ESTADO ANUNCIA PROMOÇÃO DE QUASE 10 MIL SERVIDORES DA SAÚDE NA BAHIA

CORPO DE BOMBEIROS CONFIRMA IDENTIDADE DE JOVEM ENCONTRADA MORTA EM ILHÉUS

APÓS DESCRIMINALIZAR MACONHA, STF DEFINE QUANTIDADE PARA CARACTERIZAR USO PESSOAL

TRÂNSITO SOFRERÁ ALTERAÇÕES DURANTE O VIVA ILHÉUS 490 ANOS

ILHÉUS, ITABUNA E PRADO ANUNCIAM 67 VAGAS ABERTAS DE EMPREGO E ESTÁGIO HOJE; CONFIRA

GRAPIÚNA E COLO COLO FAZEM CLÁSSICO DO CACAU PELA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO

CONCURSO DA PREFEITURA DE IPIAÚ ABRE 400 VAGAS COM SALÁRIOS QUE CHEGAM A R$ 10 MIL

JUSTIÇA DETERMINA PRISÃO DE EMPRESÁRIO QUE MANDOU MATAR A ESPOSA NO SUL DA BAHIA

CORRENTEZA DIFICULTA BUSCAS POR MULHER DESAPARECIDA NA BAÍA DO PONTAL

Ary Borges deu show na estreia do Brasil || Foto Thaís Magalhães/CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

A primeira partida do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino foi mais do que tranquila. Sem sustos, a seleção atropelou o Panamá por 4 a 0, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (Austrália), nesta segunda-feira (24). Brilhou a estrela de Ary Borges, estreantes em Mundiais, que fez três gols e deu o passe para Bia Zaneratto marcar o outro. Com o resultado, a equipe comandada por Pia Sundhage pula para a liderança do Grupo F, com três pontos, se aproveitando do empate entre França e Jamaica na véspera.

O Brasil começou a todo vapor em Adelaide com a Rainha Marta no banco, recuperando-se de contusão. Com menos de dez minutos de jogo, já havia finalizado quatro vezes ao gol adversário, exigindo boas intervenções da goleira Bailey.

Aos 18, começou o show de Ary Borges. Debinha foi lançada pela esquerda, dominou e cruzou na área. A meio-campista surgiu livre e cabeceou no canto esquerdo para abrir o placar.

MAIS SHOW

Jogando muito pelos lados, o Brasil não deixava o Panamá respirar, sempre mantendo a posse de bola na casa dos 60% e criando chance atrás de chance. Aos 38, veio o segundo.

Tamires cruzou pela esquerda, Ary Borges cabeceou e parou em Bailey. No entanto, no rebote, com a goleira caída no chão, ela não teve dificuldades para marcar o segundo.

A seleção entrou no segundo tempo disposta a resolver o jogo. Logo aos três minutos, a vantagem foi ampliada com um golaço coletivo. Após troca de passes na entrada da área panamenha, Debinha cruzou pela esquerda e encontrou Ary Borges de frente para o gol. Ela dominou e, após deixar a marcação no chão, apenas rolou para trás para Bia Zaneratto finalizar para o gol escancarado e fazer o 3 a 0.

Com a vitória pouco ameaçada, Pia Sundhage começou a fazer mudanças na equipe e o Brasil diminuiu o ritmo. No entanto, a meta adversária continuou sem ter descanso.

Aos 25, Geyse, que havia entrado no lugar de Debinha, cruzou pela esquerda e encontrou a iluminada Ary Borges, que mais uma vez completou de cabeça para marcar.

Cinco minutos depois, a estrela da noite (na Austrália) deixou o gramado para a entrada de Marta.

A camisa 10 teve chances para marcar e se tornar a única jogadora na história das Copas a fazer gols em seis edições da competição. Porém, o Brasil (que terminou o jogo com 34 finalizações) não conseguiu mais marcar.

Depois da atuação consistente na estreia, a seleção agora tem, em tese, seu desafio mais duro na primeira fase da Copa. Enfrenta no sábado (29), às 7h (horário de Brasília), a forte equipe da França, em Brisbane, em duelo que pode definir quem termina em primeiro na chave.

Governador, prefeito e deputados Rosemberg Pinto e Paulo Magalhães inauguram obra em Itaju || Foto Joá Souza
Tempo de leitura: 3 minutos

Domingo de festa em Itaju do Colônia, que encerrou as comemorações pelos 61 anos com inaugurações e entrega de obras em educação, infraestrutura e mobilidade. O governador Jerônimo Rodrigues e autoridades regionais e locais inauguraram o Colégio Estadual Cordeiro de Miranda, em Itaju do Colônia, abrindo os festejos.

O colégio de tempo integral atenderá 225 alunos da rede estadual do município. O governador Jerônimo Rodrigues entregou a nova unidade escolar, acompanhado da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro. O aporte estadual foi de mais de R$ 9 milhões para as obras entregues no dia em que a cidade completa 61 anos de emancipação política.

“Com uma escola como essa, com essa estrutura, tenho certeza de que esses estudantes vão ingressar na universidade, passar em concurso, passar no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A gente trabalha para isso. Para dar uma educação de qualidade. Além de escola bem equipada, ter bons professores, ter programas de apoio”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Ampliado, Cordeiro de Miranda ganha laboratório, teatro e restaurante || Foto Joá Souza/GovBA

A escola ganhou novas salas de aula, teatro para 200 pessoas, sala de leitura e vídeo, laboratórios, restaurante estudantil, campo com pista de atletismo e quadra poliesportiva coberta, que atenderão os alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi entregue um ônibus escolar rural de 29 lugares para os alunos do colégio.

Estrada que liga Itaju a Santa Cruz da Vitória agora é um “tapete” || Foto Joá Souza/GovBA

INFRAESTRUTURA

O Estado também entregou a revitalização da Praça Cordeiro de Miranda, no Centro da cidade, e a pavimentação com paralelepípedos e drenagem superficial de ruas da sede e do distrito de Palmira. As obras somam mais de R$ 1,5 milhão em investimentos.

Jerônimo autorizou mais obras no município solicitadas por Rosemberg Pinto || Foto Joá Souza

O acesso a Itaju do Colônia pela BA-667, trecho que liga Santa Cruz da Vitória ao município, também teve 27 quilômetros de rodovia asfaltados. Executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a obra contou com recurso estadual de quase R$ 20 milhões.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Das mais tradicionais instituições de ensino do sul da Bahia, o Colégio Batista de Itabuna(CBI) abre, na próxima quarta-feira (26), as comemorações pelos seus 30 anos de fundação. A data será marcada por um culto de gratidão e lançamento da Gincana 2023. O culto será às 19h, na Igreja Batista Teosópolis(IBT), na Avenida Félix Mendonça, 75, bairro da Conceição.

A instituição foi fundada pelo pastor Hélio Lourenço em 27 de setembro de 1993. A direção contabiliza encaminhamento de centenas de estudantes às mais conceituadas universidades do país e do exterior. “Estamos convidando pais, alunos, professores e comunidade para participar deste evento que marca um momento relevante da nossa instituição de ensino”, diz a diretora do Colégio Batista, professora Graça Silva Guimarães Sousa.

A educadora ressalta a missão do CBI em “proporcionar uma educação de qualidade e, ao mesmo tempo, despertar nos nossos estudantes uma cosmovisão cristã que torne Deus presente na forma como eles compreendem o mundo”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL 

O presidente da Associação Beneficente e Cultural Teosópolis (ABCT), professor Aurélio Farias Macedo, diz que a instituição cumpre seu papel social para com a comunidade, oferecendo, anualmente, bolsas de estudo para estudantes de baixa renda por meio de edital amplamente divulgado na imprensa. São bolsas parciais e integrais que garantem educação de qualidade a centenas de estudantes.

O Colégio Batista de Itabuna tem como princípio basilar a educação cristã. “Louvamos a Deus por toda a equipe de professores e colaboradores que com muito afinco e criatividade fazem de nossa escola um espaço de excelência”, afirmou o professor Aurélio Macedo, presidente do Conselho da escola.

Hipermercado abre vagas para cartazistas em Itabuna hoje || Foto Amas-MS/Ilustração
Tempo de leitura: 6 minutos

Segunda-feira (24) com 210 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do Estado pelo SineBahia. São oportunidades em diversas áreas, com destaque para as contratações para atacarejo e obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) no Litoral Sul.

De acordo com o SineBahia, são 99 vagas em Itabuna, 16 em Itajuípe, 58 em Jequié, 20 em Mucuri e 17 em Ilhéus. Os interessados nas vagas de Itajuípe, exclusivas para quem reside no município, devem se dirigir ao SineBahia em Itabuna.

O atendimento em todas as unidades vai até as 15h30min. Para se cadastrar e disputar vaga, o candidato precisa apresentar carteiras de Trabalho – física ou digital – e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

A unidade de Itabuna está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A de Jequié, na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Em Mucuri, a unidade funciona na região central do município. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais

Homem sofre acidente e faz pedido inusitado à namorada || Foto Flávio Ricardo Neres
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um pedido de casamento inusitado foi feito na noite de sábado (22), próximo a Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Elias Nunes de Souza, de 53 anos, sofreu um acidente de carro e propôs se unir à namorada, identificada como Eliene Dias dos Santos, na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante o socorro.

Natural do município de Cocos, também no oeste baiano, Elias vive em Brasília (DF), onde trabalha como motorista por aplicativo. Ele estava a caminho de Luís Eduardo Magalhães para se encontrar com a namorada, quando perdeu o controle da direção e capotou o veículo na BR-242, depois de ter sido fechado por outro carro à frente durante uma ultrapassagem malsucedida.

Sem gravidade, Elias conseguiu ligar para a amada e avisar que tinha sofrido o acidente. O Samu foi chamado, prestou os primeiros atendimentos e, depois, levou o condutor para a Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães, onde passou por exames.

O HOMEM JÁ ESTAVA COM AS ALIANÇAS

Eliene, que estava em Luís Eduardo Magalhães, também se deslocou ao ponto do acidente e, dentro da ambulância, foi pedida em casamento. Elias já tinha comprado as alianças, pois planejava aproveitar a viagem para pedir a namorada em casamento – em uma situação diferente, mais romântica, claro.

Os acessórios estavam cuidadosamente guardados em uma caixinha dentro da mochila do motorista e não tiveram nenhum arranhão. “Eu já estava preparado para fazer isso na cidade, mas como aconteceu o acidente, pensei, ‘vou aproveitar o momento’. Eu vou pedir ela em casamento e noivar com ela”, disse Elias, que namora com Eliene há dois meses. Do G1.

Jacobina garante vaga na primeira Divisão do Campeonato Baiano || Foto Alex Félix
Tempo de leitura: < 1 minuto

Jacobina e Jequié estão em festa. Os times desses municípios estão de volta à série A do Campeonato Baiano. Jogando no Estádio José Rocha, na tarde deste domingo (23), a equipe do Jacobina venceu o Vitória da Conquista por 2 a 0. Esse placa garantiu o Jegue da Chapada na grande decisão da Série B contra o Jequié, que ontem bateu o Itabuna 2 a 0.

No jogo de ida, o Vitória da Conquista havia vencido o Jacobina por 2 a 1, mas não conseguiu segurar a vantagem do empate. O Jequié, por sua vez, empatou em 0 a 0 com o Grapiúna, na partida de ida, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, e precisava vencer por qualquer placar para ficar com a vaga.

Além de vagas na grande final da Série B, Jacobina e Jequié já estão garantidos na Série A do Campeonato Baiano de 2024. As duas equipes começam a decisão do título no próximo domingo (30). A Federação Bahiana de Futebol anuncia nesta semana o horário e local do primeiro jogo. Quem somar mais pontos nas duas partidas fica com o título.

Camila Oliveira recebe prêmio Maria Felipa || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das profissionais mais talentosas do jornalismo baiano, a itabunense Camila Oliveira receberá, na noite de terça-feira (25), no Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico, em Salvador, o Prêmio Maria Felipa, honraria concedida a mulheres com atuação destacada na luta contra o racismo. A premiação marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra.

Camila com o também apresentador Vanderson Nascimento || Foto Redes Sociais

Ex-moradora do bairro de Fátima, em Itabuna, Camila dos Anjos Nunes Oliveira começou a carreira profissional aos 17 anos. Ela tem passagens por emissoras de rádio e TV em sua cidade natal, assim como em Teixeira de Freitas e Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Em Itabuna, ela começou na TVI e, depois, passou pela TV Santa Cruz, onde conquistou projeção estadual, alçando-a para a TV Bahia, em Salvador.

Com segurança, ética, talento e profissionalismo, Camila Oliveira quase que diariamente faz entradas ao vivo em telejornais da TV Globo, além dos canais fechados Globo News, Sport TV e Premiére. É repórter na Rede Bahia e apresentadora do Jornal da Manhã, ao lado do jornalista Ricardo Ishmael. Camila afirma que acredita no papel social do jornalismo e no poder da representatividade.

QUEM FOI MARIA FELIPA

Marisqueira, pescadora e moradora da Ilha de Itaparica, Maria Felipa de Oliveira lutou pela Independência da Bahia. Em 1823, liderou um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras. O grupo liderado por Felipa teria sido responsável pela queima de, pelo menos, 40 embarcações portuguesas na ilha.

Mega-Sena acumula em R$ 70 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um apostador de Salvador está entre os 70 que acertaram cinco das seis dezenas da Mega-Sena e faturou R$ 80.398,82 no concurso 2613, sorteado na noite de sábado (22), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo. Os números sorteados foram: 14, 26, 40, 42, 46 e 52.

Como não houve acertadores nas seis dezenas da Mega-Sena, o próximo concurso, na terça-feira (25), sorteará R$ 70 milhões, conforme estimativa da Caixa Econômica Federal. Na quadra, houve 5.774 acertadores e cada um receberá R$ 1.392,42.

No sul da Bahia, os acertadores da quadra são moradores de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba e Ubatã. O bilhete simples Mega-Sena, com seis números, custa R$ 5,00. A aposta pode ser feita em qualquer lotérica do país.

Jequié é tricampeão da Série B Do Campeonato Baiano || Foto Alan Ribeiro/ADJ
Tempo de leitura: 2 minutos

O Grapiúna levou dois gols em oito minutos e está fora da grande decisão da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. Quem avança é o Jequié, que jogou muito bem e aproveitou o mando de campo para garantir a vitória. O resultado de 2 a 0 poderia ser ampliado no segundo tempo, quando o time da casa acertou duas bolas na trave. Os gols do jogo foram de Kaynan e Chaveirinho, aos 18min e 26min do primeiro tempo, respectivamente.

Grapiúna (uniforme preto) joga mal e perde para o Jequié

Irreconhecível na partida do Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, no sudoeste da Bahia, o Grapiúna teve a melhor chance no segundo tempo, com bola parando na trave. Como o jogo de ida, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, terminou em 0 a 0, o Jequié ficou com a vaga para grande final e, automaticamente, volta à elite do futebol baiano.

Jogadores do Jequié comemoram gols na vitória contra o Grapiúna

O Jequié retorna à primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol depois de quatro anos. Na decisão do título da Série B, o Jipão enfrentará o vencedor de Jacobina e Vitória da Conquista. Na partida de ida, o Bode venceu a equipe de Jacobina por 2 a 1. Por isso, joga por um empate.

Caso o Jacobina vença a partida com a diferença de um gol, a decisão da vaga na final será nos pênaltis. O jogo será daqui a pouco, a partir das 15h, no Estádio José Rocha, em Jacobina. As finais da Série B do Campeonato Baiano estão marcadas para os dias 30 de julho e 6 de agosto. Veja os melhores momentos de Jequié e Grapiúna, com transmissão da TVE-BA.

Jerônimo e Augusto, ao centro e ladeando paratleta: desafio para 2024 || Foto Júlio Alberto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 500 atletas e paratletas de várias faixas etárias e categorias participaram da Corrida Track & Fields, na manhã deste domingo (23), em Itabuna. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e prefeito Augusto Castro (PSD) deram a largada da competição em dia que começou nublado e chuvoso na região central do município no evento organizado pelo Shopping Jequitibá e a Track & Field.

Jerônimo e Augusto participaram de uma competição inédito no interior do país. A Corrida Track & Field é sempre realizada nas capitais. O governador foi desafiado a participar da competição em Itabuna no ano que vem. Augusto convidou o gestor baiano para a prova dos 5Km do próximo ano. O desafio foi feito ao lado do paratleta Raimundo, pessoa com deficiência e exemplo de superação na T&F 2023. Jerônimo ainda não respondeu se aceita o desafio esportivo em ano eleitoral.

Das avenidas Aziz Maron e Mário Padre, circuito das provas de 5Km e 10Km, os dois políticos partiram para compromissos em Itaju do Colônia, onde Jerônimo inaugura a pavimentação asfáltica da Rodovia Itaju do Colônia-Santa Cruz da Vitória (BA-667), obra de R$ 20 milhões com extensão de 27 quilômetros, além de entregar colégio ampliado e reformado, além de praças e ruas urbanizadas na sede e em Palmira, distrito de Itaju.

Vânia foi espancada por Japiatã e teve o corpo queimado || Imagens RadarNews
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher de 40 anos, Vânia Assis Borges, foi vítima de tentativa de feminicídio no início da manhã deste domingo (23) na região central de Porto Seguro. O casal vivia em situação de rua.

Segundo informações da Polícia Civil, o marido de Vânia a espancou e, em seguida, jogou álcool em seu corpo e ateou fogo. O ataque ocorreu na Praça dos Pataxó, próxima ao terminal de balsas. Pessoas que passavam pelo local agiram prontamente, apagando as chamas e ajudando a vítima.

Com queimaduras e lesões, Vânia foi levada ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde recebeu atendimento médico. O delegado Euler Gonçalves, titular de Porto Seguro, comandou uma operação de busca pelo agressor, Japiatã Lima Cardoso, cuja idade ainda não foi confirmada. Ele, que possui histórico de várias prisões anteriores, ainda não foi localizado. Veja mais no RadarNews.

Carlos Aquino deixa legado na área da agronomia || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto
O itabunense Carlos Aquino, engenheiro agrônomo e consultor do Banco Mundial, BNDES e Sebrae, faleceu neste sábado (22), após lutar contra um câncer no pâncreas, em Salvador. Aquino teve atuação destacada em Itabuna como secretário municipal de Agricultura, na década de 80, no Governo Ubaldo Dantas, quando lançou o Projeto Ilhas Verdes.
Desde 1986, Aquino trabalhava em desenvolvimento de negócios e na identificação, preparação, captação de recursos, gestão e monitoramento de projetos de desenvolvimento. Foi graduado em Agronomia em Cruz das Almas (BA) e conclui mestrado e doutorado em Piracicaba (SP).
O profissional era, há 24 anos, consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) no oeste da África. “Rogo a Deus que receba sua alma em Glória na Eternidade e que conforte seus familiares e amigo”, disse o prefeito Augusto Castro em nota de pesar.
Banco do Brasil informou ter negociado R$ 1 bilhão em dívidas pelo Desenrola
Tempo de leitura: 2 minutos

Mais de 2 milhões de registros de clientes de bancos que tinham dívidas bancárias de até R$ 100 foram desnegativados nos últimos cinco dias, a partir do Programa Desenrola Brasil. O montante de renegociação somou cerca de R$ 500 milhões em volume financeiro em mais de 150 mil contratos de dívidas. Os dados foram divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os clientes poderão aderir ao programa até o dia 31 de dezembro.

“Os números reforçam o compromisso dos bancos brasileiros com o sucesso do programa Desenrola Brasil”, apontou a entidade, em nota. A Febraban, no documento, salientou que cada banco tem uma estratégia de negócio e, por isso, adota políticas próprias para adesão ao programa.

“As condições para renegociação das dívidas, nessa etapa, serão diferenciadas e caberá a cada instituição financeira, que aderir ao programa, defini-la”, explicou a entidade.

A Febraban ratificou que apoia o programa idealizado pelo governo federal para “reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia”.

Um dos exemplos foi divulgado, na sexta (21), pela Caixa Econômica Federal, que havia informado ter renegociado mais de R$ 51 milhões em dívidas nos primeiros dias do programa Desenrola Brasil. O banco divulgou que há espaço para aumentar o número de renegociações uma vez que tem 13 milhões de clientes com dívidas.

BANCO DO BRASIL

Além do que foi divulgado pela Febraban em relação às instituições financeiras associadas, o Banco do Brasil (BB) anunciou que terminou a primeira semana do Desenrola Brasil com renegociações de R$ 1 bilhão em dívidas.

A instituição financeira apontou que 75,8 mil clientes refinanciaram débitos entre 17 e 21 de julho.

Além das pessoas físicas com renda de até R$ 20 mil, o Banco do Brasil teve como foco as renegociações para os demais públicos inadimplentes, micro e pequenas empresas e pessoas físicas em geral.

No caso do Banco do Brasil, clientes interessados em negociar dívidas podem usar o aplicativo ou o site da instituição. Pessoas físicas, podem entrar no endereço da página na internet. As empresas devem fazer o pedido no site.

Jerônimo inaugura obras em Itaju do Colônia || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues inaugura as obras de pavimentação da Rodovia Itaju do Colônia-Santa Cruz da Vitória (BA-667) e a ampliação e modernização do Colégio Estadual Cordeiro de Miranda. A solenidade está prevista para começar às 9h.

Pela agenda do governador, Jerônimo entrega as obras do colégio estadual, às 9h. Logo após, inaugura as obras de reforma da Praça Cordeiro de Miranda e, na sequência, as obras de pavimentação da BA-667.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), as obras de pavimentação da Itaju do Colônia-Santa Cruz da Vitória custaram R$ 20 milhões. Ainda em Itaju, o governador entrega obras de calçamento de ruas na sede e em Palmira, distrito de Itaju, executadas pela Conder ao custo de R$ 791 mil.

Escassez de cacau no mundo eleva preços internacionais || Foto Helene Santos/GovCE
Tempo de leitura: < 1 minuto

A bolsa de Nova Iorque registrou a maior cotação da tonelada de cacau em mais de uma década. Na última quarta-feira (19), a tonelada estava cotada a US$ 3.433,00 para os contratos futuros de setembro, o que representa um aumento de 0,76%, informa o Canal Rural. É o maior patamar de preço da amêndoa em 12 anos. Na sexta (21), fechou a US$ 3.415,00.

De acordo com a publicação do agronegócio, a escassez na oferta de cacau, com déficit na safra em todo o mundo por três períodos consecutivos, levou ao aumento do preço do produto no mercado internacional. A tendência, reforça, é de que a oferta seja menor que a demanda até o próximo ano.

Para se ter ideia, há um ano, a tonelada estava cotada a US$ 2.192,00. Internamente, a arroba do produto é vendida, na média, a R$ 240,00 nas praças do sul da Bahia. Há duas semanas, o jornalista e cronista Walmir Rosário chamava a atenção para a disparada no preço da amêndoa do produto (relembre aqui).