Roger Sarmento vai comandar o Bahia Meio Dia 100% produzido pela Santa Cruz || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia Meio Dia para o sul e extremo-sul do estado será 100% feito pela TV Santa Cruz, de Itabuna, a partir da próxima segunda-feira (10), agora começando às 12h. Com a mudança, a emissora, que antes dividia a transmissão local com a realizada pela capital baiana, dá mais visibilidade aos assuntos da sua região de cobertura.

São 58 municípios do sul e do extremo-sul, dentre eles Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, e a possibilidade de mais tempo dos telespectadores se vendo na telinha global. A produção do jornal será local, mas a cobertura de assuntos do estado será mantida.

A nova fase também traz ampliação das coberturas ao vivo, foco nos conteúdos sobre capacitação para o mercado de trabalho e emprego e renda, além da participação do público, que vai poder mandar mensagens e interagir com o jornal ao vivo. O telejornal do meio dia da afiliada da Globo em Itabuna terá como titular o jornalista Roger Sarmento.

– Nossos repórteres vão estar ainda mais ao vivo, acompanhando os fatos e os desdobramentos dos assuntos na hora [em] que eles acontecem – afirma Eurico Meira da Costa, diretor de conteúdo da Rede Bahia.

“É fundamental para a aproximação da TV com a comunidade, e oportunizará temas relevantes para a população”, afirma Carolina Fajardo, gerente-executiva da TV Santa Cruz, emissora da Rede Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Rosemberg (à esq.) com o governador Rui Costa em Ilhéus, no sul da Bahia

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), acompanhou, nesta quinta-feira (6), o governador Rui Costa (PT), em Ilhéus, durante a entrega da obra de duplicação da BA-001, na Orla Sul, e a assinatura da ordem de serviço para construção de uma escola de tempo integral. Rosemberg também afirmou que “não há um governador que trabalhou tanto pela nossa região [quanto Rui Costa]”.

Na sexta (7), Rosemberg acompanha o líder baiano na entrega do Semi-Anel Rodoviário de Itabuna, obra solicitada pelo parlamentar baiano. A duplicação do trecho de 5,4 quilômetros da BA-001, entregue hoje em Ilhéus, recebeu R$ 10,5 milhões em investimentos do governo da Bahia. “É um equipamento maravilhoso que melhora a trafegabilidade e requalifica esta saída sul para quem sai de Ilhéus sentido Olivença, Canavieiras. É o governador Rui Costa fazendo mais e melhor pelo Litoral Sul”, celebrou Rosemberg.

NOVA ESCOLA

O novo colégio receberá cerca de R$ 18,5 milhões para construção de 25 salas de aula, auditório para 175 lugares com camarins e área técnica, biblioteca, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, sala de professores, de multimídia, laboratórios de línguas, de informática, dois laboratórios de ciências, sala multifuncional, sala de dança e vivências corporais, copa e sanitários, além de quadra poliesportiva coberta com arquibancada e campo de futebol society.Leia Mais

Ao lado da família, o diretor Manoel Chaves Neto destaca papel central de lojistas e colaboradores na história do shopping
Tempo de leitura: 2 minutos

O Shopping Jequitibá reservou esta quarta-feira (5), em que o empreendimento completa 21 anos, para homenagear os lojistas e colaboradores que fazem parte dessa história desde o seu início, no longínquo ano 2000.

De acordo com o empresário Manoel Chaves Neto, diretor do Jequitibá, ao longo desses anos o shopping se consolidou como o principal centro de comércio, serviços e lazer de Itabuna e região.

A pandemia de Covid-19 impôs a necessidade de adequações para atender as medidas de prevenção estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde e por autoridades locais.

Por causa das dificuldades do momento atual e seguindo uma tendência de mercado em todo o mundo, o Shopping Jequitibá investiu na criação e divulgação do seu sistema de vendas online, o marketplace.

“Nestes últimos 21 anos escrevemos juntos uma história sólida e de sucesso. Em 2000 pairava um pouco de incertezas, dúvidas. Em alguns momentos pensamos até que seria impossível vencermos todos os obstáculos”, relembra Manoel Chaves Neto.

“Hoje estamos aqui nos nossos 21 anos de inauguração. Maduro, com mais experiência, atualizado e adaptado para continuar escrevendo juntos os nossos próximos 21 anos”, avalia.  “Temos um amor incondicional e sem tamanho por Itabuna e o sul da Bahia. Helenilson Chaves sempre foi e será a inspiração do nosso trabalho”, disse, em referência à memória do seu pai, fundador do Jequitibá.

LOJISTAS E COLABORADORES

Neto destacou o papel central das pessoas que trabalham diariamente no shopping. “O êxito do empreendimento não seria possível sem o envolvimento de todo o nosso time, de colaboradores a lojistas e funcionários, comprometidos com um processo permanente de modernização, sempre com foco na qualidade do atendimento e na satisfação de clientes de toda a região, que tem no Jequitibá um shopping completo”.

Para celebrar a data com os cuidados exigidos, o Shopping Jequitibá terá música ao vivo nesta quarta (5), na Praça de Alimentação e no segundo piso. Também serão homenageados os lojistas e colaboradores que estão no empreendimento desde a sua inauguração. Confira abaixo.

Lojistas 21 anos – Creuza Virgens, Daniella e Rony Messias (Traços e Formas), Elenise Velanes (O Boticário), Edson Carvalho (Multi Dog), José Fagundes e Nice Fagundes (Detalhes), Maria Bernadete (Bernard Joias), Sérgio e Selma Velanes (Drogarias Velanes), Sérgio Mendonça (Centro Ótico da Bahia), Tadeu Bonatto (Grelhados) e Família Fontes (Avatim)

Colaboradores 21 anos – José Carlos Gouveia (coordenador de atendimento), José Paulo Sales (Inspetor de atendimento), Renildo Fagundes (Chefe de Atendimento) , Ronaldo Alves (Inspetor de atendimento) e Sirlândia Mendes (Operadora da Central Telefônica).

Toque de recolher é prorrogado em toda a Bahia por mais uma semana
Tempo de leitura: 3 minutos

O governo do estado prorrogou o toque de recolher em toda a Bahia, pelo menos, até o próximo dia 3 de maio. O decreto foi publicado na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste domingo (25). Dos 417 municípios, 190 terão toque de recolher das 21h às 5h até o início de maio, dentre eles os sul-baianos. Para outros 227, incluindo todos do extremo-sul baiano, o toque de recolher será das 20h às 5h.

Os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e congêneres, localizados nos municípios listados abaixo, deverão encerrar o atendimento presencial uma hora antes do início do toque de recolher, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Fica vedada em todo o estado a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 30 de abril até as 5h do dia 3 de maio.

TRANSPORTE

A circulação dos meios de transporte metropolitanos deverá ser suspensa das 21h30min às 5h, de 26 de abril a 3 de maio. No período de 26 de abril a 3 de maio, a circulação dos ferries deverá ser suspensa das 21h30min às 5h, ficando vedado o funcionamento nos dias 1º e 2 de maio (sábado e domingo).

Também até o dia 3 de maio, a circulação das lanchinhas deverá ser suspensa das 21h30min às 5h. Nos dias 1º e 2 de maio, a circulação deverá ocorrer com a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação.

AULAS E EVENTOS

Continuam suspensas, até 3 de maio, as aulas presenciais nas unidades de ensino, públicas e particulares. As atividades letivas nestas unidades poderão ocorrer de maneira semipresencial, conforme disposições editadas pela Secretaria da Educação, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantenha, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 75%. A realização das atividades letivas semipresenciais fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Permanecem proibidos até o dia 3 de maio os eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.

Fica suspensa a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, em todo o território estadual, até 3 de maio. Segue proibida ainda, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 3 de maio, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações, conforme o decreto estadual.

Continua autorizado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, observados os protocolos sanitários estabelecidos. Continuam permitidos os atos religiosos litúrgicos, com limitação da ocupação ao máximo de 25% da capacidade do local.

Confira a lista dos 227 municípios onde a restrição começará às 20h:Leia Mais

Tempo de leitura: 3 minutos

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Regional Sul da Bahia vem a público manifestar sua preocupação com os rumos da pandemia de coronavírus, especialmente no município de Itabuna, grande centro político e econômico de nossa região.

O Brasil passa pelo pior momento da pandemia, com recordes no número de mortes dia a dia. A posição negacionista do presidente da República, rejeitando as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos mais renomados médicos e infectologistas, faz do Brasil uma ameaça sanitária para o mundo. Bolsonaro estimula as aglomerações, condena o uso de máscaras, dificulta a aquisição de vacinas, não habilita leitos de UTIs e aprofunda a crise com uma política econômica que desemprega e aumenta o custo de vida de quem mais precisa.

A CTB Regional Sul da Bahia presta solidariedade a luta travada pelos governadores que estão sofrendo ameaças, inclusive de morte, pelas medidas mais restritivas e necessárias que estão adotando no combate à pandemia da Covid-19.

O momento é crítico e vai exigir maior comprometimento de toda a sociedade no enfrentamento da grave crise sanitária e a sua repercussão na vida social, econômica e política. A crise anuncia uma tragédia e todo o nosso esforço deve ser potencializado no combate a pandemia e na solidariedade a quem mais precisa, sobretudo, o apoio às populações mais carentes e vulneráveis.

Nesse sentido, é necessário que o prefeito de Itabuna e de outros municípios tenham consciência que somente com a adoção de medidas restritivas será possível salvar vidas. Seguir as medidas do governo do Estado é o mínimo que se deve fazer. Itabuna continua sem um plano estratégico bem definido de enfrentamento à pandemia. Colocando em prática ações apenas reativas. O poder público está ainda distante das universidades quanto aos planos de enfrentamento e o acompanhamento de especialistas nas áreas de saúde, de economia e estatísticas destes centros de pesquisa e conhecimento. Para cada medida adotada, o prefeito pede a benção dos setores econômico e religioso da cidade.

Sem um plano consistente, baseado na ciência e discutido com toda a sociedade, o município não terá êxito nessa luta. Saudamos a iniciativa de implantação do hospital de campanha e do Auxílio Emergencial Itabuna, contudo, medidas isoladas não serão capazes de controlar a propagação do vírus.

Conclamamos ao prefeito que estabeleça, juntamente com as universidades, autoridades sanitárias e a sociedade organizada, um plano estratégico de enfrentamento da crise sanitária. Um plano que não seja uma cocha de retalhos para atender a interesses de grupos particulares. Que as medidas tenham como centro a diminuição da curva de crescimento da doença, objetivando desafogar o sistema de saúde, que possibilite aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento oferecer um atendimento mais tranquilo, seguro e de qualidade. Que se estabeleça o rodízio do funcionamento das atividades econômicas e, caso seja necessário, determine-se o fechamento das atividades não essenciais. É preciso que o município seja firme no propósito das medidas e não ceda a pressões. Além disso, fiscalize com rigor e puna aqueles que descumprirem tais medidas, controlando todos os espaços públicos que estão sob o seu controle.

A não observância da gravidade do momento vivido nos aproxima de uma crise humanitária ainda mais aguda. É possível derrotar o vírus, para tanto é preciso adotar medidas firmes, mesmo que duras e que poderão ir de encontro a interesses de determinados grupos, mas que são claramente já demonstradas como eficientes e eficazes no controle da disseminação do vírus e na diminuição da pressão sobre o sistema de assistência hospitalar que se encontra a beira de colapso, gerando perdas de vidas humanas evitáveis.

Em defesa da vida,

Informe Publicitário

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após arrematar a subconcessão do trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste pelo lance mínimo (R$ 32,7 milhões), a Bahia Mineração (Bamin) informou hoje que as obras da ferrovia serão retomadas somente ao final de 2022. 

O presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, disse em entrevista ao Valor, hoje (9), que, inicialmente, haverá avaliação completa de toda a parte já construída (73%), para retomar a obra, no final de 2022.

A Bamin já exporta uma produção reduzida de minério de ferro de Caetité por terminal portuário na Região Metropolitana de Salvador. Essa exportação já havia sido autorizada pelo estado desde 2013 devido aos atrasos nas obras da Fiol e do Porto Sul.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governo federal fará leilão da concessão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na próxima quinta-feira (8), quando espera lance de R$ 3,3 bilhões. O vencedor terá a concessão da Ferrovia por 35 anos no trecho que vai de Caetité a Ilhéus. Do valor previsto, R$ 1,6 bilhão deverá ser destinado a obras de conclusão.

A Fiol 1 é um projeto importante para o escoamento do minério de ferro produzido na região de Caetité, na Bahia, e a produção de grãos e minério do oeste baiano pelo Porto Sul, complexo portuário a ser erguido no litoral norte de Ilhéus. As obras do canteiro do terminal portuário já começaram.

De acordo com Ministério da Infraestrutura, o governo trabalha para a implementação de mais dois trechos: de Caetité a Barreiras, na Bahia; e de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), quando, futuramente, irá interligar o porto de Ilhéus a outra ferrovia, a Norte-Sul.

A Cachoeira do Noré é um lugar sossegado
Tempo de leitura: 2 minutos

Fica no distrito de Taboquinhas, incrustada no seio da Mata Atlântica e a poucos metros do Rio de Contas, uma das mais belas cachoeiras no município de Itacaré, no sul da Bahia. É um passeio paradisíaco com direito a experimentar a culinária típica da região.

A delícia é preparada pelas mãos mágicas da chef, a famosa Dona Bezinha. O visitante pode ainda ter um “dedo” de boa prosa com Antônio Martins, esposo da chef. Sobremesa: uma deliciosa cocada de chocolate caseiro, produzida com cacau colhido na área da pequena propriedade do casal.

Tudo ali é simples e harmonioso. O pequeno restaurante funciona na casa do casal, que tem uma hospitalidade muito aconchegante. “Não tenham dúvida de que esse é um dos melhores lugares para se transformar num destino do Ecoturismo Rural de Base Comunitária do litoral sul da Bahia”, diz o secretário de Turismo de Itacaré, Jorge Ávila.

POTENCIAL TURÍSTICO

A Prefeitura de Itacaré está identificando o potencial turístico da região com o objetivo de elaborar um Plano de Desenvolvimento Ecoturístico a partir da potencialidade existente nas comunidades rurais do município. “Temos certeza de que existem lugares maravilhosos a serem explorados turisticamente, de forma que beneficiem o agricultor local com a geração de emprego e renda”, afirma o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.

Um lugar tranquilo em Taboquinhas

Boa comida e atendimento personalizado, floresta, roça de cacau e cachoeira. “Esses são os ingredientes perfeitos para compor um cenário atrativo para qualquer tipo de turista que queira experimentar uma aventura fascinante para contar a seus filhos e netos”, avalia o secretário de Administração, Marcos de Souza.

O secretário de Agricultura de Itacaré, Luís Fabiano, também é um entusiasta do turismo com base comunitária. “Além dos recursos naturais, temos a nossa cultura e história que podem ser contadas pelos guias locais, que serão treinados. Existe uma riqueza muito grande na vida e na alma dessa gente”, disse o secretário.

O acesso para a Cachoeira de Noré é feito por Taboquinhas, atravessando o rio de Contas pela Balsa ou via agendamento direto com Seu Antônio Milton, que tem uma pequena lancha para a travessia dos turistas no ponto em frente à Vila Rosa.

Suspensão de atividades não essenciais deixa de fora municípios sul-baianos, a exemplo de Itabuna e Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O decreto 20.348/2021, do Governo da Bahia, que suspendeu o funcionamento de atividades não essenciais, de terça (3) a segunda-feira (5), não alcançou os municípios do Sul da Bahia.

As restrições valerão somente em Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

Publicado neste domingo (28), o decreto 20.348 alterou o decreto 20.311/2021, que traz em seus anexos as cidades afetadas pelas medidas restritivas – acesse-o aqui.

Ainda vigora em quase todo o território baiano o toque de recolher das 18h às 5h, exceto em Itabuna, onde a Justiça derrubou a medida.

Contatado pelo PIMENTA, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Vinicius Briglia, confirmou que o comércio lojista da cidade funcionará até quinta (1º), já que sexta-feira (2) será feriado nacional.

Biofábrica da Bahia entrega mais de 40 mil mudas frutíferas e essências florestais
Tempo de leitura: < 1 minuto

No Mês do Cacau, a Biofábrica da Bahia já distribuiu de 46 mil mudas para famílias rurais do estado. Somente de cacau, foram 19.500 mudas. Uma das contempladas foi a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Pati, em Jitaúna, no Território de Identidade Médio Rio de Contas. Os agricultores receberam 10 mil mudas, das quais 9.500 de cacau e 500 de essências florestais.

“É uma satisfação recebermos essas mudas da Biofábrica. É uma forma do estado de incentivar a permanência das famílias no campo, plantando e cuidando das suas lavouras, para que possamos, futuramente, ter sucessores na cultura do cacau e nas culturas de subsistência”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Jitaúna, Edvaldo Peixoto.

O Sindicato Rural de Uruçuca, no Litoral Sul, também recebeu 10 mil mudas de cacau para distribuição a agricultores do município. Em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, a Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) recebeu 26 mil mudas de palma forrageira para distribuição às famílias agricultoras.

“Mais um mês produtivo na nossa Biofábrica, entregando aquilo que faz parte do nosso papel: o fomento à agricultura familiar por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do governo da Bahia, conforme orientação do secretário Josias Gomes. Estamos muito satisfeitos com essa parceria, que tem contribuído muito para o desenvolvimento econômico das famílias agricultoras do nosso estado”, destacou o diretor-presidente da Biofábrica, Jackson Moreira.

Comandante detalha como foi operação no Farol da Barra|| Foto Correio 24h.
Tempo de leitura: 2 minutos

Do Correio 24h

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Cledson Conceição, disse que as negociações com o policial militar baleado após cerco ao Farol da Barra, neste domingo (28), foram tensas. Ele disse que a equipe reagiu após o PM atirar diversas vezes contra a equipe de negociação.

Por volta das 18h35min, o PM atirou, dando início a um intenso confronto. Ele acabou baleado e foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

“A todo instante, nós, via equipe de negociação, tentamos trazê-lo à realidade para ele se entregar. Mas essa negociação se alternava em picos de lucidez com loucura. Ele não falava coisas com sentido, estava bastante transtornado”, disse o major.

AMEAÇA

Ele disse que os policiais tentaram negociar com o PM, mas que ele ameaçava atirar contra todos que estavam no local. “Após um período longo de negociação, o policial efetuou vários disparos contra nossa unidade, e nós tivemos de reagir. O policial foi atingido e socorrido de imediato. Espero que ele passe bem”, disse o comandante do Bope. “Nós ficamos tristes pelo fato de ser policial militar”, completou.

Segundo o capitão Luiz Henrique, responsável pela negociação, após 3h30 o soldado disse que havia chegado o momento, fez uma contagem regressiva e iniciou os disparos contra as equipes do Bope.

“Ele sinalizou ameaças durante todo o processo de negociação. Começou a sinalizar um perfil classificado como suicídio cometido por policial. Ele sinalizou que realizaria disparos contra os policiais. O clima foi ficando tenso. Utilizamos todas as ferramentas de negociação para mudar sua decisão”, disse.

O capitão disse que o PM iniciou uma série de disparos em direção ao grupo tático, quando os policiais revidaram. “No momento que caiu ao chão, ele fez uma série de disparos contra os policiais, que novamente tiveram a necessidade de realizar disparos. Quando ele cessou a agressão, os policiais chegaram perto para realizar o resgate”.

https://pimenta.blog.br2021/03/28/pm-do-sul-da-bahia-surta-faz-disparos-no-farol-da-barra-e-e-baleado-pelo-bope/

PM surtou em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O soldado Wesley Soares Góes, lotado na 72ª Companhia Independente de Policia Militar em Itacaré, invadiu o gramado em frente ao Farol da Barra, em Salvador, desceu do veículo e fez vários disparos para cima, na tarde deste domingo (28), conforme relatos de testemunhas ao PIMENTA. O incidente ocorreu ao longo da tarde e foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

De acordo com a SSP-BA, o soldado da PM sofreu surto psicótico. Depois de várias horas de negociação, o soldado não cedeu e acabou baleado, no início da noite. Ele foi imobilizado depois de ações de equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Superintendência de Inteligência (SI) e CPR-Atlântico da Polícia Militar.

Equipes conseguiram imobilizar o soldado no início da noite

O policial militar foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Geral do Estado. O estado de saúde do militar ainda não foi divulgado.

Segundo relatos de testemunhas, o soldado teria feito os primeiros disparos na Avenida Sete de Setembro. O PM estava em um veículo Renault Duster e foi perseguido por policiais militares. Ao chegar ao Farol da Bahia, o soldado fez novos disparos, como mostram vídeos publicados nas redes sociais. Um especialista em gerenciamento de crise chegou ao local, mas não conseguiu acalmar o PM.

Hospital de Campanha Covid-19 entra em operação nesta terça (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital de Campanha de Itabuna para atender as vítimas de covid-19 entrará em operação nesta terça-feira (30), com 20 leitos clínicos e 20 de terapia intensiva (UTI), conforme o prefeito Augusto Castro. Itabuna passará a contar com total de 49 leitos de UTI exclusivos Covid-19, mas atenderá a toda a região pactuada.

A unidade, instalada em uma área de estacionamento do Hospital de Base, será administrada pela Fundação Fabamed.

Augusto cita investimentos para atender casos covid-19

O hospital empregará cerca de 160 profissionais, a exemplo de técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e maqueiros, dentre outros, e atenderá apenas pacientes regulados, segundo a secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes. “Significa que [o hospital] não realiza atendimentos por demanda espontânea”, observa.

O investimento com a abertura do Hospital de Campanha faz parte da estrutura para atendimento aos casos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus. “Desde o início do mês implantamos quatro unidades de referência para o atendimento a pacientes suspeitos da Covid-19 e com a abertura do Hospital de Campanha, conseguiremos desafogar a UPA do Monte Cristo, os demais hospitais do município e região pactuada”, diz o prefeito de Itabuna, Augusto Castro. Atualizado às 11h15min.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando Haroldo Lima foi convidado a fazer uso da palavra parece ter feito uma viagem de volta ao passado, lembrando de que, quando estava na clandestinidade, perseguido pela força policial da Ditadura Militar, atuou como trabalhador rural nos municípios de Buerarema, São José da Vitória e Arataca…

Wenceslau Júnior

Hoje recebi um telefonema do amigo Lucas Costa, ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Arataca.

Ele fez questão de manifestar o seu pesar pelo falecimento do nosso querido Haroldo Lima.

Logo hoje, 26 de março, Dia do Cacau, dois dias após o falecimento de Haroldo e um dia após o aniversário do Glorioso Partido Comunista do Brasil.

Uma história curiosa me chamou a atenção e jamais poderia guardá-la comigo.

Lucas lembrou de uma reunião ocorrida na campanha eleitoral do ano de 1998, ocasião na qual Haroldo Lima foi candidato a deputado federal e Davidson Magalhães a deputado estadual.

O cenário: umas dezenas de pessoas na porta do estabelecimento de um outro “cabo eleitoral” conhecido como “Zé do Caixão”, já falecido. Todos em pé no meio da rua. Uma caixa de som e um microfone improvisados. Lucas e Zé do Caixão apresentavam seus candidatos a Deputados.

Quando Haroldo Lima foi convidado a fazer uso da palavra parece ter feito uma viagem de volta ao passado, lembrando de que quando estava na clandestinidade, perseguido pela força policial da Ditadura Militar, atuou como trabalhador rural nos municípios de Buerarema, São José da Vitória e Arataca, período no qual se dedicou a “recrutar” e formar militantes rurais para resistirem à Ditadura.

Mirando uma mata que podia ser vista por todos, Haroldo Lima apontou para ela e disse: “Baixinhos, eu já quebrei muito cacau no pé de pau nestas matas de Arataca”.

Alguns permaneceram em silencio, outros cochicharam nos ouvidos daqueles que estavam ao lado. Um ar de desconfiança pairava no ar.

Evento encerrado, Haroldo e Davidson seguiram viagem com a comitiva e a turma permaneceu no bar de Zé do Caixão para bebericar e jogar sinuca.

Aí foi aquele alvoroço: “o que ele quis dizer com isso? Quebrar cacau no pé do pau?”

Muitos duvidando da história de Haroldo Lima trabalhador rural. Outros querendo entender a expressão, outros rindo da cara de Haroldo.

Quando Lucas explicou que nessa época costumava chover muito na região, o que dificultava a colheita e transporte do fruto na “cabruca” (cacau plantado sob a mata). Por tal razão os trabalhadores colhiam o fruto, colocavam nas raízes das árvores frondosas umas folhas de bananeira para servir de anteparo e não sujar a poupa e ali mesmo quebravam o cacau, dispensando a casca e coletando apenas o caroço. Tal pratica facilitava o transporte para as barcaças, pois reduzia o peso e o volume.

Lucas finalmente disse: “vocês estavam duvidando do homem e o homem mostrou que conhece mais de cacau de que vocês todos”.

Haroldo Lima e Davidson angariaram alguns votos e nossa amizade com Lucas que até hoje permanece sólida.

Wenceslau Júnior é ex-vereador de Itabuna e professor da Uesc.

Tempo de leitura: 2 minutos

As inscrições na 1ª Maratona Fotográfica de Itacaré encerram-se no próximo dia 10 de abril. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Mulher e Juventude, a maratona busca destacar as potencialidades do município, a cultura, a arte e o cotidiano. O concurso, com edição virtual devido à pandemia da Covid-19, quer estimular e desenvolver o gosto pela linguagem fotográfica, revelando diversos olhares sobre o município de Itacaré.

O concurso irá selecionar e premiar as melhores fotografias em cada modalidade, tendo as seguintes categorias temáticas: Esporte em Itacaré, Aves do Município; e Imagens no Município e Cotidiano de Nossa Gente. Podem participar do concurso fotógrafos profissionais ou amadores que sejam pessoas físicas. Conforme o regulamento, é vedada a inscrição de servidores públicos do município e/ou familiares que tenham com eles vínculos consanguíneos ou afins, na linha reta ou colateral, até o segundo grau.

As inscrições são gratuitas e o participante deverá preencher ficha específica para a categoria escolhida, conforme formulário disponível. Os formulários de inscrições estarão disponíveis em https://forms.gle2YQrCoupu1dZ2BhU9 até as 23h59min do próximo dia 10. Só será permitida uma inscrição por Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A maratona fotográfica tem como tema geral “Belezas de Itacaré”, que orientará o registro fotográfico de acordo com as categorias. As fotografias serão publicadas na fanpage https://www.facebook.com/semujitacare pela organização do concurso. As fotos serão divididas de acordo com a categoria e serão avaliadas por votação popular e aberta. As fotos mais curtidas em cada categoria serão declaradas vencedoras.Leia Mais