O Ministério Público do Trabalho na Bahia abriu, nesta segunda-feira (31), procedimento para investigar o acidente de trabalho que causou a morte do técnico em refrigeração Carlos Henrique dos Santos, de 48 anos. O fato ocorreu no bairro Castália, em Itabuna, na tarde de sábado (29).
Carlos Henrique caiu do 11º andar de um edifício na Rua Major Dórea, no Castália. A vítima estava fazendo a manutenção em um aparelho de ar-condicionado, desequilibrou-se e caiu, morrendo na hora. As primeiras informações é que o profissional teria se negado a utilizar equipamentos de uso obrigatório de segurança, o que será investigado.
O MPT informou que a investigação vai reunir informações sobre as relações de trabalho da vítima. Se o técnico trabalhava para alguma empresa ou se prestava serviços de forma autônoma. Também deverão ser investigadas as razões para o acidente, se havia equipamentos de proteção individual e coletiva e se o trabalhador teria treinamento adequado para a atividade.
A Prefeitura de Itacaré definiu, nesta segunda-feira (31), que a Micareta de Taboquinhas 2023 vai se estender de 18 a 20 de agosto. A grade de atrações será divulgada em breve. O evento foi retomado em 2022, após dois anos de suspensão devido à pandemia. Segundo o Governo, além de assegurar entretenimento aos moradores e visitantes do distrito, a festa ajuda a movimentar a economia local.
Ao anunciar os dias da Micareta, a Prefeitura também divulgou o mascote do evento, o camarão de pedra ou coruca (Atya scabra). O crustáceo é encontrado no Rio de Contas, que corta o distrito de Taboquinhas e deságua na sede do município de Itacaré. O nome do mascote será escolhido em votação popular no Instagram da Prefeitura (@prefitacare).
FESTIVAL DE INVERNO DE ITACARÉ

Uma reunião de representantes da Prefeitura com empresários, também nesta segunda (31), selou o apoio do município ao Festival de Inverno de Itacaré, marcado para os dias 1º e 2 de setembro. O alinhamento com a iniciativa privada envolveu as secretarias municipais de Turismo e Cultura; de Meio Ambiente; e de Comunicação, além do Conselho Municipal de Turismo.
O Festival terá atrações nacionais, a exemplo de Marcelo Falcão. O ex-vocalista d’O Rappa abre a primeira noite com Bruta Raça, DJ Wez Malora e Rachel Reis, a baiana que emplacou o sucesso Maresia na trilha sonora de Fuzuê, próxima novela das sete da TV Globo. A noite de sábado (2/9) terá Maria Gadú, Afrocidade, DelaCruz e DJ Malora. Mais informações podem ser obtidas na perfil oficial do evento no Instagram (@festivalitacare).
A Drogaria São Paulo avança no Litoral Sul da Bahia com a abertura da sua primeira unidade em Ilhéus, a terceira na região. Segunda maior rede de farmácias e drogarias do país, a rede já possui duas lojas na vizinha Itabuna.
A unidade ilheense gera 15 novos empregos diretos no município, segundo a empresa. A unidade de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, será inaugurada na próxima quarta-feira (2), com atendimento 24h e oferta de produtos nos segmentos de saúde e bem-estar e medicamentos genéricos.
Haverá ainda linhas para beleza, skincare, higiene pessoal e linhas para mamãe e bebê. Dentre os serviços, ofertará teste de glicemia, aferição de pressão, bioimpedância, assistência farmacêutica e aplicação de injetáveis e vacinas.
A Justiça restabeleceu, nesta segunda-feira (31), a prisão preventiva do empresário Orlando Teixeira do Carmo, acusado de atear fogo e matar um homem em situação de rua, em janeiro de 2023, em Ilhéus (relembre). A vítima foi identificada como Rodrigo Souza Santana, de 44 anos. A decisão da Vara do Júri foi tomada ao final da audiência de instrução do caso. Ele estava em prisão domiciliar.
De acordo com as investigações da Polícia Civil e a denúncia do Ministério Público da Bahia, o crime teria sido cometido por motivo fútil, com requinte de crueldade, mediante uso de fogo e sem qualquer chance de defesa da vítima, que dormia no momento da ação. Rodrigo teria roubado uma peça de caminhão do estabelecimento do réu, que havia sido preso no final de maio, mas deixou a cadeia no mês seguinte. Ele responde por homicídio qualificado.
Orlando foi levado para o Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus. No site de consulta aos Processos Judiciais Eletrônicos do TJ-BA, constata-se que a defesa do réu já apresentou novo pedido de liberdade, mas, até o fechamento desta matéria (às 18h56min), não era possível verificar se a nova solicitação foi apreciada pelo Judiciário.
O CASO
As imagens das câmeras de segurança mostram quando, por volta das 6h40min do dia 25 de janeiro, o suspeito chega de carro, com um galão na mão, e entra em um galpão abandonado de uma antiga concessionária, na Avenida Itabuna. Pouco depois, a vítima aparece correndo, com o corpo em chamas.
Rodrigo foi levado para o Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus, depois foi transferido para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, onde faleceu no dia 2 de fevereiro.
O Partido Comunista Brasileiro mergulhou em mais uma crise. A tormenta escalou ao longo das últimas semanas e descambou na expulsão do ex-secretário-geral Ivan Pinheiro, do historiador Jones Manoel e da professora e médica baiana Ana Karen, além dos militantes Gabriel Lazzari e Gabriel Landi, editor da Lavra Palavra Editorial.
As expulsões vieram a público neste domingo (30). Os militantes alegam que foram perseguidos por críticas ao Comitê Central, que ainda não se manifestou publicamente sobre a decisão. No último dia 17, em nota, o Comitê apontou a existência de “parte de uma pequena militância com pouca inserção de luta real na sociedade e com intenso engajamento nas redes sociais”, acusando-a de violar regras partidárias.
Advogado, Ivan Pinheiro tem 77 anos e compunha a direção nacional do PCB desde 1982. Permaneceu na Secretaria-Geral de 2005 a 2016 e foi candidato a presidente da República em 2010. É reconhecido como um dos quadros mais importantes do processo de reconstrução do partido, após o fim da União Soviética.
Além de historiador, Jones Manoel, 31, é escritor. Nos últimos anos, tornou-se o principal expoente do PCB. Mantém um canal com o seu nome no Youtube, com mais de 270 mil inscritos. Passou a ser mais conhecido do grande público em 2019, após conceder entrevista a Caetano Veloso, transmitida pela Mídia Ninja. No ano passado, foi candidato a governador de Pernambuco e recebeu 33.931 votos.
A médica Ana Karen Oliveira, 33, é natural de Uibaí, na região central da Bahia, e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Também atua como educadora popular e, em 2022, foi candidata a deputada federal pelo PCB-BA.
Postos de combustíveis de Ilhéus, Itabuna e Buerarema receberam fiscais da Operação Posto Legal, deflagrada por uma força-tarefa que reúne diversas instituições. O objetivo da iniciativa é aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano. Ao todo, dezesseis estabelecimentos foram fiscalizados.
A força-tarefa envolve a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-Ba), representada pelas polícias Técnica, Civil e Militar (por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária – Cipfaz), e ainda a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Nesta etapa da Posto Legal, o Procon identificou irregularidades como venda de produtos sem preço e/ou vencidos, placa com valores dos combustíveis ilegíveis, falta de placa de razão entre álcool e gasolina e ausência do Código de Defesa do Consumidor. Já a Sefaz-Ba flagrou um posto utilizando máquinas de cartão de crédito com CNPJ de outra empresa e outros com pendências no pagamento da taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento do Serviço Policial (Feaspol).

As infrações são passíveis de notificação, autuação, processo administrativo ou multa, a depender do caso.
CANAL DE DENÚNCIA
Consumidores que identificarem irregularidades em postos de combustíveis da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) aponta que, no primeiro trimestre de 2023, a remuneração média das mulheres negras era de R$ 1.948, o que equivale a 48% do que homens brancos ganham na média, 62% do que as mulheres brancas recebem e 80% do que os homens negros ganham.
Cálculos feitos pela pesquisadora Janaína Feijó mostram que 50% da distância entre a remuneração de mulheres negras e a de homens brancos está relacionada a características do trabalho referentes ao tipo de atividade e função que elas exercem. “Então, é importante perseverar em melhorias no campo da educação”, afirmou, em nota.
Essa desigualdade permanece apesar do aumento do contingente de mulheres negras na população em idade ativa e da ampliação da escolaridade. Segundo o levantamento, entre o primeiro trimestre de 2012 e o de 2023, a população em idade para trabalhar cresceu 13,4% no Brasil; entre mulheres negras, essa expansão foi de 24,5%, próximo do registrado para homens negros (22,3%), e muito acima do percentual entre homens brancos (2,8%) e mulheres brancas (1,9%).
De acordo com a pesquisadora, a participação das mulheres negras que chegaram ao ensino superior e concluíram o curso dobrou, de 6% em 2012 para 12% em 2023. Esse avanço, entretanto, não foi suficiente para melhorar outros indicadores deste grupo no mercado de trabalho. Apenas pouco mais da metade (51%) que têm idade para trabalhar (14 anos ou mais) estavam no mercado de trabalho – ou seja, empregada ou buscando uma atividade remunerada – no primeiro trimestre de 2023.
Entre essas mulheres, o desemprego continua sendo maior. No primeiro trimestre, era de 13,1%, contra 8,8% para o total do Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Entre todas as mulheres negras em idade para trabalhar, que somaram 50 milhões no primeiro trimestre de 2023, apenas 44% (22,1 milhões) estavam empregadas. Esse nível tem permanecido estável ao longo do tempo e é o menor quando comparado com os demais grupos: para as mulheres e homens não negros, esse percentual foi de 49,3% e 67,7%, respectivamente”, disse Janaína.
As mulheres negras empregadas estão majoritariamente em funções que apresentam remunerações mais baixas e que estão mais associadas à informalidade. Janaína ressalta que mais da metade (55%) são trabalhadoras dos serviços, vendedoras ou trabalhadoras de ocupações elementares. Segundo ela, os fatores que levam a esse quadro são múltiplos, a começar por barreiras dadas por preconceitos ou falta de oportunidades para capacitação.
A informalidade também se mostra o caminho para mães que não têm uma rede de apoio financeira ou de cuidados para suas crianças pequenas, de acordo com Janaína. Levantamento anterior da pesquisadora do Ibre/FGV aponta que, entre 2012 e 2022, o número de mães solo negras saltou de 5,4 milhões para 6,9 milhões, que representa quase 90% do crescimento total observado no período. Do total de mães solo brasileiras, 72,4% vivem em domicílios monoparentais, ou seja, compostos apenas por elas e seus filhos.
O levantamento foi realizado em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
O sol ainda estava nascendo quando Júlio Gomes seguiu para a Catedral São Sebastião, em Ilhéus. O local foi escolhido para o início da 34ª romaria de ciclistas sul-baianos até Bom Jesus da Lapa, no sertão do estado. A largada foi às 6h20min deste sábado (29). Essa é a primeira vez que o advogado e historiador faz o percurso no carro de apoio, devido a uma lesão.
O grupo reúne doze ciclistas de Itacaré, Porto Seguro e Eunápolis, além de Ilhéus e Itabuna. A primeira perna da viagem terminou em Itapetinga. Os 171 quilômetros foram percorridos em menos de oito horas, com direito à parada de almoço no Corredor da Carne do Sol, em Firmino Alves.
“Alguém na última hora não compareceu e deixou muita saudade. Alguém sentiu com mais intensidade a dureza do percurso. Sinal de que tudo está normal, porque não é fácil. Nunca é fácil”, resume Júlio Gomes ao PIMENTA.
Diferentemente dos anos anteriores, dessa vez, os ciclistas vão fazer uma incursão pela Chapada Diamantina. Por isso, ao invés dos 670 km pela BR-415, o percurso final terá 900 km, explica o historiador.

DUAS VEZES MARÇAL
O desafio de ontem foi nada menos que a Serra do Marçal, na chegada de Vitória da Conquista pela BR-415. A ladeira é íngreme e se estende por sete quilômetros de curvas sinuosas. Um dos ciclistas esbanjou preparo e subiu a montanha duas vezes. “Cada doido com sua mania!”, relata Júlio.
O grupo seria recompensado adiante, na descida de seis quilômetros sentido Anagé. “Entramos no sertão, e o sertão também entra em nós. Pelos olhos, na paisagem mais árida. Pelo nariz, no ar quente. E modifica o paladar, porque começamos a sentir na boca o gosto das terras secas e poeirentas dos caminhos do interior. Esse novo sentir vai parar em nossas almas, tomadas por esse novo mundo do semiárido”, descreve o carioca radicado em Ilhéus.
Os ciclo romeiros dormiram em Anagé. A previsão é de que cheguem a Bom Jesus da Lapa na próxima sexta-feira (4), às vésperas do ponto alto da Romaria. Atualizado às 16h22min.
Um grave acidente tirou a vida de Carlos Henrique dos Santos, de 48 anos. Ele caiu do décimo primeiro andar de um prédio localizado na Rua Major Dórea, no Castália, em Itabuna. No momento do acidente, o homem fazia manutenção em um aparelho de ar-condicionado e se desequilibrou.
Carlos Henrique era técnico de refrigeração e estaria trabalhando sem equipamentos de segurança, na tarde de sábado (29). O Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) foi acionado, mas já encontrou a vítima sem vida.
A Polícia Militar também foi ao local. O corpo do trabalhador foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Com informações do G1.
O final de semana em Ilhéus foi marcado por mais um crime violento. O jovem Sandro Souza foi morto a tiros, na madrugada de sábado (29), em frente ao bar Coco Dendê, na Rua Carneiro da Rocha, no Centro.
Segundo informações, o crime foi cometido por dois homens. A vítima foi surpreendida pelos assassinos ao chegar no local, por volta das 2h. Os suspeitos fugiram em seguida. O homicídio será investigado pela Polícia Civil.
Morador da zona norte, Sandro era trabalhador e muito querido pelos amigos. Na cena cultural ilheense, cativava pela habilidade como dançarino.
ILHÉUS É UMA DAS 20 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO PAÍS
De acordo com o Anuário de Segurança Pública, em 2022, Ilhéus foi a décima quarta cidade mais violenta do Brasil. O levantamento leva em consideração a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes (veja mais aqui). Os números alarmantes da violência na cidade foi tema de entrevista concedida pelo prefeito Mário Alexandre (PSD) ao PIMENTA (relembre).
O Vitória conseguiu arrancar um empate após levar dois gols em menos de 14 minutos de jogo, na casa do adversário, na noite deste domingo (30), em Campinas. Diante da Macaca, o Leão até rugiu forte na etapa final, porém o placar de 2 a 2 foi o suficiente para tirá-lo da liderança da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. O líder, agora, é o Novorizontino-SP.
O empate veio nos 30 minutos finais da partida. O atacante Léo Gamalho iniciou a reação rubro-negra aos 31 minutos do segundo tempo, em cobrança de pênalti. Iury Castilho fez o segundo e definiu o placar no Moisés Lucarelli, em Campinas. Léo Naldi e André fizeram os gols da Macaca, ambos no primeiro tempo.
O resultado de ontem deixou o Leão com 38 pontos, um a menos que o novo líder da Série B, Novorizontino. O terceiro colocado é outro Leão, o pernambucano Sport Recife, que também soma 38 pontos, mas o time baiano acumula mais vitórias (12 a 11). Fechando o G-4, o Vila Nova-GO, com 35 pontos.
JOGA NA QUARTA
O Vitória vinha de uma sequência de três triunfos, suficientes para levá-lo, novamente, à condição de líder da Série B e campeão do 1º turno da competição. Os quatro melhores colocados sobem para a elite do Brasileirão.
O novo confronto do Rubro-Negro pela Série B será contra o lanterninha ABC, na quarta-feira (2), às 21h30min, no Barradão, em Salvador. Mais cedo, às 19h, a Ponte Preta enfrentará o Criciúma, em Santa Catarina.
Cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa recebem nesta segunda-feira (31) o terceiro dos cinco lotes de restituição de 2023. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, a Receita Federal desembolsou R$ 7,5 bilhões a 5.632.036 contribuintes. Do valor total, informou o Fisco, R$ 5.585.384.236,58 referem-se a contribuintes com prioridade no reembolso.
A maior parte – 3.879.049 contribuintes – informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
O restante dos contribuintes tem prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Liberada no último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet.
Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
PAGAMENTO
O pagamento está sendo feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração – como no caso de conta desativada – os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Ilhéus abriu inscrições para o Processo de Seleção Simplificado para ingresso em cursos presenciais de formação inicial e continuada (FIC). Os interessados têm até a próxima quarta-feira (2 de agosto) para efetuar inscrição.
A seleção é para os cursos de Inglês Aplicado a Serviços Turísticos (180h), Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos (160h) e Agente de Desenvolvimento Socioambiental (160h).
São 90 vagas para os cursos FIC, das quais 63 vagas para público externo e 27 vagas para estudantes e servidores do IFBA. A inscrição deve ser feita pela internet, por meio de formulário (clique aqui para conferir).
O edital completo pode ser conferido aqui ou no site do IFBA. O interessado também pode tirar dúvidas relacionadas aos cursos pelo email copex.ilh@ifba.edu.br.
Um idoso de 78 anos foi preso em flagrante por estupro de vulnerável, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Civil, ele estava entrando em um motel com um adolescente escondido no carro.
A vítima, de 12 anos, estava escondida no banco traseiro do veículo. O flagrante aconteceu neste domingo (30).
O Conselho Tutelar foi acionado para atender a ocorrência. A 1ª Delegacia de Vitória da Conquista vai apurar o caso. Com informações do Correio24h.
Chegou o dia de conhecer um pouco sobre os atrativos de Sabará, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O turista que planeja viajar para os destinos históricos de Minas Gerais deve reservar um tempo para uma caminhada pelas ruas estreitas, um bate-papo com moradores, “passada” pelas igrejas e visita ao Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, Solar Padre Correria e Casa da Ópera (Teatro Municipal).
Pelo valor histórico e cultural, o Casa da Ópera deve constar no topo da lista do turista. Ele foi construído sob a influência inglesa no período do reinado de Elizabeth I e inaugurado em 2 de junho de 1819. É o segundo teatro mais antigo em funcionamento no Brasil. Entre os visitantes que estiveram no espaço de arte estão os imperadores Dom Pedro I (1831) e Dom Pedro II (1881).
A arquitetura interna do Casa da Ópera tem influência italiana. O espaço conta com palco, espaço com cadeiras no térreo e camarotes em três galerias, que eram ocupadas pelas famílias influentes da época. Os moradores asseguram que a acústica do espaço é digna de muitos elogios dos artistas que por lá se apresentam. A reportagem do PIMENTA foi numa sexta-feira, dia em que não havia programação.
A poucos metros dali, encontra-se o imóvel que pertenceu ao rico e influente padre José Correia da Silva. Construído no período colonial, o prédio possui sala-capela interna com talha da terceira fase do barroco mineiros, escadaria de jacarandá, painéis decorativos nos salões do piso inferior e pátio interno em estilo de fazenda.
A fachada da edificação, também conhecida como Casa Azul, apresenta cunhais e enquadramento dos vãos em madeira, cobertura de telhas curvas, em quatro águas. Como o espaço abriga as secretarias de Cultura e Turismo, a visita deve ser durante a semana. O imóvel fica situado à Rua Dom Pedro II, no centro de Sabará.
CONJUNTO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO
Sabará também é uma cidade com muitas capelas e igrejas construídas no período colonial. Uma delas é a Nossa Senhora do Carmo, que teve a pedra fundamental lançada em junho de 1763 e há importante contribuição do arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A lista de templos católicos históricos de destaque inclui ainda a São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma obra inacabada. Edificação fica bem no centro de Sabará e começou a ser construída por volta de 1767. A obra foi abandonada pelos escravos, assim que saiu a abolição, em 1888. A edificação foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Outras edificações tombadas são as igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição, Igreja de Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora do Carmo, além das capelas de Santana e Santo Antônio. A Nossa Senhora do Carmo reúne várias obras de Aleijadinho.
O Iphan também tombou o Centro Histórico de Sabará, e a Rua Direita (Rua Dom Pedro II), que é uma das mais importantes áreas do conjunto arquitetônico e urbanístico do município mineiro. O turista pode dar uma passada ainda pelo prédio da antiga Câmara e Cadeia, onde hoje funciona a Biblioteca Pública Municipal. O imóvel não mantém mais a estrutura original, mas guarda traços do Brasil Colonial.
A dica para quem pretende visitar Sabará é ficar hospedado em Belo Horizonte. Além de ônibus, o turista tem a opção do transporte por aplicativo, que oferta preço entre R$ 70 e R$ 120, a depender da empresa e horário escolhido para o deslocamento. E aqui vale um esclarecimento: não há imagens do interior das igrejas nessa reportagem porque, inexplicavelmente, no dia em que estivemos na cidade, os templos estavam fechados.





































