Elza Soares: "a mulher do fim do mundo"
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora e compositora Elza Soares faleceu na tarde desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, aos 91 anos. A morte foi confirmada pela assessoria da artista em comunicado à imprensa.

Conforme o texto, Elza  morreu em casa, por causas naturais. “Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, diz o comunicado.

Com 60 anos de carreira, a artista teve carreira profícua e lançou 34 álbuns, explorando diversos gêneros musicais, a exemplo do jazz, samba, funk e música eletrônica.

Há 6 anos, em 2015, Elza Soares, nome artístico de Elza Gomes Conceição, voltou a ocupar as paradas de sucesso com o disco “A mulher do fim do mundo”. A obra é um mergulho na condição feminina na contemporaneidade.

Juntas, Itabuna e Ilhéus têm quase o mesmo número de vítimas da doença em Salvador neste ano
Tempo de leitura: < 1 minuto

No intervalo de 1º a 20 de janeiro de 2022, Itabuna confirmou a morte de 12 moradores da cidade por covid-19. Já em Ilhéus, no mesmo período, foram registrados 7 óbitos pela doença. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que mantém portal eletrônico de acompanhamento da pandemia.

Juntas, as duas maiores cidades do sul da Bahia têm quase o mesmo número de vítimas de Salvador em 2022, que registrou 20 mortes por covid-19 nos primeiros 20 dias deste ano.

A capital baiana tem mais de 2,9 milhões de habitantes. Somadas, as populações de Ilhéus e de Itabuna não chegam a 400 mil pessoas nem arredondando para cima as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são de 160 mil e 215 mil, respectivamente.

Até o momento, conforme a Sesab, o coronavírus matou 729 pessoas em Itabuna e outras 590 em Ilhéus, enquanto a capital do estado perdeu 8.121 vidas para o vírus.

Moacyr Leite cobra, do Estado, reforma do matadouro municipal || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, voltou a cobrar do Governo do Estado solução definitiva para o Matadouro Municipal. O prefeito diz que, quando assumiu o governo, em 2017, o equipamento estava abandonado. “Logo em janeiro de 2017, a ADAB [Agência de Defesa Agropecuária da Bahia], lacrou o matadouro, proibindo de fazer qualquer serviço no local. Eu entreguei [o matadouro], em 2012, funcionando e ficou durante os quatro anos abandonado”, disse.

Moacyr diz que sua gestão, “mesmo sem apoio do Governo do Estado”, tem trabalhado “muito pela cidade”, o que culminou com a sua reeleição com uma diferença considerável de votos. “Está na hora do governador [Rui Costa] deixar de lado a política partidária e pensar nas pessoas, construir casas que a população carente de Uruçuca necessita”, disse ele, fazendo mais uma cobrança.

O prefeito adiantou que a gestão já iniciou a reforma do Mercadão Municipal. “Será o melhor mercadão da história de Uruçuca. A estrutura provisória para abrigar os feirantes dessa primeira fase já começou a ser montada na Praça Regis Pacheco. É uma realidade”, disse.

Sede da Fazenda Angola, em Itajuípe, região bastante afetada pelas chuvas || Foto Amurc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste do Estado Bahia (Amurc) solicitou o auxílio do Ministério da Agricultura para a recuperação das áreas rurais afetadas pelas chuvas e enchentes deste verão. O presidente da entidade e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), fez o pedido nesta quinta-feira (20), em ofício enviado à ministra Tereza Cristina.

No documento, o gestor afirma que a presença de vários ministros do governo federal na região resultou em ações diversas de apoio aos munícipes e às cidades atingidas pelas chuvas.

Conforme a Amurc, a situação do campo baiano merece atenção especial do Ministério da Agricultura, que pode ajudar os municípios com a reparação de estradas vicinais e com a retomada das lavouras e criações pecuárias.

Veículos foram sorteados na tarde de quarta-feira, em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Admilson Rosa dos Santos, do São Caetano, e Ana Karoline Santos Alves, do Castália, são os ganhadores dos dois carros Hyundai HB20 sorteados pelo Hiper Itão. O sorteio ocorreu na tarde desta quarta-feira (19), no estacionamento do Hiper Itão do Centro Comercial, em Itabuna.

A campanha dos 60 anos de aniversário do Itão será encerrada com a entrega dos dois veículos aos contemplados, na próxima semana. Uma das maiores redes de hipermercados do interior da Bahia, o Itão sorteou quatro veículos zero para comemorar os 60 anos. Os outros dois sorteios ocorreram em julho e em outubro de 2021, tendo como ganhadores moradores de Buerarema e de Itabuna.

Segundo o gerente comercial do Hiper Itão, Iran Lima, uma nova campanha de prêmios será divulgada em breve. “E, para concorrer é só realizar compras em qualquer loja da rede Itão, tanto da cidade de Itabuna, quanto Ilhéus. A cada R$50,00 em compras são gerados cupons para o sorteio”, disse Iran.

COMPRAS ONLINE

O Itão investe também em facilidades para o consumidor, que pode fazer as compras sem sair de casa. Basta acessar o aplicativo do hipermercado ou o site para fazer as compras, recebendo-as em casa ou até mesmo retirando em horário agendado, na loja do Centro Comercial.

TONELADAS DE AMOR

O Itão também está participando ativamente das ações de solidariedade às vítimas das chuvas no sul da Bahia com a campanha Toneladas de Amor. A cada quilo de alimento doado pelos clientes e por toda a comunidade, nas lojas da rede, o Itão se compromete a doar mais um quilo.

Mais de 64 toneladas de alimentos já foram entregues pelo hipermercado a instituições como Grupo Amigos da Praia (GAP), em Ilhéus, e à Diocese de Itabuna, até o último dia 13, para distribuição aos afetados pela enchente no sul da Bahia.

Novo limite também vale para estádios de futebol
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quinta-feira (20) que o estado da Bahia reduzirá para 1,5 mil o limite de pessoas em eventos de qualquer natureza, com ocupação máxima de 50% da capacidade dos locais. A medida é mais uma tentativa de conter a disseminação da variante ômicron do coronavírus.

Ontem (19), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o estado tem 13.262 casos ativos de Covid-19, ou seja, pessoas diagnosticadas com a doença há menos de 14 dias.

Diante dos dados atuais da pandemia, Rui Costa não descarta subnotificação considerada de casos. “Esta variante é muito mais transmissível que a anterior e o contágio tem subido de forma muito rápida. Infelizmente, não estamos com o mesmo volume de testagem do ano passado, então, é possível que o número de pessoas infectadas seja muito maior”, escreveu o governador em uma rede social.

Esta é a segunda redução da lotação máxima de eventos da Bahia em 2022. A primeira, decretada no dia 11 de janeiro, havia reduzido o limite de pessoas de 5 mil para 3 mil. A nova regra também vale para estádios de futebol.

CoronaVac é liberada para uso em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Até a decisão anunciada no início da tarde desta quinta-feira (20), apenas o imunizante da Pfizer contra a Covid-19 tinha autorização para o atendimento dessa faixa etária no Brasil, incluindo as crianças acima de 5 anos.

A Anvisa manteve o intervalo de 28 dias entre a primeira dose e a segunda da vacina, como já acontece com os adultos. O imunizante não tem fórmula específica para uso pediátrico.

Assim como a Pfizer, a vacina de origem chinesa poderá ser utilizada em crianças e adolescentes com comorbidades, desde que não tenham baixa imunidade.

Consultada pelo site Poder360 na última terça-feira (18), a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, informou que o governo federal pretende inserir a CoronaVac na campanha de vacinação infantil contra a doença provocada pelo coronavírus.

Empresa é responsável pela construção do Porto Sul e de parte da Fiol
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia Mineração (Bamin), empresa responsável pela construção do Porto Sul e de parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), abriu seis vagas de emprego em Ilhéus.

As oportunidades de trabalho são para especialista em engenharia elétrica, automação e controle (2); especialista em construção offshore (1); engenheiro marítimo (1); engenheiro mecânico (1) e analista de arquivo técnico sênior (1).

Além do salário, os contratados terão direito a planos de assistência médica e odontológica, seguro de vida e vale-alimentação.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas neste link até 21 de fevereiro. Ao acessar a página, o candidato deve clicar no campo “ver descrição da vaga” e escolher o cargo pretendido.

Operários trabalham para normalizar fornecimento de água na rua Pedro Jorge
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa) iniciou a substituição da rede de abastecimento de água do prolongamento da rua Pedro Jorge, no bairro São Pedro. Devido a um problema na atual rede, parte das residências não estava sendo abastecida, segundo comunicado feito pela empresa nesta quinta-feira (20).

De acordo com o gerente Técnico da Emasa, João Bitencourt, há alguns dias os moradores da parte alta da Rua Pedro Jorge reclamavam da falta de água em suas casas. “Realizamos um rastreamento na rede de toda a área para identificar o problema. Agora, vamos fazer um novo entroncamento de rede, ligando à que atende o Bairro Zizo e resolver em definitivo esse embaraço”, explicou.

Conforme a Emasa, até a normalização do abastecimento, as casas afetadas pelo problema serão atendidas por carro-pipa.

Simpi comunica decisão da categoria à Prefeitura de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ontem (19), o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) comunicou à Prefeitura o posicionamento coletivo da categoria, tomado na assembleia da última terça-feira (18), em defesa do retorno das aulas em formato remoto até março.

No planejamento da Prefeitura de Itabuna, a retomada das aulas presenciais nas escolas do município está prevista para o início do ano letivo de 2022, em fevereiro.

Na mesma assembleia, os professores também decidiram manter os 15 dias de férias da categoria em junho.

MATRÍCULA

A rede municipal de ensino está em período de matrícula. Na próxima segunda-feira (24), o atendimento será para os estudantes da zona urbana que vão se matricular em escola diferente da unidade onde estudaram no ano passado. O serviço começará pelos alunos de creches e em idade pré-escolar.

Já nos dias 25 e 26 de janeiro será a vez dos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Para os estudantes dos anos finais do fundamental, a matrícula ocorrerá nos dias 27 e 28 de janeiro.

Os novos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino serão matriculados nas escolas do setor urbano no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

A matrícula dos estudantes das escolas do campo ocorrerá nas próprias unidades escolares.

Suspeito foi detido com revólver falso
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma equipe da Guarda Civil Municipal deteve um adolescente de 16 anos suspeito de assalto, na tarde desta quarta-feira (19), na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Os guardas atenderam pedido de ajuda de uma jovem que teve o celular roubado no local.

Segundo a vítima, o celular encontrado com o adolescente detido é dela. Além do aparelho, o suspeito portava um revólver falso. Ambos foram levados à Delegacia da Polícia Civil para registro da ocorrência.

O patrulhamento da região central de Ilhéus faz parte da Operação Centro Histórico Seguro, a cargo da Guarda Civil Municipal.

Sites da SSP-BA e de outros 21 órgãos estaduais sofreram ataque hacker
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os sites da secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e Justiça e Direitos Humanos (SJDHDS) da Bahia sofreram ataque hacker nesta quinta-feira (20). No total, o ataque afetou 22 sites governamentais. Ao acessá-lo, o internauta era levado para um endereço com as críticas ao governo.

O ataque traz mensagens que equiparam a violência da Bahia ao que já ocorre no Rio de Janeiro e críticas ao comportamento do governador Rui Costa por defender a imunização da população e adotar medidas restritivas por causa da covid-19.

Ainda no ataque ao site da SSP-BA, o grupo, que se identifica como do Paraná, diz ter máximo respeito aos profissionais da segurança pública. “Estamos com vocês [profissionais da segurança pública]”, assinala no ataque. Quem acessava o site da SSP por volta das 9h30min já não via mais a mensagem e era redirecionado para o portal do Governo.

ATAQUE É INVESTIGADO

A SSP emitiu nota na qual informa que o ataque está sendo investigado pela Polícia Civil e a Superintendência de Inteligência. Além dos sites da SSP e da Secretaria de Justiça, outros 19 sites institucionais foram atacados. Os criminosos atuaram redirecionando a página inicial (home) desses canais para outro site, com ataques ao Executivo baiano.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. “Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível”, diz a nota.

Representantes da Amurc e Unime Itabuna reafirmam parceria
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, e o diretor-geral da Unime Itabuna, Santo Ádamo, reafirmaram a parceria entre as instituições durante encontro nesta quarta-feira (19). Conforme a assessoria do órgão de defesa dos municípios, o encontro discutiu a possibilidade de um termo de cooperação que será apresentado aos prefeitos em reunião ordinária.

O diretor da faculdade colocou a instituição à disposição dos municípios para que os alunos possam exercer as suas atividades na prática, prestando serviços à população. “O aluno será bem mais formado a partir do momento em que eles são inseridos na prática, nas suas áreas de atuação dentro dos municípios”, destacou Ádamo.

A iniciativa foi parabenizada pelo presidente da Amurc, Marcone Amaral, que falou em criar um termo de cooperação de estágio entre Amurc e Unime, para ser apreciado pelos prefeitos associados na próxima reunião da Associação. Atrelado a isso, Marcone falou da importância de promover mutirões com os alunos da área de saúde e de psicologia, “visando atender a população, principalmente no pós enchente”, disse Marcone.

PARCERIA

A Amurc e Unime somam 11 anos de parceria institucional com o objetivo de proporcionar aos servidores municipais, a realização de um curso de graduação e pós-graduação com descontos especiais.

Itajuípe foi dos municípios mais devastados pelas chuvas em dezembro de 2021
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa informou que liberará, a partir desta quinta-feira (20), o saque calamidade do FGTS para os trabalhadores afetados pelas em Itajuípe, Ibicaraí e Coaraci. Os três municípios estão entre os mais devastados pelas chuvas no sul da Bahia no período natalino do ano passado.

Cada trabalhador poderá sacar, do FGTS, até R$ 6.220,00, conforme o disponível de saldo.

O trabalhador não precisa ir a uma agência da Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser feita totalmente pelo aplicativo FGTS, no celular.

COMO FAZER

Instalando o aplicativo do FGTS, o trabalhador deve clicar em “Meus saques” e selecionar a opção “Outras situações de Saque, Calamidade pública e marcar a cidade onde reside. Na sequência, deve encaminhar uma foto do documento de identidade e comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias.

Devido à enchente, é possível que o trabalhador tenha perdido comprovante de residência. Neste caso, pode-se procurar a prefeitura local e pedir atestado para tal finalidade. O prazo de resposta da Caixa para a solicitação do saque FGTS é de 5 dias úteis para análise e crédito em conta.

Laboratório confirma casos da variante Ômicron no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou 49 amostras da variante Ômicron no estado. Esse total representa 76,5% dos 64 sequenciamentos genéticos realizados em amostras coletadas neste mês. Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 12 amostras da variante Delta e as outras três ainda estão em análise.

Os casos da Ômicron foram identificados nos municípios de Adustina, Belmonte, Cândido Sales, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Firmino Alves, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itiruçu, Lauro de Freitas, Prado, Rui Barbosa, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, Uibaí e Vitória da Conquista. São 21 homens e 28 mulheres, sendo o mais novo com 5 meses e o mais velho com 87 anos.

A secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, observa que o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em mais de 13 mil, ante uma média de 2 mil casos entre os meses de setembro e novembro do ano passado.

AUMENTO DE INTERNAÇÕES

Em paralelo ao crescimento do número de casos, há uma tendência de elevação nas hospitalizações, sobretudo, em pacientes que não se vacinaram ou que estão com esquema vacinal incompleto. “Hoje a Bahia tem mais de 1,8 milhão de pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19″, afirma Tereza Paim. Além disso, 4,6 milhões de baianos estão com esquema vacinal incompleto por não tomarem a segunda e terceira doses.

A escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

A Lacen-BA já fez mais de 1.600 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.