Contrato assinado por Marcone e CVR acaba com "lixão" em Itajuípe || Fotos WNSul e Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itajuípe e a CVR Costa do Cacau assinaram o contrato para a destinação correta de resíduos, que marca o fim do lixão no município. Os resíduos serão enviados ao aterro sanitário da CVR, numa área da 75 hectares às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna. A empresa contratada pelo município é a única do sul da Bahia credenciada pelo Inema e pelo Ibama para esse serviço, que atende as determinações do Plano Nacional de Saneamento.

No ato de assinatura, o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral , destacou que se tratava de data histórica para o município. “Vamos acabar com o lixão e ter a oportunidade de colocar os resíduos num local adequado e também de fortalecer a coleta seletiva nas residências. É o primeiro passo para que Itajuípe evolua na conservação ambiental, com o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vinicyus Costa Guimarães, o processo vai diminuir bastante o impacto ambiental e fazer com que a população se sinta envolvida através da coleta seletiva de lixo. “A destinação correta de resíduos vai além da questão ambiental e da atração de novos empreendimentos, porque retira famílias que viviam no lixão e lhes proporciona uma vida digna”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Ramos Junior.

Itajuípe é a terceira cidade sul-baiana a assinar contrato com a CVR Costa do Cacau, que já recebe os resíduos de Itabuna e Ibicaraí, além de empresas privadas. “A partir de Itajuípe, poderemos efetivar contratos com outras prefeituras que fazem parte da Amurc. É importante destacar ainda que nossa relação com os municípios é de parceria, trabalhando as questões sociais e ambientais, que a educação e o incentivo à coleta seletiva”, ressalta o gerente comercial Mauricio Ramos Sena.

IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Também foi assinado um convênio com a ONG Protetores dos Animais de Itajuípe (Paita), que vai absorver os sete trabalhadores do lixão, com salário pago pelo município, e realizar a coleta seletiva, com renda destinada aos cuidados de cerca de 120 cães e gatos.

A presidenta da Paita, Alba Valette, comemorou. “A ampliação da coleta seletiva, com o apoio da Prefeitura e da CVR vai garantir o nosso trabalho em defesa dos animais, permitindo a compra de ração e medicamentos”.

Para agilizar a coleta seletiva, a CVR Costa do Cacau está doando duas ecobikes, três ecopontos e uma mesa separadora, e a Prefeitura de Itajuípe doou uma caçamba. A meta é coletar 30 toneladas mês de material reciclável.

Vanderval Menezes, Marcone Amaral e Luciano Veiga na reunião desta terça (15) || Foto Amurc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e o Comando de Policiamento da Região Sul (CPR-Sul) firmaram parceria, nesta terça-feira (15), para implementar programa de atividades esportivas na região. O projeto vai começar pelo município de Itajuípe, no sul da Bahia, envolvendo crianças e adolescentes de 8 a 14 anos.

O projeto foi tema de reunião do presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), com o comandante da CPR-Sul, Vanderval Menezes, e o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga. Segundo o oficial, a ideia é iniciar o público-alvo em esportes diversos, a exemplo do judô, jiu-jitsu, capoeira, futebol, natação e voleibol.

“Nós temos uma relação de policiais militares, da reserva e da ativa, habilitados e capacitados para atuarem nessas áreas. Com isso, a gente vai ajudando as comunidades dos municípios a se desenvolverem, ocupar esses jovens e essas crianças com atividades em segurança”, explicou Vanderval.

Marcone assegurou apoio institucional ao projeto, que será levado para outros municípios baianos. “Iniciativa de suma importância que a Amurc abraça nesse momento e vai impactar na segurança das nossas cidades”, concluiu o gestor.

Reunião, que contou com presença do deputado Rosemberg Pinto, discutiu pautas municipais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios associados à Amurc marcaram presença na primeira reunião de prefeitos e prefeitas de 2022. O encontro, no entendimento da presidência da entidade, demonstrou a força da instituição e união entre os gestores para alcançar o atendimento às demandas da população nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, dentre outras.

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, ratificou o papel da Amurc, que é ser o porta-voz das demandas municipais junto às esferas Estadual e Federal. Ele reforçou a importância de união entre os gestores para o atendimento às pautas que afligem a população.

Foram debatidas ações para o enfrentamento da Covid-19 nos municípios, onde cada gestor está acompanhando e conscientizando a população para continuar adotando as medidas de combate ao vírus. Na área da educação, o retorno às aulas presenciais deverá ocorrer em março na maioria dos municípios. Já o reajuste do Piso do Magistério para os professores, a Amurc recomenda aos municípios seguirem a orientação da CNM e UPB, que estão acompanhando a discussão no âmbito jurídico.

O prefeito de Santa Cruz da Vitória, Maurício Lopes destacou que as pautas são essenciais para que os gestores possam alinhar as demandas da população, por que as realidades, por mais que sejam diferentes, diz, têm situações que são iguais. “Então, uma discussão coletiva vai abranger, orientar e nos colocar no cenário que a gente vai tomar as decisões em conjunto”.

O prefeito Antônio Valete, de Jussari, ressaltou da importância de os prefeitos estarem buscando soluções para os problemas, principalmente depois de um momento de catástrofe natural, que foi a enchente. “É sempre importante estarmos nos reunindo e buscando a solução para os problemas em comum da nossa região”.

Presidente da Amurc, Marcone Amaral é prefeito de município dos mais castigados na enchente, Itajuípe
Tempo de leitura: < 1 minuto

Prefeitos baianos se reúnem nesta terça-feira (25), às 9h, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. A principal pauta do encontro é a cobrança de um plano de ação do governo federal para a reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas e investimento em áreas danificadas, informa o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Marcone Amaral.

Um mês após as fortes chuvas que castigaram municípios no médio sudoeste e do sul da Bahia, a queixa dos prefeitos das cidades mais atingidas é a ausência do governo federal. O governo baiano também será cobrado na reunião desta manhã na UPB.

PAUTA DA REUNIÃO

Ainda estarão na pauta da reunião a Legislação e orientação do TCM/BA quanto ao pagamento do abono para alcançar os 70% do Fundeb; reajuste dos professores; cobrar Plano de Ações do Governo Estadual para a reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas; Pagamento dos Royalties de Petróleo; Dificuldades apresentadas pelos Gestores com relação à Regulação do Estado e Propostas em discussão no Congresso.

Representantes da Amurc e Unime Itabuna reafirmam parceria
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, e o diretor-geral da Unime Itabuna, Santo Ádamo, reafirmaram a parceria entre as instituições durante encontro nesta quarta-feira (19). Conforme a assessoria do órgão de defesa dos municípios, o encontro discutiu a possibilidade de um termo de cooperação que será apresentado aos prefeitos em reunião ordinária.

O diretor da faculdade colocou a instituição à disposição dos municípios para que os alunos possam exercer as suas atividades na prática, prestando serviços à população. “O aluno será bem mais formado a partir do momento em que eles são inseridos na prática, nas suas áreas de atuação dentro dos municípios”, destacou Ádamo.

A iniciativa foi parabenizada pelo presidente da Amurc, Marcone Amaral, que falou em criar um termo de cooperação de estágio entre Amurc e Unime, para ser apreciado pelos prefeitos associados na próxima reunião da Associação. Atrelado a isso, Marcone falou da importância de promover mutirões com os alunos da área de saúde e de psicologia, “visando atender a população, principalmente no pós enchente”, disse Marcone.

PARCERIA

A Amurc e Unime somam 11 anos de parceria institucional com o objetivo de proporcionar aos servidores municipais, a realização de um curso de graduação e pós-graduação com descontos especiais.

Marcone e o reitor Alessandro Santana recebem doações de Tobias Barreto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, e o reitor da Uesc, Alessandro Santana, recepcionaram, nesta quinta-feira (6), na Universidade, a entrega de um caminhão de donativos de Tobias Barreto, Sergipe. O material vai ser entregue aos municípios atingidos pelas fortes chuvas da última semana de dezembro.

A campanha da cidade Sergipana para a arrecadação de cestas básicas, roupas e travesseiros, dentre outros donativos, foi coordenada por Margarida Maria Araújo Bispo, Alex Freitas, Vanjo Freitas e Mirandi Freitas. A prefeitura, por meio do secretário de Indústria e Comércio, Alex Batista, e o prefeito Dilson de Agripino, apoiou a iniciativa de solidariedade.

“Gratidão a todo o povo de Tobias Barreto pelas doações. Tenho certeza que muitos municípios da nossa região vão fazer bom aproveito porque as pessoas, infelizmente, perderam tudo nessa chuva, e toda a ajuda é necessária”, disse Marcone.

O material arrecadado se soma às 54 toneladas de donativos que foram entregues à Universidade e já estão sendo distribuídos às comunidades cadastradas da região. O reitor da Uesc, Alessandro Santana, endossou a fala do prefeito Marcone. “Agradecimento eterno a todas as pessoas que estão nos ajudando. A região agradece”.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) iniciou campanha de arrecadação de doações em dinheiro (por meio de transferências bancárias) para a compra de alimentos, água potável, material de limpeza e colchões para atender os desabrigados pelas chuvas no sul da Bahia. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), passa de 62 mil o número de pessoas desalojas e desabrigadas no sul, extremo-sul e sudoeste.

Os municípios que integram a Amurc estão há quase 5 dias sofrendo os impactos causados pelas fortes chuvas. O cenário nas ruas e nas zonas rurais é de destruição completa de casas e pessoas abrigadas em alojamentos improvisados, necessitando urgente da doação de água potável, alimentos e produtos de uso pessoal.

ESTADO DE CALAMIDADE

Diante do estado de calamidade pública, os municípios somam esforços com as equipes de governo e grande participação de voluntários, já que não possuem a capacidade suficiente de recursos financeiros, material e humano para responder ao tamanho do desastre ocorrido.

“A situação dos nossos municípios é muito crítica. Além de lidar com os prejuízos físicos na cidade, tem pessoas passando por necessidades. Nesse momento, a campanha de solidariedade promovida pela Amurc é muito bem-vinda. Por isso, conclamo a todos que puderem ajudar, que possam fazer”, declarou o presidente da Amurc, que também é prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, um dos municípios mais afetados.

A Amurc estará fazendo um levantamento das necessidades dos municípios. Ao receber os recursos, a equipe responsável vai adquirir os bens necessários, fazer a entregas com apoio das equipes locais e prestações de contas com os registros dos recebimentos x pagamentos e fotos dos produtos e entrega.

COMO DOAR

Os interessados podem doar o quanto puderem através da conta em nome da Amurc no Banco do Brasil, Agência: 3175-5 / Conta:7090-4. Mais informações pelo telefone: (73) 99196-1359.

Chuva inunda parte central de Itajuípe, um dos municípios associados à Amurc
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), manteve contato com o governador do Estado, Rui Costa (PT), neste sábado (25), e destacou que a Associação fará levantamento dos prejuízos causados pelas chuvas nos municípios da região. O estudo, segundo ele, será feito em conjunto com os consórcios intermunicipais que integram a entidade.

Marcone ainda recebeu a ligação da deputada Lídice da Mata (PSB) se solidarizando com as consequências negativas das fortes chuvas no sul e sudoeste da Bahia. “Me coloco à disposição da Amurc para o que considerar necessário para o socorro e apoio às cidades atingidas”.

COMITÊ

O comitê de crise vai contar com a participação dos presidentes e secretários dos consórcios que fazem parte da Associação, além de secretários municipais associados para fazer o levantamento dos prejuízos nos municípios. A ideia é apresentar ao governador Rui Costa a situação e solicitar o apoio necessário para mitigar os problemas causados pelas chuvas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios da região Sul da Bahia estão enfrentando muitos prejuízos devido às fortes chuvas. Nesse sentido, a Amurc, através do presidente Marcone Amaral, está à disposição de todos os municípios afetados pelas chuvas para o atendimento urgente à população.

Marcone, que também é prefeito de Itajuípe, um dos municípios afetados pelas chuvas, conclama o apoio das autoridades a nível Estadual e Federal.

Lembrando que o alerta de chuvas continua para toda a região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de muita chuva para as próximas horas.

Prefeitos sul-baianos partem em caravana para mobilização municipalista em Brasília
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, juntamente com os prefeitos associados, está a caminho de Brasília para participar da Mobilização Municipalista, nesta terça (14) e quarta-feiras (15), no Congresso Nacional. O novo parcelamento das dívidas previdenciárias é uma das pautas prioritárias do movimento convocado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

São pontos prioritários do movimento no Legislativo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021, conhecida como PEC dos Precatórios, a PEC 122/2015 (encargo vinculado ao repasse) e a PEC 13/2021 (mínimo da educação em 2020). Ainda integram a pauta o Projeto de Lei PL 3339/2021 (regulamentação do Fundeb) e o PDL 290/2019 (Organizações Sociais fora do limite de pessoal), entre outras.

PROGRAMAÇÃO

A mobilização municipalista começará às 9h de terça-feira, na sede da CNM. Após assembleia geral extraordinária da entidade e seus filiados, começará às 10h a reunião de orientação sobre a pauta e as ações com o presidente Paulo Ziulkoski.

À tarde, serão iniciadas as articulações em defesa dos temas diretamente com os parlamentares e por meio de reuniões de bancada. A pauta prioritária trabalhada pelo movimento municipalista já foi apresentada e discutida com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), em reunião com o presidente da CNM na última semana.

“A CNM está forte na sua missão de construir propostas com impacto positivo para as gestões e as finanças municipais e de atuar politicamente para viabilizá-las. Mas para alcançarmos o resultado final precisamos de todos unidos e mostrando o peso do movimento ao Congresso”, alerta Ziulkoski sobre a importância de participar da mobilização.

Na quarta-feira (15), as atividades recomeçam às 9h, com concentração no auditório Nereu Ramos, na Câmara. Pela tarde, seguirão as ações de diálogo com os parlamentares.

Seminário reuniu gestores municipais do sul da Bahia || Foto Rodrigo Macedo
Tempo de leitura: 2 minutos

A apresentação de demandas dos municípios do sul da Bahia encerrou, nesta sexta-feira (3), a edição de 2021 do Seminário Gestão e Inovação – Melhorias da Gestão Pública Municipal, promovido pela Amurc, Uesc e Sebrae. A ideia, segundo o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, é que as pautas anunciadas pelos prefeitos associados possam ser encaminhadas às instâncias específicas de governo.

O evento reuniu prefeitos, secretários municipais, representantes de instituições regionais e estaduais e especialistas na área de Gestão Pública, que levaram temas atualizados. Dentre os assuntos pontuados e eleitos pelos gestores para a carta de encaminhamento do evento, estão Turismo, Resíduos Sólidos, Lutas Municipalista, Coelba, Região Metropolitana, Tabela do SUS, Receitas Municipais, Aposentadoria, TCM e Cacau.

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, avaliou o evento como um momento extremamente importante de interação entre os gestores para debater as gestões municipais. “Trocamos ideias e pudemos acompanhar as palestras de profissionais que nos trouxeram mais conhecimento para uma melhor atuação na gestão pública”.

Marcone Amaral: troca de ideias e ferramentas para gestão pública

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, destacou que o Seminário trouxe novas perspectivas para o futuro desafiante nos próximos anos, com temas relevantes e a participação ampla dos prefeitos que compreendem a necessidade de fazer uma gestão com eficiência e inovar seus modelos de gestão.

“Uma das questões mais urgentes para gestão pública é trabalhar a questão da transformação digital. Colocar a gestão de uma forma cada vez mais digital e entender que os gestores públicos precisam estar preparados para lidar com esse novo momento, mudando os fluxos de processo para que diante da escassez de recursos federais possa ampliar a qualidade de gastos e reverberar em mais investimentos para a sociedade”, disse.

TECNOLOGIA E GESTÃO EFICAZ

Na área de Inovações na Gestão Pública Municipal, o secretário de Governança, Gestão e Transparência de Coronel Fabriciano (MG), José Márcio Gomes Pereira, apresentou alguns projetos desenvolvidos na gestão, a partir da implementação da tecnologia. “Tecnologia é uma ferramenta que vai corroborar na atuação eficaz diária do Gestor Público, com custo menor. Sem tecnologia a gente não consegue alcançar os resultados aos quais as gestões se propõem a está realizando para trazer bem estar ao cidadão”.

O secretário de Planejamento do município de Itacaré, Marcos Vinícius Souza, “Japu”, parabenizou a iniciativa do evento e os insights para o desenvolvimento da inovação na Gestão Pública. “Nesse momento de pandemia, nós precisamos de novas ferramentas e de novos olhares de como fazer uma gestão. O seminário trouxe algumas leituras extremamente importantes de como a gente pode funcionar ainda melhor”, disse.

Major Denice e Marcone Amaral discutiram a instalação de conselhos de segurança || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante reunião na sede da Amurc, nesta quinta-feira (18), foi discutida a criação de Conselhos Comunitários de Segurança Pública nos municípios que integram a Associação. Segundo a major Denice Santiago, a iniciativa visa ainda, tratar a perspectiva dos direitos humanos ao lidar com pessoas em vulnerabilidade social.

À frente da Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Major Denice apresentou a proposta de parceria com a Amurc para a criação dos conselhos. Ao mesmo tempo, promover uma maior aproximação de todas a sociedade dos municípios que compõem a Amurc com as forças de segurança pública, e levar capacitação, formação e diálogo aos agentes públicos.

Outra ideia é melhorar a comunicação dos equipamentos que atualmente funcionam nos municípios para atender às mulheres vítimas de violência. “Algumas cidades vão ter Creas, Cras, Delegacia e Polícia Militar. Mas se essas estruturas não estiverem em rede, dialogando, entendo que as políticas públicas não irão funcionar. A entrada da mulher tem que ser plena e completa, sem que ela seja vitimizada, por exemplo, nos casos de violência doméstica”, pontuou a Major.

O presidente da Amurc, Marcone Amaral, diz que vê com bastante entusiasmo a parceria com a SSP-BA para assegurar os direitos das mulheres e de outros grupos sociais em situação de vulnerabilidade social. “Através de articulações como essa é possível fazer com que as políticas públicas alcancem essas pessoas de maneira democrática”, disse Marcone, que também é prefeito de Itajuípe.

Jaques Wagner, Marcone Amaral, Tiago Birschner, Léo da Capoeira, Rosemberg Pinto e Paulo Magalhães
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc, Marcone Amaral, e prefeitos sul-baianos participaram da visita do governador Rui Costa a Ilhéus, nesta terça-feira (16). O gestor estadual inaugurou a primeira etapa da cobertura do canal do Malhado e assinou várias ordens de serviço para municípios do sul e extremo-sul do Estado, a exemplo da recuperação da BA-001, nos trechos que ligam os municípios de Valença e Nazaré e Itacaré e Ilhéus.

A recuperação dos trechos de uma das principais rodovias que percorrem o litoral baiano vai beneficiar, além de Ilhéus, Itacaré, Valença e Nazaré, também os municípios de Nilo Peçanha, Taperoá, Ituberá, Igrapiúna e Camamu.

Em Ilhéus, os investimentos são nas áreas da saúde, com o anúncio da construção de mais uma Policlínica Regional de Saúde, da educação, com a modernização de duas escolas (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e o Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão), e a construção de uma nova escola para sediar o Colégio Estadual Moyses Bohana, além da entrega de 352 Certidões de Regularização Fundiária.

“Muito importante a visita do Governador e sua equipe de governo na nossa região, sendo uma oportunidade para os prefeitos estarem acompanhando e conversando com os secretários do Estado, visando o direcionamento de obras para os seus municípios. Com isso, a região, cada vez mais se fortalece e nós agradecemos ao governador por essa atenção a região”, destacou Marcone, que também é prefeito de Itajuípe.

Prefeitos associados à Amurc comemoram aprovação da PEC dos Precatórios || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os prefeitos dos municípios associados à Amurc comemoraram, nesta quarta-feira (10), durante um almoço de confraternização, a aprovação, na Câmara dos Deputados, da proposta que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios em 240 meses.

A PEC 23/2021 foi uma das pautas prioritárias defendidas pelos gestores, durante uma mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, com uma grande participação de prefeitos baianos, articulada pela UPB.

A conquista, segundo o presidente da Amurc, Marcone Amaral, fortalece os municípios. “E nos prepara para uma nova mobilização, com todos os prefeitos, nos dias 14 e 15 deste mês, em Brasília, tendo em vista a necessidade de aprovação de outras pautas prioritárias que preocupam os gestores”, completou.

A proposta de redução de 22,5% para 10% da alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS é uma das demandas urgentes, sinalizadas pelos prefeitos para equilibrar a vida financeira nos municípios de todo o país.

PAUTAS

Integram o grupo de pautas prioritárias a proposta de atualização da lei do piso nacional do magistério; a retirada das penalidades para os municípios que não atingiram os 25 % da Educação, a regulamentação do Fundeb, o parcelamento do Pasep em 240 meses e a proibição, a imposição e a transferência, por lei, de qualquer encargo financeiro aos municípios.

INAUGURAÇÃO

Os prefeitos associados da Amurc ainda estiveram presentes na inauguração dos espaços da UPB e FecBahia em Brasília. Os espaços servirão para o atendimento de prefeitos, secretários municipais, presidentes de Associações e de Consórcios Intermunicipais.

Presidente da Amurc, Marcone Amaral, e diretor do Banco de Sangue, Rosildo Pinheiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, e o diretor do Banco de Sangue de Itabuna, Rosildo Pinheiro, discutiram a implementação da Caravana Itinerante pela Vida nos municípios da região. A ideia, afirma Marcone, é mobilizar os municípios que integram a Associação e membros do Conselho Consultivo da entidade, com Consórcios Intermunicipais, para incentivar a doação de sangue.

“Nós já nos comprometemos em fazer uma mobilização junto aos prefeitos que integram a Amurc e os consórcios públicos [membros do conselho consultivo da Amurc] para que a gente possa estar mobilizando a população local em cada município, mostrando a importância das pessoas doarem sangue para salvar vidas”, disse Marcone.

De acordo com Rosildo, o Banco de Sangue precisa colher 1.400 bolsas por mês para atender a demanda de 126 municípios pactuados, que vão desde procedimentos cirúrgicos em geral até pacientes oncológicos ou com outras comorbidades que necessitam de transfusão de sangue. Atualmente, muito abaixo da capacidade de atendimento, Rosildo espera, “com a ajuda da Amurc, conseguir salvar mais vidas ainda”.