Marcone, com prefeitos e deputados, participou de inaugurações e vistorias em Floresta Azul
Tempo de leitura: < 1minuto
O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, participou da cerimônia de entrega de obras e equipamentos no município de Floresta Azul, nesta sexta-feira (8). O evento, promovido pelo Governo do Estado, reuniu prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais.
“O município de Floresta Azul está de parabéns com os investimentos anunciados pelo governador Rui Costa. E a população só tem a ganhar com as obras que elevam a qualidade de vida”, declarou Marcone Amaral.
O município de Floresta Azul foi contemplado com a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória e Firmino Alves, um investimento aproximado de R$ 4 milhões. Além da construção da nova sede da Escola Estadual Fred Gideon, que passará a contar com mais estrutura e oferecerá ensino em tempo integral.
“Mais uma unidade escolar sendo construída no interior da Bahia, com o objetivo de levar mais qualidade de ensino e acesso a atividades esportivas e culturais aos nossos estudantes. A obra aqui em Floresta Azul faz parte do pacote de R$ 2 bilhões que estão sendo empregados neste ano de 2021 para requalificações, ampliações e novas construções de escolas em todo o estado”, destacou o governador Rui Costa.
MERCADO MUNICIPAL
Rui também inaugurou o Mercado Municipal Zely Teixeira, que ganhou melhorias na estrutura, com um investimento da ordem de R$ 1.163.830,87. Associações de produtores rurais e artesãos foram contemplados com 40 barracas de feira que ajudarão a dar mais visibilidade e escoar a produção de pequenos produtores e artesãos locais.
Prefeitos associados durante a inauguração das obras de reforma da Amurc || Foto Rodrigo Macedo
Tempo de leitura: 3minutos
O trabalho de representação dos municípios pela Amurc foi destacado pelos prefeitos associados, nesta sexta-feira (1º), durante a reinauguração da sede da entidade, em Itabuna. O espaço teve a sua estrutura reformada e equipada para atender os gestores e suas equipes de governo. “O papel que a Amurc desenvolve hoje é reconhecido pelos entes, tanto da União, quanto do Estado”, disse o prefeito de Itabuna, Augusto Castro.
O evento reuniu os prefeitos de Almadina e presidente do Consórcio da Policlínica de Saúde, Milton Cerqueira, o prefeito de Jussari e presidente do Cima, Antônio Valete, e os prefeitos Mário Alexandre (Ilhéus), Jadson Albano (Coaraci), Fernando Brito (Santa Luzia), Paulo Rios (Itororó), Babi de Prado (Pau Brasil) e Paulo do Gás (Camacan).
A Associação é considerada fundamental na articulação com o Estado e a União para a realização de ações municipais voltadas para a saúde, educação, assistência social, economia, cultura, meio ambiente, esportes e segurança.
Atualmente, a Amurc abrange os municípios situados nos territórios de identidade do Litoral Sul, Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas e Baixo Sul. Aliado a isso, reforçam os dirigentes, a entidade possui capacidade de integração no Conselho dos Consórcios Intermunicipais – CDS-LS, Cima, Cimurc, Ciapra e Cotemesb – para o desenvolvimento de políticas públicas regionais.
“A Amurc é a única Associação que existe, depois da UPB, que defende a região, e não podemos, de forma nenhuma, perder essa representatividade tão necessária para todos nós. A Amurc tem o papel fundamental de estar fazendo esse fortalecimento e articulação com todos os prefeitos”, destacou o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral.
AUGUSTO: ASSOCIAÇÃO FORTE E REPRESENTATIVA
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro destacou que a Amurc “é e sempre foi” uma Associação forte, bem representativa. “Uma entidade conhecida no âmbito nacional e estadual, travou diversas lutas em defesa da região, da Ceplac, do fortalecimento dos consórcios, defendeu pautas importantes, como a Região Metropolitana e diversas outras tratativas junto ao Governo Federal, aos ministérios”.
O prefeito de Buerarema e vice-presidente da Amurc, Vinícius Ibrann, ressaltou o empenho de Marcone à frente da Associação. “Marcone tem contribuído com a Amurc na mesma proporção que tem contribuído para Itajuípe, e quem ganha somos todos nós. Além do senso de responsabilidade, está aqui também por conta da credibilidade que compartilha com a Amurc. Os fóruns fortalecidos, as reuniões virtuais e a quantidade de prefeitos que participam”.
Prédio-sede da Amurc passou por ampla reforma e reestruturação || Foto Rodrigo Macedo
HISTÓRIA E REFORMA
A Amurc foi fundada em 21 de novembro de 1984 pelo ex-Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. A sua sede à época foi na cidade de Ilhéus, depois transferida para Itabuna, onde funcionou no prédio do CNPQ, na Inácio Tosta Filho, quando passou a funcionar na Almirante Tamandaré em 1993, quando o prédio foi adquirido na gestão do ex-prefeito de Ubaitaba Armando Uzêda.
O novo espaço passou por reforma completa na sua estrutura, com pinturas e reestruturação de salas, sinalização com mapas dos territórios de atuação e fotos dos municípios associados. Ainda foi inaugurada a nova galeria de presidentes, as salas exclusivas para atendimento dos prefeitos e sua equipe de governo e um auditório amplo e equipado para reuniões e eventos da classe.
A Amurc surgiu no apogeu do cacau para representar os municípios que detinham a segunda maior economia do Estado e sempre funcionou como porta-voz dos seus associados (prefeitos municipais) na busca pelos interesses da população.
Presidente da Amurc (1º à esquerda) com prefeitos e deputados em ato em Itapitanga, no sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
O prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral, participou da cerimônia do Governo do Estado nesta quarta-feira (23), em Itapitanga, quando foi assinada a ordem de serviço para a restauração da pavimentação de 26 quilômetros da BA-651, trecho que liga Itapitanga e Coaraci. Orçada em mais de R$ 11 milhões, a restauração vai beneficiar mais de 58 mil habitantes dos dois municípios e circunvizinhança.
“Essa obra é de grande importância para nossa região e vai beneficiar principalmente os municípios que compõem a Z4 (Itajuípe, Coaraci, Almadina e Itapitanga), que precisam se deslocar constantemente”, destacou Marcone.
Alegre com os investimentos anunciados pelo governador Rui Costa, o prefeito de Itapitanga, José Roberto, Ró de Beto, disse que a obra é uma das mais esperadas pela população. “A recuperação da nossa BA-651 já é uma realidade. Essa vitória é nossa, de toda a população”, declarou o gestor.
Segundo o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a intervenção na BA 651 é a realização de uma promessa. “Antes da pandemia, o governador se comprometeu em recuperar o trecho que agora vai se concretizar “.
SERVIÇOS
Ainda em Itapitanga, Rui visitou o terreno onde será construída a nova sede do Colégio Estadual Alcides David, que terá seis salas, dois laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo society. Com a nova estrutura, a escola poderá funcionar como unidade de ensino de tempo integral.
“É uma obra pra cuidar de gente, e estimular que as pessoas cuidem do futuro dessa cidade, do nosso estado e país, que é através da educação. Por isso, nós estamos fazendo um grande investimento pra requalificar a infraestrutura da escola, pensando em práticas esportivas e culturais”, acrescentou o governador.
Marcone, primeiro à direita, destaca anúncio de investimentos em visita de Rui a Camacan
Tempo de leitura: 2minutos
O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, acompanhou o governador Rui Costa em viagem a Camacan, no sul da Bahia, onde ocorreram anúncios de obras e inauguração de quadra poliesportiva, nesta quarta-feira (16).
O governador anunciou mais de R$ 14 milhões em novos investimentos para o município, como a requalificação das rodovias BA-671, entre Jussari e o distrito de Palmira, em Itaju do Colônia; e da BA-662, entre o Palmira e Camacan, que contará com um recurso de R$ 4,3 milhões.
Para o presidente da Amurc, o pacote de obras agrega não somente benfeitorias para o município de Camacan, de forma isolada, mas enaltece aspectos positivos para a luta contínua para o desenvolvimento da região.
SENSIBILIDADE
“É notório que os prefeitos enfrentam, diariamente, dificuldades tremendas para garantirem o bem-estar social dos munícipes. Não tem outra palavra além de felicidade por nossa querida Camacan, depois do anúncio do governador de melhoramentos que durante muito tempo vêm sendo aguardados. Quando administramos com a sensibilidade, percebemos que juntos expandimos o nosso apelo e conseguimos contribuir para a concretização do crescimento da nossa região”, expressou Marcone Amaral.
Também fazem parte deste pacote de investimentos um convênio de regularização fundiária; a autorização do processo licitatório para a reforma de um ginásio de esportes, na sede do município; e a assinatura de ordem de serviço para obras de reforma e ampliação das instalações do Colégio Estadual Polivalente.
Durante o pronunciamento, Rui Costa destacou que o intuito do Governo do Estado é equipar cada vez mais as escolas estaduais, para que os estudantes tenham a possibilidade de realizar esportes e atividades culturais.
“No próximo ano, teremos um número muito maior de escolas em tempo integral, modernizadas e equipadas, onde o aluno chega, toma café da manhã, almoça, estuda e, no contraturno, possa fazer atividades esportivas e culturais ou um curso técnico”, destacou o governador.
Secretário-executivo, Luciano Veiga representou Marcone e Tonho de Anízio em evento regional
Tempo de leitura: 2minutos
O secretário executivo da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Luciano Veiga, representou os presidentes Marcone Amaral e Antônio de Anízio, respectivamente, nesta quarta-feira (1º), no Encontro para apresentação de propostas para a recuperação do Rio Cachoeira.
O encontro foi marcado pela apresentação dos resultados do diagnóstico estratégico do Rio Cachoeira, que, de acordo com a gerente de Planejamento da Ramboll, Alejandra DeVecchi, a poluição do rio não é só resultado do lançamento de esgotos em Ilhéus e Itabuna, mas é proveniente da criação de gado, concentrada na sub-bacia do Rio Colônia e espalhados entre o rio Salgado e a sub-bacia Sul.
De acordo com dados da Ramboll, a bacia do Rio Cachoeira, que reúne 13 municípios, possui 470.268 habitantes e 455.488 cabeças de gado espalhadas em uma área de 486.155,05 hectares. Sobre o uso do solo da bacia hidrográfica, a mancha urbana representa apenas 1,01%, enquanto a pecuária, 43,39%, a agricultura, 21,69%, e os remanescentes florestais, 34,99%
TRATAMENTO
O tratamento na área rural, segundo Alejandra, é possível “através da plantação de mata ciliar nas bordas dos rios, nas Áreas de Preservação Permanente (APP), juntando a área de reserva legal para criar corredores ecológicos. São soluções de planejamento territorial baseados na natureza. O problema está nas cabeceiras, ligada à produção agropecuária, e o envolvimento das cidades é importante para a resolução do problema da Bacia”.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, consideram viável o projeto para a recuperação do Cachoeira. “Itabuna dá o pontapé inicial para a resolução de um problema de muitos anos, e conta com o envolvimento dos demais municípios, que integram a Bacia do Rio Cachoeira, para uma solução conjunta”, disse o gestor.
SOLUÇÃO
O presidente Marcone Amaral parabenizou a iniciativa do prefeito Augusto Castro ao assinar o compromisso para a solução de questões ambientais que envolvem Itabuna e as cidades que integram a Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. “A prefeitura de Itabuna está de parabéns ao tomar a iniciativa de solucionar um dos grandes problemas que atinge toda a região. A Amurc se coloca à disposição para defender as melhores propostas e soluções para os nossos municípios”, destacou Marcone, que também é prefeito de Itajuípe.
O presidente Antônio de Anízio também colocou o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul à disposição, juntamente com a Câmara Técnica de Sustentabilidade para debater as questões de saneamento básico, dentre elas, a recuperação do Rio Cachoeira. “Colocamos a entidade totalmente à disposição para buscar de forma efetiva, projetos, programas e recursos capazes de fazer a transformação, tanto da Bacia do Rio Cachoeira, quanto as bacias que compõem o Litoral Sul”, revelou o gestor, atual prefeito de Itacaré.
Marcone Amaral preside reunião para fortalecer bacia leiteira do sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
O presidente da Amurc, Marcone Amaral, debateu com secretários municipais, nesta terça-feira (10), com o prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde, e secretários de Agricultura de Barro Preto, Itajuípe, Coaraci, Almadina e Itapitanga o desenvolvimento econômico regional. O encontro dá prosseguimento a reunião da semana passada, em Coaraci, que discutiu fortalecer a cadeia produtiva da bacia leiteira dos municípios. Uma das estratégias é a reestruturação do laticínio Almada, localizado no município de Coaraci.
O Programa de Aquisição do Leite na Bahia destinou R$ 1,5 milhões para compra do leite a partir do laticínio. Os prefeitos e secretários criaram o Conselho Gestor Deliberativo e Consultivo, composto por representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios, representantes do setor produtivo, da Bahiater e Adab, no sentido de planejar a sustentabilidade econômica do equipamento.
“O importante é desenvolver um diagnóstico ampliado das necessidades do equipamento melhor otimizado, com o envolvimento dos municípios juntamente com os produtores. Desenvolver um plano de trabalho que tenha uma participação efetiva do Governo do Estado, objetivando investimentos estruturantes para que desenvolva uma política de bacia leiteira com a otimização do equipamento já existente”, disse Marcone Amaral.
Ainda segundo o presidente, o “encontro foi uma oportunidade ímpar”, pois trata o desenvolvimento econômico de um setor muito importante da economia, provocando uma diversificação na produção do setor agropecuário, com o crescimento substanciado da bacia leiteira da região. A iniciativa cria também uma oportunidade de envolvimento dos pequenos produtores, via programas específicos do Governo Federal, visando melhor atendimento a esse segmento.
CDS-LS
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul (CDS-LS) foi provocado a apoiar com suas políticas estruturantes através do programa Mais Ater, do Governo do Estado, que visa assistir melhor a secretaria de agricultura, dando apoio do ponto de vista logístico e de capacitação dos seus técnicos, possibilitando assim o melhor atendimento a área produtiva do setor.
Foi também discutida a possibilidade de desenvolver um plano de trabalho que permita trabalhar com os pequenos produtores, dando assistência técnica e o envolvimento de outras instituições, a exemplo do Sebrae. Foram abordadas melhorias de estradas vicinais através da parceria do Consórcio, juntamente com os municípios, bem como também oferta de equipamentos estruturantes como trator, arado, roçadeira e grade, que permitirá um melhor desenvolvimento das propriedades rurais.
Presidente da Amurc, Marcone ressalta a autonomia dos municípios para decidir retorno às aulas
Tempo de leitura: < 1minuto
Secretários e dirigentes escolares dos municípios associados à Amurc estiveram reunidos, de forma online, nesta segunda-feira (2), para tratar do retorno às aulas na rede municipal de ensino. A proposta é que as aulas retornem no formato híbrido, com ações planejadas pelas secretarias de Educação, atendendo a legislação, e previstas para setembro e outubro, escalonada.
O debate vem sendo protagonizado pelo Fórum Regional de Secretários de Educação (Forsec) e pela Câmara Técnica de Educação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável-Litoral Sul, por meio do Comitê Gestor, junto à Amurc e à Uesc. Foram analisadas as contribuições trazidas pela União dos Conselhos Municipais de Educação na Bahia (Uncme-BA) acerca do tema de acordo com a legislação.
A representante da Uncme, Gilvânia Nascimento, destacou que as secretarias de Educação precisam ter um planejamento estratégico da volta gradativa, escalonada, como a legislação determina. “Independente do caminho que os gestores sigam, eles precisam avaliar a legislação. Precisamos discutir quais são as condições para que essa volta possa acontecer”, ressaltou Gilvânia.
O comitê decidiu por uma nova reunião virtual, na quinta (5), com os secretários de Educação, quando serão apresentados orientações e protocolos necessários para o retorno às aulas em segurança. O momento será importante para a definição oficial das datas, visando a transição entre ensino na modalidade remota para híbrida.
“A Amurc vem trabalhando com o Fórum de Educação (Forsec), Câmara Técnica de Educação e instituições parceiras, uma possibilidade de retorno às aulas da Rede Pública para apresentação aos gestores municipais. Mas, cada município tem a sua autonomia para decidir, tendo em vista que o plano de retomada das aulas é específico em cada localidade”, declarou o presidente da Amurc, Marcone Amaral.
Mauro Ribeiro é o mais jovem a assumir a presidência da ACI || Foto Marcus Ramos
Tempo de leitura: < 1minuto
O empresário Mauro Ribeiro tomou posse como presidente da Associação Comercial de Itabuna na noite desta segunda (14) assumindo compromisso de tornar a entidade “um dos motores de desenvolvimento da região”.
– Estamos à frente das discussões que impactam direta e indiretamente as atividades comerciais – disse ele, reforçando que a nova diretoria está empenhada na busca de soluções e caminhos pós-Covid, “tendo em vista o seu impacto na vida social e empresarial” de Itabuna.
Sócio-diretor da rede de Lojas Buriti, do segmento de materiais de construção, Mauro representa renovação em cadeiras de comando das entidades lojistas e empresariais de Itabuna. Ele é o mais jovem dirigente a assumir a presidência da Associação Comercial de Itabuna.
A posse, no espaço de eventos Terceira Via Hall, teve transmissão online e reuniu dirigentes empresariais e prefeitos sul-baianos, a exemplo de Marcone Amaral (Itajuípe) e Vinicius Ibrann (Buerarema), respectivamente, presidente e vice da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), além da coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo. Uma das ausências percebidas foi a do prefeito Augusto Castro, que mandou representante.
A coordenadora regional do Sebrae apontou o perfil inovador do novo presidente da centenária ACI. “O Sebrae está apostando muito de que essa nova gestão possa trazer complementos importantes do que foi realizado na gestão anterior e trazendo muitas inovações, fruto de um perfil ousado e empreendedor de Mauro”, disse Claudiana Figueiredo.
O prefeito de Itajuípe e presidente da Amurc, Marcone Amaral, teve resultado positivo para a Covid-19, após a realização de um exame na tarde deste sábado (29). Isolado em casa, desde o aparecimento dos primeiros sintomas, há 3 dias, o gestor segue em acompanhamento médico.
Marcone tem feito uma reivindicação junto à União dos Municípios da Bahia
(UPB) e à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para que o Governo Federal priorize a vacinação aos prefeitos, porque, argumenta, o chefe do Executivo está no comando da linha de frente das ações de saúde de todos os municípios.
Para Marcone, é praticamente impossível não ter um contato muito grande com várias pessoas durante o dia. “É importante entender que, sem o prefeito a cidade não anda, e é necessário haver a imunização dos prefeitos já que é apenas uma vacina para cada cidade. E, dessa forma, proteger a maior autoridade municipal”, destacou.
Outro pleito defendido por Marcone junto às entidades municipalistas é que o Governo Federal atenda a necessidade urgente para a chegada de imunizantes nos municípios da Amurc.
Marcone cobra do Ministério da saúde profissionais para a rede básica
Tempo de leitura: < 1minuto
Preocupado com a perda de profissionais do programa Mais Médicos em todo o país, o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), disse que a entidade fará levantamento de dados dos municípios que estão necessitando da reposição de profissionais que atuam na saúde básica. No sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia, essa realidade tem afetado grande parte dos municípios, segundo Marcone.
A solução para o déficit, sugere Marcone, seria a contratação de novos profissionais, ação que deve partir do Ministério da Saúde. “Nesse sentido, a Amurc está protocolando um pedido, com o apoio da UPB e da CNM, solicitando do Governo Federal a reposição desses profissionais, a partir do envio das demandas municipais e suas deficiências”.
O Programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal, em 2013, em parceria com os municípios. A intenção foi melhorar o atendimento no SUS e ampliar o acesso dos médicos a diversas regiões onde há escassez de profissionais de saúde. O programa sofreu boicote federal em 2019. Um novo edital para 2021 foi lançado. O Ministério da Saúde aguarda informações dos municípios.
Presidente da Amurc, Marcone Amaral defende reparcelamento de dívidas previdenciárias
Tempo de leitura: < 1minuto
O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), defendeu novo parcelamento da dívida previdenciária dos municípios com o INSS, contraída em gestões passadas. A defesa ocorreu durante reunião da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta segunda (22), com a participação de senadores, deputados federais da bancada baiana e presidentes de consórcios para discutir pautas relacionadas aos municípios do Estado da Bahia.
Segundo o gestor, a dívida previdenciária dos municípios com o INSS é antiga e bloqueia as contas dos municípios, impossibilitando as prefeituras de pagar até mesmo o salário dos servidores. “A nossa reivindicação é que haja uma abertura de parcelamento com longos prazos, instituídos pelo Governo Federal, para evitar bloqueios que estão inviabilizando os municípios de cumprirem seus compromissos”, disse Marcone.
O presidente da Amurc participou da reunião juntamente com o secretário executivo da entidade, Luciano Veiga. “O fortalecimento das discussões dos municípios é importante para resolver os problemas que vão afetar diretamente a população”, concluiu o gestor. Ainda fizeram parte da pauta de assuntos prioritários vacina contra a Covid-19; e-Social; aprovação do 1% no FPM em setembro (PEC 391/2017); e Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM).
Marcone Amaral, presidente da Amurc, e o líder do governo estadual, Rosemberg Pinto
Tempo de leitura: < 1minuto
O presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Marcone Amaral, assinou nesta quinta-feira (25), um documento solicitando a compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik junto ao grupo Russian Direct Investment Fund (RDIF). O deputado estadual e líder do Governo Rui Costa, Rosemberg Pinto, que também está empenhado no combate a Covid-19, acompanhou o presidente da Amurc no ato de assinatura do protocolo de intenções.
A intenção de compras está condicionada à liberação dos órgãos regulatórios e, posteriormente, será negociada a quantidade com os municípios associados. Para o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, o momento representa “a felicidade em estar planejando a imunização da população regional diante da pandemia da Covid-19”.
O deputado Rosemberg Pinto fez a intermediação para a assinatura do protocolo de intenções que assegure as doses da vacina aos municípios abrangidos pela Amurc. “Esse é o nosso compromisso, assim como o governo do Estado, de imunizar o mais rápido possível todos os baianos e baianas”, comemorou Rosemberg. Atualizado às 15h15min.
Presidente da Amurc e comandante do 15º BPM firmam acordo no combate à pandemia
Tempo de leitura: < 1minuto
O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, se reuniu com o tenente-coronel Ferreira Lopes, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, para alinhar detalhes e o cumprimento do toque de recolher decretado pelo Governo do Estado e que começa hoje (19).
As duas instituições firmaram um termo de cooperação, apoiando os municípios no cumprimento do decreto, que visa conter o avanço da Covid-19 na região Sul da Bahia. A iniciativa atende a uma solicitação dos prefeitos associados à entidade, apresentada na última reunião, com o objetivo de garantir a segurança da população e o atendimento às demandas locais que necessitam do apoio militar.
Segundo o presidente da Amurc, o tenente-coronel destacou que “a PM estará dando apoio irrestrito nas ações de combate ao Covid-19 na região”.
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Rosemberg Pinto (PT), intermediou e participou, nesta segunda-feira (8), de audiências com o governador Rui Costa (PT) e prefeitos que presidem consórcios intermunicipais dos territórios de identidade do Litoral Sul e Médio Sudoeste. No total, 38 cidades estão associadas às entidades municipalistas.
“Esses prefeitos vieram resolver os problemas das suas cidades, mas não esqueceram de deixar uma agenda dos municípios associados aos consórcios, para que a gente possa melhorar a vida das pessoas nas duas regiões”, destacou o líder governista e principal interlocutor dos dois territórios junto ao Estado.
Em comitiva com membros do grupo político do parlamentar: o prefeito de Itajuípe e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), Marcone Amaral (PSD); o prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Antônio de Anízio; e Milton Cerqueira (Pode), prefeito de Almadina e presidente do Consórcio Policlínica Regional Itabuna Ilhéus (Ciscau). Nas audiências, os gestores apresentaram ao líder baiano demandas para o desenvolvimento regional e dos municípios que administram.
Rui Costa com Tonho de Anízio e o deputado Rosemberg Pinto
Responsável por 16 municípios, via o CDS-LS, Antônio de Anizío apresentou ao governador proposta de aquisição de maquinários para reforçar a frota do Consórcio. Tonho recebeu, do governador, a confirmação da construção de um novo colégio estadual e obras de intervenção na infraestrutura.
“Vários pleitos foram tratados e já despachados pelo governador. Estamos alegres e gratos com os nossos deputados, que continuam trabalhando pela nossa região”, comemorou o prefeito.
Recém-empossado como presidente da Amurc, que possui 35 municípios associados, Marcone destacou que a agenda na capital baiana, ao lado do deputado Rosemberg, vai dar celeridade a diversas obras que já estavam encaminhadas junto ao governo da Bahia. “Nós falamos sobre o novo Centro de Canoagem, falamos sobre calçamento, uma nova ponte e o governador foi muito solícito. Temos muita fé que logo, logo inauguraremos novas obras”, disse Amaral.
Milton com os deputados Bacelar, Rosemberg e Rui Costa
Milton Cerqueira resumiu a ida em grupo à governadoria. “Faz a diferença, só tenho que fazer elogios, porque realmente tem nos ajudado e tem feito muitas coisas pela nossa região”, concluiu o presidente do consórcio de saúde que possui 30 prefeituras conveniadas.
Na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, participaram do encontro com o govenador, além de Rosemberg e dos prefeitos, os deputados federais João Carlos Bacelar (Pode) e Paulo Magalhães (PSD).
Otto diz que PSD se compromete a ajudar candidaturas de Soane e Marcone
O senador baiano e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, disse que o seu partido estimula as candidaturas a deputado estadual de Marcone Amaral e de Soane Galvão.
Marcone é presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e prefeito de Itajuípe. Primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão foi secretária de Desenvolvimento Social do segundo mais populoso município sul-baiano.
– Marcone e Soane têm todas as condições de representar o PSD na região sul na Assembleia [Legislativa]. O partido estimula e se compromete a ajudá-los nessa caminhada – disse o senador Otto Alencar ao PIMENTA.
Questionado se o partido terá outros nomes do sul da Bahia na disputa de 2022 por vagas na Assembleia Legislativa, ele disse que é algo possível. “Pode ser que outros apareçam para a disputa até o fim de março de 2022”.