A lista com os provados do concurso de 2022 para Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Bahia foi publicada na edição de hoje (28) do Diário Oficial do Estado. A relação está divulgada por ordem de classificação dos candidatos. O concurso abriu vaga para 2 mil policiais e 500 bombeiros.
Além do Diário Oficial, a lista de classificados pode ser conferida no site da banca organizadora do concurso (www.concursosfcc.com.br) e no site do Portal RH Bahia.
“Pensamos a Segurança Pública através dos eixos Inteligência, Integração e Investimento. Os concursos realizados pelo Governo do Estado, que até o final de 2024, habilitarão cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros, demonstram o grande investimento na busca pela paz social”, destacou também o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Os selecionados da PM serão lotados em Salvador e Região Metropolitana, além de outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras). Já as vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e em nove cidades: Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa.
Na mesma Edição do Diário Oficial, o Governo do Estado também divulgou o resultado definitivo do procedimento de heteroidentificação. O DOE desta sexta (28) traz a lista definitiva dos candidatos que foram reconhecidos pela Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) para permanecerem concorrendo às vagas.
MAIS DE 93 MIL CANDIDATOS
O governador Jerônimo Rodrigues registrou a importância de mais um reforço no efetivo e parabenizou os aprovados por meio de suas redes sociais. “A Segurança Pública da Bahia avança com mais 2.500 novos soldados para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”.
O Edital de abertura do Concurso 05/2022 foi lançado em setembro de 2022. Mais de 93 mil candidatos fizeram inscrição no certame para concorrer às vagas. As provas objetiva e discursiva foram realizadas em 22 de janeiro deste ano. O resultado da primeira etapa (provas objetivas) foi divulgado em março. Já o resultado da segunda etapa (provas discursivas) foi publicado no dia 11 de maio. Agora, o Governo divulga o resultado final do certame.
O Ministério do Turismo (MTur) anunciou a liberação de R$ 781.410,00 para o município de Itacaré, no sul da Bahia, investir na urbanização da orla do Rio de Contas em Taboquinhas. A Pasta justifica que o recurso trará “melhoria na mobilidade urbana, facilitando o fluxo de pessoas e veículos, além de se tornar mais um atrativo turístico com uma estrutura adequada para visitantes e moradores”.
O município promove, ao longo do ano, vários eventos e festividades ligadas a datas comemorativas e tradicionais. A Orla da Beira Rio é o ponto onde Taboquinhas, distrito de Itacaré, mais se conecta com o Rio de Contas, um dos seus maiores atrativos, e, ao ser urbanizada, permitirá a utilização do local com conforto e segurança pelos milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

O município de Itacaré é conhecido pelas casas coloridas e construções da época colonial, com sua origem em 1732. Aos turistas, a cidade oferece praias e uma natureza exuberante e preservada, comidas típicas e, ainda, atividades como surfe, circuitos de arvorismo no meio da mata atlântica e rafting nas corredeiras de Taboquinhas. Durante o dia a cidade é aquecida pelo sol e ao anoitecer recebe a agitação dos bares da Passarela, Pituba e Orla.
Os dados sobre quilombolas no Brasil divulgados nessa quinta-feira (27) foram a primeira vez que um Censo Demográfico contabilizou a população quilombola. Mas, de acordo com o geógrafo Rafael Sanzio dos Anjos, os dados do Censo 2022 sobre os quilombolas devem ser encarados como um primeiro retrato oficial dessas populações, mas ainda não representa a realidade.
Os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que vivem no Brasil 1.327.802 quilombolas, o que corresponde a 0,65% dos residentes no país. Os dados também mostram que essa população está distribuída por 1.696 municípios. Um levantamento prévio feito pelo IBGE em 2019 listou 5.972 localidades quilombolas para visitação durante o Censo 2022. No entanto, segundo o geógrafo, existem mais de 6 mil comunidades no país.
“Essa é uma primeira cartografia do IBGE. Podemos ter uma segunda, uma terceira e é lógico que isso deverá estar futuramente mais completo. Até porque nós estamos trabalhando com território de exclusão. São territórios que foram excluídos por cinco séculos. Não é no primeiro levantamento oficial que vamos ter todas as comunidades e todos os territórios étnicos. Seria pedir demais. Então é um processo. Acredito que o IBGE também tenha essa clareza”, avaliou.
VISIBILIDADE
Pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em cartografia quilombola, Rafael destaca a importância do levantamento censitário para dar visibilidade a essas populações. “Nós temos sete Constituições Federais e apenas na última, de 1988, a palavra ‘quilombo’ vai aparecer. Ou seja, há 34 anos. Mas os quilombos estão presentes no Brasil desde o século 16. Por que tanto tempo, na nossa historiografia, tem esse registro de invisibilidade e de exclusão desse tipo de território de resistência?”, questiona.
O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os municípios do país. As informações levantadas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões sobre onde o orçamento será investido. O Censo 2022 deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado duas vezes: primeiro devido à pandemia de covid-19 e depois por questões orçamentárias. Embora o Brasil realize uma operação censitária a cada dez anos, somente nesta edição houve a inclusão de um quesito no questionário para identificar os quilombolas.
O geógrafo lembra, entretanto, que esforços para mapeamento dessas populações têm sido empreendidos há algum tempo na academia. Ele conta que uma dessas iniciativas está atrelada ao Projeto Geografia Afrobrasileira: Educação, Cartografia & Ordenamento do Território (Geoafro) que mobiliza pesquisadores da UnB, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de outras instituições, e conta com uma ampla rede de apoio que abrange inclusive órgãos vinculados ao governo, como a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Rafael desenvolve estudos no âmbito desse projeto.
“Em 2000, o IBGE convidou o Geoafro para ir à sua sede no Rio de Janeiro apresentar seu primeiro cadastro. Apresentamos a publicação que constava uma pequena parte dos territórios quilombolas do Brasil. Então precisamos dizer que a preocupação do IBGE vem desde o ano 2000. Mas não aconteceu no Censo de 2000 e nem no de 2010. Finalmente aconteceu no Censo de 2022. É importante colocar isso porque esse dado novo que o IBGE levantou e está divulgando é resultado de um processo histórico que envolve diversos colaboradores”, pontua.
O Geoafro publicou no ano de 2020 seu mais recente cadastro de territórios quilombolas do Brasil, o qual aponta para os mais de 6.000 territórios quilombolas. Segundo Rafael, o Censo 2022 recenseou parte significativa, mas muitos ainda ficaram de fora. “Eu penso que é algo que o IBGE irá resolver dentro do seu processo de planejamento. Eu até diria que esses resultados deveriam ter um nome como primeira configuração ou como o primeiro retrato”.
De acordo com o pesquisador, um caminho para aprimorar futuros levantamentos é observar a distribuição geográfica das comunidades mapeadas e cruzar estas informações com dados históricos. “Aonde houve atividades econômicas coloniais imperiais, como mineração de ouro e diamante, ciclos de boiada, produção agrícola de cacau, café, cana-de-açúcar, algodão, enfim, onde houve essas atividades, existem comunidades quilombolas”.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Lideranças de comunidades quilombolas e organizações representativas têm manifestado a expectativa de que a divulgação dos resultados abra caminho para maior reconhecimento, garantia de direitos e acesso a políticas públicas. Rafael avalia que os dados levantados pela academia são dados “oficiosos”, que tem validade e credibilidade. Segundo o geógrafo, o dado oficial do IBGE tem outro tipo de penetração, devido ao seu valor dentro da governança da nação.
“É preciso olhar para essa oficialidade que o Brasil está dando aos territórios quilombolas e ver de que forma serão implementadas de fato políticas que são esperadas há muito tempo. Então, eu diria que é um momento especial nesse sentido, para que tenhamos diretrizes mais assertivas de políticas públicas”, diz.
“A educação quilombola, por exemplo, é necessária nos quilombos porque ela guarda a tradição, a cultura, a historicidade, a língua, as referências religiosas. Esse tipo de educação para um território tradicional merece uma prioridade. E aí o Ministério da Educação tem que trabalhar com isso”, conclui.
Mesmo sob a chuva e o pesar inerente ao rito fúnebre, o adeus ao ex-prefeito Antônio Olímpio, nesta quinta-feira (27), teve momentos de leveza. Após os discursos de despedida, pouco antes do caixão ser colocado no jazigo da família, o primeiro à entrada do Cemitério da Vitória, o Hino de Ilhéus começou a tocar. O volume do som, emitido por um celular, era baixo, mas ensejou um coro tímido.
Foi só então que a ex-primeira-dama Maria Amélia Rhem da Silva se manifestou verbalmente no enterro. Amparada por um dos netos, Victor Hugo, e voltada para o caixão, ela cantou para o marido.
No trecho em que a letra do hino se refere a Ilhéus como “você” (Nossa gente vai cantar/Pra você esta canção…), a interpretação de Amélia substituiu a cidade pelo companheiro – ou os fundiu como destinatários do mesmo canto. Confira no vídeo do PIMENTA.
Ilhéus, no sul, e Jequié, no sudoeste do Estado, trazem 67 vagas de emprego e de estágio em áreas como Indústria, Gestão, Contabilidade e Engenharia nesta sexta-feira (28), de acordo com o SineBahia. O município de Jequié tem 50 vagas e Ilhéus traz outras 17 hoje.
Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nos dois municípios. O atendimento começa às 8h e os candidatos têm até as 15h30min para comparecer ao serviço estadual e se cadastrar em uma das vagas.
Os documentos exigidos vão de carteiras de Identidade e de Trabalho a CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificados de cursos de qualificação na área desejada, caso possua. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas.
A Justiça recebeu mais uma denúncia contra sete jogadores acusados de envolvimento num esquema de manipulação de resultados no futebol brasileiro, segundo investigação da Operação Penalidade Máxima. A denúncia foi recebida pela 2ª Vara Estadual de Repressão ao Crime Organizado e à Lavagem de Capitais do Estado de Goiás.
Os atletas denunciados são atacante Alef Manga, do Coritiba; Dadá Belmonte, do América; e Igor Cariús, do Sport. Além de Emiliano, ex-Coritiba; Pedrinho, ex-Athletico (PR); Sidcley, ex-Cuiabá, e Thonny Anderson, ex-Coritiba. Os quatro últimos estão sem clube no momento.
Além dos jogadores de futebol, foram denunciadas também outras sete pessoas. São elas: Bruno Lopez; Ícaro Fernando Calixto dos Santos; Luis Felipe Rodrigues de Castro; Romário Hugo dos Santos, o Romarinho; Victor Yamasaki; Thiago Chambó Andrade e Cleber Vinicius Rocha Antunes, empresário conhecido como Clebinho Fera.
PROVAS APRESENTADAS
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a denúncia se baseia em elementos de prova que indicam suspeitas de manipulação de resultados em 13 partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, todas descritas na denúncia. Como há fatos ainda não totalmente esclarecidos, permanecem sob apuração.
Segundo Ministério Público, a partir do mês de setembro do ano passado, o suposto grupo criminoso prometeu e concedeu vantagem indevida a diversos jogadores para convencê-los a manipular os resultados nas partidas, principalmente com o objetivo de assegurar que os atletas fossem punidos com cartões amarelos (em um dos casos, houve a combinação para o recebimento de um cartão vermelho).
De acordo com o Gaeco, por meio de conteúdo localizado em aparelhos celulares apreendidos, apurou-se que na 25ª rodada do Brasileirão 2022, realizada entre 3 e 5 de setembro, parte dos denunciados elaborou uma lista de jogadores cooptados para o esquema de corrupção.
Moradores de Ilhéus e Itabuna estão entre 90 premiados na Campanha Nota Premiada Bahia de julho. Cada município teve dois contemplados no sorteio divulgado, nesta quinta-feira (27), pela Secretaria Estadual da Fazenda. Cada participante receberá R$ 10 mil.
As cidades do interior com maior número de contemplados neste sorteio foram Feira de Santana e Vitória da Conquista, com três sorteados cada. Além de Itabuna e Ilhéus, os municípios de Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus tiveram dois ganhadores cada. Um morador de Cruz das Almas faturou o prêmio master de R$ 100 mil.
Outros 16 municípios tiveram um contemplado cada neste sorteio: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejões, Caetité, Camaçari, Conceição do Coité, Eunápolis, Guanambi, Ibirapuã, Ipiaú, Jacobina, Jequié, Maracás, Muniz Ferreira e Mutuípe. Acesse aqui a relação de premiados.
A Nota Premiada Bahia conta atualmente com mais de 725 mil participantes inscritos. Os sorteios da campanha já premiaram 3.956 pessoas, das quais 2.438 moram na capital, 1.517 no interior e uma fora do estado.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), informou há pouco que viu a morte na sua frente depois de um problema na tentativa de pouso no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, na noite desta quinta-feira (27), segundo relatou ao BNews. Ele relatou ter levado um enorme susto porque o piloto do jatinho (Embraer-Xingu) em que estava com outras autoridades precisou arremeter por causa do tempo fechado no sul da Bahia.
Além do vice-governador e da tripulação, estavam na aeronave a secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, os deputados estaduais Matheus Ferreira (filho de Geraldo Júnior) e Raimundinho da JR e assessores dos políticos. A aeronave retornou para Salvador. Todos estão bem.
Os ocupantes do avião de pequeno porte iriam desembarcar em Ilhéus para participar dos eventos de 113 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna, nesta sexta-feira (27). Um desses eventos é a reinauguração do Hospital São Lucas, no bairro Santo Antônio. Geraldo Júnior e os convidados devem retornar ao sul da Bahia nesta sexta. Atualizado às 22h31min para inclusão de informações. Veja a nota do político em Leia Mais.
O prefeito Léo da Capoeira (PSD) escolheu o vereador Ivan Júnior (PP) como novo líder do Governo na Câmara Municipal. A decisão foi comunicada no início da noite desta quinta-feira (27). Ivan substitui Edmílson Borges (POD), que passou a ocupar o cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa. “Estávamos atuando já como líder informalmente. Hoje, numa reunião com os colegas, o prefeito oficializou a nossa ida para a Liderança”, afirmou Ivan Júnior ao PIMENTA.
Entre as funções do líder do Governo estão esclarecimentos de dúvidas sobre projetos encaminhados pelo poder executivo, além de ser o elo de ligação entre os parlamentares e o prefeito. “Fiquei muito feliz pela indicação. Será um novo desafio em minha vida política. Vamos realizar um trabalho de interlocução entre os poderes e com a população itajuipense”, afirmou o parlamentar.
DINAMISMO
Léo da Capoeira apontou as qualidades que levaram à indicação de Ivan Júnior para a liderança do Governo. “Ivan Júnior é um parlamentar dinâmico , com reconhecidas qualidades no campo político e vai ser um parceiro importante na nossa relação institucional com os vereadores, além de aprimorar a interlocução da casa Legislativa com o povo”, disse o prefeito.
O Brasil registrou saldo de 157.198 empregos com carteira assinada no mês de junho deste ano. No período foram registradas 1.914.130 admissões e 1.756.932 desligamentos. Os dados são do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
No acumulado de 2023, o saldo foi de 1.023.540 empregos, resultado de 11.908.777 admissões e 10.885.237 desligamentos.
O maior crescimento do emprego em junho ocorreu no setor de serviços, com saldo de 76.420 postos formais. A agropecuária foi o segundo maior gerador de postos no mês, com 27.159 empregos gerados. A construção civil veio em seguida, gerando 20.953 postos, com destaque para obras de infraestrutura. O comércio registrou saldo de 20.554 postos e a indústria, de 12.117 postos.
JURO ALTO PREJUDICA ECONOMIA, SEGUNDO MINISTRO
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o desempenho do Caged faz parte das ações do Governo para a retomada da economia. “Estamos fazendo um esforço grande para a retomada do crescimento da economia, para gerar empregos de preferência de qualidade”.
Segundo Marinho, um item que está atrapalhando a geração de empregos no Brasil é a taxa de juros praticada no país. “Se não fosse essa inadequação esquizofrênica do comportamento dos juros no Brasil, nós poderíamos estar falando em 200 mil novos empregos em junho”, disparou.
Pelo que conheço de AO como irmão, valoroso maçom, servidor público, professor e amigo, acredito que ele não gostaria de deixar triste os amigos, até pelas piadas que contava. Prefiro o sentimento da saudade, que o da tristeza; da lembrança dos momentos agradáveis, do que os maçudos; da espontaneidade, do que os críticos. AO estará fisicamente longe de nós, mas perto do coração.

Ilhéus amanheceu tristonha nesta quinta-feira (27) com a notícia da partida de Antônio Olímpio Rehem da Silva, ou simplesmente AO. E ele deixa saudosos os ilheenses de todos os recantos e níveis sociais. Para AO, a figura humana não tinha a distinção que porventura é feita de acordo com os costumes, credos, situação financeira ou cor da pele. Era do tipo que conhecia todos como gente.
O anúncio de sua partida para o Oriente Eterno gerou uma grande comoção em Ilhéus. Após uma queda, há dias ele se encontrava internado para tratamento no Hospital São José, porém não resistiu. Aos 91 anos, deixa a viúva Maria Amélia e os filhos Marcus Flávio e Luciano, além de netos. Também deixa órfã uma grande legião de amigos que construiu durante sua vida.
AO é (ou era) um itabunense adorado pelos ilheenses. Foi prefeito por duas vezes e deputado estadual. Em sua primeira eleição, desafiou o status quo da política, se elegeu prefeito e foi responsável pela transformação da cidade e dos distritos. Soube buscar os recursos necessários e realizou obras de infraestrutura importantes, muitas das quais responsáveis por mudanças no cartão postal da cidade.
Antônio Olímpio prefeito se notabilizou por dar vez e voto a uma nova geração de políticos, deixando de lado o varejo e o compadrio para entregar aos ilheenses uma Ilhéus planejada. Pelo primeira vez, a Prefeitura subiu aos morros fora da campanha política, com investimentos estruturantes, os distritos ganharam acessibilidade e Ilhéus passou a executar uma política turística de apresentar sua história e personagens ao mundo.
Foi o prefeito que trabalhou junto à população, o que, para ele, não era nenhuma novidade, pois sempre circulou com desenvoltura em todas as camadas sociais. Com a simplicidade que visitava os gabinetes em Brasília e Salvador, passeava em todos os recantos de Ilhéus, constatando os reclames da população e fiscalizando a execução das obras da Prefeitura.
Sua intimidade com a população era tamanha, que logo cedo conversava com os pescadores do Pontal – bairro em que morava –, atendia as lideranças políticas, vereadores e o povão de Deus sem a menor cerimônia. Conhecia a todos e os tratava com respeito e intimidade, chamando-os pelos nomes, sobrenomes e apelidos, dedicando carinho e cobrando quando necessário.
Se era bem recebido nos salões da nobreza, AO também era fortemente abraçado pelos mais simples, aos quais tratava com brincadeiras e gozações. Não raro era visto batendo papo nas ruas ou na praça São João, no Pontal, comportamento que não é peculiar aos políticos. Se sentia confortável ao visitar os amigos da tarifa (entreposto de pescado), permanecendo para algumas partidas de dominó.
Pescador exímio e conceituado, ministrava aula de pesca aos pescadores, informando com segurança os melhores locais onde as diferentes espécies de peixes seriam mais facilmente encontradas. Mas a simples localização não bastava, e ele complementava com o tempo e o clima ideal em que eles estariam gordos, excelentes para o consumo e o tipo de captura mais adequado.
Advogado de conceito, servidor do Ministério do Trabalho, professor, secretário do Meio Ambiente, Presidente da Fundação Universidade do Mar e da Mata (Maramata), escritor, brindava os amigos com sua sabedoria e os “causos” contados com a verve que Deus lhe deu. Era do tipo que poderia perder o amigo, mas nunca a piada, como diz o ditado, só que não, conservava os dois.
Outra grande e excelente habilidade de AO era a gastronomia, notadamente em peixes e frutos do mar. Nesse mister, formou bons chefs nos cursos em que promovia na Maramata, entre os quais me incluo (sem o adjetivo acima citado). Poderia ser considerado um bon vivant, como todos os que valorizam os prazeres da vida, generoso, bem-humorado, de bem com a vida.
Tive a felicidade de conviver um bom tempo com Antônio Olímpio, momentos que jamais serão esquecidos. Nos nossos encontros, muitos deles profissionais, elaborei boas histórias, boa parte das quais contadas em reportagens administrativas, políticas e gastronômicas. E essa convivência se transformou em amizade, daquelas que ele sabia construir e conservar por toda a vida.
Pelo que conheço de AO como irmão, valoroso maçom, servidor público, professor e amigo, acredito que ele não gostaria de deixar triste os amigos, até pelas piadas que contava. Prefiro o sentimento da saudade, que o da tristeza; da lembrança dos momentos agradáveis, do que os maçudos; da espontaneidade, do que os críticos. AO estará fisicamente longe de nós, mas perto do coração.
Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.
Faleceu hoje (27), em Salvador, o professor Soane Nazaré de Andrade, aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Português. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Verdadeiro patrono da educação sul-baiana, Soane idealizou e dirigiu a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), há quase 50 anos. A instituição daria origem, em 1991, à Universidade Estadual de Santa Cruz. Além de dar nome ao Campus da Universidade, integra a restrita lista de professores eméritos da Uesc.
Também fundou a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), no Pontal, e era membro da Academia de Letras de Ilhéus. Na política partidária, foi candidato a prefeito de Ilhéus, em 2004, pelo antigo PFL.
Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.
Itabuna chega aos 113 anos com a marca do pioneirismo na destinação correta de resíduos sólidos e avança na coleta seletiva na cidade. As ações começaram a ser implementadas em 2021 e fez com que o município se adequasse ao Plano Nacional de Saneamento. Desde 2021 os resíduos são depositados no aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizada às margens da rodovia Itabuna-Ilhéus (BR-415), numa área licenciada pelo Inema e Ibama.
Por meio de parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a CVR Costa do Cacau, o município avança na coleta seletiva com implantação da Central de Triagem no bairro Lomanto, que faz parte do projeto Recicla Itabuna. Gerenciada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri), a unidade reúne 50 catadores e coleta cerca de 100 toneladas/mês de produtos recicláveis, gerando uma média mensal de 1.200,00 reais para cada trabalhador.
Para incentivar a coleta entre a população, foram instalados dez ecopontos no centro e nos bairros da cidade. “A empresa se orgulha de estar integrada à cidade e em contribuir para um sistema de coleta de resíduos que não agride o meio ambiente, evita a proliferação de doenças que podem afetar a população e apoia os programas de reciclagem, que beneficiam os catadores e garantem uma vida digna para suas famílias”, afirma o gerente comercial da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena.
O Hospital São Lucas será reaberto pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna nesta sexta-feira (28) em solenidade com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Augusto Castro. A cerimônia está prevista para começar às 11h e integra as comemorações pelos 113 anos do município sul-baiano.
Segundo o provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, amanhã será entregue a primeira etapa das obras de reforma e reabertura do hospital. A unidade será voltada apenas para atendimento pelo SUS. Na última terça (25), a unidade recebeu equipamentos e mobiliários de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e Prefeitura de Itabuna.
Entre os materiais que chegaram para o novo Hospital São Lucas estão camas de leito, colchões impermeáveis, suportes para soro, armários para guardar enxoval, ventiladores mecânicos, aspiradores de secreção, eletrocardiógrafos, cardioversores, monitores multiparamétricos, focos cirúrgicos em Led, kit de laringoscópio, aparelho de ultrassom, kit nebulização e carinhos para transporte de materiais e equipamentos.
Amanhã serão abertos 27 leitos clínicos regulados, sendo um de isolamento, além de ambulatório para várias especialidades e laboratório de análises clínicas e área de apoio, como nutrição e Central de Material e Esterilização (CME).
HOSPITAL TERÁ 121 LEITOS
A unidade hospitalar está sendo ampliada de 3,5 mil para 8,7 mil metros quadrados. Quando estiver em pleno funcionamento, o novo Hospital São Lucas disponibilizará 121 leitos, com 20 deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e Unidade de Hemodiálise, com 53 máquinas. A unidade hospitalar contará ainda com um centro cirúrgico com quatro salas, cinco salas de recuperação pós-anestésica, centro de imagenologia, centro médico multiprofissional com 16 consultórios, além de toda a estrutura de apoio.
A segunda etapa da obra começará ainda neste início de semestre, segundo o provedor Francisco Valdece. O projeto está sendo executado por etapas, conforme a captação e liberação de recursos nos governos estadual e federal. “Esse projeto representa uma grande conquista para população do município e o seu andamento depende do trabalho de todos. Estamos muito felizes em entregar um hospital 100% SUS”, afirma Francisco Valdece.
Ex-prefeito de Ilhéus, Antônio Olímpio faleceu no final da noite desta quarta-feira (26), no Hospital São José, aos 91 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Itabunense, AO, como é conhecido por antigos eleitores e pelo meio político, foi deputado estadual e governou Ilhéus por dois mandatos, o primeiro deles ainda na década de 70. O último mandato foi no período de 1993 a 1996.
Casado com Maria Amélia, deixa os filhos Marcos Flávio, ex-vereador e ex-presidente da OAB Ilhéus, e Luciano.
O corpo de Antônio Olímpio está sendo velado no salão da Loja Maçônica Vigilância e Resistência, na Avenida Itabuna. O enterro está previsto para as 15h30min, no Cemitério da Vitória.
























