MULHER PULA DE 3º ANDAR DE PRÉDIO EM ILHÉUS PARA ESCAPAR DE AGRESSÕES; PM É ACUSADO

JOGADORES DO SUL DA BAHIA SÃO CONVOCADOS PARA AS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO

FEIRA DE INICIATIVAS COMUNITÁRIAS MOVIMENTA SERRA GRANDE NESTE SÁBADO

ACUSADO DE MATAR ESPOSA GRÁVIDA VAI A JÚRI POPULAR EM ITABUNA

ROTA ABRE 30 VAGAS PARA MOTORISTA DE ÔNIBUS; TESTE PRÁTICO SERÁ EM ITABUNA

FESTIVAL DE REGGAE DE ITACARÉ CONFIRMA SHOW DA BANDA GROUNDATION

DOIS ÔNIBUS QUEBRAM LADO A LADO E BLOQUEIAM PONTE EM ILHÉUS

HELOÍSA BRITO ANUNCIA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL NA POLÍCIA CIVIL BAIANA

EMPREGOS: VEJA 249 VAGAS EM ITABUNA, ITACARÉ, ILHÉUS, JEQUIÉ E PORTO SEGURO PARA HOJE (22)

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu campanha interna de multivacinação para os seus funcionários. Ao longo deste mês, os trabalhadores foram vacinados contra Meningite ACWY e Hepatite B. Também puderam atualizar a imunização contra a Covid-19.

A enfermeira Laís Nunes, do Núcleo de Epidemiologia do HRCC, explica que o trabalho é feito em parceria com a Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Ilhéus. Já a imunização dos profissionais cabe ao setor de Medicina Ocupacional do Costa.

“A imunização contra meningite protege dos tipos ACWY da doença. Estamos em intensificação vacinal para esse público. Aplicamos a primeira dose da Hepatite B em julho, agora em agosto a segunda dose. Além disso, ofertamos o reforço da [vacinação contra] Covid-19 para aqueles que não estão com seu esquema vacinal completo”, acrescentou Laís Nunes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ibicuí, Marcos Galvão (PSD), afirmou nesta quarta-feira (24) que apoia a candidatura de Soane Galvão (PSB) a deputada estadual. Primos, eles lideraram uma caminhada no município do médio sudoeste baiano.

No ato, a primeira-dama e ex-secretária municipal de Ilhéus também recebeu apoio do vice-prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira, da presidente da Câmara Municipal, Carolina Nascimento, e dos vereadores Júnior Lebre, Déi, Lon, Marcos Davi e Tatá.

Nascida em Itapetinga, Soane viveu parte da infância em Ibicuí. Segundo ela, foi a melhor época da sua vida. “Cada vez que venho, vejo que a cidade está cada vez melhor e isso me dá muito orgulho”, acrescentou, elogiando a gestão de Marcos.

Às 15h30min desta quinta-feira (25), Soane Galvão promoverá uma carreata em Ibicuí e, em seguida, um comício.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 4,1 pontos, na passagem de julho para agosto deste ano. Com essa que foi a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 83,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

A alta foi puxada pela melhor percepção dos consumidores em relação ao futuro. O Índice de Expectativas avançou 6 pontos e atingiu 92,6 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA), que mede a confiança no presente, subiu 1,4 ponto e chegou a 71,7 pontos.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o melhor desempenho foi observado pelo ímpeto para a compra de bens duráveis, que subiu 11,3 pontos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), afirmou que as Polícias Militares de todos os estados brasileiros estão prontas para garantir segurança ao processo eleitoral deste ano.

Nesta quarta-feira (24), os comandantes-gerais das PMs participaram de reunião com os ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente.

Coronel Paulo Coutinho (à direita) em reunião no TSE

“A reunião foi muito positiva. As Polícias Militares realizam o policiamento ostensivo antes, durante e após o pleito eleitoral em todo o país, além de apoiar a logística e as demandas de segurança pública da Justiça Eleitoral. Nossas corporações estão plenamente preparadas para garantir a segurança das eleições 2022”, reforçou Paulo Coutinho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O regulamento e a tabela de jogos do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna serão divulgados até sexta-feira (26), informou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). O maior evento esportivo do sul da Bahia começará em 4 de setembro.

A competição deste ano terá 49 equipes, divididas em 24 grupos, mas com o Daniel Gomes, após sorteio, já classificado para a segunda fase. Enfrentará o melhor clube classificado na primeira fase. “O sorteio foi transparente, os critérios justos e puderam ser acompanhados pelos desportistas que aguardavam com ansiedade a competição esportiva tradicional da cidade, cuja primeira edição aconteceu em 1993”, afirmou o assessor técnico do Interbairros, professor Paulo Roberto Rezende, o Paulão.

Os jogos da primeira fase serão no sistema da ida e volta, segundo a organização da competição. Na segunda fase, com o critério de campos neutros. “Caso aconteça o fato de duas ou mais equipes terem a mesma condição, vamos fazer sorteio aqui na Secretaria”, explicou Paulão.

FINALÍSSIMA EM DEZEMBRO

Pelo calendário, a primeira fase do Interbairros 2022 será encerrada em 23 de outubro. A segunda fase, será disputada de 6 a 20 de novembro, com 24 equipes e 12 jogos. Já a terceira fase ocorrerá em 27 de novembro. A quarta fase será em 4 de dezembro (semifinais. O campeão da edição de 2022 será conhecido em 11 de dezembro, com a finalíssima no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão).

SineBahia em Itabuna oferta 58 vagas de emprego e de estágio
Tempo de leitura: 5 minutos

Os municípios de Itabuna, Ilhéus e Jequié têm, pelo menos, 127 vagas de emprego e de estágio para esta quinta-feira (25), com a intermediação do SineBahia. O maior número de oportunidades é oferecido pela unidade do SineBahia de Jequié (61 vagas), tendo Itabuna na sequência, com 52, e Ilhéus, 14.

O atendimento presencial é feito no andar superior Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), para as vagas em Itabuna. Em Jequié, o cadastramento é feito na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru, enquanto em Ilhéus se dá em frente à Praça Cairu, no Centro.

Os candidatos precisam comparecer ao SineBahia com carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), CPF e comprovantes de endereço, residência e vacinação. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis nestas três localidades.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba) morreu após sofrer uma queda dentro de um campus da instituição, no bairro de Ondina, em Salvador.

Emanuele Ribeiro de Jesus, de 23 anos, cursava o primeiro semestre de artes cênicas e estava no segundo dia de aula, na noite de terça-feira (23), quando o caso ocorreu. A situação é investigada pela Polícia Civil.

Segundo os pais da jovem, Edson Ferreira de Jesus e Marli Ribeiro de Jesus, ao cair a jovem bateu a cabeça no chão. Em entrevista, eles relembraram o caso.

“Deixamos ela dentro da faculdade faltando poucos metros para a sala de aula. Cinco minuto depois me ligaram, com o telefone dela, dizendo que ela ela estava desacordada. Cheguei lá e tinham muitos alunos tentando ajudá-la, mas não havia nenhum tipo de assistência médica dentro daquela faculdade. Corri para todos os lados e não tinha nenhum aparato médico para salvar minha filha”, relatou o pai.

Os pais de Emanuele contaram com o apoio de colegas da jovem para levá-la até o carro. Ela foi socorrida para o Hospital Português, mas não resistiu. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte. “A única coisa que minha filha falou foi: ‘acelera, pai, que eu não aguento mais’. Minha filha ainda estava viva quando a levamos para o hospital”.

MORREU AO CHEGAR AO HOSPITAL

A mãe da estudante disse que a jovem permaneceu acordada durante o trajeto até o hospital, mas ao chegar na unidade ela não resistiu. Ainda segundo Marli Ribeiro, a filha não apresentava nenhum sangramento externo, apenas uma ferida na testa por causa da queda.

“Estava com a testa machucada, porque bateu no chão. A gente não sabe a causa da morte da minha filha. Ela teve parada cardiorrespiratória, intubaram ela e tentaram reanimá-la, mas ela não conseguiu voltar”, lamentou.

Por meio de nota, a Ufba lamentou a morte da estudante e disse que a família foi contatada pela pró-reitora de ações afirmativas e assistência estudantil, que está prestando acolhimento e apoio por parte da universidade. Ainda na nota, a instituição disse que aguarda os laudos sobre a causa do óbito e afirmou que apura as circunstâncias do fato.

Por fim, a Ufba afirmou que a jovem recebeu assistência de outros alunos e de vigilantes que trabalham no local. Os funcionários também acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar os primeiros socorros, no entanto, a ambulância não chegou a tempo e a estudante foi socorrida pelos pais.

O enterro da estudante foi na tarde desta quarta-feira (24), no cemitério Bosque da Paz, também em Salvador. Do G1.

Tempo de leitura: 2 minutos

A justiça recebeu, nesta quarta-feira (24), denúncia contra 12 pessoas suspeitas de participação num esquema criminoso de fraudes em procedimentos licitatórios na Prefeitura de Euclides da Cunha, no interior da Bahia. A denúncia é um desdobramento da Operação Graft, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), no início deste mês.

Segundo as investigações, o esquema era perpetrado por meio de fraudes seriadas e sistêmicas em procedimentos de licitações, com manipulações dos Diários Oficiais do Município e superfaturamento de contratos. O MP-BA aponta que participavam das ações criminosas o ex-vice-prefeito de Euclides da Cunha José Alberto de Macedo Campos; os secretários municipais de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Hélio Fernando Cézar de Souza; e de Finanças, Anderson Oliveira Nascimento.

Os demais denunciados são o secretário-executivo da Secretaria de Obras, Sérgio Maurício de Mattos Fucs; o diretor de licitações e contratos do Município, Agnailton Evangelista dos Santos Júnior; o assessor jurídico da Prefeitura, Aldenor Lázaro Lima de Andrade; e o chefe da contabilidade municipal, Alexandre Abílio Pinheiro Aragão.

O rol de denunciados tem ainda os empresários Jânio Pedreira de Araújo, César Leandro Santana Cruz e Reinaldo Neto da Silva; além de Sérgio Rodrigues dos Santos Menezes, funcionário de uma das empresas participantes do esquema; e Tatiane Lima Pimentel, apontada como responsável por operacionalizar a lavagem de dinheiro.

ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Entre os crimes denunciados à Justiça estão o de formação de organização criminosa, falsidade ideológica, peculato, fraude em licitação, inserção de dado falso em sistema de informações e lavagem de dinheiro. De acordo com o Ministério Público da Bahia, o prejuízo causado pelo esquema ao erário, somente em 2020, ultrapassa R$ 6,8 milhões, montante que corresponde a soma dos contratos decorrentes de pregões presenciais fraudados e de valor de obra de pavimentação asfáltica superfaturada em mais de 80%.

O MP-BA pediu à Justiça a condenação dos denunciados pelos crimes cometidos, pagamento de indenização no valor de R$ 6.840.993,39 e a perda do cargo, função, emprego ou mandato eletivo e a interdição para o exercício de função ou cargo público por oito anos.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Datafolha divulgou hoje (24) os resultados da sua primeira sondagem sobre a eleição deste ano ao Governo da Bahia. A pesquisa foi contratada pela Rádio Metropole, de Salvador.

Segundo o levantamento estimulado, o candidato do União Brasil, ACM Neto, tem 54% das intenções de voto, seguido pelo candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, com 16%. O terceiro lugar é do postulante do PL, João Roma, escolhido por 8% dos entrevistados.

Os candidatos Giovani Damico (PC) e Marcelo Millet (PCO) empataram com 1% da preferência dos entrevistados, enquanto Kleber Rosa (PSOL) não pontuou. Intenções de voto branco ou nulo chegam a 10%, mesmo percentual de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.

Num eventual segundo turno, ACM Neto teria 67% dos votos contra 23% de Jerônimo, segundo o instituto. Nesse cenário, 6% votariam branco ou nulo, e 4% não sabem quem escolheriam.

Feita de 22 a 24 agosto, a pesquisa ouviu 1.008 pessoas e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

CABOS ELEITORAIS

Lula, Jerônimo e Rui no 2 de Julho em Salvador || Foto Ricardo Stuckert

A pesquisa também investigou a influência do governador Rui Costa e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, na tomada de decisão do eleitor baiano.

Se a eleição fosse hoje, o candidato indicado por Lula ao Governo da Bahia seria o preferido de 42% dos entrevistados. Outros 21% disseram que podem votar na candidatura recomendada pelo petista. Já 34% afirmaram que não votariam no candidato de Lula.

No caso de Rui, 29% dos entrevistados votariam no indicado pelo governador; 26% poderiam fazê-lo também; e 40% nunca votariam no nome apontado por ele.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Latam Airlines Brasil está com vagas de emprego abertas em diversas cidades brasileiras, inclusive Ilhéus. Na cidade do sul da Bahia, as oportunidades são para o cargo de agente de aeroporto, com reserva de vaga para pessoa com deficiência.

O processo seletivo exige ensino médio completo e disponibilidade para trabalho em regime de escala. É desejável que o(a) candidato(a) tenha interesse e desenvoltura no serviço de atendimento ao público.

De acordo com a empresa, o agente de aeroporto desempenha, principalmente, atividades operacionais relacionadas a check-in, check-out, embarque, desembarque e manuseio de bagagens, obedecendo a padrões estabelecidos, visando garantir a qualidade do atendimento ao cliente, segurança e a entrega dos resultados da Latam.

Ainda segundo a companhia, além de salário compatível com o mercado, os futuros empregados vão receber vale-transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida e auxílio-academia.

Interessados(as) na vaga de ampla concorrência devem se candidatar por meio deste link. Já a inscrição para pessoa com deficiência está disponível aqui. Nos dois casos, o prazo vai se encerrar ao final desta quinta-feira (25).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-BA) promove, desde o início deste mês, atividades em comemoração aos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, sancionada em 27 de agosto de 1962. O sul da Bahia está no roteiro das celebrações, com atos em Ilhéus e Itabuna.

A solenidade em Itabuna será às 14h desta quinta-feira (25), na Câmara de Vereadores. A de Ilhéus, marcada para sexta (26), às 9h, também será na sede do Poder Legislativo, mas da cidade litorânea. Os dois atos serão abertos ao público.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A cerimônia de fechamento do lixão de Itacaré será nesta quinta-feira (25), às 14h, no auditório do Ecoporan Hotel. Para o prefeito Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT), a iniciativa do município do sul da Bahia é um exemplo positivo para todo o país.

– Itacaré é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, praias, comida, sua cultura e seu povo. Mediante tudo isso, não poderíamos deixar um lixão, como se fosse uma chaga em nossa cidade, o fechamento completo do lixão é uma das grandes vitórias da nossa cidade – acrescentou o prefeito.

Após ato, o prefeito, sua comitiva e convidados vão inaugurar a Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios, equipamentos integrados ao projeto Lixão Nunca Mais e ao serviço de coleta seletiva do município. Todo o trabalho tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Cooperação Brasil-Alemanha, no âmbito do projeto ProteGEEr.

A cerimônia contará com a presença do ministro Daniel Ferreira, titular do MDR, e do secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. Também foram convidados prefeitos de cidades do Litoral Sul, vereadores, autoridades policiais e a representação da Embaixada da Alemanha no Brasil, além dos membros da Associação de Catadores Vitória.

Festejado por instituições que auxiliam e monitoram a implementação de política públicas, o projeto Lixão Nunca Mais rendeu a Tonho de Anízio uma vaga na edição nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizada em junho passado (relembre).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil deteve um empresário suspeito de espalhar denúncias falsas sobre homicídios em grupos de WhatsApp que reúnem moradores de Eunápolis e de outras cidades do extremo-sul da Bahia. Segundo as fake news, três homens teriam sido mortos em uma série de ataques e novos crimes violentos seriam praticados na região.

O delegado Moisés Damasceno, coordenador da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), disse que o homem de 50 anos tentou causar pânico na sociedade. “Em áudios enviados ontem, o homem dizia para as pessoas não saírem de casa, citando uma série de bairros, anunciando falso ataque a tiros e informando que outros eventos da mesma natureza ocorreriam na cidade”.

Conduzido para o Plantão Central da 23ª Coorpin, em Eunápolis, o empresário foi autuado pela contravenção penal prevista no artigo 41 do Decreto Lei nº 3.688/41. A legislação prevê prisão simples de quinze dias a seis meses e multa para quem “provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto.”

Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir de 1º de setembro, a Prefeitura de Ilhéus funcionará das 8h às 14h, segundo o Decreto nº 69/2022, publicado nesta terça-feira (23). O horário atual é das 12h às 18h. O texto não apresenta justificativa para a alteração.

A mudança não afeta os serviços considerados essenciais, como educação, saúde e limpeza pública. Os postos de vacinação, por exemplo, continuam abertos pela manhã e à tarde (confira os horários e locais de atendimento aqui). As escolas municipais também mantêm o funcionamento nos seus turnos letivos.

Tempo de leitura: 5 minutos

O SineBahia anunciou total de 140 vagas de emprego e de estágio para três dos maiores municípios das regiões sul e sudoeste do estado. As oportunidades são para esta quarta-feira (24) em Jequié (63 vagas), Itabuna (58) e Ilhéus (19).

O atendimento aos interessados é feito nas unidades do SineBahia, presencialmente. Em Itabuna, o atendimento é no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Jequié funciona na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru, enquanto o SineBahia Ilhéus atende em frente à Praça Cairu, no Centro.

Os documentos exigidos para cadastramento do interessado são carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho, CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência. O atendimento vai até as 15h30min. Confira todas as vagas disponíveis clicando em Leia Mais, abaixo.

Leia Mais