Polícia diz que casal foi morto por vingança || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (8), detalhes sobre as investigações dos assassinatos do chef espanhol David Pegrina Capó, de 53 anos, e da brasileira Érica da Silva Santos, 34 anos. O casal foi morto no dia 24 de novembro, na Ilha do Pau do Macaco, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O duplo homicídio teria sido motivado por vingança.

De acordo com a polícia, David Pegrina e Érica da Silva foram mortos por um homem identificado como Eliandro Lourenço de Menezes, de 46 anos, que está foragido. O espanhol teria prometido entregar uma parte da Ilha do Pau do Macaco para o acusado, mas não cumpriu com a promessa e foi morto. A polícia informou que um filho de Eliandro Lourenço contou que o pai lhe confessou o crime.

Eliandro Lourenço é traficante de drogas e teve a prisão decretada em 2019, conforme informou a Polícia Civil nesta sexta-feira. Ainda segundo a polícia, o casal conseguiu escapar de um cerco da Polícia Federal e passou um tempo sumido da ilha. Os corpos das vítimas foram encontrados às margens do Rio Buranhém. As mortes são investigadas pelo delegado Paulo Henrique Oliveira.

Kelly está presa desde junho passado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, titular da Vara do Júri e Execuções Penais de Ilhéus, preside, nesta quinta-feira (7), às 8h30min, a audiência de instrução e interrogatório da ação penal respondida por Kelly Mendes Barreto, de 26 anos. Ela é acusada de matar o marido, Marcos Paulo Mendes Santos, 23, e os dois filhos do casal, Rosymary e Benjamym, de 1 e 4 anos, respectivamente. Vítimas de envenenamento, os três foram encontrados mortos na casa onde a família morava, na Avenida Princesa Isabel, em Ilhéus, no dia 18 de junho de 2023.

Kelly foi presa naquele dia e teve o flagrante convertido em prisão por tempo indeterminado. Elas está sob custódia no Conjunto Penal de Itabuna e vai ser interrogada por videoconferência. A mulher teria confessado, em depoimento à Polícia Civil, que colocou chumbinho na comida do marido e, por acidente, as duas crianças provaram da mesma refeição. Segundo essa versão, Kelly disse que era agredida e traída por Marcos.

Na semana em que o caso veio à tona, os pais de Kelly, Rosenildo e Sirleide Barreto, divulgaram vídeo em que pedem perdão à sociedade em nome da filha. Muito abatido, Rosenildo disse que sua família sofreu muito. “Nenhum pai quer perder nenhum filho, e nós perdemos três filhos com Marcos, que era como um filho para a gente”, disse o pai da jovem ré (relembre).

PMs João Paulo e Elias França foram mortos neste domingo (3)
Tempo de leitura: 2 minutos

Criminosos assassinaram dois policiais militares da Bahia, neste domingo (3), em Santa Maria da Vitória, no oeste do estado. O soldado Elias Souza França, de 29 anos, foi morto a tiros dentro do banheiro de uma festa, na zona rural do município. Ele estava de folga. Já o cabo João Paulo Fernandes Batista, de 43 anos, morreu em confronto com bandidos, também no domingo, durante perseguição aos responsáveis pelo assassinato de Elias.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os cinco envolvidos nas mortes dos policiais foram encontrados durante diligências de unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil, ainda ontem (3). Um deles foi preso e outros quatro morreram em confronto, em ocorrências distintas.

O primeiro suspeito foi localizado logo após a morte do soldado Elias. Conforme a SSP-BA, ele resistiu à prisão e acabou baleado. Mesmo levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, não resistiu. Com o homem, os policiais apreenderam um revólver, munições, um quilo de cocaína, maconha, balanças e roupas camufladas.

NOVA OCORRÊNCIA

Durante a tarde de domingo, policiais da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial (DT) de Santa Maria da Vitória localizaram e prenderam outro envolvido no crime, que havia conseguido fugir em uma moto com o autor dos disparos.

“Durante depoimento, ele confessou participação, inclusive apresentou detalhes do ocorrido, e indicou o local onde o principal suspeito de ter atirado no soldado França estaria escondido”, detalhou o titular da 26ª Coorpin, delegado Alexandre Haas. O autor dos disparos foi encontrado no distrito de Cuscuzeiro, zona rural de Santa Maria da Vitória, onde ele e outro comparsa estavam escondidos e reagiram à presença policial.

No novo confronto, ocorrido com guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, 30ª e 38ª CIPMs, o cabo PM João Paulo Fernandes Batista foi atingido e não resistiu. Os criminosos também morreram.

Já por volta das 21h, o último envolvido na morte do soldado foi encontrado. Ele estava escondido em uma casa na Rua 22, do bairro Nova Esperança. O acusado também atirou ao perceber a presença dos policiais e, após o revide, foi atingido. Ele morreu no Hospital Municipal Doutor José Borba.

A arma de fogo roubada do soldado França foi recuperada e outras três também foram apreendidas durante as ações.

Pablo teria ordenado ataque que resultou na morte de agente da PF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça determinou a transferência de Pablo Ribeiro de Moura, chefe de facção criminosa que atua na Bahia, para uma penitenciária de segurança máxima no Distrito Federal. Solicitada pela Polícia Federal, a determinação foi cumprida nesta quinta-feira (30).

Amarelo, como é conhecido, estava preso na penitenciária Lemos Brito, em Salvador, desde 13 de julho de 2022. Segundo a PF, mesmo encarcerado, ele continuava dando ordens a comparsas fora da cadeia, inclusive a que desencadeou ataque a grupo rival no bairro de Valéria, em Salvador, no dia 15 de setembro passado.

A ação resultou no assassinato do agente federal Lucas Caribé, de 42 anos. O policial integrava equipe da PF em uma incursão no bairro da capital baiana (relembre).

Vítima morreu na área externa de unidade socioeducativa || Foto Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um jovem foi executado a tiros, nesta quinta-feira (30), diante do Sítio II da Fundação Marimbeta, no Fonseca, em Itabuna. Identificada apenas como Jonas e pelo apelido Formiga, a vítima estava de bicicleta e sofreu o atentado ao passar pelo local, que é dedicado ao acolhimento e à formação extracurricular de crianças e adolescentes.

De acordo com o presidente da Fundação, Warley Cruz, a unidade estava fechada no momento do crime, pois todos os estabelecimentos da Marimbeta estão em reforma.  “Por fim, esta Fundação entende ser necessária a urgente elucidação dos fatos, com punição exemplar dos envolvidos, de forma a inibir a banalização do crime, principalmente de delitos semelhantes”, acrescentou o gestor, em nota.

O PIMENTA entrou em contato com a Polícia Civil, em busca de mais informações sobre o caso, e aguarda retorno. Com Verdinho Itabuna.

Hugo David Cirino foi preso nesta quarta-feira (22) || Foto FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (22), na Avenida Sá Barreto, no bairro Jardim Savóia, em Ilhéus, mandado de prisão contra Hugo David Cirino dos Santos, de 26 anos. O homem é acusado de atirar em um jovem e uma mulher na madrugada do dia 6 de dezembro de 2022.

O mandado de prisão contra Hugo David foi expedido pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Ilhéus. De acordo com investigações da polícia, após uma discussão, Hugo David fez vários disparos contra Brenno Fontes Silveira Carvalho e a mãe dele, Michelle Fontes Silveira. Mãe e filho foram internados no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus.

Brenno Fontes Silveira acabou não resistindo aos ferimentos. O jovem faleceu no dia 11 de fevereiro deste ano. A polícia informou que a discussão começou porque Brenno Fontes reclamou do acusado que estaria fazendo xixi no muro de sua casa. Hugo David teria se alterado, sacado arma e feito vários disparos. Na tentativa impedir que Brenno Fontes fosse morto, Michelle Fontes entrou na frente do filho. Ela foi atingida por dois tiros.

Segundo a polícia, Hugo David estava numa casa de shows próximo ao imóvel das vítimas. Ele deve ficar detido no Conjunto Penal de Itabuna. O PIMENTA não conseguiu contato com a defesa do acusado. O espaço está aberto para versão dele.

Taxistas brigam na Avenida Ilhéus, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma cena triste e lamentável foi registrada, no início da tarde desta sexta-feira (3), em uma das avenidas mais movimentadas de Itabuna. Dois taxistas  trocaram agressões na Avenida Ilhéus, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), próximo a vários estabelecimentos comerciais, na região central da cidade. As cenas foram presenciadas por dezenas de pessoas que passavam pelo local, inclusive crianças.

Taxistas trocam socos no centro de Itabuna || Foto Reprodução

Os profissionais ainda não identificados começaram a discutir e, em seguida, passaram a trocar chutes e socos. De acordo com testemunhas, a discussão e troca de socos duraram quase dois minutos. Os brigões foram separados por um homem que se colocou entre dois taxistas. As cenas de violência entre os trabalhadores se espalharam rapidamente pelas redes sociais.

Nas imagens, é possível ouvir uma mulher condenando a violência entre os dois colegas de profissão. ” Que absurdo! ” disse, ao lamentar as cenas de boxe ao ar livre. As informações iniciais são de que a briga teria começado por causa da disputa por passageiro. Não se sabe se eles chegaram a registrar boletim na Delegacia da Polícia Civil. O espaço está aberto para os brigões se explicarem. Assista ao vídeo abaixo.

Vereador sofre tentativa de homicídio no interior da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após ser baleado em uma tentativa de homicídio na zona rural de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, o vereador Gean Carlos Santos de Oliveira (PP), de 47 anos, disse que percorreu mais de dois quilômetros a pé para pedir socorro.

“Consegui sobreviver. Andei mais de 2 quilômetros a pé, mesmo ferido, para pedir socorro. Fui socorrido. Estou no Hospital Regional, mas estou bem”, disse.

O crime ocorreu na sexta-feira (21), quando o vereador seguia para a casa da namorada. Gean teve o carro alvejado e foi atingido por cinco tiros. Ele está no Hospital Regional da cidade e não corre risco de morte. Policiais militares fazem a escolta do parlamentar na unidade de saúde.

“Solicito aqui, da Secretaria de Segurança do Estado, que continue me dando essa escolta policial. Desde ontem, os policiais estão aqui no hospital e hoje continuam fazendo a escolta, mas eu temo minha vida a Deus. Não tenho condições de ficar em Novo Horizonte sem escolta policial”, pediu o vereador.

A Polícia Militar informou que atendeu a ocorrência. Já a Polícia Civil disse que a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) investiga a tentativa de homicídio contra o vereador. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas.

Por meio de nota, a Câmara de Vereadores de Novo Horizonte repudiou veementemente os atos de violência sofridos por Gean e manifestou solidariedade ao vereador. Do G1.

Empresário teria matado vítima após suposto furto || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça negou o recurso do empresário Orlando Teixeira do Carmo, acusado de atear fogo e matar um morador de rua no dia 25 de janeiro, em Ilhéus (relembre). A defesa tentava retirar o processo da Vara do Júri, mas o juiz Gustavo Lyra manteve a pronúncia, e Orlando deve ser julgado por um tribunal popular.

A vítima foi Rodrigo Souza Santana, de 44 anos, que teria furtado um equipamento na loja do réu. Segundo o magistrado, em depoimento, o filho de Rodrigo afirmou que, no hospital, o pai culpou Orlando pelo ataque. O magistrado faz menção a uma filmagem incluída nos autos.

“Acrescente-se como reforço do panorama indiciário a filmagem onde o suposto autor aparece desembarcando de veículo com características idênticas ao carro que pertenceria ao filho do réu”, escreveu o juiz na decisão publicada na última semana. As imagens mostram um homem chegando de carro, com um galão.

Ele entra no galpão abandonado de uma antiga concessionária, na Avenida Itabuna . Depois, a vítima aparece correndo, com o corpo em chamas. Com queimaduras profundas, Rodrigo foi levado para o Hospital Costa do Cacau e depois para o Hospital Geral do Estado, em Salvador, onde faleceu em 2 de fevereiro.

PRISÃO

No dia 31 de maio, Orlando foi preso preventivamente, após a Justiça receber denúncia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Depois, recebeu o direito de aguardar o julgamento em casa. No entanto, no final de julho, a Justiça restabeleceu a prisão. Alegando problemas de saúde, a defesa voltou a pedir que o réu fosse para a prisão domiciliar, mas o pedido foi negado.

Paralisação afeta cerca de 200 alunos em Banco do Pedro, estima secretária de Educação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A sede da Escola Municipal do Banco do Pedro, na zona rural de Ilhéus, não recebe alunos desde segunda-feira (9), quando as aulas foram suspensas pela direção. A comunidade escolar alega falta de segurança para retomar as atividades, após um confronto armado, ocorrido na sexta (6), no distrito. O motivo do tiroteio teria sido a disputa pelo controle do tráfico de drogas na localidade.

Ouvida pelo PIMENTA, a secretária de Educação do município, professora Eliane Oliveira, confirmou as informações. O problema afeta cerca de duzentos alunos, conforme a gestora. No entanto, os estudantes que frequentam os anexos da Escola, que funcionam em locais diferentes, não tiveram as aulas interrompidas.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) busca saída para o problema em diálogo com a Polícia Militar, informa a titular da Pasta. A expectativa é de as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira (16).

Hoje (11), as atividades recreativas em alusão ao Dia das Crianças são desenvolvidas fora da sede da Escola e reúnem todos os alunos da comunidade, conclui a secretária municipal. Atualizado às 15h005min.

Vítima bateu carro no fundo da moto usada por dupla de assaltantes || Foto FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após ser assaltado, na noite desta quinta-feira (5), em Ilhéus, um motorista perseguiu e atropelou os dois assaltantes, que estavam em uma motocicleta de 50 cilindradas. Um dos criminosos morreu na hora.

A dupla abordou a vítima na Avenida Governador Roberto Santos, conhecida como Avenida Esperança. Quando os assaltantes fugiram de moto, o motorista, que dirigia um Celta preto, iniciou a perseguição e os alcançou na altura do Presídio Advogado Ariston Cardoso, batendo o veículo de passeio na traseira do outro veículo. O assaltante morto foi identificado como Darlan Souza Nunes, de 18 anos, informa o site Fábio Roberto Notícias.

O impacto da colisão destruiu o lado esquerdo da parte dianteira do automóvel. O motorista não se feriu. Ainda não identificado, o segundo assaltante ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Regional Costa do Cacau.

HOMICÍDIO

Esse não foi o único caso de violência nesta quinta-feira, em Ilhéus. Na tarde de ontem, bandidos executaram o motoboy Adailton Moreira da Silva na Barra de Itaípe, zona norte da cidade. Os autores do crime abandonaram o veículo da vítima na Avenida Esperança. Adailton trabalhava na praça do Parque Infantil. A motivação e a autoria do assassinato são investigadas pela Polícia Civil.

Dupla de moto perseguiu e assassinou Matheus Antônio no Califórnia || Fotos Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia busca identificar dois criminosos que executaram um homem, na noite deste domingo (1º), na Califórnia, em Itabuna. Mateus Antônio dos Santos estava acompanhado da esposa, quando desceu do carro, um Fiat Pálio, e acabou surpreendido pelos atiradores, na Rua Nova, via que liga a Califórnia ao Santa Inês.

Os assassinos usaram uma moto para perseguir a vítima e surpreendê-la. Os oito disparos contra o homem atingiram várias regiões do corpo, inclusive a cabeça. Mateus morreu ainda no local.

Imagens feitas após o crime mostram furos de bala na lataria do carro. A esposa de Matheus, que estava no banco do passageiro da frente, não foi ferida. Além da viúva, a vítima deixa dois filhos. A motivação e a autoria do crime vão ser investigadas pela Polícia Civil.

OUTRO HOMICÍDIO

Itabuna registrou mais um homicídio na noite deste domingo (1º). O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado às margens da BR-101, próximo a um motel. Pelos sinais de violência, a suspeita é de que a vítima tenha sido torturada até a morte. Atualizado às 13h06min.

De acordo com a SSP-BA, trio atirou contra policiais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Três suspeitos morreram em confronto com a Polícia Militar, nesta quarta-feira (20), em Ibirapitanga, no sul da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), o trio atacou equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira e da 61ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Ubaitaba).

De acordo com o major Hosannah Santos Rocha, comandante da 61ª CIPM, os policiais receberam informações de tráfico de entorpecentes ocorrendo na Rua Santo Antônio,  no bairro ACM. No local, suspeitos perceberam a aproximação das viaturas e dispararam contra as equipes. Três pessoas foram feridas e socorridas ao Hospital Municipal Edvaldo Magalhães, mas não resistiram.

Segundo informações, os três tinham ligação com homicídios, roubos de carros e invasão de imóveis na região. Os nomes deles não foram divulgados.

Duas pistolas, um revólver, 44 munições, estojos, maconha, crack e outros itens usados no comércio ilegal de ilícitos foram apreendidos. O material foi encaminhado para a Delegacia Territorial da cidade.

Rosemberg também defendeu nacionalização do combate à criminalidade || Foto Márcio Araújo
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, vai à Assembleia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira (20), às 9h30min, para atualizar o Parlamento sobre as medidas adotadas pelo Estado no combate à criminalidade, que aumentou nos últimos anos e produziu seguidas tragédias no território baiano. A apresentação foi anunciada pelo líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto (PT). Na atividade, o titular da SSP-BA será acompanhado por outros representantes da política estadual de segurança pública.

Para o Rosemberg, algumas ações deliberadas têm surtido efeito, evitando que a violência se generalize e traga consequências mais danosas para a sociedade baiana, em especial a de Salvador.

No Plenário, ele ainda defendeu as atuações das polícias Militar e Civil e lamentou a morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro, assassinado por bandidos durante incursão no bairro de Valéria, em Salvador, na última sexta-feira (15).

AÇÃO NACIONAL 

Conforme o líder do Governo, o combate ao crime deve ser objeto de uma ação nacional. “As quadrilhas são coordenadas nacionalmente e, se não tivermos uma política de enfrentamento, uma política de segurança pública nacionalizada, estaremos enxugando gelo”.

O parlamentar saiu em defesa dos policiais militares e disse que o serviço de inteligência da PM baiana deve ser valorizado. Também mencionou o que considera um retrocesso na política de controle de armas do País. “Aqui na Bahia, não temos fábrica de armas, mas as fronteiras não proíbem isso. Essa não é uma política de Estado, mas da União e que foi destruída durante os últimos anos”, alegou, referindo-se ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Sociólogo, Rosemberg Pinto chamou a atenção para a diferença entre segurança pública e violência. “Esta última está vinculada a uma série de fatores, que leva a nossa juventude, principalmente, a ir para a criminalidade. São 33 milhões de pessoas no mapa da fome e essa situação de miserabilidade ressurgiu com o governo Bolsonaro. Nossos jovens se tornaram presas fáceis para a criminalidade”, avaliou.

Lucas Monteiro foi socorrido, mas chegou morto no HGE || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um policial federal e quatro suspeitos morreram em um confronto durante uma operação nesta sexta-feira (15), na região de Valéria, em Salvador. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mais dois agentes, um da Polícia Federal e outro da Civil, ficaram feridos.

O policial federal Lucas Monteiro Caribe chegou a ser socorrido com os outros dois agentes para o Hospital Geraldo Estado (HGE), na capital baiana, mas chegou à unidade sem vida. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos outros dois policiais.

Os quatro suspeitos que morreram fazem parte do grupo criminoso que atacou os policiais, informa a SSP-BA. Dois faleceram no momento do confronto, e os outros durante a fuga, horas depois, em uma região de matagal, entre os bairros de Valéria e Rio Sena.

Desde agosto, a PF participa de operações na Bahia como parte de um acordo de cooperação entre os governos do estado e federal para reprimir a criminalidade. Valéria é um ponto estratégico para o tráfico de drogas. O bairro fica em uma região que margeia duas rodovias, a BR-324 e a BA-528, conhecida como Estrada do Derba, onde ocorreu a operação desta sexta.