MINISTÉRIO DA SAÚDE HABILITA SETOR DE NEUROCIRURGIA DO HOSPITAL COSTA DO CACAU

TCM MANDA PREFEITA DESVINCULAR SEU NOME DAS AÇÕES DO MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS

CÂMARA DE ITABUNA É TOTALMENTE SUBSERVIENTE E RENOVAÇÃO SERÁ BOA, AFIRMA RUY MACHADO

DE ITABUNA A JEQUIÉ E ILHÉUS, VEJA 173 VAGAS EM COMÉRCIO, INDÚSTRIA, FINANÇAS E SERVIÇOS HOJE

ITABUNA FICA NO EMPATE COM A PORTUGUESA (RJ) PELA SÉRIE D DO CAMPEONATO BRASILEIRO

COMEÇA A SONDAGEM EM ÁGUAS PROFUNDAS PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

PROJETO CINE MOVIMENTA CENTRO PROMOVE EM ITABUNA SESSÕES GRATUITAS DE CINEMA

PASTOR É PRESO NO INTERIOR DA BAHIA ACUSADO DE ASSEDIAR MULHERES DA IGREJA

COLO COLO E GRAPIÚNA VENCEM NA SÉRIE B DO BAIANO; ASSISTA AOS GOLS DO TIME DE ILHÉUS

Marta se despede da Seleção Brasileira || Foto Thaís Magalhães/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Brasil parou na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol Feminino, disputada na Austrália e na Nova Zelândia. A Seleção Brasileira precisava vencer a Jamaica, mas não saiu do empate em 0 a 0, nesta quarta-feira (2), em Melbourne. Como goleou o Panamá por 6 a 3, a França conquistou o primeiro lugar do Grupo F, e a Jamaica ficou com a segunda vaga da chave.

Com Marta em campo desde o início da partida, o Brasil teve 73% de posse de bola e acertou oito finalizações na direção do gol adversário. Apesar do volume de jogo, faltou contundência ao ataque brasileiro. Nos poucos momentos de perigo para a Jamaica, a goleirona Rebecca Spencer deu tranquilidade à defesa da seleção caribenha, que ainda não sofreu nenhum gol na competição.

Seis vezes melhor do mundo, Marta fez a sexta participação em mundiais e decidiu encerrar a carreira na Seleção. “Eu termino aqui, mas elas continuam. Vocês pediram renovação [do elenco], está tendo renovação”, disse a craque, emocionada, ao final da partida.

Ela também fez um apelo à torcida e aos dirigentes do futebol brasileiro. “Eu quero que as pessoas, no nosso Brasil, continuem tendo o mesmo entusiasmo [com a Seleção feminina] que estavam tendo quando começou a Copa, que continuem apoiando, porque as coisas não acontecem de um dia para o outro”.

Jhonatan foi detido pela PM por exercício ilegal da profissão || Instagram/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam um homem de 23 anos que exercia, ilegalmente, a profissão de cirurgião-dentista no extremo-sul da Bahia. A prisão ocorreu na tarde de ontem (1º), em Porto Seguro, quando uma guarnição compareceu ao local onde Jhonatan de Lima Rodrigues Cardoso trabalhava utilizando registro profissional de um dentista de outro estado.

A prisão foi facilitada, segundo o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), porque o falso dentista ostentava suas “práticas profissionais” nas redes sociais e era visto como digital influencer da área, dando dicas odontológicas em redes como o Instagram. Ele foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil no município e, segundo o CRO-BA, responderá pelo exercício ilegal da profissão. A pena pode variar de seis meses a dois anos reclusão.

Presidente do CRO-BA, Marcel Arriaga explica que o falso dentista incorre em crime que coloca em risco a saúde da população. Marcel defende pena maior para quem “ora se atribui a prática do exercício ilegal” justamente pelos riscos aos quais expõe o cliente.

PENA MAIOR

Segundo Marcel, a classe odontológica aguarda a aprovação do projeto de Lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 anos a 6 anos e multa, “punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista”.

Populares tentam apagar incêndio em carro na Avenida Amélia Amado || Imagens Daniel Thame
Tempo de leitura: < 1 minuto

Perda e, também, solidariedade no início da manhã desta quarta-feira (2), no Centro de Itabuna. Era por volta das 8h10min, quando um carro Fiat Uno começou a pegar fogo na Avenida Amélia Amado. Ninguém ficou ferido.

Populares correram em socorro de ocupante do veículo e usaram extintores para debelar o incêndio no veículo, que registrou perda total.

Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) foram acionados. Ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio, mas suspeita-se de causa elétrica.

Vídeo abaixo mostra a ação de populares para controlar as chamas.

Hipermercado abre vagas para cartazistas em Itabuna hoje || Foto Amas-MS/Ilustração
Tempo de leitura: 6 minutos

Quarta-feira (2) com 166 oportunidades de emprego com experiência comprovada, mas também para quem busca o primeiro emprego, estágio ou Jovem Aprendiz nas regiões sul, extremo-sul e sudoeste. De acordo com o SineBahia, são 89 vagas em Itabuna, 12 em Ilhéus, 40 em Jequié e 25 em Mucuri e Nova Viçosa.

Os interessados devem buscar as unidades do SineBahia nestas localidades até as 15h30min. Exceção para Nova Viçosa, que os moradores interessados nas vagas anunciadas devem se dirigir à unidade do SineBahia de Mucuri. Para se cadastrar e disputar vaga, a pessoa deve comparecer a uma das unidades munida de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Deve-se ficar atento ao horário final para chegada ao SineBahia.

A unidade de Jequié do órgão estadual de emprego atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Itabuna, o atendimento é no segundo piso do Shopping Jequitibá, ao lado da Riachuelo, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus funciona na Rua Eustáquio Bastos, no Centro, em frente à Praça Cairu. A unidade de Mucuri também está na região Central. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

André é campeão da Libertadores da América || Foto Mailson Santana/Fluminense
Tempo de leitura: 2 minutos

Nascido no distrito de Algodão, em Ibirataia, no sul da Bahia, o volante André, um dos destaques do Fluminense (RJ), é alvo de, pelo menos, dois clubes da Europa. Um dos times interessados em contar com o futebol do jogador brasileiro, de 22 anos, é o o inglês Liverpool, que teria sinalizado com uma primeira proposta de cerca de R$ 132 milhões, segundo informou o canal esportivo ESPN.

De acordo com o canal esportivo, o Liverpool admite aumentar a proposta para cerca de R$ 158 milhões (30 milhões de euros), mas o Fluminense estaria deixando para tomar uma decisão sobre o futuro do jogador baiano depois dos confrontos contra o Argentinos Juniors, pela Libertadores da América. O jogo de ida foi nesta terça-feira (1º), na Argentina, e terminou em 1 a 1. André esteve em campo.

A partida de volta pela Taça Libertadores da América será na próxima terça-feira (8), no Maracanã. Quem vencer a partida avançará para a fase seguinte e enfrentará o Flamengo ou Olimpia. O primeiro confronto entre o Rubro-Negro e a equipe do Paraguai  será na quinta-feira (3), no Maracanã.

Outro clube da Europa que, segundo a imprensa portuguesa, está interessado na contratação de André é o Sporting, que estaria decidido a apresentar uma oferta de quase R$ 104 milhões. Mas, com esse valor, não terá sucesso, pois recentemente o Fluminense rejeitou uma proposta do Fulham. A equipe da Inglaterra ofereceu R$ 111 milhões.

CARREIRA NO BRASIL

Com passagens recentes pela Seleção Brasileira, André estreou como profissional na equipe do Fluminense em agosto de 2020, aos 19 anos de idade, em amistoso contra o Botafogo. Em jogo oficial, estreou pelos profissionais do Fluminense, em 2020, contra o Atlético Goianiense, no dia 17 de setembro, na partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil

André Trindade da Costa Neto começou a carreira como atacante na Escolinha de Futebol Futuro Certo. Aos 10 anos participou de uma peneira realizada pelo Bahia e foi convocado para outros testes na base do clube em Salvador, onde ficou no período 2011-2013.

Em 2013 foi descoberto pelo Fluminense durante um torneio no município baiano de Bom Jesus da Lapa. No Rio de Janeiro, o menino teve dificuldade nos primeiros anos na base e começou a ser escalado no meio-campo, onde encontrou o seu melhor futebol.

Acusado de matar ex-mulher tem prisão preventiva decretada. Ele está detido desde o dia 13 de julho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A justiça de Itabuna converteu de temporária para preventiva a prisão do vigilante Lucas Cruz, que confessou, segundo a Polícia Civil, o assassinato da cabeleireira Luana Santos Brito, de 29 anos, no bairro São Roque, em Itabuna. O acusado está detido no  Conjunto Penal do município do sul da Bahia desde o dia 13 de julho, quando se apresentou à polícia.

De acordo com as investigações, Lucas Cruz assassinou a ex-companheira porque não aceitava o fim relacionamento. “Toda essa discussão foi por conta da não aceitação, por parte de Lucas, dos novos rumos afetivos da Luana. Por ser vigilante, ele tinha um porte de arma federal”, disse à época o chefe da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Itabuna, delegado Evy Paternostro.

Luana foi vítima de feminicídio

Luana Santos Brito foi assassinada, com vários tiros, no dia 29 de junho. A jovem morreu em frente à casa em que durante anos morou com Lucas Cruz e duas filhas deles. O acusado fugiu do local e só apresentou-se dias depois, acompanhado de um advogado. Como a justiça havia decretado a prisão preventiva, ele ficou detido.

Maré baixa dificultou resgate da baleia-jubarte
Tempo de leitura: < 1 minuto

A baleia-jubarte encontrada em Taipu de Dentro, na Península de Maraú, nesta terça-feira (1º), não resistiu ao encalhe e morreu, apesar dos esforços de populares e de órgãos ambientais que tentaram salvá-la. O óbito foi confirmado ao PIMENTA pelo titular da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Camamu, Jorge Kened.

O cetáceo foi localizado na manhã de hoje, por volta das 8h. Servidores de Camamu se juntaram às equipes de Maraú na tentativa de devolver o mamífero gigante ao mar. Apesar dos esforços, a maré baixa dificultou o resgate. Ao PIMENTA, a coordenadora regional do Inema, Cibelle Pinto, informou que a baleia já estava muito debilitada quando a encontraram.

Animal chegou a reagir à tentativa de desencalhe, mas não resistiu

Nesse tipo de caso, amostras dos animais são coletadas para exames, trabalho feito pelo Projeto Baleia Jubarte, mantido pelo Instituto de mesmo nome. A organização sem fins lucrativos também assessora as autoridades públicas na tomada de decisão sobre a viabilidade da remoção do corpo do animal.

A GRANDE VIAGEM

Esse foi trigésimo primeiro encalhe de baleias-jubarte no litoral brasileiro em 2023 e o oitavo na Bahia. Nos meses de junho e julho, as jubartes fazem a longa viagem da Antártida até as águas quentes do litoral baiano, onde se reproduzem. Estima-se que mais de 200 indivíduos da espécie tenham nascido neste ano.

Campanha pretende vacinar 30 mil cães e gatos contra a raiva
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna deu início, nesta segunda-feira (31), à Campanha de Vacinação Antirrábica. Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o objetivo é imunizar 30 mil cães e gatos contra a raiva. O posto fixo de vacinação funciona na sede provisória do Centro de Zoonoses, na antiga base do Samu, situada na Avenida Nações Unidas, no Centro. O atendimento é ofertado de segunda a sexta, das 8 e 30 às 16h. A campanha seguirá até o dia 8 de setembro.

A Secretaria também levará o serviço aos bairros de Itabuna. Hoje, a vacinação foi oferecida no Califórnia, Santa Inês, Nova Califórnia e no Residencial Jardim América. Nesta quarta-feira (2), será a vez do Parque Verde, Parque Boa Vista e João Soares. Já na quinta-feira, a vacinação será ofertada nos residenciais Pedro Fontes I e II, Itabuna Park e Vida Nova.

O cronograma completo do serviço itinerante pode ser consultado no site oficial da Prefeitura (www.itabuna.ba.gov.br). Além de proteger os bichinhos de estimação, a vacina contra a raiva também evita a transmissão da doença dos animais para humanos. O Dia D da Campanha será no dia 8 de setembro, uma sexta-feira.

Veículo em que as vítimas estavam caiu em ribanceira ao lado da BR-415
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acidente com carro de passeio na BR-415, em Itabuna, tirou a vida de dois homens, na noite desta segunda-feira (31). As vítimas foram identificadas como José Ivaldo Cabral da Silva, de 70 anos, e José Pedro Pereira Messias, 65.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou as vítimas já sem vida, dentro do carro em que viajavam, um Hyundai IX35 preto. O veículo caiu em uma ribanceira às margens da rodovia, próximo à curva do boi, em Ferradas, distrito de Itabuna.

Presos às ferragens do automóvel, os corpos foram removidos pelo Corpo de Bombeiros e recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Eles serão levados para Brasília, onde os dois homens residiam.

A PRF vai investigar as circunstâncias do acidente. A pista tinha marcas recentes de frenagem, que podem ter sido do veículo das vítimas. Quando encontraram o carro, os policiais rodoviários atuavam em outra ocorrência no mesmo local.

Unidade do Sesi em Ilhéus oferece 100 vagas gratuitas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Escola do Sesi em Ilhéus abriu 500 vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º) e no Ensino Médio. As aulas serão ministradas na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância e 20% presencial. Para participar, além de acesso à internet, é necessário ter ao menos 18 anos. As inscrições estão abertas e seguem até 31 de agosto, no site www.sesibahia.com.br.

De acordo com o Sesi, a formação de jovens e adultos usa a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. Desse modo, segundo a instituição, é possível focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para concluir o ensino fundamental ou médio.

Ao todo, o Sesi Bahia oferece 4.500 vagas gratuitas para o programa em oito cidades. Os interessados em concluir a educação básica na unidade de Ilhéus podem obter mais informações pelos 73) 3222-7077 e 3222-7069.

Baleia-jubarte encalhada na Península de Maraú || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma baleia-jubarte encalhou na Península de Maraú, no sul da Bahia, nesta terça-feira (1º). Órgãos ambientais já estão no local e tentam devolver o animal ao mar para salvá-lo. A coordenadora do Escritório Regional do Inema, Cibelle Pinto, confirmou as informações ao PIMENTA, por telefone.

Cibelle recebeu a notícia do encalhe por volta das 10h. “As equipes dos municípios [de Maraú e vizinhos] e o pessoal do Instituto Baleia Jubarte estão tentando levar o animal para o mar, se ele conseguir resistir”, informa a gestora do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ambiental do Governo da Bahia.

A baleia encalhada em Maraú é juvenil. Trata-se do trigésimo primeiro registro de encalhe dessa espécie no País em 2023, sendo oito no litoral baiano. Nesse tipo de caso, o Inema pode ser acionado pelo telefone 0800 284 1400. Para casos na região sul do estado, também é possível contatar o órgão pelo número (73) 3214-8301.

Agosto Dourado: amamentação ajuda a prevenir câncer de mama e outras doenças || Arquivo Pessoal/Priscila Nóbrega
Tempo de leitura: 2 minutos

A edição 2023 da Semana Mundial da Amamentação quer chamar a atenção para as dificuldades vividas por pais e mães que precisam dividir o seu tempo entre trabalho e bebês ainda na fase de amamentação. Assim, a organizadora do evento – a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno – defende a ampliação da licença maternidade remunerada e a adequação dos ambientes de trabalho para mães e bebês lactantes.

A semana mundial começa nesta terça-feira (1º) e vai até o dia 7 com o slogan Possibilitando a Amamentação: Fazendo a Diferença para Mães e Pais que Trabalham. Entre os objetivos, está o de informar sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade.

Pretende-se, também, criar bases para a adoção de licença remunerada e suporte nos locais de trabalho, de forma a facilitar a amamentação de bebês; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.

PANDEMIA PREJUDICOU GESTANTES

Em nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da entidade, Rossiclei Pinheiro, diz que a pandemia de covid-19 prejudicou as mulheres grávidas, uma vez que aumentou o risco de desemprego e dificultou o acesso a serviços de saúde nas diferentes etapas da gestação.

Segundo ela, a edição deste ano pretende “ajudar e facilitar o desenvolvimento de ações para defender os direitos da mulher trabalhadora que amamenta”.

Entre as medidas defendidas pela SBP, figuram a defesa da licença-maternidade com duração de 180 dias; o incentivo à implantação de salas de apoio à amamentação nos locais de trabalho; disponibilização de creches nas empresas ou próximas ao local; e a extensão da licença-paternidade para 20 dias.

Rossiclei considera fundamental o envolvimento de governos, sistemas de saúde, empresas e comunidades nessa causa, visando a promoção da autonomia das famílias e a manutenção de ambientes favoráveis ao aleitamento materno nos mais diversos ambientes de trabalho.

“Pretendemos fazer um balanço das mudanças nas configurações do local de trabalho e nas normas parentais, identificando as interferências do home office e atividades extradomiciliares, ouvindo pais de diferentes regiões no país. As perspectivas e necessidades dos pais nos ajudarão a entender melhor como as políticas de apoio ao aleitamento materno e a legislação podem ajudá-los”, acrescenta.

A SBP coordena, também, o Agosto Dourado, mês dedicado a ações que visam estimular o aleitamento materno. Neste período, a entidade e suas afiliadas promovem medidas – presenciais e virtuais – para conscientizar a população sobre a importância da amamentação.

Algumas profissões têm até R$ 5,9 mil de salário, a exemplo de mecânico de máquinas pesadas || Foto DeFatoOnline
Tempo de leitura: 5 minutos

Agosto começa com oferta de emprego e estágio em áreas e setores como engenharia civil, comércio, indústria, serviços e assistência social em três municípios das regiões sul e sudoeste do Estado. Salário pode chegar a R$ 5,9 mil, de acordo com o SineBahia. São 103 vagas de emprego e estágio em Itabuna, 47 em Jequié e 10 em Ilhéus.

Os interessados devem procurar unidade do SineBahia nestes municípios, ainda hoje, até as 15h30min, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Caso possua, também deve apresentar certificados de conclusão de cursos para a área desejada.

A unidade de Itabuna situa-se no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. A de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Quem reside em Ilhéus deve procurar o SineBahia na Rua Eustáquio Bastos, Centro, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Médicos adotam atividades lúdicas para reduzir a ansiedade dos pacientes de hospital infantil || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Médicos, enfermeiros e estudantes internos de medicina do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio decidiram tirar o jaleco e se transformar em personagens da estória de Chapeuzinho Vermelho e o Labo Mau. A iniciativa de levar os personagens de Charles Perrault para os leitos teve como objetivo descontrair a criançada internada na unidade hospitalar, em Ilhéus.

Crianças internadas na enfermaria pediátrica do HMIJS passaram a manhã de sábado (29) convivendo de perto com os personagens, conversando com eles. Ainda receberam presentes ofertados pela própria equipe assistencial do hospital. O lúdico foi uma maneira para amenizar a ansiedade e ajudar na recuperação dos pacientes.

A diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, destaca que a iniciativa traz a proposta de oferecer um ambiente acolhedor, lúdico, ao paciente, mesmo ele estando em um ambiente hospitalar.

Médicos apostam em histórias infantis para ajudar na recuperação de pacientes || Foto Divulgação

Domilene Borges representou a personagem Vovozinha. A médica Lysia Souto, foi a Lobo Mau. Chapeuzinho Vermelho foi interpretada pela médica Lorena Porqueres. A médica Marta Anunciação fez a narrativa da estória, que contou também com a participação de outros colaboradores da instituição.

De acordo com Lysia Souto, o sentimento da criança internada é, em geral, de ansiedade para voltar pra casa. “A proposta é trazer conforto e alegria em um momento que não é tão comum na rotina deles”, assegura. “A ideia surgiu a partir do pensando na criança que sente falta do lar”, completa a médica Lorena Porqueres.

ATÉ O DIA DAS CRIANÇAS

Igor Vinícius, pai de um dos pacientes, também participou da iniciativa. “Quando a gente está com um filho doente, a gente espera, além da assistência do profissional, o atendimento de seres humanos, que vivenciam aquilo que o paciente está sentindo. E isso a gente encontra aqui”, elogiou. O “Contação de estórias” é um projeto-piloto no hospital. Inicialmente, será realizado aos sábados, pela manhã, e a programação será mantida com eventos até o Dia das Crianças, em Outubro.

Decisão da Justiça confirma eleição no Cidadelle House || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (31), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) cassou decisão de primeira instância que havia suspendido a eleição para escolha do novo síndico do Cidadelle House, condomínio residencial de luxo localizado na Rodovia Ilhéus-Itabuna. O pleito havia sido suspenso pela juíza Carine Nassri da Silva, da 2ª Vara dos Feitos de Relação de Consumo, Cíveis, Comerciais e de Acidente de Trabalho da Comarca de Ilhéus. Hoje era o último prazo, conforme a defesa, para a definição do comando do condomínio.

Francisco de Oliveira Bispo, da Terceira Câmara Cível, deferiu o pedido de antecipação de tutela que assegura a permanência Petrônio Medeiros Neves como síndico, que foi assesssorado pelo escritório Bandeira Advocacia, do advogado Marcos Bandeira .

“Deve-se garantir a permanência do atual síndico”, decidiu o magistrado, ressaltando estarem presentes requisitos “de probabilidade do direito e do perigo da demora e, ainda, considerando que não cabe ao Poder Judiciário a intromissão em atos interna-corporis do Condomínio Agravante”.