Tempo de leitura: 2 minutos

Marcone, da Amurc, pedirá ampliação do número de leitos Covid-19 na região

O novo presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Marcone Amaral, terá audiência com o governador Rui Costa, na próxima segunda (8), para tratar de assuntos de Itajuípe, onde é prefeito, e também pedirá a ampliação do número de leitos de UTI Covid-19. O sinal vermelho acendeu neste final de semana com a ocupação de quase 90% do total de leitos em Ilhéus e em Itabuna.

Também prefeito de Itajuípe, Marcone disse que verá com o governador Rui Costa a possibilidade de ampliação dos leitos Covid-19 para o sul da Bahia. “Estaremos verificando alternativas de ampliação do número de leitos para o atendimento a Covid-19 na região”, disse ele, observando que este aumento é reflexo das aglomerações ocorridas no final de ano e início de 2021.

O assunto também será tratado por secretários municipais de Saúde, na segunda, com a diretora do Núcleo Regional de Saúde (NRS-Sul), Domilene Borges, às 15h, em reunião pela plataforma virtual Zoom.

SUPERLOTAÇÃO

De acordo com os dados do NRS-Sul, as taxas de ocupação de leitos Covid nesta sexta-feira (5) em Ilhéus atingiam 94%, sendo 100% no Hospital de Ilhéus e Vida Memorial e 90% no Costa do Cacau. A ocupação dos leitos clínicos adultos tem média de 84% no município. Ilhéus dispõe de maior número de leitos clínicos e de Terapia Intensiva na região.

Já em Itabuna, a ocupação dos leitos de UTI Covid-19 adulto estava em 88% no geral. No Hospital de Base, atingiu 95%, enquanto no Calixto Midlej Filho atingia 88%. Já os leitos clínicos adulto chegam a 56% de ocupação geral, sendo 67% no Hospital de Base e 88% no Hospital Calixto. A ocupação dos leitos clínicos é menor em Camacan, com 25%. Sobre os leitos clínicos pediátricos, ofertados pelo Manoel Novaes, a ocupação é de 20%.

Rosemberg Pinto, Marão e Marcone Amaral: 2020 e o "jogo jogado"
Tempo de leitura: < 1 minuto

São grandes as possibilidades de o prefeito Marcone Amaral (PSD) disputar uma vaga à Assembleia Legislativa em 2022. Tudo dependerá dos próximos passos dele à frente da Prefeitura de Itajuípe e de sua desenvoltura como novo líder regional na presidência da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), entidade que, para muitos, tem histórico ranço de sepultar (maiores) sonhos políticos.

Gás e jogo de cintura não faltam ao ex-jogador de futebol e hoje nome em ascensão na política sul-baiana. Marcone, aliás, tomou gosto pela coisa. Até 2019, ele discutia se, novamente, disputaria a Prefeitura de Itajuípe. Acabou reeleito com folga e foi estimulado por amigos que conhecem os caminhos da política a construir o seu nome para fora dos limites da “Velha Pirangi”.

E assim o fez.

Marcone, ligado ao deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT), não deve ter a objeção do parlamentar neste projeto mirando a AL-BA. Durante a eleição da nova diretoria executiva da Amurc, na sexta (29), Rosemberg fez contundente discurso pelo fortalecimento da representatividade política regional sul-baiano nos parlamentos estadual e federal.

O petista, que hoje é o único parlamentar estadual representando o Território Litoral Sul, disse que quanto maior o número de deputados deste território de identidade, maiores são as chances de a região se fazer ouvida tanto em Salvador como em Brasília. Assim, não seria voz solitária a defender a região. Disse isso mencionando o nome de Soane Galvão, primeira-dama de Ilhéus. O esposo de Soane e prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, Marão, como não poderia deixar de ser, reagiu simpaticamente ao discurso. Também quer aproveitar os bons ventos.

O candidato a presidente, Marcone Amaral, e o presidente da Amurc, Lero Cunha || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos do sul, extremo-sul e médio sudoeste baiano elegerão, nesta sexta (29), a nova diretoria executiva da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). O pleito está marcado para as 14h, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, com chapa única concorrendo, encabeçada pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD).

Candidato a presidente em chapa única, Marcone defende que a união de todos os prefeitos é fundamental para o avanço de ações necessárias para a região. “Temos que unir forças para conquistar os nossos objetivos. Estou disposto e motivado em prol do desenvolvimento regional”.

Tempo de leitura: 2 minutos

A candidatura do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, em chapa única, aponta uma melhoria no nível de compreensão do valor regional por parte dos prefeitos e prefeitas e traz esperança de superarmos as ilhas de poder que constituíram o nosso modelo de atuação política ao longo dos anos.

Rosivaldo Pinheiro

O Litoral Sul da Bahia vem, sistematicamente, sofrendo as consequências da falta de uma ação política coletiva. Essa tática de ação conjunta possibilitaria melhor dinâmica socioeconômica das cidades e regiões, sendo, portanto instrumento decisivo para o processo da construção de saídas aos problemas apresentados.

A região detém grande importância para a economia baiana. Historicamente, temos no cacau a nossa principal identidade. O produto já ditou o nosso modelo econômico e ainda é uma marca forte, geradora de riqueza. Mas, hoje, esse modelo não é mais essencialmente tocado por ele. Nosso perfil econômico encontrou outros nichos: turismo, comércio e serviços se integraram ao nosso portfólio, melhorando o nosso desempenho.

Se ao longo do tempo tivéssemos voz uníssona para cobrar do governo federal, a nossa região seria melhor escutada e as nossas múltiplas pautas ganhariam força, ajudando a destravar importantes ações, como os macro vetores de desenvolvimento, que já estariam em outras fases de implantação. O Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, a duplicação da BR-415 e o novo aeroporto possivelmente já seriam realidades.

Destaque-se que, nos últimos anos, a região ganhou uma maior atenção do governo do estado. Prova disso é que importantes obras foram realizadas e entregues nesse período. Essa atenção é oriunda do arco de alianças que chegou ao poder na Bahia a partir do governo de coalisão, tendo em Rui Costa, Jaques Wagner, Otto Alencar e João Leão seus principais expoentes, privilegiando, inclusive, a nossa região com a liderança do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, representada pelo deputado Rosemberg Pinto, natural do Médio Sudoeste e que se transformou no principal interlocutor político da região cacaueira.

Nesta sexta-feira teremos a eleição da Amurc (Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia), que integra três territórios: Litoral Sul, Extremo Sul e Médio Sudoeste. A candidatura do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, em chapa única, aponta uma melhoria no nível de compreensão do valor regional por parte dos prefeitos e prefeitas e traz a esperança de superarmos as ilhas de poder que constituíram o nosso modelo de atuação política ao longo dos anos. É preciso compreender que a luta municipalista e a configuração do valor dos territórios são componentes de grande impacto que impõem respeito aos governos centrais.

A frente ampla, pluripartidária, demonstra ser o caminho mais seguro para garantir uma luta política mais coesa e, por consequência, vitoriosa, em favor das providências necessárias para a superação dos nossos principais problemas. Estar alicerçada por uma instituição como a Amurc é também sinal de um novo momento da política regional, que é reflexo da chegada ao poder de novos nomes, e esse é um combustível que alimenta a nossa esperança.

Rosivaldo Pinheiro é economista e especialista em Planejamento de Cidades (Uesc)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Deputado Rosemberg Pinto e os prefeitos Tonho de Anízio (Itacaré), Marcone Amaral (Itajuípe) e Jadson Albano (Coaraci)

Durante os festejos de aniversário de 289 anos de Itacaré, nesta terça (26), o prefeito Antônio de Anízio (Tonho de Anízio) defendeu a criação do sistema Cidades Irmãs. Segundo ele, a ideia é unir municípios sul-baianos “com realidades semelhantes e problemas comuns para buscar soluções e promover o desenvolvimento coletivo”. A largada na proposta foi dada com a união dos municípios de Itacaré, Coaraci e Itajuípe.

A proposta de Tonho de Anízio foi elogiada por Jadson Albano, prefeito de Coaraci. Ele considera importante a união e falou do quanto os municípios regionais podem se fortalecer e desenvolver a partir da busca de soluções coletivas. Jadson Albano ainda destacou a liderança regional do prefeito de Itacaré, que já presidiu a Amurc e hoje lidera o Consórcio Regional Litoral Sul. Para ele, Itacaré, acolhe com carinho, ampara e abriga a todos os cidadãos e cidadãs de Coaraci.

A proposta da criação do sistema de Cidades Irmãs também foi defendida pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, que falou das dificuldades enfrentadas pelos municípios regionais e do quanto que eles poderão avançar com a troca de experiências, vivências e parcerias entre essas cidades.

Já o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do Governo Baiano na Assembleia Legislativa (AL-BA), também falou da importância dessa união e ressaltou que hoje não há mais espaço para o individualismo, mas sim para o coletivo, com os municípios buscando juntos o desenvolvimento regional e as soluções para os problemas comuns.

Prefeito de Itajuípe tem contas rejeitadas
Tempo de leitura: 2 minutos

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitaram, nesta terça-feira (17), as contas do exercício de 2019 do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral. Um dos motivos para rejeição foi não recondução da Dívida Consolidada Líquida ao limite legal e pelo não recolhimento de multas vencidas, impostas pelo órgão órgão de fiscalização.

Em 2019, essa dívida representou 199,59% da receita corrente líquida do município, quando deveria ter sido reconduzida ao patamar de 120%, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Resolução 40/2001 do Senado Federal. O prefeito Marcone Amaral foi multado em R$ 5 mil.

Os conselheiros Paolo Marconi e Fernando Vita, acompanharam o voto do relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, mas indicaram como mais um motivo para rejeição das contas, o descumprimento do limite da despesa com pessoal.

O relatório técnico também mostrou reincidência na insignificante cobrança da dívida ativa do município; publicação fora do prazo dos decretos de abertura de créditos adicionais suplementares; e saldo bancário insuficiente para cobrir as obrigações assumidas.

INVESTIMENTO MENOR NOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 26,15% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino no município, superando o mínimo exigido de 25%, e investiu nas ações e serviços públicos de saúde 16,39% do produto da arrecadação dos impostos, sendo o mínimo previsto de 15%.

Na remuneração dos profissionais do magistério foram investidos 60,38% dos recursos do Fundeb, também atendendo ao mínimo de 60%.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) alcançado no município com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano) foi de 4,20, não atingindo a meta projetada de 4,60. Esse índice foi inferior tanto ao IDEB do Estado da Bahia, que foi de 4,90, quanto o do Brasil, que foi 5,70.

Com relação aos anos finais do ensino fundamental (9° ano), o IDEB observado foi de 2,90, não atingindo a meta projetada de 4,10. O índice também ficou abaixo tanto do IDEB do Estado da Bahia, que foi de 3,80, quanto do nacional, registrado em 4,60. O Ministério Público de Contas também se manifestou pela rejeição dessas contas com a aplicação de sanção pecuniária ao gestor. Cabe recurso da decisão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, os prefeitos Mário Alexandre (Ilhéus) e Marcone Amaral (Itajuípe) e a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, participarão, neste sábado (2), do programa Bom Dia Bahia, da Rádio Difusora de Itabuna AM-640. Eles discutirão os efeitos da pandemia do coronavírus no sul da Bahia e as estratégias governamentais para enfrentar este desafio.

O Bom Dia Bahia vai ouvir quais são as medidas até agora adotadas pelos Governos Federal e do Estado e pelas Prefeituras contra o coronavírus, um mês após o anúncio da pandemia no sul da Bahia. “Há uma grande preocupação quanto a um aumento no número de casos na região, por isso decidimos saber dessas autoridades quais as ações efetivas para a superação da atual crise”, disse Andirlei Nascimento, que apresenta o Bom Dia Bahia junto com Ederivaldo Benedito (Bené).

As entrevistas ocorrerão em ambiente online, via plataforma Zoom. O programa terá, ainda, a participação do médico cardiologista itabunense Jairo Xavier e do secretário-executivo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Luciano Veiga. Os ouvintes poderão interagir por meio do WhatsApp 73 98889-1909.

Prefeito Marcone Amaral, à frente, fez anúncio de fábrica em redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itajuípe vai exportar massa de cacau para a Arábia Saudita, graças ao investimento de um grupo de empresários árabes que tem sede em Dubai. A fábrica baiana, que está quase pronta, vai produzir a massa, matéria prima usada no chocolate junto com líquor. A expectativa é de geração de, ao menos, 30 empregos diretos.

A produção de Itajuípe será enviada para a Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio. Além de aquecer o comércio e a indústria no município, o novo empreendimento é a garantia de novos empregos no município.

A experiência do prefeito Marcone Amaral, que foi ídolo de futebol no Oriente Médio, ajudou. Revelado no Vitória, ele jogou nos times Al-Shamal, Al-Gharata, El-Jaish, Al-Rayyan e Al-Arabi, além de ter defendido a seleção do Qatar na eleiminatória das copas de 2010 e 2014 e na Olimpíada Asiática na China. Foi tricampeão baiano e bicampeão do Qatar.

Marcone diz que está muito feliz com a escolha de Itajuípe para este projeto. “Viajarei em maio para o Oriente Médio para conhecer as lojas deste grupo de investidores, lojas que receberão a matéria prima de nossa fábrica. Isso será desenvolvimento não só para Itajuípe, mas para toda a região”, disse ao Blog do Thame.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Marcone Amaral é multado por gasto com pessoal e falhas contábeis

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) rejeitou, durante sessão nesta quarta (12), as contas do prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, relativas ao exercício de 2018. O prefeito também foi multado em mais de R$ 67 mil devido a falhas contábeis e gastos com pessoal.

Conforme o relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, a despesa com pessoal representou 60,53% da receita corrente líquida, quando o máximo permitido é 54%. Por isso, o tribunal multou o prefeito em R$63.812,05, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais.

Outra multa, mais leve, de R$ 4 mil, foi aplicada por causa de outras irregularidades, a exemplo de falhas nos procedimentos contábeis e a reincidência quanto à baixa cobrança da dívida ativa. Marcone ainda pode recorrer, conforme o tribunal.

Tempo de leitura: 2 minutos
Marcone Amaral é primeiro prefeito a criticar publicamente a saúde de Itabuna

Após mais de 20 secretários de municípios pactuados denunciarem a precariedade e cobrar melhorias na Saúde de Itabuna, há pouco o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), também endossou as críticas. E foi mais longe.

– Os municípios circunvizinhos sofrem muito. Estamos vivendo momento muito complicado – disse Marcone Amaral em entrevista ao repórter Carlos Barbosa, no programa Interativa Agora,apresentado por Silmara Sousa, na Interativa FM.

O prefeito de Itajuípe tornou-se, assim, o primeiro dos gestores municipais a fazer crítica pública à gestão da Saúde de Itabuna. Marcone Amaral lamentou a situação de precariedade, com registro de negativa de atendimento, omissão de socorro e morte de bebês, como as ocorridas na Maternidade da Mãe Pobre (Ester Gomes) e no Hospital Manoel Novaes, na terça e ontem (27). Ainda na entrevista, Marcone disse que se reuniu com a provedoria da Santa Casa de Itabuna para discutir o atendimento aos pacientes de Itajuípe. Outra reunião será agendada.

Marcone está na Câmara de Itabuna, onde participa de um evento do PSD sul-baiano e para o qual são esperados prefeitos do sul da Bahia, deputados e o senador e presidente do PSD da Bahia, Otto Alencar, na Câmara de Itabuna.

Na última sexta (22), o prefeito Fernando Gomes “jogou” no colo do secretário Uildson Nascimento a insatisfação com a Saúde. Disse que daria a ele 60 dias para colocar a secretaria “nos trilhos”. A crítica foi feita durante solenidade no Hospital de Base. Uildson assumiu o cargo há menos de 90 dias. Foi o sexto nomeado para a Saúde desde janeiro de 2017, início do Governo Fernando Gomes.

Tempo de leitura: 2 minutos
Marcone Amaral, entre Rui Costa e secretário Vilas-Boas: anúncio só em abril

Marcone Amaral (PSD) disse que está reavaliando a decisão de não concorrer novamente ao cargo de prefeito de Itajuípe. O anúncio se disputará novo mandato será feito somente em abril próximo, segundo afirmou ao PIMENTA. “Tenho conversado muito com o pessoal. Estamos focados na gestão do município”, afirmou durante a solenidade de inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Itabuna. “Eu falei que não iria [disputar a reeleição], mas a gente volta a falar sobre isso em 2020”.

Marcone disse que vai aproveitar o período para concluir a execução de emendas estaduais e federais. “Temos recebido muitas emendas dos nossos deputados Paulo Magalhães e Rosemberg Pinto. Então, tenho que focar na execução das emendas. Pensar em política só no ano que vem, a partir de abril. A gente ainda não tem um pensamento formado [quanto à reeleição ou até disputar a Prefeitura de Itabuna, como ventilado no PT]. Pensamento, agora, é fazer gestão”, afirmou.

Questionado sobre qual a tendência, ele evitou se aprofundar. “A gente tem que fazer as coisas acontecerem, saber se vai ter mais alguma coisa para frente. Temos muito que avaliar”. Para Marcone, a gestão deixa legados, como “obras de saneamento que eram esperadas há 50 anos pela população, reforma de escolas e unidades de saúde e a implementação de iluminação de LED em toda a cidade”. No núcleo mais próximo ao prefeito, a informação é de que ele deverá disputar novo mandato como prefeito de Itajuípe.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marcone em selfie em retorno da capital baiana para Itajuípe

Licenciado do cargo por problemas de saúde, Marcone Amaral retornou de Salvador nesta sexta-feira (8) e disse que já está liberado pelos médicos para reassumir a Prefeitura de Itajuípe. Marcone sofreu uma trombose pulmonar, há mais dois meses, e licenciou-se do cargo para fazer tratamento. “Graças a Deus, estou bem melhor e já liberado para retornar as minhas funções e meus projetos”, disse Marcone. O anúncio foi feito por meio de redes sociais.
Nos últimos 30 dias, a prefeitura vem sendo comandada pelo vice-prefeito, Léo Capoeira. “Só tenho que agradecer a Deus por estar junto comigo nesse momento tão difícil que passei nos últimos meses”, disse Marcone. “Tenho certeza que tudo isso tem um propósito e eu irei confiar ainda mais nos caminhos que Deus tem reservado para minha vida”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marcone: embolia pulmonar

O prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, deverá receber alta médica, nesta quinta (19), depois de ser internado para se tratar de uma embolia pulmonar, no Hospital Calixto Midlej Filho, na última sexta (13). O gestor deverá se afastar do cargo para dar continuidade ao tratamento em casa.
– O quadro de saúde requer muita atenção e estou ciente dos enormes riscos dessa doença. Vou enfrentar este desafio com a mesma alegria e disposição de sempre. Agradeço a todos os funcionários e médicos da Santa Casa pelo cuidado com o qual fui atendido e a todos os que, com carinho e muita atenção, tem enviado mensagens de apoio. Em breve estarei de volta com fé em Deus – disse ele por meio de uma rede social.
A embolia pulmonar ocorre quando há obstrução de artérias pulmonares, geralmente provocada por coágulo de sangue, ar ou gordura. Embora sem causa determinante, o quadro de embolia pulmonar pode ser provocado pelo fumo, obesidade, problemas cardiovasculares e até por fatores genéticos, conforme especialistas. No comunicado, Marcone não disse se ficará afastado do cargo para tratar da saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marco Amaral, Rui Costa e Rosemberg durante assinatura de convênio

Durante solenidade em Salvador, o prefeito Marcone Amaral (PSD) assinou convênio para a reforma geral do Centro de Abastecimento de Itajuípe. Assegurado por meio de emenda do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), o convênio assegura R$ 450 mil para a obra e foi assinado por Marcone e pelo governador Rui Costa.
A reforma do Centro de Abastecimento beneficiará feirantes e garantirá mais qualidade aos produtos, higiene e conforto para os consumidores. “Esta reforma beneficiará muito nosso comércio, fortalecendo nossa economia e dando à nossa população um centro de abastecimento com mais estrutura e qualidade para todos”, afirmou o prefeito, que também destacou a atenção dada pelo deputado Rosemberg Pinto a Itajuípe.

Tempo de leitura: 2 minutos
Marcone fará jogo de despedida do futebol neste domingo (13) em Itajuípe.
Marcone fará jogo de despedida do futebol neste domingo (13) em Itajuípe.

Grandes craques do futebol brasileiro e internacional estarão neste domingo (13), em Itajuípe, para a festa de despedida de Marcone Amaral, a partir do meio-dia. Criado na cidade sul-baiana, o atleta foi revelado pelo Vitória no final da década de 90 e acumulou títulos dentro e fora do Brasil.

Amigos que fizeram parte da história de Marcone no futebol são os convidados especiais da festa, que começa ao meio-dia deste domingo, com a partida entre Seleção de Itajuípe x Jogadores Profissionais. O jogo repleto de estrelas será no Estádio Humberto Badaró. Para assistir ao jogo, basta levar dois quilos de alimento não-perecível.

Como costuma fazer há vários anos, o anfitrião doará os produtos no Natal a instituições beneficentes de Itajuípe. Além do jogo, a festa será marcada por um show na Praça Régis Pacheco, a partir das 17h, com a Banda Trio da Huanna e participação dos grupos Tribal e Ki Absurdo.

O jogador Marcone Amaral surgiu para o futebol no Esporte Clube Vitória, aos 19 anos. Na equipe baiana, foi o xerife da zaga entre 1997 e 2001, período em que o time conquistou três títulos baianos e duas copas do Nordeste. Posteriormente, o atleta foi transferido para o futebol europeu e, em seguida, para o Qatar, onde também brilhou e obteve importantes conquistas, como ter sido duas vezes campeão da Copa do Rei, a competição mais importante daquele país.