DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA CRIA O DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES (ANTI) RACISTAS

CANTORA GOSPEL DO EXTREMO-SUL DA BAHIA ESTÁ NA FINAL DE “ALTAS PROMESSAS”, DA TV GLOBO

FALSOS EMPRESÁRIOS DE PORTO SEGURO SÃO ACUSADOS DE GOLPE DE R$ 6 MILHÕES EM CHINESA

APOSTA FEITA NO INTERIOR DA BAHIA LEVA R$ 1,1 MILHÃO NA LOTOFÁCIL

GUINHO DIZ QUE TRATOU COM AUGUSTO DE CRISE CAUSADA PELA CHUVA

POPULISMO DE 30 ANOS DEIXOU ITABUNA VULNERÁVEL A CHUVAS, DISPARA AUGUSTO

ENEM TERÁ SEGUNDO DIA DE PROVAS NESTE DOMINGO (20)

O RETORNO?

ITACARÉ PROMOVE 3º FESTIVAL DE CULTURA QUILOMBOLA

Profissionais de saúde conquistam melhores condições de trabalho em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Técnicos e auxiliares de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus e de outros três hospitais particulares do município garantiram na Justiça condições de trabalho mais seguras na atuação contra a Covid-19. Um acordo foi firmado entre representantes dos hospitais e de sindicatos dos trabalhadores, no Centro de Conciliação de 1º Grau do Tribunal Regional Trabalho da Bahia (Cejusc1).

As negociações foram conduzidas pela juíza coordenadora, Gabriela de Carvalho Meira Pinto, com o auxílio do servidor conciliador Carlos Eduardo Almeida. Entre os benefícios conquistados, o acordo estabelece parâmetros para o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a realocação dos profissionais que integram grupos de risco de atividades em contato direto com a covid-19.

Foram definidas também medidas para a disponibilização de testagem e acompanhamento dos trabalhadores substituídos, bem como estabelecidos fluxos de saúde e segurança do trabalho.

No processo, os trabalhadores foram representados pelo Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Sul e Extremo-Sul da Bahia (Sindtae) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).

Como réus, além da Santa Casa, fazem parte o Hospital de Ilhéus, o Hospital Antônio Vianna Silva e o Hospital Regional Costa do Cacau. Já o Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora Marselha Silvério de Assis Dellian.

Prefeitura anunciou medida nesta segunda-feira (6)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (6), a Prefeitura de Ilhéus anunciou que vai desativar, temporariamente, os 20 leitos do Centro Covid-19, hospital de campanha montado no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a desmobilização do serviço ocorrerá de forma gradual, levando em consideração o cenário epidemiológico do município, após a queda dos casos ativos e das internações.

O serviço ambulatorial será mantido, com atendimento 24 horas. As coletas para o exame de detecção do vírus serão feitas das 8 às 12 horas.

“PANDEMIA NÃO ACABOU”

O prefeito Mário Alexandre (PSD) explica que o plano de desmobilização foi elaborado com base em análises criteriosas dos dados epidemiológicos, mas destaca que não se pode baixar a guarda contra o novo coronavírus. “A pandemia não acabou. A população precisa manter todas as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento social”, disse.

BOLETIM

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento, 575 moradores de Ilhéus perderam a vida para a covi-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 7 pacientes do município estão internados em leitos de terapia intensiva.

Desde o início da pandemia, conforme a Sesau, 19.655 moradores de Ilhéus tiveram contato comprovado com o vírus e se recuperaram da infecção. Atualmente, o município tem 25 casos ativos da doença.

VACINÔMETRO

O Painel de Acompanhamento da Cobertura Vacinal da Bahia informa que 113.078 moradores de Ilhéus receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19, dos quais 60.396 completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.

Setores do Shopping têm horários alternativos de funcionamento no feriado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá terá horários especiais de funcionamento neste terça-feira (7), Feriado da Independência. Lojas e quiosques vão ficar abertos das 13 às 21 horas. Já a Praça de Alimentação funcionará das 12h às 21 h.

O hipermercado funcionará das 8h às 21h, a drogaria das 9h30min às 21h, a barbearia das 10h às 21, a lotérica das 12h às 18h, e a clínica de vacinação, das 14h às 20h.

SEMANA BRASIL

Até é o dia 13 de setembro, 47 lojas do Jequitibá participam da Semana Brasil 2021, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo. O objetivo da campanha é alavancar as vendas e renovar estoques para o Black Friday e Natal.

A promoção promete descontos especiais aos consumidores. A relação de lojas participantes pode ser conferida no site www.shoppingjequitiba.com.br

Abrigo São Vicente de Paulo pede doações de leite, açúcar e café
Tempo de leitura: < 1 minuto

O abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus, lançou campanha de arrecadação doações de café, leite líquido integral e açúcar para os 75 idosos que vivem na instituição. Os donativos podem ser entregues na sede do abrigo, na Rua Café Filho, nº 736, no Alto da Conquista.

De acordo com a administração do abrigo, por dia, são consumidos 18 litros de leite, 6 pacotes de café e 6 kg de açúcar, o correspondente a um consumo mensal de 540 litros de leite, 180 pacotes de café e 180 kg de açúcar.

Também é possível colaborar com o abrigo com doações em dinheiro, por meio do PIX (CNPJ: 14.173.181.0001-62).

“Todos sabem do caráter filantrópico da nossa instituição. Por isso, contamos com a solidariedade dos ilheenses que puderem nos ajudar a prover a segurança alimentar e nutricional dos nossos 75 idosos. Que Deus os abençoe”, declarou o presidente do abrigo, Padre Valdir José Gonçalves.

Líder petista vai falar ao país em transmissão ao vivo nas redes sociais, às 19 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai fazer um pronunciamento ao país, com transmissão ao vivo nas suas redes sociais, às 19 horas desta segunda-feira (6), véspera do Feriado da Independência.

O anúncio não dá maiores informações sobre o tema do discurso, mas destaca que será a respeito do 7 de Setembro.

A data foi escolhida para as manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso. O feriado também terá protestos contra Jair Bolsonaro, além do tradicional Grito dos Excluídos.

Ana Vitória faleceu na última sexta-feira, em Queimadas || Foto Reprodução/TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A pequena Ana Vitória Oliveira Mercês, de apenas 6 anos, não resistiu à Covid-19 e faleceu na última sexta-feira (3), no município de Queimadas, no norte da Bahia. Após a morte da criança, a Prefeitura de Queimadas suspendeu as aulas presenciais em todas as escolas públicas, por tempo indeterminado, e restabeleceu outras restrições, a exemplo da proibição de festas e qualquer tipo de evento.

No distrito de Espanta Gado, onde a menina morava, bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes estão proibidos de funcionar, sem prazo de retorno. A Prefeitura também proibiu a prática de esportes coletivos e a feira livre da comunidade, que é armada sempre às segundas.

As novas medidas entraram em vigor nesta segunda-feira (6). A morte de Ana Vitória, primeira criança vitimada pela Covid-19 em Queimadas, causou forte comoção popular. Da Redação com informações da TV Bahia.

Prefeito de Itajuípe comanda o programa Política em Campo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Política em Campo, programa comandado pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), estreia às 19 horas desta segunda-feira (6), com transmissão ao vivo no canal do IPolítica Bahia no Youtube. Com foco nos comentários sobre as principais competições de futebol do país e do estado, o programa vai receber convidados das cenas política e esportiva.

Ex-jogador profissional de futebol e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Marcone Amaral conversará hoje com o prefeito de Buerarema, Vinicius Ibrann (DEM), e o ex-jogador Val Baiano, que atuou em diversos clubes do Brasil, a exemplo de Flamengo e Santos.

Nery Santana, primeiro suplente de vereador do PSL em Ilhéus || Foto Facebook/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro suplente de vereador do PSL, Néry Santana, está convencido de que é dono da vaga aberta pela cassação do vereador Luca Lima, do PSDB. Por isso, decidiu recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) contra ordem da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que, neste domingo (5), decidiu que a cadeira deve ser ocupada por Marisvaldo dos Anjos, conhecido como Baiano do Amendoim, primeiro suplente do PSDB (veja aqui).

Nery se pronunciou ainda no domingo, por meio da assessoria jurídica, que anunciou a proposição do recurso em mensagem publicada no Facebook. Apesar da decisão liminar do juiz de Direito Alex Venícius Campos Miranda, titular da Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, o texto afirma que não há dúvidas de que a vaga é, na verdade, do primeiro suplente do PSL.

Na última sexta-feira (3), a Presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus convocou Nery a assumir a vaga na sessão desta quarta-feira (8).  Após a decisão judicial deste domingo, a convocação terá de ser anulada, caso o recurso feito ao TJ-BA não resulte em nova ordem da Justiça.

Rapha Falcão está no time de especialistas da Semana Sebrae no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 6ª Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, de 4 a 8 de outubro, no sul da Bahia, terá conteúdos exclusivos voltadas ao crescimento em vendas dos pequenos negócios utilizando as mídias digitais. Neste ano, segundo a entidade, o evento terá como tema “Nunca foi sorte, sempre foi determinação” e terá eventos nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Ubaitaba, Camacan, Canavieiras e Una.

A Semana Sebrae, gratuita e exclusiva para micro e pequenas empresas da região, promete mostrar as melhores estratégias de marketing digital, com estudos de caso, e como utilizar as campanhas de anúncio para quem busca inovação nos negócios.

Durante a Semana, haverá o circuito de workshop Retomada Digital – Turbine suas Vendas na Internet, com a presença do expert no assunto, Rapha Falcão, que trabalha com marketing desde 2008, atuando em diversas estratégias na área. Ele é o criador do perfil Dicas Digitais (@dicasdigitais), um dos maiores perfis de Marketing do Brasil.

AGRONEGÓCIO E TURISMO

Outros temas abordados serão Agronegócio X Turismo: Um campo de oportunidades, com apresentação do diagnóstico sobre a demanda do trade turístico regional por produtos da Agricultura Familiar; Produção associada ao turismo; uma grande oportunidade para o futuro da cidade, com palestras de Luciana Balbino, Aldir Parisi e Miriam Rocha.

No dia 4 de outubro, haverá workshop acontece em Ubaitaba, às 9h, e em Itabuna, às 19h. Já no dia 5, quem recebe o workshop são as cidades de Camacan, às 9h, e Ilhéus, às 19h. Nos dias 6 e 7, os empresários de Canavieiras e Una podem participar do treinamento a partir das 9h.

Fechando a Semana Sebrae, no dia 8 de outubro ocorre a Sexta da Oportunidade em Ilhéus e Itabuna, a partir das 13h. Os micros e pequenos empresários já podem garantir vaga por meio de inscrição online.

carteira de trabalho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 100 mil empregadores que aderiram à suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre maio e agosto, terão de quitar a primeira parcela dos pagamentos adiados até hoje (6). Os recolhimentos suspensos serão parcelados até dezembro de 2021.

Implementada pela Medida Provisória 1.046/21, a suspensão por quatro meses do pagamento das contribuições ao FGTS foi tomada para ajudar empresas afetadas pela segunda onda da pandemia de covid-19. Segundo a Caixa Econômica Federal, a medida contribuiu para a preservação de 7 milhões de empregos.

A consulta aos valores devidos e a emissão das guias de pagamento podem ser feitas na plataforma www.conectividadesocial.caixa.gov.br. De acordo com o banco, R$ 5,9 bilhões deixaram de ser recolhidos ao FGTS nos últimos quatro meses.

O empregador que não estiver em dia com o FGTS não poderá emitir o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF. Nos casos em que o recolhimento ocorrer após a data de vencimento, haverá a incidência de encargos. A Caixa recomenda aos empregadores que acessem o endereço eletrônico do banco, de forma antecipada, para obterem todas as informações necessárias.

Marisvaldo dos Anjos, o "Baiano do Amendoim"
Tempo de leitura: 2 minutos

O juiz de Direito Alex Venícius Campos Miranda, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, mandou o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), convocar Marisvaldo dos Anjos, Baiano do Amendoim (PSDB), para ocupar a vaga aberta pela cassação do vereador Luca Lima (PSDB). A decisão liminar foi publicada neste domingo (5).

O juiz também determinou que o presidente da Câmara anule a convocação do 1º suplente do PSL, Nery Santana, feita na última sexta-feira (3).

No entendimento do magistrado, prevalece o sentido literal do parágrafo único do artigo 112 do Código Eleitoral, que isenta o suplente da votação mínima para assumir cargo parlamentar.

Trecho de decisão do TSE citada pelo juiz Alex Venícius Campos Miranda

Alex Venícius citou jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em decisão do ministro Luiz Edson Fachin, corrobora a interpretação da defesa de Baiano do Amendoim sobre a validade do comando expresso do artigo 112, dispensando a exigência dos 10% do quociente eleitoral para que suplente seja empossado como vereador, garantindo a representação partidária definida nas eleições. O ministro destaca que a legislação foi taxativa ao afastar a exigência da votação nominal mínima.

Juiz Alex Venícius manda Jerbson dar posse a “Baiano do Amendoim” || Foto Divulgação

Antes de publicar a convocação de Nery Santana, Jerbson Moraes, que é advogado, disse que estudaria a legislação a fundo para não ver sua decisão ser modificada pela Justiça. Não conseguiu. Ele tem 72h para cumprir a ordem judicial, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A ordem também se dirige aos demais membros da Mesa Diretora da Câmara, que também estão sujeitos ao pagamento da multa estipulada, de forma solidária.

Argentina não respeitou regras sanitárias e Anvisa invadiu campo || Reprodução GloboNews
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou na tarde deste domingo (5) o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Posteriormente, o árbitro decidiu encerrar a partida. A decisão de paralisar o jogo foi tomada após quatro jogadores argentinos entrarem em campo, apesar da determinação da Agência de que teriam de cumprir isolamento no hotel para serem deportados para a Argentina.

Não poderiam deixar o hotel da delegação nem entrar em campo Emiliano Martínez, Cristian Romero, Lo Celso e Emiliano Buendía. Sem citar os nomes dos jogadores, a agência informou que eles teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. Diante da situação, há possibilidades de os jogadores serem deportados do país.

“Após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021”, informou, em nota, a Anvisa, referindo-se aos viajantes que chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos.

A Anvisa informa que considera a situação “risco sanitário grave”, motivo pelo qual orientou as autoridades em saúde locais “a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”.

O jogo estava previsto para começar às 16h na Neo Química Arena, em São Paulo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) publicou em suas redes sociais que o árbitro encerrou a partida entre Brasil e Argentina e a partida está suspensa. O árbitro e um comissário da partida levarão um relatório à Comissão Disciplinar da Fifa, que determinará quais serão os próximos passos. “Estes procedimentos seguem estritamente as regulamentações vigentes”, informou a entidade. “As Eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões que se tratam da sua organização e e o desenvolvimento são poderes exclusivos dessa instituição.” Redação com Agência Brasil.

SSP-BA autuará servidores da segurança pública que participarem de manifestações
Tempo de leitura: < 1 minuto

As Corregedorias das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros vão autuar os servidores que participarem de atos antidemocráticos, nesta terça-feira (7), Sete de Setembro. A determinação do secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, foi enviada aos comandos das corporações, na tarde sábado (4).

“A livre manifestação de pensamento é uma garantia constitucional, mas pregar atos de violência contra as instituições fundamentais para o funcionamento da própria democracia é crime”, reforçou Mandarino.

O secretário afirmou ainda que o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, as Forças Armadas e de Segurança são instituições sagradas e não podem ser atacadas. “Determinei às Corregedorias que adotem providências legais imediatas contra qualquer policial ou bombeiro que participe dessas ações criminosas”, concluiu o secretário.

Mandarino acrescentou ainda que equipes da SSP monitoram os atos previstos para o Sete de Setembro com o objetivo de garantir o direito democrático de manifestação, bem como a ordem e o direito de ir e vir dos baianos.

Reforça também que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho (COI), reunirá profissionais das forças de segurança que realizarão o monitoramento das manifestações ao longo do dia, para agilizar a tomada de decisões e o acionamento de equipes, caso seja necessário.

Rodallega dá show em vitória elástica diante do Fortaleza || Foto Felipe Oliveira/ECBahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há vários jogos sem saber o que é vencer, o Bahia acionou a artilharia contra o surpreendente Fortaleza, nesta sábado (4), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Integrante do pelotão de frente do Brasileirão 2021, o adversário entrou em campo estampando a condição de favorito.

Quando a bola rolou, o Bahia se deu ao luxo de perder um pênalti, com Rodriguinho. Já no final do primeiro tempo, o colombiano Rodallega, recém-chegado ao Esquadrão de Aço e na primeira vez como titular, começou o show de gols. Ele anotou os quatro do gols da equipe em jogou de 4 a 2. Confira os gols no vídeo abaixo.

Levada do Mastro de São Sebastião é das tradições de Canavieiras, no sul da Bahia || Foto Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

E assim, a fogosa política canavieirense interferiu – de vez – nos costumes religiosos e profanos da comunidade por muitos anos. Com isso, também fez aumentar a devoção a São Sebastião em todo o município.

 

Walmir Rosário 

São Sebastião é um dos Santos mais festejados de Canavieiras. O santo militar fez um monte de milagres, caiu no gosto do povo e é comemorado no centro da cidade, na ilha da Atalaia (com um mastro para os adultos e outro para as crianças), e no povoado do Estreito. E olha que a devoção se arrasta por mais de 150 anos e, ao que tudo indica, permanecerá para sempre, se Deus quiser! E tudo indica que quer.

Antes a comemoração era apenas restrita à cidade, tanto é assim que foi erigida uma capela com o seu nome, nos Três Xis, atualmente bairro São Sebastião. Mas a festa é realizada na praça da Capelinha (Igreja consagrada à Sagrada Família), local em que é levantado e fixado o mastro, após ser transportado desde o Porto Grande nos ombros de homens fortes (carregadores) pelas ruas da cidade. Mas já houve mudança temporária.

Nesse trajeto, o religioso e o profano se misturam: Diz a crendice que colocar algumas folhas do tronco escolhido na carteira é fartura financeira o ano todo. Também basta pegar no tronco e fazer um pedido que será atendido pelo santo. Mas o que a galera quer mesmo durante o trajeto é festejar. A começar pelos “carregadores”, que param para um breve descanso, enquanto retomam as energias com bons goles de cachaça e cerveja.

Chegando à praça da Capelinha, após algumas rodadas, o mastro é finalmente erguido e os músicos em cima de um trio elétrico alegram os devotos e até ao raiar do dia. Bares e barracas ao redor da praça se encarregam de fornecer bebida e comida, do jeito que o povo gosta. No povoado do Estreito, a festa – realizada em data distinta – é bem mais modesta, se bem que pra lá de animada.

E toda essa devoção teria iniciado com as dificuldades em uma família que não conseguia emprego nas roças e uma filha do casal foi acometida de uma doença tida como incurável.  Ao pedir o milagre a São Sebastião a família foi atendida e a mocinha se restabeleceu da enfermidade. Daí, chegou a hora de pagar a promessa ao Santo, feita com a ajuda da população, cuja devoção aumentou de forma surpreendente.

Até então, a devoção não havia chegado à ilha da Atalaia, cujo padroeiro é Santo Antônio. Mas eis que num determinado ano, os políticos resolveram fazer valer a lei do mais forte. De um lado, o prefeito Osmário Batista, da União Democrática Nacional (UDN), e do outro o vereador e titular do Cartório de Feitos Cíveis, Altamirando de Carvalho Filho, do Partido Social Democrático (PSD) e coordenador dos festejos.

Como rezava a tradição, o cortejo com o Pau de Bastião saia do porto grande, atravessava a rua 13 e era hasteado na praça da Capelinha, como de costume por anos a fio. Esse ano, entretanto, o prefeito Osmário Batista estava construindo a Igreja de São Sebastião, no bairro 3 Xis, e queria homenagear o Santo, levando o Pau de Bastião para ser hasteado em frente a igreja, que seria a morada do Santo.

Só que o coordenador dos festejos, Altamirando de Carvalho, ferrenho adversário político do prefeito, não queria sair um milímetro da tradição da festa, e programou tudo exatamente como os fundadores do evento. Mas Altamirando não contava que o desejo do prefeito teria que ser satisfeito – custe o que custar –, e para isso teria determinado ao tenente chefe do destacamento policial que tomasse as providências necessárias e cabíveis, e na marra.

Assim que o cortejo toma a rua 13 o pessoal a serviço do prefeito Osmário Batista ordena a mudança, não aceita pelo vereador e coordenador e seus seguidores, e tudo mudou conforme o combinado. Com maior poder de fogo, o tenente ordena o fim do cortejo e a tomada do mastro, enquanto um outro Pau de Bastião surge com o pessoal da UDN e segue para a Igreja de São Sebastião, ainda em construção nos 3 Xis.

No registro fotográfico, dois mastros de São Sebastião na Atalaia

O outro Pau de Bastião – já tomado pela segurança do prefeito – toma caminho inverso: isto é, em direção do rio Pardo, onde é jogado na correnteza, para o desespero de Altamirando e seu pessoal. Não satisfeito, Altamirando redige um documento reclamando da atitude beligerante do prefeito Osmário Batista e remete cópia no primeiro voo à capital, para ser publicado na íntegra pelo jornal A Tarde, que estampou-o na 1ª página.

Pela manhã, os moradores da ilha Atalaia tomam por surpresa o Mastro de São Sebastião – ainda enfeitado – no portinho junto com as canoas e barcos. É que àquela época ainda não existia a ponte e nem exista comunicação via telefone ou rádio entre as ilhas de Canavieiras e da Atalaia. Bastante católicos, acreditaram ter sido um castigo divino por eles não participarem dos festejos ao Santo.

Com temor ao castigo divino, no ano seguinte os moradores da Atalaia passaram a festejar São Sebastião – sem perder a devoção que tinham a Santo Antônio –, com todos os louvores devidos. E fizeram ainda mais: em vez de hastearem um só mastro, passaram a cortar dois mastros – um carregado pelos adultos e outro pelas crianças, tradição que mantêm até os dias de hoje.

E assim, a fogosa política canavieirense interferiu – de vez – nos costumes religiosos e profanos da comunidade por muitos anos. Com isso, também fez aumentar a devoção a São Sebastião em todo o município. Após a saída de Osmário Batista da Prefeitura, o grupo político de Edmundo Lopes de Castro e Altamirando Carvalho Filho fez retornar o cortejo do Pau de Bastião para a praça da Capelinha, mantido até os dias de hoje.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.