MULHERES SÃO MAIORIA NOS CASAMENTOS HOMOAFETIVOS DO BRASIL

NAZAL RECUPERA HISTÓRIA DE ILHÉUS E SE DECLARA: “SOU FELIZ POR TER NASCIDO AQUI”

ITA PEDRO: ITABUNA TEM HOSPEDARIAS LOTADAS E ALTA PROCURA DE CASAS PARA ALUGUEL

EDSON ALMEIDA, UM COMENTARISTA DE ESTILO

DESEMPREGO NO BRASIL RECUA PARA 7,1% EM MAIO, APONTA IBGE

DE ENCARREGADO DE FROTA A MOTORISTA E GERENTE, VEJA 144 VAGAS EM ITABUNA E JEQUIÉ

VITÓRIA DERROTA O FLUMINENSE, QUE SEGUE NA LANTERNA DO BRASILEIRÃO

EM ILHÉUS, FAMÍLIA PROCURA ALUNO DA UESC DESAPARECIDO HÁ OITO DIAS

IVETE SANGALO É CONFIRMADA NO ITA PEDRO EM ITABUNA

EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (imagem acima), na Rua Eustáquio Bastos || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem está à procura de trabalho e reside em Ilhéus ou Jequié tem, ao menos, 74 vagas de emprego ou estágio nesta quinta-feira (27), de acordo com o SineBahia. O órgão estadual de intermediação de vagas anunciou 54 para Jequié e 20 para Ilhéus, com destaque para estágio em Engenharia de Produção na área da metalurgia e Assistência Social.

Todas as vagas podem ser conferidas na lista abaixo e o interessado tem até as 15h30min para comparecer ao SineBahia nos dois municípios hoje. Não pode esquecer de levar carteiras de Identidade e de Trabalho (impressa ou digital), CPF e comprovantes de escolaridade e de residência.

A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal, no Centro. Em Jequié o atendimento é prestado na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Para hoje e como ocorreu em quase metade dos últimos dias, a unidade de Itabuna não divulgou as vagas oficialmente abertas. Clique em Leia Mais, abaixo, e veja toda a lista de vagas disponíveis para esta quinta-feira.

Leia Mais

Estádio Waldomiro Borges será palco da grande decisão || Foto Marcelo Pires
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou os horários e a ordem dos jogos da grande decisão da Série B do Campeonato Baiano 2023, entre Jacobina e Jequié.  A primeira partida será no próximo domingo (30), no Estádio José Rocha, em Jacobina, a partir das 15h. O confronto de volta está previsto para o dia 6 de agosto, no Estádio Waldomiro Borges, na Cidade do Sol, no sudoeste do Estado, também às 15h.

A equipe que somar o maior número de pontos nos dois jogos será a campeã da Série B do Campeonato Baiano. O Jequié garantiu vaga na grande final ao levar a melhor contra o Grapiúna. Empatou em 0 a 0 no jogo de ida, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, e venceu o confronto de volta por 2 a 0.

Já o Jacobina perdeu para o Vitória da Conquista por 2a 1, na ida,  mas venceu a volta por 2  a 0. Independente de quem seja o campeão, Jacobina e Jequié estão garantidos na primeira Divisão do Campeonato Baiano de 2024. Os dois jogos da grande decisão serão transmitidos pela TVE-BA.

Projeto desenvolvido no Conjunto Penal de Itabuna concorre a prêmio nacional || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Um projeto implantado no Conjunto Penal de Itabuna pela Defensoria Pública Estadual (DPE)  está concorrendo ao prêmio Innovare – Inovação e Justiça. A iniciativa “Informática Livre” oferece cursos de informática e educação em direitos a custodiados na unidade prisional.

Um consultor do Innovare esteve em Itabuna para conhecer mais detalhes, rotinas e funcionamento do projeto, que foi aprovado para a segunda etapa. Os defensores Aline Müller e George Araújo, mais o técnico de informática da Defensoria Pública e professor da oficina, Vyctor Andrade explicaram ao consultor como funciona o projeto.

De acordo com DPE, o curso tem como diferencial associar conhecimentos técnicos a direitos individuais e sociais, comungando diferentes saberes. Além disso, leva o formato sala de aula para a unidade prisional, oferecendo um espaço equipado com computadores, retroprojetor, mesas e cadeiras.

O PROJETO É INOVADOR

A coordenadora da regional do DPE em Itabuna, Aline Müller, afirma que o “Informática Livre” é inovador. “Confere aprendizado sobre todo o pacote Office, formas seguras de acessar à Internet, a história do computador, além de criar um espaço contínuo de educação em direitos para quem está no cárcere. A oficina também propicia a ampliação do contato entre defensores públicos e pessoas privadas de liberdade para além de um viés processual”, afirmou.

Desde a implementação, em 2021, a ação já beneficiou 28 detentos. Coautor da iniciativa, o defensor público George Araújo acredita no potencial do projeto em modificar a vida dos reeducandos.

“O “Informática Livre” é um meio efetivo de capacitação profissional, ao mesmo tempo em que contribui para o retorno ao convívio social de pessoas mais conscientes dos seus direitos e deveres. Fico feliz pelo reconhecimento do Innovare, mas o que mais me encanta é utilizar a força da Defensoria para impactar positivamente na vida de pessoas tão estigmatizadas”, comentou o defensor.

Para o professor Vyctor Andrade, outro ponto importante do projeto é tornar os internos aptos ao trabalho com as novas tecnologias, considerando o contexto de crescente e intensa informatização. “A maioria dos alunos começa o curso sem saber quase nada de informática. Muitos nunca tiveram contato com um computador. Temos teoria inicialmente, mas a maior parte do projeto são aulas práticas”, explica o professor da oficina.

DURAÇÃO DO CURSO

O curso tem 36 horas de duração, sendo 28 horas de informática – ministradas por técnico da DPE, e oito horas de educação em direitos, ofertadas por defensores públicos da 4ª regional. Os concluintes recebem certificação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e podem solicitar abatimento no tempo de pena. Os participantes do “Informática Livre” são selecionados pela equipe de terapeutas, psicólogos e assistentes sociais do conjunto penal.

Criado em 2004, o O Prêmio Innovare identifica, divulga e difunde ações desenvolvidas voluntariamente que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A ideia da premiação é dar visibilidade a práticas inovadoras, que aproximem instituições jurídicas da população.

Marido de Hyara foi apreendido nesta quarta-feira (26)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O suspeito do assassinato de Hyara Flor, de 14 anos, foi localizado e apreendido, nesta quarta-feira (26), no Espírito Santo. O adolescente, também de 14 anos, era casado com a vítima e teria sido o autor do disparo de arma de fogo que tirou a vida da cigana, em Guaratinga, no extremo-sul da Bahia, na noite de 6 de julho. A apreensão foi confirmada pela Polícia Civil capixaba.

A principal linha de investigação indica que Hyara Flor Santos Alves pode ter sido alvo de vingança motivada por um relacionamento extraconjugal entre o tio e a sogra da adolescente. A advogada Janaína Panhossi, que representa a família da vítima, informou que fotos íntimas da relação extramatrimonial vazaram dias antes do assassinato.

A ordem de apreensão do adolescente partiu do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), a pedido da Polícia Civil baiana. Por ter menos de 18 anos, ele vai ficar internado de forma temporária, em unidade especializada, e poderá responder por ato infracional análogo ao crime de feminicídio. Até o momento, a Polícia não confirmou se o adolescente foi localizado sozinho ou acompanhado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues será um dos homenageados com a Comenda de Mérito Firmino Alves, nesta quinta-feira (27), às 19h30min, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna. A participação da cerimônia antecipa a chegada do petista na cidade, que vai comemorar 113 anos de emancipação política na próxima sexta-feira (28).

Criada por lei municipal, a honraria evoca a memória do fundador de Itabuna, Firmino Alves, e homenageia personalidades com serviços relevantes prestados ao município, em diferentes áreas. Anualmente, são escolhidos dez cidadãos após o parecer da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.

Dando Leone tem recurso negado pelo TJ-BA || Foto IPolitica
Tempo de leitura: < 1 minuto

A desembargadora Ivone Bessa Ramos, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), negou recurso do vereador Wanderson Leone, Dando (PDT), e manteve a decisão de primeira instância que afastou o parlamentar da Câmara de Itabuna. Alvo de Operação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), deflagrada no mês passado, o vereador é suspeito de cobrar de assessores parte dos salários recebidos por eles em seu gabinete, prática conhecida como “rachadinha”.

No pedido ao TJ-BA, a defesa de Dando Leone argumentou que o parlamentar já havia exonerado os servidores apontados pelo MP-BA como participantes do suposto esquema. Também alegou falta de indícios probatórios e que a manutenção do vereador afastado pode causar dano irreversível à sua imagem pública. As alegações não convenceram a magistrada.

Com a decisão, o primeiro suplente do PDT, Glebão Carvalho, continua no exercício interino da vereança.

INVESTIGAÇÕES

Conforme o Ministério Público, desde o início do mandato parlamentar, a partir de janeiro de 2021, o vereador, “valendo-se do cargo ocupado, nomeou servidores comissionados na Casa Legislativa Municipal e indicou servidor para ocupar cargo temporário na Prefeitura do Município de Itabuna, exigindo-lhes repasse de parte das remunerações recebidas”.  Até o momento, foi apurado que a prática era reiterada e com a participação de outros agentes, informa o MP-BA.

Segundo agência, desempenho econômico e fiscal do País justifica decisão || Foto Agência Br
Tempo de leitura: 4 minutos

A agência de classificação de risco Fitch elevou, nesta quarta-feira (26), a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável.

No anúncio, a agência justificou a nova classificação como reflexo de “um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado, em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais”.

A avaliação do Brasil tinha sido rebaixada para o patamar BB- em 2018. Mas, ao analisar o risco vigente, a Agência Fitch entende agora que “o Brasil alcançou progresso em importantes reformas para enfrentar os desafios econômicos e fiscais”.

Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (26), para comentar a mudança da nota do Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou que para obter o grau de investimento o país recebeu o apoio do Congresso Nacional, por meio dos presidentes das duas casas legislativas: Arthur Lira, na Câmara, e Rodrigo Pacheco, no Senado.

“A Fitch é a primeira das grandes agências que muda a nota. Eu sempre disse, e continuo acreditando, que a harmonia entre os poderes é a saída para que voltemos a obter o grau de investimento”.

Leia Mais

Instituto vai contratar mais recenseadores de forma temporária || Foto Agência Br
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para a seleção de Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento (ACMAP) nas capitais dos 26 estados do País e no Distrito Federal. São oferecidas 148 vagas, tendo como pré-requisito o ensino médio completo. Há cotas para pessoas pretas e pardas, além de pessoas com deficiência.

A remuneração oferecida é de R$ 3.100,00, além de auxílio-alimentação (R$ 658,00), auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. O contrato terá um ano de duração e poderá ser renovado por mais dois anos.  A jornada será de 40h semanais.

As inscrições vão até as 23h59min do dia 13 de agosto, no site do Instituto Nacional de Seleções e Concursos. A taxa é R$ 30,00.

SELEÇÃO

O processo seletivo terá prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 24 de setembro, das 13h às 17h, nas capitais dos estados. O resultado do processo seletivo está previsto para 25 de outubro. O conteúdo programático abrange Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia. Veja mais informações no edital.

Chamada pública para membros da agricultura familiar
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Gestão e Inovação de Itabuna deu início ao credenciamento de agricultores e empreendedores familiares rurais interessados fornecer produtos para a alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino. O cadastro deve ser feito até 7 de agosto, no Setor de Licitações da Prefeitura, que funciona no 2º andar do edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron, nº 1.067, de segunda a sexta, das 9h às 14h. Devido ao Feriado da Cidade, o serviço não funcionará nesta sexta (28).

De acordo com a Prefeitura, o cardápio oferecido aos estudantes é elaborado com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Resolução nº 06, de 8 de maio de 2020, do PNAE, trouxe a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura aos alunos duas vezes na semana e o consumo de verduras e hortaliças três vezes na semana.

“A ideia é oferecer uma refeição que ajude no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Essa exigência também é resultado de um cenário nacional em que temos ao mesmo tempo crianças com sobrepeso, obesidade, desnutrição e carências nutricionais”, disse Jamile Marinho Brasil, nutricionista da Secretaria de Educação.

Marão e Otto se reúnem em Brasília || Divulgaão/PSD
Tempo de leitura: 2 minutos

O senador Otto Alencar e o prefeito Mário Alexandre se reuniram nesta terça-feira (25), em Brasília. No vídeo divulgado após o encontro, o presidente do PSD baiano exaltou o desempenho do correligionário na Prefeitura de Ilhéus e enfatizou que, na cidade, o processo eleitoral de 2024 passa por Marão.

“Tenho certeza absoluta que a sua liderança, agora e no futuro, vai trazer aquele que possa substituí-lo com as condições que tenham compromisso, como você teve; trabalho, como você tem tido; e competição pra trazer obras importantes para Ilhéus e fazer mais, porque Ilhéus merece sempre o melhor para todo o seu povo. Conte comigo. Eu sei que tudo passa por você, passa pelos vereadores”, declarou Otto.

RACHA NO PSD

Nas entrelinhas, a declaração do senador pareceu um chega pra lá sutil no vereador Jerbson Moraes, também do PSD.

De 2017 a 2022, com entusiasmo – e cargos indicados na Prefeitura-, Jerbson foi um defensor ferrenho do Governo Marão. No final do primeiro mandato do prefeito, comandou a antiga e poderosa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, da qual se afastou, em 2020, para se reeleger com a maior votação da Câmara naquele ano. Presidiu a Casa no biênio passado (2021-2022) e articulou a eleição do sucessor, Abraão Oliveira (PDT).

O papel determinante de Jerbson na vitória de Abraão desagradou quem acreditava que a Presidência da Câmara deveria seguir outro rumo.  A disputa foi parar na Justiça, que manteve o presidente eleito no cargo. Jerbson viu no episódio uma tentativa de intervenção do Executivo no Legislativo.

Pré-candidato a prefeito, mas sem apoio de Marão, Jerbson rompeu com o Governo, mudou o discurso e fez acusações contra o secretário de Gestão, Bento Lima, homem forte da Prefeitura. A resposta veio no Diário Oficial do Município, com a demissão de indicados do vereador a cargos de confiança.

OMITIDO

No final do vídeo, Otto pergunta a Marão se pode saudar os vereadores de Ilhéus. Primeiro, lembrou do veterano Dr. Aldemir (PP), colega do senador na medicina ortopédica, a exemplo do prefeito. O segundo e último lembrado foi Luiz Carlos Escuta, atual secretário de Juventude e Esporte e primeiro suplente do PSD na Câmara. Assista.

Secretário Humberto Matos representa Itabuna no Pronasci II || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dos 20 municípios baianos considerados prioritários pelo governo federal para a fase 2 do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci-2), Itabuna participa do seminário de participação e adesão ao programa, em Brasília. Desde ontem (25), o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, delegado Humberto Matos, representa o prefeito Augusto Castro e o município no evento na capital federal. A adesão deverá ser formalizada hoje.

A programação de dois dias será encerrada hoje (26) com a participação de prefeitos, secretários, governadores e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O Pronasci II foi lançado em 29 de maio, em Salvador, e agora parte para a fase de adesão dos municípios considerados prioritários.

O evento conta em sua programação com palestras e oficinas com experiências nacionais e internacionais exitosas na área de segurança, oficinas com representantes municipais para discutir prioridades e estruturas necessárias à implementação do programa federal nas cidades.

O programa do Governo Federal de prevenção, controle e repressão da criminalidade conta com eixos prioritários, políticas de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres, combate ao racismo estrutural e à violência de gênero. A ação envolve, ainda, fomento a políticas de cidadania, com foco no trabalho e no ensino formal e profissionalizante para presos e egressos e apoio às vítimas da criminalidade. O Pronasci está focado nas 163 cidades do país que concentram até 50% das mortes violentas intencionais.

EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia no município de Ilhéus atende no SAC (imagem acima), na Rua Eustáquio Bastos || Imagem GMaps
Tempo de leitura: 7 minutos

Com oportunidades em áreas que vão de transporte, indústria a hipermercado, o SineBahia anunciou mais de 180 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz nas unidades de municípios do sul e sudoeste do Estado nesta quarta-feira (26). São 93 vagas em Itabuna, 16 em Itajuípe, 24 em Ilhéus e 51 em Jequié.

Os interessados têm até as 15h30min para atendimento no SineBahia. A unidade de Itabuna, que funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio, atende também para as vagas de Itajuípe. A unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro, e a de Jequié atende na Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Para o cadastramento, o SineBahia exige do candidato apresentação de carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Para conferir todas as vagas ofertadas hoje, clique em Leia Mais, abaixo.

Leia Mais

Local onde os PMs teriam mantido a vítima como refém || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça da Bahia condenou o policial militar Juracy Barroso de Jesus por envolvimento no sequestro e extorsão de uma mulher. O condenado irá cumprir nove anos, três meses e 21 dias em regime fechado e perderá o cargo público do policial militar. O TJ-BA acatou pedido do Ministério Público Estadual, que recorreu contra decisão da justiça de primeiro, que havia inocentado o PM.

A justiça já havia condenado os policiais Luís Rafael Silva de Souza, Deivison Santana Silva e Robson Cardoso da Silva. Eles já estão presos e irão cumprir mais de nove anos e 11 meses cada um. Os quatro PMs condenados foram alvos da “Operação Vindicta” do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

De acordo com o Ministério Público da Bahia, o crime foi cometido na madrugada do dia 22 de agosto de 2021, por volta das 3h, no Povoado da Lajinha, zona rural, Seabra, no interior da Bahia. A mulher estava em casa com o marido, quando quatro homens, encapuzados e armados, invadiram o imóvel e, ameaçando a vítima com facas e armas de fogo, exigiram o pagamento de R$ 100 mil.

Segundo o MP-BA que, quando a mulher informou ter R$ 45 mil em sua conta bancária, foi arrastada pelos denunciados e colocada no banco traseiro de um carro. A vítima foi conduzida a uma localidade erma, na rua Vitorino Borges, onde o carro foi usado como cativeiro.

De acordo com as investigações, o local onde a mulher foi mantida como refém fica ao lado da casa de Juracy Barroso. No local, sob ameaças, ela transferiu dinheiro para uma conta indicada pelos criminosos. Os denunciados ainda teriam entrado em contato com o marido da vítima na tentativa de obter mais dinheiro, o que não conseguiram. A mulher foi liberada às 11h nas margens da rodovia federal BR 242.

Baiano ganha R$ 32,7 milhões na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aposta feita em Salvador faturou, no sorteio realizado na noite desta terça-feira (25), R$ 22.746.383,38 no concurso 2614 da Mega-Sena. Além da Bahia,  moradores de Toboão, em São Paulo, e Contagem, em Minas Gerais, tiveram a mesma sorte. Cada um embolsará R$ 22.746.383,38. As dezenas sorteadas hoje foram: 03, 08, 13,14, 19 e 25.

Houve 251 acertadores na quina e cada sortudo embolsará R$ 18.624,27. Entre eles estão moradores de Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Seabra e Vitória da Conquista. Houve 12.145 apostadores com quatro acertos. Cada um receberá R$ 549,86.Entre contemplados estão moradores de Itabuna, Ilhéus, Ubaitaba e Una.

O próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira (27). O prêmio está estimado em R$ 33 milhões. O jogo simples custa R$ 5,00 e pode ser feito em qualquer casa lotérica do país até as 19h do dia do sorteio.

Além da Mega-Sena, os baianos também tiveram sorte na Lotofácil na noite desta terça-feira. Um bolão feito em Salvador, com 12 participantes, faturou R$ 1.245.909,72. Cada um receberá pouco mais de R$ 100 mil.

Mauro "Buriti" é o novo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna || Arquivo Pessoal
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi em um auditório lotado que o empresário Mauro Ribeiro assumiu a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, em solenidade com o prefeito Augusto Castro (PSD) e outros representantes da Prefeitura de Itabuna, hoje (25), no Sicoob. Ao PIMENTA, Mauro disse que ver o auditório cheio reforçou o sentido de responsabilidade no novo cargo. “A partir de agora, é conhecer a Secretaria, a estrutura, as pessoas e colocar os projetos para avançar”, disse Mauro, que substitui o servidor de carreira José Raimundo Araújo.

Augusto Castro dá posse ao novo titular da Sicer || Foto Pedro Augusto

Formado em Administração pela Uesc e especialista em gestão de negócios pela FGV, Mauro Luiz Silva Ribeiro tornou-se o presidente mais jovem da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), em 2021, aos 34 anos. Deixou o comando da entidade no início deste mês. “Sou praticamente um filho da Associação. Estive na presidência durante dois anos. Cresci muito e aprendi bastante. Sei das demandas do setor produtivo”, afirma o secretário.

Segundo ele, o diálogo constante com os segmentos econômicos será a base de seu trabalho na Pasta. “Chego com muita vontade de resolver, de contribuir, acredito muito na gestão, acredito muito no governo de Augusto e acredito, também, no que a gente pode construir juntos, a partir de agora. A expectativa muito positiva”, acrescenta.

DEMANDAS DO SEGMENTO COMERCIAL

Cerimônia lota auditório do Sicoob || Foto Pedro Augusto

Diretor das Lojas Buriti e da agência B Ponto, Mauro Ribeiro defendeu o retorno da zona azul ao Centro de Itabuna, bandeira que levantou durante toda a sua passagem pela ACI. Essa ainda é um das prioridades para os lojistas, afirma. Questionado se há prazo para a retomada do serviço, recordou que a judicialização do processo licitatório atrasou a contratação da concessionária. A Zona Azul deverá ser reimplantada em até 60 dias, estima.

Outra demanda do segmento lojista é a reorganização do Centro, afirma o secretário. “Hoje o comércio não está bom para o ambulante, para o lojista nem para o consumidor. A gente precisa pensar nesse reordenamento”.

De acordo com Mauro Ribeiro, a melhor solução será encontrada por meio do diálogo com as partes envolvidas. “É sentar com todo mundo à mesa, conversar e ver quais são os melhores caminhos”, conclui.