Corpo carbonizado é encontrado no bairro São Roque ||Fotomontagem Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um corpo do sexo do masculino foi encontrado, na noite deste sábado (16), em um matagal, próximo aos condomínios habitacionais Pedro Fontes I e II, no bairro São Roque, em Itabuna. O corpo carbonizado pode ser de um motorista de transporte por aplicativo. O homem de 22 anos está desaparecido desde a madrugada de hoje.

De acordo com familiares, o corpo carbonizado, que estava no porta-malas de um HB-20 Hyundai,de placa Mercosul RCV9F83, pode ser de Roberto Carlos, morador do bairro São Pedro. As suspeitas são de que o homem tenha sido sequestrado durante uma corrida e morto queimado. A polícia adiantou que informações repassadas até o momento indicam que o corpo é de Roberto Carlos, mas que são necessários investigações e exames para confirmação.

O que pode colaborar para identificação é uma prótese da perna esquerda da vítima, que foi encontrada no local. Roberto Carlos também dirigia um HB-20. A polícia não descarta nenhuma hipótese para o crime. O corpo carbonizado foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT).

Fazendeiro é assassinado a tiros no sul da Bahia || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia ainda tenta identificar e prender os envolvidos no assassinato do fazendeiro Renner Borges Barros, de 48 anos. O agricultor foi baleado na tarde desta quinta-feira (29), quando chegava numa propriedade, na zona rural de Pau Brasil. A Polícia Civil apurou que a vítima estava abrindo a cancela de sua fazenda quando foi surpreendida.

A polícia ainda não sabe exatamente quantos criminosos estão envolvidos no assassinato. Sabe-se que os disparos em direção ao fazendeiro Renner Borges Barros foram feitos por alguém que armou uma tocaia e estava escondido no matagal, próximo à cancela. Ele chegou a ser levado para o hospital de Pau Brasil, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo do fazendeiro foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) e liberado no início da noite. O sepultamento deve ocorrer nesta sexta-feira (1º) em Pau Brasil. Ainda não foram divulgados detalhes sobre horário do enterro. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil daquele município.

Bruno ( foto menor) foi encontrado morto no dia 6 de fevereiro de 2020. Erionaldo da Cruz dos Santos foi o primeiro condenado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal do Júri da Comarca de Canavieiras condenou, nesta segunda-feira (26), mais um envolvido no assassinato de Bruno Lino de Andrade Loureiro, que era gerente de uma pousada no município do sul da Bahia. Jailson da Cruz foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado. Bruno Lino foi morto em fevereiro de 2020.

Jailson da Cruz foi o segundo condenado pelo assassinato de Bruno Lino. O primeiro a sentar nos bancos dos réus foi Elionaldo da Cruz Santos, que em 2022 acabou pegando 21 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado. Erionaldo da Cruz, que morava com a proprietária da pousada, foi preso em 8 de fevereiro, dois dias após o corpo da vítima ser encontrado numa praia de Canavieiras.

A dona do estabelecimento é alemã e morava em Canavieiras na época do crime. De acordo com o inquérito policial, a mulher retornou para a Europa e também é suspeita de envolvimento no assassinato. A empresária  estava irregular no Brasil, segundo as investigações. Por isso, teria dado uma procuração para Bruno resolver as tarefas burocráticas do estabelecimento comercial.

Bruno Lino foi encontrado morto no dia 6 deste mês de 2020, na beira de uma praia de Canavieiras. O jovem estava com as mãos amarradas e com um projétil alojado no crânio. A perícia constatou que a vítima foi atingida com um tiro na boca. A suspeita é é que, pelo menos, quatro pessoas participaram do crime. O quarto suspeito seria Társio Costa de Jesus. Acesse mais sobre o assunto aqui.

Ataque de bandidos deixa um homem morto e três pessoas feridas || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil de Ilhéus ainda tenta identificar e prender criminosos que atacaram clientes de um bar, na noite de sexta-feira (2), na Praça Santa Rita, no bairro da Conquista. O ataque dos bandidos deixou uma pessoa morta e outras três feridas. Testemunhas relataram ao PIMENTA que um grupo de pessoas bebiam e ouviam música, em frente a um bar, quando foram surpreendidas.

Testemunhas ainda relatam que poucas pessoas conseguiram correr e proteger-se dos disparos que teriam sido feitos por bandidos que estariam em duas motocicletas de placas não identificadas. Atingido com vários disparos, o vigilante Cláudio Jhonie Pacheco do Santos, de 27 anos, morreu no local.

Além de Cláudio, outros três pessoas foram baleadas. Elas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

O final de semana violento em Ilhéus registrou também o assassinato de uma mulher ainda não identificada. O corpo dela foi encontrado na manhã deste sábado (3), na Central de Abastecimento do Malhado. Existe a suspeita de que ela tenha sido morta a pedradas.

Nega Pataxó foi assassinada no último domingo (21) || Foto Teia dos Povos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público Federal (MPF) investiga se policiais militares fazem parte da milícia que atacou indígenas da etnia Pataxó Hã-hã-hãe, no domingo (21), na zona rural de Potiraguá, no sudoeste da Bahia. O ataque deixou uma pessoa morta e várias feridas. Dois homens foram presos em flagrante, inclusive um policial militar reformado, de 60 anos. O outro preso, de 19 anos, é filho de um fazendeiro da região.

Liderança espiritual da sua comunidade, a majé Maria de Fátima Muniz Andrade, conhecida como Nega Pataxó, foi assassinada pelos atiradores. Segundo a perícia técnica, o tiro que matou a indígena saiu da arma apreendida com o suspeito de 19 anos preso em flagrante. A área onde o crime foi cometido é objeto de disputa entre os Pataxó e fazendeiros.

O cacique Nailton Muniz Pataxó também foi baleado no ataque de domingo. Atingido no rim, ele recebeu os primeiros socorros em um hospital de Itapetinga, antes de ser transferido para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.  Nailton deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na tarde desta terça-feira (23), mas continua internado.

CONFLITO 

O povo Pataxó Hã-hã-hãe afirma que a fazenda em disputa pertence à terra indígena Caramuru-Catarina Paraguassu. Já os fazendeiros acusam os indígenas de invadirem propriedades com uso da força. No sul da Bahia, eles criaram o Movimento Invasão Zero, que seria responsável por organizar o ataque do último domingo (21).

Desde dezembro de 2022, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) defende a presença da Força Nacional na região. Ontem (23), durante entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a Força Nacional está à disposição do Governo da Bahia. No entanto, até o momento, a administração estadual não requisitou a presença do grupamento no estado.

Conflito resulta em morte de indígena no sudoeste da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Tiros e correria marcaram o momento mais tenso do conflito entre indígenas e fazendeiros, neste domingo (21), no município de Potiraguá, no sudoeste da Bahia. Uma pessoa foi assassinada a tiros e outra ficou gravemente ferida. Maria Fátima Muniz de Andrade, mais conhecida como Nega Pataxó, foi atingida no momento em que um grupo de fazendeiros armados tentava fazer retomada de uma fazenda. Os indígenas dizem ser os verdadeiros donos da terra. Os fazendeiros contestam.

Além de Nega Pataxó, o cacique Nailton Muniz Pataxó, da aldeia Caramuru-Catarina Paraguassu, do município de Potiraguá, acabou atingido. Ele passou por cirurgia, no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga. Não há informações sobre o quadro de saúde dele. Outros índios também ficaram feridos, porém com menor gravidade.

Dois fazendeiros foram presos sob suspeita de fazer os disparos que atingiram os indígenas. A morte e a tentativa de homicídio serão investigados pela Polícia Civil de Itapetinga. O clima é tenso no município de Potiraguá desde a semana passada e esquentou de vez no sábado (20).

Governo convoca reunião de emergência para debater situação em Potiraguá || Foto divulgação

 

Neste domingo (21), fazendeiros que seriam do “Movimento Invasão Zero” se deslocaram para uma das áreas de disputa com os indígenas. Ocorreram disparos de arma de fogo contra os indígenas e, pelo menos, três pessoas foram atingidas.

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais, na noite deste domingo (21), para se solidarizar com as famílias das vítimas e prometer medidas para tentar conter o avanço da violência. “Estou no meu gabinete neste domingo à noite. Convoquei uma reunião com as secretarias de Segurança Pública, de Justiça, Direitos Humanos e de Igualdade Racial, além de Superintendência de Políticas para Povos Indígenas, para tratar dos acontecimentos desse domingo no sudoeste da Bahia…”

Jerônimo Rodrigues disse que não aceitará qualquer tipo de violência na Bahia, e comprometeu-se com a apuração e punição dos culpados pelo assassinato da indígena e tentativa de homicídio contra o cacique Nailton Muniz Pataxó. Assista ao vídeo com as declarações do governador da Bahia.

 

Fernanda foi assassinada por João no Centro de Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil prendeu hoje (18) o policial militar João Wagner Madureira, o Cenoura, que matou Fernanda dos Santos Pereira, de 24 anos, em um posto de combustíveis de Ilhéus, na quinta-feira da semana passada (11). O mandado foi cumprido por equipes do Núcleo de Homicídios de Ilhéus e da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin). A prisão teve o apoio da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atua na zona sul da cidade.

A medida cautelar foi solicitada ao Poder Judiciário, pelo titular do Núcleo de Homicídios, delegado Helder Carvalhal de Almeida, um dia após o crime. “O mandado de prisão foi solicitado sob sigilo, com o objetivo de preservar o inquérito policial, onde reunimos todos os elementos probatórios que comprovaram a materialidade e a autoria”, informou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, o principal indicativo para motivação do crime é de ato fútil. “A situação iniciou com um desentendimento entre a vítima e a tia do autor. O policial tomou partido da tia e começou as agressões, culminando no homicídio”, detalhou.

As investigações seguem para complementar o esclarecimento do caso. O autor passou por exames periciais e seguirá à disposição do Poder Judiciário.

IMAGENS DO CRIME

Câmera de segurança registrou o crime. A gravação, que circula na internet, mostra Fernanda se abaixando para pegar algo no chão, quando Cenoura se aproxima, empunhando uma arma, e a agride com um chute. A vítima se levanta e tenta se afastar do agressor, mas é perseguida. Ela reage e acaba sendo baleada na cabeça (reveja).

O policial esperou o fim do estado de flagrância e se apresentou à Polícia Civil na segunda-feira (15). Como o mandado de prisão ainda não havia sido expedido, ele foi liberado após depoimento. Aos investigadores, Cenoura teria dito que os disparos foram acidentais.

João, o Cenoura, é principal suspeito de assassinar Fernanda. Ele foi ouvido e liberado nesta segunda-feira (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O soldado da policial militar João Wagner Madureira é o principal suspeito de assassinar Fernanda dos Santos Ferreira, de 23 anos, na madrugada de ontem (11), em Ilhéus. A mulher foi baleada na cabeça no Posto Renascer, próximo à Praça Cairu, no Centro. Câmera de segurança gravou o crime (veja aqui).

A jovem chegou a ser entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Costa do Cacau, mas havia perdido muita massa encefálica e não resistiu.

Conhecido como João Cenoura, o suspeito é procurado pela Polícia Civil. Segundo informações, há poucos anos, ele sobreviveu a um câncer.

A família de Fernanda aguarda a liberação do corpo para fazer o sepultamento, na tarde de hoje (12), no Cemitério do Basílio. Uma campanha arrecadou dinheiro para cobrir as despesas do enterro.

MOTIVAÇÃO

A Polícia Civil ainda não se manifestou sobre a motivação do crime, que é investigado como feminicídio, pois o suspeito e a vítima teriam um relacionamento afetivo. Com informações do Fábio Roberto Notícias.

Perseguida há anos, jovem pede socorro para se livrar de acusado || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de ser atacada na rua Adolfo Maron, no centro de Itabuna, a jovem Esther Vasconcelos, de 21 anos, recorreu às redes sociais para fazer um apelo às autoridades para que adotem medidas urgentes para evitar uma tragédia com ela. A jovem e o companheiro foram agredidos por um homem em pleno centro da cidade.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem, que estaria sofrendo transtornos mentais, caminhando em direção às vítimas, xingando-lhes. “Qual a cor da sua pele. Ela é minha. Ela é minha mulher. Qual a cor da sua pele branquelo, macaco?” questionou o agressor. Ao chegar mais próximo, ele tenta atacar a jovem, que é defendida pelo companheiro dela. Os dois chegaram a trocar agressões físicas e o acusado só foge quando outro homem se aproxima.

Essa não foi a primeira agressão sofrida pela jovem. Esther Vasconcelos relata que, apesar de nunca ter dado qualquer tipo de liberdade, há sete anos é perseguida por um homem, que tem apresentado um comportamento cada vez mais agressivo. O acusado chegou a ser preso em julho de 2021, por determinação judicial. O problema é que o suspeito acabou liberado tempo depois para o desespero da jovem e preocupação da família.

A jovem reclamou que o suspeito ficou pouco tempo preso. Segundo ela, foi informada pela justiça que o homem seria levado para tratamento psiquiátrico em Salvador, o que não ocorreu. “Quanto ele estava solto, eu voltei a ter uma vida, pois foram sete anos sem viver, ter adolescência. Depois que foi solto, ele descumpriu a medida protetiva por três vezes”, reclama.

Esther Vasconcelos afirma que começou a ser perseguida pelo acusado quando tinha 15 anos. Durante anos, conforme relato, lutou para obter uma medida protetiva, somente conseguida depois que a sua mãe foi agredida. A jovem relata ainda que, quando é agredida, liga para a polícia e ouve sempre a mesma conversa: a prisão em flagrante só pode ocorrer se ela ainda estiver diante do agressor.

No início da noite, começou a circular novos vídeos. Um deles com grupo de homens agredindo o acusado. Em outro, ele aparece todo sujo de sangue. Assiste aos vídeos com o desabafo de Esther e com as cenas da nova agressão.

Momento em que autor do crime inicia ataque à vítima || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vítima de um ataque a tiro ocorrido na última madrugada, no Centro de Ilhéus, não resistiu ao ferimento e faleceu nesta quinta-feira (11), no Hospital Regional Costa do Cacau. Atingida na cabeça, Fernanda dos Santos Ferreira, de 23 anos, chegou a ser entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas perdeu muita massa encefálica.

O crime foi cometido por um homem que teria relacionamento afetivo com a vítima. Por isso, há suspeita de feminicídio. Ele deixou o local em um carro e ainda não foi identificado. Câmera de segurança registrou o momento do ataque (veja aqui).

O PIMENTA entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Civil em busca de mais informações sobre o caso e aguarda retorno.

Homens observam agressor atacando mulher || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher foi atingida por disparo de arma de fogo, na madrugada desta quinta-feira (11), em um posto de combustíveis próximo à Praça Cairu, no Centro de Ilhéus. Câmera de segurança registrou o momento em que um homem imobilizou Fernanda dos Santos Ferreira, de 23 anos, e atirou contra a cabeça da vítima.

A gravação, que circula na internet, mostra Fernanda se abaixando para pegar algo no chão, quando o homem se aproxima, empunhando uma arma, e a agride com um chute. A vítima se levanta e tenta se afastar do agressor, mas é perseguida até revidar com tapas. Nesse momento, o homem a agarra e atira. Ela caia desacordada.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) levou Fernanda para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Tudo foi visto por pessoas que bebiam na loja de conveniência do posto. Após o crime, o autor fugiu de carro. Até o momento, ele não foi identificado. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil confirmou, nesta terça-feira (9), a prisão de três suspeitos de envolvimento no assassinato do suplente de vereador e servidor público Franklin Dias Ramos, de 45 anos. Os acusados conheciam a vítima. Eles não tiveram os nomes divulgados.

A polícia informou que um notebook, uma bicicleta e o celular da vítima foram apreendidos com os suspeitos. Um deles teria confessado o envolvimento no assassinato e indicado a participação dos dois comparsas. Esse mesmo acusado teria dado detalhes sobre o crime. Os objetos apreendidos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para serem periciados.

Indiciado por latrocínio (roubo seguido de morte), o trio está detido no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Franklin Dias foi encontrado morto, na quinta-feira passada, na casa onde morava em Canavieiras. O imóvel não tinha sinais de arrombamento. O jovem apresentava várias lesões na cabeça.

Soldado Railton da Silva Cardoso (foto) foi morto por colega em Paulo Afonso || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O policial militar Yuri Oliveira Tupinambá foi preso em flagrante depois de ser acusado de assassinar um colega de farda, em Paulo Afonso, na noite de domingo (31). De acordo com a Polícia Civil, Yuri atirou em Railton da Silva Cardoso durante um desentendimento na casa onde eles moravam.

A polícia apurou que houve uma forte discussão entre os dois soldados e, em seguida, teria ocorrido uma troca de tiros. Railton da Silva chegou a ser socorrido por colegas para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. Não foi informada motivação para o desentendimento entre os dois soldados.

Yuri Oliveira é lotado na Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Nordeste. Logo depois do ocorrido, ele se apresentou ao 20º Batalhão da Polícia Militar, em Paulo Afonso, onde está detido. O acusado foi ouvido pela Polícia Civil, mas não deu detalhes sobre o que teria sido a causa do desentendimento com o colega de farda.

Índio Lucas Kariri-Sapuyá é assassinado a tiros no sul da Bahia || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um indígena sofreu uma emboscada, na tarde desta quinta-feira (21), em Pau Brasil, no sul da Bahia. O cacique Pataxó Hã-Hã-Hãe Lucas Santos de Oliveira, o Lucas Kariri-Sapuyá, de 31 anos, foi morto a tiros, quando retornava para a comunidade onde morava. Os assassinos fugiram numa motocicleta de placa não anotada.

O ataque contra Lucas Santos de Oliveira revoltou os índios, que estão cobrando uma resposta rápida da polícia. Para lideranças da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu, o índio foi alvo de emboscada por pistoleiros. A execução da liderança ocorreu na entrada da Aldeia do Rio Pardo, próximo à comunidade Caramuru.

O crime será investigado pela Polícia Civil de Pau Brasil, com apoio de equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Itabuna. O corpo de Lucas Kariri-Sapuyá foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). Não há informações sobre o local do velório nem do sepultamento do indígena.

Cristiano Matos foi assassinado pelo sogro na noite de sábado (16).
Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores da rua Rua 17, no  loteamento Jardim Alamar, na região do bairro Santo Antônio, foram surpreendidos, na noite de sábado (16), com tiros ouvidos do interior da casa do aposentado  Emanuel Fernandes de Araújo, 87 anos. De acordo com a polícia, o idoso foi autor de dois disparos que atingiram o genro Cristiano Rocha de Matos, de 49 anos, e foi preso em  flagrante. Os rumores são de que o sogro não aceitava o relacionamento da filha com Cristiano.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas Cristiano Matos já estava morto.  O corpo do rapaz foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT), onde estava até a manhã deste domingo (17). O corpo do jovem deve ser sepultado no cemitério Campo Santo. Ainda não foram divulgados local de velório e horário do sepultamento.

Cristiano fazendo uma das ações que mais gostava. Cuidar de animais

A morte violenta de Cristiano Matos pelo sogro, uma pessoa com idade já avançada, pegou os amigos do rapaz de surpresa. Ele era uma pessoa pacífica, evangélico, envolvido com as causas sociais, um ferrenho defensor dos animais. ” Não sei o quê levou esse senhor a matar o nosso amigo, mas tenho certeza que ele não cometeu nenhum ato de violência. Não era o perfil de Cristiano Matos provocar embates. Nunca foi violento”, afirma Ailton Santos Silva, amigo de infância.

Pessoa carismática, nascido em Itabuna, Cristiano Matos passou boa parte da infância e adolescência no bairro Lomanto Júnior, onde era muito querido e deixou uma legião de amigos. Em 2020, foi candidato a vereador pelo Partido Social Cristão (PSC), mas não obteve a votação que esperava, não sendo eleito. Ele trabalhou como operador de aparelhos de produção industrial.