O Concurso 2.512 da Mega-Sena acumulou. As dezenas sorteadas na noite de sábado (20), no Espaço da Sorte, em São Paulo, foram 07, 10, 34, 47, 49 e 52. Em todo o país, houve 81 acertadores na quina e, cada um receberá R$ 31.030,62. Entre os sortudos estão os participantes de um bolão em Vera Cruz e uma aposta simples (com seis números) feita no município de Boninal.
Como acumulou, o valor do prêmio da Mega-Sena subiu para R$ 14 milhões e o sorteio será na quarta-feira (24). No sorteio de ontem, houve 4.382 apostas ganhadoras na quadra e cada uma receberá R$ 819,41. Entre ganhadores estão moradores de Coaraci, Gandu, Ibirapitanga, Ilhéus e Itabuna. Nesses municípios, 12 apostas acertaram a quadrada, sendo 5 em Ilhéus, 4 em Itabuna e outras nas demais localidades.
LATOFÁCIL
O concurso da Lotofácil também acumulou. Nesta segunda-feira (22), será sorteado prêmio de R$ 4 milhões. Houve 344 apostas que acertaram os 14 números e cada uma levará R$ 1.216,24. Entre os que bateram na trave na Lotofácil está um morador de Itabuna, que receberá R$ 2.432,48.
Nascido em Ibicaraí, no sul da Bahia, o meia campista Davi Fraga é um dos destaques do time Sub-12 do Flamengo. O camisa 10, goleador e habilidoso, de apenas 12 anos de idade, trilhou uma história de superação para chegar aonde está hoje. Ele é uma das apostas da equipe Rubro-Negra para vencer a Taça Rio, que começou na semana passada.
Davi começou a jogar futebol com os amigos aos quatro anos, mas aos cinco, no final de 2014, entrou para uma escolinha chamada Futuro Craque, onde teve a chance de mostrar o seu potencial no esporte.
Quando tinha oito anos, seu pai, Fagner, o levou para uma bateria de testes do Corinthians, realizados numa cidade vizinha a Ibicaraí. Dos 84 meninos na disputa, apenas Davi e mais três foram aprovados. Em seguida, o garoto passou a ser monitorado pelo clube alvinegro, indo trimestralmente para São Paulo realizar uma semana de avaliações no time.
DIFICULDADES PARA VIAGENS PARA SÃO PAULO
Mas a família tinha dificuldades para fazer as viagens para São Paulo durante o período de monitoramento. O Corinthians não os ajudava com os gastos das passagens e Fagner tirava do próprio bolso o dinheiro para bancar as viagens, todas de ônibus. Na cidade paulista, eles ficavam hospedados na casa da prima da esposa de Fagner, no Capão Redondo, e precisavam se deslocar diariamente para ir até o Parque São Jorge, no Tatuapé, atravessando 25 estações de metrô para ir e para voltar.
“Esse foi um dos momentos mais difíceis para o Davi nesse período. Era muito desgastante para a gente, e andar de metrô em São Paulo é só para quem sabe. Mas considero que isso foi um divisor de águas, porque foi quando ele mostrou realmente que tinha o objetivo de se tornar jogador profissional de futebol”, afirmou Fagner.
No dia de seu último treino no Corinthians, Davi estava hospedado na casa de uma tia sua no Itaim Paulista, por ser uma região mais próxima do Tatuapé, mas passou mal no caminho e vomitou no metrô. Mesmo assim, participou das atividades, marcou dois gols e foi um dos destaques do dia. Contudo, o dinheiro de sua família acabou e o clube não conseguiu oferecer um contrato a ele por questões administrativas. Dessa forma, o menino teve que voltar para a Bahia em definitivo após um ano e quatro meses de monitoramento no Timão.
Uma multidão assistiu ao comício do candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (19), em Ribeira do Pombal. Segundo a assessoria da candidatura, mais de 20 mil pessoas participaram do ato. O petista mostrou-se confiante na vitória.
“Respeitando muito a nossa oposição, eu digo que nós vamos ganhar no primeiro turno, com toda esse receptividade da população em todas as cidades. O Brasil tem jeito e a Bahia tem lado. Eu não tenho dúvidas, é Lula lá e Jerônimo cá”, declarou o candidato.
Presente no comício, o governador Rui Costa (PT) disse que o correligionário, se eleito, terá melhores condições de governar a Bahia do que ele. “Jerônimo vai cuidar de vocês bem melhor do que eu cuidei, Jerônimo vai ter o presidente Lula ao lado dele”, disse Rui, apostando também na vitória de Lula na corrida presidencial.
A atriz Claudia Jimenez morreu na manhã deste sábado (20), aos 63 anos, no Hospital Samaritano, na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da unidade de saúde, que não informou a causa da morte.
Cláudia Maria Patitucci Jimenez nasceu em 18 de novembro de 1958, na cidade do Rio. A atriz ficou famosa por seus papéis cômicos na TV Globo, onde começou a trabalhar em 1979. Sua estreia na emissora ocorreu na série Malu Mulher.
Uma de suas personagens mais famosas foi Dona Cacilda, uma das alunas do humorístico Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio, com seu bordão “Beijinho, beijinho, pau, pau”. Também fez sucesso dando vida à Edileuza, personagem da sitcom Sai de Baixo.
Participou de diversos filmes, como Gabriela, Cravo e Canela e Os Trapalhões no Auto da Compadecida, além de várias novelas e séries, como Ti-ti-ti, Torre de Babel e Haja Coração. Esta última, em 2016, foi seu último papel da TV Globo.
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou novo boletim de balneabilidade no litoral baiano. Na região da Costa do Cacau, 6 praias de Ilhéus e de Itacaré estão impróprias para o banho.
Segundo o levantamento publicado nesta sexta-feira (19), o banho de mar deve ser evitado nas praias do Marciano, do Malhado, da Soares Lopes, do Cristo e do Opaba, em Ilhéus, e da Concha, em Itacaré. O boletim foi feito com base na análise laboratorial de amostras da água dessas praias.
Além disso, conforme o Instituto, o banho de mar deve ser evitado em tempo chuvoso, quando as praias podem estar contaminadas por arraste de detritos carreados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Também é desaconselhável o banho próximo a esgotos e a desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Willian está treinando com o Fulham, pois a antiga estrela do Chelsea prioriza um retorno à Inglaterra neste verão.
O jogador de 34 anos, que deixou o clube brasileiro Corinthians em meados de agosto, agora tem ofertas de toda a Europa.
Segundo as últimas notícias, o Fulham é um dos clubes que mostram interesse em assinar o internacional brasileiro.
Você gosta da Liga Inglesa? Sabe como lidar com o bitcoin e as apostas? Então visite estas casas de apostas que aceitam bitcoin e faça suas melhores apostas em seus times e jogadores favoritos!
O ex-jogador do Chelsea, de 34 anos, é um agente livre depois de deixar o Corinthians por causa das ameaças dos torcedores.
Atualmente Willian está treinando com a equipe de Marco Silva na sede do Fulham ‘s Motspur Park HQ, para manter a forma física.
Como agente livre, Willian pode se juntar a um novo clube fora da janela de transferências, que se fecha em 31 de agosto.
“Meu objetivo é morar no exterior. Em Londres. Eu tenho um passaporte inglês, para poder viver e viver lá com minha família, esse é meu objetivo. Eu ainda não tenho um clube. Eu decidirei lá. Vou viajar com a família e já decidirei calmamente, com a cabeça limpa, para ver qual será a melhor opção para mim e, certo, para minha família”.
O jogador passou sete anos no oeste de Londres com o rival do Fulham, o Chelsea, antes de se mudar para o Arsenal em uma transferência gratuita.
Após deixar os Gunners por consentimento mútuo em agosto de 2021, ele voltou ao seu país de origem para ir ao Corinthians, sediado em São Paulo, assinando um contrato de dois anos e meio.
Mas depois de jogar 32 partidas em todos os torneios, marcando somente um gol, ele anunciou recentemente que havia se afastado de seu clube de infância devido às ameaças que sofreu.
“As ameaças nunca pararam. Sempre que o Corinthians perdia e se às vezes eu não estava atuando bem na partida, minha família recebia ameaças, maldições nas mídias sociais. Minhas filhas, minha esposa, depois de um tempo também começaram a atacar meu pai e minha irmã”.
“Eu não cheguei ao Brasil para ser ameaçado, para ter minha família ameaçada com cada partida que perdi ou se eu não jogava bem. Eu sei que é a minoria, mas (tem) um impacto muito grande e danos mentais, especialmente em minhas filhas”.
“Emocionalmente afeta muito. Quando se trata de ameaças, especialmente para a família, ficamos preocupados. Minha família é meu maior valor, por isso tenho que cuidar dela”.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou, nesta sexta-feira (19), editais para dois concursos públicos. Serão ofertadas 190 vagas, das quais 125 para o preenchimento de cargos técnico administrativo em educação. As demais oportunidades são para o cargo de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Os aprovados vão trabalhar nos campi do IFBA nos municípios de Ilhéus, Ubaitaba, Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
A taxa de inscrição para os candidatos às vagas dos cargos técnico-administrativos varia entre R$ 80,00 e R$ 120,00, de acordo com a classe do cargo, conforme descrito no edital específico do concurso. Para o cargo de professor, a inscrição custa R$ 150,00. As inscrições podem ser feitas pela internet no período de 5 de setembro a 4 de outubro.
REMUNERAÇÃO
Para o cargo de técnicos-administrativos, o salário básico varia entre R$ 1.945,07 e R$ 4.638,66, além de R$ 458,00 de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, assistência à saúde suplementar e incentivo à qualificação. Os convocados vão trabalhar 40h semanais. A remuneração para professor varia entre R$ 4.472,64 e R$ 9.616,18.
A prova objetiva do concurso para os cargos técnico-administrativos será aplicada em Salvador, Barreiras, Porto Seguro, Juazeiro e Vitória da Conquista, no dia 27 de novembro. Nas mesmas cidades e data será realizada a prova para o cargo de professor.
Os concursos terão validade de dois anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final. A validade poderá ser prorrogada, uma única vez, por igual período. Acesse aqui os editais para técnico-administrativos e professor.
Mais de 38 mil postos de vacinação de todo Brasil ficam abertos neste sábado (20), dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite e Multivacinação. O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.
Além disso, a campanha visa atualizar a carteira de vacinação dos menores de 15 anos. Em Itabuna, está tudo pronto para imunização, das 8 às 16 horas. As doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família do município do sul da Bahia.
A campanha, que começou no último dia 8 de agosto, acontece até o dia 9 de setembro e o principal objetivo é aumentar as coberturas vacinais, evitando a disseminação de doenças como o sarampo ou a reintrodução de vírus já erradicados no Brasil, como o da pólio.
VACINAS DDISPONÍVEIS NESTE SÁBADO
As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, disponíveis para atualização da carterinha, são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.
PARALISIA INFANTIL
Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são crianças entre um e menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14,3 milhões de crianças. As menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.
Já as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) condenou Carlos Samuel Freitas Costa Filho, que espancou a esposa em Ilhéus, a 2 anos e 2 meses de reclusão. Os crimes de agressão e ameaça foram cometidos em janeiro de 2022, segundo denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Antes, em 2020, uma agressão de Carlos contra a mesma mulher foi filmada e ganhou repercussão nacional. Julgado em primeira instância, em maio passado, Carlinhos Freitas, como é conhecido, foi absolvido pela juíza Emanuele Vita Armede, mas o promotor de Justiça José Botelho Neto recorreu da decisão, que foi reformada pelo TJ-BA nesta quinta-feira (18).
Na denúncia, o MP-BA afirma que o condenado figura em ao menos oito processos por agredir diferentes vítimas. Com informações do Bahia Notícias.
A etapa ilheense do Campeonato Baiano de Triathlon vai movimentar as ruas da cidade do sul da Bahia neste domingo (21), com largada às 7h30min, na Praia do Cristo. O percurso da prova terá 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida, concentrada na região do Centro Histórico.
A competição exigirá mudanças no trânsito, que será interditado na Avenida 2 de Julho e na Ponte Jorge Amado, a partir das 6h30min. O evento é promovido pela Federação Baiana de Triathlon, com apoio do Governo da Bahia, da Prefeitura de Ilhéus e da iniciativa privada.
Segundo o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), além de transformar a cidade em cenário e arena, a etapa do Baiano de Triathlon também vai gerar impacto positivo para o turismo. “Vamos receber competidores de todos os cantos do país. Agradecemos a Federação Baiana, que valoriza o potencial natural do nosso município para a prática de competições como essa, que contribuem para colocar Ilhéus no roteiro esportivo nacional”, declarou.
O colégio palco de uma tragédia em outubro do ano passado, em Itabuna, será referência em sustentabilidade para a Bahia, segundo afirma o prefeito Augusto Castro (PSD). Nesta quinta-feira (18), o prefeito assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O projeto é assinado pela engenheira civil Amanda Alves.
O prefeito agradeceu a profissional e enfatizou ser aquele “o melhor projeto de escola sustentável” da Bahia. “Essa escola será padrão, porque em todos os seus detalhes do piso à estrutura e redes hidráulica e de energia serão inteiramente sustentáveis”, disse ele.
O prefeito também enfatizou as necessidades da educação do município e citou a comunidade da Califórnia, onde funciona a escola. “Por isso, vamos construir uma escola moderna e sustentável. Vamos dar ordem de serviço para a requalificação da Escola Flávio Simões aqui no bairro e temos projeto arrojado para uma escola no Bairro do Zizo, com 70 salas de aula”, disse Augusto, que fez uma homenagem às duas pessoas que, num incidente na unidade escolar, perderam suas vidas.
EMOÇÃO
Emocionada, a diretora do Grupo Escolar Castelo Branco, professora Valdeir Almeida Santos, lembrou o sofrimento depois do incidente de parte do muro que desabou em outubro do ano passado causando a morte de Guilherme Aurélio Leone, 12 anos e do pai dele, o pedreiro Fábio Guedes dos Santos, de 45 anos, que voltam da feira livre.
“Quero agradecer a todos que estiveram conosco nesta luta. Era jejum e oração toda a manhã. Só Deus que nos sustenta. Por isso, agradeço a Ele, ao prefeito Augusto Castro e ao secretário Josué Brandão”, agradeceu.
Durante a solenidade na travessa Santa Rita, no Califórnia, a engenheira Amanda Alves disse que a unidade escolar sustentável fará uso de energia solar e o reaproveitamento da água das chuvas para bacias sanitárias e torneiras de jardins. “Me deram asas para voar. O prefeito Augusto Castro, o secretário da Educação, Josué Brandão Júnior, e seus assessores aprovaram o projeto. Sou muito feliz em poder participar disso”, afirmou.
MEIO AMBIENTE
Na unidade escolar também será implantada horta escolar, paisagismo, gramado sintético na área de recreação, telhado adaptado para evitar o calor no interior das salas de aula e demais dependências e instalação de placas fotovoltaicas para fornecimento de energia elétrica aos 11 aparelhos de ar-condicionado, freezers e chuveiros elétricos. A unidade terá ainda revestimento cerâmico nos pisos e paredes.
O secretário municipal de Educação, Júnior Brandão, informou que a escola ganhará novo reservatório de água de 10 mil litros, sendo 5 mil de água potável e 5 mil para captação de água de chuva. “Estamos inovando com esta construção moderna, confortável e segura para alunos, professores e funcionários da unidade. Enquanto as obras forem executadas as aulas continuarão nas dependências da Igreja Adventista do Califórnia, espaço alugado pela Prefeitura para que as aulas presenciais fossem retomadas”, finalizou.
Crianças de Uruçuca têm quatro dias de estímulo ao aprendizado lúdico com o Expresso do Brincar, do Movimento pelo Brincar. Durante os dias 18 a 21 de agosto, o projeto será desenvolvido em Uruçuca e no povoado de Serra Grande, balneário de Uruçuca. Ele busca engajar pais, mães, cuidadores e organizações na adaptação de espaços às necessidades dos pequenos.

A primeira parada do trenzinho está ocorrendo no Centro de Cultura Dr. Ronaldo Vasconcelos Farias, em Uruçuca, nos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 17h. A segunda parada será na Praça Pedro Gomes, em Serra Grande, no sábado (20) e no domingo (21), das 8h às 16h30min.
O governador Rui Costa costuma desconversar e até brinca sobre o futuro próximo quando questionado por jornalistas se ocupará ministério em eventual governo de Lula (PT). Depois de dizer que poderia virar um pequeno produtor rural, a mais nova possível “profissão” cogitada pelo chefe do executivo baiano passa longe da agricultura familiar.
“Vou virar digital influencer. Tá chique esse negócio”, despista ele em entrevistas quando questionado se pode ocupar ministério, caso Lula seja eleito presidente da República.
Se vai ou não ser influenciador digital, não se sabe. Mas o governador ampliou a presença nas redes e entrou para o TikTok. Um dos vídeos postados na conta @ruicostaoficial alfineta adversários que teriam duvidado da construção da nova rodovia que liga Itabuna e Ilhéus, a BA-649.
“A turma que ia comprar saia pode ir no armarinho, viu? Tem tecido disponível”, pilheriou em vídeo gravado ao vistoriar as obras, na última quarta-feira (17), pilotando máquina compactadora.
Assista ao vídeo postado no TikTok:
@ruicostaoficial ??É a Bahia seguindo em frente no ritmo da #correria #bahia #trendsdasemana #festivaldecomedia
O nosso diesel é composto em grande parte com biodiesel e uma outra com enxofre, esta em menor quantidade. E isso faz com que o combustível seja mais facilmente degradável.
Por essas características citadas, o tanque do seu carro, ônibus, caminhão e etc. acaba se tornando um ótimo anfitrião de bactérias. E essas não são para o bem. Muito pelo contrário, elas são bastante indesejáveis. E eu vou te contar o porquê.
Além de criar borras no tanque de combustível, essas bactérias vão “comer” o seu dinheiro, pois, além de fazer você gastar bastante com manutenção, elas acabam destruindo boa parte do sistema de injeção. As principais são bicos injetores, filtros e bomba de alta pressão.
O principal motivo que favorece o surgimento e proliferação desses microrganismos é a água presente no diesel. Essa que pode ser proveniente de um combustível de má qualidade ou até mesmo por má vedação do tanque e até mesmo pela umidade do ar que acaba entrando no reservatório.
Os problemas ocasionados no sistema não são somente a longo prazo. Num curto tempo, você poderá perceber uma diminuição na performance do seu veículo, pois ele pode ser considerado como uma forma de infarto. Cria-se borra no fundo do tanque, e essa causa o entupimento de mangueiras e filtros e, até, corrosão no sistema interno de injeção.
Para evitar esse tipo de transtorno, você deve sempre abastecer em postos com combustíveis de qualidade e – principalmente – fazer o uso de estabilizador de combustível da sua preferência.
Esse produto é capaz de separar a água contida, aumentar a vida útil dos filtros, melhorar a eficiência do motor e reduzir o consumo. Assim, você também reduzirá os custos de manutenção.
Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.























