Uma moto e uma caminhonete se envolveram em um acidente na BA-001, na zona sul de Ilhéus, no final da tarde desta segunda-feira (26). Após a colisão dos veículos, o motociclista caiu.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o motociclista no chão, com semblante de dor, amparado por pessoas que passavam pelo local. O motorista da caminhonete prestou socorro à vítima, que foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O acidente deixou o trânsito lento na altura da Praia dos Milionários, mas a pista já foi liberada.
Ao PIMENTA, a Superintendência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (Sutram) informou que agentes de trânsito isolaram o local para evitar novo acidente, mas o caso será registrado pela Polícia Rodoviária Estadual, responsável pela via. O site tenta obter informações da PRE.
O adolescente que matou uma estudante na Escola Municipal Eurides Sant´Anna, em Barreiras, tem 14 anos e usou a arma do pai no crime. Nas redes sociais, ele costumava fazer publicações contra judeus, nordestinos e a população LGBTQI+ e, horas antes do ataque desta segunda-feira (26), afirmou que estava tranquilo. “Nem parece que irei aparecer em todos jornais hoje”.
O ataque vitimou Geane da Silva Brito, de 19 anos, que fazia o 9º ano do Ensino Fundamental e usava cadeira de rodas. Ainda não se sabe se ela era alvo preferencial do agressor ou se apenas não conseguiu fugir dele. A jovem foi baleada várias vezes, teve o corpo ferido por golpes de facão e morreu no local.
Além de um revólver calibre 38 e do facão, o adolescente portava uma bomba caseira e uma machadinha. Na ação, iniciada por volta das 7h, usou o mesmo capuz preto em que aparece em fotos na internet.
O adolescente foi baleado por uma pessoa não identificada, que o atingiu em um dos ombros, no abdômen e em uma das pernas. O atirador foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Oeste, onde chegou às 8h10min. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Policial, o pai do atirador disse à Polícia Civil que mantinha a arma escondida em casa e que não sabia que o filho tinha conhecimento do esconderijo.
AULAS SUSPENSAS
A Prefeitura de Barreiras suspendeu as aulas da escola por uma semana. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prestou solidariedade à família de Geane Brito e colocou a equipe de psicólogos da pasta à disposição para o atendimento da comunidade escolar e dos familiares da vítima. Com GloboNews.
Durante viagem teste de novo trecho Salvador-Lauro de Freitas do metrô da Região Metropolitana, nesta segunda-feira (26), o governador Rui Costa falou das eleições de 2022. O mandatário baiano se mostrou empolgado com a mobilização no estado e até cravou vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) em primeiro turno.
E foi além:
– A confiança é grande. Arrisco até um placar: 53% dos votos válidos para Jerônimo – disse o governador, ainda afirmando crer que Lula saia da Bahia com mais de 70% dos votos válidos.
Provocando o principal rival na disputa baiana, o petista ainda acrescentou:
– O outro candidato (ACM Neto) está despencando e ele [Jerônimo] tá subindo.
As eleições deste ano ocorrem no próximo domingo (2) em todo o país. O governo baiano é disputado por ACM Neto (UB), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL), Kleber Rosa (PSOL), Marcelo Millet (PCO) e Giovani Damico (PCB).
O QUE DIZEM AS PESQUISAS
De acordo com as pesquisas Ipec/Rede Bahia e Datafolha/Metrópole, Neto lidera a disputa. Já a pesquisa AtlasIntel/A Tarde aponta empate técnico entre Neto e Jerônimo, porém com o petista 4 pontos à frente.
Um dos alunos repetentes do ABC da Noite, Daniel Thame, se deu por satisfeito e disse que, felizmente, do males o menor, pois dessa vez é por pouco tempo.

Do presidente da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias, Etc., (Alambique), o jornalista Daniel Thame, recebo a fatídica informação. Foi difícil acreditar, mas constatei que era verdade. Após a reabertura do ABC da Noite, recebida com festa em grandioso estilo, a diretoria resolveu dar mais um tempo e cerrar suas duas portas até passar as eleições de 2 de outubro.
A notícia pegou todos de surpresa, já que o professor Caboclo Alencar e sua inseparável companheira, dona Neusa, deliberaram, em sessão extraordinária, a suspensão da prestação dos serviços etílicos na sua sede, no Beco do Fuxico. Mas como não existe nada ruim que não possa piorar, como garante em sua tese o tal de Murphy, num conceito que se transformou em lei sem que fosse aprovada por parlamento algum.
Esse já é o segundo choque sentido pelos boêmios itabunenses, que ficaram órfãos das deliciosas batidas do Caboclo Alencar durante esses anos em que a pandemia resolveu assolar o Brasil e o mundo. A primeira decepção sentida foi a drástica redução nos dias de funcionamento, que caiu do tradicional segunda a sábado, em dois expedientes, e que passaria apenas aos sábados.
Pois bem, se não bastassem os torturantes 30 meses em que esteve fechado, o primeiro decreto editado pelo Caboclo Alencar e dona Neusa, restringiu a abertura, em desconformidade à placa de bronze afixada na parede proclama os horários de abertura e fechamento do régio expediente: De segunda a sexta-feira: das 11 às 12h30min e das 17 às 19 horas; aos sábados, das 11 às 12h30min; sem expediente aos domingos.
Agora, conforme acertado, o horário de sábado foi ampliado em duas horas, mas nada que compense os dois expedientes diários no decorrer das segundas às sextas-feiras, quando centenas de repetentes e aderentes se reuniram no ponto mais tradicional do Beco do Fuxico, em Itabuna. Nos dias removidos da tabela de funcionamento, que os alunos busquem novas escolas próximas para continuar os estudos etílicos.
Um dos alunos repetentes do ABC da Noite, Daniel Thame, se deu por satisfeito e disse que, felizmente, do males o menor, pois dessa vez é por pouco tempo. Além do mais, fez questão de ressaltar que o ABC da Noite volta a funcionar após as eleições, sempre aos sábados. A finalidade seria preservar o espaço mais democrático de Itabuna, onde o que deve prevalecer são os sabores das magistrais batidas que só Alencar sabe fazer.
Na qualidade de aluno repetente de anos e anos, que nem dá para contar nos dedos, eu já disse por aqui que senti bastante não ter participado da cerimônia de reabertura do ABC da Noite, oportunidade para rever o Caboclo Alencar, dona Neusa e o sem-número de colegas e amigos. E esse reencontro seria regado às maravilhosas batidas recém-saídas da linha de produção, com preferência para o sabor gengibre.
Ausente estava, como acabei de citar, portanto não presenciei a festa de reabertura, o que sei por ouvir dizer dos colegas presentes, embora como repórter deveria ter ido mais a fundo nas informações, checando o contraditório, o que não fiz. Só me resta penitenciar e faço questão de pedir a devida vênia e o costumeiro perdão, por não ter ido a fundo das questões temporãs e que devem prevalecer os princípios da democracia.
Com a sapiência do casal e a experiência do Caboclo Alencar nos 60 anos de funcionamento do ABC da Noite e os 91 anos de salutar existência, mesmo contrariado pelo fechamento, comemoro a decisão, por demais acertada. Sei, por convivência, e não por ouvir dizer, que o bar é uma extensão do lar (não ligue para a chula trova), ambiente onde todos discutem e mesmo que não cheguem a qualquer conclusão se abraçam na despedida.
Chocado fiquei pelo decreto do novo fechamento – temporário, como quer o confrade Daniel Thame –, por ter me deslocado de Canavieiras a Itabuna, para conhecer o ABC da Noite pós pandemia. Dei com a cara na porta, fechada, como reclamou anos passados o também saudoso aluno repetente Tyrone Perrucho, a aparecer num dia em que o Caboclo resolveu não dar expediente por 30 dias.
Irei me redimir da falta da Confraria d’O Berimbau, sábado passado no MC Vita, e prometerei comparecer noutra efeméride de reabertura assim que passar as eleições. Como sempre, prometo me comportar como um frequentador de botequim bom de debate, discutindo com os parceiros da mesma mesa e me intrometendo nas outras, como manda o manual de boas maneiras de um aluno repetente do ABC da Noite.
E sob as bênçãos do Caboclo e dona Neusa.
Walmir Rosário é radialista, jornalista, advogado e aluno “repetente” do ABC da Noite.
“Haveria grande simbolismo numa retirada da candidatura do PCB em apoio a Lula, sem perder a sua independência de classe, ideológica e política, com a preservação de seu programa e de suas bandeiras”.

Passei um terço de minha vida no antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB) – e isso dá muito tempo. Sofri muito com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual era crítico e, por isso, fui chamado de eurocomunista. Não fui para o PPS em 1992 nem fiquei com os que reorganizaram o partido, mas costumo dizer que nunca saí e que carrego o Partidão dentro de mim.
Tenho imensa simpatia pelo atual PCB. Não digo que sou “companheiro de viagem”. Sou mais do que isso. Dou sempre o meu apoio, mesmo quando não concordo com algumas posições, mas não sou organizado nele.
Sofia Manzano é excelente quadro e, de igual modo, candidata à presidência. Levanta questões cruciais para a classe trabalhadora e o povo, apesar da imensa censura dos meios mediáticos burgueses. Repercute pouco, porém é importante. É uma semente para o futuro e a luta contínua.
A eleição que temos hoje, com toda a sua atipicidade, sobretudo a quase inexistente mobilização no campo popular, a parecer aquelas calmarias sombrias que antecedem os tsunamis, é a mais importante depois da chamada redemocratização. A maioria do povo está silente, sorumbático e contra o que está aí.
Não é uma eleição qualquer. Com muitas irregularidades e chantagens, a disputa é marcada por uma extrema-direita organizada, mobilizada, violenta e armada. Hoje, o Brasil tem um governo militar, neoliberal, antidemocrático, antinacional – totalmente entreguista- e contra direitos sociais. Bolsonaro é o útil cavalo de Tróia.
Uma vitória de Lula em primeiro turno pode vir a ser um fato importante para o despertar das massas, chamadas às ruas para defender o seu presidente eleito. A história está cheia de episódios que despertaram e mobilizaram as classes populares.
No entanto, as candidaturas de PCB, UP e PSTU não podem ser responsabilizadas caso Lula não vença no primeiro turno. Inicialmente, porque não terão muitos votos. Creio que não chegarão a 500 mil, juntas.
Depois, porque a própria linha de campanha lulista, pouco mobilizadora, focada no centro em face das alianças, sem assumir claramente bandeiras que apelem aos interesses populares, é que terá o seu peso da responsabilidade, ainda que as últimas propagandas da campanha tenham radicalizado no confronto com o governo do inominável.
A vitória no primeiro turno é uma possibilidade e tudo deve ser feito para isso – seria um tento para as forças populares. Desse modo, dentro da realidade concreta da luta de classes, na real polarização existente contra o fascismo, haveria grande simbolismo numa retirada da candidatura do PCB em apoio a Lula, sem perder a sua independência de classe, ideológica e política, com a preservação de seu programa e de suas bandeiras.
Luta que segue!
Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O Banco Central estabeleceu limites para a cobrança da tarifa de intercâmbio (TIC) e para o prazo de liquidação de operações de cartões pré-pagos e de cartões de débito. A TIC é a remuneração paga ao emissor do cartão, a cada transação, pelo credenciador do estabelecimento comercial, que é quem aluga as maquininhas de cartão para os comerciantes.
A nova regulação estabelece o limite máximo de 0,5% a ser aplicado em qualquer transação de cartões de débito e 0,7% aplicado em qualquer transação de cartões pré-pagos. Também deverá ser obedecido o mesmo prazo para disponibilização dos recursos aos estabelecimentos comerciais, independentemente de o cartão ser de débito ou pré-pago.
A resolução foi foi adotada pelo BC após consulta pública e passa a vigorar a partir de 1º de abril de 2023. Segundo o órgão, esta tarifa representa um custo que o credenciador repassa ao estabelecimento comercial que, por sua vez, repassa ao consumidor.
“As medidas visam a aumentar a eficiência do ecossistema de pagamentos, estimular o uso de instrumentos de pagamentos mais baratos, possibilitando a redução dos custos de aceitação desses cartões aos estabelecimentos comerciais, além de possibilitar reduções de custo de produtos aos consumidores finais, de forma a proporcionar benefícios para toda a sociedade”, explicou em nota.
Segundo a autarquia a medida também aumenta a transparência para os participantes do mercado quanto aos custos envolvidos na transação e facilita a supervisão da aplicação da regra.
O BC esclareceu que, em relação à regulamentação anterior, a nova norma simplificou a forma de aplicação do limite para a TIC dos cartões de débito. Antes, havia uma definição cumulativa de média ponderada de 0,5% e valor máximo por transação de 0,8%, agora passará a ser apenas de um percentual máximo por operação. A medida ainda eliminou as exceções previstas para transações não presenciais e com uso de cartões corporativos.
No caso dos cartões pré-pagos, ao estabelecer o limite máximo de TIC, o Banco Central reconhece a “sua importância para a inclusão financeira da população de menor renda e para a digitalização da atividade de pagamentos, com a consequente redução da utilização dinheiro para realizar pagamentos”. Para o BC, a uniformização do prazo de liquidação das transações, seja com cartões de débito ou pré-pagos, também possibilita melhores condições para a gestão de fluxo de caixa dos estabelecimentos comercias, além de reduzir eventuais custos de antecipação de recebíveis. Da Agência Brasil.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou alterações em locais de votação de todo o estado. Em Ilhéus, foram feitas seis mudanças.
Os eleitores que votavam no Grupo Escolar do Ceará foram transferidos para o Colégio Fênix. Já os do Grupo Escolar do Basílio, Faculdade Madre Thaís e Colégio Joana D’Arc, agora, votam na Escola Municipal Heitor Dias.
Também houve mudança para quem votava no Colégio Status e no Centro Social Urbano, que foram substituídos pelo Colégio Ideal e pelo Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, respectivamente.
Ao todo, Ilhéus terá 60 locais de votação. É possível consultar o endereço de cada um deles no mapa feito pelo ex-vice-prefeito, fotógrafo e memorialista José Nazal (confira aqui).
O eleitor também pode consultar os dados eleitorais, incluindo o novo local de votação, no site do TRE-BA, pelo aplicativo e-Título ou ligando para o número (73) 3634-5222.
Começou hoje (26) o período de inscrição para as oficinas de teatro e de tear manual do Centro Cultural Teosópolis Cacilda Lourenço Silva (CCT), no bairro da Conceição, em Itabuna.
A inscrição para a oficina de teatro será feita mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues na sede do Centro Cultural, na Rua C, número 298, Praça dos Eucaliptos. Já a participação no curso de tear custa R$ 15,00, dinheiro que será usado na compra do material de ensino. Também é possível se inscrever para os dois cursos pelo telefone (73) 9 8810-0013.
A cargo do professor, ator e comunicólogo Pedro Albuquerque, a oficina de teatro será ministrada de 3 de outubro a 2 de dezembro. O professor de História e artesão Anselmo Góes é o responsável pelo curso de tear, que será oferecido de 3 a 30 de outubro. As aulas dos dois cursos serão às segundas e sextas-feiras, das 14h às 17h.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é parceira do CCT. De acordo com a professora da instituição de ensino superior e curadora do espaço cultural, Janete Ruiz de Macedo, os alunos das duas oficinas terão a oportunidade de transformar o aprendizado em porta de entrada para o mercado de trabalho.
Municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste têm mais de 90 vagas anunciadas para esta segunda-feira (26) pelo SineBahia. São 61 oportunidades em Itabuna, 29 em Teixeira de Freitas e 4 em Itapetinga.
Os candidatos interessados têm até as 15h30min de hoje para se apresentar em uma destas unidades do SineBahia, munidos de carteiras de Identidade e Trabalho, CPF e comprovantes de endereço, escolaridade e vacinação. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.
Geane da Silva Brito, de 20 anos, foi morta na manhã desta segunda-feira (26) na Escola Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, no oeste da Bahia. Ela era aluna da instituição e foi vítima de outro estudante, que ainda não foi identificado.
O autor do crime entrou na escola com uma espingarda e um facão. Estava encapuzado e usava roupas pretas e óculos escuros. Ele deu um tiro ao chegar na escola e outro já no espaço interno. Depois, dirigiu-se até Geane e a atacou com tiros e golpes de facão. A jovem morreu no local.
A Polícia Militar foi chamada e interveio. O estudante enfrentou os policiais e acabou baleado. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Segundo as primeiras informações, o autor do ataque é um adolescente matriculado na mesma escola, mas ele não vinha frequentando as aulas. Com informações da TV Bahia.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (30). A proposta é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.
A campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. As doses estão disponíveis em mais de 40 mil pontos de vacinação. A meta da pasta é imunizar contra a pólio 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico. Até o último sábado (24), 6 milhões de doses contra a pólio haviam sido aplicadas durante a campanha.
MULTIVACINAÇÃO
Para a campanha de multivacinação, as doses disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Entre adolescentes com idade até 15 anos, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
COVID-19
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação coincide com a imunização contra a covid-19, já em andamento no país. Segundo a pasta, as vacinas contra a covid-19 podem ser administradas, em crianças a partir de 3 anos, de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas que integram o calendário nacional.
“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, reforçou o ministério.
A Mega-Sena vai sortear, na quarta-feira (28), um dos maiores prêmios de sua história. No sorteio da noite de sábado (24), no Espaço da Sorte, em São Paulo, não houve acertador das seis dezenas. Com isso, o prêmio subiu de R$ 169 milhões para R$ 200 milhões.
As dezenas sorteadas foram: 01, 10, 27, 36, 37 e 45. Houve 294 apostas acertadoras na quina, sendo quatro bolões feitos na Bahia. Dois desses bolhões são de Feira de Santana. Um com 66 pessoas faturou R$ 269.175,06. Outro com 10 participantes ganhou R$ 89.725,10.
Outros dois bolões com acerto na quina foram feitos em Barreiras e Camaçari, com 10 e 20 participantes, respectivamente. Cada um receberá R$ 134.587,60.
Além dos dois bolões, Feira de Santana teve ainda outros dois jogos de apostas simples que “bateram na trave”. Cada um embolsará R$ 44.862,56. As outras apostas simples que acertaram a quina foram feitas em Serrinha e Conceição do Coité.
Houve ainda, na Bahia, acertadores na quadra em Camacan, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirataia, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe Ubatã e Una. Os apostadores vão receber valores que variam de R$ 915,91 a R$ 2.747,71. No Brasil, houve 20.572 acertadores na quadra. O jogo simples da Mega-Sena, com seis dezenas, custa R$ 4,50.
Ao menos desde 2002, as eleições gerais não registram uma participação feminina tão expressiva, seja em números absolutos, com 9.239 candidatas, ou em proporção do total, com 33,81% das candidaturas aptas sendo de mulheres.
Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levam em consideração somente as candidaturas aptas, ou seja, aquelas que atenderam a todos os critérios legais e formais e foram deferidas pela Justiça Eleitoral.
Em 2018, por exemplo, quando já valia a imposição aos partidos de que ao menos 30% de candidaturas femininas, as mulheres representaram 31% (8.075) dos candidatos aptos a receber votos. Em 2014, essa proporção foi de 28,81% (6.331).
Os números refletem até mesmo na corrida presidencial, em que há quatro mulheres na disputa pelo Planalto. Ao menos desde 2002 não há um número tão expressivo de mulheres disputando cargos eletivos.
RECORDE DE CANDIDATAS NEGRAS
Neste ano há também um recorde de candidatas que se declararam negras. São 1.706 que tiveram o registro deferidos, 18,47% de todas as candidaturas femininas. Em 2018 esse número era de 1.086, e de 647 em 2014. O mesmo ocorre com as que se declararam indígenas, que são 77 neste ano, acima dos 48 de 2018 e de apenas 25 em 2014.
No total, as Eleições 2022 têm 27.329 candidaturas aptas, que disputam cargos para presidente, governador, deputado federal e deputado estadual.
O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador ocorrerá em 30 de outubro. Da Agência Brasil.
“Esses empreendimentos e obras podem ser a redenção para a região reconfigurar a sua inserção internacional, prover mais competitividade aos agentes econômicos daqui e atenuar a miséria e desigualdade crônicas que assolam a região”.

Como discutido na última coluna, a infraestrutura disponível para integração física internacional do sul da Bahia é defasada e desintegrada. O Porto do Malhado foi inaugurado já em descompasso com as tecnologias vigentes da época, não precisou de uma década sequer, desde o início de suas operações, para se tornar ocioso. Tal como o Porto de Salvador atualmente, não tem conexão com ferrovia, isso desde a sua concepção pelo Governo da Ditadura Militar.
Assim, recuperamos a pergunta feita há 15 dias: como os atuais projetos e empreendimentos voltados à atividade da logística internacional superam esse atual padrão de conexão com o mundo na região?
A partir de 2007, iniciou-se discussão sobre a construção de um novo porto: o Porto Sul. A principal motivação para esse empreendimento, diferente dos demais portos construídos aqui, consiste em uma atividade exógena à região. Com o aumento da cotação do minério de ferro, que saiu de 20,00 para 120,00 dólares naquele ano, a exploração da mina em Caetité se tornou viável. Mas a produção não tinha como ser escoada.
A única malha ferroviária disponível, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que passa próximo à região mineradora, é defasada, ainda com traçado sob o paradigma tecnológico de trens a vapor e tem a Vale, concorrente da empresa exploradora da mina de Caetité, como exploradora da ferrovia.
O Porto Sul surge como a solução para esse gargalo logístico. Todavia, diferentemente do contexto da construção do Porto do Malhado, a proposta, que tinha a ligação da mina com o nosso litoral, inicialmente, por dutos, sofreu forte contestação.
Na primeira audiência pública do Processo de Licenciamento, os grupos locais de contestação, munidos de estudos técnicos, rechaçaram a Ponta da Tulha como o local designado pelo primeiro estudo locacional apresentado na referida audiência, em 2009.
A partir daí, com um novo estudo, numa nova audiência pública em 2011, decorrente de um processo de maior barganha e negociação com lideranças locais, decidiu-se pela atual área, em Aritaguá, mais próxima da cidade e mais antropizada. Também alterou-se substancialmente as medidas de mitigação e compensação definidas pelo EIA/RIMA, após um processo de maior aproximação e oitiva das demandas das comunidades afetadas diretamente pela obra.
Além disso, os governos estadual e federal, na época, apresentaram obras adicionais, com relações mais próximas das atividades locais, tais como: Fiol; aeroporto internacional; duplicação da BR 415; e a nova ponte do Pontal. Noutra frente, foram assegurados recursos e apoio para a lavoura do cacau, produção do chocolate e o turismo ecológico.
A ponte foi inaugurada, a Fiol já tem o trecho que liga o local do porto em construção a Brumado, cidade vizinha a Caetité, e muito se avançou na agregação de valor das cadeias do cacau e do turismo. Houve até o recente alargamento da BR-415. No entanto, o aeroporto internacional ainda não saiu do papel, e a Fiol tem sua integridade comprometida, podendo se tornar uma estrada de ferro exclusiva para escoar minério.
Iremos tocar em cada um desses desafios nas próximas colunas. Repensar essas obras é vital para não repetirmos o erro da construção de obras com dispêndio volumoso de recursos públicos e forte impacto ambiental, tal como o Porto do Malhado, para que não se limitem ao simples escoamento de commodities.
Esses empreendimentos e obras podem ser a redenção para a região reconfigurar a sua inserção internacional, prover mais competitividade aos agentes econômicos daqui e atenuar a miséria e desigualdade crônicas que assolam a região.
Diferente do que experimentamos com a ditadura miliar, que deixou como legado essa precária infraestrutura disponível, o contexto democrático nos permite cobrar, seja por voto ou vias institucionais, que os erros do passado não se repitam no presente.
Henrique Campos de Oliveira é ibicariense, doutor em Ciências Sociais pela UFBA e professor do Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas da Unifacs.
O Vitória vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. A conquista da vaga foi sofrida. O Rubro-Negro Baiano conseguiu o acesso ao empatar em 1 a 1 com Paysandu, no Estádio do Curuzu, em Belém, no Pará, neste sábado (24). O Leão garantiu o acesso à segunda divisão ao conquistar nove pontos no Grupo C do Quadrangular decisivo.
A torcida do Vitória sofreu do início ao fim do jogo de hoje. A equipe saiu atrás no placar, com gol marcado por Genilson para o Paysandu. O empate para o Leão veio com Dinísion, que acertou um chute de fora da área. Mas, além do empate, o Rubro-Negro precisava que o Figueirense não derrotasse o ABC, do Rio Grande do Norte.
Jogando em Florianópolis, o Figueirense não conseguiu sair do 0 a 0. O resultado que o Leão necessitava para jogar a Série B no próximo ano. Com 12 pontos em seis rodadas, o ABC de Natal ficou com a outra vaga no Grupo C. Já Figueirense e Paysandu seguirão na Série C em 2023.























