O Jequié saiu na frente, mas acabou cedendo o empate para o Jacobina, na tarde deste domingo (30), no Estádio José Rocha, na partida de ida da final da Série B do Campeonato Baiano. O Jipão saiu na frente, aos 4 minutos do primeiro tempo, com o atacante Igor Bágio, que acertou um belo chute de fora da área.
A partida foi movimentada, com chances de gol para os dois lados. Desperdiçou várias chances claras de empatar a partida ainda no primeiro tempo. No outro lado, explorando o contra a ataque, o Jequié poderia ter ampliado. Mas a primeira etapa ficou mesmo em 1 a 0 para o visitante.
O gol de empate do Jacobina foi marcado logo no início do segundo tempo, aos seis minutos, com Fábio Orelha, que acertou o ângulo do goleiro Léo. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (6), no Estádio Waldomiro Borges, em Jequié. Caso termine empatado, o título será decidido nos pênaltis. Quem vencer será o campeão.
Independentemente de quem seja o campeão, Jequié e Jacobina estão garantidos na Série A do Campeonato Baiano de 2024. Veja os melhores momentos do jogo de hoje com transmissão da TVE-BA.
O goleiro ilheense Adriel, de 22 anos, chega ao Bahia com sonho de fazer história no clube. Apresentado no Estádio de Pituaçu, na manhã de sábado (29), antes de seguir com a delegação para a partida contra o São Paulo, o atleta é um dos cinco reforços confirmados pelo Bahia na janela de transferências. O jogo com o São Paulo foi neste domingo (30) e terminou empatado em 0 a 0.
O goleiro, que estava no Grêmio, chega por empréstimo, com opção de compra. Inicialmente, fica no Tricolor de Aço até junho de 2024. Nascido em Ilhéus, o atleta iniciou a carreira em Pernambuco, na divisão de base do Náutico, depois seguiu para o futebol do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, Adriel estreou no profissional do Grêmio em 2021, sendo campeão da Recopa estadual. Na atual temporada, ele foi herói na conquista do Gauchão, com defesas decisivas em cobranças de pênalti. No time treinado por Renato Gaúcho, o goleiro iniciou como titular no Campeonato Brasileiro, mas foi barrado na segunda rodada.
GOLEIRO FOI ACUSADO DE INDISCIPLINA
Na época, Renato Gaúcho disse que tirou Adriel do time do Grêmio após atos de indisciplina. “…Ninguém é perfeito, tive meus erros, mas nada que atrapalhasse o trabalho no dia a dia. Acontece. Todos já erraram. Agora é focar no Bahia, focar na sequência. Por mais que eu tenha saído do Grêmio com toda essa polêmica, águas passadas, agora estou com o novo manto, nova casa, nova história, novo Adriel. Só tenho a agregar agora, e daqui para frente é só alegria”, disse na coletiva.
Adriel se disse muito feliz por voltar ao estado onde nasceu. “Eu tô em casa. Fui bem acolhido por todos. Agora é focar e aproveitar a estrutura do Bahia, que surpreendeu minhas expectativas”.
Adriel também falou sobre a relação com o Bahia, herança de família desde a infância. “Meu pai, meus avós, meus tios, todos são Bahia. Na infância sempre acompanhei o Bahia, títulos, grandes nomes sendo construídos e isso pesou muito”, contou.
O novo dono da camisa 35 ressalta que a chegada ao Bahia significa um recomeço na carreira. “Com certeza será um recomeço. Espero ajudar o Bahia e deixar meu nome marcado na história. Mas será um recomeço aos poucos, aprendendo mais, aproveitando os companheiros que terei ao lado no dia a dia”, disse.
Com 1,95 de altura, Adriel Vasconcelos Ramos nasceu em 14 de janeiro de 2001, em Ilhéus. Veja abaixo a íntegra da entrevista do jogador reproduzida do site do Bahia.
BAHIA EMPATA EM SÃO PAULO
O titular no gol do Bahia neste domingo (30) foi Marcos Felipe, que fez grandes defesas. A partida começou às 11h e terminou em 0 a 0, no Morumbi. Com o resultado, o Tricolor de Aço segue na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 15 pontos.
O Bahia corre risco de ser ultrapassado pelo Coritiba, que tem 14 pontos e, logo mais, às 16h, enfrenta o Botafogo, líder isolado do Brasileirão, com 40 pontos. Na próxima rodada, no domingo (6), enfrenta o América (MG), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Uma mulher foi assassinada a tiros, na noite de sábado (29), no interior de um bar, no centro de Pau Brasil, no sul da Bahia. De acordo com testemunhas, Ediele Silva dos Santos, de 27 anos, estava sentada à mesa de um bar, na praça Marechal Costa Silva, quando sofreu o ataque dos criminosos.
Ediele Silva foi atingida em diversas partes do corpo, inclusive na cabeça, e morreu na hora. A polícia investiga a motivação do crime e tenta localizar os atiradores. O corpo da jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) e, depois de liberado, será sepultado em Pau Brasil.
Dois moradores de Salvador estão entre 103 apostadores que faturaram a quina na Mega-Sena sorteada no noite de sábado (29), no Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo. Cada um receberá R$ 39.221,73. As dezenas sorteadas foram: 06, 16, 23, 35, 38 e 49. O prêmio principal acumulou pela segunda vez e sorteará R$ 50 milhões na quarta-feira (2).
Na quadra, houve 6.817 acertadores. Entre os contemplados estão moradores de Coaraci, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itagibá, São José da Vitória, Eunápolis, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itapetinga e Jequié. Cada apostador da quadra receberá R$ 846,58. O jogo simples da Mega-Sena custa R$ 5,00.
LOTOFÁCIL
Salvador também tem um ganhador da Lotofácil deste final de semana. Ele acertou os 15 números no sorteio de ontem e embolsará R$ 955.767,57. Outros três sortudos do concurso 2876 são moradores de Passos (MG), Guapimirim (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Atualizada às 11h4min para acréscimo de informações.
O Governo da Bahia vai rescindir o contrato da Construtora NM, responsável pela construção das quatro pontes e do viaduto que ligarão a futura BA-649 à BR-415, no trecho Itabuna-Ilhéus. A informação foi confirmada ao PIMENTA pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta sexta-feira (28), durante solenidade em Itabuna.
Questionado se a rescisão pode atrasar o cronograma das obras, cuja previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2024, Jerônimo não tergiversou. “Temos tido uma oferta de licitação muito grande na Bahia. A gente tem dificuldade de concluir [obras de] escolas e hospitais, porque faltam empresas, algumas vezes. E todas as vezes que uma empresa não anda na linha, tem algum problema, temos que chamar a segunda [empresa habilitada em processo licitatório] ou relicitar. É do processo legal. Vamos trabalhar para que não atrase tanto, mas atraso há de haver. A gente não tem que esconder o jogo”.
Na sequência, afirmou que o Governo conta com o apoio dos prefeitos Mário Alexandre (Ilhéus) e Augusto Castro (Itabuna), além de parlamentares, para acompanhar de perto o andamento das obras. “A pressa é minha também”, concluiu. Assista.
ABERTURA E PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA CONTINUAM
Conforme esclarecimento da Secom-BA ao PIMENTA, a paralisação mencionada não afeta o andamento da abertura e da pavimentação da nova rodovia, que são tocadas pelo Consórcio SVC/Paviservice. No total, as obras da BA-649 têm investimento previsto de R$ 196 milhões, com recursos do Governo da Bahia.
Confira, abaixo, o vídeo da produtora Zé Drone, que acompanha de perto a evolução de obras no sul do estado e fez o alerta sobre o problema na construção da rodovia.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou, nesta sexta-feira (28), a publicação de edital de licitação para a montagem e implantação de dois reservatórios do Projeto Mais Água para a Cidade, em Itabuna, que celebra 113 anos de emancipação política e administrativa hoje (28). A autorização ocorreu durante a entrega da primeira etapa da obra de reforma e ampliação do Hospital São Lucas.
Orçada em R$ 10 milhões, a etapa do Projeto Mais Água para a Cidade prevê a construção de dois reservatórios que beneficiarão moradores de 36 bairros que sofrem com o fornecimento intermitente. Algumas das localidades são abastecidas a cada 15 dias, por meio de manobras.
“Nós assinamos, aqui, uma parte dos investimentos para resolver em definitivo o problema da água de Itabuna. Eu senti na pele o que significa morar em uma casa que não tem água tratada. Com minhas irmãs, tomávamos banho dividindo um balde de água”, relembrou Jerônimo, que é natural do povoado de Palmeirinha, em Aiquara.
OBRA SERÁ ACELERADA
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou que o Projeto Mais Água para a Cidade é uma das principais obras de sua gestão. Ele afirmou que a parceria com o Governo do Estado vai acelerar a conclusão das obras. “Estamos com quase 80% das obras de implantação de rede adutora concluídas. Até agora estávamos tocando o Mais Água com recursos do município. Com a parceria do governador Jerônimo, vamos dar um novo ritmo às obras”, disse Castro.
Nas próximas semanas o município assinará a ordem de serviço para iniciar as obras do Projeto Mais Água para a zona oeste da cidade, onde estão os bairros Ferradas e Nova Ferradas e condomínios residenciais da área. As obras vão assegurar maior frequência de água para a região onde estão localizados os condomínios Jubiabá, Gabriela e São José.
A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Larissa Gomes Moraes, lembrou os laços com a cidade e prometeu mais recursos. “Vamos fazer muito mais, por que tenho um carinho imenso por Itabuna. Minha família é daqui e tenho um orgulho muito grande em estar fazendo e trazendo coisas boas para Itabuna”, comprometeu-se Larissa.
DESAFIO
O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, informou que resolver o problema do abastecimento de água intermitente de Itabuna foi um dos maiores desafios que já recebeu. “Quando aceitei o convite do prefeito Augusto Castro para presidir a Emasa, disse a ele do imenso embaraço que era o sistema de abastecimento da cidade. Ele me respondeu que iria resolver esse embaraço e o Projeto Mais Água irá melhorar a qualidade de vida dos moradores de Itabuna”, disse Mendes Filho.
Os reservatórios terão capacidade para armazenar 8 milhões de litros de água, sendo um com 5 milhões, que será instalado no Loteamento Dilson Cordier, no bairro Novo Jaçanã, e outro que irá acumular três milhões de litros de água, no bairro Novo Lomanto. Atualizado às 23h19min.
O Bahia anunciou, nesta sexta-feira (28), a contratação do meia Léo Cittadini, de 29 anos, que estava no Athletico-PR. O jogador assinou contrato até junho de 2025 e chega para ser um homem de criação no Tricolor. Ele chega para ocupar a vaga de Daniel, que foi para o Fluminense.
Léo Cittadini conquistou a Copa do Brasil de 2019, a Copa Sul-Americana de 2021 e três estaduais – incluindo em 2023. Ele disputou 180 jogos e marcou 16 gols pelo rubro-negro paranaense.
Profissionalizado no Santos, faturou o bicampeonato paulista entre 2015 e 2016 e ficou até o fim da temporada 2018. Pelo Peixe ganhou ainda a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013.
As outras experiências de Léo aconteceram na divisão de base do Guarani (2011) e emprestado à Ponte Preta (2014). Leonardo Cittadini, natural de Rio Claro-SP a 27 de fevereiro de 1994, já está em Salvador.
DIRETOR ELOGIA PERFIL TÉCNICO DO JOGADOR
O diretor de futebol do Bahia Carlos Santoro falou sobre o perfil do jogador. “Um jogador que pode jogar de 10, de 8, também já atuou aberto no meio, e vem como reposição à saída de Daniel. Nível técnico alto, inteligência, controle de posse, manutenção, nível mental alto, muito profissionalismo e bastante experiência na Série A”.
Léo Cittadini é o terceiro reforço do Bahia nos últimos dias. Os outros dois são o goleiro Adriel e o atacante Rafael Ratão, que devem ser relacionados para a partida contra o São Paulo, no domingo (31), no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bahia tem 14 pontos e está na zona de rebaixamento.
A entrega da primeira etapa do novo Hospital São Lucas foi o ponto alto das comemorações dos 113 anos de Itabuna, nesta sexta-feira (28). No palanque, a emoção deu o tom do evento, a começar pela energia do mestre de cerimônia do Governo do Estado, Jota Matos, que já mereceu elogios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi ele quem chamou ao palco o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Augusto Castro, que subiram de mãos dadas e se abraçaram. A política também é feita de gestos, como gosta de dizer o próprio governador.
Um dos discursos mais emocionados foi o do provedor Francisco Valdece, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, instituição responsável pelo São Lucas. Ele agradeceu ao Governo do Estado, que investiu R$ 3 milhões na primeira etapa da obra e autorizou convênio para instalação do setor de hemodiálise do Hospital. A unidade, que tem 27 leitos clínicos e outros equipamentos, reabrirá as portas neste domingo (2).
No mesmo embalo, Augusto se emocionou ao lembrar de quando esteve entre a vida e a morte, lutando contra a Covid-19, na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho, também mantido pela Santa Casa. Corria o ano eleitoral de 2020, quando foi eleito tendo como um de seus compromissos a luta pela reabertura do São Lucas. Depois das lágrimas, já ouvindo o discurso de Jerônimo, o prefeito ganharia um bom motivo para sorrir.
DO PALANQUE À COLETIVA
Ainda que o governador sustente que esse tipo de cerimônia não seja da política partidária, a agenda eleitoral está no seu discurso. Ele repetiu que, nas eleições de 2024, estará ao lado de quem o apoiou em 2022. Na sequência, dirigiu-se a Augusto Castro:
– Graças a Deus, você tem duas mãos e dois braços, prefeito. Um lado entrega ao povo de Itabuna, ao teu povo, ao meu povo, que eles vão pegar em tuas mãos, pra te dar forças, pra te dar energia. E assim você também vai fazer com eles. O outro lado tu deixa pra mim e pra Lula, pra pegar em tuas mãos, segurar. […] Essa é a hora da unidade -.
Na saída, Jerônimo concedeu entrevista coletiva e foi instado a esclarecer se, com a declaração acima, clamava apoio à reeleição de Augusto.
“Eu falei de um alinhamento, como é importante a gente ter continuidade no projeto. Agradeci a quem me acompanhou em 2022. É lógico que uma mão lava a outra, e as duas lavam o rosto. É natural a candidatura de Augusto. Mas, por exemplo, meu partido está discutindo com ele. Ele vai ter que fazer o papel da liga [com o PT]. Estou puxando o partido, mas tenho que respeitar qualquer decisão. Tenho o desejo do município, já tendo um prefeito [da base], a gente continuar [alinhado], mas não posso passar por cima da política local”, respondeu o governador. Confira nas imagens e na gravação do PIMENTA.
Ainda lembro da euforia adolescente de passar pelo quebra-molas do Katikero pra ver quem tava, e de ir andando tomar um sorvete na Bobbys, coisinhas simples que o tempo (e outras coisas mais) nos furtou!
Manu Berbert
Olha, olha, se não é o aniversário da centenária Itabuna! Com um tiquinho a mais de experiência, diga-se de passagem, afinal, temos um treze a mais aí, o que, sei lá por qual motivo, reanimou os petistas geraldistas. Aiai, só eu tomando um café pra acompanhe essa celeuma…
Cinco horas da manhã de hoje a alvorada deu o ar da graça. E nem precisava estar em revoada, comendo aquele tradicional sarapatel no Galo Vermelho, pra escutar. Tomei um susto com a quantidade de fogos e prontamente lembrei: é aniversário dela, da diferenciada! Oh terra pra ter personagem, né?! Jorge Amado, se deu foi bem, mas se tivesse nascido por agora teria histórias ainda mais, digamos, #diferentes. Uma sentadinha no Senado da Cinquentenário e pronto, era certo escrever uns três livros por mês. Dois ou três grupos de políticos & personalidades no WhatsApp e, pronto!, o Oscar da criatividade tava garantido! Sei não se Marco Wense iria gostar disso, viu?! Sei não!
Só sei que cinco horas da manhã e eu acordada, com uma gripe danada. Cresci com meus pais dizendo que Itabuna é muito úmida, e por isso a gente sofre tanto de rinite, sinusite e esse tanto de ite que só existe pra nos confundir. “Mas é ótimo pro cacau!”, escutava. E confusa mesmo eu fico quando leio nos Instagram de fuxico que Itabuna nunca foi a terra do fruto de ouro, e sim a colega vizinha. “Como é, amigo?” Você pode até dizer que o negócio caiu e abalou a cidade, mas você não pode nos negar esse passado. E, olha só, de reviravolta Itabuna entende, viu?! Porque ela foi lá e aprendeu a se virar e se sustentar com um comércio aquecido e importante para toda a região. Eu fico triste quando vejo o Centro tão sem expressão, sem beleza, sem vida. Poderia estar melhorzinha, né não, Mauro?! Vai que é tua, secretário!
E para finalizar, digo que Tabocas (chamada assim carinhosamente quando rola um fuxico grande) é, sim, um lugar legal pra se viver, desde que você saiba viver nela. Ainda lembro da euforia adolescente de passar pelo quebra-molas do Katikero pra ver quem tava, e de ir andando tomar um sorvete na Bobbys, coisinhas simples que o tempo (e outras coisas mais) nos furtou! Cidade quando cresce, ganha muito. E perde um tanto, também. Tabocas vive nessa linha tênue entre a evolução e a simpatia cordial de antigamente, e talvez as próximas gerações possam dizer o que deu e o que não deu certo. “Ah, mas a gente pode, sim, dizer que nossa cidade tá super diferente!” “Como é, amigo?”
Manu Berbert é publicitária.
Empresas públicas e privadas baianas poderão ser obrigadas a instalar em suas sedes salas adaptadas para mulheres em fase de amamentação, segundo projeto protocolado pela deputada estadual Soane Galvão (PSD). A sala de apoio à amamentação será destinada à retirada e ao armazenamento de leite materno durante o horário de expediente, explica a parlamentar.
As salas nas empresas, reforça a deputada, são fundamentais para promover a saúde e o bem-estar das mães e seus bebês. O espaço, avalia, garante condições adequadas para a prática da amamentação e o armazenamento do leite materno.
Muitas mães que retornam ao trabalho enfrentam dificuldades para conciliar a amamentação com suas atividades profissionais, enfatiza a parlamentar. “A falta de espaços adequados e apropriados para amamentação e extração de leite materno nas empresas são obstáculos que comprometem a continuidade da amamentação e podem levar ao desmame precoce”, conclui Soane.
A taxa de desocupação foi de 8% no trimestre encerrado em junho, o menor resultado para o período desde 2014. É uma redução de 0,8 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (8,8%), de janeiro a março. Na comparação com o segundo trimestre de 2022 (9,3%), o índice teve queda de 1,3 p.p.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No segundo trimestre de 2023, havia cerca de 8,6 milhões de pessoas sem emprego no país. O número de pessoas ocupadas, por sua vez, foi 98,9 milhões, com aumento de 1,1% na comparação trimestral e de 0,7% na anual.
“O segundo trimestre registrou recuo da taxa de desocupação, após crescimento no primeiro trimestre do ano. Esse movimento aponta para recuperação de padrão sazonal desse indicador. Pelo lado da ocupação, destaca-se a expansão de trabalhadores na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, no trimestre e no ano”, disse, em nota, a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.
A PNAD Contínua também mostrou que o contingente de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada chegou a 13,1 milhões de pessoas, subindo 2,4% (mais 303 mil pessoas) na comparação trimestral. Houve estabilidade na comparação anual. “Já a quantidade de trabalhadores com carteira assinada no setor ficou estável no trimestre, totalizando 36,8 milhões de pessoas, mas com aumento de 2,8% (mais 991 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre do ano passado”, diz o IBGE.
A taxa de informalidade de 39,2% foi registrada no segundo trimestre, ante uma taxa de 39% no primeiro trimestre, e de 40% no mesmo período de 2022. “O tipo de vínculo que se destaca como responsável pelo crescimento da ocupação vem de um dos segmentos da informalidade, que é o emprego sem carteira assinada”, acrescentou Adriana.
O número de empregados no setor público (12,2 milhões de pessoas), por sua vez, cresceu 3,8% frente ao trimestre anterior. Quando se compara com o mesmo trimestre de 2022 houve alta de 3,1%, um acréscimo de 365 mil pessoas.
Na categoria dos trabalhadores por conta própria, formada por 25,2 milhões de pessoas, foi observada estabilidade na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador, neste trimestre, apresentou uma redução de 491 mil pessoas.
SUBUTILIZAÇÃO E DESALENTO
A taxa de subutilização (17,8%) teve queda nas duas comparações: 1 p.p. no trimestre e 3,4 p.p. no ano. O total de pessoas subutilizadas chegou a 20,4 milhões, uma redução de 5,7% (menos 1.224 pessoas) em relação ao trimestre anterior. Na comparação com igual trimestre do ano passado, esse índice caiu 17,7% (menos 4.385 pessoas).
O contingente de pessoas desalentadas também diminuiu, ficando em 3,7 milhões. Frente ao trimestre anterior, a redução foi 5,1% (menos 199 mil pessoas) e, na comparação anual, de 13,9% (menos 593 mil pessoas). O percentual de desalentados na força de trabalho (3,3%) caiu 0,2 p.p. no trimestre e 0,5 p.p. no ano.
A população fora da força de trabalho ficou em 67,1 milhões, permanecendo estável em relação ao trimestre anterior e crescendo 3,6% (mais 2,3 milhões de pessoas) quando comparada ao mesmo trimestre de 2022.
O rendimento real habitual (R$ 2.921) apresentou estabilidade frente ao trimestre anterior e expansão de 6,2% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 284,1 bilhões) também ficou estável contra o trimestre anterior, mas subiu 7,2% na comparação anual (mais R$ 19 bilhões).
Ex-candidato a vice-prefeito de Floresta Azul em 2020, Erick Cardoso deixou a oposição e agora integra o grupo político de Carlos Hamilton Garrafão, hoje liderado pela prefeita Gicélia Santana (PSB). Para o governo, a chegada de Erick, de tradicional família da política florestense, se deve aos bons índices de aprovação à gestão. A adesão ao grupo foi anunciada nesta sexta-feira (28).
A decisão de integrar o grupo do ex-prefeito Garrafão, explica Erick, foi tomada por entender que o governo comandado por Gicélia executa trabalho à altura dos anseios da população. “Uma amostra disso é o grande índice de aprovação e quantidade de obras já entregues e em andamento na cidade”, afirmou. A intenção, ressalta, é fortalecer o trabalho da prefeita, contribuindo com o desenvolvimento do município.
FORÇA ELEITORAL
Esposa de Garrafão, Gicélia Santana está no segundo mandato como prefeita de Floresta Azul. Foi reeleita em 2020 com 78,5% dos votos válidos e, na avaliação de especialistas, não deverá enfrentar dificuldades para fazer o sucessor.
Já em 2022 e após quase seis anos de governo, Gicélia e esposo mostraram força eleitoral, quando, em outubro, os seus candidatos a governador (Jerônimo Rodrigues) e a presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) saíram das urnas com votação superior a 70%. O candidato a deputado estadual da prefeita, Rosemberg Pinto (PT), obteve 55,34% dos votos. O federal, Neto Carletto (PP), 48,95%.
O fisioterapeuta Alfredo Victor de Oliveira Mattos foi condenado a 40 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por mandar torturar e matar a amante, Rafaela Gomes de Souza, de 27 anos, em novembro de 2019, na cidade de Lapão, no norte da Bahia.
A sentença do júri popular, que durou dois dias e aconteceu na comarca de Lapão, saiu na noite de quinta-feira (27). Outros dois homens acusados de participar do crime também foram condenados.
Alfredo Victor de Oliveira Mattos, que era o fisioterapeuta da avó da vítima, foi condenado por homicídio qualificado, sequestro qualificado, tortura e ocultação de cadáver.
Paulo Eriton Dias dos Santos, conhecido como “Rato”, foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, pelos mesmos crimes que o fisioterapeuta. Já Ramon da Silva Santana foi condenado a 24 anos, também em regime fechado, por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.
De acordo com o delegado Geraldo Vilaboim, que comandou as investigações, Rafaela Souza foi sequestrada no dia 20 de novembro de 2019 e levada para um local próximo da fazenda do pai do fisioterapeuta, na cidade de Lapão, onde ficou em cativeiro por quatro dias. Ela foi morta em um lixão desativado, no município de Irecê.
DEBILITADA E QUEIMADA VIDA
Segundo Geraldo Vilaboim, Rafaela Souza estava debilitada quando chegou no local onde foi morta e foi queimada viva. O corpo foi encontrado pelos policiais com uma corda amarrada no pescoço, a mandíbula quebrada e com marcas de queimaduras.
Ainda de acordo com Geraldo Vilaboim, o fisioterapeuta confessou para a polícia que mandou matar Rafaela Souza, durante um depoimento. No entanto, ele foi liberado depois de ser ouvido, já que teve a prisão preventiva decretada depois de comparecer à delegacia.
Quatro dias depois, ele se apresentou à delegacia da cidade e foi preso. Ele contou que mantinha um caso com a vítima, e que ela estaria o chantageando e ameaçando contar sobre os dois para a esposa dele. As informações são do portal G1-BA.
Rosemberg Pinto, deputado estadual e líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa, deverá embarcar no apoio à reeleição do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). É o que vinha sinalizando internamente e tornou a defesa pública, há pouco, durante a reinauguração do Hospital São Lucas.
“Augusto tá fazendo sucesso na sua gestão e vai continuar fazendo. O povo quer que você continue”, disse Rosemberg. O deputado estadual é do PT. O partido tem como pré-candidato ao governo municipal em 2024 o ex-prefeito Geraldo Simões, que tomou café da manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início do mês, em Ilhéus (reveja clicando aqui) e abordou seu desejo eleitoral para o próximo ano.
Antes de fazer defesa de consenso na base pelo nome de Augusto Castro, Rosemberg enfatizou que tem familiares e base em Itabuna, definida por ele como “a cidade mais acolhedora da região”. E completou: “Para aqui, vieram muitos, inclusive parte de minha família, que mora aqui e foi acolhida pela cidade de Itabuna”, observou.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Na sequência, Rosemberg virou-se para o governador Jerônimo Rodrigues num convite para que o estado defina uma solução para o abastecimento de água do município, serviço municipalizado ainda na década de 80 pelo ex-prefeito Fernando Gomes, morto há um ano.
“[Itabuna] quer ouvir do senhor o que pensa [sobre a solução para o abastecimento] de água. A cidade, onde chove muito, precisa [resolver o abastecimento] de água”, defendeu Rosemberg. Ainda hoje, município e estado assinam convênio de obra para a ampliação do sistema de abastecimento de Itabuna, num total de R$ 10 milhões, para a construção de dois novos reservatórios no projeto Mais Água para a Cidade.
O serviço é operado pela Empresa Municipal e Águas e Saneamento (Emasa). As obras já começaram e, agora, terão aporte financeiro do estado. Porém, a cidade trata menos de 30% do esgoto produzido.
Itabuna prestou homenagem a 18 personalidades de vários segmentos, na noite desta quinta-feira (27), com a entrega da Comenda Firmino Alves, no Teatro Candinha Doria. Da relação, constam profissionais liberais, autoridades religiosas e políticos, como o governador Jerônimo Rodrigues e o deputado estadual e seu líder na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (veja lista ao final).
O prefeito Augusto Castro presidiu a solenidade de concessão da honraria nos 113 anos de emancipação de Itabuna. No seu discurso, enfatizou a importância e o impacto de Itabuna para o sul da Bahia e agradeceu a contribuição dos homenageados para o município. “Se Itabuna está bem, Itapé, Buerarema, Ibicaraí, Ilhéus e Itacaré no turismo e os demais municípios do Sul da Bahia também estarão bem, crescendo e se apoiando no nosso desenvolvimento”.
O prefeito ainda conclamou a sociedade regional a aproveitar o boom que a região terá com a chegada de investimentos em modais como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “[São] investimentos que vão estimular muito mais o desenvolvimento da região Sul da Bahia. Por isso, precisamos nos unir para a atração de novos negócios: polos de logística e moveleiro, atração o algodão e a soja do Oeste e o turismo no Litoral Sul, do minério e a celulose cujo destino são o Porto de Ilhéus e passam por Itabuna”, acrescentou.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
O prefeito fez uma espécie de prestação de contas, lembrou de como estavam as contas da Prefeitura ao assumir e enfatizou a condição favorável dos cofres públicos, posição que possibilitou a obtenção de empréstimos e financiamentos nacionais e internacionais.
Ainda falou do apoio dos governos de Jerônimo Rodrigues e de Luiz Inácio Lula da Silva para o desenvolvimento de Itabuna, além de deputados e senadores. Um dos deputados, Rosemberg Pinto, foi homenageado com a Comenda. “Quero parabenizar cada homenageado pelo merecimento que prestaram serviços e continuam prestando ao nosso desenvolvimento. Parabéns, Itabuna 113 anos de história, de luta e de resistência”, completou o prefeito.
COMENDA “COLETIVA”
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes Santana, um dos agraciados com a Comenda Firmino Alves, falou em nome dos homenageados. “Compreendo que essa Comenda, que ora recebo, é coletiva, pertence a cada um dos 808 docentes da Universidade, aos 500 técnicos-administrativos, aos nove mil alunos da graduação, mas pertence a cada um e a cada uma que ajudou construir a nossa Universidade”, falou.
Da entrega, não puderam participar o governador Jerônimo Rodrigues, devido à agenda, e o vice-governador Geraldo Júnior (saiba mais aqui), além da secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro. Geraldo Júnior disse ter visto “a morte de frente”, ontem (27), na tentativa de pouso da aeronave no Aeroporto de Ilhéus. Devido às más condições do tempo, o avião de pequeno porte teve que arremeter (suspender operação de pouso) e retornar para Salvador.
HOMENAGEADOS
Dentre os nomes homenageados, grandes histórias de vida e contribuições para a sociedade grapiúna, a exemplo do pastor Geraldo Meireles, da Igreja Batista Teosópolis, e um dos líderes da ação de auxílio às vítimas da segunda maior enchente da história de Itabuna. A IBT serviu quase 20 mil refeições a desabrigados em dezembro de 2021 e desenvolve ações sociais e de saúde. Antes, no início dos anos 2000, ajudou a fundar o Banco do Povo de Itabuna, instituição comunitária de crédito que é exemplo baiano na modalidade.
Ainda entre os homenageados, a educadora Leninha Vila Nova, que liderou o processo de reestruturação da rede de educação estadual no sul da Bahia, principalmente em Itabuna, na gestão encerrada no primeiro semestre deste ano, quando foi nomeada superintendente de Polícias da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (SEC), Pasta hoje comandada pela ex-reitora da Uesc Adélia Pinheiro. Abaixo, a lista completa.
LISTA DOS HOMENAGEADOS
Governador Jerônimo Rodrigues
Vice-governador Geraldo Junior
Secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro
Deputado estadual Rosemberg Pinto
Reitor da Uesc, Alessandro Fernandes Santana
Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz
Médica Mércia Alves da Silva Margotto
Médico e bioquímico Baldoíno Lopes Azevedo
Médico-cirurgião Eduardo Fontes Neto
Médico Humberto Barreto de Jesus
Professora Leninha Vila Nova
Musicista Maria de Lourdes Dantas Andrade
Padre Acássio Alves da Silva
Padre Tony Valério Rodrigues dos Santos
Pastor Carlito Machado Fiel
Pastor Geraldo Santos Meireles
Pastor Éder de Jesus Lima
Empresário Pedro Henrique Silva de Assis


























