Bahia se aproxima de 80% de vacinados contra a covid-19, segundo Sesab
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS) inicia, nesta quinta-feira (2), a vacinação contra o Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. Mais de 17 mil pessoas nessa faixa etária foram cadastradas para a imunização, mas, no primeiro momento, serão vacinados apenas os portadores de comorbidades.

A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, das 8h às 11h e das 13h às 16h. De acordo com o cronograma da SMS, divulgado na noite desta quarta-feira (1º), a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades começa no próximo dia 8.

A documentação exigida é Carteira de Identidade (RG), CPF ou Cartão do SUS, comprovante de residência, que pode estar no nome dos pais, e relatório médico atualizado nos últimos 6 meses em caso de comorbidade. O adolescente deve estar acompanhado de responsável maior de idade.

Nova sede será inaugurada nesta quinta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) inaugura, nesta quinta-feira (2), às 9h, uma unidade em Ipiaú, no território de identidade Médio Rio de Contas. Por causa da Covid-19 e os protocolos sanitários, a cerimônia não será aberta ao público externo.

Para registrar a programação, será realizada a cobertura em tempo real pela conta oficial da Defensoria Pública no Instagram (@DefensoriaBahia). A unidade da DPE de Ipiaú funcionará na rua Antônio Augusto Sá, número 46, no Loteamento Itamaraty.

Com a instalação da DPE, a população passa a ter acesso a serviços como pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, divórcio, regulamentação de adoção e guarda, retificação de documentação pessoal, habeas corpus, indenizações por danos materiais ou morais, inventário, defesa penal, saúde pública, promoção e defesa do consumidor, dos direitos da mulher, criança e adolescente.

Podem buscar os serviços da instituição cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou que não tenham condições financeiras de pagar um advogado particular e as custas judiciais, que são gastos necessários para o trâmite das ações na Justiça.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) emitiu um alerta de chuvas fortes para as próximas 48 horas em Ilhéus. Conforme o órgão, as chuvas podem atingir até 94 mm, volume que estava previsto para 20 dias.

De acordo com a Defesa Civil, esse volume de chuva em tão pouco tempo não era registrado desde 2014. A maior preocupação é com os morros da cidade, onde são comuns os deslizamentos de terra.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Ilhéus por meio do telefone (73) 98836-2753 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas para situação de emergência e em horário comercial para de visita técnica, vistorias e elaboração de laudos.

Mais de 80% da população da Bahia com mais de 18 anos já recebeu a primeira dose da vacina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 80% dos baianos com mais de 18 anos receberam a primeira dose ou dose única da vacina contra Covid-19. Até esta quarta-feira (1º), 8.671.555 pessoas receberam a primeira aplicação e outras 254.964 foram imunizadas com a vacina de dose única. Somados, os números representam 80,51% da população baiana adulta, estimada em 11.087.169.

Para a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, o número deve ser celebrado, mas os esforços devem ser reforçados para que toda a população seja vacinada. “Principalmente com a chegada da variante Delta ao nosso estado, é essencial que as estratégias de vacinação sejam reforçadas pelos municípios. Os gestores devem criar meios para facilitar o acesso ao imunizante, como horários estendidos e vacinação de domingo a domingo”, afirma.

Paim também pontua a importância de completar o esquema vacinal para garantir a proteção contra a Covid-19. “As pessoas que tomaram a primeira dose precisam buscar os postos para a segunda dose, que completa a eficácia da vacina. Já iniciamos também a aplicação de terceira dose para pessoas com 80 anos ou mais e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência. Todos os baianos devem se vacinar”, alerta a secretária.

A Bahia já recebeu o total de 16.720.858 doses de vacinas, sendo 6.384.718 da Coronavac, 6.751.580 da AstraZeneca/Oxford, 3.323.460 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

Nery Santana e Baiano do Amendoim
Tempo de leitura: 4 minutos

Thiago Dias

A cassação do vereador Luca Lima (PSDB), no último dia 25, atribuiu à Presidência da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ilhéus o poder-dever de dar posse ao substituto do tucano.

Até o momento, a vaga aberta tem dois pretendentes: Marisvaldo dos Anjos, conhecido como Baiano do Amendoim (PSDB), e Nery Santana (PSL). A defesa de Baiano acionou o Poder Judiciário para garantir que ele seja empossado no cargo. O presidente da Câmara, Jerbson Moraes (PSD), disse que estuda o caso a fundo e pretende se manifestar de maneira assertiva, para evitar que sua decisão seja modificada pela Justiça, após eventual questionamento de qualquer uma das partes.

Enquanto os poderes Legislativo e Judiciário trabalham no seu próprio tempo, corre a discussão sobre o destino da vaga. O advogado Alah Góes, por exemplo, sustenta a tese de que Baiano do Amendoim não pode assumir o cargo de forma definitiva, porque não teve votação mínima de 10% do quociente eleitoral. Segundo ele, a vaga aberta pela cassação de Luca Lima não pertence mais ao PSDB, pois nenhum outro candidato do partido atingiu esse patamar mínimo. Dessa forma, a cadeira deverá ser redistribuída e, pelas contas do advogado, ela caberá a Nery Santana, suplente do PSL.

Especialista em Direito Eleitoral e mestre em Ciências Políticas, Alah Góes conversou com o PIMENTA nesta terça-feira (31). Ele enfatizou que não representa Nery Santana e pronunciou-se apenas para emitir sua interpretação sobre o debate jurídico.

Advogado Alah Góes, especialista em Direito Eleitoral, argumenta que vaga é de Nery

“O ESPÍRITO DA NORMA”

Para construir seu argumento, Alah evoca a noção de que toda lei tem um espírito, espécie de síntese das intenções que mobilizaram o legislador a criá-la, com a expectativa de produzir determinados efeitos na realidade. No caso do artigo 108 do Código Eleitoral, que estabeleceu a cláusula de barreira de 10% do quociente eleitoral, o efeito desejado pelo legislador é evitar que a votação grande do candidato de um partido, o chamado puxador de votos, eleja correligionários dele que não receberam uma quantidade representativa de votos.

“A gente tem que observar o espírito da norma. Direito, a gente costuma dizer, é lógica e bom senso. E a lógica diz que você tem que seguir justamente isso. Se o critério para você ser escolhido como vereador e tomar posse é você ter cumprido a cláusula de barreira ou cláusula de desempenho, onde você tem que ter os 10%, como é que você, sendo suplente, vai poder ocupar aquela vaga, sem ter alcançado esses 10%?”, questiona o advogado.

JURISPRUDÊNCIA DE UM LADO…

A interpretação de Alah Góes é corroborada por acórdão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), publicado no dia 30 de setembro de 2019. No julgamento, o Tribunal decidiu que o artigo 112 do Código Eleitoral, que isenta suplentes da votação mínima de 10% do quociente eleitoral, não vale para a posse definitiva no cargo de vereador.

“Aos suplentes das representações partidárias, consoante previsto no art. 112, parágrafo único do Código Eleitoral, não se aplica a exigência do art. 108, do mesmo Código, para fins de formação da lista de Suplentes, que poderão ser convocados em caráter temporário para o exercício do Mandato, apenas com a finalidade de manter a representação partidária no âmbito da Casa Legislativa. Reafirmando-se, por outro lado, que só poderá titularizar um Mandato Representativo, em respeito ao princípio da Soberania Popular e da Adequada Representação Proporcional, aquele candidato que tenha alcançado o número mínimo de sufrágios, conforme A EXIGÊNCIA do art. 108 do Código Eleitoral”, escreveu o desembargador Leandro dos Santos, relator do processo.

…E DE OUTRO

Já um acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), firmado em julgamento de março de 2019, adotou posição diferente da corte paraibana, destacando que os artigos 108 e 112 convivem em harmonia no Código Eleitoral porque tratam de situações distintas. Enquanto a cláusula de barreira cumpre seu papel de impedir distorções provocadas por puxadores de votos, o afastamento dessa exigência para os suplentes é uma forma de preservar a representação partidária conquistada na eleição, o que prestigia a própria lógica do sistema partidário.

“A regra que excepciona a exigência de desempenho mínimo para definição da listagem de suplentes tem, por função, preservar a representação partidária, que integra a essência do processo democrático brasileiro. Logo, as regras em apreço coexistem, harmonicamente, no mesmo diploma”, diz trecho da decisão colegiada.

PRESIDÊNCIA, SENADO E PGR ENDOSSAM POSIÇÃO DA DEFESA DE BAIANO DO AMENDOIM

A pergunta se um suplente de vereador que não atingiu 10% do quociente eleitoral pode assumir mandato de forma definitiva chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), no último mês de janeiro, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6.657) movida pelo Partido Social Cristão, que tenta acabar com a exceção do artigo 112.

No seu parecer sobre a ADI, o procurador-geral da República Augusto Aras informa que a Presidência da República e o Senado Federal se manifestaram contra a ação, ou seja, a favor da constitucionalidade do artigo 112, com a vigência incondicionada do texto, assegurando a posse de suplente no cargo, em caso de vacância temporária ou definitiva, mesmo sem o cumprimento da votação mínima. Augusto Aras defendeu a mesma interpretação, que respalda a tese da defesa de Baiano Amendoim, qual seja, a de que ele é o sucessor legítimo de Luca Lima na Câmara de Ilhéus (leia mais aqui).

Apesar das manifestações consoantes da Presidência, da PGR e do Senado, a palavra final sobre ação caberá ao plenário do STF. O julgamento ainda não tem data marcada.

Bruno Mendonça deixa Emasa, após desgaste com vereadores e funcionários
Tempo de leitura: < 1 minuto

Bruno Mendonça não é mais diretor técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa). Ele deixa o cargo com acúmulo de desgastes com vereadores e com parte dos funcionários da empresa.

Com passagem pela BRK Ambiental, o técnico vai para o Rio de Janeiro. Aceitou convite da companhia de saneamento de lá, a Cedae, que foi a leilão neste ano.

Num comunicado de despedida aos colegas, informou que estava encerrando seu ciclo na Emasa e partia para novo desafio que fazia mais sentido para a vida e a carreira dele. E agradeceu a confiança e apoio recebidos do presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.

A presidência da empresa deverá definir o novo diretor técnico nos próximos dias. No último mês, Bruno teve o seu nome envolvido em polêmica na Emasa (relembre aqui).

O presidente global da ERG, Benedikt Sobotka, assiste a discurso do governador Rui Costa || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 4 minutos

Devido à chuva, quase todo o canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus, estava tomado por lama, no fim da manhã desta quarta-feira (1º), quando o governador Rui Costa (PT) participou da inauguração da ponte construída pela Bamin sobre o Rio Almada. Na cerimônia, Rui disse que sempre chove quando ele visita as obras do porto. “Deus é o senhor do tempo. A chuva é uma benção”, emendou. Na sequência, elogiou o presidente global da Eurasian Resources Group (ERG), Benedikt Sobotka, por ter feito seu breve discurso em português, promessa que fizera ao governador em outra ocasião. “Benedikt está cumprindo as promessas dele. Espero que você não seja candidato”, brincou o petista, dirigindo-se ao executivo alemão.

O canteiro de obras do Porto Sul em dia de chuva || Foto Pimenta

Depois da introdução jocosa, Rui Costa falou do significado que atribui à construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul. Segundo ele, a Bahia está cada vez mais próxima de cumprir o destino idealizado pelo engenheiro, professor e ex-deputado federal Vasco Neto (1916-2010). Na década de 1950, Vasco concebeu o projeto de uma estrada de ferro que serviria de elo entre os oceanos Pacífico e Atlântico e teria papel estratégico como corredor logístico alternativo ao Canal do Panamá. Conforme o governador, hoje, com as obras da Fiol avançadas, é necessário reconhecer o legado de Vasco Neto.

Rui Costa também exaltou o empenho do senador Jaques Wagner (PT), quando governou a Bahia (2007-2014), para a viabilização da Fiol e do Porto Sul. Na opinião de Rui, são esses projetos estruturantes que preparam o estado e o país para o desenvolvimento.

De forma retórica, o governador perguntou se alguém sabia de outro período histórico em que o sul do estado tenha recebido tantos investimentos quanto hoje. “Eu não conheço. E não são os últimos cem anos. Eu tô falando da história da Bahia”. Para ele, o impacto dos empreendimentos de infraestrutura logística tocados na região só pode ser comparado ao do Polo Petroquímico de Camaçari, criado no final da década de 1970.

Governador caminha ao lado de correligionários e aliados || Foto Pimenta

ANDAMENTO DAS OBRAS

Com 234 metros de comprimento, a ponte sobre o Rio Almada conecta a BA-001 à futura área industrial do Porto Sul. A entrega do elo, segundo a Bamin, marca a conclusão de 40% das intervenções que antecedem o início da construção do terminal portuário. A etapa atual do trabalho, que deverá ser concluída em agosto de 2022, inclui a pavimentação de 13 quilômetros de vias, rotatórias e desvios, além de ações socioambientais.

Ponte construída pela Bamin sobre o Rio Almada || Foto Camila Souza/GOVBA

A previsão é de que o primeiro trecho da Fiol, que liga a Mina Pedra de Ferro, no município de Caetité, à retroárea do Porto Sul, em Ilhéus, esteja pronto até janeiro de 2023. Já o início da operação do terminal portuário está previsto para 2026. O Governo do Estado estima que a construção e a operação dos empreendimentos vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.

Governador e outras autoridades na ponte sobre o Rio Almada || Foto Pimenta

EXPANSÃO DA FIOL PARA O OESTE BAIANO 

Rui destacou a importância econômica da  Matopiba, região que abrange áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Por isso, o governo estadual quer a expansão da Fiol até o oeste baiano. “A produção de proteínas e de grãos cresce com muita força na região oeste. E nós precisamos aumentar a produção, ganhar escala, reduzir custos e aumentar a geração de emprego e de renda para a população. Esse é o primeiro passo de um projeto grande, que, em poucos anos, se Deus quiser, nós veremos ele se tornar realidade, com a finalização das obras em terra e das obras no mar”.

REQUALIFICAÇÃO DA BA-001 E DA ORLA NORTE DE ILHÉUS

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a requalificação da BA-001, no trecho de Valença a Itacaré, já foi iniciada. “Hoje o governador anunciou a licitação do trecho entre Itacaré e Ilhéus e do trecho entre Nazaré e Valença. Esses dois contratos vão representar um investimento de mais R$ 100 milhões, requalificando totalmente a BA-001, entre Ilhéus e a Ilha de Itaparica”, explicou. Segundo Rui, a requalificação da BA-001 alcançará a zona norte ilheense, que terá trechos duplicados.

Marcos Souza com Denise Barbosa, do Consulado dos Estados Unidos, e representantes da Scarab, Valeska Bartolo e Luiz Martinelli || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Administração de Itacaré, Marcos Vinícios de Souza, Marcos Japu, participa do maior evento do país voltado ao urbanismo sustentável nas cidades, inovação, tecnologias, inclusão e empreendedorismo para as gestões públicas. “Japu” representa o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio. O Connected Smart Cities & Mobility começou hoje (1º) e vai até a próxima sexta (3), em São Paulo (SP).

O evento nacional envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que busca soluções para tornar as cidades brasileiras mais desenvolvidas, inteligentes e conectadas. Temas como mobilidade para as pessoas, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada, veículos elétricos, análise de dados, conectividade & integração e tendências estão em debate.

DIÁLOGO COM O FUTURO

De acordo com o presidente do CDS-LS, Antônio de Anízio, a participação do consórcio público do território em um evento como este possibilita o diálogo com os gestores regionais com mais primazia em relação aos produtos constantes que viabiliza a inovação, mais eficiência, confiabilidade e custos baixos de operação.

Evento nacional reúne especialistas e gestores de todo o Brasil

“Recebemos formalmente o convite do Departamento de Comércio dos EUA, através do Consulado em São Paulo, e não poderíamos ficar sem um representante da nossa região”, disse Antônio de Anízio, destacando, também, o papel de articulador do secretário de Administração do Município, Marcos Vinícius Japu.

O evento conta com vasta programação que gera conexões e negócios para as cidades brasileiras, em um ambiente propício para a troca de aprendizado e informações, com rodas de negócios e palestras.

NOVA ERA DA GESTÃO PÚBLICA

Para o secretário Marcos Vinícios, representar o município de Itacaré e o CDS-LS em uma estrutura com layout totalmente inovador com a participação de especialistas sobre as mais novas tecnologias e como implantá-las no território litoral sul marca uma nova era da gestão pública da região.

“O primeiro dia já está sendo muito proveitoso, dinâmico e inspirador. O propósito do prefeito e presidente Antônio de Anízio é termos a experiência concreta de iniciativas realizadas em diversas cidades procurando maneiras de adaptar conceitos, para impulsionar a tornar as cidades do nosso território também mais inteligentes”, explicou o secretário de Administração de Itacaré, Marcos Vinícios Souza, “Marcos Japu”.

Leia Mais

Geraldo apresenta a Rui proposta de Porto Seco em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-prefeito Geraldo Simões encontrou, na manhã dessa quarta-feira (1°), o governador Rui Costa, e aproveitou para apresentar a proposta de implantação de um Porto Seco, no município de Itabuna, dentro da estrutura do Porto Sul, que está sendo construído em Ilhéus. Rui veio à região participar da entrega de ponte sobre o Rio Almada, primeira etapa das obras do Porto Sul.

Para o ex-prefeito de Itabuna, o Porto Seco será o principal vetor de desenvolvimento para o município a partir do Complexo do Porto Sul, que envolve terminal marítimo, ferrovia e novo aeroporto. “O Porto Seco é uma Estação Aduaneira Interior, onde o importador pode armazenar seus produtos e internalizá-los aos poucos, sem custos alfandegários. O exportador também pode utilizá-lo para consolidar suas cargas que vão ser exportadas”, explica Geraldo em entrevista ao Trombone.

O ex-prefeito e ex-deputado federal disse acreditar que o Porto Seco promove o crescimento de atividades portuárias, “mesmo que o município (Itabuna) não seja banhado pelo mar”. A isso, acrescenta, Itabuna teria mais um fator de atração e geração de emprego e renda.

Governador Rui Costa durante solenidade de inauguração de obras da Bamin, em Ilhéus || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa disse, há pouco, que o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus será inaugurado ainda neste mês. Durante evento da Bahia Mineração, no litoral norte de Ilhéus, nesta manhã de quarta-feira (1º), ele confirmou que retornará ao município para a solenidade de entrega da maternidade neste mês.

As obras físicas foram concluídas em maio deste ano. A maternidade será gerida pela Prefeitura de Ilhéus, que finaliza a aquisição e instalação de equipamentos e a contratação de profissionais de saúde e de apoio.

Obras da maternidade foram concluídas em maio passado || Foto Sesab

A maternidade funcionará no antigo Hospital Geral Luiz Viana Filho, na Conquista. Para entrar em funcionamento, o prédio foi totalmente reformado e adaptado, num investimento de R$ 40 milhões, e contará com 105 leitos, unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica, além de centro cirúrgico e obstétrico.

PORTO SUL

O governador participa da inauguração da primeira etapa das obras do Porto Sul, no litoral norte de Ilhéus. A empresa concluiu o canteiro de obras do projeto e a ponte que liga a retroárea ao futuro terminal marítimo, na Vila Juerana, numa das margens do Rio Almada.

Secretária municipal de Ilhéus, Soane Galvão é pré-candidata a deputada estadual
Tempo de leitura: 2 minutos

Manu Berbert

  • Cheguei com a coluna da semana, embora com um pouquinho de atraso, porque um imprevisto virtual/pessoal acabou consumindo meus últimos dias. Após meses recebendo mensagens desaforadas, de perfis distintos nas redes sociais, acabei tomando a iniciativa da exposição, que me renderam as ajudas corretas para chegar a um denominador comum.

Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade, é crime, embora ainda muito comum. E foi preciso ser sancionada a lei para que muitos respeitem, mas ainda assim acontece. Os números falam por si, especialmente nesta pandemia!

 

  • Mudando de assunto, a primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, Andrea Castro, inaugurou na última quinta-feira, a nova sede do CRAM. O novo Centro de Referência em Atendimento à Mulher está atendendo, hoje, 120 mulheres vítimas de violência doméstica. Ela me disse, pessoalmente, que pegou a gestão atendendo 60 delas, dobrando o número em meses de governo. “Capacitação profissional, para que as mesmas sejam inseridas no mercado de trabalho e recuperem sua dignidade”. Que assim seja!

 

  • A corrida política rumo a 2022 aparentemente já começou. E nos bastidores, nem tão bastidores assim, os nomes de Andrea Castro e Soane Galvão, também primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, porém de Ilhéus, seguem no ranking das mulheres mais comentadas no sul da Bahia. Porém, após oito meses de um governo discreto, a Prefeita de Ibicaraí, Dra. Monalisa (DEM), começou a se movimentar rumo a Itabuna para participar de convenções partidárias e entrevistas. Estamos de olho!

 

  • E já que a pauta foi lá pelas bandas de Ibicaraí, a Banda Trio da Huanna está em produção bombástica. Gravou clip nos estúdios da Macaco Gordo, em Salvador e se prepara para lançar também a marca nova, mais arrojada, marcando a investida nacional e a chegada de uma nova equipe de empresários e de comunicação. Abre que é sucesso, Maninhos! Tamo juntão!

 

Manu Berbert é publicitária.

João Coutinho foi libertado na terça-feira|| Fotomontagem Ubaitaba Urgente
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário João Coutinho, de 64 anos, foi libertado por sequestradores, no município de Jitaúna. O empresário e fazendeiro havia sido levado da Fazenda Jardineira, em Aurelino Leal, no sul da Bahia, na manhã de domingo (29).  De acordo com a polícia, a vítima foi cercada por três bandidos armados, no momento em que concluía a contagem do gado na propriedade, que fica às margens da BR-101.

O delegado Marcos Larroca, que é responsável pelas investigações, não deu detalhes sobre a libertação de João Coutinho. Ainda não se sabe se a família chegou a pagar resgate para a libertação da vítima, que já está em Ubaitaba, onde mora e é dono de uma loja de materiais para construção. Acompanhado de familiares, ele chegou ao município por volta das 23h de terça-feira (31), segundo o site Ubaitaba Urgente.

De acordo com a polícia, João Coutinho estava acompanhado de dois funcionários quando foi cercado e rendido pelos bandidos. Os marginais levaram o empresário e deixaram os trabalhadores amarrados. Eles deixaram um aparelho celular com a promessa de fazer contato para a exigência de pagamento pelo resgate.

A polícia informou que os bandidos usavam gorros para encobrir os rostos (máscara do tipo brucutu), jaquetas e luvas pretas. No momento da abordagem, o empresário resistiu, mas acabou dominado pelos criminosos, que usaram uma picape Toyota Hilux, da própria vítima, para levá-la. Um delegado especializado em sequestro deve assumir as investigações.

Prefeito Dr. Almeida se reúne com Bolsonaro e o ministro João Roma
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Canavieiras, Roberto Almeida, o Dr. Almeida, posou para fotos e disse ter se reunido com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã desta quarta-feira (1º), em Brasília, acompanhado do ministro da Cidadania, João Roma. Dr. Almeida passou ao presidente registros fotográficos de obras da gestão e imagens que, segundo ele, comprovariam seu apoio a Bolsonaro em 2018.

O prefeito do município sul-baiano disse estar fazendo um périplo por ministérios em Brasília, apoiado pelo deputado federal Uldurico Pinto Júnior e pelo ministro e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma. Dr. Almeida mostra-se esperançoso quanto à expectativa de “trazer na bagagem uma série de benfeitorias” para Canavieiras.

O "X" na palma da mão é uma das formas de denunciar violência doméstica || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Prefeitura de Itacaré, no sul da Bahia, lançaram, nesta terça-feira (31), a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica. A ação busca garantir o acesso rápido e fácil à mulher que, pelo isolamento social, se vê impedida de pedir auxílio ao 190 ou comparecer à delegacia de polícia para noticiar a violência sofrida.

A campanha foi criada para reduzir os números de violência doméstica, que aumentaram significativamente no período do isolamento social. O lançamento da campanha contou com a participação do comandante da 72ª CIPM, major Hosanah Rocha, dos empresários locais, proprietários de farmácias, advogados e representantes de diversas secretarias municipais.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Novaes, explica alguns passos para denunciar violência doméstica. O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitirá que a pessoa que atende reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar.

Os atendentes, segundo Juliana, recebem cartilha e tutorial em formato visual nos quais são explicados os fluxos que deverão seguir, com as orientações necessárias ao atendimento da vítima e ao acionamento da Polícia Militar, de acordo com protocolo preestabelecido.

COMO DENUNCIAR

A juíza de Direito da comarca de Itacaré, Diva Maria Maciel Rocha Monteiro de Castro, explicou que quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registrará o nome, o telefone e o endereço da vítima, e liga para o 190 para acionar a Polícia Militar. Em seguida, se possível, conduz a vítima a um espaço reservado para aguardar a chegada da polícia. Ela informa que, para a segurança de todos e o sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes. A pessoa atendente não será chamada à delegacia para servir de testemunha.

De acordo com os organizadores da campanha, trata-se de forma silenciosa de denúncia colocada à disposição da vítima que, na primeira oportunidade que consegue sair de casa, dirige-se à farmácia ou drogaria cadastrada. Em Itacaré, a denúncia deve ser feita pelo Disque 180 ou pelo WhatsApp 73-99924-1850 e fale com o Núcleo de Assistência Judiciária à Mulher.

Mega-Sena sorteia R$ 45 milhões no sábado (18)
Tempo de leitura: 2 minutos

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (1º) um prêmio acumulado em R$ 28 milhões. As seis dezenas do concurso 2.405 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O valor de uma aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 84 mil de rendimento no primeiro mês.

LOTOFÁCIL DA INDEPENDÊNCIA

Faltam duas semanas para o sorteio do prêmio milionário da Lotofácil da Independência. O concurso 2.320 será realizado no sábado de 11 de setembro e vai pagar o maior prêmio da história da modalidade, com estimativa de R$ 150 milhões.

As apostas podem ser realizadas nas lojas lotéricas ou pela internet, no portal Loterias Caixa ou pelo aplicativo Loterias Caixa.

Para apostar na Lotofácil, basta marcar de 15 a 20 números dentre os 25 disponíveis. O apostador também pode deixar o sistema escolher os números, por meio da aposta no formato Surpresinha.

Ganham prêmios os apostadores que acertarem a partir de 11 dezenas. O preço de uma aposta simples, com 15 números, é R$ 2,50.