Jerônimo assina autorização de licitação para pavimentar trecho da BA-653 || Foto Joá Souza/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Deverá ser publicada na edição de sábado (21) do Diário Oficial do Estado a licitação para pavimentar os 38 quilômetros da estrada que liga a sede de Uruçuca a Serra Grande, a BA-653. A autorização foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta terça-feira (17) durante visita ao distrito uruçuquense, quando entregou ambulância no município e autorizou a licitação.

Ao assinar a autorização de licitação, Jerônimo falou do impacto da obra para a região. “Autorizei a abertura da licitação de uma estrada muito importante, com quase 40 quilômetros de asfalto, ligando a sede ao distrito de Serra Grande, uma região litorânea estratégica para o turismo e para a economia”, disse ele.

Jerônimo estava acompanhado da prefeita Magnólia Barreto (UB) e do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT), autor de emenda que garantiu ambulância para o município. A estrada sem pavimento é usada há 28 anos, desde quanto foi aberta para garantir o acesso ao Parque Estadual da Serra do Conduru.

PROJETO PRONTO

O projeto da obra já está pronto, segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes. “Com a pavimentação, será possível impulsionar ainda mais esse polo turístico. Também é importante destacar a agricultura familiar, pois a melhoria da via vai assegurar, inclusive no período de chuvas, o escoamento da produção para as feiras de Uruçuca e de municípios vizinhos”, ressaltou.

Durante a programação, Jerônimo plantou uma muda de pau-brasil como parte do Programa Planta Bahia, iniciativa que integra o Bahia Mais Verde e busca conscientizar a população sobre a importância do reflorestamento e da preservação dos recursos naturais. Para encerrar a agenda, o governador visitou o Mirante Serra Grande.

Marcone Amaral está na iminência de assumir mandato na Alba || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deverá decidir ainda hoje (13) – ou amanhã (14) – se Jusmari Oliveira (PSD) continuará no comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Legalmente, Jusmari poderá até se licenciar da Assembleia Legislativa, mas, primeiro, terá que ocupar a vaga aberta no parlamento baiano depois que Eures Ribeiro (PSD) renunciou ao mandato de deputado para assumir a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no último dia 1º. Se não o fizer, Jusmari perderá a vaga em definitivo para o segundo suplente.

Quem está de olho em toda essa movimentação é Marcone Amaral. O ex-prefeito de Itajuípe, no sul da Bahia, é o segundo suplente do PSD.

Nas últimas horas, Otto Alencar e o deputado Paulo Magalhães se movimentaram. Há um desejo de dar relevância ao quadro do sul da Bahia, principalmente depois da saída – considerada extemporânea – de Marcone do comando do Hospital de Base de Itabuna.

Mas a caneta está nas mãos de Jerônimo. E ele já sinalizou pela saída de Jusmari. Só o tempo dirá se em definitivo ou apenas por alguns breves dias para que ela não perca a vaga na Alba.

As negociações continuam.

Prefeito Augusto Castro dá continuidade à reforma administrativa || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) anunciou três mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Itabuna para o início do segundo mandato, a partir de quarta-feira (1º). Na Secretaria de Gestão e Inovação, Moisés Figueirêdo de Carvalho será substituído por Antônio José Brandão Calhau. Já Antenor Boaventura Tupinambá Neto substitui Nadilson Francisco Alves Esteves na Controladoria-Geral do Município.

Antônio Calhau, Antenor Neto e Ivan Maia assumem postos-chave no Governo Augusto || Fotomontagem PIMENTA

Maior empresa municipal do sul da Bahia, a Emasa terá Ivan Luís Barbalho Maia na presidência, substituindo Raymundo Mendes Filho, que administrou a companhia nos quatro anos do mandato atual.

Augusto também revelou dois nomes que permanecem no secretariado no próximo ano. Davi Freitas Dantas Dultra na Secretaria de Fazenda e Orçamento e Sônia Fontes na Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

O mandatário já havia promovido troca no comando da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com a substituição de Marcone Amaral pelo médico João Góes.

Ex-prefeito de Itajuípe e suplente da Assembleia Legislativa do Estado pelo PSD, Marcone vive a expectativa de assumir o mandato de deputado estadual para os últimos dois anos da Legislatura em curso (veja mais aqui).

Marcone deve assumir cadeira de deputado estadual || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro exonerou Marcone Amaral da presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), responsável pela administração do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que pertence ao município. A decisão foi publicada na edição de hoje (2) do Diário Oficial do Município. O ex-prefeito de Itajuípe e correligionário de Augusto no PSD estava no cargo desde junho passado.

Segundo suplente do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, Marcone Amaral vive a expectativa de ocupar, a partir de 2025, uma cadeira do Partido na Alba. O ex-jogador do Vitória desse assumir a vaga aberta com a iminente renúncia do deputado estadual Eures Ribeiro, que foi eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa.

Além da renúncia de Eures, a ascensão de Marcone também depende da reforma administrativa que deverá ser feita, em breve, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Cabe ao chefe do Executivo baiano decidir se a primeira suplente do PSD na Alba, Jusmari Oliveira, permanecerá na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. Segundo Marcone, a articulação tem o aval do senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia.

COMANDO TÉCNICO

O PIMENTA antecipou e o prefeito Augusto Castro confirmou ao site a intenção de nomear o médico João Omar Galvão Góes presidente da Fasi. O profissional já faz parte da equipe do Hospital de Base, onde coordena o serviço de pronto-socorro.

Marcone Amaral assumirá o comando do Hospital de Base de Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Suplente de deputado estadual pelo PSD e ex-prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral acaba de ser nomeado para comandar a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), entidade mantenedora do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Assinado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), o decreto está publicado na edição da tarde de hoje (14) do Diário Oficial do Município.

Após carreira no Brasil e no exterior como atleta de futebol, Marcone pendurou as chuteiras e decidiu concorrer à Prefeitura de Itajuípe em 2016. Quatro anos depois foi reeleito. Já em 2022, renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ficando na suplência.

TRINDADE NA PROMOÇÃO SOCIAL

Marcone assumirá em lugar de José Trindade (Republicanos). Trindade assumiu a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna depois de rápida passagem pelo comando da Fasi. Trindade já havia comandado a pasta social do município na gestão de Claudevane Leite (Vane do Renascer) e também foi presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). Atualizado às 14h50min.

Itajuípe perde o médico e ex-prefeito Paulo Martinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nesta quinta-feira (30) o médico e ex-prefeito de Itajuípe Paulo Martinho. Ele vinha sofrendo complicações de saúde, mas as causas da morte não foram divulgados pela família. O corpo do político está sendo velado no SAF, no centro da cidade, e deve ser sepultado na manhã desta sexta-feira (31), em Itajuípe. O horário ainda deve ser informado.

Carismático, doutor Paulo Martinho, como era mais conhecido, teve grande influência na comunidade, principalmente nos bairros mais carentes e zona rural. Mas perdeu parte do prestígio político depois que venceu as eleições para prefeito em 2000. Acusado de irregularidades, Paulo Martinho acabou tendo o mandato cassado. Além disso, teve os direitos políticos suspensos pela justiça.

Mas o médico Paulo Martinho Apolinário da Silva nunca abandonou a política e sempre manteve o sonho de ser escolhido novamente pela população para assumir mais uma vez a prefeitura de Itajuípe. Em 2020 lançou-se candidato pelo PDT, mas não obteve sucesso.

A morte do médico e ex-prefeito foi lamentada por políticos de Itajuípe e outros municípios do sul da Bahia. O ex-prefeito Marcone Amaral e o prefeito de Itajuípe, Léo da Capoeira, estão dentre os que lamentaram a perda de Martinho. Léo emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias no município.

Miltinho e Rúbia oficializam pré-candidaturas em evento lotado no Clube Social
Tempo de leitura: < 1 minuto

Miltinho do Axé (PSD) e Rúbia Soraia reuniram centenas de pessoas, na última terça-feira (30), no Clube Social de Coaraci, para oficializar as pré-candidaturas a prefeito e vice-prefeita do município sul-baiano. O evento reuniu líderes políticos estaduais e também serviu para apresentar a lista de pré-candidatos a vereador de Coaraci.

Miltinho falou de propostas para a vida da população de Coaraci e quebrou protocolo ao deixar o palco e, na multidão, apresentar os familiares que foram ao evento. Rúbia Soraia falou da necessidade de inclusão social e do empoderamento feminino na política. Segundo ela, deixar o grupo do prefeito Jadson Albano e buscar a renovação política no município foi um “impu8lso para a liberdade”.

Até agora, Miltinho e Rúbia reúnem PSD, PMB, Podemos e parte da Federação formada por PV, PT e PCdoB no apoio ao projeto eleitoral. Durante o evento, foram apresentados os pré-candidatos a vereador e vereadora, composto por líderes comunitários, empresários e ativistas sociais.

FORÇA POLÍTICA

Miltinho conseguir expressões da política baiana no evento, a exemplo dos deputados Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa da Bahia, e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), além da ex-prefeita Josefina Castro (PT) e do ex-prefeito de Itajuípe e suplente de deputado estadual Marcone Amaral (PSD)

Paulo Magalhães recebe Miltinho (de amarelo) e comitiva e faz anúncio de emenda
Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD) anunciou liberação de emenda parlamentar para obras de drenagem da principal rua de Coaraci, a J.J. Seabra, no sul da Bahia. O deputado fez o durante visita de grupo político representado pela vereadora Rúbia Soraia, ex-prefeita Josefina Castro e pelo pré-candidato a prefeito Miltinho do Axé (PSD), que foram ao encontro acompanhados de Marcone Amaral.

A obra deve resolver problema crônico na J.J. Seabra em períodos chuvosos, quando residências e estabelecimentos comerciais sofrem inundações. A emenda para a obra foi caminho defendido pelo prefeiturável Miltinho do Axé e pelo suplente de deputado Marcone Amaral.

Marinho recebe Si Dantas, que confirma filiação ao Republicanos e pré-candidatura
Tempo de leitura: < 1 minuto

Si Dantas confirmou, hoje (4), sua filiação ao Republicanos para disputar a Prefeitura de Itajuípe, no sul da Bahia, no pleito de outubro próximo. A pré-candidata se reuniu com o presidente estadual da legenda, o deputado Márcio Marinho, em Salvador, nesta manhã de segunda.

A pré-candidata já foi vice-prefeita de Itajuípe, no período de 2009 a 2012, quando teve atuação na área social reconhecida. “Si Dantas traz para o nosso partido a sensibilidade feminina e a força política para ajudar o povo de Itajuípe. Terá nosso apoio com emendas e apoio junto aos governos federal e estadual para fazer uma grande gestão. É uma grande satisfação poder recebê-la”, disse o deputado federal Márcio Marinho, presidente estadual do Republicanos.

Si Dantas pretende estimular o desenvolvimento econômico, com fortalecimento do microempreendedorismo e estímulo à criação de novos negócios. Si fala em ações para o meio rural com melhores condições de acesso para mobilidade da população e escoamento da produção..

“Queremos desenvolver um grande trabalho à frente de Itajuípe. Todos lembram como era Itajuípe antes de nosso time governar nossa cidade. Bastava dizer que era de Itajuípe que não obtinham crédito. Resgatamos o orgulho de ser itajuipense”, relembra. “Vamos fazer um governo dialogando com a população e buscando apoios do governo do estado e federal”, disse.

ELEIÇÕES EM ITAJUÍPE

A disputa em Itajuípe tem, até agora, três pré-candidatos. Leo da Capoeira, que rompeu com o suplente de deputado estadual Marcone Amaral (PSD), filiou-se ao Avante no mês passado. A vereadora Lusiane da Saúde foi anunciada como o nome de Marcone na sucessão deste ano. Vai para a disputa pelo PSD.

Miltinho do Axé com Otto Alencar (centro) e o suplente de deputado Marcone Amaral || Foto PSD/BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta terça-feira (10), Miltinho do Axé recebeu o apoio do senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, para a disputa à Prefeitura de Coaraci, município do sul da Bahia. O apoio foi selado durante encontro com a participação do suplente de deputado estadual Marcone Amaral, que foi apoiado em 2022 por Miltinho, e do dirigente do PSD de Itabuna e do núcleo sul-baiano do partido, Alcântara Pellegrini.

Otto destacou qualidades vistas no pré-candidato ao declarar o apoio. “Acredito no projeto de Miltinho do Axé para Coaraci. Ele é um homem trabalhador e honesto, que conhece as necessidades do município e tem propostas concretas para melhorar a vida da população”, afirmou o senador baiano.
Miltinho acredita que, com o apoio do senador Otto Alencar, seu nome se consolida como das principais pré-candidaturas da sucessão no município sul-baiano em 2024. “Agradeço ao senador Otto Alencar pelo apoio prestado à minha pré-candidatura a prefeito de Coaraci. É uma honra contar com o apoio de um homem público tão respeitado e comprometido com a Bahia”, disse Miltinho do Axé. O apoio de Otto assegura o pré-candidato em um partido da base governista.
Criador e criatura: Marcone (à esquerda) critica gestão de seu sucessor, Léo da Capoeira
Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de dois meses depois de anunciar mudança de residência de Itajuípe para a vizinha Itabuna, o ex-prefeito Marcone Amaral (PSD) detonou a gestão do seu ex-companheiro de chapa por duas eleições no Município dos Lagos, Leandro Junquilho Cunha, o Léo da Capoeira (PSD). Marcone, que renunciou ao mandato de prefeito em 2022 para concorrer a vaga na Assembleia Legislativa, disse discordar dos rumos administrativos tomados por Itajuípe depois da posse de Léo da Capoeira.

– A gestão [de Léo] não está boa. Precisamos melhorar a gestão. O ritmo de obras caiu – constata Marcone durante sua participação no Café iPolítica, um podcast apresentado por Andreyver Lima e Larissa Moitinho na noite desta quinta-feira (13).

Ainda durante o podcast, Marcone reconheceu que a relação entre ambos, antes harmônica, hoje, assim como a gestão, “não está boa”. Criticou o que considera verticalização da administração e sugere mudança para que o grupo político que está à frente da gestão de Itajuípe desde 2017 não se desfaça.

“PRECISAMOS ACELERAR A CIDADE”

Marcone aponta um afastamento de Léo da Capoeira. Para ele, a queda no ritmo de obras não pode ser admitida diante do volume de recursos e arrecadação própria do município, que, aponta, dobrou desde 2017. Saiu de R$ 50 milhões anuais para cerca de R$ 100 milhões, segundo ele.

O ex-prefeito e suplente de deputado estadual pelo PSD relembra um feito para Itajuípe em meio à tragédia da chuva de 2021, quando o município sul-baiano, como poucos, conseguiu receita de royalties mensal entre R$ 800 mil e R$ 900 mil.

– Nós precisamos voltar a acelerar a cidade. A cidade tem aí 9 meses sem obras com recursos próprios. Nós paramos o projeto que tínhamos, o Projeto Mais, de R$ 7,5 milhões, que eu lancei, com recursos próprios e não conseguimos colocar no papel. Quando eu saí da prefeitura, em 29 de março, eu deixei livre, na Prefeitura, R$ 5 milhões, que, para a cidade, é algo muito importante. Nós precisamos sentar para reaver alguns pontos de gestão – disse ele no Café iPolítica, enfatizando que vai cobrar o prefeito por ter iniciado o processo.

Ainda no podcast, Marcone falou da relação política construída por ele com Rosemberg Pinto, deputado estadual pelo PT, e Paulo Magalhães, deputado federal do PSD, para obter obras para o município. Agradeceu aos parlamentares e atribuiu a Paulo Magalhães a tentativa de reaproximação com Léo da Capoeira, ocorrida no último final de semana, durante o Mica Pedro. Ontem, ambos se falaram por telefone, também com intermediação do deputado Paulo Magalhães, considerado pelo ex-prefeito “um paizão” para ele e Itajuípe

PROMOÇÃO PESSOAL

O estremecimento da relação entre ambos ficou ainda mais evidente há cerca de 80 dias, quando o novo prefeito passou a aparecer em mídia paga pelo Município usando novo slogan de governo (“o trabalho continua”), o que é vedado pela legislação. Logo depois, Marcone confirmou a transferência de residência para Itabuna, mas ainda com domicílio eleitoral em Itajuípe. Clique no play e confira a entrevista.

Os candidatos mais votados no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com quase 60% das urnas apuradas na Bahia, os candidatos à Assembleia Legislativa mais votadas na região até o momento são Soane Galvão (PSB), com mais de 38 mil votos. O ex-prefeito de Itajuípe Marcone Amaral aparece com 25 mil.

O segundo candidato mais votado para Assembleia Legislativa na Bahia é o deputado Rosemberg Pinto (PT), que disputa à reeleição. Ele tem mais de 62 mil votos. Ivana Bastos (PSD) lidera no geral, com quase 64 mil votos.

Para deputado federal, o representante do sul da Bahia mais votado até este momento é Valderico Júnior (União Brasil), com pouco mais de 7.500 votos. No estado, Otto Alencar Filho é o mais votado, com quase 102 mil votos.

Deputado Rosemberg Pinto, Marcone Amaral e outros prefeitos de municípios do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) rejeitou a prestação de contas do ex-prefeito de Itajuípe Marcone Amaral (PSD), referente ao de 2020, devido à falta de dinheiro em caixa, em 2021, para o pagamento de despesas empenhadas no ano anterior (restos a pagar).

A irregularidade viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, a Corte propôs Deliberação de Imputação de Débito (DID) contra o ex-prefeito, que poderá ser multado em R$ 3 mil. Na mesma sessão, nesta terça-feira (14), os conselheiros determinaram a formulação de representação ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Cabe recurso.

Eleito em 2016 e reeleito em 2020, Marcone renunciou à Prefeitura de Itajuípe no final de março último para lançar sua pré-candidatura a deputado estadual.

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal, na noite desta sexta-feira (20), em Itabuna, o ex-vereador e presidente municipal do PCdoB, Wenceslau Júnior, defendeu que a região vote em candidatos que tenham compromisso em disputar eleição e cumprir o mandato e não usá-lo como trampolim para eleições municipais.

– Precisamos entender a importância de ter e votar em alguém preparado e não preocupado em lançar-se para projetar o nome para ser candidato a prefeito, vereador ou para pegar o dinheiro do fundo partidário e gastar como quiser. É alguém que tem vontade, desejo, garra e disposição de fazer diferente e construir uma nova página – disse ele Wenceslau em evento que teve o salão nobre da AABB de Itabuna lotado.

O pré-candidato também falou em falta de representatividade estadual e federal dos dois maiores municípios do sul da Bahia. “Como é hoje? Nós não temos ninguém em Itabuna nem Ilhéus na Assembleia Legislativa nem na Câmara Federal. Mas a gente pode ter. Primeiro, representação que esteja ao lado dos sem terras, dos trabalhadores, do sul da Bahia. E ter representação ao lado do presidente Lula para ajudar a reconstruir essa nação”, afirmou.

ELEIÇÃO DE LULA, JERÔNIMO E OTTO

Ao abrir seu discurso no evento, Wenceslau afirmou estar preparado para exercer mandato de deputado, representando o sul, o extremo-sul e o baixo-sul da Bahia, e lembrou quando exerceu mandato de vereador. “Nós não brincamos nesse tempo como vereador”, ressaltou, elencando projetos de sua autoria, a exemplo do Primeiro Emprego.

Wenceslau também ressaltou que, como vice-prefeito, a gestão entregou 5 mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida, o Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Urbis IV, dentre outros equipamentos. “[O Governo Vane] Não fez mais porque colocou a caneta nas mãos dos irmãos [evangélicos]. Nada contra os irmãos”.

O pré-candidato afirmou que Itabuna perdeu com a saída da presidente Dilma Rousseff, em 2016. “Depois que colocaram essa miséria no poder, não construíram mais nada”, observou, para na sequência falar de país: “O Brasil tem tudo pra ser maior potência energética do mundo. Mas falta homem pra fazer isso”.

Wenceslau também falou do compromisso do campo progressista “arregaçar as mangas” e trabalhar pela eleição de Lula (presidente), Jerônimo Rodrigues (governador) e Otto Alencar (senador). “Cada um se transformar em soldado em defesa de Lula, Jerônimo, Otto, nosso grande senador”.

O evento de Wenceslau Júnior reuniu representantes de movimentos sociais e de políticos das regiões sul, extremo-sul, baixo-sul e sudoeste do Estado, além do presidente estadual do PCdoB e secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do ex-prefeito de Itajuípe e pré-candidato a deputado estadual Marcone Amaral. Também participaram o deputado estadual Fabrício Falcão, e a ex-vereadora de Itabuna e pré-candidata a deputada estadual Charliane Sousa, do PCdoB, além de vereadores e prefeitos e o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.

O PIMENTA fez uma entrevista exclusiva com o pré-candidato a deputado estadual. Ela será publicada na próxima semana.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Leandro Junquilha Cunha, Léo da Capoeira (PSD), assume a Prefeitura de Itajuípe, no sul da Bahia, nesta terça-feira (29), em ato na Câmara de Vereadores. A solenidade foi marcada pela presidência da Casa para as 18h, na sala de sessões Wanderlito Barbosa.

Léo da Capoeira assume a gestão municipal na sequência de ato em que Marcone Amaral (PSD) formaliza a renúncia ao cargo de prefeito.

Marcone deixará o cargo para disputar vaga de deputado estadual em outubro. Ele também deixa a presidência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).