 14 anos. O crime ocorria, conforme a polícia, há pelo menos três anos.
De acordo com a polícia, o tio do adolescente se aproveitou da confiança familiar para praticar o crime. A delegada Deborah Soares, titular do NEAM/Itapetinga,informou que o acusado abusava do sobrinho há, pelo menos, 3 anos. “Por maior de escuta especializada com o adolescente, foi possível identificar que os abusos ocorriam, desde os seus 11 anos de idade”, contou a polícia.
Na quarta-feira (2), a prima da vítima denunciou o crime na unidade, onde foi expedida a requisição de exame pericial para constatação do ato libidinoso. O adolescente está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e o preso foi encaminhado para a carceragem e segue custodiado à disposição da Justiça.
Acumulado desde o concurso 2514, a Mega-Sena sorteia, na quarta-feira (9), prêmio de R$ 75 milhões. No sorteio realizado no sábado (5), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo, um apostador de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, “bateu na trave”. Ele acertou a quina e receberá R$ 49.036,67.
Em todo o país, o total de 121 apostadores acertaram cinco das seis dezenas. Na quadra, houve 9.213 acertos. Entre os que acertaram os quatro números estão moradores de Floresta Azul, Gandu, Iguaí, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas, Ubatã, Porto Seguro, Feira de Santana e Salvador. Cada um receberá R$ 920,04.
Como não houve acertador das seis dezenas do concurso de ontem, o prêmio principal, de R$ 75 milhões, será um dos maiores deste ano. O jogo simples custa R$ 5,00 e pode ser feito em qualquer casa lotérica do país.
A Coolimpa arrecada doações para consertar o caminhão usado na coleta de materiais recicláveis em Ilhéus. Sem o veículo, que está quebrado há um mês, o trabalho dos agentes ambientais é praticamente inviabilizado. A Prefeitura chegou a disponibilizar um caminhão substituto, mas ele também quebrou, segundo a Cooperativa.
O conserto do veículo foi orçado em R$ 12 mil. Até esta sexta-feira (4), quando o último balanço foi divulgado, a campanha havia arrecadado R$ 3.197,50. Abaixo, os dados bancários para doações:
Banco: 290 – PagSeguro
Agência: 0001
Conta: 21428962-1
CNPJ: 13.384.471/0001-92
PIX: (73) 99810-9729
O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de interrogatórios dos primeiros processos abertos pela Corte contra investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Com a finalização dessa fase, 228 ações penais devem ser liberadas para julgamento em setembro.
A previsão foi feita pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos oriundos da investigação. Na terça-feira (1°), foi finalizada a fase de depoimentos de testemunhas de acusação e de defesa, além do interrogatório dos acusados.
Foram realizadas as oitivas 386 testemunhas indicadas pelas defesas e o interrogatório de 228 réus. Desde o início das investigações, 1.290 investigados se tornaram réus no Supremo.
Eles respondem pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público. Da Agência Brasil.
O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, autorização de 814 vagas em concursos públicos para pesquisadores, tecnologistas e analistas em Ciência & Tecnologia. Os editais devem ser lançados até o dia 25 de setembro pelas 17 unidades de pesquisa e a administração central do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A portaria publicada hoje também cria 253 cargos de pesquisador, da carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, 265 cargos de tecnologista, da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico e 158 cargos de analista em Ciência e Tecnologia, da Carreira de Gestão Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia, além de 100 vagas para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia da carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia Unidades de pesquisa.
Encerra-se neste sábado (5), o prazo para que os trabalhadores com saldo de cotas do PIS-PASEP saque os valores pelo Aplicativo FGTS. A partir de domingo, dinheiro não sacado será transferido para o Tesouro Nacional. De acordo com a Caixa Econômica Federal, há cerca de 10,4 milhões de trabalhadores com saldo PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$ 25,5 bilhões.
Têm direito a sacar quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP, ou os beneficiários legais, em caso de titular falecido.
TRANSFERIDOS PARA O TESOURO
Depois deste sábado, os valores não sacados serão transferidos para o Tesouro Nacional e os interessados ainda poderão solicitá-los à União no prazo de até 5 anos.
Os procedimentos para a solicitação de ressarcimento, após a transferência dos recursos para o Tesouro Nacional, ainda serão divulgados em portaria conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento e Orçamento.
Para viabilizar o acesso aos recursos do PIS-PASEP pelos titulares ou beneficiários legais, a CAIXA desenvolveu uma jornada 100% digital e simplificada por meio do Aplicativo FGTS, apresentando aos titulares de cotas, na tela principal do aplicativo, a informação de saldo disponível para saque.
SAIBA COMO SACAR
Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. O trabalhador deverá escolher a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”.
Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.
Caso o trabalhador se enquadre em qualquer hipótese de saque FGTS e tenha conta PIS-PASEP, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.
A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (3), em São Paulo, um homem acusado de assassinar a ex-mulher em Gandu, no sul da Bahia, em fevereiro deste ano. O cabeleireiro Fábio Neri, de 41 anos, estava foragido desde o dia do assassinato da professora Aline Souza de Moura, de 39 anos e, segundo a polícia, estava com mandado de prisão em aberto.
De acordo com investigações, na madrugada de 18 de fevereiro, Fábio Neri assassinou, a facadas, a professora Aline Souza, que estava em casa, no bairro Teotônio Calheira, em Gandu, acompanhada de uma criança de 9 anos, filha do casal. A polícia apurou que o homem tinha um histórico de violência contra a mulher, com quem foi casado por quase 20 anos.
Segundo a polícia, embora Fábio Neri fosse violento, a vítima não registrava queixas. O homem teria tornado-se ainda mais violento depois da separação, que não aceitava. Além da criança, a professora Aline Souza deixou um filho de 20 anos.
O acusado foi localizado após trabalho investigativo, conforme a Polícia Civil. “Ações de inteligência já haviam identificado que o foragido estava em uma região do estado de São Paulo. Vínhamos trocando informações com equipes da região, e o foragido foi preso ontem por uma guarnição da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, diz Thiago Campos, delegado da Polícia Civil de Gandu.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informo que os trâmites para o recambiamento do preso ao sistema prisional da Bahia estão em curso. O inquérito policial referente ao caso já foi remetido à Justiça. O homem responde pelo crime de feminícidio e será submetido ao Tribunal do Júri.


























