Trabalhadores informais nascidos em abril começaram a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.
O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.
Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo no início do mês. Confira aqui.
O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020.
Os vereadores do município de Uruçuca fiscalizaram nesta segunda-feira (12) obra de pavimentação no Cajueiro, em Serra Grande. A visita foi acompanhada pelo prefeito Moacyr Leite Júnior (DEM) e pelo vice-prefeito Dinho Argolo (PRTB). A obra de pavimentação terá extensão de 1,5 km e custo de R$ 1,1 milhão , resultado de emendas destinadas pelo deputado federal Paulo Azi (DEM).
A comitiva de vereadores foi integrada por Mateus Santos (PDT), Nilton Enfermeiro (DEM), Lily Guimarães (PP), Bicudo (DEM), Zé Pedro (DEM), Dai da Serra (PSDB), Tiago Longo (DEM) e pela presidente da Câmara, Magnólia Barreto (DEM).
A presidente da Câmara disse que o encontro demonstra a parceria que tem entre a Câmara e o poder Executivo em prol da população de Uruçuca. “É uma honra para a Câmara de Uruçuca estar aqui acompanhando as obras em Serra Grande. O município está de parabéns. Câmara atuante junto ao Executivo, que também se demonstra atuante”, disse Magnólia.
Para Moacyr Leite Júnior, o investimento que está sendo realizado deu outra realidade à população de Serra Grande. “Sargi hoje é outra, a satisfação da população é muito grande. Novos projetos estão sendo analisados pelo Ministério do Turismo”, disse o prefeito. Moacyr também falou sobre as trocas das luminárias comuns para as de LED, que já foram feitas no distrito.
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) apresentou hoje (13) projeto de lei que estabelece a inclusão automática de pessoas com transtorno do espectro autista entre os grupos prioritários para vacinação em situações de emergência sanitária ou calamidade em saúde. Há estados, como a Bahia, em que os autistas não foram incluídos nos grupos com comorbidades na estratégia de imunização contra a Covid-19, enquanto em outros, como no Piauí, a vacinação está sendo feita neste público por força de legislação estadual.
“O que queremos é garantir, em lei, que os autistas sejam contemplados não só como grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19 entre as pessoas com comorbidades, mas em qualquer situação de emergência ou calamidade, ressalvada a existência de alguma restrição sanitária específica estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou o deputado.
O projeto altera a Lei 12.764, de dezembro de 2012, que trata da atenção especial aos autistas, incluindo a prioridade deste grupo para campanhas de vacinação, destacando situações de emergência sanitária ou em saúde. “Especialistas de diversas áreas têm defendido que os autistas precisam estar no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 porque eles têm dificuldades em usar máscara e em fazer testagem. Por isso, é fundamental que as autoridades estejam sensibilizadas quanto a isso”, concluiu Félix.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai encerrar nesta quarta-feira (14) as matrículas de novos alunos na rede estadual de ensino e o período de transferência de estudantes que vão mudar de escola.
Nesta etapa, organizada por bloco de municípios, estão sendo contemplados estudantes de Salvador e mais 29 cidades, a exemplo de Lauro de Freitas, Madre de Deus e Porto Seguro, pertencentes ao Núcleos Territoriais da Educação de Senhor do Bonfim (NTE 25); Salvador e Região Metropolitana (NTE 26); e Eunápolis (NTE 27), respectivamente.
Nesta terça-feira (13), foi iniciada a matrícula para alunos novos para o Ensino Médio e suas modalidades, que acontece durante dois dias. Já nesta quarta(14), poderá também ser realizada a matrícula de alunos novos em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental. A matrícula para alunos novos do Ensino Médio também poderá ser realizada nesta quarta. Quem já é aluno da rede estadual já teve a matrícula renovada automaticamente.
A matrícula pode ser feita no site do SAC ou no aplicativo SAC Digital. Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela onde o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) reabriu as inscrições para os grupos do projeto e-Terapias psicossociais, iniciativa que tem o objetivo de prestar atendimento a pessoas afetadas psíquica ou fisicamente pela pandemia de Covid-19.
São 11 modalidades terapêuticas oferecidas aos estudantes, profissionais do SUS e ao público em geral. As inscrições podem ser feitas neste link.
O projeto funciona com a oferta de terapias a distância, conduzidas por professores da Universidade de Brasília (UNB) e da Uesc, com o apoio da Fapesb, do Núcleo Regional de Saúde Sul, das Secretarias de Saúde de Ilhéus e Itabuna e da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus, envolvendo psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionista e educador físico. Todas as práticas são gratuitas.
De acordo com a professora Rozemere Cardoso de Souza, coordenadora do projeto, os moradores dos grupos estão prontos para acolher e escutar as pessoas que procurarem atendimento.
O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 de Ilhéus desta segunda-feira (12) registrou mais uma morte causada pela doença. O total de vidas perdidas para o coronavírus no município chegou a 401.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) confirmou 75 casos novos. Agora, são 15.764 no total, sendo que 15.041 pessoas se recuperaram da infecção.
Ilhéus tem 322 casos ativos e 226 pessoas aguardam resultado do exame para descartar ou confirmar o contágio.
O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 no município e 71 deles estão ocupados.
VACINAÇÃO
De acordo com o painel da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 28.401 moradores de Ilhéus tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 9.042 receberam também a segunda.
Com o objetivo de identificar as pessoas em abandono da segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do setor de Combate às Endemias, iniciou nesta terça-feira (13) o trabalho de busca ativa do público que não compareceu na data agendada para completar o esquema vacinal.
Conforme o setor, os agentes percorrerão diversos bairros de Ilhéus para localizar as pessoas que precisam receber o reforço da CoronaVac e aquelas que integram o grupo prioritário da primeira fase, contudo ainda não foram imunizadas.
A secretaria explica que é importante receber as duas doses para garantir a eficácia da vacina, com intervalo de 28 dias entre as aplicações. Todavia, as pessoas que testaram positivo para o coronavírus precisam aguardar 30 dias após a data da confirmação da doença para receber a imunização, ainda que seja de segunda dose. Vale a mesma regra para quem apresenta quadro de síndrome respiratória. É preciso aguardar o término dos sintomas.
A cantora e compositora ilheense Eloah Monteiro vai lançar seu primeiro álbum nesta sexta-feira (16), em todas as plataformas da internet. Em primeiro lugar, nome do disco autoral, tem doze canções.
Nesta quinta-feira (15), véspera do lançamento, vai rola uma audição especial do disco, com transmissão via Zoom e os comentários da compositora sobre cada faixa. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Dona de uma musicalidade que vai da cantoria ao afoxé, passando pelo samba, blues e batidas eletrônicas, Eloah Monteiro dá a volta por cima dos sentimentos de inferioridade e impotência provocados pelo preconceito e exalta a música da mulher negra sul-baiana.
“O nome do disco carrega o sentido de autoconhecimento, amor próprio e autoconfiança. Ao longo da minha carreira, muitas vezes, me deixei levar pelos casos de preconceito e invisibilização que me atingiam, subestimando o poder e a repercussão que o meu trabalho tinha na vida das pessoas. Hoje tenho outra visão de sucesso, tenho o ‘melhor trabalho do mundo’ nas mãos e sinto que ganhei até mesmo de mim nessa luta contra o autoboicote. Estou ao lado das pessoas que acreditam na minha música, me coloquei ‘Em primeiro lugar’ e tudo se transformou”, diz a artista.
O álbum tem direção musical da percussionista Ticiana Belmonte, baixo de Vanessa Chalup e participações especiais, como a de Laís Marques e de outros músicos da região. A captação foi realizada nos estúdios Canoa Sonora, Lukas Horus e Mr. Lagos, este último sendo responsável também pelos processos de mixagem e masterização do disco.
Em primeiro lugar tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ratificaram, na sessão desta terça-feira (13), decisão liminar do conselheiro Fernando Vita, que determinou ao prefeito de Itagibá, Marcos Valério Barreto (PCdoB), a sustação imediata de processo seletivo para contratação temporária de pessoal.
A decisão é resultado de denúncia formulada pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DCA) do TCM. De acordo com o setor especializado, o edital sugere “fragilidade e possível violação da isonomia no certame”. Os técnicos criticaram a falta de objetividade dos critérios de avaliação do processo seletivo.
O edital estabeleceu como critério de avaliação habilidades como a capacidade de liderança, interação, comunicação, flexibilização e cooperação. Para a DCA, os organizadores do certame abusaram da subjetividade dos parâmetros, o que inviabiliza o controle racional da disputa e a defesa de candidatos que se sintam prejudicados pela avaliação da banca.
Segundo a DCA, os critérios informados no edital da seleção, a exemplo de “capacidade de liderança, interação e comunicação”, “Capacidade de flexibilização, cooperação e pró atividade” e “Capacidade de resolver conflitos e crises”, são evidentemente subjetivos, o que impede o exercício do direito de defesa pelos candidatos que se sintam prejudicados.
O conselheiro Fernando Vita, em seu voto, destacou que os processos seletivos não podem se basear em avaliação subjetiva de currículos e de entrevistas, sem critérios claros e objetivos de pontuação.
O aumento da taxa de casos ativos de covid-19 e do número de leitos de terapia intensiva (UTI) em Itabuna levaram o prefeito Augusto Castro a alterar o horário do toque de recolher no município. A partir de hoje (13), será das 20h às 5h. A restrição valerá até a noite do próximo domingo (18), sendo encerrada às 5h da segunda (19).
PRINCIPAIS RESTRIÇÕES
√ Proibição de circulação noturna (Toque de Recolher) a partir das 20h;
√ Funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, até as 19h30min;
√ Bares, restaurantes e congêneres poderão funcionar, de forma presencial, até as 19h30min; Delivery de alimentos até às 00h;
√ Atos litúrgicos religiosos poderão ocorrer até as 19h30min;
√ Proibida a comercialização de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos, após às 19h30min, inclusive por delivery;
√ Transporte coletivo municipal circulará até as 20h;
√ Academias e centros de treinamento poderão funcionar até as 19h30m;
√ Proibidas as atividades e eventos que causem aglomeração, bem como as atividades físicas coletivas ou que promovam contato físico.
√ Ficam estabelecidos os protocolos de prevenção, devendo ser seguidos por toda a comunidade. qualquer descumprimento acarretará em penalidades.
Ontem, o município registrava mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI adultos e pediátricos. Dos 49 leitos, 42 estavam ocupados, e o número de casos ativos da doença (pessoas em isolamento ou internadas) subiu de 388 no dia 8 de abril para 522 na noite de ontem (12), conforme dados da Secretaria de Saúde de Itabuna.
Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências (19h30min).
Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário de 20h às 5h. Ficam permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até meia-noite. O transporte coletivo municipal funcionará até as 20 h.
A comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida das 19h30min até as 5h até dia 19, inclusive para entregas em sistema delivery. Também é proibida a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras, “sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações”.Leia Mais
A Abaeté Aviação terá voos regulares, no segundo semestre, da capital baiana para Boipeba e Maraú e sazonais para Mucugê, além de aumentar a frequência de voos para Morro de São Paulo. As novidades foram anunciadas após reunião entre executivos da empresa e o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Fausto Franco, secretário estadual de Turismo, afirmou que a conectividade é fundamental para dinamizar mais o setor, sobretudo nas regiões mais distantes, considerando a dimensão territorial da Bahia, com distâncias entre a capital e alguns municípios que podem a chegar a mil quilômetros.
Já em relação a Morro de São Paulo, a Abaeté começou a voar para o destino em dezembro de 2020, havendo uma interrupção atualmente, mas com previsão de retorno, segundo o diretor Thiago Tosto, para setembro, com possibilidades de haver até três frequências, por dia, caso haja uma boa resposta na demanda.
De acordo com Héctor Hamada, diretor recém-contratado pela Abaeté, este é o momento de se preparar para a retomada, com agilização dos processos de custos e profissionalizar ainda mais a equipe. Ele ressaltou que a Bahia é um destino turístico consolidado, com diferentes opções além do tradicional sol e praia.Leia Mais

As 3.500 famílias que receberão o Auxílio Emergencial Itabuna começaram a ser cadastradas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, tanto na sede como nos CRAS. Segundo a secretária Andrea Castro, as famílias terão até a próxima sexta (16), das 8h às 14h, para concluir o cadastro e ter direito a R$ 100,00 mensais por três meses.
Criado pelo decreto municipal 14.364, de 08 de abril de 2021, o Auxílio Emergencial de Itabuna será pago em três parcelas, de R$ 100,00 cada uma, agora em abril e em maio e junho. As famílias foram pré-cadastradas pelo município e agora precisam ir à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza ou a um dos CRAS para concluir o processo e ficarem habilitadas ao benefício. Um dos pré-requisitos para elaborar a lista é que a família tenha renda mensal de R$ 89,00 por pessoa.
São necessários para concluir o cadastro o número do NIS, Carteira de Identidade e CPF. O interessado consulta o NIS nas listas divulgadas e vai no dia e local indicados se cadastrar. As listas das famílias que poderão receber o auxílio podem ser consultadas nos postos de Saúde, escolas municipais, CRAS e na sede da Secretaria, na praça principal do Góes Calmon, na Félix de Mendonça (próximo à Beira-Rio).
Os donos de pequenos negócios ganharam uma nova legislação para ajudá-los no processo de abertura e garantir maior segurança jurídica. Desde o dia 31 de março está em vigor a Medida Provisória (MP) 1.040, que visa melhorar o ambiente de negócios no Brasil e atrair novos investidores.
Um dos objetivos da MP é elevar em 20 posições a colocação do país no ranking Doing Business, do Banco Mundial, o que irá beneficiar diretamente as micro e pequenas empresas, pois as ações simplificarão os processos de abertura de negócios e reduzirão custos operacionais.
– Quanto mais rápido o empreendedor consegue formalizar a sua empresa, mais rápido ele começa a ter faturamento, gerar riqueza e criar empregos. Isso estimula o empreendedorismo e, também, reduz custos – afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Entre as medidas adotadas para reduzir custos e desburocratizar o processo de abertura de empresas está a criação do Balcão Único, que determina a unificação de inscrições fiscais federal, estadual e municipal no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Com essa iniciativa, os procedimentos para abertura de empresas deverão reduzir de dez dias para um dia, nos municípios onde o Balcão Único for implantado.
Outro ponto que irá beneficiar os pequenos negócios é a eliminação das análises de viabilidade – para atividades de baixo e médio risco, e a automatização da checagem de nome empresarial em segundos. Também será criada a geração automática de alvará para as empresas que apresentam médio risco. “O Brasil é o único país do mundo que ainda pratica a análise de viabilidade para todas as atividades”, explica o presidente do Sebrae.
Também foi regulamentada à profissão de Tradutor Público e Intérprete Comercial, que permite que tradutores atuem em todo país e possam realizar seu trabalho em meio eletrônico, garantindo maior segurança jurídica à matéria.
O Laboratório Central e Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) já realizou mais de 1 milhão de testes RT-PCR para diagnóstico do coronavírus (Covid-19) desde o registro do primeiro caso da doença no estado, em 6 de março do ano passado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Lacen investiu R$ 20 milhões em obras e equipamentos para atender a demanda gerada pela pandemia da covid-19, inclusive tornando o laboratório o maior do país em capacidade de realização de exames.
A diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, detalha que foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além de um sequenciador, equipamento que realiza o sequenciamento genético do coronavírus. Além disso, foi realizada a contratação de pessoal para ampliação do serviço e, desse modo, a unidade passou a funcionar 24 horas, 7 dias por semana.
“O Lacen-BA mudou toda a sua logística de trabalho. Tivemos que nos adaptar completamente às novas rotinas e temos feito isso diariamente, já que estamos trabalhando por demanda espontânea. É interessante observar como comparativo que, no ano de 2019 inteiro, realizamos um total de 27 mil exames de biologia molecular, somando todos os agravos, como vírus respiratórios e arboviroses”, acrescenta a diretora-geral da unidade.
SEQUENCIAMENTO E NOVAS LINHAGENS
Durante o período de 18 de setembro até 30 de março de 2021, o Lacen-BA realizou o sequenciamento de 175 genomas completos do SARS-CoV-2 (coronavírus), identificando a circulação de 13 linhagens diferentes de coronavírus. A unidade tornou-se referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
Em janeiro de 2021, foram também detectadas no estado as novas variantes do SARS-CoV-2, recentemente identificadas no Brasil, sendo elas a variante P.1 e P.2 isoladas pela primeira vez no Norte (Manaus, Amazonas) e no Sudeste do país (Rio de Janeiro).
Já em fevereiro deste ano, também foi detectada a linhagem peruana C.14, marcando a introdução da mesma através de um viajante por meio de um navio, e a linhagem B.1.1.7 ou variante do Reino Unido ou britânica, detectada no Reino Unido pela primeira vez no início de dezembro de 2020.
Um funcionário da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) morreu na tarde desta segunda-feira (12), após um acidente entre um caminhão e a caminhonete da empresa na BA-275, em Belmonte, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e foi confirmada pela Coelba.
Além do funcionário que morreu, outro trabalhador da empresa e o motorista do caminhão envolvido na batida, ficaram feridos no acidente. Por meio de nota, a Coelba lamentou o caso e informou que está prestando todo o suporte necessário às famílias dos funcionários.
De acordo com a PRE, os veículos bateram em uma curva, mas não há informações sobre a causa do acidente. Ainda de acordo com a PRE, o motorista da caminhonete da Coelba morreu no local. Já o colega dele, que também estava no veículo da empresa, mas sobreviveu, foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
O motorista do caminhão também foi socorrido para o hospital, segundo informações da polícia. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos. Com informações da TV Santa Cruz.






















