EMPREGOS: VEJA 124 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS, ITAPETINGA, GUANAMBI E JEQUIÉ NESTA QUARTA (19)

COM INSCRIÇÕES GRATUITAS, UNIFTC FAZ MEGA REVISÃO ENEM NO DIA 26 EM ITABUNA

ECONOMIA CRIATIVA DOARÁ EQUIPAMENTOS PARA GRUPOS ARTÍSTICOS NO SUL DA BAHIA

LAVAGEM DO BECO DO FUXICO EM ITABUNA SE TORNA PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

STF AUTORIZA TRANSPORTE GRATUITO DE ELEITORES NO 2º TURNO

VÍDEO: ESTUDANTES DE ILHÉUS PROTESTAM CONTRA CORTE DE VERBAS DA EDUCAÇÃO

ILHÉUS VAI DESAPROPRIAR IMÓVEIS PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS E CAMPO DE FUTEBOL

OPERAÇÃO SOSSEGO APREENDE SEIS PAREDÕES EM ITABUNA

MPT INVESTIGA NOVO CASO DE ASSÉDIO ELEITORAL NO OESTE DA BAHIA

Presidente nacional do DEM afirma que decisão sobre eleições de 2022 deve expressar vontade da maioria do partido
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, avalia que não cabe a ele decidir se o partido vai ou não apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. “Não tenho que descartar. Qualquer resposta minha tem que traduzir a maioria do partido. Começamos a discutir 2022, analisar pesquisas, avaliar a situação de cada estado”, disse o ex-prefeito de Salvador, em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira (30).

A prioridade do DEM, segundo Neto, é construir candidatura própria à Presidência da República. “Temos dois nomes que reúnem as melhores condições: Mandetta e Rodrigo Pacheco”, destacou, referindo-se ao ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e ao presidente do Senado, respectivamente.

ACM Neto acrescentou que a construção de um projeto comum é discutida com outros partidos, aos quais ele atribui a decisão sobre a viabilidade de uma candidatura da terceira via, capaz de aglutinar votos dos eleitores que rejeitam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro. No entanto, segundo ele, esse cenário só será definido no próximo ano.

Líder nas pesquisas sobre as intenções de voto para o Governo da Bahia, Neto pretende formalizar sua pré-candidatura ainda neste ano. A corrida eleitoral no estado, naturalmente, influenciará o posicionamento dele em relação a Bolsonaro.

Projetos podem receber até R$ 25 mil de incentivo público || Foto Paula Froes/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Comemorado em 3 de agosto, o Dia Nacional do Capoeirista tem homenagem antecipada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30) traz edital com R$ 500 mil para o apoio de iniciativas ligadas ao esporte.

As organizações sociais interessadas no certame têm prazo de 02 e 30 de agosto para apresentar seus projetos, podendo ser apenas um por instituição.

Conforme o edital, poderão vir a ser selecionadas até 20 propostas, desde que cada uma não ultrapasse o valor máximo de R$ 25 mil.

A Sudesb prevê a assinatura do termo de liberação dos recursos em dezembro próximo.

Convênio para implantação do programa foi assinado nesta terça-feira (29) || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A gerente do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, participou da posse dos conselheiros do Comitê Gestor Municipal de Itabuna, nesta quinta-feira (29), no Teatro Candinha Doria. No ato, o Sebrae e a Prefeitura firmaram convênio para implantação do Programa Cidade Empreendedora.

Claudiana destacou a importância da iniciativa para a região. “Tenho plena convicção que este momento é um grande marco para o desenvolvimento de Itabuna e, consequentemente, para toda a região sul da Bahia. O Cidade Empreendedora é um programa que foi desenvolvido pelo Sebrae para apoiar a gestão municipal, para criação de uma ambiência favorável aos pequenos negócios”, explicou.

O prefeito Augusto Castro (PSD), que abriu a solenidade, falou sobre a importância do programa para o desenvolvimento das empresas locais. Também lembrou que, em 2021, Itabuna foi a primeira cidade baiana a assinar o termo de parceria com o Cidade Empreendedora.

Baiana comemora vitória sobre pugilista de Taiwan, nesta sexta-feira (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atual campeã mundial, a soteropolitana Beatriz Ferreira, Bia, fez jus às expectativas de favoritismo na briga por medalha na Olimpíada de Tóquio, no Japão. A baiana atropelou na estreia a pugilista Shih-Yi Wu, de Taiwan, com votação unânime dos juízes (5 a 0). A luta aconteceu no início da manhã desta sexta-feira (30).

Nas quartas de final da categoria até 60 quilos, Bia Ferreira vai enfrentar Raykhona Kodirova, do Uzbequistão, às 5 horas da próxima terça (3), horário de Brasília.

Segundo especialista, número alto de acidentes é resultado da falta de políticas de segurança viária
Tempo de leitura: < 1 minuto

No intervalo de 20 de junho a 08 de julho, 14 acidentes foram registrados no trecho duplicado da BA-001 em Ilhéus, que vai do Ceplus, na zona sul, à Avenida Soares Lopes, no Centro.

O número acendeu o sinal de alerta das autoridades e passou a preocupar, também, a Câmara de Vereadores. Novas fiscalizações foram feitas na rodovia. A Polícia Rodoviária Estadual chegou a registrar uma multa a cada dois minutos no trecho.

“A fiscalização funciona”, reconhece Peola Paula Stein, professora da área de engenharia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A convite do vereador Tandick Resende (PTB), ela participou de sessão na Câmara, na última quarta-feira (28), e avaliou alternativas para aumentar a segurança na BA-001.

“SITUAÇÃO REPRESENTA FALTA DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA VIÁRIA”

Se o número de acidente já preocupa, conforme Peola, é necessário ressaltar que a quantidade de incidentes é ainda maior. Com menor gravidade, esses casos, geralmente, não têm registro de ocorrência.

Para a especialista, a realidade atual é resultado da ausência de planejamento. “Esta situação representa uma falta de políticas de segurança viária, que não foram colocadas em prática no trecho da rodovia”, afirma.

PREJUÍZO MAIOR PARA OS PEDESTRES E DENÚNCIA DE “RACHA”

De todos os usuários da via, na avaliação de Peola Stein, o pedestre foi o mais prejudicado. Como se não bastasse, segundo a professora, há registro de corridas clandestinas na madrugada, os famigerados “rachas”.

Por outro lado, ela destaca a relevância da obra de duplicação, feita pelo Governo da Bahia, que teve impactos positivos para a mobilidade regional.

No último dia 17, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), solicitou a instalação de radares de velocidade na BA-001, com objetivo de diminuir os riscos de acidente na via (relembre aqui).

Câmara aprova revisão salarial e de tíquete-alimentação || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores aprovou reajuste de 4,52% para os servidores municipais e tíquete-alimentação de R$ 425,00 e R$ 300,00 a depender do valor do salário recebido. A votação foi antecipada pelo legislativo, segundo o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD). “Tínhamos esse compromisso firmado com os servidores de apressar a tramitação”, disse.

O texto final da revisão e do tíquete e de salário já foi encaminhado para sanção do prefeito Augusto Castro (PSD). Antes da votação em Plenário, a revisão anual e o tíquete-alimentação receberam pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Finanças.

A relatora, Wilmaci Oliveira (PCdoB), destacou a previsibilidade jurídica dos projetos que já contavam com a autorização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2021). Presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Wilmaci agradeceu o comprometimento dos vereadores e pontuou que a revisão e o tíquete foram acordados e negociados com o Executivo.

"Mineiro do Churrasco" era muito querido em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu, nesta quinta-feira (29), Vicente da Cruz, mais conhecido como “Mineiro do Churrasco”, de 71 anos, que estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 10 dias. No grupo de risco, por ser obeso,  portador de diabetes e hipertenso, ele teria recebido as duas doses da vacina, mas foi infectado e o estado de saúde agravou-se rapidamente. Ele morreu no dia do aniversário.

“Mineiro do Churrasco” foi proprietário do extinto “Bar do Mineiro”, que funcionou durante anos na Avenida  Firmino Alves. Antes do início da pandemia do novo coronavírus, trabalhava como apontador do jogo do bicho,  numa banca em frente à Padaria Princesa, na Avenida Juracy Magalhães. Durante anos morou no bairro Monte Cristo.

Era mineiro  do município de Formiga, mas há mais de 50 anos morava em Itabuna. Nos últimos anos esteve entre Minas Gerais e o sul da Bahia. “Mineiro do Churrasco” estava internado em Betim (MG). Ele deixa viúva e um casal de filhos. O rapaz, Wanderson, também apontador do jogo do bicho, foi o primeiro infectado pela Covid-19 e ficou mais de 30 dias internado no Hospital de Campanha, em Itabuna.

Neste mês, a esposa e a filha de “Mineiro do Churrasco” também foram infectadas pelo vírus e estão se recuperando em Minas Gerais, onde a jovem mora.  Seguindo os protocolos sanitários, o corpo do idoso será sepultado sem cerimônia, no estado do Sudeste do País.

Bahia registra saldo de empregos pelo nono mês consecutivo || Foto Paula Froes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia criou 7.604 postos de trabalho com carteira assinada em junho. Com o resultado, consolidou-se a liderança na região Nordeste no acumulado do primeiro semestre deste ano com saldo positivo de 70,1 mil postos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho.

Classificando os setores de atividade econômica em cinco grandes grupos, quatro apresentaram saldos positivos em junho de 2021: Serviços (+4.094 postos), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (+2.652 postos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+582 postos) e Indústria geral (+394 postos).

CONSTRUÇÃO CIVIL EM QUEDA

Em contrapartida, a Construção (-118 postos) registrou saldo negativo. No grupamento que mais gerou vagas, o de Serviços, destacaram-se as áreas de Atividades Administrativas e Serviços Complementares com a criação de 1.039 postos e Saúde Humana e Serviços Sociais com a geração de 828 posições celetistas.

No acumulado dos seis primeiros meses do ano, a Bahia (+70.150 postos) seguiu a tendência apresentada pela região nordestina (+172.616 postos) e pelo país (+1.536.717 postos). O estado, que tem a maior força de trabalho da região (6,5 milhões de pessoas – IBGE, PNADC – 2021.1), também ocupou a primeira posição no Nordeste, seguido pelo Ceará (+33.256 postos).

No Brasil, o estado baiano está no sétimo lugar, levando em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. A capital do estado apresentou saldo positivo em junho (+2.158 postos) e no acumulado do ano (+16.763 postos).

Comércio perde 11% das empresas em quatro anos
Tempo de leitura: 2 minutos

Entre 2014 e 2019, o comércio brasileiro perdeu 177,3 mil empresas (-11%), 466,1 mil postos de trabalho (-4,4%) e 140,6 mil lojas (-8,1%). O varejo, segmento responsável por empregar 74,2% dos trabalhadores da área comercial, teve redução de 4,1% em sua ocupação.

O comércio empregava, em 2019, 10,2 milhões de trabalhadores, sendo 908,0 mil nos setores de venda de veículos, peças e motocicletas, 1,7 milhão no atacado, e 7,5 milhões no varejo. Os dados são da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) 2019, divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando comparada a 2010, a população ocupada do comércio cresceu 12,5%. O segmento que mais empregou nesse período foi o varejo, com acréscimo de 931,2 mil trabalhadores (ou mais 14,1%). Dentre as atividades, o maior destaque, em números absolutos, é o setor de hipermercados e supermercados, com 420 mil empregados a mais, representando 45% desse crescimento no varejo.

MAIS DADOS

Em 2019, havia no país 1,6 milhão de lojas e 1,4 milhão de empresas, que registraram uma receita bruta de R$ 4,4 trilhões. Destes, R$ 423,1 bilhões foram obtidos no comércio de veículos, peças e motocicletas, R$ 2,0 trilhões, no atacado, e outros R$ 2,0 trilhões, no varejo.

Quando são retiradas as deduções, como impostos e cancelamentos, há a receita operacional líquida, que foi de aproximadamente R$ 4,0 trilhões. A maior parcela deste valor veio do atacado (45,2%), seguido pelo varejo (44,9%) e comércio de veículos, peças e motocicletas (9,9%). É a primeira vez em cinco anos que o atacado supera o varejo em termos de participação na receita.

O Sudeste pagou o maior salário médio entre as regiões (2,0 salários mínimos), seguido pelo Sul (1,9 s.m.), pelo Centro-Oeste e Norte (ambos pagando 1,8 s.m.). O Nordeste pagou o menor: 1,4 salário mínimo. Essa região também perdeu participação (-0,4 p.p.) em relação à distribuição salarial das grandes regiões em nove anos. Em média, as empresas comerciais do país pagaram 1,9 salário mínimo aos seus empregados em 2019.

Preso no sul da Bahia acusado de participar de grupo criminoso
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (29), em Ubaitaba, no sul da Bahia, mais um acusado de envolvimento em um esquema de roubo e receptação de caminhões usados para transportar gado para frigoríficos. A prisão ocorreu durante diligências da 2ª Fase da Operação Terra Firme, deflagrada pela 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), com apoio da 7ª Coordenadoria em Ilhéus.

O coordenador da Coorpin em Itapetinga, delegado Roberto Gomes Júnior, explicou que as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão em um estabelecimento comercial e no imóvel do suspeito, de 31 anos, em Ubaitaba. “Apreendemos 28 munições, além do carro, que foi reconhecido pelas vítimas como o veículo usado nos assaltos”, destacou o delegado. O homem foi autuado em flagrante por posse ilegal de munições.

A ação policial está desarticulando uma quadrilha envolvida com roubos de cargas de gado nas regiões do sul e sudoeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na primeira fase, ocorrida em junho deste ano, foram presos o líder da organização criminosa e a companheira dele, que era responsável pela contabilidade do grupo.

Tony Café relata os 20 dias de batalha contra a Covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O radialista e jornalista Tony Café fez um relato emocionante, nesta quinta-feira (29), sobre os dias de batalha para vencer o novo coronavírus. O locutor da Gabriela FM, de Ilhéus, contou que viveu momentos críticos, mas que hoje está melhor. Toda a família do jornalista foi infectada pela Covid-19.

Tony Café, que já está 20 dias fora do ar por causa das complicações da Covid-19, afirmou que até a criança de dois anos foi infectada pelo vírus. “Todo mundo aqui, em casa, contraiu a doença e foi tudo muito complicado. Houve a necessidade de ficar internado, sob observação médica. Fiquei uns quatro dias hospitalizado”, detalhou.

O jornalista relatou que, apesar dos poucos dias internado, é muito desesperador. “Porque você fica sem saber o que vai acontecer. Cansa muito, sente falta de ar. O organismo fica todo atrapalhado. Você fica desorientado. O psicológico fica lá em baixo, mas graças a Deus eu fui bem tratado no Hospital Calixto Midlej. Quero agradecer a todos os profissionais de saúde, do médico ao pessoal de serviços gerais. Toda essa rapaziada destemida”.

O profissional de comunicação conta que ficou admirado com o atendimento que recebeu no hospital. “O amparo foi uma das coisas que ajudaram a levantar o meu psicológico. Além do tratamento, esse carinho especial para com todos que estão ali, precisando de ajuda. Isso deu muita força e graças a Deus estou me recuperando bem. Ainda estou sob observação médica, tomando medicamentos, mas na segunda-feira, com fé em Deus, estarei fazendo o que mais gosto, que é trabalhar no rádio. Quero agradecer aos meus colegas de trabalho pela preocupação”, disse.

Tony Café tomou, no dia 7 de junho, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Por isso, é provável que o estado de saúde do jornalista não tenha se agravado ainda mais. Pelo cronograma, em setembro ele deve receber a segunda dose do imunizante fabricado pela Oxford/Astrazeneca.

Serviço tem novas instalações, em imóvel na Avenida Juca Leão; Augusto Castro e Lívia Mendes inauguram nova unidade nesta sexta-feira (30)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta sexta-feira (30), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabuna vai funcionar em imóvel localizado na Avenida Juca Leão, nº 412, em frente ao Escritório Local da Ceplac. A nova base será inaugurada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) e a secretária da Saúde Lívia Mendes Aguiar, às 15 horas, com a presença de outras autoridades.

“A mudança do Samu-192 para as novas instalações garantirá melhores condições de trabalho. Vem reforçar a preocupação do prefeito Augusto Castro na valorização dos servidores públicos e, em especial, a humanização na saúde pública do município”, destaca Lívia Mendes.

A coordenadora municipal de Emergência, enfermeira Rafaela Caldas Souza dos Santos, explicou que o espaço antigo era inadequado para acomodar as equipes no seu dia a dia.

Além disso, conforme a gestora, no imóvel anterior, a chegada e a saída das ambulâncias eram dificultadas pela intensidade do tráfego de veículos na Rua das Nações.

O Samu de Itabuna tem duas ambulâncias de suporte básico, uma avançada e uma ambulância social, que atende cadeirantes e outras pessoas com dificuldade de locomoção.

O deputado federal Paulo Azi e o prefeito Moacyr Leite na inauguração da Escola Nucleada Domingos Correia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Moacyr Leite Júnior (DEM) inaugurou, nesta quarta-feira (28), a Escola Nucleada Domingos Correia, construída pela Prefeitura na zona rural de Uruçuca. A nova unidade pode acolher até 360 estudantes. O prédio tem seis salas de aula, biblioteca, sala de informática e blocos administrativo e de serviços.

Segundo Moacyr, a obra é um marco na história da educação rural do município. “A escola traz inúmeros benefícios para o aprendizado e para a qualidade de vida de alunos, professores e responsáveis. Nosso compromisso com a educação é, e sempre será, prioridade”, garantiu.

O ato contou com a presença do deputado federal Paulo Azi (DEM-BA), que, segundo a Prefeitura, articulou a destinação de recursos para a obra. O vice-prefeito Dinho Argolo (PRTB) e a secretária da Educação Célia Calmon também participaram da cerimônia, além de outras autoridades e agentes políticos.

Negros são mais de 70% das vítimas de tráfico de pessoas no país || Imagem Acrítica
Tempo de leitura: 2 minutos

Dados do Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas mostram que 72% das vítimas desse tipo de crime no Brasil é negra. A taxa leva em consideração as pessoas atendidas nos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e em postos do Ministério da Saúde.

O relatório, que abrange o período entre 2017 e 2020, foi apresentado nesta quinta-feira (29), véspera do Dia Mundial e Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O material foi elaborado em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (Unodc).

Em sua terceira edição, esta é a primeira vez que o relatório traz o recorte por raça. De acordo com o levantamento, entre as possíveis vítimas de tráfico de pessoas que foram atendidas exclusivamente no sistema de saúde, 37,2% são crianças.

Segundo o estudo, de 2017 a 2020 foram catalogadas 1.811 vítimas com idade entre 18 e 59 anos pelos centros de referência especializados de assistência social (Creas). No sistema de saúde, foram contabilizadas 615 vítimas potenciais.

Já pelo Disque 180 foram recebidas 388 denúncias no período, 61% das quais relacionadas à exploração sexual. No Disque 100, entre 2017 e 2019 foram contabilizadas denúncias referentes a 79 vítimas, entre as quais, 45 para fins de exploração sexual, 21 relacionadas ao trabalho em condições análogas à escravidão, 11 por adoção ilegal e duas para remoção de órgãos.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), por sua vez, contabilizou 15.857 aliciamentos entre 2017 e 2020, a maioria (14,80%) no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais (14,52%).

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse, contudo, que ainda é necessário combater a subnotificação de casos, “consequência do receio ou vergonha das possíveis vítimas em denunciar os casos de tráfico de pessoas”.

“Estamos trabalhando em parceria com os estados, instituições públicas e a sociedade civil para esclarecer aos cidadãos os possíveis riscos que possam torná-los vítimas do tráfico humano, sejam promessas de trabalho fáceis e lucrativas ou a entrega de passaportes e demais documentos a terceiros que possam retê-los em outros países”, disse o secretário nacional de Justiça, Cláudio de Castro Panoeiro, segundo o texto divulgado pela pasta.

ACORDOS

Nesta quinta, o Ministério da Justiça firmou dois acordos de cooperação técnica para combater o tráfico de pessoas. Um deles, em parceira o Ministério da Cidadania, prevê a capacitação sobre o atendimento a potenciais vítimas desse tipo de crime.

Os cursos serão destinados a profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que engloba os Creas e os centros de referência de assistência social (CRAS).

Uma segunda iniciativa, junto ao Ministério da Saúde, prevê a capacitação de gestores e servidores, bem como a elaboração de pesquisas sobre a situação de saúde das vítimas, e campanhas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a sensibilização sobre o tráfico de pessoas.

Segundo delegado, suspeito seria uma espécie de "pistoleiro"
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu ontem (28), em Ilhéus, um suspeito de assassinar um homem a pauladas, na mesma cidade, no último mês de maio. O mandado de prisão foi cumprido pelo Núcleo de Homicídios da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Segundo o delegado Helder Carvalhal, o homem assassinado era usuário de drogas e foi agredido após o suspeito atribuir a ele o furto da sua arma de fogo. “Ele atingiu o homem com pauladas e o abandonou na porta da casa da mãe. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu”, detalhou.

Além desse caso, o suspeito também seria autor de uma tentativa de homicídio ocorrida em 2018. Na ocasião, ele teria efetuado disparos de arma de fogo contra a vítima, no bairro Nossa Senhora da Vitória, depois de um desentendimento.

“PISTOLEIRO”

O homem preso, que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, seria uma espécie de “pistoleiro”, conforme relato de Helder Carvalhal, que investiga se o acusado tem envolvimento em outros crimes. Ele será encaminhado ao Presídio Regional Ariston Cardoso.