MORADORA DO INTERIOR FATURA R$ 100 MIL NA NOTA PREMIADA; ITABUNENSES GANHAM R$ 50 MIL

VAZOU? IVETE SANGALO APARECE EM SUPOSTO LINE-UP DO ITA PEDRO

PM APREENDE ARMA, MOTO ROUBADA E 20 QUILOS DE DROGAS EM ITABUNA

ITA PEDRO EXIGE MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE ITABUNA A PARTIR DE HOJE (27)

ACIDENTES CAEM 46% NAS RODOVIAS BAIANAS NO SÃO JOÃO, SEGUNDO PRE

EM JEQUIÉ, ITABUNA E ILHÉUS, 175 VAGAS ABERTAS EM COMÉRCIO, INDÚSTRIA, SERVIÇOS E ENGENHARIA

ITABUNA: INICIADA A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DE HEMODIÁLISE NO NOVO SÃO LUCAS

ITABUNA ABRE 700 VAGAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS

CLÁSSICO ENTRE GRAPIÚNA E COLO COLO PELA SÉRIE B DO BAIANO TERMINA EMPATADO

Caixa deve quitar partilha até 31 de agosto || Foto Marcelo Camargo/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, nesta terça-feira (25), a distribuição de R$ 12,848 bilhões entre os trabalhadores que têm contas vinculadas ao fundo.

O valor total é o resultado líquido positivo obtido pelo FGTS em 2022, ou seja, a diferença entre as receitas (rendas/rendimentos com operações de crédito, com títulos públicos federais e demais títulos e valores mobiliários, entre outras) e as despesas (remuneração das contas vinculadas, de TR + 3% ao ano, taxa de administração e outras).

Segundo o balanço apresentado hoje (25), durante a reunião do Conselho Curador, no ano passado, as receitas do Fundo somaram R$ 49,7 bi. Já as despesas foram de pouco mais de R$ 36,9 bi.

Os conselheiros aprovaram a distribuição de 99% dos R$ 12,848 bi, ou seja, de cerca de R$ 12,712 bi. De acordo com a Lei nº 13.466, de 2017, têm direito a parte desta quantia os trabalhadores que tinham saldo em contas vinculadas do fundo em 31 de dezembro de 2022. A partilha será proporcional ao saldo de cada conta vinculada e deverá ser operacionalizada pela Caixa até 31 de agosto deste ano.

A distribuição de resultado do FGTS tem o objetivo de elevar a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador. O valor referente à distribuição dos resultados passa a compor o saldo da conta vinculada e só pode ser sacado nas situações previstas em lei, como nos casos de rescisão sem justa causa, saque-aniversário, aposentadoria, aquisição da casa própria e outros. D’Agência Brasil.

Sílabas nas camisas dos motociclistas formam pergunta: "casa comigo?"
Tempo de leitura: 2 minutos

A Ponte Jorge Amado, em Ilhéus, foi o cenário escolhido por Márcio Minervino para pedir a mão da namorada, Maria Luiza Messias, em casamento. Ao invés de faixa ou cartaz, ele contou com a ajuda de amigos motociclistas para formar uma espécie de outdoor móvel, com a pergunta “casa comigo?”.

Márcio, Luiza e o momento do sim

Márcio e Luiza moram em Itabuna. Para levar a namorada a Ilhéus sem gerar desconfiança, ele inventou que iria vender a moto, mas queria fazer fotos de despedida. Sem desconfiar, Luiza embarcou na história.

O ponto de encontro foi o Centro Histórico de Ilhéus. Márcio combinou com os amigos para que os esperassem na região da Catedral São Sebastião e os seguissem pelo acesso à Ponte Jorge Amado. Os seis motociclistas ultrapassaram o casal e se puseram lado a lado, formando a pergunta com as sílabas (ca-sa-co-mi-go) e a interrogação estampadas nas camisas.

Márcio e Luiza com amigos diante da Baía do Pontal || Reprodução/Instagram

Luiza conta que demorou de entender o que estava escrito nas camisas. No primeiro momento, pensou que estava no meio de uma propaganda de crédito consignado, segundo disse ao G1. Convite aceito, o casal deixou a moto um pouco de lado e fez a foto clássica do pedido de casamento, com Márcio ajoelhado diante de companheira, dos amigos do motoclube e da Baía do Pontal.

A produção teve apoio fundamental de outros amigos de Márcio e Luiza, que, dentro de um carro, filmaram o movimento coordenado das motos. Assista ao vídeo publicado nas redes sociais.

Repórteres fazem "intensivão" no paraíso
Tempo de leitura: 2 minutos

Atrações turísticas de Itacaré figuraram no roteiro da visita de jornalistas ao município litorâneo do sul da Bahia. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura recebeu os profissionais a pedido dos organizadores do 30º Chocolat Festival, promovido pela MVU, em Ilhéus, no último final de semana. O passeio reuniu repórteres da Folha de S. Paulo, Viagens S/A, O Povo, Correio e Band, entre outros veículos.

A imersão durou um dia. Os visitantes percorreram fazendas de cacau em Taboquinhas, onde conheceram o processo de produção de chocolate, desde o cultivo da matéria-prima na cabruca até o produto final, hoje exportado para diversos países. Servidores da Secretaria de Turismo, Erasmo Carlos e Maria Bernadete, guiaram a trip da imprensa, que também visitou o Centro Histórico de Itacaré.

O itinerário incluiu visita ao único exemplar da arquitetura do século 18 em Itacaré, a Igreja Matriz de São Miguel, que leva o nome do padroeiro do município e foi inaugurada em 1720, quando a localidade ainda era chamada de São Miguel da Barra do Rio de Contas e fazia parte da Capitania Hereditária de Ilhéus. Outro prédio histórico visitado pelos jornalistas foi o Casarão Verde, de 1913.

Visitantes experimentam chocolates em fazenda de Taboquinhas

Mesmo em ritmo acelerado, a apresentação de Itacaré não poderia deixar de fora suas praias e a culinária regional. A equipe almoçou no Mirantes Marina, restaurante com vista privilegiada do litoral e premiado no quadro Panela de Bairro, da Rede Bahia, com o prato Maxixada Terra e Mar.

HOLOFOTES 

Promoção do destino Itacaré é incessante, diz secretário || Fotos Divulgação

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Marcos Japu, avalia que Itacaré, mesmo conhecida dentro e fora do Brasil, não pode abrir mão de ocupar espaços para se manter em evidência como destino turístico. “Nossas ações de promoção e fomento do nosso turismo não cessam. Ações como esta, do Press Trip, são importantes para que a cidade se consolide, cada vez mais, como um dos destinos mais procurados da Bahia”, acrescentou.

Além de receber jornalistas e influenciadores, a Prefeitura de Itacaré investe na presença em eventos nacionais e internacionais, afirma o secretário. “Trabalhamos incansavelmente, promovendo famtours, participando de roadshows e feiras internacionais, como a WTM Latin América e a ABAV Expo 2023, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro”, completou Japu.

Davidson Magalhães, titular da Setre-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

O CrediBahia ganhará unidade em Itabuna na próxima quinta-feira (27), na unidade do SAC no Shopping Jequitibá. O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, inaugura a agência e lançará o aplicativo Contrate 2.0, que faz intermediação entre prestadores de serviços diversos e clientes.

Segundo o secretário, a abertura da unidade do CrediBahia levará linhas de microcrédito ao município. Para homens empreendedores formais, o empréstimo inicial pode chegar a R$ 4 mil e o valor final até R$ 21 mil com taxas de juros de 2,0% ao mês. No caso do empreendedor informal os valores são de R$ 3 mil iniciais, podendo alcançar o teto de R$ 15 mil em operações de crédito posteriores.

A segunda linha de microcrédito é o CrediBahia Mulher, dirigida a empreendedoras formais e informais, com vantagens na taxa de juros e montante de crédito financiado. Para empreendedora formal, o crédito inicial pode atingir até R$ 5 mil e o teto de empréstimo alcança R$ 21 mil, enquanto que para a empreendedora informal o crédito inicial poderá ser de até R$ 3 mil e o final de R$ 15 mil. A taxa de juros em ambos os casos é de 1,8%, a menor do mercado.

O CrediBahia é um programa de microcrédito do estado, implementado por intermédio da Setre em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A (Desenbahia), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as Prefeituras Municipais.

CERTIFICAÇÕES

A programação no sul da Bahia começa nesta quarta (26), com a certificação de 296 pessoas em cinco projetos vinculados à Setre em Ilhéus e Itabuna. Juntas, as ações contam com investimento de R$ 806.880.00. A primeira agenda é em Ilhéus, no dia 26, onde ocorrerão certificações de três projetos em um evento conjunto, no Centro de Convenções da cidade – Qualifica Bahia, Qualifica Bahia para Pessoas Com Deficiência (PcD) e Trilha – este, integrante do programa Juventude Produtiva.

No dia seguinte, em Itabuna, ocorre nova solenidade de certificação do projeto Qualifica Bahia PcD, às 14h, na Câmara Municipal. Logo após, é a vez da certificação do Projeto Mulheres Grapiúnas–Alimentando o amanhã com Inclusão Socioprodutiva e Trabalho Decente. A solenidade será às 16h, no Centro Pastoral Nossa Senhora de Fátima, e contemplará 83 mulheres com certificação no curso de culinária.

COZINHA COMUNITÁRIA

O projeto tem investimento de R$ 500 mil oriundos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) e é destinado às chefas de famílias monoparentais; pessoas em situação de violência e/ou vulnerabilidade social e mulheres jovens. Ao final de todas as etapas do projeto será entregue uma cozinha comunitária com a finalidade de fomentar um empreendimento econômico solidário.

Everaldo Anunciação assume tarefa na Executiva Nacional do PT || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Dirigente nacional do PT, Everaldo Anunciação recebeu do partido a tarefa de acompanhar as definições para os pleitos municipais de 2024 na Bahia e em Sergipe. Além de Salvador, a cúpula petista olha com atenção para os polos regionais do interior baiano, a exemplo de Itabuna e Ilhéus. Questionado se o PT terá candidatos a prefeito nas duas cidades, o ex-presidente do PT da Bahia defendeu a costura de consensos.

As eleições de 2024 terão as primeiras disputas municipais com as federações partidárias, como a formada por PT, PCdoB e PV. “Vamos ter que conviver com essa nova realidade. As decisões não são somente do PT. Serão tomadas conjuntamente”, disse Everaldo ao PIMENTA.

“No caso específico de Itabuna”, continuou Everaldo, “temos a experiência do ex-prefeito Geraldo Simões, que colocou o nome à disposição, tem história de gestão na cidade e mudou os indicadores sociais. Fez uma gestão diferenciada. É legítimo que Geraldo coloque o nome dele”.

O dirigente ponderou que o prefeito Augusto Castro (PSD) é da base do governador Jerônimo Rodrigues e, segundo Everaldo, tem legitimidade para tentar um novo mandato. “É Natural”. O PT não ganhou sozinho as cinco eleições consecutivas ao Governo do Estado, acrescenta o ex-presidente estadual do partido. “Vou trabalhar para que a gente busque construir consenso progressivo”.

REITOR ENTRA EM CENA

Jerônimo e Alessandro: nome do reitor foi levado ao PT, diz Everaldo

Quando passou a avaliar o cenário de Ilhéus, Everaldo Anunciação disse que o debate eleitoral na cidade tem um facilitador. “O prefeito Marão [PSD] é da base, mas já foi reeleito. Abre-se espaço para uma nova discussão”.

Ainda sobre a possibilidade de uma candidatura majoritária do PT ilheense, Everaldo citou os nomes do vereador Augustão, do ex-vereador Makrisi Angeli e da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, que não é filiada ao partido, mas recebeu convite público da direção local para se filiar e se candidatar a prefeita em 2024 pela legenda.

Um quarto nome completou a lista de Everaldo, o professor Alessandro Fernandes de Santana, reitor da Uesc. “Algumas pessoas apresentaram o nome dele ao partido. E nós dissemos: que bom, agora temos a ex-reitora [da Uesc] e o atual reitor, além de um vereador atuante, Augustão, e o ex-vereador Makrisi, pessoas extremamente qualificadas”, declara o dirigente.

O dirigente petista pregou atuação coesa no sul da Bahia. “A gente não pode perder como referencial que a gente tem que ceder, em alguns espaços, para construir unidade. Se a gente construir unidade, não tenho dúvida de que a base de Jerônimo e Lula ganha as eleições de novo em Itabuna e Ilhéus”, avaliou Everaldo Anunciação.

O nome de Alessandro já circulava nos bastidores da política ilheense. Questionado pelo PIMENTA sobre o assunto há cerca de um mês, o reitor preferiu não se manifestar.

Hyara Flor dos Santos Alves foi assassinada em Guaratinga, no ano passado.
Tempo de leitura: 2 minutos

Dias antes de Hyara Flor ser morta com um tiro na cidade de Guaratinga, no extremo-sul da Bahia, fotos íntimas da sogra e do tio dela teriam sido vazadas em um aplicativo de mensagens. A informação foi confirmada pela advogada da família da adolescente cigana, Janaína Panhossi, nesta segunda-feira (24). Apesar disso, ela não tem detalhes de como ocorreu o vazamento das imagens.

As fotos íntimas seriam uma comprovação de que a sogra e o tio de Hyara mantinham um relacionamento extraconjugal. A família da adolescente morta acredita que o assassinato foi uma forma de vingar essa traição, que já era conhecida pela comunidade cigana.

A advogada Janaína Panhossi afirmou que, apesar das fotos existirem, não é possível afirmar que o vazamento das imagens foi a motivação do crime.

Delegado do caso, Robson Andrade não deu detalhes sobre a nova informação, segundo G1-BA. Segundo ele, os depoimentos do caso seguem em sigilo.

Após Hyara ser baleada, o marido dela e os sogros fugiram da cidade. A polícia afirma que o principal suspeito de cometer o crime é o marido da vítima, um adolescente que também tem 14 anos e que não teve o nome divulgado.

Ainda segundo o delegado, o suspeito e os familiares dele não foram encontrados até esta segunda-feira.

ASFIXIA NO PRÓPRIO SANGUE

Hyara Flor, de 14 anos, foi morta após ser baleada no queixo, dentro da casa em que ela vivia com o marido. O crime aconteceu no dia 6 de julho e a adolescente foi socorrida para Hospital Municipal de Guaratinga, mas não resistiu.

Dentro da casa, foi encontrado uma pistola calibre 380, com dois carregadores e munições. Os objetos foram apreendidos e encaminhados à perícia.

A necropsia do corpo provou que o tiro fez com que a garota asfixiasse no próprio sangue, até a morte.

O crime aconteceu apenas 45 dias após o casamento dela com outro adolescente de 14 anos, que também faz parte da comunidade cigana. Ele está foragido. As informações são do portal G1.

Indústria tem várias vagas de emprego hoje || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 6 minutos

Com vaga em serviços como transporte, logística, indústria e comércio, o SineBahia traz hoje (25) oportunidades em cinco municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do Estado. O maior número de vagas está em Itabuna, com 101, seguido por Jequié (49), Itapetinga (21), Mucuri (18) e Itajuípe (17).

Para as vagas em Itajuípe, o candidato deve se dirigir ao SineBahia em Itabuna, no Shopping Jequitibá (na Beira-Rio) para fazer o cadastramento até as 15h30min. Importante levar carteiras de Identidade e Trabalho, CPF e comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos de qualificação, caso possua, na área pretendida.

Além da unidade de Itabuna no segundo piso do Shopping Jequitibá, os candidatos devem observar o endereço do SineBahia onde deve buscar a vaga. Em Jequié, fica na Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru, em Mucuri, na região central da cidade. A unidade de Itapetinga fica na Avenida Kennedy. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Dólar registra queda nesta segunda-feira (24) || Foto Envato Elements
Tempo de leitura: 2 minutos

Influenciado pelo mercado externo, o dólar aproximou-se de R$ 4,70 e fechou no menor valor em 15 meses. A bolsa de valores teve a terceira alta consecutiva e superou os 121 mil pontos.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (24) vendido a R$ 4,733, com queda de R$ 0,047 (-0,99%). A cotação chegou a operar em alta no início do dia, mas passou a despencar após a abertura dos mercados norte-americanos. Na mínima do dia, por volta das 12h30min, chegou a R$ 4,72.

Com o desempenho desta segunda-feira, a moeda norte-americana está no menor nível desde 20 de abril do ano passado, quando tinha fechado em R$ 4,61. A divisa acumula queda de 1,19% em julho e de 10,36% em 2023. O euro comercial fechou a R$ 5,23 e atingiu o menor valor desde o último dia 30.

EUFORIA NA BOLSA DE VALORES

No mercado de ações, o dia também foi marcado pela euforia. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 121.342 pontos, com alta de 0,94%. O indicador chegou a abrir próximo da estabilidade, mas disparou influenciado por ações de mineradoras e de petroleiras, os papéis mais negociados. A bolsa brasileira está no maior nível desde 1º de abril do ano passado.

O mercado financeiro global vive dias de expectativa, com a reunião do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) nesta terça (25) e quarta-feira (26). O órgão poderá executar o último aumento dos juros básicos da maior economia do planeta, encerrando um ciclo de alta que começou em abril do ano passado.

Países exportadores de commodities (bens primários com cotação internacional), como o Brasil, foram beneficiados pela valorização de preços de grãos no mercado externo, após o fim do acordo de exportação de cereais da Ucrânia. Apesar da restrição na oferta global de trigo, o bloqueio resulta em aumento no preço de bens primários. Da Agência Brasil.

Léo Gamalho marca gol do triunfo para o Vitória || Foto Victor Ferreira/EC Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com um gol do atacante Léo Gamalho, aos 42 minutos do segundo tempo, o Vitória garantiu mais três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta segunda-feira (24), no Estádio Barradão, em Salvador. O Rubro-Negro baiano bateu a Chapecoense por 1 a 0 na última rodada do primeiro turno e chegou aos 37 pontos.

O Vitória fechou o turno da Série B do Brasileirão com um ponto à frente do vice-líder, o Novo Horizontino, que chegou aos 36. O Rubro-Negro encerrou o primeiro turno com 12 vitórias, um empate e seis derrotas, o que representa um aproveitamento de 64%.

Na abertura do returno, no próximo domingo (30), o Vitória viaja até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli. A partida está marcada para começar às 18h. A Macaca terminou o primeiro turno da Série B na 13ª colocação, com 22 pontos.

SUPERAÇÃO

A liderança do primeiro turno e o gol da vitória tiveram sabor mais que especial para o atacante Léo Gamalho. Ele ficou afastado por várias rodadas para se tratar de um câncer de pele. “Achei que podia ser o fim”, disse o jogador após a partida ao canal pay-per-view Premiere.

Ainda emocionado, ele relembrou o começo difícil em 2023. “Desde o início do ano, em que eu acabei machucando o braço, quase perdi os movimentos do braço. Depois acabei tendo vários problemas, fui tirar um sinal e descobri que tenho um melanoma (câncer de pele)”, narrou o profissional destacando o fato de a doença ter sido diagnosticada no início, o que colaborou para o sucesso do tratamento.

Panorâmicas das cidades de Ilhéus e Itabuna em fotos de José Nazal e PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

 

O pensar territorial oportunizará para todas as cidades o direito ao crescimento e desenvolvimento. Do contrário, haverá permanente migração de populações das cidades menores para as maiores na busca por melhores condições de vida

 

Rosivaldo Pinheiro

É cada vez mais imperioso que pensemos as nossas cidades contemplando as necessidades mais importantes à luz do seu potencial. Pensá-la dissociada do território é, na verdade, não entender esse lugar de fala dentro do processo de organização de cada município e, evidentemente, da região e das interdependências que eles têm naquele território.

É necessário que entendamos a necessidade de organização política e planejamento de uma região. Ou seja, entender a territorialidade para que, a partir dela, cada cidade possa intensificar os seus diferenciais, agregando novas perspectivas para a sua economia.

O pensar territorial oportunizará para todas as cidades o direito ao crescimento e desenvolvimento. Do contrário, haverá permanente migração de populações das cidades menores para as maiores na busca por melhores condições de vida, gerando, em consequência, problemas como encolhimento e inchaço das cidades, respectivamente. Esse movimento dificulta a implantação de políticas públicas.

É importante que cidades como Itabuna e Ilhéus estejam irmanadas, funcionando como fios condutores e que, a partir desta simbiose, a região se fortaleça, possibilitando que todos ganhem. Esse pensamento nos permitirá avanço ao ponto de conseguirmos melhorar as nossas representações políticas, elegendo parlamentares estaduais e federais que tenham uma visão de unicidade de pensamento global. A eleição desses líderes dará maior força para trabalharmos pautas importantes para o Litoral Sul, superando os projetos individuais de poder. Nessa sistematização política, o que valerá é o voto de defesa da região, caminho único para continuarmos avançando e superarmos nossos atrasos históricos.

Rosivaldo Pinheiro é comunicador, economista, especialista em Planejamento de Cidades e secretário de Governo de Itabuna.

Pacientes aprovam atendimento dos profissionais do HRCC || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dona Edimara Santos está entre os milhares de pacientes que aprovam o atendimento no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus. Satisfeita com o acolhimento, a mulher fez questão de registrar, no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a maneira humanizada como foi atendida na Emergência da unidade hospitalar.

A paciente agradeceu ao médico José Joaquim que, segundo ela, prestou um atendimento acima de suas expectativas. “Agradeço por sua gentileza e eficiência. Estou muito grata por sua excelente consulta. Agradeço também a Aparecida dos Santos, maravilhosa. Estive pela primeira vez no hospital e ela me direcionou com todo amor e carinho. Obrigada! Estou satisfeita e feliz”.

Quem também fez questão de deixar o agradecimento foi dona Tina Santos, esposa de um paciente assistido na Ala B do piso térreo do hospital. Ela contou que, ao longo de quatro meses em que esteve na unidade, seu coração ficou repleto de gratidão por causa do profissionalismo da equipe assistencial. Isso desde o dia em que o marido deu entrada no HRCC.

“Além da competência e um lado humano muito tocante, jamais esquecerei a forma que fui recebida aqui, com humildade, carinho, atenção, respeito e companheirismo. Apreciei também a forma exemplar dos profissionais no atendimento aos demais pacientes”, elogiou.

Para demonstrar sua gratidão, além dos médicos, a acompanhante incluiu em seu relato agradecimentos aos profissionais da recepção, portaria, higienização e outros setores. “A agradeço a todos os profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau. Sou muito grata a todos vocês”, ressaltou.

Willian foi assassinado a tiros e teve um dos olhos arrancado || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (24), o corpo de um jovem foi encontrado às margens da estrada do Acuípe de Baixo I, na zona rural de Ilhéus. Willian Ribeiro da Silva, 22 anos, era morador do povoado e frequentava um terreiro de candomblé, onde era iaô, nome dado ao filho de santo com menos de 7 anos de iniciação religiosa. Ele foi visto com vida pela última vez na noite de ontem (23), quando caminhava para casa.

Além de marcas de tiro, o corpo apresentou outros sinais de violência. Ao PIMENTA, a Polícia Civil confirmou que Willian também foi ferido com golpes de faca. O site teve acesso a fotos que mostram o rosto do jovem completamente desfigurado. O olho esquerdo da vítima foi arrancado. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Questionada sobre eventual indício de intolerância religiosa no crime, a Polícia se limitou a informar que a autoria e a motivação são investigadas. “Oitivas estão sendo realizadas com testemunhas do fato”, conclui o texto da corporação.

Segundo relatos de pessoas da comunidade de Axé, a brutalidade do crime gerou consternação no Acuípe, onde Willian era reconhecido como um jovem trabalhador e dedicado à espiritualidade.

Galhos de árvores bloqueiam as duas pistas da BR-415
Tempo de leitura: < 1 minuto

A queda de uma árvore bloqueou a BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, no início desta tarde de segunda-feira (24). O acidente interditou as duas pistas, na altura entre o Hospital Regional Costa do Cacau e o Banco da Vitória.

Árvore caída próximo ao Banco da Vitória

Filas de veículos se formaram nos dois sentidos da rodovia. No lado de Ilhéus, a fila chegou até a rodoviária. Ao PIMENTA, o Comando Regional de Bombeiros Militares informou que uma equipe foi enviada ao local para remover os galhos da pista, trabalho já concluído.

Trânsito parado entre o Hospital Costa do Cacau e o Banco da Vitória

O Corpo de Bombeiros ressaltou ser a liberação do tráfego na rodovia é uma atribuição da Polícia Rodoviária Federal, que também enviou guarnição ao local do acidente. O trânsito foi liberado, mas flui com lentidão. Atualizado às 18h.

Léo Santana dá bronca em fã que simulou sexo oral com microfone no palco || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cantor baiano Léo Santana enfrentou uma situação constrangedora durante show no domingo (23), na cidade de Barcarena, que fica no estado do Pará. O artista precisou parar a apresentação rapidamente para advertir uma mulher, que simulou gestos de sexo oral durante o show.

A fã, que não foi identificada, estava no palco para participar do “Desafio do Posturado e Calmo”, momento em que o soteropolitano chama pessoas no meio do público para cantar a atual música de trabalho.

A brincadeira se tornou um dos momentos mais aguardados da apresentação, já que muitos registros costumam viralizar nas redes sociais. Dessa vez, no entanto, o que tem se espalhado na internet é o gesto feito pela mulher. Com o microfone nas mãos, em vez de cantar, ela simulou sexo oral com o órgão reprodutor masculino, o que incomodou Léo. Imediatamente, ele desabafou:

“Parou, parou! Aí já é falta de respeito. Sou casado, respeite a minha esposa”, disse o soteropolitano, que foi aplaudido pelos espectadores logo em seguida.

“Parou, parou! Aí já é falta de respeito. Sou casado, respeite a minha esposa”, disse o soteropolitano, que foi aplaudido pelos espectadores logo em seguida. Do G1-BA.

Marão e sua mãe, a ex-deputada Ângela Sousa, no Chocolat Festival || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 4 minutos

O prefeito Mário Alexandre (PSD) comentou, em entrevista exclusiva ao PIMENTA, o Anuário de Segurança Pública. Segundo o levantamento, em 2022, Ilhéus teve a 14ª maior proporção de mortes violentas do País. Marão também falou da demanda de prefeitos do sul da Bahia pela retomada do projeto do aeroporto internacional, assim como pela conclusão da reforma do Aeroporto Jorge Amado, que se arrasta há anos.

Outro assunto abordado é a queda do ritmo do segundo trecho da duplicação da BA-001, na zona sul da cidade, que será complementado pela requalificação da orla. Parte delicada do projeto é a padronização das cabanas de praia. Marão fala, ainda, sobre a importância econômica do Chocolat Festival, que movimentou Ilhéus nos últimos dias. Leia.

PIMENTA – Como o Governo Municipal recebeu os dados do Anuário de Segurança Pública?

MARÃO Nós fortalecemos e capacitamos a Guarda Municipal. A grande maioria [das mortes violentas] tem relação com o tráfico de drogas. A Polícia Militar, junto com a Polícia Civil, tem procurado fazer movimentos estratégicos para combater esse crime organizado.

_____

Vamos nos reunir com o ministro Flávio Dino para angariar recursos.

_____

 

O assunto é discutido com o Estado?

Estamos em constante diálogo. Conversamos com o governador sobre a ampliação dos serviços. A nova delegacia, na Avenida Esperança, vai ser entregue neste mês. Tem o concurso público da PM e buscamos a conscientização da comunidade. Ilhéus, hoje, é muito mais iluminada do que a cidade que peguei há 7 anos. Você andava na Soares Lopes, por exemplo, e não tinha luz. Hoje, você tem lâmpadas de led em quase toda a cidade. São coisas importantes para evitar a violência, um problema de todo o País. Nesta terça-feira [25], estou indo ao Ministério da Justiça, em Brasília, nessa parceria [das três esferas de governo] do Pronasci 2. Vamos nos reunir com o ministro Flávio Dino para angariar recursos para fortalecer a segurança e promover a paz na nossa cidade.

_____

A gente não pode deixar o nosso aeroporto de lado.

_____

 

A Prefeitura de Ilhéus se articula com o Estado e o Governo Federal para a retomada do projeto do aeroporto internacional?

No segundo governo Lula, na época de Wagner [governador], o projeto do aeroporto era na Ilhéus-Serra Grande, inclusive com áreas desapropriadas. Estamos retomando. Lula disse que precisamos fazer o projeto. Conversamos com a Seinfra, na Amurc, no Consórcio [do Litoral Sul]. É uma união. Não é só o prefeito de Ilhéus. O prefeito de Ilhéus ajuda, colabora, mas tem que ter uma força conjunta dos prefeitos da região, porque o aeroporto fortalece a região, a cidade de Ilhéus, o turismo, a economia, os polos industriais, o Porto Sul.

E a reforma do Aeroporto Jorge Amado?

A gente não pode deixar o nosso aeroporto de lado. Se você olhar, a pista do Santos Dumont é menor do que a nossa. Então, enquanto não sai o aeroporto internacional, estamos cobrando o fim da reforma [do saguão do Jorge Amado].

O ritmo da duplicação na zona sul caiu. O que houve?

Estamos indo pra SPU [Secretaria do Patrimônio da União] para concluir a questão das cabanas de praia, das barracas, pra gente poder negociar, vendo como é que a gente vai padronizar. As pessoas, às vezes, querem denegrir a imagem [da gestão]. A gente não vai derrubar as barracas. Vamos padronizar as barracas. A imprensa, às vezes maldosa, fala em “derrubada de barraca”. Não tem derrubada de barraca.

_____

A gente trabalha para que a SPU entenda que ali é um projeto orla e que a gente vai respeitar a padronização, o meio ambiente, a linha de marinha.

_____

Não vai ter demolição?

Isso é assegurado por liminar. Tem uma liminar que, até então, não foi derrubada. Mas, se for derrubada a liminar, aí existe demolição. O que o município tem feito? A gente trabalha para que a SPU entenda que ali é um projeto orla e que a gente vai respeitar a padronização, o meio ambiente, a linha de marinha. Tudo isso é discutido com a SPU. Já demos o primeiro projeto. Estamos indo lá pra ver se precisa de ajuste. Então, eles reduziram [o ritmo da duplicação] um pouco, pra gente poder concluir. Ali vai ser a orla mais bonita do Brasil. Estamos indo no Desenbahia por um empréstimo com juros baixíssimos e uma carência de quatro anos [para que os cabaneiros padronizem seus estabelecimentos].

Marão é tietado por estudantes no Chocolat Festival || Foto PIMENTA

Qual é a importância do Chocolat Festival para a economia da cidade?

É o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, parceria muito forte do Governo da Bahia e da Prefeitura de Ilhéus com os empresários, a economia solidária, a agricultura familiar, o Sebrae, as organizações não governamentais. É um conjunto de forças produzindo e inovando o cacau. Estive com Walter Pinheiro, do Cimatec, estamos pensando em construir uma refinaria do cacau. Um espaço para aproveitar não só a amêndoa, mas também a casca, o que sobra do cacau, o miolo. Agora, você sabe que não é mais cachaça, é cauchaça [risos]. Ou seja, isso vende, você agrega o valor.

Com o Governo do Estado, vamos levar o destino sul da Bahia para a França, Portugal e Bélgica. Isso fortalece a nossa cidade e aquece a economia. São quase R$ 15 milhões que rodam na nossa cidade, com mais de 170 empresas ligadas a cacau e chocolate. Há sete anos, eram apenas oito ou dez empresas.