POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGAS E DUAS SUBMETRALHADORAS EM ITABUNA

PERTO DA CLASSIFICAÇÃO, COLO COLO ENFRENTA O FLUMINENSE NA SÉRIE B DO BAIANO NESTE SÁBADO

“NÃO POSSO ME DAR AO LUXO DE PERDER PARCERIAS EM ITABUNA E ILHÉUS”, DIZ JERÔNIMO

CAMINHÃO QUEBRADO TRAVA FLUXO DE VEÍCULOS NA ZONA NORTE DE ILHÉUS

APÓS GREVES, UFSB ANUNCIA RETOMADA DE AULAS

EMPRESA PODE PERDER CONTRATO DE OBRAS EM ILHÉUS, SEGUNDO SEINFRA-BA

OS DIVINOS MISTÉRIOS DA IGREJA

CALIFÓRNIA E FÁTIMA DUELAM NA ABERTURA DO CAMPEONATO INTERBAIRROS DE ITABUNA

MERGULHO NAS EMOÇÕES HUMANAS, “MALVA ROSA” É ENCENADA PELO GRUPO VOZES EM ITABUNA

Rosemberg propôs debate do PL na Assembleia Legislativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na próxima segunda-feira (7), às 10h, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) promoverá debate do projeto de lei de reestruturação dos cartórios extrajudiciais no estado. Da discussão no auditório Jorge Calmon deverão participar notários e registradores e servidores do Judiciário, além de representações do Poder Público e da sociedade civil organizada.

O encontro foi proposto pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues. A ideia, segundo o parlamentar, é aperfeiçoar o Projeto de Lei (PL 24.959), encaminhado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que tramita na Casa.

Com o debate, explica Rosemberg, o parlamento possibilita as alterações necessárias, ouvindo todos os interessados. “Não podemos mutilar, mas aperfeiçoá-lo”, afirma o deputado, ressaltando que a União dos Municípios da Bahia (UPB) também participará da discussão.

Para o presidente da Corte, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, a modernização da malha cartorária extrajudicial garantirá uma melhor prestação de serviços ao cidadão e uma maior sustentabilidade econômico-financeira aos cartórios.

REESTRUTURAÇÃO

Cerca de 90% dos municípios baianos têm cartório único e mais da metade dos cartórios está sob a responsabilidade de interinos, o que contribui para a precariedade dos serviços.

Com a reestruturação, a promessa é que os municípios menores, com baixa movimentação econômica, sem comarca instalada e que estejam a mais de 30 quilômetros do registro de imóveis competente, passem a ter Ofício Único, contemplando todas as especialidades. Além dos benefícios sociais, a proposta não impactaria na segurança jurídica das transações.

Os serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa, destinados a garantir publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público.

Após viagem, ciclistas se reúnem diante do Santuário da Lapa
Tempo de leitura: 2 minutos

Após sete dias na estrada, os doze ciclistas que saíram de Ilhéus com destino a Bom Jesus da Lapa chegaram hoje (4) ao Santuário encravado no sertão baiano. Essa é a 34ª edição da Ciclo Romaria. A primeira foi em 1989. O desafio deste ano ainda teve uma incursão na Chapada Diamantina. O passeio acrescentou 200 quilômetros ao percurso tradicional, de 670 quilômetros.

Além dos veteranos, a viagem contou com estreantes. É o caso da ciclista Val, agente de trânsito de Ilhéus. “É um desafio muito grande. Chega roca aqui, perdi a voz. Teve frio, teve calor. Passamos por várias paisagens. Foi muito bom. E agora é ver tudo aqui, conhecer a Lapa”, disse a romeira ao PIMENTA, em mensagem de áudio.

Val e Érica são as representantes femininas do grupo

Fábio Santana, de Eunápolis, admite que sentiu o peso da aventura. “Foi difícil, porque eu não estava treinando, mas cheguei e estou aqui. A emoção é tão grande que a gente não tem nem palavras nessa hora”. Já o ilheense Marcos Botelho ficou impressionado com a mudança do clima e da paisagem ao longo do caminho. “É incrível, uma experiência única”, resumiu.

Confira, no vídeo abaixo, o momento da chegada.

EMOÇÃO E FÉ

Reunidos diante do Santuário da Lapa, os ciclorromeiros deram as mãos e compartilharam o que sentiam ao final da jornada. “Primeiro, eu gostaria de agradecer ao nosso pai, Tupã, e aos encantados, que nos guiaram até aqui, nos protegeram, preservaram as nossas vidas”, disse a professora de dança Érica Souza, referindo-se a divindades indígenas. “[Quero] agradecer o companheirismo de vocês. Esse pedal foi de superação pra mim”, completou, emocionada.

Colaborador do PIMENTA na cobertura da Romaria, o historiador e advogado Júlio Gomes comentou o momento de reflexão religiosa no final da jornada. “Após a chegada na Esplanada, fizemos nossa oração de agradecimento e fé viva, sem limites de religião, porque dirigida diretamente ao Altíssimo, Àquele que escuta a todos sem nenhum tipo de discriminação, porque tem a todos como filhos e filhas”, concluiu.

Lino Sieiro, coordenador-geral dos cursos de Medicina da Unex
Tempo de leitura: 2 minutos

Dos dias 31 de julho a 3 de agosto, o curso de Medicina da Unex promoveu a Semana Pedagógica 2023.2 com atividades nos três turnos. A programação ocorreu conjuntamente com a unidade de Medicina de Feira de Santana nas modalidades online e presencial nos dois últimos.

Na noite de quarta-feira (2), os docentes foram recepcionados pelo coordenador do curso, Eric Ettinger Júnior, e participaram de palestra com o tema O manejo na sala de aula com o aluno do século XXI, que teve como conferencista a psicóloga Cira Vieira, do Núcleo de Assistência Psicopedagógica (NAP) da Unex Itabuna.

Houve, ainda, palestra com o coordenador de Laboratórios e Inovações Tecnológicas, Tiago Veltri, sob a temática A nova formação do médico generalista: a importância da interação dos ciclos básico e clínico, no campus de Medicina. Na quinta-feira (03), ele ministrou oficina com os professores do Eixo Básico.

Cira Vieira aborda manejo na sala de aula com o aluno do século XXI

NOVOS DOCENTES

Ainda na quinta-feira, último dia de atividades, a programação da Semana Pedagógica seguiu com a participação do coordenador-geral de Medicina da Rede Unex, Lino Sieiro Netto, que conduziu a reunião de colegiado do curso nota máxima concedida pelo MEC. Na atividade, foram recepcionados dois novos professores, os médicos Maria Carolina de Carvalho e Júlio Cezar Diaz, que passam a integrar a equipe de docentes do curso de Medicina da Unex Itabuna.

A programação, enfatiza o médico Eric Ettinger Júnior, é importante momento de atualização para os professores do colegiado, no qual foram revisitados os planos de ensino das matérias que serão cursadas e direcionadas aos alunos de 1º e 2º semestre. “Capacitamos nossos professores para tirar dúvidas, além da incorporação de novas tecnologias nas matérias e alinhamento do conteúdo que será passado aos estudantes”, explicou.

Segundo deputado, brincadeira realizou fantasia da esposa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Pastor Isidório (Avante-BA) voltou a causar polêmica nas redes sociais, após divulgar vídeo em que aparece de quatro, imitando um cavalo, com a esposa, Francisca Elza Celestino, montada em suas costas.

Segundo o parlamentar, hoje, são as mulheres que mandam nos relacionamentos, e ele se rendeu a essa realidade. A brincadeira, ainda conforme o deputado, realizou uma fantasia da esposa.

“Elas estão mandando, e acabou. Eu reconheço, me rendi. Estou rendido. As mulheres mandam, é só você tratar a mulher direito que o resultado vem. Se você quer, sem sofrer, tem de fazer essa descoberta, a mulher gosta de fantasias. As mulheres precisam viver essas coisas. E a gente com 61 anos já que as coisas vão ficando difíceis”, diz o deputado no vídeo. Assista.

Fiscalização vistoriou sete empresas "concreteiras" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) apontou falhas de segurança na estrutura de sete empresas que atuam na produção de concreto para obras de construção civil, em Salvador. De acordo com o órgão, foram identificadas deficiências que expõem trabalhadores a risco de acidentes e violações a normas de saúde. Uma das companhias vistoriadas teve a produção paralisada.

“Escolhemos as empresas concreteiras para iniciar nosso projeto por causa da morte de dois operários em fevereiro deste ano num canteiro de obras onde se produzia concreto para abastecer obras. Acidentes são sempre resultado do descompromisso com as normas técnicas de saúde e segurança do trabalho, existentes para cada tipo de atividade produtiva”, explicou o procurador do Trabalho e coordenador do projeto, Ilan Fonseca. Outros setores serão fiscalizados nos próximos meses, acrescentou.

Responsáveis pelas empresas assinam termos de ajuste de conduta

Todas as empresas vistoriadas vão receber uma proposta de termo de ajuste de conduta em que os itens apontados pela equipe de fiscais são tratados, com proposta de prazo para correção do que estiver fora dos padrões mínimos previstos na legislação. Conforme os TACs, as empresas flagradas negligenciando a saúde e a segurança deverão arcar com indenizações que podem variar de R$ 20 mil a R$ 200 mil.

Além de servidores do MPT, a força-tarefa mobilizou equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), do Corpo de Bombeiros e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Wellison Cruz é investigado por homicídio e outros crimes || Foto FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça de Ilhéus converteu em preventiva a prisão em flagrante de Wellisson Cruz Souto, acusado de homicídio, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. A decisão, proferida nesta quinta-feira (3), é do juiz Guilherme Vieito Barros Júnior, da 2ª Vara Criminal.

A Polícia Militar prendeu Wellison na última quarta (2), no condomínio Morada do Porto, em Ilhéus. Ele foi flagrado com uma pistola de uso restrito e 23 munições. Após consultar o nome dele no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, os policiais constataram a existência de quatro mandados de prisão em aberto. Após a audiência de custódia, Wellison foi levado para o Conjunto Penal de Itabuna.

De acordo com o juiz, a liberdade do investigado representa uma ameaça para a sociedade. “O contexto revela que as medidas cautelares impostas foram insuficientes para impedir o envolvimento do indiciado em outras ocorrências policiais, sendo que sua liberdade representa perigo para a ordem pública, impondo-se, desta feita, progressivamente, a fixação de medida mais gravosa, no caso a custódia provisória”, escreveu o magistrado.

Projeto Vunje, da ONG Gongombira, será lançado nesta sexta (4)
Tempo de leitura: 2 minutos

Referência de ativismo sociocultural há 19 anos, a ONG Gongombira lança o Projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, hoje (4), às 19h, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, situado na Avenida Brasil, 485, no Alto da Conquista, em Ilhéus. “Vunje é uma palavra de origem banto, que significa criança”, explica Marinho Rodrigues, presidente da instituição, em conversa com o PIMENTA.

O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, que serão iniciados em diversas artes. “Nós vamos trabalhar com várias linguagens artísticas, como dança, literatura, capoeira, percussão afro e artes plásticas. Também vamos ter o momento do cineclube, com os pais e a comunidade em geral”, acrescenta Marinho, que também é músico e fundador da banda Gongombira.

Marinho Rodrigues: Projeto complementa a educação formal || Foto Reprodução

As 40 vagas do projeto, que é totalmente gratuito, foram preenchidas num piscar de olhos. Durante um ano, os alunos terão aulas aos sábados, das 8h às 17h, no Memorial Unzó Tombenci Neto, um dos equipamentos culturais do terreiro de candomblé mais antigo de Ilhéus. Além das oficinas, o Vunje assegura alimentação saudável aos participantes, com três refeições ao longo do dia.

COMPLEMENTO À EDUCAÇÃO FORMAL

Marinho Rodrigues fala sobre o propósito da iniciativa. “O objetivo do Projeto é dar uma ocupação para as essas crianças, num dia em que elas não têm aula na escola. Vai ser um complemento da educação formal. Através das artes, a gente também educa e consegue formar cidadãos e cidadãs mais responsáveis e conscientes”.

O Projeto Vunje não tem financiamento público. Por enquanto, é bancado pela rede de colaboradores da ONG. Hoje, além dos pais e responsáveis pelos alunos, o trabalho será apresentado a possíveis apoiadores. “Quem quiser aparecer será bem-vindo”, conclui Marinho. Para acompanhar as ações da Gongombira, siga o perfil da instituição no Instagram (@gongombira.ong).

Polícia Federal cumpre mandado contra suspeito de ataques a Lula || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta sexta-feira (4) um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de divulgar, por meio de sua rede social, imagens ameaçadoras de ataques ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“A ação policial busca angariar mais elementos de convicção acerca do cometimento de crimes e evitar a possibilidade de atentado ao presidente, posto que o suspeito atua profissionalmente como vigilante e possui porte de arma de fogo”, diz a PF.

Nessa quinta-feira (3), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, postou em seu perfil nas redes sociais uma mensagem, destacando que a PF está aplicando a lei contra os criminosos.

“Mesmo após o fracasso dos atos golpistas de 8 de janeiro, ainda existem pessoas que ameaçam matar ou agredir fisicamente autoridades dos Poderes da República. Isso não é liberdade de expressão e a Polícia Federal seguirá aplicando a lei contra criminosos. Renovo os apelos para que as pessoas protestem pacificamente e esperem a eleição de 2026”, escreveu Flávio Dino.

Torcida do Botafogo tem quebrado recordes de público no Brasileirão || Foto Botafogo FR
Tempo de leitura: 3 minutos

 

 

 

 

 

Eu e outros botafoguenses éramos chamados de “Turma da Kombi”. Hoje, nem desculpas pedem pelas constantes quebras de recordes no estádio Nílton Santos.

Walmir Rosário

Gostaria que meu velho amigo Dudu Rocha, herdeiro de uma família forjada nas hostes da Estrela Solitária, ainda estivesse entre nós. Estaríamos dando boas gargalhadas dos torcedores de outros times de expressão nacional, especialmente dos flamenguistas, que nunca quiseram enxergar a superioridade do Botafogo e seus torcedores, quando o tema é torcer pelo Glorioso.

Mas, infelizmente, como dizem os mais experientes, nós não nos governamos quando o assunto é nossa existência física aqui na terra, Dudu Rocha se foi há pouco mais de um mês. Mesmo assim acompanhou parte da atual trajetória meteórica do Botafogo, como sempre estávamos acostumados a vê-lo em outras ocasiões, para o desespero dos torcedores de outros times, como sempre.

Até aqui nenhuma novidade, não fosse a insistência desses torcedores, certamente incentivados pelos flamenguistas, que resolveram incorporar a “Mãe Dinah”, ao enxergar um futuro incerto e não sabido. Caolhos, ou acometidos por cataratas e outras enfermidades que não permitem enxergar um palmo à frente do nariz, as nebulosas previsões caíram por terra uma a uma.

Dudu Rocha – bem como milhares de botafoguenses – deram boas gargalhadas com as fotos postadas nas redes sociais, em que animais – cavalos, elefantes e outros bichos – pousavam em cima de árvores, marquises e outros locais que não permitem suas descidas por próprios meios. Sim, eles comparavam a posição do Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro da Série A, com a posição esdrúxula dos animais.

Na visão caolha ou nebulosa – quem sabe, jocosa –, o Botafogo apenas passava uns dias no andar de cima da tabela, sem méritos, quem sabe ocupando lugares dos seus times, que se mostraram e ainda se mostram ineficientes quando o tema é vencer partidas. A cada uma vitória do Glorioso, diziam e dizem ser questão de tempo, pois seus times voltariam a ocupar o andar de cima. Até de vascaínos ouvi essa heresia.

Em vez de me zangar com o besteirol, passei a dar o tratamento merecido: chamar os torcedores adversários para o debate, análise dos jogos. Não fui feliz neste intento. Para não perder os amigos, me engajei nas piadas, em muitas delas dando a resposta em tom de galhofa, como merecia. Também não obtive sucesso. E a cada dia de jogo os números do Botafogo se apresentavam mais robustos.

E, paulatinamente, fomos ganhando as partidas contra esses tais times. Na surra que aplicamos no Flamengo, apesar de contrariar a arbitragem, esperei o dia seguinte para dar o bom dia nas redes sociais. Insucesso total! Nenhum flamenguista deu o ar da graça, o que me preocupou significativamente. O que teria acontecido com eles? Alguma indisposição durante os comes e bebes no horário do futebol? Continuei sem resposta.

Foi daí que percebi que o buraco era mais em baixo. Se antes dizíamos “segue o líder”, o slogan passou a ser “segue o vice, já que o líder disparou”. Ainda não consegui entender o motivo do prolongado sumiço das postagens contrárias ao Botafogo nas redes sociais. Até mesmo os cronistas desportivos foram desmentidos um a um, pelos craques botafoguenses, sem dirigi-los uma só palavra, apenas marcando gols.

E aí foi que a porca torceu o rabo, com a iminente adesão e credibilidade dos nossos cronistas sobre a futebol jogado pelo Botafogo. O goleiro era um paredão, a zaga impenetrável, o meio campo inteligente e o ataque matador. Todos com lugares reservados na próxima convocação da Seleção Brasileira. Não for burrice do técnico interino, todos envergariam arenas afora a camisa amarelinha.

Sempre é bom reconhecer o erro e nisso nossos cronistas agiram bem, com raríssimas exceções. Se na mídia houve essa mudança, o mesmo não aconteceu junto aos torcedores, que passaram a evitar os botafoguenses. Por mais que eu tente, não encontro espaço para bater uma bolinha sobre os jogos do Campeonato Brasileiro, Série A, mesmo que reconheçam meus méritos para tal peleja.

Me sinto injustiçado, discriminado, e sequer posso reclamar legalmente, pois não há diploma legal que me ampare nos tribunais. Um pouco antes, nem bem chegava num boteco, e até mesmo em supermercados e outros locais públicos, era prontamente aclamado e com assento privilegiado à mesa para falar sobre o futebol. Eu e outros botafoguenses éramos chamados da “Turma da Kombi”. Hoje, nem desculpas pedem pelas constantes quebras de recordes no estádio Nílton Santos.

Eu entendo perfeitamente a contrariedade dos flamenguistas, afinal foram muitos anos de sofrimento com as acachapantes derrotas para o Botafogo, muitas deles homéricas e porque não dizer vergonhosas. Mas a vida passa, novos campeonatos virão e a alegria é um direito de qualquer torcedor. As decepções – como a do craque Zico – são passageiras e esperamos que não sejam motivadoras de futuras depressões, mesmo que esportivas.

Como manifestei, sigam o vice, pois o líder disparou.

I’m sorry!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Fabrício e Augusto avaliaram projeto para duplicar trechos das BRs 101 e 415
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Fabrício Galvão, nesta quinta-feira (3), em Brasília, para acelerar a análise do projeto de duplicação dos trechos urbanos das BRs 415 e 101 em Itabuna. A duplicação já foi objeto de audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em abril passado (relembre aqui), que assegurou a execução das obras.

De acordo com o projeto, a duplicação do trecho urbano da BR-101 em Itabuna terá extensão de 6,5 quilômetros, abrangendo a região do Posto Nego Veio, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sentido Itajuípe, até a Chame Pedreira, sentido Buerarema. Já a BR-415 será beneficiada com a duplicação do trecho que começa no Viaduto Paulo Souto e vai até Ferradas.

DINAMISMO

Segundo o gestor, a duplicação da BR-101 no trecho urbano de Itabuna também terá o alargamento da ponte sobre o Cachoeira, a primeira das pontes de maior porte na cidade no curso do rio. “Esses projetos darão maior dinamismo à economia itabunense e trarão mais empresas com geração de emprego e renda para o nosso povo”, aposta Augusto Castro.

Na audiência em abril último, o ministro Renan Filho prometeu tratar da execução das duplicações com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro da Casa Civil, o ex-governador baiano Rui Costa. “Essas duas duplicações vão melhorar muito a mobilidade de Itabuna”, ressaltou à época.

Obra de arte de Conceição Portela || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma exposição da artista plástica Conceição Portela ficará aberta para visitação até o dia 27 de outubro, no Pavilhão Pedro Calmon, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A amostra é para celebrar os 10 anos de implantação do Museu Vitrine das Artes Visuais da instituição de ensino superior.

A exposição reúne trabalhos em cerâmica (acrílica sobre cerâmica) e telas (óleo sobre telas), voltadas para o tema Cacau. “Já tive minhas obras exibidas em todo o Brasil e há peças também no exterior, mas nunca as havia exibido na Uesc. Agora, enquanto artista regional, estou completamente satisfeita”, declarou Conceição Portela.

Museu Vitrine das Artes Visuais da Uesc || Foto Divulgação

Nascida em Itajuípe, em 1941, artista plástica transformou sua casa, em Itabuna, em uma “Casa Ateliê”, onde expõe a grande variedade das suas peças de arte. Seu reconhecido trabalho foi premiado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e pela Universidade Federal de Sergipe (4º Festival de Artes Empreendedoras, 2018), dentre outras instituições. A multiplicidades de suas técnicas artísticas destacam a sua obra como uma autêntica representante da cultura grapiúna.

O MUSEU

Vinculado ao Departamento de Letras e Artes da Uesc, o Museu Vitrine das Artes Visuais foi idealizado e organizado pelo artista plástico e professor Guilherme Albagli, em 2013, que durante muitos anos foi o responsável pelo espaço. Atualmente, o Museu está sob a coordenação de professor Samuel Mattos.

As duas vitrines do Museu possibilitam aos transeuntes um contato com as artes visuais nas áreas de fotografia, pintura, escultura, desenho, gravura, entre outras. Também são disponíveis para exibição de trabalhos dos próprios professores, estudantes e servidores da Uesc.

Uma pistola foi encontrada com o suspeito || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar prenderam, na região de Morada do Porto, em Ilhéus, um homem acusado de homicídios e que estava foragido da justiça. Contra o detido havia três mandados de prisão por assassinatos e tráfico de drogas. Uma pistola calibre 9 mm e munições foram encontradas com o criminoso.

O acusado foi preso durante patrulhamento de rotina da Polícia Militar. O criminoso foi encaminhado à 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Ilhéus, onde foi autuado e teve os mandados cumpridos. “Ele era procurado por assassinatos cometidos aqui, em Ilhéus, e será encaminhado ao Conjunto Penal de Itabuna”, explicou a delegada Katiana Amorim.

Brasil registra alta em número de infartos || Imagem Artmed
Tempo de leitura: 2 minutos

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram aumento de 25% no total de internações por infarto no Brasil, nos últimos seis anos. Passando de 81.505 casos, em 2016; para mais de 100 mil, em 2022. Para discutir possibilidades para reverter esse cenário, especialistas participam nesta semana, aqui no Rio de Janeiro, do Encontro Internacional de Cardiologia Intervencionista, maior evento na América Latina dedicado ao tema.

Para o cardiologista Roberto Botelho, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, a saúde do coração é um dos maiores desafios na área da saúde.

“Há um estudo feito em 60 países que mostrou que quanto menor a renda per capita e o nível educacional de uma população, pior os indicadores da saúde cardiovascular, maior a mortalidade por infarto, maior a hipertensão, maior epidemia. Por isso por isso fica quase que automático a gente supor – e dados mostraram isso – que a saúde cardiovascular do brasileiro vai mal e vem piorando.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O especialista avalia que é urgente investir em recursos tecnológicos como forma de prevenção e tratamento. E ressalta a importância de um olhar mais atento para os efeitos das doenças cardiovasculares. “Não só pelo gasto de saúde direta, consumo com remédio, UTI, como pelo pelo gasto com medicamentos, mas como o gasto das economia, por causa do custo secundário. A pessoa que tem a doença trabalha menos, produz menos. O impacto de um PIB no país é bastante afetado

A boa notícia, de acordo com Roberto Botelho, é que 85 por cento dos riscos que levam a doenças cardiovasculares podem ser evitados com hábitos saudáveis.

“Só 15% que a gente não consegue modificar. Você consegue modificar o fato de ter na família uma genética de doença cardiovascular. Então qual é a melhor prática? Aí vem uma notícia muito boa: se você pratica exercícios, toma cuidado com seu intestino e procura uma comida mais saudável, se aplica  técnicas para diminuir o estresse, isso são medidas baratas que dependem muito mais da vontade de disponibilizar um tempo para aquilo e priorizar.. Com isso, a gente consegue uma transformação muito impactante na saúde populacional e individual.”

O Sistema Único de Saúde oferece atendimento gratuito para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, em Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para a Atenção Especializada, onde terá toda assistência para o acompanhamento com especialista, exames, tratamento e os procedimentos necessários, ambulatoriais ou cirúrgicos.

Equipe de educação ambiental da Biosanear orienta sobre descarte de lixo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto
A Biosanear, empresa responsável pela coleta de lixo em Itabuna, implantou equipe de educação ambiental para orientar a população a descartar corretamente os resíduos. Os profissionais já vêm atuando na região central e nos bairros.
Coordenada pela educadora ambiental Isabelly Lino, a equipe começou a atuar durante o Ita Pedro 2023 tanto no arraiá na Praça Olinto Leone como com os ambulantes no circuito dos festejos de São Pedro, no Banco Raso. Hoje, está sendo feita a limpeza dos pontos viciados de descarte, com o plantio de mudas fornecidas pela CVR Costa do Cacau, tornando o que era depósito irregular de lixo num ambiente saudável.
“A população precisa se conscientizar sobre os horários de coleta e os locais de descarte, além de despertar para a importância da conservação do meio ambiente, que significa mais qualidade de vida”, afirma Isabelly. Além das ações nos domicílios, a equipe de Educação Ambiental também pretende atuar em escolas, associações de moradores e clubes de serviço, por exemplo, com a realização de palestras e distribuição de folhetos.
“Essa é uma ação inovadora em Itabuna, fundamental para tornar a cidade mais humana e saudável”, afirma o gerente de operações da Biosanear, Alan Lima. Os resultados, afirma o gerente, começam a aparecer. Há melhoria do sistema de coleta e no descarte correto de resíduos. “Vamos buscar parcerias para ampliar esse trabalho”, diz.
Pirulito e Paçoca comandam transmissão a partir das 19h30min desta quinta (3)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Logo mais, os itabunenses Pirulito e Paçoca vão comandar a primeira de uma série de quatro lives para crianças de todas as idades. Com brincadeiras interativas e brindes, a transmissão será feita no perfil da dupla no Instagram (@pirulitopacocaoficial), a partir das 19h30min desta quinta-feira (3).

“Os brindes vão ser bolsas da Mini Grife e um conjunto de vasinhos de água coloridos da Estação 25. Vai ter muita coisa boa também”, detalhou ao PIMENTA Leomara Oliveira, intérprete de Paçoca, por telefone. Segundo ela, as apresentações ao vivo seguirão ao longo de todo o mês de agosto, às quintas.

Nas próximas lives, além dos números artísticos dos anfitriões, o público vai conferir o trabalho de outros palhaços e animadores sul-baianos, antecipa Leomara. “Vem muita coisa boa aí, mas ainda estamos organizando a agenda do pessoal”.

Dupla é dona de prêmio nacional de animadores || Divulgação

Sucesso no YouTube e nas festas infantis de Itabuna e região, o casal Victor de Jesus e Leomara Oliveira, que dá vida à dupla de palhaços, trouxe para a Bahia o Prêmio de Melhor Animador Infantil 2023, do Encontro Nacional de Animadores Infantis. Também levaram a premiação do voto popular (relembre aqui e aqui). Atualizado às 20h34min.