CONHECENDO O JOGO ONLINE 1WIN E AVIATOR E SUAS ESTRATÉGIAS

MINHA CASA, MINHA VIDA: GOVERNO ENTREGA 1,6 MIL MORADIAS EM 4 ESTADOS, 250 NA BAHIA

ADEUS A CYVA: SUCESSO DA MPB, QUARTETO EM CY PERDE TERCEIRA INTEGRANTE

CAMACAN: MENINA MATA IRMÃO DE 4 ANOS COM DISPARO ACIDENTAL DE ESPINGARDA

VEJA 170 VAGAS NA INDÚSTRIA, CONSTRUÇÃO E LOGÍSTICA EM ILHÉUS E JEQUIÉ NESTA SEGUNDA (23)

CARRO ROUBADO EM SÃO PAULO É APREENDIDO EM ITABUNA

NA BAHIA, VEREADOR ATINGIDO POR CINCO TIROS ANDA DOIS QUILÔMETROS EM BUSCA DE SOCORRO

BAHIA VENCE A TERCEIRA PARTIDA SEGUIDA NA LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

NOVA RODOVIA ILHÉUS-ITABUNA TEM 47% DAS OBRAS CONCLUÍDAS; CONFIRA VÍDEO

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Campo de Futebol Amador, no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), localizado entre os bairros Sarinha Alcântara e Jardim Primavera, será reinaugurado no próximo sábado (1º). O equipamento esportivo passou por uma ampla reforma financiada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com uma contrapartida da Prefeitura de Itabuna.

O secretário de Esportes e Lazer de Itabuna, Alcântara Pelegrini, adiantou, nesta terça-feira (27), que o campo já está pronto para a realização das competições esportivas. O campo ganhou grama sintética e alambrado, pista de acesso com asfalto, meio-fio e uma rotatória. Além disso, o muro do campo foi restaurado e até sábado ganhará uma nova pintura.

A última vistoria realizada antes da reinauguração do campo foi feita por engenheiros da Prefeitura de Itabuna e do Governo do Estado, e contou com a presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães. Ele foi acompanhado Alcântara Pellegrini, além de diretores e . O campo sediará jogos do Campeonato Interbairros.

Geane Brito (à direita) foi morta em escola de Barreiras || Fotos Redes Sociais/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil do Espírito Santo confirmou, nesta terça-feira (27), que o autor do ataque que matou a estudante cadeirante Geane da Silva de Brito, de 19 anos, mantinha contato com Henrique Lira Trad, de 18 anos, acusado de ter levado pânico a uma escola da rede municipal de ensino em Vitória, no mês passado. Na oportunidade, o rapaz estava armado com dispositivos de disparo de flechas, facas e garrafas de coquetel molotov.

Detido durante o ataque à Escola Éber Louzada Zippinotti, no Espírito Santo, Henrique Trad teria afirmado aos policiais que o objetivo era matar o máximo de pessoas que conseguisse, no interior da escola. O jovem teria conseguido machucar uma criança, mas foi dominado antes que praticasse a chacina. Ele estava equipado com pelo menos nove facas ninjas e 59 flechas, além dos equipamentos para o lançar os objetos. Na mochila dele, a PM ainda encontrou três garrafas de coquetel molotov.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente que tentou promover uma chacina na Escola Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, no oeste da Bahia, comunicava-se com Henrique Trad pela internet. O jovem do Espírito Santo seria uma espécie de “guru” para o adolescente que morava há pouco tempo na Bahia. A polícia ainda investiga se ação do adolescente em Barreiras foi incentivada por terceiros.

O adolescente anunciou, dias antes, nas redes sociais, as intenções de praticar o ataque. Ele invadiu a escola armado com um revólver calibre 38, facão, uma bomba caseira e uma machadinha. Na ação, iniciada por volta das 7h, usou o mesmo capuz preto em que aparece em fotos na internet, para fazer publicações contra judeus, nordestinos e população LGBTQI+ . Com informações do Uol.

Moisés representa Itabuna no lançamento do Conecta Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Gestão e Inovação de Itabuna, Moisés Carvalho, vê o programa Conecta Bahia, do Governo do Estado, como ferramenta para democratizar o acesso à internet em espaços públicos. Hoje (27), ele representou o município no lançamento oficial da iniciativa, em Salvador.

A Prefeitura de Itabuna é parceira do Governo do Estado no projeto, e o município é um dos 200 contemplados na primeira etapa do Conecta Bahia, com cinco praças na lista. “Esse programa representa inclusão digital e democratização da informação. Estamos trabalhando para muito breve o Conecta Bahia estar em pleno funcionamento na cidade”, assegurou Moisés.

A José Bastos é uma das cinco praças de Itabuna no Conecta Bahia

As praças que serão beneficiadas em Itabuna são: José Bastos (Centro), Otávio Mangabeira (Camacã), Alice Monteiro (Santo Antônio), da Piedade (Califórnia) e Beira Rio (perto da Câmara de Vereadores). Os logradouros ganharão placa informando a existência do ponto de acesso à internet.

Grupo é acusado de usar estrutura do Detran para se apropriar de carros alugados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) apresentou denúncia contra sete pessoas investigadas por envolvimento no esquema de apropriação indébita de carros alugados por meio da estrutura do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). As fraudes foram descobertas pela Operação Fake Rent, deflagrada em agosto de 2021 (relembre). Essa é a terceira acusação decorrente das investigações.

De acordo com a denúncia protocolada nesta terça-feira (27), o grupo alugava veículos e utilizava documentos falsos para transferir a propriedade deles, com o auxílio de agentes públicos, inserindo informações falsas no sistema do Detran-BA. O prejuízo  identificado foi de R$ 1,5 milhão, segundo o MP-BA, mas estima-se que esse tipo de crime já tenha gerado rombo acima de R$ 9 milhões somente na Bahia.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público (Gaeco) aponta que Valdinei dos Santos Luz seria o principal articulador e recrutador de pessoas para integrarem a organização criminosa. Ele está preso.

Também foram denunciados o despachante Eduardo Rebouças da Silva, os servidores do Detran Fábio Santana de Matos, Lucas de Santana Santos e Luana Santos da Silva e os vistoriadores José Carlos Oliveira dos Santos e Nivaldo Silva Vieira Neto, que seriam responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas informáticos.

Centro vai estimular iniciação de crianças e jovens no esporte, segundo Governo da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi inaugurado nesta segunda-feira (26) o Centro de Treinamento de Canoagem de Ubatã, no médio Rio de Contas. Construído pelo Governo da Bahia, o equipamento custou R$ 1,4 milhão.

O centro tem ponto de apoio, garagem dos barcos, sala de musculação, refeitório, copa, despensa, área de serviço, sala de administração, sala de professores e sala de aula para estimular a canoagem olímpica e desenvolver atividades de iniciação esportiva, como o projeto Remando no Litoral Sul, que atende 150 crianças e jovens do município.

Também em Ubatã, o Governo do Estado entregou a requalificação do campo de futebol society da Rua da Comissão, que ganhou novo sistema de iluminação, gramado sintético, alambrado com mureta e banco de reservas. Tocado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o serviço custou a R$ 300 mil.

A agenda de entregas na região terminou às 16h, em Ubaitaba, com a reinauguração do Centro de Canoagem, que estava fechado desde a enchente de dezembro de 2021 e passou por reforma geral.

Estado também reinaugurou Centro de Canoagem de Ubaitaba

O secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, participou das solenidades. “Entregamos hoje, em Ubatã, o terceiro equipamento deste tipo, o primeiro foi em Itacaré, e depois em Ubaitaba, que agora reinauguramos. Sem dúvida nenhuma, os centros de treinamento de canoagem construídos em nosso estado são o que há de mais moderno e completo do país”, disse o gestor.

Prefeito Moacyr Leite Júnior (à direita) participa da cerimônia de entrega dos contratos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregaram contratos de concessão de uso de terra a 110 a assentados do município. O documento transfere o imóvel rural ao assentado de maneira provisória e garante o acesso à terra, aos créditos oferecidos pelo Incra e a outros programas do Governo Federal.

Realizado na última quinta-feira (22), no Centro de Cultura Dr. Ronaldo Vasconcelos Farias, o ato contou com a presença do prefeito Moacyr Leite Júnior (UB) e do superintendente do Incra na Bahia, Paulo Emanuel Alves, além de outras autoridades públicas.

O prefeito afirmou que a solenidade foi o coroamento do trabalho da equipe do município junto ao Incra. “Colocamos a Prefeitura de Uruçuca à inteira disposição para todos os assentados que necessitarem deste e quaisquer outros serviços oferecidos”, completou.

Os serviços do Incra estão disponíveis na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, no antigo escritório da CEPLAC. A Sala da Cidadania atende assentados do município de Uruçuca e de cidades circunvizinhas.

Exercício prepara equipes de resgate para atuação na Plataforma de Manati || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Petrobras fez exercício simulado de emergência no atracadouro Bom Jardim (Ponta do Curral), em Valença, baixo-sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (27). O objetivo do treinamento foi preparar equipes socorristas para situações que exijam resgate rápido de trabalhadores da Plataforma de Manati, na Bacia de Camamu.

A simulação envolveu equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de empresas terceirizadas e da própria estatal. No exercício, as pessoas resgatadas foram levadas para a Santa Casa de Valença.

De acordo com a Petrobras, suas operações obedecem aos mais rigorosos padrões internacionais de segurança, saúde, respeito ao meio ambiente e atende a todos os parâmetros de emissões regulados pelos órgãos competentes.

Além da manutenção de todos os equipamentos, segundo a empresa pública, as comunidades do entorno de suas instalações são orientadas quanto à convivência segura com as atividades de extração e beneficiamento do petróleo.

Senador aprova MP que garante auxílio até o final do ano
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Cidadania publicou hoje (27) a Portaria nº 816, que autoriza os beneficiários do Auxílio Brasil a contratar empréstimo consignado vinculado ao benefício.

“A portaria estabelece o limite de juros de 3,5% ao mês. Esse teto pode ser ainda menor, dependendo da negociação da instituição financeira com o tomador do empréstimo”, informou, em nota, o ministério.

O valor do consignado está limitado a 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil. “Dessa forma, o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais, em um prazo máximo de 24 meses”, acrescenta a pasta.

ACM Neto, Jerônimo Rodrigues, João Roma e Kleber Rosa participam do debate
Tempo de leitura: < 1 minuto

ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL) confirmaram participação no debate que as emissoras afiliadas da Rede Globo na Bahia, dentre elas a TV Santa Cruz, de Itabuna, promovem nesta terça-feira (27). O confronto entre os candidatos será ao final da noite, por volta das 22h40min, em Salvador.

O debate terá mediação da jornalista Graziela Azevedo, da Rede Globo, tornando-se a primeira mulher a conduzir um debate entre os candidatos ao governo estadual na Bahia. Segundo a emissora, o debate tem previsão de duração de duas horas, com blocos de temas livres e temas determinados em sorteio, além das considerações finais.

Tempo de leitura: < 1 minuto

 

Só com a chegada do PT essas duas cidades e nossa região passaram a ser tratadas com prioridade. Lula e Dilma trouxeram a ferrovia, Porto Sul, Gasoduto, Universidade Federal, Escolas Técnicas.

 

Geraldo Simões

O grupo do candidato ACM Neto governou a Bahia por 40 anos, período em que sempre estiveram alinhados ao governo federal. Itabuna, Ilhéus e a região foram tratadas com profundo desprezo.

Só com a chegada do PT essas duas cidades e nossa região passaram a ser tratadas com prioridade. Lula e Dilma trouxeram a ferrovia, Porto Sul, Gasoduto, Universidade Federal, Escolas Técnicas.

Wagner e Rui trouxeram investimentos que geram desenvolvimento na região. Itabuna recebeu a barragem do Rio Colônia, Teatro Candinha Doria, Policlínica, Escola de tempo integral, estádio amador, duplicação da Ilhéus – Itabuna.

A cidade irmã foi beneficiada com o Hospital Costa do Cacau, duas UPAs, Policlínica, urbanização e duplicação da orla Sul, Hospital Materno Infantil, Ponte Estaiada, saneamento em toda zona sul.

Então, para essas duas cidades e a região continuarem sendo tratadas como prioridades, vamos eleger Lula 13, Jeronimo 13 e Otto 555.

Geraldo Simões é servidor público federal, ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal e estadual.

Neto, Damico, Jerônimo, Roma, Kleber e Millet disputam governo baiano
Tempo de leitura: 2 minutos

A mais nova pesquisa AtlasIntel/A Tarde, divulgada nesta terça-feira (27), traz Jerônimo Rodrigues (PT) liderando a corrida ao Governo da Bahia, com 46,5% das intenções de votos, quase 7 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB), com 39,6%.

Candidato do presidente Jair Bolsonaro, João Roma (PL) tem 9,9%, de acordo com a pesquisa feita no período que vai da última quinta (22) até ontem (26) com 1,6 mil eleitores baianos. Kleber Rosa (PSOL) surge com 1,5%. Marcelo Millet (PCO) e Giovani Damico (PCB) não pontuaram.

Jerônimo oscilou dois pontos em relação à pesquisa da semana passada, quando tinha 44,5%. ACM Neto perdeu 0,9 no período, enquanto João Roma oscilou 0,5 pontos para cima. Kleber Rosa tinha 1,2% (relembre aqui).

Votos brancos e nulos atingiram percentual de 0,4% e de não sei chegou a 2%. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo TSE BA-04292/202. A pesquisa consultou 1.600 eleitores por meio de recrutamento digital aleatório (RDR), quando o eleitor recebe o link e responde as questões sem a presença do pesquisador.

Otto Alencar amplia vantagem na disputa ao Senado

OTTO AMPLIA VANTAGEM NA CORRIDA AO SENADO

A AtlasIntel também aferiu as intenções de voto na corrida pela única vaga baiana ao Senado Federal. Otto Alencar (PSD) está com a vaga praticamente garantida, conforme o instituto, ao obter 50,7%, exatamente 3,2 pontos a mais que na rodada anterior da pesquisa.

Cacá Leão (PP) manteve os 18,4% da pesquisa divulgada na semana passada. Raíssa Soares (PL) oscilou de de 13% para 13,9%. Tâmara Azevedo (PSOL) oscilou de 4,1% para 3%. O percentual de brancos e nulos atinge 5,8% e o de não sabe 7,2%.

Itabuna, Ilhéus e Jequié têm mais de 100 vagas nesta terça-feira (27)
Tempo de leitura: 5 minutos

A última terça-feira de setembro reserva total de 103 vagas de emprego e de estágio, via SineBahia, em municípios do sul e sudoeste do Estado. A unidade de Itabuna, que funciona no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio, oferta 54 vagas. Em Ilhéus, são 19 vagas em atendimento feito em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal. A de Jequié, no Mandacaru, tem 30 vagas.

Os interessados devem procurar o SineBahia, até as 15h30min desta terça-feira (27), munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço, vacinação contra a covid-19 e escolaridade, além de documentos específicos para algumas áreas, a exemplo de CNH para motorista ou motociclista. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas anunciadas.

Leia Mais

Professor teria sido sequestrado na tarde desta segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou, na noite desta segunda-feira (26), na BR-101, no sentido Itajuípe, um professor de Itapé que teria sido sequestrado, ao sair de casa com destino a Itabuna, na tarde de hoje, segundo informou o Blog Verdinho. Tiago Rocha foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Ele não teria sofrido ferimentos, mas estava em estado de choque.

Em vídeos que circularam nas redes sociais, o professor Tiago Rocha aparece deitado em uma cama, com os pés e mãos amarados. Mas ainda não se sabe exatamente o que ocorreu com o jovem, que será ouvido nas próximas horas pela Polícia Civil, responsável pelas investigações. O professor é muito querido e, segundo as primeiras informações, não tem inimigos.

 

Cresce o faturamento com turismo estrangeiro no Brasil|| Foto Divulgação MTur
Tempo de leitura: < 1 minuto

De janeiro a julho deste ano, os turistas estrangeiros deixaram no Brasil mais de US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 14,5 bilhões). O montante é 84% maior que o registrado no mesmo período de 2021, quando o setor captou US$ 1,5 bilhão. As informações foram divulgadas hoje (26) pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Banco Central do Brasil (Bacen).

Somente no mês de julho, período de férias escolares, o país conseguiu captar US$ 389 milhões. O montante é 74% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram contabilizados US$ 223 milhões. O valor se junta aos meses de janeiro e março, que totalizaram, respectivamente, US$ 421 milhões e US$ 453 milhões, sendo os melhores meses para o gasto de estrangeiros no país.

A crescente no gasto de turistas estrangeiros no país demonstra a forte retomada que o setor vem tendo desde o fim do ano passado. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), até o mês de maio, o país havia recebido mais de um milhão de estrangeiros. O número de viajantes é o maior desde o início da pandemia, em 2020. A expectativa é de que até o fim do ano 4,2 milhões de turistas estrangeiros visitem o Brasil.

Na mesma linha do aumento de estrangeiros no Brasil, o setor aéreo internacional retomou a movimentação da sua malha aérea. Em junho de 2022, o Brasil registrou 3.806 chegadas, o equivalente a 1.703,32% a mais de voos em relação a abril de 2020, data de início das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O acréscimo na conectividade em relação a maio foi de 7,29%, entretanto, na comparação com junho de 2021, o salto foi de 355,36%.

Prefeitura de Itabuna tem dificuldades para manter o estoque de medicamentos|| Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O município de Itabuna tem enfrentado dificuldades para manter o estoque de medicamento para abastecer, principalmente, a rede básica de saúde. Há casos em que a prefeitura não tem conseguido adquirir o remédio mesmo disposto a pagar mais caro, conforme informou, nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde. A crise de desabastecimento de diversos medicamentos é nacional e afeta o tratamento de milhões de brasileiros em todo o país.

De acordo com a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, vem sendo difícil adquirir medicamentos básicos como antibióticos, antitérmicos e até soro fisiológico. “Para não deixar o município desabastecido, estamos fazendo novos processos para aquisição dos medicamentos que estão em falta. Sendo necessário comprar até mais caro para não deixar o município em falta e, em muitos casos, nem pagando a um preço maior encontramos”, explica.

A secretária explica que, em razão dessa dificuldade, também tem sido necessário racionar o uso desses medicamentos e produtos, a exemplo do contraste, que é adquirido pelos prestadores de serviço. O contraste é muito usado em procedimentos cardíacos. “A prioridade de uso para estes produtos são os casos de urgência. Para os procedimentos eletivos a recomendação do momento é aguardar a situação normalizar”.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), mais de 80% dos gestores municipais relataram sofrer com a falta de medicamentos para atender a população. Em Itabuna, entre os medicamentos que a prefeitura tem enfrentado dificuldades para comprar estão Dipirona e Amoxicilina. Encontrar soro fisiológico também tem sido uma tarefa complicada. No caso da Amoxicilina, a escassez atinge também muitas farmácias na cidade.